• Nenhum resultado encontrado

Após essas datas, o aluno perde o direito de se inscrever, e terá, ao final do semestre, sua matrícula CANCELADA POR ABANDONO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Após essas datas, o aluno perde o direito de se inscrever, e terá, ao final do semestre, sua matrícula CANCELADA POR ABANDONO."

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Programa de pós-graduação em Letras Neolatinas Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Letras Oferta de Disciplinas Ano 2015- 2° Semestre Estudos Literários Neolatinos

O período de inscrição em disciplinas para o 2º semestre de 2015 vai 27/07/2015 a 07/08/2015.

Há ainda um período de “Alteração de Inscrição” em disciplina 17/08/2015 a 21/08/2015.

Após essas datas, o aluno perde o direito de se inscrever, e terá, ao final do semestre, sua matrícula CANCELADA POR ABANDONO.

Área de Concentração: Estudos Literários

Nas páginas a seguir, encontram-se as seguintes informações:

1- Ementas e bibliografias das disciplinas oferecidas para o 2º semestre de 2015. 2- Resumo das turmas programadas

3- Elenco dos docentes com orientandos que devem se inscrever nas turmas das disciplinas LEN 708 – Pesquisa Dissertação Mestrado – e LEN 808 – Pesquisa Tese Doutorado. O aluno deve se inscrever em uma destas turmas após ter obtido todos os créditos, para manter o vínculo com o Curso. A não inscrição na disciplina em questão implica o cancelamento automático da matrícula do aluno pelo sistema SIGA da UFRJ (Sistema Integrado de Gerenciamento Acadêmico).

OBSERVAÇÕES:

1- As inscrições em disciplinas são feitas “on-line” no sistema SIGA. Cada pós-graduando deve se cadastrar no SIGA para poder ter acesso aos serviços do sistema, inclusive o de inscrição em disciplinas. O endereço para acesso ao SIGA é o do site da UFRJ - www.ufrj.br, com link no menu da “home page”, ou pelo endereço: http://intranet.ufrj.br. Para os que tiverem dificuldade de se cadastrar, consultar a funcionária Patrícia na Secretaria da Pós-Graduação.

2- A partir de 2011, foi adotada uma nova sistemática de inscrição em disciplinas para os Cursos de Mestrado da Faculdade de Letras. Os alunos de Mestrado inscrevem-se em disciplinas com o mesmo código do Doutorado – exceto quando houver pré-requisitos explícitos a esse respeito, como é o caso das disciplinas de Pesquisa (LEN 708 – Mestrado e LEN 808 - Doutorado), das disciplinas de Seminário (LEN 750 e LEN 850), Projeto (LEN 730 e LEN 830) e Capacitação Didática (LEN 710 e LEN 810).

(2)

3 - Todos os alunos que se encontram em situação de MANUTENÇÃO DE VÍNCULO deverão se inscrever nas disciplinas LEN 708 para Mestrado e LEN 808 para Doutorado, ambas em nome da Profa. Maria Mercedes Riveiro Quintans Sebold. 4- Doutorandos devem observar com muita atenção se a disciplina escolhida está sendo oferecida no nível de DOUTORADO.

I. Resumo das turmas programadas para ambos os níveis (Mestrado e Doutorado): LEN 819- Modelos críticos nos Estudos Literários

Prof. Dr. Edson Rosa

LEN 849- Literatura, história e imaginário Profa. Dra. Claudia Luna

LEN 851- Literatura e subjetividades contemporâneas Profa. Dra. Flora de Paoli Faria/Prof. Dr. Fabiano Dalla Bona LEN 852- Estudos transatlânticos e interamericanos

Profa. Elena Palmero González/Profa. Dra. Silvia Cárcamo/

Profa. Convidada: Profa. Dra. Maria Fernanda de Abreu (Universidade Nova de Lisboa)

II. Resumo das turmas programadas para Mestrado:

LEN 750 – Seminário Dissertação Mestrado - Prof. Miguel Angel Zamorano

Turma única para Estudos Literários e Estudos Linguísticos. Será oferecida em conjunto com a turma de Doutorado, no horário da turma de Doutorado.

LEN 730 – Projeto Dissertação Mestrado-Prof. Miguel Angel Zamorano LEN 730 – Projeto Dissertação Mestrado- Prof. Victor Lemus

LEN 710 – Capacitação Didática- Profa. Celina M. Moreira de Mello III. Resumo das turmas programadas para Doutorado:

LEN 850 –Seminário Tese Doutorado – Profa. Maria Aurora Consuelo Alfaro Lagorio. Turma única para Estudos Literários e Estudos Linguísticos. Será oferecida em conjunto com a turma de Mestrado, no horário da turma de Mestrado.

(3)

Profa. Elena Palmero González

LEN 830 – Projeto Tese de Doutorado Prof. Fabiano Dalla Bona

LEN 830 – Projeto Tese de Doutorado Prof. Vitor Lemus

LEN 810 – Capacitação Didática- Profa. Celina M. Moreira de Mello

IV. Disciplina LEN 708 – Pesquisa Dissertação Mestrado: Prof. Fabiano Dalla Bona

Prof. Pedro Paulo Catharina

V. Disciplina LEN 808 – Pesquisa Tese Doutorado: Profa Elena Palmero

Profa Claudia Luna Impellizieri

(4)

PROGRAMA: LETRAS NEOLATINAS

DISCIPLINA: Literatura, história e imaginário

PROF. CLÁUDIA LUNA Siape: 0365930 Código: LEN 849

PERÍODO: 2015/2 Nível: ME/DO

Área de Concentração: ESTUDOS LITERÁRIOS: LITERATURAS HISPÂNICAS HORÁRIO: 2ª FEIRA – 14 ÀS 16:30 h

TÍTULO DO CURSO: LITERATURA E HISTÓRIA: DIÁLOGOS E FRONTEIRAS EMENTA:

Literatura e História como campos de conhecimento. Questões teóricas: literatura e seus condicionamentos históricos; da construção do objeto à escrita da História e suas estruturações discursivas. Historiografia e transdisciplinaridade: fronteiras do histórico e do literário. Documento/monumento, literatura como fonte histórica; a escrita da História versus a História das sociedades sem escrita. Relatos fundadores na América Latina: a carta, o relato de viagem, as ficções de fundação, os testemunhos. Do romance histórico à narrativa de extração histórica. Novo milênio e a emergência de novas histórias.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ARAUJO, Valdei Lopes. A experiência do tempo. Conceitos e narrativas na formação nacional brasileira (1813-1845). São Paulo: Editora HUCITEC, 2008.

BOSI, Alfredo. Entre a Literatura e a História. São Paulo: Editora 34, 2013.

BURKE, Peter, (org.). A escrita da História. Novas perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992. (Biblioteca Básica).

BURKE, Peter. A fabricação do Rei. A construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorze Zahar Ed., 1994.

CARVALHO, José; BASTOS, Lucia & BASILE, Marcello, orgs. Guerra literaria: panfletos da Independência (1820-1823). 4. V. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. (Humanitas) CORNEJO POLAR, Antonio. Crítica de la razón heterogénea. Textos esenciales. /selec. , prol. y notas de José Antonio Mazzotti/ Lima: Fondo Editorial de la Asamblea Nacional de Rectores, 2013. 2. v.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Latino-americanos à procura de um lugar neste século. São Paulo: Iluminuras, 2008.

GRUZINSKI, Serge. A guerra das imagens. De Cristóvão Colombo a Blade Runner (1492-2019). São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003. LUKÁCS, György. O romance histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.

MONTEIRO, Rodrigo Bentes, (org.). Espelhos deformantes: fontes, problemas e pesquisas em História Moderna. Séculos XVI-XIX. São Paulo: Alameda, 2008.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres.2. ed. 1. São Paulo: Contexto, 2013. RAMOS, Julio. Desencontros da Modernidade na América Latina. Literatura e política no século 19. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008. (Humanitas)

(5)

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. 3: O tempo narrado. São Paulo: Martins Fontes, 2012. RODRIGUES, José Honório. Vida e História. São Paulo: Perspectiva, 1986. (Debates, 197). SAID, Roberto & NUNES, Sandra, (org.). Margens teóricas: memoria e acervos literários. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

SELIGMAN-SILVA, Márcio. História, memoria, literatura. O testemunho na Era das Catástrofes. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.

SOMMER, Doris. Ficções de fundação. Os romances nacionais da América Latina. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

SOUZA, Eneida Maria & MIRANDA, Wander Melo, (org.). Crítica e Coleção. Belo Horizonte, 2011. (Humanitas).

TROUCHE, André. América: história e ficção. Niterói: EdUFFA, 2006.

WHITE, Hayden. Poética do Pós-modernismo. História. Teoria. Ficção.Rio de Janeiro: Imago, 1988

VÉSCIO, Luiz Eugênio & SANTOS, Pedro Brum, (orgs.). Literatura & História: perspectivas e convergencias. Bauru, SP, EDUSC, 1999.

VILLAÇA, Mariana & PRADO, Maria Lígia Coelho. História das Américas: fontes e abordagens historiográficas. São Paulo: Humanitas: CAPES, 2015. (ebook)

PROGRAMA: LETRAS NEOLATINAS

DISCIPLINA: Literatura e subjetividades contemporâneas PROF. FLORA DE PAOLI FARIA

FABIANO DALLA BONA Siape: 6369219 1287723 Código: LEN 851

PERÍODO: 2º semestre 2015 NÍVEL: ME/DO

Área de Concentração: Estudos Linguísticos Neolatinos / Estudos Literários Neolatinos HORÁRIO: 2ª feira das 14 às 16.30h

TÍTULO DO CURSO: As linguagens do corpo nas artes italianas do final século XIX ao início do século XXI.

EMENTA:

Estudo das representações do corpo nas artes italianas, no período do final do século XIX ao início do século XXI, procurando decifrar o percurso do corpo físico e os percalços desse trânsito no contexto cultural italiano em seu processo de autonomia. Tendo como ponto de partida o texto literário desse vasto arco temporal, que coincide com a busca de uma identidade unitária para a cultura italiana, buscar-se-á examinar nas linguagens que traduzem a imagem do corpo em obras literárias italianas seus diálogos com outras formas de representação, tais como a pintura, a escultura, a fotografia, o cinema e a internet.

BIBLIOGRAFIA:

ADORNO, Theodor. Interesse pelo corpo. In: Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Cláudia Fares. São Paulo: Arx, 2004.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. V. I : magia e técnica, arte e política. São Paulo : Brasiliense, 1985.

BERARDINELLI, Alfonso. La forma del saggio. Definizione e attualità di un genere letterario. Venezia: Marsilio Editori, 2002.

(6)

CHÂTELET, Noëlle. Le corps à corps culinaire. Paris: Éditions duSeuil, 1998.

COLELLA, Anna. Figura di vespa e legerezza di farfalla: le donne e il cibo nell’Italia borgheses di fine Ottocento. Milano: Giunti, 2006.

COURTINE, Jean-Jacques et alli. História do Corpo, 3 volumes. Petrópolis: Vozes, 2010. ECO, Umberto. História da Beleza. 2ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2012.

__________. História da Feiura. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2014. FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade. Rio de Janeiro, Graal, 1988.

GOLDEMBERG, Mirian (org.). O corpo como capital. Rio de Janeiro: Estação das Letras e Cores, 2007.

LE GOFF, Jacques. Uma história do Corpo na Idade Média. Trad. Márcio Flamínio Pires. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

PIRANDELLO, Luigi. L’umorismo. Milano: Tascabili Economici Newton, 1993. __________. Uno, nessuno e centomila. Torino: Mondadori, 1987.

PRAZ, Mario. La carne, la morte e il diavolo nella letteratura romantica. Florença: Sansoni, 1996.

REVISTA INTERFACES. Nº 19, vol.II, jul-dez 2013, Rio de Janeiro, Ed. 7 Letras.

SANTAELLA, L. Matrizes da Linguagem e Pensamento. São Paulo: Iluminuras, 2001. TORREGROSSA, Giuseppina. Il conto delle mine. Milano: Mondadori, 2010.

PROGRAMA: LETRAS NEOLATINAS

DISCIPLINA: Estudos transatlânticos e interamericanos Prof. Dra. Elena Palmero González

Profa. Dra. Silvia Cárcamo

Prof. Dra. Maria Fernanda de Abreu (Universidade Nova de Lisboa)

Siape: 2307902 0361485

Código: LEN 852

PERÍODO: 2º semestre 2015 NÍVEL: ME/DO

Área de Concentração: Estudos Linguísticos Neolatinos / Estudos Literários Neolatinos HORÁRIO: Quarta-feira 10:30 am

TÍTULO DO CURSO:

A memória de nações em guerra: (des) unas e divisíveis. Na Península Ibérica e no Caribe

EMENTA:

A nação “una e indivisível” constituiu um dos mais poderosos slogans das ditaduras vividas na Península Ibérica, no século XX. Afins a estas categorias de “unidade” e “indivisibilidade” são outras que a “memória” e o “esquecimento” (Ricoeur) manipulam de forma a sustentar - ou a romper - planificações de feição nacionalista ou colonialista. O curso pretende observar modos de representação – na literatura, na pintura e no cinema – de guerras e revoluções, umas visando a continuidade, outras a mudança. Assim, problematizando a questão do nacional em particular no âmbito artístico e literário e também numa perspectiva geo-cultural e política, de teor comparatístico, no curso: 1) por um lado, estuda-se e reflete-se sobre essas representações; 2) por outro,

(7)

procurando articular os conceitos de “patriotismo”, de “cosmopolitismo”, e de “desinstrução da memória”, a pesquisa desenvolve-se em torno de obras e autores que confrontam versões oficiais.

BIBLIOGRAFIA:

ABREU, Maria Fernanda de. 2009. «Conocer América Latina: aportes desde la literatura y los estudios literarios (Gabriel García Márquez: Cómo un buen día la fábula se hace historia)». H. Cairo y J. Pakkasvirta (comps.) Estudiar América Latina: retos y perspectivas, 141-155. San José de Costa Rica: Alma Mater / Universidad de Costa Rica / Universidad Complutense de Madrid / Universidad de la República de Uruguay.

_______ «Alcácer-Quibir, a batalha expiatória. Para o estudo da novela histórica de Camilo Castelo Branco». Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 119, Jan. 1991, p. 89-103. COUTINHO, Eduardo. 2001."Reconfigurando Identidades: Literatura Comparada em Tempos Pós-Coloniais na América Latina". Helena Buescu, João Ferreira Duarte e Manuel Gusmão (org.), Floresta Encantada, 315-332. Lisboa: Dom Quixote, 2001. GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel. 1982. "La soledad de América Latina", Discurso de recepção do Prémio Nobel de Literatura, Estocolmo.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dDCz8iiNLAQ

HALBWACHS, M. A memória coletiva. Trad. de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006. HOBSBAWM, Erick. Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

RICOEUR, Paul, La Mémoire, L’Histoire, L’Oubli. Paris: Ed. Du Seuil, 2000.

SAID, Edward W., Cultura e imperialismo, tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SANTIAGO, Silviano, Crescendo durante a guerra numa província ultramarina. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978.

SANTIAGO, Silviano. Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

Sobre a Guerra Civil Espanhola, bibliografia em linha: http://www.madrid1936.es/librosfr.html

(8)

PROGRAMA: LETRAS NEOLATINAS

DISCIPLINA: SEMINÁRIO DISSERTAÇÃO MESTRADO

PROF. Miguel Ángel Zamorano Siape: 1730153 Código: LEN 750

PERÍODO: 2º semestre 2015 Nível: ME

Área de Concentração/Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos Neolatinos / Estudos Literários Neolatinos

HORÁRIO: 4ª feira, de 14h00 às 16h30

TÍTULO DO CURSO: SEMINÁRIO DISSERTAÇÃO MESTRADO

EMENTA: Elaboração e justificativa de um Projeto de Pesquisa nas Ciências da Linguagem (Estudos Literários e de Estudos Linguísticos). Construção de uma tese original com proposta metodológica específica. Reflexão sobre o lugar do pesquisador no campo do saber.

Obs.: O aluno de Mestrado deve cursar esta disciplina em seu segundo semestre

BIBLIOGRAFIA: Manual de Elaboração de Teses e Dissertações da UFRJ, editado pelo SIBI, que serve como fonte de referência e consulta para os trabalhos baseados nas normas da ABNT. Disponível

http://www.sibi.ufrj.br/documentos/manual-teses-dissertacoes.pdf.

PROGRAMA: LETRAS NEOLATINAS

DISCIPLINA: PROJETO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PROF. MIGUEL ÁNGEL ZAMORANO Siape: 1730153 Código: LEN 730

PERÍODO: 2015/2 Nível: ME

Área de Concentração/Linha de Pesquisa: ESTUDOS LITERÁRIOS NEOLATINOS HORÁRIO:

TÍTULO DO CURSO: PROJETO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EMENTA:

Definição e justificativa da dissertação. Recorte do objeto de estudo e problema. Construção de hipóteses. Determinação dos objetivos, linha teórica e proposta metodológica. Levantamento bibliográfico. Estabelecimento de um cronograma.

(9)

PROGRAMA: LETRAS NEOLATINAS DISCIPLINA: PROJETO DISSERTAÇÃO

PROF. Víctor Lemus Siape: 1525546 Código:

PERÍODO: 2015/2 Nível: Mestrado

Área de Concentração/Linha de Pesquisa: Estudos literários; Literaturas Hispânicas HORÁRIO: Quarta-feira, 18h00 – 20h30

TÍTULO DO CURSO: PROJETO DISSERTAÇÃO EMENTA:

Nesta disciplina se pretende dar prosseguimento à reflexão e discussão sobre pesquisas que têm como objeto: a relação entre literatura e modernidade; a tensão entre utopia e distopia na poesia moderna; a dialética entre literatura e cultura de massa; e a recíproca fecundação entre os gêneros literários “canônicos” e as manifestações culturais

“populares”. BIBLIOGRAFIA:

ADORNO, T.W. Notas de Literatura I. Tradução. Jorge de Almeida. 1ª ed. São Paulo: 34 Editora, 2003.

ADORNO, T.W; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

ARENT, Hannah. Sobre a violência. Tradução André de Macedo Duarte. 5ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014

AVELAR, Idelber. Alegorías da derrota: a ficção pós-ditatorial e o trabalho de luto na América Latina. Tradução Saulo Gouveia. Editora UFMG. Belo Horizonte, 2003.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Tradução João Barrento. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2013.

BENJAMIN, Walter. O narrador. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Vol. 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no a aventura da modernidade. Tradução. Carlos Felipe Moisés e Ana Maria L. Ioriatti. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Campo de poder, campo intelectual, itinerário de um concepto. Colección Jungla Simbólica. Editorial Motessor. 2002.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução. Carlos Nelson Coutinho. 4ªed. Rio de Janeiro. Editora Civilização Brasileira. S.A. 1982.

GIARDINELLI, Mempo. El género negro: orígenes y evolución de la literatura policial y su influencia en Latinoamérica. 1ªed. Buenos Aires: Capital Intelectual. 2013.

KURZ, Robert. Os últimos combates. 1ªed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1997.

MORIN. Edgar. Cultura de massas no século XX: O espírito do tempo - Neurose. Tradução Maura Ribeiro Sardinha. 10ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2011. _____________. Cultura de massas no século XX: O espírito do tempo – Necrose. Tradução Agenor Soares Santos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2009. _____________. Para onde vai o mundo? Tradução Francisco Morás. 2ªed. Petrópolis: Vozes, 2010.

(10)

en lengua española. Innsbruck: Innsbruck university press. 2010.

(11)

PROGRAMA: LETRAS NEOLATINAS DISCIPLINA: CAPACITAÇÃO DIDATICA

PROF. Celina Maria Moreira de Mello Siape: 6359430 Código: LEN 710

PERÍODO: 2015/II Nível: ME

Área de Concentração: Estudos literários neolatinos; Literaturas de língua francesa HORÁRIO: Terça-feira – 8.00 – 10.30

TÍTULO DO CURSO: Abordagens discursivas no ensino de Literatura francesa

EMENTA: A Escola Francesa de Análise do Discurso e o ensino da literatura francesa, em um contexto de ensino de FLE. Discurso e interdiscurso. Revisitando o "Contexto" e as relações vida/obra. Situação de enunciação e cena discursiva. Estudo do teatro nos programas de literatura francesa, em disciplinas de graduação da área de letras.

BIBLIOGRAFIA

CATHARINA, Pedro Paulo & MELLO, Celina Maria Moreira de. (org.) Crítica e movimentos estéticos;

configurações discursivas do campo literário. Rio de Janeiro, 7letras, 2006. 224 p.

CHARLE, Christophe. Théâtre en capitales ; naissance de la société du spectacle à Paris, Berlin, Londres et

Vienne. Paris : Albin Michel, 2008.

MAIGUENEAU, Dominique. Le discours littéraire. Paris, Armand Colin, 2004. MAINGUENEAU, Dominique. Contre Saint-Proust. Paris, Bélin, 2006.

MAINGUENEAU, D. & CHARAUDEAU, P. Dictionnaire d'analyse du discours. Paris, Seuil, 2002.

(12)

PROGRAMA: LETRAS NEOLATINAS

DISCIPLINA: PROJETO TESE DE DOUTORADO

PROF. Elena Palmero González Siape: 2307902 Código: LEN 830

PERÍODO: 2015/2 Nível: D

Área de Concentração/Linha de Pesquisa: Estudos Literários Neolatinos HORÁRIO: A combinar

TÍTULO DO CURSO: Poéticas do deslocamento nas letras hispânicas contemporâneas: mobilidades culturais e historiografia literária

EMENTA: Definição e justificativa da tese no âmbito do Projeto “Poéticas do deslocamento nas letras hispânicas contemporâneas: mobilidades culturais e historiografia literária”. Recorte do objeto de estudo e problema. Elaboração de hipóteses. Determinação dos objetivos, linha teórica e proposta metodológica. Levantamento bibliográfico. Estabelecimento de um cronograma. Redação de capítulos. Redação final. Apresentação de resultados.

BIBLIOGRAFIA: Manual de Elaboração de Teses e Dissertações da UFRJ, editado pelo SIBI, que serve como fonte de referência e consulta para os trabalhos baseados nas normas da ABNT. Disponível http://www.sibi.ufrj.br/documentos/manual-teses-dissertacoes.pdf.

(13)

PROGRAMA: LETRAS NEOLATINAS

DISCIPLINA: PROJETO TESE DE DOUTORADO

PROF. Elena Palmero González Siape: 2307902 Código: LEN 830

PERÍODO: 2015/2 Nível: D

Área de Concentração/Linha de Pesquisa: Estudos Literários Neolatinos HORÁRIO: A combinar

TÍTULO DO CURSO: Poéticas do deslocamento nas letras hispânicas contemporâneas: mobilidades culturais e historiografia literária

EMENTA: Definição e justificativa da tese no âmbito do Projeto “Poéticas do deslocamento nas letras hispânicas contemporâneas: mobilidades culturais e historiografia literária”. Recorte do objeto de estudo e problema. Elaboração de hipóteses. Determinação dos objetivos, linha teórica e proposta metodológica. Levantamento bibliográfico. Estabelecimento de um cronograma. Redação de capítulos. Redação final. Apresentação de resultados.

BIBLIOGRAFIA: Manual de Elaboração de Teses e Dissertações da UFRJ, editado pelo SIBI, que serve como fonte de referência e consulta para os trabalhos baseados nas normas da ABNT. Disponível http://www.sibi.ufrj.br/documentos/manual-teses-dissertacoes.pdf.

PROGRAMA: LETRAS NEOLATINAS

DISCIPLINA: PROJETO TESE DE DOUTORADO PROF. Flora de Paoli Faria

Fabiano Dalla Bona Siape: 6369219 1287723 Código: LEN 830

PERÍODO: 2015/2 Nível: D

Área de Concentração/Linha de Pesquisa: Estudos Literários Neolatinos HORÁRIO: A combinar

TÍTULO DO CURSO: As linguagens do corpo nas artes italianas do final século XIX ao início do século XXI.

EMENTA: Estudo das representações do corpo nas artes italianas, no período do final do século XIX ao início do século XXI, procurando decifrar o percurso do corpo físico e os percalços desse trânsito no contexto cultural italiano em seu processo de autonomia. Tendo como ponto de partida o texto literário desse vasto arco temporal, que coincide com a busca de uma identidade unitária para a cultura italiana, buscar-se-á examinar nas linguagens que traduzem a imagem do corpo em obras literárias italianas seus diálogos com outras formas de representação, tais como a pintura, a escultura, a fotografia, o cinema e a internet.

BIBLIOGRAFIA: Manual de Elaboração de Teses e Dissertações da UFRJ, editado pelo SIBI, que serve como fonte de referência e consulta para os trabalhos baseados nas normas da ABNT. Disponível http://www.sibi.ufrj.br/documentos/manual-teses-dissertacoes.pdf.

(14)

PROGRAMA: LETRAS NEOLATINAS DISCIPLINA: PROJETO DE TESE

PROF. Víctor Lemus Siape: 1525546 Código: LEN 830

PERÍODO: 2015/2 Nível: Doutorado

Área de Concentração/Linha de Pesquisa: Estudos literários; Literaturas Hispânicas HORÁRIO: Quarta-feira, 18h00 – 20h30

TÍTULO DO CURSO: PROJETO DE TESE EMENTA:

Nesta disciplina, se pretende dar prosseguimento à reflexão e discussão sobre pesquisas que têm como objeto: a relação entre literatura e modernidade; a tensão entre utopia e distopia na poesia moderna; a dialética entre literatura e cultura de massa; e a recíproca fecundação entre os gêneros literários “canônicos” e as manifestações culturais “populares”.

BIBLIOGRAFIA:

ADORNO, T.W. Notas de Literatura I. Tradução. Jorge de Almeida. 1ª ed. São Paulo: 34 Editora, 2003.

ADORNO, T.W; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

ARENT, Hannah. Sobre a violência. Tradução André de Macedo Duarte. 5ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014

AVELAR, Idelber. Alegorías da derrota: a ficção pós-ditatorial e o trabalho de luto na América Latina. Tradução Saulo Gouveia. Editora UFMG. Belo Horizonte, 2003.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Tradução João Barrento. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2013.

BENJAMIN, Walter. O narrador. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Vol. 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no a aventura da modernidade. Tradução. Carlos Felipe Moisés e Ana Maria L. Ioriatti. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Campo de poder, campo intelectual, itinerário de um concepto. Colección Jungla Simbólica. Editorial Motessor. 2002.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução. Carlos Nelson Coutinho. 4ªed. Rio de Janeiro. Editora Civilização Brasileira. S.A. 1982.

GIARDINELLI, Mempo. El género negro: orígenes y evolución de la literatura policial y su influencia en Latinoamérica. 1ªed. Buenos Aires: Capital Intelectual. 2013.

KURZ, Robert. Os últimos combates. 1ªed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1997.

MORIN. Edgar. Cultura de massas no século XX: O espírito do tempo - Neurose. Tradução Maura Ribeiro Sardinha. 10ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2011.

_____________. Cultura de massas no século XX: O espírito do tempo – Necrose. Tradução Agenor Soares Santos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2009.

(15)

2010.

RODRIGUES-MOURA, Enrique. (org) Indicios, señales y narraciones: literatura policíaca en lengua española. Innsbruck: Innsbruck university press. 2010.

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1993.

PROGRAMA: LETRAS NEOLATINAS

DISCIPLINA: PROJETO TESE DE DOUTORADO

PROGRAMA: LETRAS NEOLATINAS

CAPACITAÇÃO DIDÁTICA

PROF. Celina Maria Moreira de Mello Siape: 6359430 Código: LEN 810

PERÍODO: 2015/II Nível: DO

Área de Concentração/Linha de Pesquisa: Estudos literários neolatinos; Línguas e culturas em contato

(16)

HORÁRIO: Terça-feira – 10.30 – 13.00

TÍTULO DO CURSO: Periodização e programas; revisitando a história cultural nos programas de literatura.

EMENTA: Serão problematizadas a história cultural e a história literária, na perspectiva da

periodização em programas de graduação na área de história e na área de letras. Será interrogada a presença da produção de conhecimento e seu impacto em ementas e programas de disciplinas da área de história e da área de letras. Dois tópicos estruturarão o curso: pesquisar e transmitir. BIBLIOGRAFIA

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar ed. 2003.

HEINICH, Nathalie. Pourquoi Bourdieu. Paris: Gallimard, 2007.

LE GOFF, Jacques. Faut-il vraiment découper l’histoire en tranches? Paris: Seuil, 2014.

______. História e memoria. Trad. Irene Ferreira & alii. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003. NORA, Pierre & CHANDERNAGOR, Françoise. Liberté pour l’histoire. Paris: CNRS Editions, 2008. PASSERON, Jean-Claude. Le raisonnement sociologique. Paris: Albin Michel, 2006.

(17)

DISCIPLINA: CÓDIGO: LEN - 819 PROFESSOR: Edson Rosa da Silva NÍVEL: Mestrado e Doutorado

SEMESTRE: 2015/2 DIA DA SEMANA: 4ª

ÁREA: Estudos literários neolatinos (Literaturas de Língua Francesa)

HORÁRIO: 10:30-13hs

Título do Curso: Questões de identidade na literatura magrebina: cultura e expressão romanesca

Ementa: Releitura de L’enfant de sable (1985) e de La nuit sacrée (1987) de Tahar Ben Jelloun. O escritor diante do seu leitor: duplo espaço geográfico e cultural que provoca e aguça a tensão identitária. A crise de identidade da personagem: ser duplo, homem/mulher e a impossibilidade de resolução da diferença. Histórias múltiplas / narradores múltiplos: da veracidade do fato à invenção do texto literário. Do duplo metafórico – perda da identidade e domínio do colonizador – à expressão crítica da alegoria : a crise da alteridade e o choque cultural.

Leituras obrigatórias prévias : L’enfant de sable (1985) e de La nuit sacrée (1987) de Tahar Ben Jelloun

Obs. : O curso poderá ser ministrado em português, caso haja alunos de outras áreas.

Bibliografia sumária:

1. ARNAUD, Jacqueline. Culture et société au Maghreb. Paris, CNRS, 1975. 2. BEN JELLOUN , Tahar. L'Enfant de sable. Paris: Seuil, 1985.

3. BEN JELLOUN , Tahar. La Nuit sacrée. Paris: Seuil, 1987. 4. BEN JELLOUN , Tahar. L’enfant de sable. Paris, Gallimard, 1985.

5. BEN JELLOUN, Tahar. Ecrire dans toutes les langues françaises. La Quinzaine Littéraire, Paris, nº 436, p.23-24, 1985.

6. BENJAMIN, Walter. Œuvres. Paris : Gallimard, 2002 (Folio / Essais), t. I, II et III.

(18)

REGIS, Antoine. Carrefour de cultures. Mélanges offerts à Jacqueline Leiner. Türbingen : Narr, 1993, p.93-99.

8. BONN, Charles. Littérature maghrébine d’expression française. Paris: Edicef, 1996.

9. DEJEUX, Jean. Littérature maghrébine de langue française. Ottawa, Naaman. 1973.

10. GAGNEBIN, J. M. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo, Perspectiva, Fapesp, Campinas, Unicamp, 1994.

11. GONTARD, Marc. Le Moi étrange. Littérature marocaine de langue française. Paris: L’Harmattan, 1993.

12. GONTARD,MARC. Violence du texte: la littérature marocaine de langue française. Paris, L'Harmattan, 1981.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Vale ressaltar que o PNE guarda relação direta com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social, além de

[r]

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..