• Nenhum resultado encontrado

OS ASSENTAMENTOS RURAIS NA ABORDAGEM DA GEOGRAFIA CULTURAL: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E ATUAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OS ASSENTAMENTOS RURAIS NA ABORDAGEM DA GEOGRAFIA CULTURAL: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E ATUAIS"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

1 OS ASSENTAMENTOS RURAIS NA ABORDAGEM DA GEOGRAFIA

CULTURAL: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E ATUAIS

Josafá Ribeiro dos Santos Universidade Estadual do Piauí – UESPI geojosafaribeiro@hotmail.com

Resumo

A geografia cultural se coloca, na atualidade, como um campo cientifico de fundamental importância para compreensão das paisagens produzidas pela sociedade. Desta forma, o objetivo do presente artigo é compreender a importância da Geografia Cultural no estudo dos assentamentos rurais, tendo como estudo de caso o assentamento Quilombo, localizado no município de Altos/José de Freitas/PI. A metodologia utilizada pautou-se a partir das contribuições teórico-metodológicas da Disciplina Geografia Cultural I e II, no Curso de Doutorado em Geografia (UFPE), e da realização de pesquisa de campo (entrevista semiestruturada) junto às famílias do Assentamento Quilombo. Os assentamentos rurais, constituem-se como “novos territórios” no espaço agrário brasileiro, os quais são consequências da luta do campesinato pela reforma agrária, mas, também é consequência da política do Estado Moderno para o campo, sob o modo de produção capitalista.

Palavras-chave: Geografia Cultural . Assentamentos Rurais.

Introdução

Osdesdobramentos epistemológicos do século XX, os quais contribuíram para realizar uma profunda reflexão nas ciências, de um modo geral, atingiram, também, a geografia, contribuindo para o surgimento de um conjunto de vertentes e/ou paradigmas geográficos. A vertente cultural é remanescente desse processo, como cita Corrêa (2001, p.30):

A década de 1970 viu também o surgimento da geografia humanista que foi, na década seguinte, acompanhado da retomada da geografia cultural. Semelhante à geografia critica, a geografia humanista, calcada nas filosofias do significado, especialmente a fenomenologia e o existencialismo, é uma critica á geografia de cunho lógico-positivista.

Vive-se um mundo repleto de complexidades espaciais. Isto significa uma heterogeneidade do ponto de vista social, econômica, cultural e territorial. O espaço rural brasileiro reflete esta complexidade, pois é composto por um conjunto de atores, os quais apresentam interesses antagônicos. Compreender essas diversas facetas

(2)

2 espaciais requer um maior rigor cientifico e uma abordagem holística, buscando uma investigação e explicação na essência das relações sócios espaciais.

A geografia cultural se coloca como um instrumento cientifico a qual vem procurando proporcionar uma abordagem centrada na subjetividade, na intuição, privilegiando o singular e não o particular ou o universal. Nesta perspectiva, o estudo da paisagem torna-se bastante valorizado pelos geógrafos, os quais procuram explicar a paisagem geográfica como resultado da ação cultural do homem.

O objetivo do presente artigo é compreender a importância da Geografia Cultural no estudo dos assentamentos rurais, tendo como estudo de caso o assentamento Quilombo, localizado no município de Altos/José de Freitas/PI. A metodologia utilizada pautou-se a partir das contribuições teórico-metodológicas da Disciplina Geografia Cultural I e II, no Curso de Doutorado em Geografia (UFPE), e da realização de pesquisa de campo (entrevista semiestruturada) junto às famílias do Assentamento Quilombo.

Os paradigmas da Geografia: um breve histórico

O conhecimento geográfico constitui-se entre um dos mais antigos quando comparado com outros ramos do conhecimento. Mas, enquanto explicação científica do seu objeto de estudo (espaço) é resultante do século XIX. Para Moraes (2005), a ciência geográfica enquanto conhecimento sistematizado é remanescente do início do século XIX. Sua firmação como ciência foi influenciada por fatores de natureza econômica, social, cultural e filosófica, no entanto recebeu importantes contribuições de outros campos científicos (economia, sociologia, antropologia, etc.), engendrados nas conjunturas dos séculos XVIII e XIX. Segundo Maciel (2002), a geografia possui uma vasta herança como discurso ordenador do mundo a partir da descrição das formas operadas pela natureza e pelo homem, buscando explicar suas conexões. George (1989, p.10), ressaltando a importância da geografia, escreve:

O estudo da ciência geográfica é composto de um todo e embasado na explicação das condições de vida humana sobre o espaço terrestre, das formas de existência dos diversos grupos sociais espacialmente distribuídos nos mais diversos lugares. Qualquer que seja a apreensão do objeto de estudo da geografia só tem sentido se lançar luz sobre as condições de vida dos diferentes grupos humanos, em conformidade com o nível de domínio do seu respectivo espaço.

(3)

3 Tendo como objeto de estudo o espaço, outros conceitos permearam o debate no interior da geografia como forma de firmação do objeto e de sua identidade no âmbito das demais ciências. Esses debates incluíam os conceitos de paisagem, região, paisagem cultural, gênero de vida e diferenciação de áreas (CORRÊA, 2001). O estudo desses elementos dava-se a partir da localização, dos seus aspectos visíveis, da comparação e da diferenciação dos referidos espaços. Para Maciel (2002), esta dimensão do estudo do objeto liga-se diretamente à constatação da variada feição do mundo material, qualquer que seja a interpretação subjetiva ou a sensibilidade histórica em jogo.

Esta foi a trajetória da Geografia Tradicional, calcada no positivismo clássico e na ordem positiva do mundo burguês – capitalista, norteada pelos avanços e conquistas científicas durante os séculos XVII, XVIII e XIX (GOMES, 2003). Esta concepção vai permear os estudos geográficos até meados dos anos de 1950 quando, a crise da Geografia Tradicional abre perspectivas teórico-metodológicas para outras formas de entendimento, análise e compreensão do objeto de estudo da ciência geografia. (SANTOS, 1978).

Uma dessas correntes vai adotar o materialismo histórico e dialético como paradigma fundamental, objetivando uma interpretação mais complexa do objeto de estudo da geografia: o espaço. Assim, este é entendido como um instrumento político, um campo de ação de um indivíduo ou grupo, ligado ao processo de reprodução da força de trabalho através do consumo. É concebido, também, como lócus, da reprodução das relações sociais de produção, isto é, reprodução da sociedade (CORRÊA, 2011, p. 25-26).

Na conjuntura de uma sociedade industrializada e mecanizada: uma sociedade técnico-científica e globalizada, ocorre continuamente um processo de territorialização, desterritorialização do capital de comunidades, de culturas etc. O espaço, a região, o território é inventado e reinventado para dar suporte a sobrevivência desta própria sociedade. Messias (1988) enfatiza que nesse tipo de sociedade vai ocorrer uma valorização do espaço. Sábato (1993) a caracteriza da seguinte forma: numa sociedade dotada pelos sistemas técnicos, o espaço que representa o “lócus” de todo o processo de reprodução desta sociedade é valorizado minuciosamente. Esta é a nova sociedade, impulsionada pela produção, pelo dinheiro e pelos meios técnicos.

(4)

4 Essas interpretações voltaram-se para uma visão economicista do espaço, seja do agrário ou rural, seja no aspecto do fenômeno urbano. É uma paisagem espacial voltada para a reprodução das condições materiais e de consumo operacionalizada pela própria sociedade e para seu próprio consumo. Se nesta perspectiva o espaço e, a paisagem vão se tornando contraditórios; essas contradições sócioeconômicas são explicadas a partir de uma visão meramente econômica. Isto que dizer que o aspecto cultural, os valores, a história do humano, enquanto pessoa, nesse paradigma não é valorizado. Esta façanha só vai ocorrer a partir dos anos de 1970 com o surgimento da corrente de pensamento da geografia humanista e, com ela a retomada da geografia cultural (ANDRADE, 1987).

Geografia Humanista e Cultural: a perspectiva de uma abordagem geográfica diferenciada

A firmação da vertente teórico-metodológica humanista na ciência geográfica por parte de um processo de evolução do conhecimento científico e remanescente do final do século XVIII e XIX, mas principalmente oriunda das transformações econômico-sociais, espaciais e filosóficas que marcaram a primeira metade do século XX.

Gomes (2003, p. 304), analisando a influência do humanismo nas ciências sociais e, especificamente na Geografia cita:

A influência do humanismo, nesses últimos anos, nas ciências sociais, faz nascer uma enorme diversidade de concepções, que se apresentam, todavia sobre o mesmo nome. Uma grande parte das obras escritas seguindo esta orientação metodológica invoca autores diferentes, tentando obter deles novas vias para o conhecimento geográfico.

Corrêa e Rosendahl (2010, p. 10) explicam que “a dimensão cultural da sociedade estava presente na geografia européia do final do século XIX e nas duas primeiras décadas do século XX”. Isto porque, os estudiosos da época entendiam que a paisagem cultural era resultado da ação humana alterando a paisagem natural.

Corrêa e Rosendahl (2010, p. 10), citam que, “foi nos Estados Unidos, que a Geografia Cultural ganhou plena identidade, graças à obras de Carl Sawew e de seus discípulos, primeiramente em Berkeley e, em breve, dispersos por várias universidades”.

Na geografia, a vertente humanista e cultural é remanescente dos anos 70 do século XX e foi conseqüência do movimento de renovação da Geografia em meados dos anos 40

(5)

5 do século XX o qual rompeu com o chamado Paradigma Tradicional ,Geografia Positivista. (MORAES, 2005).

Claval (1999, p. 60-61), buscando evidenciar o declínio da Geografia Cultural Tradicional e o nascimento da Geografia Cultural Moderna explica que, “a primeira entra em declínio no decorrer dos anos 1950, 1960 e 1970”. Este acontecimento foi impulsionado por conta de três fatores fundamentais: a negligência em relação a abordagem das culturas sem relacionar com as representações; o desenvolvimento técnico tende a se homogeneizar negando, desta forma, a diversidade e, o processo de urbanização mais acelerado, vai provocar a diversificação de atividades, desvalorizando os estudos voltados para a descrição dos gêneros de vida. (CLAVAL, 1999).

Mesmo com toda essa conjuntura adversa a uma abordagem cultural, esse subcampo da ciência geográfica não desaparece. Os geógrafos vão buscar outras abordagens que passe a valorizar a diversidade dos grupos, o qual não pode ficar de fora das análises geográficas culturais. A busca de outros caminhos teórico-metodológicos, perseguido pela comunidade geográfica na conjuntura do final dos anos 50 do século XX foram, de certa forma, fundamentais para a eclosão e renovação da Geografia Cultural. É fundamental ressaltar que esse importante subcampo da geografia tinha como influências básicas até o final dos anos 70 a visão da geografia vidalina e da Escola de Berkeley. (CLAVAL, 1999).

Embora a geografia cultural tenha desempenhado um importante papel para a compreensão da ação humana o processo de organização do espaço, como também no enriquecimento do pensamento geográfico, esse campo de estudo vai passar por um processo de renovação a partir dos anos 80 do século XX.

Esse processo se deu, principalmente, por conta de fatores sócio-econômicos, culturais e tecnológicos, pois, os anos 80 foi palco de um comportamento de mudanças e transformações em escala mundial. Mitchell (2000 apud CORRÊA, 2010) abordando sobre essas transformações destaca: “mudanças na esfera econômica, o fim da denominação Guerra Fria, a ampliação dos fluxos migratórios de periferia para os países centrais, o movimento social, ecológico, novas formas de ativismo e a crescente consciência da necessidade de novos modos de se construir e entender a realidade, até então calcada no racionalismo moderno, no raciocínio científico e na celebração da técnica”.

(6)

6 Assim, os postulados da Escola de Berkeley e a geografia vidalina irão sofrer críticas de diversos geógrafos do ponto de vista teórico e cultural. A partir dos anos 90 pode-se constatar uma geografia cultural renovada. Para Corrêa (2010, p. 12), “esse processo foi impulsionado pela criação dos periódicos Geographic et Cultures, em francês, em 1992 e pelo Ecumene, em inglês, em 1994”.

No Brasil, a ruptura em relação à Geografia Tradicional positivista e a busca por um novo paradigma só vai ocorrer no final dos anos 70 em uma conjuntura política e social de grande efervescência: crise do estado ditatorial, violência no campo, crescimento desordenado do espaço urbano, com acúmulo de pobreza e violência nas cidades, concentração espacial do capital nacional e internacional, principalmente no centro-sul etc. Neste cenário firmou-se a vertente da Geografia Crítica ou Marxista e não humanista ou cultural. Nesse contexto, diversos geógrafos brasileiros à luz do materialismo histórico e dialético passaram a interpretar e explicar as contrações sócio-espaciais e territoriais do país. Não havia “espaço” para a valorização da cultura, da subjetividade humana (CORRÊA, 2010).

É somente nos anos 90 que a Geografia Cultural no Brasil ganhou maior solidez a partir de publicações de trabalhos científicos nesta área e, alguns fatos foram decisivos para avanço desta vertente do conhecimento. Cita-se a criação em 1993 do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Espaço Cultural (NUPEC), no âmbito do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como também a criação em 1995 do Periódico Espaço e Cultura, o qual passou a ser o instrumento de publicação dos diversos trabalhos desta corrente teórico-metodológica da Geografia Cultural (CORRÊA, 2010).

Pode-se destacar, também, dois importantes eventos científicos da geografia cultural no Brasil: a realização do Primeiro Simpósio Nacional sobre Espaço e Cultura no Rio de Janeiro, em 1998 e do 2° Simpósio nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2000 realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e, neste último foram definidos como palavras-chave a identidade, cidadania, paisagem, festas, religião, imaginário e significado. Assim, esse subcampo de estudo da ciência geográfica ocupa cada vez mais espaços nas Academias Brasileiras proporcionando a explicação do espaço geográfico a partir da valorização da cultura, do sentimento, da identidade. (ROSENDAHL e CORRÊA, 2001).

(7)

7 Como a Geografia Cultural tem ocupado, efetivamente, seu espaço como subcampo da Geografia? Essa, de fato, é uma boa pergunta. A geografia é uma ciência que faz reflexão sobre o espaço dos homens. Seus objetivos só são atingidos a partir da relação dos seus estudos e análise, em relação a localização, a distância, fronteiras, áreas e lugares. Assim, só tem sentido esse estudo se relacionado com os grupos humanos que habitam e que organizam o espaço. Claval (1999, p. 79), assim explica:

...Porém, quando nos limitamos a esses dados puramente materiais, o jogo de interações e o conjunto de transferência de informação que modelam, em um mesmo movimento, os homens e as sociedades que elas formam, nos escapam completamente: a explicação fica enfraquecida e, mais ainda, fica enfraquecido o conjunto das experiências que contribuem para forjar os caracteres, para provocar questionamentos ou para criar solidariedades ou ligações simbólicas.

Para Wagner e Mikesell (2010, p. 50), tecendo qualidades científicas a esta vertente cita: “a Geografia Cultural é, em primeiro lugar e sempre, geográfica”. Trata essencialmente da superfície terrestre, empregando métodos usados por todos os geógrafos.

Desta forma essa corrente teórico-metodológica da ciência geográfica está assentada na subjetividade, na intuição, em sentimentos, na experiência, no simbolismo e na contingência, privilegiando o singular e não o particular ou o universal e, ao invés da explicação, tem na compreensão a base de inteligibilidade do mundo real. (CORRÊA, 2001).

Nessa Perspectiva, a paisagem constitui-se como conceito revalorizado e o lugar torna-se o conceito-chave mais importante na vertente cultural, embora esta firmação conceitual tenha passado por inúmeras transformações. Mas, o salto epistemológico em relação ao conceito de paisagem geográfica, na perspectiva cultural, só vai ocorre em 1925, a partir das contribuições de Carl Sauer, o qual vai definir paisagem geográfica como resultado da ação da cultura ao longo do tempo, sobre a paisagem natural.

Esta visão de paisagem compreende o conjunto de formas naturais e culturais associadas em área. A paisagem é resultado da cultura, que significa o sujeito, em ação ao longo do tempo, sobre no meio natural, (MACIEL, 2002). Assim, os geógrafos humanistas passam a considerar o homem como o produtor da cultura. Esta é considerada como um elemento chave na variação local sobre as temáticas e as explicações universais. As

(8)

8 sociedades criam códigos culturais e as culturas dão a diversidade do mundo (ALMEIDA E RATTS, 2003).

Reforçando esta relação, Maciel (2002) escreve que: “A natureza sempre esteve presente no imaginário social da humanidade, o que significa disser que há de fato um imaginário geográfico concorrendo para a elaboração das diversas visões de mundo, incluindo aquelas propriamente paisagísticas”. Isto significa afirmar que a paisagem tem uma dimensão temporal, o qual é decorrente de suas diversas interpretações ao longo da historia da humanidade.

Assim, o conhecimento social tem tendência lógica para representar o mundo vivido, de forma cotidiana pelos diversos grupos humanos espacializados pela superfície da terra. Neste nível de compreensão Claval, (1999:53) apud Maciel, (2002, p.110) assim escreve: É daqui que a compreensão geográfica deve insistir “sobre o sentido dos lugares sobre a importância do vivido, sobre o peso das representações religiosas”, tornando indispensável das realidades culturais.

Assim, as paisagens urbanas, periurbanas, as zonas rurais, o campo, o interior, a comunidades de fundo de pasto, as comunidades quilombolas, os assentamentos rurais, as pequenas e médias propriedades os latifúndios produtivos e improdutivos, ou seja, os lugares de modo geral, representam o mundo vivido e, nele estão inseridos os valores culturais, a religião, a arte, e as diversas formas do imaginário. Esse conjunto dar significação ao mundo.

Assentamento Quilombo em Altos/ José de Freitas-Pi: a Sustentabilidade via Políticas Públicas: uma interpretação à luz de uma abordagem cultural

É fato que a Ciência Positiva marcou profundamente nossa forma de pensar e de interpretar o mundo vivido: o mundo concreto, visível e real constitui- se a base da produção cientifica. As Instituições públicas e privadas, as Academias Universitárias foram instituídas, tendo como arcabouço teórico e metodológico essa concepção de ciência, herança do Positivismo Clássico. A crítica radical a esse modelo cientifico instituído a partir da segunda metade do século XX, (no Brasil consolida-se no final da década de 1970), Corrêa e Rosendahl (2010, p.9) sintetizam que essa critica foi “calcada em um materialismo histórico mal assimilado”.

(9)

9 Nesta perspectiva, a cultura foi negligenciada, não se constituindo aspecto fundamental para a explicação da origem, formação e evolução das paisagens geográficas. Imperou uma visão voltada para uma explicação locacional, econômica e de suas formas concretas. A formação do espaço brasileiro foi interpretada e compreendida de forma majoritária, ao longo da sua historia nesta visão de mundo.

O entendimento da formação do espaço rural brasileiro, por grande parte da comunidade científica, seguiu um caminho teórico-metodológico extremamente voltado para uma abordagem economicista e de um espaço considerado atrasado: trabalhadores rurais, grupos de camponeses, famílias assentadas e diversas comunidades rurais fazem parte de um Brasil não moderno. Seus valores culturais, suas religiões e suas artes são considerados entraves à modernidade. Faz-se necessário intervir e impor uma nova ordem que atenda aos interesses desta nova estrutura econômica, social e política. Esta foi, e continua sendo a visão do Estado Moderno e de suas Instituições junto a estas comunidades.

Esse processo de intervenção positiva tem inicio já no final da primeira metade do século XX. O Estado procurava esboçar políticas denominadas de atuação local, através do associativismo. A função dessa política era meramente assistencialista e, sobretudo, para enfraquecer as lutas camponesas lideradas pelos trabalhadores rurais (Buarque, 1999).

Nesta perspectiva, eram desprezados, os hábitos e o próprio conhecimento que essas populações rurais e camponesas adquiriram ao longo da vivencia com a natureza. Assim. Buarque (1999,p.235), escreve:

Essa perspectiva no micro-organismo comunitário significou internalizar um estilo centralista de gestação para implantar no seio das comunidades pobres

os elementos próprios à modernidade ocidental. Essa intervenção ficou evidente nos esquemas implementados pela extensão rural baseados no paradigma da revolução verde.

Seguindo este raciocínio, Jara (1998,p.147), caracterizando a política do Estado Moderno, escreve:

A estratégia convencional do desenvolvimento comunitário fragmenta a sociedade rural, a desorienta a respeito dos objetivos comuns, abandona suas questões estruturais consolidadas um senso e uma consciência de subalternidade.

(10)

10

Fonte: INCRA, 2004.

O Assentamento Quilombo, localizado nos municípios de Altos/ José de Freitas-PI (fig.1), cuja luta pelo processo de conquista das terras teve início em 1992, formou-se nesta lógica instituída pelo Estado capitalista. Ao longo de vinte anos de existência, as famílias assentadas já vivenciaram inúmeras transformações no espaço, transformações essas processadas pelo movimento dessas famílias e das políticas públicas viabilizadas pelo Estado Moderno para o campo..

Figura 1 – Projetos de Assentamentos

No início da formação do assentamento as famílias praticavam a agricultura e a pecuária de subsistência como forma de sobrevivência da população local. Esta prática de produção junto a terra se constituía em uma herança das famílias mais antigas as quais eram posseiras na área.

Mas, por orientação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Pequenos Agricultores Rurais no

(11)

11 Quilombo (ACOMDEPERUQ), as famílias passaram a discutir outras formas de aproveitamento do espaço de produção do assentamento. Com isto, a partir de 1997, o Quilombo teve acesso aos créditos: Fomento, Habitação Emergencial e Alimentação (CEPAC/INCRA, 2001).

A partir do ano 2000, o Assentamento Quilombo passou a desenvolver vários projetos de produção agropecuária: campos com plantios de caju, feijão, melancia, abobora e mandioca; e, criações de suíno, caprino e galinha caipira. O manejo no desenvolvimento dessas atividades, em grande parte, envolve os membros da família. Mas, existe o complemento de trabalho com pagamento de diárias. Os produtos são comercializados nas feiras livres das cidades de José de Freitas e Altos. Nesse processo, a prática da roça tradicional praticamente inexiste.

As famílias que não participam dos campos de produção estão inseridas em outras atividades para garantir renda, tais como, agricultura de subsistência (plantio de arroz, feijão, milho e mandioca) e pecuária de subsistência (criação de suínos, caprinos, bovinos e galinha caipira). Um outro grupo das famílias assentadas sobrevive com renda obtida através de benefícios concedidos pelo Governo Federal (Bolsa Família e Aposentadorias).

Outro aspecto demonstrado pela pesquisa junto às famílias do assentamento é que existem cinco itens considerados problemas: desunião entre famílias (em relação à sustentabilidade do assentamento); deficiência nas informações por parte do INCRA e da ACOMDEPERUQ sobre os projetos de financiamento do Governo Federal; pouca frequência de reuniões coordenada pela ACOMDEPERUQ e falta de manutenção nas estradas vicinais destinadas a comunicação e ligação (fluxos) entre o assentamento e as cidades mais próximas (Teresina, José de Freitas, Altos e Campo Maior).

Outro ponto que ficou constatado no assentamento é em relação à identidade das famílias com o lugar: há um sentimento de cuidado e preservação em relação a área destinada a reserva ambiental. A criação de animais de forma extensiva é bastante controlada objetivando um menor impacto em relação ao ambiente e como forma de evitar conflitos entre as famílias. Mas, a emergência dos projetos de campos agrícolas e criação de animais passaram a mudar a percepção de famílias assentadas em relação ao uso do espaço no assentamento. Hoefle,(1990, p.47-72), apud Maciel (2006, p.11), escreve que:

(12)

12

O meio ambiente sertanejo é visto pelos seus habitantes através de um prisma majoritariamente unitário, seja para fins produtivos ou sociais. Contudo, diante das transformações econômicas e sociais porque passa o sertão, as visões de natureza podem se modificar, dai a importância das ações educativas como catalizadoras de novos comportamentos e atitudes.

Desta forma, pensar em um desenvolvimento local sustentável para os assentamentos rurais, no estudo de caso do Quilombo, significa fazer uma reflexão mais criteriosa em relação ao desenvolvimento rural que considera o desenvolvimento como um simples resultado do progresso da ação projetista, economicista e burocrática, oriundo do Estado Moderno.

Zamberlam e Froncheti (1997), analisando experiências vivenciadas por assentamentos no Rio Grande do Sul, explicam que as atividades econômicas foram afetadas pelo denominado padrão “tecnológico e organizacional” da chamada “modernização da agricultura”, imposta pelo mercado e dinamizada pelo Estado. Romper com este padrão e buscar o sucesso para os assentamentos, nas mais diversas regiões do país, depende, basicamente, de três fatores básicos: primeiramente, cita-se a importância do planejamento, pois esse busca dar uma nova dimensão para os assentamentos, negando a visão econômica. Em segundo lugar, aponta-se a execução em que as famílias assentadas buscam a socialização dos meios de produção. Finalmente, a distribuição a qual permite ver os consumidores como parceiros trabalhadores que fazem parte de uma mesma classe, e não como simples “freguês” (comprador, consumidor).

Nesta perspectiva, os assentamentos podem proporcionar uma melhor condição de vida para todas as famílias, permitindo educação, saúde, saneamento básico, moradia, valorização da cultura local e formação para o desenvolvimento das atividades produtivas sustentáveis, respeitando o conhecimento adquirido pelas famílias ao longo de sua vivência com o lugar.

Conclusão

Esta breve análise sobre as questões epistemológicas da ciência geográfica constitui-se de fundamental importância, pois permite conhecer as diversas temáticas deste campo de conhecimento e apreender seu objeto de estudo que é o espaço, o qual foi e continua sendo interpretado e explicado sob diversas nuanças.

(13)

13 Mas o que se coloca na atualidade no campo epistemológico da geografia é a vertente cultural. Esta tem procurado compreender as transformações que ocorrem no espaço a partir da cultura. Passa a expressar na sua produção cientifica o entendimento do espaço a partir de outros aspectos nunca valorizados pela comunidade geográfica, tais como: identidade, cidadania, paisagem, religião, imaginário, significado etc, aspectos estes voltados para questão da cultura.

Corrêa (2001) compreende que a geografia cultural se coloca de forma contraditória às duas vertentes majoritárias da ciência geográfica instituídas entre os anos cinquenta e oitenta do século XX: a Geografia Teorética-Quantitativa e a Geografia Critica. Enquanto a primeira vai privilegiar o espaço a partir de uma abordagem matemática e estatística, a segunda busca compreender este espaço à luz das contradições operacionalizadas, de forma histórica, pelos modos de produção, especialmente, pelo capitalismo. No entanto, a geografia humanista busca a compreensão das transformações espaciais e da paisagem na subjetividade, na experiência, no sentimento etc.

Um dos campos de estudos da geografia cultural que tem alcançado relevância cientifica, pelo nível de abordagem, pela evidencia de fenômenos sóciosespaciais refere-se ao espaço rural, pois procura estudar a paisagem rural (incluindo as comunidades), a partir de seus valores, da experiência de vida, da identidade do lugar, o imaginário etc. Todos esses valores associados à vivencia no espaço.

Os assentamentos rurais entendidos como um processo de reinvenção da luta camponesa no campo e como um movimento de reterritorialização de famílias sem-terra, sempre foram estudados e investigados à luz de uma compreensão economicista, em que essas unidades produtivas deveriam aderir a lógica de mercado planejada pelo o Estado Moderno.

No estudo de caso do assentamento Quilombo, objeto da pesquisa, as famílias assentadas já praticavam a agropecuária de subsistência (plantio de arroz, feijão, milho e mandioca e, criação de gado bovino, suíno e caprinos). Mas aderiram à agricultura comercial com o desenvolvimento dos campos agrícolas, produzindo melancia, caju, caprino e mandioca, deixando de desenvolver as atividades de subsistência, herdada pelas famílias mais antigas do lugar.

A adesão a esses novos modelos de produção nos assentamentos proporcionam a sustentabilidade desses espaços e comunidades? A invenção e a prática dos projetos de

(14)

14 produção dos campos agrícolas nos assentamentos rurais, sem levar em consideração a cultura local, a identidade das famílias com o lugar, seu imaginário em relação ao espaço vivido, garante a sustentabilidade?

A sustentabilidade das comunidades rurais passa pela valorização de um conjunto de valores e de atividades criadas e recriadas pelas comunidades locais, como também pelas famílias assentadas. Jara (1998, p.146), procurando compreender o desenvolvimento sustentável para essas comunidades, escreve: “o futuro da sociedade local passa a ser entendido como um tanto sadio que se cultiva pela participação, envolvimento, solidariedade, informação e ações do setores sociais”. Nessas condições os problemas locais poderão ser evidenciados, entendidos, discutidos e encaminhados a partir de uma política sustentável e permanente.

Referências

ALMEIDA, Geraldo e Alessandro JP Ratts (Org)- Geografia: leituras culturais; Goiânia: Alternativa, 2003.

ANDRADE, Manoel Corrêa de. Geografia: ciência da sociedade. São Paulo: Atlas, 1987.

BRASIL, INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA-INCRA. Plano de Desenvolvimento Sustentável do Assentamento Quilombo, Altos – José de Freitas/PI: Teresina, 2004.

BUARQUE, Sérgio C. Metodologia do Desenvolvimento do Planejamento Local e Municipal Sustentável. Recife: IICA, 1999.

CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato – Geografia: conceitos e temas. 3ª ed. Rio de Janeiro; Bertrand, 2001.

CENTRO PIAUIENSE DE AÇÃO CULTURAL (CEPAC) – Plano de Desenvolvimento Sustentável do Assentamento Quilombo, Altos – José de Freitas: CEPAC|INCRA, 2001.

CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural: O Estado da Arte. IN: Manifestação da cultura no espaço. Org. ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.

CORRÊA, Roberto Lobato. Carl Sauer e a Escola de Berkeley. In: Matrizes da Geografia Cultural. Org. Rosendahl, Zeny e Corrêa, Roberto Lobato. Rio de Janeiro: EDUERJ. 2001, 146p.

(15)

15 CORRÊA, Roberto Lobato e Rosendahl, Zeny. (Org.) Introdução à Geografia Cultural. 3ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2010, 226p.

CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço, um conceito-chave da geografia. IN: Geografia: conceitos e temas. Castro, Elias de Castro; Gomes, Paulo César da Costa; Corrêa, Roberto Lobato. Org. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2001.

CORRÊA, Roberto Lobato e Rosendahl, Zenir (Org.) – Paisagem, Tempo e Cultura – Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.

GEOGRAPHIA, Revista de Pós-Graduação em Geografia da UFF. Niterói/RJ. UFF/EGG, 2002. Ano 3, N° 6.

GEORGE, Pierre. O Homem na terra – A Geografia em Ação - Rio de Janeiro. Edição 70, 1989.

GOMES, Paulo César da Costa. Geografia e Modernidade: 4ª ed. Rio de Janeiro, Bertrand do Brasil, 2003.

JARA, Júlio Carlos. A Sustentabilidade do Desenvolvimento Local – Brasília: IICA: Recife: SEPLAN|PE, 1998.

MACIEL, Caio Augusto Amorim- Morfologia da Paisagem e Imaginário Geográfico: Uma Encruzilhada Onto – Gnoseológica. Geografia: Rio de Janeiro: Ano 3: Nº 6, Dezembro de 2002.

MACIEL, Caio Augusto Amorim – Interpretando a Cognição Ambiental na Comunidade Rural de Sítios dos Montes, Belém do São Francisco - PE: Premissas Para Ações de Educação Ambiental com Pequenos Agricultores do Semi- Árido Nordestino: Belém do São Francisco: Portal do São Francisco – Revista do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco: CESVASF, ano 5, nº 5, dezembro de 2006.

MESSIAS, Vanderley. A valorização do Espaço. São Paulo. Hucitec, 1988.

MORAES, Antonio Carlos. Geografia: Pequena Historia Critica:20º ed. São Paulo:Annablumer, 2005.

ROSENDAHL, Zeny e CORRÊA, Roberto Lobato (Org.). Matrizes da Geografia Cultural. Rio de Janeiro. EDUERJ, 2001, 146p.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova. São Paulo. Hucitec. 1978.

SODRÉ, Neson Wurek. Introdução à Geografia: Geografia e Ideologia. Rio de Janeiro – Atlas, 1986.

WAGNER, Philip L. e MIKESELL, Marvin W. Os temas da geografia cultural. IN: Introdução à geografia cultural (Org). CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2010.

Referências

Documentos relacionados

Em vista disso, essa pesquisa tem por objetivo traçar o contexto histórico do soerguimento do grafite e da pichação ao redor do mundo e do Brasil, traçar as

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

The objectives of this article are as follows: (1) to describe the assessment protocol used to outline people with probable dementia in Primary Health Care; (2) to show the