• Nenhum resultado encontrado

Erros graves comprometem processo seletivo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Erros graves comprometem processo seletivo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITORIAL...Pág. 2 CHARGE...Pág. 2 ARTIGO...Pág. 2 CULTURA MUSICAL...Pág. 6

Erros graves

comprometem

processo seletivo

Falhas no procedimento e divulgação de resultados para a

contratação temporária de 28 cargos na área da saúde da

prefeitura de Caieiras sugerem a necessidade de correção

reprodução

Beleza com gosto de infância

para todos quantos queiram

Além de enfeitar e colorir jardins e sacadas, o cul-tivo de frutas em vasos tornou-se opção também para quem mora em apartamento ou para aqueles que que--rem um mini pomar dentro de casa. As espécies, das mais diversas, são praticamente a realização de um so-nho que remete a doces lembranças com gosto de in-fância, no mundo dos adultos.

T

odo início de gestão

pública é complica-do, mas quando se tem a frente uma pessoa experiente ou com força de vontade de fazer a coisa cer-ta fica mais fácil de driblar os problemas e fazer o ne-gócio andar. Embora esteja na vida pública há oito anos,

o prefeito Lagoinha não fez as escolhas certas para sua equipe de secretários e derrapa em algus procedi-mentos. A mais nova situa-ção envolve a realizasitua-ção do Processo Seletivo Simplifi-cado nº 002/2021 para con-tratação temporária de 28 profissionais de cargos para

a área de Saúde promovida pela Secretaria Municipal de Administração. A seleção feita, às pressas, contou com várias trapalhadas durante o processo e a divulgação dos resultados disponíveis no próprio site da prefeitura de Caieiras. Leia mais em

www.rnews.com.br. Página 3

condenação

Kiko Celeguim

tem bens bloqueados

pela Justiça

Além dos problemas que enfrenta com o Tri-bunal de Contas, o ex--prefeito de Franco da Rocha, Kiko Celeguim, também acumula ações na Justiça. No mais recente processo, ele teve os bens

bloqueados após Ação Civil Pública ajuiza-da pelo Ministério Público com pedido de condena-ção pela prática de atos de improbidade administra-tiva. Leia mais em www.

rnews.com.br. Página 3

vínculo

Mengele cita

Melhoramentos

em cartas à amigo

Cartas publicadas pelo jornal Folha de São Paulo confirmam ligação de Jo-sef Mengele com a Com-panhia Melhoramentos de Caieiras. Dando sequência na série de matérias sobre a história que poucos co-nhecem da empresa, nesta

edição vamos reproduzir mais uma das matérias publicadas em 2004 pelo periódico que revelam vínculo com a Companhia Melhoramentos, tanto em--pregatício, quanto de abri-go. Leia mais em www. rnews.com.br. Página 5

utilidade pública

Novo CTB

troca multas por

advertência

O novo CTB, Código de Trânsito Brasileiro, promo-veu muitas alterações e os motoristas ainda desconhe-cem algumas delas. Dando sequência a série de maté-rias que o jornal Regional News está elaborando sobre o tema, nesta edição vamos publicar sobre multas que serão transformadas em advertên-cia. Leia mais em

www.rnews.com.br. Página 4

nota técnica

Grávidas

passam para

grupo prioritário

O Ministério da Saúde incluiu gestantes e puérpe-ras, além de pessoas com deficiência permanente, na fase 1 da vacinação, junto ao grupo de pessoas com comorbidades na Campa-nha de Vacinação contra a Covid-19. Todas as gestan-tes e mulheres no período pós-parto, com comorbida-des, independen-temente da idade ou do período gesta-cional, poderão receber a vacina. Leia mais em www. rnews.com.br. Página 2

são paulo

Vacina chega

para idosos de

60 anos

Mais pessoas receberão a vacina contra a Covid-19 a partir de 6 de maio em São Paulo. A nova etapa do cronograma divulgado pelo governo de São Pau-lo inclui pessoas com mais de 60 anos. Para ser atendido mais rapidamente, o gover-no recomenda fazer o pré--cadastro no site Vacina Já. Leia mais em www.rnews. com.br. Página 2

medicina natural

Pau tenente,

natural e

especial

Página 6

contratação

reprodução reprodução

(2)

SÃO PAULO

Vacinação chega

para idosos acima

de 60 anos

O governo de São Paulo anunciou nova eta-pa do cronograma de va-cinação contra a covid-19 para idosos que vivem no estado paulista. Des-sa vez, serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos. De acordo com aprogramação, os idosos entre 60 e 62 anos serão vacinados a partir do dia 6 de maio.

A expectativa do

go-verno é vacinar cerca de 840 mil pessoas que fazem parte da faixa etária de 63

e 64 anos e 1,4 milhão de pessoas com idades entre 60 e 62 anos.

Cadastro

Para ser atendido mais rapidamente, o governo recomenda fazer o pré-ca-dastro no site Vacina Já e,

assim, diminuir o tempo de espera no momento da vacinação. O pré-cadastro não é obrigatório, e os ci-dadãos que não puderem preenchê-lo poderão se vacinar normalmente, in-formando seus dados pre-sencialmente no momento da vacinação.

Vivemos num país incrível chamado Brasil. Excelente e exuberante por natureza é adorado por muitos e ainda mais por nos brasileiros. Mas só quem vive por aqui sabe que a riqueza dessa terra contrasta com os interesses de quem nos representa: os políticos.

Nas mãos deles, nada ou quase pouco entra nos eixos e a população e as pessoas de bem, como sempre, são os que pagam as altas faturas representadas pela ganância.

No mais novo episódio das barbáries envolvendo nossos representantes, estamos diante de mais um circo com a instalação de uma CPI criada para investigar as ações e omissões no enfrentamento ao coronavírus. Se-rão averiguados os governos federais e estaduais, além dos municipais.

Mas até para se criar uma Comissão Parlamentar de In-quérito existem confl itos de interesse. Não há como o Brasil caminhar rumo ao crescimento, se nem na instauração de um procedimento para averiguar irregularidades é possível ter o mínimo de ordem e imparcialidade.

Enquanto discutem, o povo sofre. É desumano, uma covardia com o povo brasileiro neste momento de

crise sanitária, desemprego e fome.

Infelizmente, estamos nas mãos de pessoas do mal e os poucos políticos bons que ainda existem não conseguem impor ideias, projetos e promover benfeitorias aos cidadãos.

Quem não deve, não teme. Porém, já são tantas difi cul-dades impostas nesta CPI que dá até medo do que está por vir. É torcer para que seja conduzida de forma minimamen-te séria e traga resultados, incluindo punições para quem teve o desrespeito de se aproveitar da pandemia para tirar proveito. Que os responsáveis por investigar defendam os interesses do país.

Por falar em interesse e defender nossa Nação, o que dizer da decisão da Anvisa em vetar a importação da va-cina russa Sputnik V? Está ai mais um questionamento que pegou os brasileiros de surpresa. Uns dizem que a Anvisa agiu com interesses políticos. Outros concordam com a avaliação.

É de se lamentar. Contudo, as restrições apontadas pela agência são graves e, até inéditas no mundo. Ou se está diante de um erro brutal ou de um achado de relevância planetária.

EDITORIAL

Quem não deve, não teme

Governadores

agem como

pseudo

ditadores

Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.

Salmos 1:6

Momentos bons e ruins fazem parte da vida de todos. A diferença é que um marca e o outro ensina.

A.D.

ARTIGO

O que levas no barco?

NOTA TÉCNICA

Ministério da Saúde

inclui grávidas em

grupo prioritário

Numa linguagem po-ética, podemos conside-rar o mar como a vida no mundo, com as possibi-lidades de crescimento pessoal, entre o nasci-mento e a morte.

O barco considera-mos como a existência da pessoa, suas emo-ções, sentimentos e as escolhas realizadas. Os remos são as habilidades e competências. Dentre as inúmeras indagações possíveis destacamos as seguintes: quando você rema, o barco se desloca no mar? Suas energias se esgotam ao tentar fa-zê-lo navegar? Ainda que seus remos sejam bons, quanto de peso impede o deslocamento do barco? Podemos associar as emoções como tristeza, raiva, medo e sentimen-tos associados a essas emoções – rancor, ódio,

mágoa, rejeição, infe-rioridade e culpa, entre outros – como sendo pesados e volumosos, ocupando aos poucos um espaço considerável, difi cultando remar o bar-co pela vida, deixando de avançar para a autoreali-zação.

Muitas vezes, a ima-ginação associada à ra-zão poderia levar à es-colha de um barco ideal, com melhores chances de navegar, mas o peso e o volume do seu conte-údo, confl itam com esse ideal. Ainda que se ten-tasse apagar esses con-teúdos da memória, eles sempre voltariam. Então, trata-se de ressignifi cá--los livrando-se do peso e do volume que ocupam na existência.

Dr. João Palma Filho

Psicólogo CRP 146.528

Em nota técnica divul-gada na segunda-feira, 26, o Ministério da Saúde incluiu gestantes e puér-peras, além de pessoas com defi ciência perma-nente, na fase 1 da vaci-nação, junto ao grupo de pessoas com comorbida-des na Campanha Nacio-nal de Vacinação contra a Covid-19.

De acordo com a nota, nesta fase 1 da vacina-ção, todas as gestantes e mulheres no período pós--parto, com comorbida-des, independentemente da idade ou do período gestacional, no caso das gestantes, poderão rece-ber a vacina. Na fase 2, serão vacinadas as

de-mais gestantes e puérpe-ras, independentemente de condições pré-existen-tes.

Para receber a vacina na fase 1, a gestante ou puérpera precisará apre-sentar exames, receitas, relatório médico ou pres-crição médica que com-prove a comorbidade.

No caso de lactantes, a orientação deve ser para que não interrompam o aleitamento materno.

Qualquer vacina dis-ponível poderá ser apli-cada. Para aquelas que tiverem tomado a vacina contra a gripe, deverá ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as doses.

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das matérias, anúncios e fotos publicados sem prévia autorização. Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

é uma publicação de PERES & GRAZIANO LTDA - 4605-5399 DIRETORIA:

Celina J. GRAZIANO Peres Adm. Arão PERES - CRA/SP - 95.681 PERIODICIDADE: Semanal TIRAGEM: 22.000 exemplares COLABORADORES:

Lúcia Carbajo M. de Arruda, Nelson de Souza Lima e Dr. Fábio Lopes Cenachi. JORNALISTA RESPONSÁVEL: Celina de J. G. Peres - MTB 41.710/SP

CIRCULAÇÃO: Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato, Embu, Perus, Pirituba, Jaraguá, Lapa e Freguesia do Ó.

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA: PERES & GRAZIANO LTDA SITE:

www.rnews.com.br E-MAIL:

rnews@rnews.com.br Curta nossa página:

www.facebook.com.br/rnews.com.br

REPRODUÇÃO INTERNET

Presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas restritivas impostas para conter a pandemia e afi rmou que alguns comandantes estaduais querem impor uma ditadura

REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO

(3)

Processo para contratação temporária para 28 cargos é mais um caso de má gestão. Resultados geram suspeita de fraude

Falhas colocam seleção sob suspeita

processo seletivo

Mesmo nesse momento, é preciso dignidade. Para ter um pouco mais de conforto e evitar uma tragédia, valeu a pena reaproveitar alguns objetos para montar essa obra de arte. Se é seguro, só quem já utilizou para dizer. Mas que ficou estiloso, não há dúvida. Com jeitinho e paciência é possível usufruir da engenhoca com material reciclável. Mais uma prova de que tudo se reapro-veita.

reprodução

A

s ações tomadas

pela prefeitura de Caieiras em bus-ca de minimizar os vários problemas que surgiram em apenas quatro meses de gestão do prefeito Lagoi-nha, continuam sendo feitas de forma equivocada e con-firmam a falta de experiên-cia da equipe de governo.

A mais nova situação envolve a realização do Processo Seletivo Simplifi-cado nº 002/2021 para con-tratação temporária de 28 profissionais de cargos para a área de Saúde promovida pela Secretaria Municipal de Administração. O pro-cedimento, feito às pressas, não contou com prova es-crita ou técnica, tampouco entrevista para aferição de conhecimento da especiali-dade em exame.

O critério utilizado pela prefeitura de Caieiras foi somente a análise de currí-culo e tempo de serviço na área especificada, para pon-tuação e classificação. Esse tipo de seleção é à exceção da exceção para admissão de funcionário público, pois a forma constitucional de provimento de cargos é o concurso público, confor-me determina o art. 37 da constituição Federal.

Em caso de urgência do provimento dos cargos, é admitido o processo se-letivo com provas técnicas objetivas e/ou escritas com conteúdo específico de cada área. Apenas em casos muito específicos, o pro-cesso seletivo simplificado é possível em caso restrito para um determinado setor vinculado a um programa especial e em função de um termo legal ou con-vênio público, em é que autorizada a seleção por análise curricular, títulos e entrevista de banca, dentre outros tipos de aferição de

capacidade profissional. São várias irregularida-des encontradas no proces-so e uma delas diz respeito aos princípios norteadores desse tipo de certame, a dar margem a fraudes ou nuli-dades insanáveis. Em uma simples análise superficial da lista com a classificação divulgada pela prefeitura, notam-se erros grosseiros de avaliação.

Erros no

processo

Dentre os erros que fo-ram constatados, o primeiro colocado para o cargo de médico pediatra foi classi-ficado por ter sido conside-rado tempo de 45 anos de experiência como médico. Porém, o limite de idade de inscrição do candidato é de 60 anos, o que significa que ele teria se formado em me-dicina aos 15 anos de idade. Outra situação, também deturpada, foi na segunda colocação no cargo de ci-rurgião dentista que teve escore de 45 pontos, quan-do o edital prevê o limite máximo de 40 pontos para

o critério de experiência. De forma contraditória e esquisita, o candidato ao cargo de dentista que cons-ta como o primeiro da liscons-ta de desqualificados também consta da lista de classifica-do em 21º lugar.

Mais uma questão que chama atenção é o caso da classificação de psiquiatra, não só porque a candidata alcançou apenas 30 pon-tos em limite de 100, mas, também, porque no site do Conselho de Medicina consta “Médico sem es-pecialidades registradas”. Nesse mesmo exemplo, a candidata declarou no cur-rículo que tinha três anos de experiência na área privada e outros três anos na área pública. Porém, o registro no Conselho de Medicina é de 11/12/2017, a restar aparente que a médica arre-dondou para cima eventual prestação de serviço na área pública, em níotido desa-certo de informação.

Outro fato mais grave ainda envolvendo a mesma candidata é que ela foi de-mitida por justa causa pela prefeitura de Bragança

Pau-lista, por não preencher os requisitos previstos no Edi-tal para a sua contratação, conforme consta do Proces-so nº MS Civ - 0011171-94.2020.5.15.0038, em curso na Vara do Trabalho de Bragança Paulista. A candidata também foi pro-cessada por suposta ameaça e calúnia e teve extinta a punibilidade pela decadên-cia ocorrida.

Outras irregularidades também foram apontadas por candidatos, que fizeram a inscrição e foram desclas-sificados por falta de apre-sentação de documentos, embora a ficha de inscrição tenha sido recepcionada de acordo com os critérios do Edital. No caso, o formu-lário foi incorretamente in-serido no sistema e provo-cou erros de procedimento. Outros reclamaram que a desclassificação ocorreu até por exigência de docu-mentação própria de ato de admissão, tal como a apre-sentação de declaração de imposto de renda.

A lista com os nomes pode ser consultada no site da prefeitura de Caieiras.

Má gestão e investigação

Na realidade, esse processo seletivo simpli-ficado é mais um caso de má gestão da Saúde em Caieiras, sob o comando da Secretária Municipal de Saúde de Caieiras, se-nhora Grazielle Cristina dos Santos Bertolini, que foi condenada por crime de improbidade admi-nistrativa pela Comissão Especial de Investigação da Câmara Municipal de Mairiporã e a ser exone-rada a bem do serviço público por falta de fis-calização de contrato de gestão na área de Saúde.

Há também pro-cedimento contra a Secretária no Minis-tério Público, nº MP: 66.0328.0000164/2019-8, para apurar improbi-dade administrativa por enriquecimento ilícito art. 9 da lei 8429/1992 (lia) e improbidade admi-nistrativa por violação a princípios - art. 11 da lia, além de Ação Popular que clama pelo afastamen-to da senhora Grazielle Bertolini, sobretudo pelo malfadado contrato emer-gencial da Prefeitura de Caieiras com a Fundação Juquery, envolvida em es-cândalos e processos por

irregularidade de Convê-nios emergenciais no Tri-bunal de Contas.

Ainda, faz quase 04 (quatro) meses que a Saú-de Mental Saú-de Caieiras não tem psiquiatria nem infantil nem adulto, e o CAPS foi completamen-te desmancompletamen-telado por falta de profissionais e porque os contratos com clínicas particulares foram rescin-didos ou não prorrogados. Nesse ponto, a produção do CAPS, que tem se li-mitado a renovar receitas psiquiátricas antigas in-devidamente, pode ter o repasse de verbas cortado por falta de faturamento.

No atual contexto de pandemia da Covid-19, os administradores públi-cos querem se valer do momento delicado para tentarem infringir a lei e lesar o Erário, a deixar a população indefesa no trato da Saúde Pública, a morrer em fila de atendi-mento, a não ter alimenta-ção hospitalar, a ser pre-terida na vacinação por fura fila e a ser ludibria-da pelo combate ineficaz da Secretaria de Saúde e pela condição aberrante do sistema de transporte público e sanitário.

reprodução

Grazielle Cristina é secretária de Saúde de Caieiras

(4)

Parabéns...

30/04 Rafael Augusto da Silva, fi lho do amigo

Ricardo, um forte abraço pela

passagem de seu dia.

30/04 Sérgio Sesiki

02/05 Estevão (Ótica e Relojoaria Caieiras)

03/05 Maria Lucia Teixeira Pelizari

04/05 Karina Araújo Domingues

04/05 Margarida Fetka Ricciarelli

05/05 Jônatas Ruiz Ferraz

05/05 Egle Infante Ceraso parabéns

pelo seu dia.

Multas de trânsito viram advertência

UTILIDADE PÚBLICA

Com o novo Código de Trânsito Brasileiro, infrações leves ou médias sem reincidências dentro de um ano se tornam apenas advertência

E

m vigor apenas há

um mês e meio, o novo CTB, Código de Trânsito Brasileiro, pro-moveu muitas alterações e os motoristas ainda desco-nhecem algumas delas.

Dando sequencia a sé-rie de matérias que o jor-nal Regiojor-nal News está elaborando sobre o tema, nesta edição vamos publi-car sobre multas que serão transformadas em adver-tência. Todas as alterações foram promovidas pela Lei nº 14.071, de 13 de outu-bro de 2020.

A partir do novo CTB, infrações leves ou médias

sem reincidências dentro de um ano se tornam ape-nas advertências. A regra

da conversão da multa em penalidade de advertência por escrito não dependerá

mais da decisão da autori-dade de trânsito, como era antes.

Multas de natureza leve

• Parar em faixa de pedestre;

• Estacionar em acostamentos;

• Parar nos canteiros centrais e divisores de pista de rolamento;

• Parar na calçada;

• Parar nas ilhas ou refúgios;

• Parar em desacordo com as posições estabelecidas no CTB;

• Estacionar ou parar afastado da guia da calçada (meio-fi o) de 50cm a 1m;

• Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança;

• Fazer ou deixar que se faça reparos no veículo na via pública — exceto nos casos que houver impedimento absoluto da remoção do automóvel, estando ele devidamente sinalizado;

Multas de natureza média

• Exceder a velocidade limite em até 20%; • Estacionar na contramão;

• Utilizar o veiculo para arremessar água e detritos nos pedestres;

• Atirar do veículo objetos ou substâncias; • Abandonar na via objetos ou substâncias;

• Não remover o veículo do local em caso de acidentes sem vítimas;

• Ter o veículo imobilizado na via por falta de combustível; • Estacionar junto ou sobre um hidrante de incêndio ou tampa de poço;

• Estacionar em esquinas e a menos de 5m do alinhamento da via transversal;

• Estacionar em desacordo com as posições estabelecidas no CTB;

• Estacionar em guia de calçada rebaixada destinada à entrada/saída de veículo;

(5)

Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público com pedido de condenação pela prática de atos de improbidade administrativa

Justiça bloqueia bens de Kiko Celeguim

DECISÃO

O

ex-prefeito de

Franco da Rocha, Kiko Celeguim, que enfrenta problemas com o Tribunal de Contas, teve seus bens bloqueados pela Justiça. Ele responde por uma Ação Civil Públi-ca ajuizada pelo Ministé-rio Público com pedido de condenação pela prática de atos de improbidade admi-nistrativa.

De acordo com o Tri-bunal de Justiça, Kiko violou frontalmente os princípios da moralidade, legalidade e impessoali-dade ao editar o Decreto nº 2.599/2017) e atuar com desvio de finalidade em favor de uma empresa do ramo imobiliário inte-ressada em uma área da cidade.

Segundo consta no processo, a pessoa jurí-dica recorreu à Admi-nistração Pública, que às pressas editou a Lei Com-plementar nº 281/2017 autorizando o pagamento

das indenizações por par-ticulares. Para a Justiça, a conduta do ex-prefeito alterando leis para de-clarar utilidade pública à implantação de um siste-ma de via pública foram absolutamente ilegais e imorais.

Uma advogada de Franco da Rocha ouvi-da pelo jornal Regional News resumiu a situa-ção da seguinte maneira: “Existia uma negociação em andamento entre duas empresas. Como não hou-ve acordo, uma delas re-correu ao Kiko que editou uma lei complementar autorizando o pagamento de indenização por parti-culares de desapropriação de área. Seis dias depois, a prefeitura expediu um decreto expropriatório e o valor da indenização (R$ R$117.820,91) foi depositado por uma das interessadas que também pagou pelo laudo de ava-liação. O município então

ajuizou Ação de Desapro-priação da Área na 2ª Vara de Franco da Rocha e

nes-te processo obnes-teve a posse para destinação pública. Essa desapropriação

be-neficiou de forma direta a compradora, mesmo o terreno não tendo a fina-lidade pública”.

Por conta das ações de Kiko Celeguim e demais envolvidos, o Ministério Público pediu o bloqueio dos bens dos requeridos e posterior pagamento dos danos. O ex-prefeito já

recorreu na decisão, mas teve seus pedidos nega-dos. Realizou interposi-ção de embargos que será julgado pelo Tribunal de Justiça.

Kiko Celeguim foi procurado pelo jornal Regional News, mas não encaminhou resposta até o fechamento da matéria.

REPRODUÇÃO

Parte do processo que é público relata as ações consideradas ilegais por Kiko Celeguim ex-prefeito de Franco da Rocha

VÍNCULO

Nazista relata emprego na Melhoramentos

Dando sequência na série de matérias sobre a história que poucos co-nhecem da Companhia Melhoramentos, com sede em Caieiras, nesta sema-na vamos reproduzir uma das matérias publicadas pelo jornal Folha de SP em 2004 que mostram li-gações do médico nazista Josef Mengele, um dos criminosos de guerra mais procurados da história, com a empresa caieirense.

Em ao menos duas cartas escritas no início dos anos 70, o médico na-zista Josef Mengele, então escondido no Brasil, vol-ta confirmar seu vínculo com a Companhia Melho-ramentos, tanto emprega-tício, quanto de abrigo.

Com o título “Men-gele tentou publicação de livro na década de 70”, o periódico revela trechos da conversa amigo austrí-aco Wolfgang Gerhard.

Em trechos das cartas que a Folha de SP publi-cou Megele faz referência a manuscritos que teria enviado a uma editora por meio do amigo aus-tríaco Wolfgang Gerhard. Gerhard, conforme es-creve Mengele em 1974, seria o responsável por negociar a publicação dos escritos com a editora Stocker-Verlag, da cidade austríaca de Graz, onde Gerhard morava.

Em outra carta, escrita dois anos antes, o médico diz ter terminado "um

ter-ceiro capítulo" e agradece por um cheque recebido - sem deixar claro que a quantia fora dada como pagamento por alguma publicação. No texto, dá pistas de que usaria pseu-dônimo.

Mengele não deixa claro a qual estilo literá-rio se dedicava. Porém, em uma carta escrita a Gerhard, em 1972, o mé-dico alemão fala de sua "veia de poeta". Ele con-ta ao austríaco que fora demitido da fábrica de papel Melhoramentos, em Caieiras (SP), onde morava. Sua ideia era dedicar o tempo livre e a tranquilidade financeira à literatura. Pretendia testar a qualidade de sua escrita, mas tinha dúvidas sobre sua capacidade efetiva de produzir no ócio.

Na mesma carta, Men-gele, que foi fugitivo por 34 anos (19 dos quais vi-veu no Brasil), diz que a mudança decorrente da perda do emprego atrapa-lharia sua produção textu-al. "Para outra pessoa, se-ria a coisa mais natural do mundo. Para mim, diante de minha sensibilidade pessoal, é simplesmente terrível”, escreveu sobre sua demissão da Compa-nhia Melhoramentos.

O que diz a

Melhoramentos

A Melhoramentos es-clarece que, em 2004, quando o jornal Folha de

S. Paulo publicou a ma-téria sobre Josef Men-gele, o único registro de emprego encontrado pela Polícia Federal que inves-tigou o caso foi uma car-teira de trabalho expedida em nome de Wolfgang Gerhard, amigo austríaco

de Mengele. Nela, a única empresa mencionada era a Oficina de Soldas Erich Lessmann. O jornal Folha de S. Paulo inclusive pu-blicou o posicionamento oficial da Melhoramentos sobre a não existência de vínculo na ocasião.

Cartas escritas por Josef Megele mostrando relação com a Melhoramentos foram reproduzidas pelo jornal Folha de SP

(6)

Ter um animal de estimação em casa, quando se tem filhos pequenos, parece ser tarefa difícil para mui-tos pais. O receio da re-lação entre as crianças e os pets, assim como o aumento de gastos e responsabilidades, pode significar uma barreira na decisão de ter gato, cachorro ou qualquer outro animal. No entanto, es-pecialistas afirmam que o rela-cionamento das crianças com os animais é benéfico e pode até ajudar no desenvolvimen-to social dos pequenos.

Especialistas explicam que a garotada que convive com animais de estimação costuma expressar afetividade mais fa-cilmente e aprende mais sobre regras de convívio, respeito e

sobre a importância de cuidar do outro. As crianças desen-volvem mais rápido as noções de companheirismo e respon-sabilidade com aqueles que dela dependem. Aprendem a respeitar os horários de ali-mentação, passeios, necessi-dades fisiológicas, como sono, urinar e defecar. Por isso, além do animal de estimação ser um amigo de brincadeiras para os pequenos, ele pode ajudar na formação delas.

Os pets e as crianças

Conhecendo as infrações

A planta pau tenente ou quina é popularmente usada na medicina popular devido suas propriedades antiespasmódica, aperien-te, depurativa, digestiva, estomacal, febrífuga e vermífuga. Abastado em substâncias adstringentes, esta erva consegue lim-par a gordura contida no sangue. A ação, além de ajudar na perda dos quilos indesejados, ainda comba-te o mau colescomba-terol, trata a anemia e melhora o siste-ma cardiovascular. Embo-ra comumente conhecida como um remédio natural que auxilia no emagreci-mento, seu chá ajuda em casos de diarreias, pro-blemas gastrointestinais e

parasitas intestinais. Uma das característi-cas das substâncias desta erva é aumentar as secre-ções estomacais e intes-tinais, ação que facilita e acelera a digestão e ain-da melhora o movimento peristáltico do intestino e aumenta o volume do bolo fecal, combatendo a constipação. Tem ainda a capacidade de fortalecer o sistema hepático, com-bater cólicas uterinas e in-testinais, tratar infecções e diminuir a febre.

Em todos os casos, pede-se para seguir as orientações de um espe-cialista antes de fazer uso do pau tenente para fins medicinais.

Há uma série de infra-ções que os motoristas po-dem cometer sem saber que elas existem. Quando se usa o triângulo ou outros objetos, como cones, galhos de árvore, para sinalizar um acidente ou avaria, deve-se retirá-los as-sim que o problema for resol-vido, sob risco de ser autuado. Parar à noite para embarque e desembarque requer que a luz de posição, a popular luz de lanterna, fique acesa. Até

deixar vazio o reservatório do limpador de para-brisa é infração, pois ele é item de segurança e a falta de água configura que o item está ino-perante.

O Código de Trânsito também não permite levar produtos perigosos em car-ros de passeio e comerciais leves. Isso inclui até galões com combustível, com ex-ceção das embalagens de 1 litro, por exemplo, frascos de álcool de farmácia, acompa-nhando o passageiro. Por-tanto é proibido transportar combustível a granel e até mesmo um simples botijão de gás dentro do seu carro. Ouvir som alto também é uma infração.

Profiteroles

Ingredientes

Massa: 1 xícara (chá)

de água, 3 colheres (sopa) de manteiga, 1 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (chá) de açúcar, 1 colher (café) de sal, 4 ovos e manteiga e farinha de trigo o quanto baste para untar.

Calda: 170 g de

cho-colate ½ amargo picado, ½ xícara (chá) de creme de leite fresco, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 co-lher (sopa) de açúcar e 1 colher (chá) de conhaque.

Recheio: 500 ml de

sorvete de massa, o sabor que desejar.

Modo de preparo:

coloque a água, a mantei-ga, o açúcar e o sal numa panela médio e leve ao fogo baixo. Misture bem até ferver. Retire a panela do fogo e acrescente toda a farinha de uma vez e mexa. Volte a massa ao fogo bai-xo mexendo sempre, por 5 minutos. Retire do fogo e transfira a massa para a batedeira e bata em velo-cidade alta por 3 minutos. Acrescente os ovos, um a um, esperando 30 se-gundos entre cada adição. Coloque a massa dentro de um saco de confeitar com bico liso e faça bolinhas em uma assadeira untada com manteiga e farinha, deixan-do um espaço entre elas. Leve ao forno pré-aquecido e asse-as até que comecem a dourar e que estejam cozidas. Retire do forno e reserve. Em uma panela acrescente o creme de leite e leve ao fogo baixo para esquentar. Antes de ferver, desligue e acrescente o chocolate picado, a mantei-ga, o açúcar e o conhaque. Misture bem até que fique um creme. Monte os profi-teroles abrindo-os ao meio com uma faca e recheando com o sorvete. Coloque-os em uma taça grande, cubra com a calda de chocolate e sirva em seguida.

Quando a

noite cai

Briana Pinheiro sabe que não é a pessoa mais sortuda do mundo. Sempre que ela está por perto algo vai mal, especialmente no trabalho. Por isso é tão difícil manter um emprego. E a garota re-almente precisa de grana, já que a pensão da família não anda nada bem. Mas esse não é o único motivo pelo qual Briana anda perdendo o sono. Quando a noite cai e o sono vem, ela é transporta-da para terras distantes: um mundo com espadas, caste-los e um guerreiro irlandês que teima em lhe roubar os sonhos e o coração.

Depois de ser demitida, pela terceira vez no mês, ela reúne coragem e esperanças e sai em busca de um novo trabalho, e consegue uma vaga em uma empresa em que seu novo chefe é exata-mente igual ao guerreiro dos seus sonhos. Enquanto tenta manter a má sorte longe do escritório, Briana acaba por misturar realidade e fantasia e se apaixona pelo belo, ir-resistível e enigmático chefe. Porém, seu conto de fadas está em risco e que talvez nem mesmo o amor verda-deiro seja capaz de triunfar.

Quando A Noite Cai Carina Rissi Verus (Interaja)

A palestra

Um bêbado é abordado pela polícia às 3 da manhã:

- Posso saber aonde vai a esta hora?

O bêbado responde: - Seu ‘polícia’ eu vou a uma palestra sobre o abuso de álco-ol e seus efeitos letais, o mau exemplo para os filhos, as con-sequências para a família, bem como o problema que causa na economia doméstica, além de ser uma irresponsabilidade absoluta.

O policial, diante de tanta informação, pergunta:

- Sério? E quem vai dar essa palestra a esta hora da madrugada?

- Minha mulher... Assim que eu chegar em casa.

Blefaroplastia

A blefaroplastia é uma ci-rurgia plástica que melhora o aspecto das pálpebras supe-riores e infesupe-riores, eliminando bolsas de gordura, flacidez e com isso rejuvenescendo a região em torno dos olhos. O procedimento também pode ser feito para remoção de xantelasmas, pequenas bolinhas de colesterol que se formam, principalmente, nas pálpebras, além de rugas na pálpebra inferior.

A cirurgia dura por volta de uma hora, e é realizada com anestesia local. O pós--operatório requer repouso de uma semana até a retirada dos pontos e uso de óculos escuros. Compressas geladas feitas com água e gaze aju-dam a reduzir o inchaço da região. A cicatriz é discreta, pois fica localizada exata-mente na dobra da pálpebra superior, porção que fica es-condida quando o olho está aberto, e bem embaixo dos cílios inferiores, no caso da pálpebra de baixo ou ainda dentro da conjuntiva, parte de dentro dos olhos. Na pri-meira semana já é possível ver os resultados, mas eles se tornam mais evidentes depois que diminui o inchaço. Nelson de Souza Lima

Para aqueles que insistem em dizer que o rock tá morto ou em estado terminal mais um lançamento provando o contrário. Os responsáveis são nossos velhos conhecidos dOs Catalépticos. Os curitibanos voltam em grande estilo com “Hungry For Meat Thisty For Blood”, Neves Records, que além das plataformas digitais ganhou mídia física em vinil 10 polegadas. Detalhe, a bolachi-nha sai como item de colecio-nador, pois foram prensadas apenas 275 cópias em vinil púrpura.

A trajetória dos caras co-meçou na capital paranaense em 1996. Com seu psycho “horror” billy o trio, forma-do por Dr. Gus Tomb (Coff In Baixo), Mutant Cox (bateria/ voz) e Vlad (guitarra/voz) teve algumas idas e vindas até se reagrupar em 2017 e literal-mente tocar o terror.

Segundo Gus Tomb o novo álbum é um marco na história do grupo. “Era fundamental

fazermos esse lançamento. Tínhamos muita gana em pro-var, até para nós mesmos, que a gente podia fazer isso. Tra-balhar em músicas novas sem perder nossa essência, nossa origem. Não nos interessava virar uma banda cover de nós mesmos. Quanto ao formato, o vinil, hoje em dia nem pen-samos em lançar algo diferen-te disso”, afirma. Dividido nos lados Blood (sangue) e Flesh (carne) o disco traz as inéditas “Hungry For Meat, Thisty For Blood” e “Death March”, além das antigas “Death Train”, “Psychopath Fever”, “Freaks!” e “Brand New Cadillac”. As quatro do lado Flesh foram gravadas ao vivo em fevereiro de 2020, durante o Psychocar-nival, no Joker’s Pub em Curi-tiba. Logo em seguida veio a pandemia e estragou tudo. Outra prova do quanto os Ca-talépticos estão com sangue nos olhos, famintos, sedentos e que são uma banda de res-peito. Para conferir o trampo dos caras: www.facebook. com/oscatalépticos

C

ultura Musical

R

eceita

L

ivro

H

umor

B

eleza

Um santo pau tenente

Famintos e sedentos

Tom: D

[Solo] G D Bm Em G A D G D Em

Ei, é com você mesmo que quero falar A

Pare agora aí onde você está D G

Por favor escute o que vou dizer Em

Ei, eu não te conheço meu querido irmão A

Mas o Deus que sonda a mente e o coração D D7

Me mandou aqui pra falar com você G D

Para começar, não diga mais que é apenas pó A

Que até de um grão de areia você é menor D D7

Você vale muito, vale mais que isso G D

O seu valor excede toda prata, ouro e diamante Bm Em

Irmão você esquece o quanto é importante G A D A

A sua vida vale o Sangue de Cristo D D7 G

Você é a semelhança pura de nosso Deus vivo A

Eu olho no seu rosto e posso ver o brilho D G

Você foi escolhido pra ser sal e luz D D7 G

Você é um projeto santo de um Deus fiel A

Filho de jeová e herdeiro do céu G A D A

Irmão meu e de Jesus

Em A D

Meu irmão você parece tanto com homem da cruz Em A D

Meu irmão na sua veia corre o sangue de Jesus

M

úsica Cifrada

B

icho

C

arro

Você Vale Muito

(Wellinson e Ivania)

reprodução reprodução reprodução reprodução reprodução

(7)

Faço saber que pretendem se casar e apresentaram os do-cumentos exigidos pelo Artigo 1525 do Código Civil Brasileiro:

MICHEL VILELA DA RO-CHA e MAIRIARA BARBOSA DOS SANTOS, sendo o preten-dente: nacionalidade brasileiro, solteiro, professor de educação física, nascido em São Paulo - SP, aos 06/09/1989, residente e domiciliado Rua Pavão, nº 165, Portal das Laranjeiras, Caieiras - SP, filho de MARCOS ANTÔ-NIO DA ROCHA e de IVONETE VILELA DA ROCHA; e a preten-dente: nacionalidade brasileira, solteira, auxiliar de produção, nascida em Franco da Rocha - SP, aos 08/03/1991, residente e domiciliada Rua Cotia, nº 32, Jardim Santa Filomena, Franco da Rocha - SP, filha de NEL-SON LÉRIAS DOS SANTOS e de AUREA MARIA BARBOSA DOS SANTOS. R38,00

GUILHERME SOARES DA SILVA e GRAZIELLI DORIGO CANADO, sendo o pretenden-te: nacionalidade brasileiro,

solteiro, operador de máquinas, nascido em Caieiras - SP, aos 17/12/2001, residente e domici-liado Rua Eva, nº 148, casa III, Vera Tereza, Caieiras - SP, filho de DAVID CALIXTO DA SILVA e de IRACI SOARES PEREIRA DA SILVA; e a pretendente: na-cionalidade brasileira, solteira, auxiliar de sala, nascida em Caieiras - SP, aos 14/04/2000, residente e domiciliada Rua Eva, nº 175, Vera Tereza, Caiei-ras - SP, filha de MARCIO CA-NADO e de LEONTINA DORI-GO CANADO. R38,00

CLAUDINEI FERNANDES PEDROSO e ANTÔNIA MARIA GOMES DE QUEIROZ, sendo o pretendente: nacionalidade brasileira, divorciado, prensis-ta, nascido em Caieiras - SP, aos 21/06/1973, residente e domiciliado na Rua José Failla-ce, nº 316, Vila dos Pinheiros, Caieiras - SP, filho de APA-RECIDO TEODORO PEDRO-SO e de LUZIA FERNANDES PEDROSO; e a pretendente: nacionalidade brasileira, sol-teira, do lar, nascida em São

Bernardo - MA, aos 12/11/1973, residente e domiciliada na Rua José Faillace, nº 316, Vila dos Pinheiros, Caieiras - SP, filha de ALDI BARRÔZO DE QUEI-ROZ e de NILZA LUÍS GOMES. R38,00

LEONARDO HENRIQUE BARICHELLO e FERNANDA DOS SANTOS RODRIGUES, sendo o pretendente: nacio-nalidade brasileiro, divorciado, ajudante, nascido em Caieiras - SP, aos 22/10/1985, residente e domiciliado Rua Edmur Ma-tiazzo, nº 108, Vila Gertrudes, Caieiras - SP, filho de NILSON RONALDO BARICHELLO e de CLEIDE BUENO BARI-CHELLO; e a pretendente: na-cionalidade brasileira, solteiro, do lar, nascida em Caieiras - SP, aos 31/03/1992, residente e domiciliada Rua Edmur Ma-tiazzo, nº 198, Vila Gertrudes, Caieiras - SP, filha de LUIZ CARLOS RODRIGUES e de LUCIANA LEME DOS SAN-TOS. R38,00

LUIZ PAULO DA SILVA e

JANETE BEZERRA DA SILVA, sendo o pretendente: naciona-lidade brasileiro, divorciado, revestidor senior, nascido em Santos - SP, aos 26/03/1963, residente e domiciliado na Rua José Bertti, nº214, Vila Rosina, nesta cidade, filho de SEVERI-NO PAULO DA SILVA e de LIN-DALVA PASTOURA DA SILVA; e a pretendente: nacionalidade brasileira, solteira, prendas domésticas, nascida em Inajá - PE, aos 30/12/1977, residen-te e domiciliada na Avenida do Manacá, nº1010, casa II, Jar-dim Primavera, Mauá-SP, filha de JOSÉ LUIZ DA SILVA e de SEBASTIANA BEZERRA DA SILVA. R38,00

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na for-ma da Lei.

Lavro o presente, que afixo no lugar de costume e publico pela Imprensa Local.

Caieiras, 28 de abril de 2021.

O Oficial Interino: RODOL-FO SORIA DE SOUZA.

EDITAIS DE PROCLAMAS

(Nascimentos, casamentos, óbitos, procurações, reconhecimento de firmas, autenticações, registro de livros comerciais, escrituras, etc.)

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIÃO DE NOTAS

DO MUNICIPIO DE CAIEIRAS

(8)

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho teve por objetivo o estudo da dimensão das doenças crônicas, especificamente o diabetes mellitus, visando à elaboração de um modelo de processo

Segundo matéria do portal G1 (2014), tudo começou com uma postagem em uma página no Facebook chamada Guarujá Alerta 9 que publicou um retrato falado de uma mulher, o qual

3.1 As inscrições para o Processo Seletivo de candidatos ao Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária, para o Período Letivo

3.1 As inscrições para o Processo Seletivo de candidatos ao Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Saúde Animal e Coletiva, para o Período

Atividades Complementares: de acordo com a regulamentação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFRGS (Resoluções CEPE nº 24/2006, nº 50/2009 e nº 20/2010), e

1º O presente Regulamento fixa diretrizes e normas básicas para o funcionamento do estágio curricular obrigatório e não obrigatório do curso de Bacharelado

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial