• Nenhum resultado encontrado

Feira Setecentista Santo Antão do Tojal Normas de Participação Artesãos e Mercadores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Feira Setecentista Santo Antão do Tojal Normas de Participação Artesãos e Mercadores"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Feira Setecentista

Santo Antão do Tojal 2015

Normas de Participação

Artesãos e Mercadores

A elaboração das presentes normas tem como objetivo a maximização do enquadramento histórico de um mercado de época, bem como o estabelecimento de regras claras de participação por parte de artesãos e mercadores.

1. Objetivos gerais São objetivos da Feira:

• A promoção de iniciativas de carácter cultural, turístico e lúdico, que permitam consolidar e fidelizar públicos e hábitos culturais.

• A divulgação e revitalização das atividades artesanais, nomeadamente no que diz respeito à recriação de artes e ofícios e de outras atividades próprias da época setecentista.

• A valorização do artesanato regional e nacional.

2. Local: Largo Monumental em Santo Antão do Tojal.

3. Data: 26 e 27 de setembro de 2015.

4. Entidade responsável

A Feira Setecentista é um evento organizado pela Câmara Municipal de Loures em parceria com a Junta de Freguesia de Santo Antão e S. Julião do Tojal, onde se pretende recriar um ambiente característico e semelhante ao reinado de D. João V, no séc. XVIII.

5. Período, horário de montagem e desmontagem.

a) O horário de montagem da Feira Setecentista será no dia 26 de setembro de 2015 entre as 10h00 e as 13h00.

b) O horário de funcionamento da Feira Setecentista será: Dia 26 de setembro das 14h00 às 24h00.

(2)

c) Durante o período de funcionamento os espaços têm que estar abertos ao público ininterruptamente e a funcionar em pleno, não sendo permitido desocupar as bancas antes da citada hora sob risco de penalização em futuras feiras.

d) O horário de desmontagem será do dia 27 de setembro a partir das 20h00.

6. Inscrições

a) A inscrição do(a) artesão (ã) /mercador é gratuita, não é permitido ceder a qualquer título oneroso ou gratuito o direito de ocupação, obrigando-o(a) à aceitação declarada e tácita de todos os pontos das Normas de Participação.

b) Todos os participantes deverão estar trajados de acordo com a época setecentista (anexo II).

c) A inscrição (anexo I) deverá ser realizada de 01 a 30 de agosto, na sede da Junta em Santo Antão ou na delegação de São Julião do Tojal. Todas as candidaturas serão avaliadas, segundo o enquadramento na época que se pretende recriar . Será confirmada a participação no evento;

d) Compete a cada participante o cumprimento de todas as obrigações legais que respeitem a sua atividade, incluindo as de natureza fiscal, declinando a Autarquia qualquer responsabilidade a este título.

7. Recinto

a) A distribuição das bancas e tendas, no recinto, será responsabilidade da empresa de animação contratada. Os participantes poderão trazer a sua tenda, devendo apresentar foto da mesma, afim desta ser aprovada pela Edilidade.

b) As bancas e tendas deverão ser montadas conforme horários e datas de montagem. Quem trouxer tenda própria deverá proceder à montagem a partir das 10h00.

c) A identificação do espaço deve ser feita através de materiais como papel pardo, lousa, tecido ou madeira, de forma a se enquadrar no ambiente setecentista pretendido.

d) Será fornecido apoio na decoração das bancas para que todas estejam de acordo com o ambiente da época que se pretende recriar.

8. Propaganda

É expressamente proibido aos participantes fazerem propaganda sonora no recinto, bem como, utilizarem aparelhagem própria para música ambiente na própria banca.

(3)

É igualmente proibido a utilização e afixação de cartazes ou publicidade exceto na identificação do espaço e de acordo com o descrito no ponto 7.

9. Segurança

Quaisquer danos provocados por condições climatéricas, roubos ou outros, não serão da responsabilidade da organização. Aconselha-se aos participantes a elaboração de um seguro.

10. Normas de Segurança e de Higiene dos Géneros Alimentares

Todos os participantes deverão respeitar a legislação vigente sobre direitos do consumidor e os que comercializam e utilizem géneros alimentícios, deverão cumprir os Cuidados de Higiene do Gabinete Médico Veterinário da Edilidade (CM Loures), bem como, o Regulamento (CE) 852/2001 de 29 de Abril de 2004.

11. Deveres e obrigações dos participantes São deveres e obrigações dos participantes:

a) Comercializar produtos tendo em conta os seguintes aspetos: • Utilização de materiais e técnicas da época;

• Cópias dos objetos utilizados na época; • Objetos inspirados na época em questão;

b) Os artesãos/mercadores são responsáveis pelas peças ou produtos apresentados, bem como pelos materiais que os acompanham;

c) Durante o período de realização da Feira Setecentista os participantes só podem vender ou produzir exclusivamente as matérias e os produtos que tiverem sido mencionados na ficha de inscrição e aprovados pela organização;

d) Os participantes devem sujeitar-se a ações de avaliação e supervisionamento por parte da organização;

e) A equipa de avaliação e supervisionamento reserva-se o direito de confiscar os materiais e produtos que não tenham sido aprovados pela organização, e que consequentemente não se ajustem aos objetivos do evento;

f) Comparecer devidamente trajados nas bancas que lhes tenham sido atribuídas com a antecedência mínima de 30 minutos sobre a hora de abertura ao público do evento;

g) Respeitar as instruções legítimas que lhes sejam transmitidas pelos funcionários dos organizadores devidamente identificados;

(4)

i) Devolver aos organizadores em bom estado de conservação e limpeza as bancas e os espaços cedidos.

j) Devolver aos organizadores no final do evento os trajes que lhe tenham sido disponibilizados nas mesmas condições em que estes lhes foram entregues.

12. Deveres e Organização a) Atribuição do espaço;

b) Instalação da rede elétrica de suporte com apoio técnico durante o evento; c) Limpeza do recinto da feira;

d) Animação;

e) Segurança do espaço; f) Divulgação.

13. Proibições

Não será permitida a venda e utilização dos seguintes produtos:

a) Frutos tropicais, bananas, ananás, mangas, kiwi, pera abacate, anona, etc; b) Aparelhos elétricos ou a gás desde que se encontrem à vista do público; c) Recipientes de plástico;

d) Corda de nylon, elásticos, fita gomada, pionés.

Não será permitido:

a) Utilização de relógios de pulso;

b) Utilização de piercings e tatuagens visíveis;

c) A utilização de fios, colares e brincos deverá ser modesta e adequada à época; d) Utilização de garrafas de plástico, latas, garrafões de plástico;

e) Consumir gelados, batatas fritas; f) Utilização de calçado desportivo; g) Utilização de telemóveis;

h) Óculos de sol; i) Pastilhas elásticas.

14. Guarda-roupa

Todos os participantes devem de estar devidamente trajados de acordo com a época (primeira metade do séc. XVIII - reinado de D. João V) e com a sua categoria social ou profissional.

(5)

No caso de os participantes terem roupa própria devem de enviar uma foto da mesma com a ficha de inscrição a fim de ser aprovada pela organização.

No caso de não terem roupa, a empresa de animação disponibiliza aos participantes um figurino completo (excluindo o calçado) até ao limite existente.

15. Tendas e Bancas

a) A Feira Setecentista possui características especiais na medida em que se trata de uma feira temática, que se pretende de cariz setecentista. Neste sentido, não deve ser interpretada como uma habitual feira de artesanato.

b) Os participantes com tenda própria deverão anexar foto da mesma à ficha de inscrição com indicação das dimensões.

c) A organização da feira setecentista disponibiliza aos participantes que não tenham tenda própria, bancas em madeira com 1mx1m aproximadamente até ao limite existente.

d) As bancas não possuem iluminação, como tal deverão trazer extensões elétricas e iluminação própria, que deverá ser discreta.

16. Aceitação das Normas

a) O envio da Ficha de Inscrição implica a aceitação das normas de participação.

b) O incumprimento das obrigações assumidas determinará a extinção do direito de participação. Este processo decorrerá da seguinte forma:

1º) Chamada de atenção;

2º) Exclusão imediata do evento;

3º) Extinção da possibilidade de participação em edições futuras.

17. Funcionamento

a) A participação neste certame implica a aceitação das presentes Normas; b) Os casos omissos são decididos pela organização;

c) A organização não se responsabiliza por qualquer dano material ou físico que ocorra durante a “Feira Setecentista”.

(6)

Anexo&I.& & Ficha&de&Inscrição& & Nome:&______________________________________________________________________________________& & Morada:& ____________________________________________________________________________________________& & Código;Postal:& ____________________________________________________________________________________________& & Contato&Telefónico&(móvel&/&fixo):& ____________________________________________________________________________________________& & E;mail:& ____________________________________________________________________________________________& & Site/&blog/&facebook:& ____________________________________________________________________________________________& & Tipo&de&Trabalho&a&apresentar&no&certame&“Feira&Setecentista”&(enviar&fotos):& ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________& ____________________________________________________________________________________________& & Nº&Carta&de&Artesão:&____________________________& & Nº&Unidade&Produtiva&Artesanal:&_________________& & Possui&traje&da&época&Setecentista:&Sim____&Não____&&(se&sim&enviar&fotografia)& & & Li,&compreendi&e&aceito&as&Normas&de&Participação&da&Feira&Setecentista&2015:& & ____________________________________________________________& (assinatura)& & & A&preencher&pela&organização:& & & Data&de&Inscrição&_____/_____/_______&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&Rúbrica:&______________________________&

(7)

Anexo II.

(8)

Declaração de compromisso para exploração de espaços

(nome do responsável)

______________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

__, em representação da firma (quando se

aplicar)____________________________________________,

portador de BI/CC/Passaporte nº ____________________________________, do qual junta fotocópia,

Declara, para todos os efeitos, que se compromete a explorar o espaço que lhe venha a ser atribuído na Feira Setecentista de Stº Antão do Tojal 2015, respeitando: as regras constantes nas normas de participação, de cujo conteúdo tomou conhecimento e a legislação aplicável à atividade exercida, nomeadamente em matéria de instalações, equipamentos e funcionamento do estabelecimento/ espaço.

Data ______ de __________________ de 2015

______________________________________________ (assinatura original)

Referências

Documentos relacionados

◯ b) Outras empresas, que os utilizam em seus próprios processos produtivos SOC 41.1 Se SIM para a PERGUNTA 41 alternativa (a) , em relação aos processos judiciais ou

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Estes autores citam que algumas ideias que apareceram no passado e inclusive propostas atualmente no Brasil, como a de que o sistema de capitalização é sempre mais

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Os servic;os de revisao deverao ser rea li zados somente nas concessionarias autorizadas pelos fabricantes, caso contrario, os veiculos perderao a garantia. de