• Nenhum resultado encontrado

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio Estado do Espírito Santo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio Estado do Espírito Santo"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1. Introdução

Dentre os diversos problemas ambientais existentes no mundo, a questão dos resíduos sólidos é uma das mais preocupantes, pois durante a sua decomposição, emitem gases e liberam substâncias que podem afetar a saúde do homem e causar impactos extremamente negativos ao meio ambiente, especialmente no que diz respeito às águas superficiais e subterrâneas, e à qualidade do ar e do solo (Azevedo, 1996; Felix, 2007).

O problema do lixo está intimamente relacionado ao atual modelo de sociedade, que une um acentuado crescimento demográfico nos centros urbanos ao consumismo desenfreado. Diariamente, a mídia nos bombardeia com propagandas que nos incentivam a consumir cada vez mais, adquirindo coisas que são desnecessárias no nosso cotidiano e que, mais cedo ou mais tarde, acabam indo para o lixo. A busca pelo prático e moderno faz com que a nossa sociedade consumista opte por produtos descartáveis e/ou com embalagens individuais, o que representa muita embalagem para pouco produto (Felix, 2007, Engemab, 2012).

Depois de utilizados, os produtos e suas embalagens são, na maioria das vezes, descartados de forma inadequada. Assim, a maior parte dos produtos que poderiam ser reaproveitados, é inutilizada, ocupando espaço em lixões e aterros sanitários ou controlados (Azevedo, 1996).

1.1. Histórico dos Resíduos Sólidos Urbanos em Afonso Cláudio

O Município de Afonso Cláudio teve, por muitos anos, um lixão como espaço destinado à deposição final de seus resíduos sólidos. Localizado muito próximo ao centro urbano e constituindo-se em uma atração constante de vetores, o lixão trazia ao município grandes problemas ambientais, estéticos e de saúde, além de consistir em habitação e sobrevivência de famílias inteiras.

A fim de erradicar esses problemas, em 2002, foi inaugurado, no Município de Afonso Cláudio, um aterro sanitário, com a pretensão de confinar os resíduos sólidos gerados em todo o município à menor área possível, em células impermeabilizadas, e cobri-los, ao final de cada

(2)

jornada de trabalho, com uma camada de terra. Dessa forma, o mau cheiro, a proliferação de vetores e a lixiviação do chorume foram minimizados e os resíduos sólidos passaram a ser mais bem controlados no que diz respeito à sua qualidade, quantidade, e destinação final de cada tipo de resíduo em células específicas.

O aterro sanitário do município de Afonso Cláudio foi construído com a pretensão de servir ao município durante quinze anos, porém, em 2007, o aterro já não possuía mais estrutura para continuar recebendo o lixo gerado em Afonso Cláudio, e o empreendimento precisou ser embargado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – IEMA. Sem um local adequado para continuar depositando os resíduos gerados no município, a Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio precisou contratar uma empresa privada que ficasse responsável pelos serviços de transporte e destinação final dos resíduos sólidos urbanos e dos resíduos de serviços de saúde. A Central de Tratamento de Resíduos Vila Velha Ltda. – CTRVV, foi a empresa que apresentou o menor preço no processo de licitação, atendendo o município de Afonso Cláudio no período de 2008 a 2010.

Em meados de 2009, a Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio retomou as obras do aterro, abrindo uma nova célula, e em 2010, com a assinatura de um novo Termo de Ajuste de Conduta (TAC), o aterro foi reativado, passando a denominar-se aterro controlado. Ao final de 2010, foi aberta a terceira célula do aterro, passando a receber os resíduos sólidos urbanos no início de 2011 e estando em funcionamento até hoje.

O aterro controlado do município de Afonso Cláudio está localizado na Estrada da Floresta, a três quilômetros do centro urbano da sede do município e, atualmente, está funcionando com uma média de seis funcionários. A terceira célula do aterro municipal está em fase final de sua vida útil. A Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio está novamente em fase de licitação para contratação de empresa especializada para transporte e destinação final de resíduos sólidos urbanos, e a partir de 2014, os resíduos gerados no município estarão sendo destinados ao aterro sanitário da empresa vencedora da licitação, enquanto aguardamos que o Programa Espírito Santo sem Lixão entre em vigor.

(3)

2. Justificativa

O município de Afonso Cláudio conta com sérios problemas relacionados à produção e destinação dos resíduos sólidos. Com base nos cálculos efetuados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com relação aos resíduos sólidos urbanos produzidos no município, apenas no período entre setembro de 2008 e fevereiro de 2010 (período em que os resíduos foram encaminhados para a CTRVV), a população produziu 3.607 toneladas de resíduos, o que custou para o município, para realizar o seu transporte e destinação final, o valor de R$ 484.095,15. Calculando a quantidade coletada dentro desses 18 meses, temos uma média mensal de 200,4 toneladas de resíduos, ou 6,680 toneladas por dia. Com o passar dos anos, a quantidade de resíduos recolhidos no município foi crescendo, chegando a 18 toneladas de resíduos por

dia em 2013.

Em meio aos resíduos coletados, encontra-se o lixo seco misturado ao lixo úmido, o que impossibilita o reaproveitamento dos materiais passíveis de reciclagem. O reaproveitamento desse material passa a ser, então, uma preocupação constante do município, pois gera renda para os catadores através da venda desse material e ainda reduz a quantidade de resíduos a ser transportada pela empresa de transportes e destinação final de resíduos a ser contratada pela Prefeitura, gerando economia de recursos.

Para que o reaproveitamento desse material seja viabilizado, faz-se necessário a implantação da coleta seletiva no município. A coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis que foram previamente separados dos resíduos comuns pela população. Ao tornar possível a reciclagem, permite-se que o vidro, o papel, o plástico e o metal existente nos objetos descartados sejam reutilizados na confecção de novos produtos.

A coleta seletiva do lixo em Afonso Cláudio não trará apenas ganhos ambientais e econômicos, mas também pedagógicos, ensinando aos habitantes de nossa municipalidade a tomarem uma nova postura em relação aos cuidados com o meio ambiente. O trabalho educacional é, sem dúvida, um dos mais urgentes e necessários meios para reverter essa situação, pois desperta o sentimento do poder de cada um para modificar o meio em que vive através de práticas sustentáveis, como a redução do consumo e a destinação correta dos resíduos sólidos

(4)

recicláveis. Abordar a problemática da produção e destinação final do lixo no processo de educação, fazendo com que o indivíduo se enxergue como o sujeito principal do problema é hoje um dos grandes desafios da gestão pública (Calderoni, 1996; Engemab, 2012).

É nesse contexto que se percebe a importância da atuação da Educação Ambiental junto à comunidade, cujo papel seria o de reaproximar os seres humanos da natureza, despertando uma maior responsabilidade e respeito dos indivíduos em relação ao meio ambiente. Por meio dessa nova concepção, a sociedade pode vir a se sentir mais determinada a modificar seus padrões de comportamento a fim de colaborar com a preservação e melhoria do meio em que vivem.

O presente Programa de Educação Ambiental pretende problematizar a geração de resíduos, e não apenas a sua disposição final. Por meio do programa, espera-se que o cidadão afonsoclaudense compreenda que existem limites para a disposição de resíduos, e que todos podemos ter uma vida confortável e saudável consumindo menos e respeitando os limites da natureza.

3. Objetivos

- Objetivo Geral

 Promover a sensibilização ambiental dos munícipes para a necessidade da mudança de hábitos, incentivando a redução, a reutilização e a reciclagem dos resíduos.

- Objetivos Específicos

Implementar a coleta seletiva de materiais recicláveis no município de Afonso Cláudio.

 Criar postos de entrega voluntária de óleo de cozinha usado para a destinação correta desse resíduo, através da produção de sabão;

 Sensibilizar a comunidade a reduzir a produção do lixo doméstico e comercial, através da redução do consumo de produtos descartáveis;

(5)

 Estimular a devolução de produtos tóxicos, como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e embalagens de agrotóxicos, nos comércios onde tais produtos foram adquiridos, para que sejam, posteriormente, descartados de forma correta pelos seus fabricantes;

 Incentivar a utilização de sacolas ecológicas no município;

4. Público Alvo

 Em um primeiro momento: Moradores do bairro da Grama.

 Em um segundo momento: Toda a população da sede do município de Afonso Cláudio.

 Em um terceiro momento: Toda a população do município de Afonso Cláudio, incluindo os distritos.

5. Realização

Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio, por meio das Secretarias Municipais de Obras, Meio Ambiente, Saúde, Educação e Ação Social.

6. Parcerias

 Associações de Moradores de Bairros

 Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL

 Câmara Municipal de Afonso Cláudio

 Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu

 Consórcio do Rio Guandu

 Cooperativa/Associação de Catadores de Materiais Recicláveis

(6)

7. Metodologia

- Apoio à criação de uma Cooperativa/Associação de Catadores de Materiais Recicláveis

O primeiro passo para a implantação da coleta seletiva no município de Afonso Cláudio é a formalização dos catadores de materiais recicláveis em forma de cooperativa/associação. Os sistemas convencionais de coleta seletiva, fundamentados exclusivamente na utilização das estruturas municipais, são normalmente muito onerosos. Por isso, a alternativa a ser adotada pela Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio é a utilização de Associação de Catadores, em substituição à mão-de-obra da Prefeitura no que diz respeito à coleta, triagem e venda do material reciclável. As possibilidades dessa utilização são múltiplas, podendo a responsabilidade da Administração Municipal, resumir-se à implantação de pontos de entrega voluntária, divulgação, orientação e cessão de terreno com galpão para armazenamento e equipamentos mínimos, como prensas, mesa de triagem, balanças, picotadeiras, dentre outros que possibilitem a separação e o enfardamento dos materiais. A Prefeitura dará todo o apoio necessário aos catadores do município, prestando-lhes assessoria técnica e jurídica para a realização de suas assembleias e registros em cartório, e no que diz respeito ao seu cadastramento no CadÚnico.

- Projeto Piloto

Inicialmente, a Prefeitura realizará um projeto piloto no bairro da Grama, a fim de testar a metodologia e corrigir os possíveis erros antes de ampliar o projeto para todo o município. Testada e aprovada a metodologia, os coletores serão instalados também nos demais bairros da sede do município, atendendo também a pedidos de empresas, instituições públicas, estabelecimentos comercias e outras entidades. Finalmente, o projeto será ampliado também para os distritos.

- Separação na fonte geradora

A coleta seletiva é baseada na separação dos resíduos passíveis de reciclagem na fonte geradora. A população deverá separar o lixo seco (papel, papelão, vidro, metal e plástico) do

lixo úmido (restos de alimentos, resíduos de banheiro, dentre outros materiais que não apresentam condições favoráveis à reciclagem) em suas residências e/ou local de trabalho.

(7)

- Distribuição dos Coletores

Os latões de lixo já existentes nas vias públicas serão adesivados como coletores de lixo úmido. Para o lixo seco, serão adquiridos novos latões, preferencialmente com tampa, que também serão devidamente adesivados. A população deverá depositar o lixo separadamente nos coletores de Lixo Seco e Lixo Úmido, que serão instalados pela Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio em diversos pontos da cidade, como escolas, vias públicas e praças públicas. Progressivamente, o número de latões poderá ser ampliado, até que se chegue à quantidade ideal em cada bairro/distrito, a fim de atender a toda a população com mais comodidade, o que poderá resultar em uma maior adesão da comunidade.

- Coleta dos materiais

O lixo úmido continuará sendo coletado todos os dias (segunda a sábado) pelo caminhão compactador da Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio, enquanto que o recolhimento do lixo seco será realizado inicialmente pelo carro de carroceria da Associação/Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, apenas no bairro da Grama, em uma frequência de duas vezes por semana, até o momento em que a Prefeitura adquirir um caminhão próprio para o recolhimento do lixo seco, momento em que a coleta seletiva será estendida para todos os bairros da sede e, posteriormente, para os distritos. Ao se estender o projeto a todo o município, a frequência do recolhimento do lixo seco passará a ser duas vezes por semana em cada bairro e uma vez por semana em cada distrito. Com o tempo, será estudada a necessidade de se modificar a frequência dessa coleta.

- Separação dos recicláveis

O lixo seco será transportado até a Unidade de Triagem, localizado na área correspondente ao Aterro Controlado Municipal, onde será feita a pesagem, triagem e venda dos materiais pela Associação/Cooperativa, garantindo assim que, além do benefício ambiental, a coleta seletiva gere emprego e renda.

(8)

- Divulgação

A Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação e Saúde realizarão ações de orientação e sensibilização dos moradores do município de Afonso Cláudio quanto à forma de se realizar a separação do lixo.

Serão realizadas reuniões com cada setor da Prefeitura (Secretaria ou Departamento) de forma que os funcionários públicos recebam as orientações relacionadas à coleta seletiva, a fim de que os mesmos possam contribuir com a multiplicação das informações recebidas.

Os Agentes de Saúde e Agentes de Endemias, que trabalham visitando casa por casa, podem colaborar com a divulgação da coleta seletiva, orientando os moradores sobre como proceder e deixando, em cada residência ou estabelecimento visitado, um panfleto que conterá as instruções básicas para a separação do lixo na fonte geradora e os horários da coleta de lixo seco e lixo úmido no bairro onde mora, evitando assim, problemas relacionados ao acúmulo de lixo em casa e a proliferação de vetores.

Os alunos do Módulo IV do Curso Técnico em Meio Ambiente da EEEFM Afonso Cláudio também receberão o devido treinamento para que possam participar da divulgação da coleta seletiva no bairro da Grama como agentes orientadores. Os alunos visitarão casa por casa e serão o primeiro contato que a população terá com o projeto.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizará uma série de palestras nas escolas de todo o município, orientando as crianças e adolescentes a realizarem de forma correta a separação do lixo seco e lixo úmido, podendo, assim, auxiliar seus pais em casa no momento da separação. Além disso, a população ainda receberá instruções por meio de carros de som, rádio local, cartazes, internet, reuniões de pais nas escolas, reuniões religiosas, reuniões nas associações de moradores de bairros, dentre outros veículos de comunicação.

No site da Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio, será criado um link de informações sobre a gestão dos resíduos sólidos, a fim de que possam ser disponibilizadas para a sociedade, informações como: uma lista contendo todos os pontos onde estarão instalados os coletores em

(9)

cada bairro/distrito de Afonso Cláudio; os dias e horários de coleta de lixo seco e lixo úmido; as instruções básicas para a separação do lixo em casa; quantidade (em quilograma) de materiais recicláveis coletados pela Cooperativa/Associação de Catadores, dentre outras informações pertinentes.

8. Metas

META DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE PRAZO CUMPRIU

Criação de Pontos de Entrega Voluntária para o

Recolhimento de Óleo de Cozinha Usado.

Estabelecer Pontos de Entrega Voluntária para o Recolhimento de Óleo de Cozinha Usado que a pessoa não utilizará mais.

Foram instituídos vários pontos.

Novembro 2013 04/11/2013

Palestra para o Curso Técnico em Meio Ambiente

Passar para o Curso Técnico em Meio Ambiente as informações sobre os problemas relacionados ao lixo no município e a implantação da coleta seletiva no bairro da Grama. Esses alunos

serão preparados para atuarem na orientação da população ainda nos meses

de novembro e dezembro de 2013.

Novembro 2013 12/11/2013

Reprodução das informações pelos alunos do Curso Técnico em Meio

Ambiente

Com as informações adquiridas, os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente visitarão casa por casa, entregando os folhetos e avisando que a coleta seletiva passará a funcionar a partir do dia 16 de dezembro de 2013 no bairro da Grama.

Dezembro 2013 02/12/2013

Reunião com Agentes de Endemias

Apresentar uma palestra para eles, falando sobre os problemas que o lixo gera e explicando como será realizada a coleta seletiva. Após a palestra, entregar um folheto para cada um. Esses agentes

serão preparados para atuarem na orientação da população a partir de

Janeiro de 2014.

Novembro 2013 28/11/2013

Reunião com Agentes de Saúde

Apresentar uma palestra para eles, falando sobre os problemas que o lixo gera e explicando como será realizada a coleta seletiva. Após a palestra, entregar um folheto para cada um. Esses agentes

serão preparados para atuarem na orientação da população a partir de

Dezembro de 2013.

Dezembro 2013 02/12/2013 e 05/12/2013

(10)

Reprodução das informações pelos Agentes

de Saúde.

A partir desse momento, os Agentes de Saúde que trabalham no bairro da Grama

passarão a orientar os moradores do bairro sobre a coleta seletiva, distribuindo

os panfletos. Entre Dezembro 2013 e Junho 2014 Iniciado Reprodução das informações pelos Agentes

de Endemias.

A partir desse momento, os Agentes de Endemias que trabalham no bairro da Grama passarão a orientar os moradores

do bairro sobre a coleta seletiva, distribuindo os panfletos. Entre Dezembro 2013 e Junho 2014 Iniciado

Reuniões com cada setor da Prefeitura

Entregar o folheto nas mãos de cada funcionário e ir explicando cada etapa.

Entre Dezembro 2013 e Junho 2014 Iniciado em 12/12/2013

Reunião com a Associação de Moradores do Bairro da

Grama.

Agendar com a liderança da Associação de Moradores do Bairro da Grama uma reunião com a comunidade, de forma que

se possa passar as informações para os moradores do bairro em forma de

palestra. Distribuir os panfletos.

Dezembro 2013 10/12/2013

Implantação da Coleta Seletiva na EM Idolino da Fonseca Lamas e no CMEI

O Sabidinho.

Organização dos latões e esclarecimento aos professores e funcionários, para que a coleta seletiva seja trabalhada com os

alunos.

Março 2014 24/03/2014

Palestra em reuniões de pais e mestres na EM Idolino da Fonseca Lamas

e no CMEI O Sabidinho.

Aproveitar o dia da reunião de pais e mestres das escolas e apresentar para os

pais a mesma palestra apresentada na escola para os filhos. Distribuir os

panfletos.

Entre Julho 2014 e Setembro 2014

Divulgação nos comércios do bairro da Grama

Passar em cada comércio, divulgando a coleta seletiva e deixando um panfleto

em cada estabelecimento.

A partir de Setembro 2014

Divulgação através de carro de som

Informar à população do Bairro da Grama sobre a coleta seletiva através de carros

de som.

A partir de Setembro 2014

Divulgação através de Rádio Local

Informar à população do Bairro da Grama sobre a coleta seletiva através da rádio

local.

A partir de Setembro 2014

Divulgação através de Internet

Criar um link no site da Prefeitura com informações sobre a gestão dos resíduos

sólidos urbanos, tais como: os dias e horários de coleta do lixo seco e do lixo

úmido, as instruções básicas para a separação do lixo em casa; a quantidade

de materiais recicláveis coletados pela Cooperativa/Associação de Catadores, dentre outras informações pertinentes.

A partir de Setembro 2014

Permanente

Trabalhar a logística reversa junto aos comércios do bairro da

Grama.

Levar aos comércios do bairro da Grama as informações com relação à lei que instituiu a logística reversa e incentivar o

recolhimento dos produtos que entram nessa logística.

A partir de Outubro 2014

(11)

trabalho para expansão da

coleta seletiva no bairro da Grama, será criado o plano de trabalho para expansão da coleta seletiva para os demais bairros e, em

seguida, para os distritos.

Novembro 2014

Obs: Em todas as palestras e reuniões citadas acima, serão trabalhadas não apenas a coleta seletiva, mas também a devolução do óleo de cozinha usado nos Postos de Entrega Voluntária já estabelecidos (Escolas Municipais e Secretaria Municipal de Meio Ambiente), a redução da utilização de produtos descartáveis e de sacolas plásticas, o incentivo à logística reversa, dentre outros assuntos pertinentes, atendendo assim, aos objetivos específicos.

8. Referências Bibliográficas

AZEVEDO, Cleide Jussara Cardoso de. Concepção e prática da população em relação ao

lixo domiciliar na área central da cidade de Uruguaiana- RS. Uruguaiana, PUCRS-

Campus II, 1996. Monografia de pós-graduação. Educação ambiental.

CALDERONI, Sabetai. Os bilhões perdidos no lixo. São Paulo: Ed. Humanistas, 1997.

FELIX, Rozeli Aparecida Zanon. Coleta Seletiva em Ambiente Escolar. Revista Eletrônica Mestr. Educ. Ambiental ISSN 1517-1256, v. 18, janeiro a junho de 2007, pag. 56 a 71. Disponível em <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol18/art42v18a6.pdf>. Acessado em 03 de junho de 2011.

ENGEMAB, Engenharia e Meio Ambiente. Apostila Programa de Educação Ambiental. Material Didático, Impressão própria, 2012.

Referências

Documentos relacionados

fonoaudiologia; Realizar triagem, avaliação, orientação acompanhamento fonoaudiológico, no que se refere à linguagem oral, escrita, fala, voz, articulação e audição

(2010) e de Yassin (2013) tenham proporcionado bases sólidas para sanar muitas destas deficiências, é necessário enfatizar que faltam, ainda, estudos que visem posicionar

Alguns dados são fundamentais para qualquer currículo, independente se você tem experiência profissional ou não. Aqui na Etec usamos um formulário padrão baseado em vários de

Zolnor HCT 40 mg+10 mg+12,5 mg: cada comprimido revestido por película contém 40 mg de olmesartan medoxomilo, 10 mg de amlodipina (como besilato de amlodipina) e 12,5 mg

Nas Figuras 2 a 5 estão representadas as cinéticas de secagem das Formulações nº 1, 2 e 3, para um tempo de batimento de 5 min, na temperatura de 70 ºC com espessura da camada de

Bruce Pickover, Diretor Sênior da divisão global de biocombustíveis, S&amp;P Global Platts 2:45 Açúcar no México: Produção, Exportação e Comércio. • Açúcar no México

[r]

- O empregado que contar com 08 (oito) ou mais anos ininterruptos de serviço na mesma empresa e nesta se aposentar, fará jus a uma gratificação no valor equivalente a três vezes a