• Nenhum resultado encontrado

B. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA DISCIPLINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "B. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA DISCIPLINA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A. OBJETIVOS DA DISCIPLINA

• Discutir questões conceituais e práticas no campo do conhecimento e aplicação da Teoria da Contabilidade.

• Propiciar, ao aluno, uma forma de pensar criticamente sobre assuntos contábeis, reconhecendo as diversas opções metodológicas para o estudo da Contabilidade; • Aperfeiçoar as condições para elaboração de projetos de pesquisa, em complemento às

competências e habilidades adquiridas na disciplina de Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade.

B. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA DISCIPLINA

Módulo 1. Introdução ao estudo da teoria da contabilidade: o conhecimento científico e o papel da teoria

Conhecimento científico e suas especificidades; teoria, modelos, hipóteses e conceitos Introdução à pesquisa e investigação científica em contabilidade

Leitura: MT, caps. 3; LM, cap 1;DFM, LO, BCF

Módulo 2. Micro fundamentos: os conceitos fundamentais para a teoria da contabilidade

Conflito de agência, Governança Corporativa e Auditoria (GOB 1, GOB 2, LM, cap. 2) Assimetria de informações (SW, cap. 14; LM, cap 2)

Contabilidade como instrumento de implementação e observância de contratos: teoria contratual da firma (Sunder, cap.2; LM, cap. 2)

Leitura: LM, cap 2; SW, cap. 14; Sunder, cap.2, GOB 1, GOB 2, LO, cap 3

Módulo 3. Estrutura conceitual das IFRS e o núcleo fundamental da teoria normativa da contabilidade

Estrutura conceitual da contabilidade atual: Objetivo da informação financeira; Usuários da informação financeira de propósito geral; Regime de competência e o conteúdo informativo das 'accruals'; Características qualitativas da informação

Elementos fundamentais da informação financeira: Ativo; Passivo; Patrimônio Líquido; Receitas/ganhos, Despesas/perdas

Leitura: CPC 00 R1 (todos os tópicos do módulo); IASB, 2012 (Bases para Conclusões sobre o Capítulo 1: Objetivo do relatório financeiro para fins gerais), IUDÍCIBUS, Unidade II (O Núcleo Fundamental da Teoria Contábil: ativo, passivo, receitas, despesas, perdas, ganhos e PL)

Módulo 4. Compreendendo a informação financeira a partir da estrutura conceitual: estudo de caso Open Safari (Leitura : WT)

(2)

C. CRONOGRAMA DA DISCIPLINA

Data Conteúdo Leitura prévia

09/03/2017 Apresentação da disciplina e formação dos grupos Não aplicável 16/03/2017 Módulo 1: ciência, teoria modelo e conceito MT, cap. 3; LM, cap. 1 23/03/2017 Módulo 1: pesquisa e investigação em contabilidade DFM, item 1; LO, cap 3; BCF 30/03/2017 Módulo 2: Jogo de Mercado (atividade em sala de aula) Não aplicável

06/04/2017 Módulo 2: Jogo de Mercado (atividade em sala de aula) Não aplicável

13/04/2017 SEMANA SANTA: SEM AULA Não aplicável

20/04/2017 Módulo 2: Assimetria informacional e teoria contratual da firma LM, cap. 2 (itens 2.2 e 2.3); SW, cap. 14; Sunder, cap. 2

27/04/2017 Módulo 2: Conflito de agência, gov. corporativa e auditoria GOB 1, GOB 2; LM, cap. 2 (itens 2.1 e 2.5)

04/05/2017 P1 - Prova Módulos 1 e 2

11/05/2017 Correção da P1 e início do Módulo 3: a Estrutura Conceitual do IASB CPC 00 R1; IASB, 2012 (Bases para Conclusões

sobre o Capítulo 1 - Estrutura Conceitual)

18/05/2017 Módulo 3: a Estrutura Conceitual do IASB CPC 00 R1; IASB, 2012 (Bases para Conclusões

sobre o Capítulo 1 - Estrutura Conceitual)

25/05/2017 Módulo 3: Ativo CPC 00 R1; Iudícibus, cap. 7

01/06/2017 Módulo 3: Passivo e PL CPC 00 R1; Iudícibus, cap. 8 e 10

08/06/2017 Módulo 3: Receitas, despesas, ganhos e perdas CPC 00 R1; Iudícibus, cap. 9

15/06/2017 Módulo 4: estudo de caso Open Safari WT

22/06/2017 Módulo 4: estudo de caso Open Safari WT

29/06/2017 P2 - Prova: Módulos 3 e 4

06/07/2017 Correção da P2

13/07/2017 Reavaliação

D. INFORMAÇÕES GERAIS: REGRAS DE CONDUTA, CRITÉRIOS DE

AVALIAÇÃO E OUTRAS

Regra de conduta fundamental: respeito ao outro. Isso significa respeitar horários, pois o

entra e sai da aula não prejudica somente o professor mas, sobretudo, prejudica seus colegas e portanto, não é uma conduta aceitável socialmente.

No caso das provas, não será admitida a entrada em sala de aula após 7:30, em ponto (nem um segundo a mais). O horário válido será o horário de Brasília conforme www.horariodebrasilia.org. Não haverá tolerância alguma em relação a esse horário e tampouco haverá prova substitutiva, salvo em caso de falta justificada por motivo de saúde. Portanto, programe-se e prepare-se para cumprir nosso contrato. Planejamento,

(3)

organização e gestão de riscos são competências necessárias na vida profissional e, portanto, são requisitos dentro de uma disciplina de nível superior. O combinado não é caro.

Tampouco são aceitáveis conversas, telefonemas ou quaisquer outros ruídos pois prejudiquem àqueles que estão concentrados na aula. Portanto, todos os telefones celulares, inclusive o do professor, devem permanecer desligados. Todos os alunos são estimulados a participar da aula e manifestar-se. Mas isso deve ocorrer de forma ordenada e dentro do tema em discussão e não se confunde com conversas paralelas ou outras manifestações não relacionadas com o conteúdo das nossas discussões.

Preparação para as aulas: A literatura relativa ao conteúdo de cada aula DEVE ser lida com

antecedência. As aulas serão oportunidades para CONSOLIDAR e DISCUTIR aspectos da leitura. Portanto, as aulas expositivas não substituem a leitura.

As leituras prévias às aulas também serão úteis responder as questões via Moodle na forma de QUIZ. Até a meia-noite da sexta-feira anterior a cada aula poderá haver no Moodle um conjunto de perguntas (QUIZ) sobre a aula da quinta-feira seguinte. Essas perguntas devem ser respondidas com base na literatura indicada neste programa. Portanto, habitue-se a entrar no Moodle toda semana para verificar se há algo que deve ser feito para a semana seguinte. Como verá mais adiante, esses quizzes formarão parte da nota final da disciplina (ver critérios de avaliação abaixo).

Critérios de avaliação: A avaliação da disciplina será realizada através de duas provas

escritas nas datas definidas no cronograma apresentado no tópico C deste material. Além dessas duas provas, os alunos deverão desenvolver um jogo de mercado em duas aulas designadas para tal e também responder às questões via Moodle na forma de quiz com atividade preparatória às aulas.

O jogo de mercado acima referido será desenvolvido em grupos de 3 a 4 alunos. A formação dos grupos deverá ser definida na primeira aula de apresentação da disciplina com ajustes aceitáveis até a segunda aula do curso (dia 16/03). Alunos que não estejam alocados ou alunos em grupos com formação fora das especificações aqui determinadas poderão ser alocados em grupos a critério do professor ou em última instância, não participarão do jogo.

Nas datas estabelecidas para o estudo de caso conforme o cronograma apresentado no tópico C deste material, alunas e alunos deverão estar preparados para discutir as questões que constam do tópico F. A não preparação para as discussões do estudo de caso resultará em grande dificuldade na realização da P2 pois são questões que envolvem alto grau de julgamento. Portanto, é altamente recomendável que cada aluna ou aluno se prepare para as aulas de discussão do estudo de caso de sorte a extrair o máximo de conhecimento dessas discussões, que funcionarão como estudo para parte do conteúdo da P2.

O conceito geral da disciplina será obtido através da seguinte ponderação de notas da P1, P2 e Quizzes:

(4)

Será considerado aprovado o aluno que obter uma nota final igual ou maior que 5,0.

Adicionalmente, aos grupos vencedores no Jogo de Mercado (i.e. o grupo vendedor e o grupo comprador com melhor resultado entre os vendedores e compradores, respectivamente), será acrescido ao Conceito Geral como acima demonstra 1,0 (um ponto) à média final.

Alunos que não tenham atingido a nota para aprovação mas que tenham conceito geral igual ou maior que 3,0 e tenham frequência igual ou superior a 70% são elegíveis à realização de prova de reavaliação na data definida no tópico C deste material. No caso de realização de prova de reavaliação, o Conceito Geral após a realização da prova de reavaliação é a média aritmética do Conceito Geral antes da reavaliação e a nota obtida na prova de reavaliação. Será considerado aprovado após a reavaliação o aluno que obtiver Conceito Geral após reavaliação igual ou maior que 5,0.

Atendimento de alunos: o atendimento de alunos para assuntos que concernem à disciplina,

sem prejuízo de consultas antes e depois da aula sempre que possível, poderá ser feito às quintas-feiras das 11:00 ao meio-dia, na sala 230 do FEA 3. Recomenda-se o agendamento prévio. Também é possível o atendimento por Skype nesse horário ou, havendo disponibilidade do professor e da(o) aluna(o), por Skype, em outro horário a combinar.

E. BIBLIOGRAFIA

BRAUNBECK, Guillermo O. Ensaio sobre Governança Corporativa - Fundamentos.

2007 (Sigla: GOB 1) Disponível no Moodle

BRAUNBECK, Guillermo O. Auditoria Independnte. 2012 (Sigla: GOB 2) Disponível no

Moodle

BRAUNBECK, Guillermo Oscar; CARVALHO, Luiz Nelson Guedes de; FLORES, Eduardo. Teoria

da Contabilidade: Em busca dos Fundamentos do Fenômeno Contábil, no prelo, 2017

(Sigla: BCF) Disponível no Moodle

CPC. Pronunciamento Conceitual Básico (R1). São Paulo: FACPC, 2011. (Sigla: CPC 00 R1) Disponível em: http://static.cpc.mediagroup.com.br/Documentos/147_CPC00_R1.pdf

DIAS FILHO, José Maria; MACHADO, Luiz Henrique Baptista. Abordagens da Pesquisa em Contabilidade (obs: Tópico 1 apenas). In: LOPES, Alexsandro Broedel; IUDICIBUS, Sergio de (coord.). Teoria Avançada da Contabilidade. Atlas: São Paulo, 2012 (2ª ed.) – (Sigla DFM)

Disponível no Moodle

IASB. IFRS (Livro Vermelho - Parte B). Londres: Fundação IFRS, 2012 (Sigla: IASB, 2012).

(5)

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2009, 9ª edição. (Sigla: Iudícibus) Disponível na biblioteca da FEA (657.95 I92t 9.ed.)

LOPES, Alexsandro Broedel; MARTINS, Eliseu. Teoria da Contabilidade – Uma Nova

Abordagem. São Paulo: Atlas, 2007.(Sigla: LM) Disponível na biblioteca da FEA (657 L864t

2007)

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da Investigação

Científica para Ciências Sociais Aplicadas. São Paulo: Atlas, 2009. (Sigla MT)Disponível na

biblioteca da FEA (001.42 M386me 2.ed)

OLIVEIRA, Alan Teixeira de; RECH, Ilírio José. Conteúdo Informativo da Contabilidade. In: LOPES, Alexsandro Broedel (org.). Contabilidade e Finanças no Brasil - Estudos em

Homenagem ao Professor Eliseu Martins, São Paulo: Atlas, 2014. (Sigla: LO) Disponível na

biblioteca da FEA (657 C759f)

STIGLITZ, Joseph E., WALSH, Carl E. Introdução à Microeconomia.Tradução da 3a.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. (Sigla: SW) Disponível na biblioteca da FEA (338.5 S855i)

SUNDER, Shyam. Teoria da Contabilidade e do Controle. São Paulo: Atlas, 2014. (Sigla: Sunder) Disponível na biblioteca da FEA (658.151 S957t)

WELLS, Michael J.C.; TARCA, Ann. Estágio 3 - Ativos Não Financeiros: estudo de caso da

Open Safari. Londres: Fundação IFRS, 2014 (Sigla: WT) Disponível em:

http://www.ifrs.org/Use-around-the-world/Education/Documents/Framework-

based%20teaching%20materials/Portuguese%20Framework- based%20teaching%20material/Stage%203%20Open%20Safari%20case%20study%20-%20portuguese%20-%202014.pdf

F. MÓDULO 4 (ESTUDO DE CASO): OPEN SAFARI

O estudo de caso da Open Safari foi desenvolvido pela área de educação do IASB para auxiliar na construção das competências necessárias à aplicação coerente das IFRS aplicáveis a ativos não financeiros.

O estudo de caso é extenso e somente trataremos de algumas partes. Ao final das aulas destinadas ao Módulo 4, deveremos discutir todas as questões abaixo. O objetivo é discutir qual seria a resposta dessas questões em termos puramente conceituais (como se não existissem normas específicas, apenas a Estrutura Conceitual) e a resposta levando em consideração os pronunciamentos contábeis específicos das IFRS/CPC. Observe que em vermelho ao lado de cada questão estão listados os pronunciamentos específicos que podem ajudar a responder a segunda parte dessas questões.

(6)

1) Os animais selvagens em Freelands são ativos da Open Safari? Por que? CPC 16 Estoques / CPC 27 Imobilizado / CPC 29 Ativo biológico

2) O pessoal treinado para atuar em Freelands é um ativo da Open Safari? Por que? (Observação: a Open Safari tem incorrido em custos de treinamento significativos do pessoal e alguns desses funcionários possuem habilidades específicas que são essenciais para suas operações) CPC 04 Ativos intangíveis

3) Em 31 de dezembro de 20X3, a Open Safari tem uma obrigação presente no que diz respeito à subvenção recebida do governo para erradicar a lantana camará? Por que? CPC 07 Subvenções

4) O prejuízo operacional do início das atividades é um ativo da Open Safari? Por que? CPC 04 Ativos intangíveis

5) Ao final do período em que foi adquirido o controle da WoXy Safari, o contrato a prazo para vender uma determinada quantidade de madeira, a um preço fixo especificado, é um ativo ou um passivo da Open Safari (como definidos na Estrutura Conceitual)? Por que? Esse contrato é um instrumento financeiro? Se não, existe alguma outra IFRS que trate desse tipo de contrato? Qual? CPC 38 Instrumentos Financeiros

6) Os peixes, baleias, etc., no mar adjacente ao Sealands são ativos da Open Safari? Por que? CPC 16 Estoques / CPC 27 Imobilizado / CPC 29 Ativo biológico

7) Quando libertados em Freelands, deveria a Open Safari baixar os elefantes soltos (o elefante líder e os órfãos resgatados)? Por que? Atente que a Estrutura Conceitual não possui conceitos relativos à baixa de elementos (e.g. um ativo) mas outras normas, como a de Imobilizado, possui requerimentos específicos para a baixa de um item. CPC 27 Imobilizado 8) Na perspectiva da Open Safari, qual é a essência econômica dos gastos no centro de

pesquisa: uma doação para a universidade ou a construção e operação do centro de pesquisa? Qual a IFRS mais adequada a ser utilizada para contabilizar o centro de pesquisa? Diversos pronunciamentos em potencial: CPC 19 Negócios em Conjunto / CPC 36 Demonstrações Consolidadas / CPC 04 Ativos Intagíveis

9) Como a Open Safari deve contabilizar seu lance bem sucedido no leilão para os três rinocerontes negros? CPC 16 Estoques / CPC 30 Receitas

10) Como a Open Safari deve contabilizar seu lance bem sucedido no leilão para os cinco rinocerontes brancos? CPC 16 Estoques / CPC 30 Receitas

11) O valor residual da espaçonave é nulo? CPC 27 Imobilizado

12) Deveriam alguns componentes da nave espacial ser depreciados em separado? CPC 27 Imobilizado

13) Qual(is) o(s) método(s) de depreciação deve a Open Safari usar para depreciar a espaçonave? CPC 27 Imobilizado

Referências

Documentos relacionados

Logo, se você tem um mesmo conteúdo programático para estudar e um menor número de questões para responder, necessariamente precisa conhecer uma amplitude maior da

Logo, se você tem um mesmo conteúdo programático para estudar e um menor número de questões para responder, necessariamente precisa conhecer uma amplitude maior da

BACELAR, Carlos. Fontes documentais: uso e mau uso do arquivo. BENITO, Agustín Escolano. La Cultura material de la escuela. La cultura material de La escuela: en

DUVERGER, Maurice. Os partidos políticos. Rio de Janeiro: Zahar; Brasília, DF: Ed. Para uma abordagem ampliada das coalizões. Horizontes das ciências sociais no Brasil:

2.3 Sustentabilidade social: solidariedade como fundamento de novas formas de sociabilidade e políticas sociais emancipatórias.. 2.4 Sustentabilidade econômica:

O objetivo desta disciplina é refletir sobre alguns conceitos, questões e categorias da Psicologia e da Filosofia (a serem discriminados no conteúdo programático)

Deus não vai perguntar quantas pessoas você atraiu para a igreja.... mas vai perguntar como você influenciou o Mundo à

Essa função, do analista, de escutar, por si só pode ser terapêutica, proporcionando uma certa contenção, evidenciando que a pessoa não está sozinha na sua dor, e que ela tem