• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: TÉCNICA DE MANUFATURA ADITIVA UTILIZANDO IMAGENS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA PARA TOMADA DE DECISÃO DE PROCEDIMENTOS INVASIVOS EM CARDIOLOGIA

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA

ÁREA:

SUBÁREA: ENGENHARIAS

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): CLAUDIA CRISTINA RODRIGUES HERNANDES

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ARON JOSÉ PAZIN DE ANDRADE

ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): ASSOCIAÇÃO DO SANATÓRIO SÍRIO - HCOR, BRUNO UTIYAMA DA SILVA, FUNDAÇÃO ADIB JATENE (FAJ), FUNDAÇÃO DE AMP. À PESQ. DO ESTADO DE SP, INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA, MATERIALISE (LEUVEN, BÉLGICA), MAXIMILIAN GOSPOS, TIAGO SENRA GARCIA DOS SANTOS

(2)

1. RESUMO

A prototipagem rápida ou manufatura aditiva é uma técnica para a obtenção de protótipos a partir de dados digitais tridimensionais e teve sua origem no final da década de 1980. Tem como princípio a adição de material por camadas planas. Dentre as vantagens desse processo, destacam-se a execução do protótipo a partir das informações geométricas da peça, dispensando moldes e ferramentas.

Este projeto aplicou a técnica de manufatura aditiva, com foco no desenvolvimento de biomodelos representativos da região de interesse (ROI) a ser estudada, a partir de arquivos DICOM de pacientes cardiopatas provenientes de tomografia computadorizada ou ressonância magnética. A metodologia é composta por duas etapas: na primeira, realizou-se um trabalho para aperfeiçoamento da técnica de segmentação dos arquivos DICOM, utilizando o software Mimics® (Materialise, Bélgica) nesta fase, o objetivo foi o aperfeiçoamento da técnica e separação das estruturas morfológicas do coração de acordo com cada caso. A segunda etapa consistiu em acompanhar a aplicação dos modelos na prática clínica e realizar uma análise por meio de reuniões constantes com o corpo clínico envolvido no estudo (clínicos e cirurgiões) para avaliação da relevância do uso desta tecnologia na cardiologia, como suporte ao diagnóstico, planejamento cirúrgico e educação.

Palavras-chave: Manufatura Aditiva, Prototipagem Rápida, Imagens Tomográficas, Imagens de Ressonância Magnética.

2. INTRODUÇÃO

A técnica de prototipagem rápida (RP), manufatura aditiva (nome reconhecido pela American Society for Testing and Materials – ASTM), ou impressão 3D é um ramo da engenharia em que a confecção das peças é feita através da adição automatizada de materiais, camada por camada. O processo de adição de camadas possibilita a construção de peças com alta complexidade

(3)

geométrica, além da modulação e montagem das propriedades mecânicas dos materiais que constituem a peça confeccionada (ICHI, 2010).

Atualmente a aplicação dos Biomodelos se estende somente até a área de ortopedia e traumatologia, no Brasil e no mundo. Existem poucas iniciativas para aplicação dos Biomodelos em outras áreas da medicina. Muito disto se deve ao fato da dificuldade na segmentação (tratamento da imagem) quando se trata da diferenciação entre os tecidos moles (gordura, músculos, vasos etc.), este fato tem limitado a aplicação de Biomodelos em que se deseja observar a estrutura óssea do paciente. Este trabalho vem contribuir para o desenvolvimento da técnica de segmentação de tecidos e aplicação dos Biomodelos na cardiologia.

3. OBJETIVOS

O objetivo do projeto é aprofundar o estudo sobre manufatura aditiva, tendo em vista a produção de modelos personalizados de pacientes cardiopatas do IDPC e com base nestas, discutiremos qual a melhor opção para a técnica de processamento, segmentação e fabricação.

4. METODOLOGIA

4.1 Seleção do paciente e obtenção das imagens: Os pacientes foram indicados por sugestão do corpo clínico envolvido no caso, a indicação para construção do modelo foi baseada na opinião do corpo clínico em relação a relevância do modelo para análise do paciente em específico. Nenhum paciente foi submetido a exame de tomografia computadorizada ou ressonância magnética exclusivamente para construção do modelo, os dados usados eram provenientes de exames realizados para diagnóstico prévio.

4.2 Segmentação das imagens: a meta na segmentação das imagens é realizar o processo que separa os dados de interesse do conjunto de informações disponibilizadas pela Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética. Este processo de segmentação é orientado pelo proponente do caso, uma vez que esta interação foi considerada de fundamental importância para que o modelo seja capaz de reproduzir

(4)

exatamente as características morfológicas necessárias para avaliação do caso. O processo de segmentação tem como resultado final um arquivo tridimensional em extensão STL.

4.3 Impressão do biomodelo: após a transferência do arquivo salvo em .STL para um software específico da impressora, a construção do modelo é automática. A mesma pode levar várias horas, dependendo do número de camadas e da altura do protótipo. É possível alterar a escala do protótipo, escolher o material que se deseja utilizar e verificar o número de horas para o término da impressão, bem como a quantidade de material gasto.

5. DESENVOLVIMENTO

5.1 Seleção de arquivos: selecionar os arquivos DICOM (figura 01) de interesse, bem como o software a ser utilizado (figura 02) no processo de segmentação das imagens, resultando no biomodelo da região de interesse (ROI).

5.2 Segmentação: durante o processo de segmentação realizam-se os passos (figuras 03 a 09) abaixo:

(5)

5.3 Impressão 3D do Biomodelo Gerado: a Objet Connex 350 apresenta a tecnologia de jateamento simultâneo de múltiplos materiais. Isso permite que os usuários imprimam modelos compostos por até 14 materiais

(6)

diferentes em um único trabalho de impressão. Dentre os materiais utilizados, destacam-se o FullCure 720 (transparente e rígido), VeroWhite (branco e rígido) e TangoBlack (borracha preta). O material de suporte, geralmente VeroWhite, é de fácil remoção (Stratasys Ltd., Alemanha). O biomodelo gerado é limpo através de jateamento de água ou com arame (áreas mais sensíveis e difíceis de limpar).

5.4 Estudos de Caso Iniciais: quanto aos estudos de caso inicial, estes são feitos pela equipe médica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), que seleciona pacientes cardiopatas submetidos a exame de Tomografia Computadorizada (TC). Dentre os critérios adotados, observa-se qualidade da imagem, relevância da cardiopatia apreobserva-sentada, utilização do biomodelo e procedimentos futuros a serem adotados, como tratamentos invasivos ou não invasivos.

5.5 Confecção do Biomodelo: para a confecção do biomodelo, é necessária primeiramente a seleção das imagens DICOM obtidas na Tomografia Computadorizada. Posteriormente, através do software Mimics (Materialise, Leuven, Bélgica) realiza-se a segmentação das imagens, definindo a região de interesse (ROI – “Region of Interest”). Após o processo de segmentação, um arquivo tridimensional em formato .STL é gerado, e após ser carregado no software da impressora Objet Connex350 (Stratasys Ltd., Alemanha) é então impresso no material previamente selecionado.

5.6 Pós-processamento da Peça Confeccionada: se necessário, a peça passará por polimento, lavagem por jato d’água para retirada de material de suporte e colocação de spray para brilho. Questões estéticas tornam-se relevantes não só pela melhor visualização da área anatômica de interesse, mas para futuras exposições e manutenção de um estado previamente consolidado do biomodelo.

(7)

6. RESULTADOS

Caso 1: paciente com transposição dos grandes vasos da base - TGVB (figura 10), que segundo (PADUA, 1986), é uma má-formação caracterizada pela transposição das grandes artérias que saem do coração, ou seja, saindo a aorta do ventrículo direito e a artéria pulmonar do ventrículo esquerdo. Assim, o sangue venoso que chega às cavidades direitas (aurícula e ventrículo direitos) segue diretamente para a aorta, sem passar pelos pulmões, o que origina intensa cianose (cor azul-arroxeada).

Figura 10: Imagem de tomografia computadorizada (A) de paciente com TGVB. Biomodelo tridimensional de paciente com TGVB obtido após segmentação (B).

Caso 2: paciente com estenose aórtica (figura 11), caracterizada pelo estreitamento da parede da aorta causado por acúmulo de placas de cálcio ou gordura, submetido à cirurgia para colocação de implante transcateter de prótese valvar (TAVI) dispositivo TriGuard (Keystone Heart Ltd., Caesarea Business Park, Israel).

O TAVI é uma alternativa ao tratamento cirúrgico para pacientes com estenose aórtica e alto risco perioperatório, podendo ser implantando de forma transapical ou transfemoral. Exige uma curva de aprendizado por parte do cirurgião responsável, tendo em vista que este é um procedimento relativamente novo, e com índices significativos de acidente vascular cerebral (AVC). Devido a esse fato, o dispositivo TriGuard para proteção cerebral está sendo testado no IDPC. O TriGuard é um filtro de nitinol (liga de memória de forma a base de níquel titânio) e que cobre a origem dos vasos do pescoço. Seu implante é feito por acesso femoral.

(8)

Figura 11: Imagens obtidas por Tomografia Computadorizada de paciente com estenose aórtica (A). Dispositivo TriGuard (Keystone Heart Ltd.), que atua como protetor cerebral

colocado nos ramos aórticos (B).

Caso 3: estudo para desenvolvimento de nova técnica de diagnóstico de estenose coronariana (figura 12), sem necessidade de cateterismo.

De acordo com (SMITH, et. al, 2003) doença arterial coronariana (DAC) refere-se às alterações arterioscleróticas ou ateroscleróticas das artérias coronárias que nutrem o miocárdio. É decorrente de fatores hereditários e fatores de rico comportamentais. Caracteriza-se por ser o estreitamento das paredes coronarianas, causado por acúmulo de placas de cálcio ou gordura. A DAC é identificada principalmente quando o miocárdio torna-se isquêmico (privado de oxigênio), ocasionando angina pectoris (dor torácica de origem cardíaca).

Visa avaliar por meio de biomodelos de coronárias gerados, após a

segmentação da região de interesse, se é realmente necessária à realização de cateterismo em paciente com estenose mediana das coronárias.

Figura 12: Imagens de coronárias saudáveis obtidas por Tomografia Computadorizada (A). Biomodelo das coronárias direita e esquerda, respectivamente, segmentadas para estudo.

(9)

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Quanto ao caso 1, foi determinada através do biomodelo segmentado (figura 13) a possibilidade de se realizar um transplante coração-pulmão, ou manter o paciente estável através de medicamentos. Com uma equipe multidisciplinar envolvendo cirurgiões cardiologistas, engenheiros biomédicos e radiologistas, optou-se por manter o paciente estável, pois se calculou que o risco de óbito em um procedimento invasivo seria muito alto.

Figura 13: Biomodelo representado a cardiopatia denominada transposição dos grandes vasos da base.

Para a tomada de decisão quanto ao caso 2, que envolve a colocação ou não de um dispositivo de proteção cerebral (TriGuard) em pacientes com acúmulo de placas de cálcio acentuada na aorta, foram feitas duas propostas de modelos, sendo uma caracterizada por um bloco oco (figura 14) para teste com um dispositivo padrão, e a outra proposta baseou-se em um modelo sólido (figura 15) da aorta do paciente. Durante a avaliação do caso, concluiu-se que não seria possível a colocação do dispositivo de proteção cerebral devido ao estreitamento acentuado da parede da aorta.

(10)

Figura 14: Biomodelo segmentado em bloco (proposto pelos cirurgiões cardiologistas) de paciente com estenose aórtica.

Figura 15: Biomodelo sólido (proposto pelos cirurgiões cardiologistas) de paciente com estenose aórtica.

Após experiências anteriores, conclui-se que para o caso 3 deveriam ser consideradas duas opções de tratamento, sendo estas o procedimento intervencionista invasivo ou cuidados medicamentosos. Ao simular o biomodelo obtido (figura 16) através da técnica de dinâmica dos fluídos, pode-se observar que o paciente não corria risco iminente de sofrer um infarto agudo do miocárdio. Portanto, optou-se por continuar o tratamento da doença arterial coronária através de medicamentos.

(11)

Em outras áreas da cardiologia, percebe-se que existem poucas iniciativas quanto à reconstrução de tecidos moles, tais como músculos, vasos, gorduras, etc. Tal fato é decorrente da dificuldade de identificação de tais elementos durante o processo de segmentação de imagens médicas.

Em nossa instituição, a reconstrução tridimensional de tais áreas tem sido utilizada como ferramenta de auxílio na tomada de decisão de procedimentos cirúrgicos.

8. FONTES CONSULTADAS

PADUA, FERNANDO. O Essencial Sobre o Coração - 2ª edição, Patologia. Pg. 21, editora INCM, 1986.

SMITH E., Nancy; TIMBY K., Barbara. Enfermagem Médico-Cirúrgica – 8ª edição. Capítulo 33: Assistência Prestada a Pacientes com Distúrbios das Artérias Coronárias e Vasos Periféricos. Páginas 439 a 441. Editora Manole, 2003.

Stratasys Ltd., Rheinmuenster, Alemanha. For a 3D World. Empresa especializada na área de impressão 3D. Link: http://www.stratasys.com/ Acessado em 22/10/2013, às 14 horas e 09 minutos.

GORNI, A. Augusto. Introdução à Prototipagem Rápida e Seus Processos. Prototipagem Rápida: O Que É, Quem Faz e Por Que Utilizá-la. Plástico Industrial, Março 2001, 230-239. Máquinas e Metais, Abril 2001, 198-210.

9. AGRADECIMENTOS

Os autores gostariam de agradecer à Fundação Adib Jatene - FAJ, Associação do Sanatório Sírio – HCor e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP pelo apoio financeiro.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Contudo, sendo um campo de pesquisa e de atuação muito específico e novo no Brasil, ainda existe uma série de dificuldades para a eleição de parâmetros de conservação

O teste de limiar dos gostos básicos (doce, amargo, salgado, ácido e umami) e teste de limiar de reconhecimento dos gostos básicos foi aplicado em 23 indivíduos adultos

Sendo assim, percebe-se que o serviço de acolhimento constituiu-se, sobretudo, da necessidade de humanizar o atendimento, bem como de torna-lo mais ágil e efetivo, garantindo, desse

(2013 B) avaliaram a microbiota bucal de oito pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço através de pirosequenciamento e observaram alterações na

To identify a source of ligands able to activate Olfr692- expressing cells, we first exposed adult animals to bio- logically relevant stimuli and then labeled the activated neurons

Informações tais como: percentual estatístico das especialidades médicas e doenças, taxas de ocupação dos principais recursos, tempos de permanência de internação, escores