• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA FRAGMENTAÇÃO DE HABITATS E PERDA DA BIODIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO DA MATA DOS MACACOS EM SANTA FÉ DO SUL - SP.

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: ECOLOGIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADES INTEGRADAS DE SANTA FÉ DO SUL INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): TAMIRES LETICIA MENDONCA, CAROLINE CHELA LIMA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): SANDRO ALVES CORREA ORIENTADOR(ES):

(2)

A influência da fragmentação de habitats e perda da biodiversidade: estudo de caso da Mata dos Macacos em Santa Fé do Sul - SP.

MENDONÇA, Tamires Leticia LIMA, Carolina Chela CORRÊA, Sandro Alves

Resumo

Os remanescentes de vegetação natural sucedem na maior parte do estado de São Paulo, principalmente na região noroeste de forma fragmentada, sendo esse quadro, decorrente como resultado direto da ação humana, calcadaem um modelo de colonização de caráter exploratório. Ocorrendo o rompimento na unidade da paisagem, surgem parcelas menores que apresentam dinâmica diferente da existente no ambiente original. No entanto, esta fragmentação, dependendo do seu grau, causa alterações ambientais que altera a dinâmica e as relações ecológicas entre populações da fauna e flora prejudicando, assim, seu funcionamento biológico. Os fragmentos de vegetação natural constituem-se hoje, de vital importância para conservação da biodiversidade. O isolamento do habitat tem efeito negativo sobre a riqueza de espécies, diminuindo a taxa de imigração ou recolonização. Portanto, a conectividade entre fragmentos isolados por meio de corredores ecológicos é uma importante alternativa para amenizar os impactos sobre as populações remanescentes nestas áreas. A mata dos macacos é um fragmento de mata atlântica localizado no município de Santa Fé do Sul (coordenadas: 20°11'39.34"S e 50°54'28.95"O) com uma alta população de macacos prego (Cebus apella) que tem sofrido os impactos da fragmentação de habitats. O conhecimento desta área e da dinâmica populacional desses animais é de extrema importância para a implantação de ações que visem sua preservação. Palavras Chave: fragmentação, conectividade, Cebus apella, noroeste paulista.

(3)

1. INTRODUÇÃO

A atual dinâmica de uso da terra pelo homem gerou como consequência a fragmentação de hábitat, um processo evidente que tem ocorrido de maneira crescente, particularmente nas regiões tropicais. Citando, como exemplo, a devastação da vegetação na região noroeste do estado de São Paulo, composta essencialmente por floresta estacional semidecidual e savana, restringindo-se atualmente à aproximadamente 9% de sua cobertura original, pois têm sido substituídas por áreas urbanas, estradas, pastagens e culturas diversas, mais predominantemente a cana-de-açúcar.

Segundo Veronese (2009) fatores como a fronteira agrícola, o crescimento da população, sua distribuição e o comportamento em relação ao meio ambiente, podem comprometer com a homeostasia no sistema biótico e abiótico. Impacto esse, que se manifestam no declínio das populações biológicas e na ameaça de extinção de espécies, na perda de diversidade genética, na degradação dos ecossistemas e na extensa perda de hábitats.

Tal impacto coloca a região noroeste como a mais desmatada e fragmentada do estado e com a menor concentração de unidades de conservação, compondo um quadro que aparentemente não será revertido sem ações de gestão e manejo. Portanto, compreender essa transformação é fundamental, tanto para evitar perdas importantes de biodiversidade, quanto para gerenciar o uso sustentável dos recursos biológicos remanescentes.

“A perda de biodiversidade é uma crise silenciosa. Se não interrompida, levará à homogeneização biótica do planeta”. (GANEM, 2010)

O estudo de avaliação e identificação de áreas e ações prioritárias para a biodiversidade brasileira, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, revelou que grande parte das áreas consideradas como "de provável importância biológica, mas insuficientemente conhecida" é constituída por remanescentes de floresta estacional semidecidual, reforçando a relevância e urgência de seu estudo e detalhamento. Esse quadro resultou na indicação da região noroeste como prioritária, possibilitando o estudo da fragmentação no município de Santa Fé do Sul, localizado nas coordenadas 20°11'39.24"S, 50°54'29.01"O, o que abriga em sua área de aproximadamente 4,6 hectares o estimável de 80 a 100 indivíduos da espécie Cebus apella.

(4)

O conhecimento dos processos organizacionais de uma população de primatas é essencial para a busca de estratégias conservacionistas. Para isso é necessário que se conheça a área habitada assim como as possibilidades de expansão da população em outros fragmentos florestais buscando ampliar a diversidade genética e reduzindo os riscos de extinção dessas populações.

Futuramente a espécie pode ser manejada como uma metapopulação para evitar os problemas causados pelo isolamento de um número pequeno de indivíduos. E a principio, interligando os fragmentos próximos à mata, os chamados corredores ecológicos estima-se conseguir uma maior variabilidade genética.

2. OBJETIVO 2.1. Geral:

O presente estudo teve como objetivo verificar a área do entorno da mata dos macacos e identificar novos fragmentos florestais que possam ser habitados pela população de macacos-prego.

2.2. Específico:

- Promover a conectividade entre os remanescentes isolados; - Incentivar a translocação das espécies para os fragmentos; - Reduzir o risco de extinção dessa população;

- Utilizar as áreas de preservação permanente (APPs);

- Mostrar à população a causa da influencia da fragmentação de habitat sobre a biodiversidade, a partir do estudo de caso da mata dos macacos, remanescente que abriga espécies de Cebus apella.

3. METODOLOGIA

As análises foram realizadas com visitas à área para levantamento aproximado da população existente e por meio de imagens de satélite com o uso da ferramenta Google Earth.

4. DESENVOLVIMENTO

O estudo da influência da fragmentação de hábitats e perda da biodiversidade desenvolveram-se a partir dos conceitos bibliográficos e a análise de caso da Mata dos Macacos em Santa Fé do Sul – SP.

(5)

Este projeto se iniciou a partir da preocupação com as espécies Cebus apella, pois possuem uma densidade populacional grande, em relação ao pequeno fragmento onde residem. Fato este, que levou a pensar na hipótese do alto teor de consanguinidade entre eles.

Os macacos prego passaram a ser observados, e verificou-se o deslocamento de alguns indivíduos para outros lugares, provavelmente a procura de alimentos. Levando ao conhecimento dos fragmentos próximos, existentes a área de habitat dessa população.

Os conceitos bibliográficos proporcionaram o conhecimento das áreas fragmentadas, a influência que causam a biodiversidade e os possíveis índices de resposta ao estudo de caso da mata dos macacos.

5. RESULTADOS

Os resultados demonstram que a área aproximada de 4,6 ha é ocupada por uma população de aproximadamente 100 indivíduos, apresentando uma densidade de 21 indivíduos por hectare. Observou-se poucos fragmentos florestais em seu entorno e estes encontram-se desconectados dificultando o trânsito e uma possível ocupação de novos fragmentos. Entretanto, a implantação de corredores ecológicos ligando estes fragmentos pode ser uma alternativa viável para amenizar o problema, criando futuramente uma metapopulação, evitando que os animais se desloquem para área urbana e reduzindo o risco de extinção desta população.

Figura 1- Fragmentos de Habitat, Mata dos Macacos em Santa Fé do Sul.

(6)

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se que, embora sejam poucos os fragmentos no entorno da mata dos macacos é necessário, e possível, a criação de corredores ecológicos entre um fragmento e outro utilizando as áreas de preservação permanente dos córregos da área. Porém, a solução para a conservação da população seria, além da implantação dos corredores, a translocação de parte desta população para fragmentos inabitados. Este estudo tem caráter preliminar, e pesquisas envolvendo a dinâmica populacional com detalhamento dos grupos formados, são necessários para subsidiar ações que visem à preservação desta população.

7. FONTES CONSULTADAS

ARRUDA, Moacir Bueno. Gestão integrada de ecossistemas aplicada a corredores ecológicos. Brasília. Edições Ibama, 2005.

HARRISON,S. Genetic and evolutionary consequences of metapopulation structure. London, 1996.

RICKLEFS, Robert E. A economia da natureza. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara, 2001.

TABARELLI, M. & GASCON, C. Lições da pesquisa sobre fragmentação: aperfeiçoamento políticas e diretrizes de manejo para a conservação da biodiversidade. Megadiversidade, vol. 1, nº. 1, 2005.

Conservação da biodiversidade : legislação e políticas públicas / Roseli Senna Ganem (org.) – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2010. 437 p. – (Série memória e análise de leis ; n. 2)

Referências

Documentos relacionados

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

72 Figura 4.32: Comparação entre a saída real e a saída calculada pela rede para todos os ensaios no treinamento, para o Modelo Neural 4b.. 75 Figura 4.35: Comparação entre

O pesquisador, licenciado em Estudos Sociais com Habilitação Plena em História, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), concluiu, ainda, o curso de

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as