• Nenhum resultado encontrado

Trabalho II ADMSISeVantagComp Andre

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Trabalho II ADMSISeVantagComp Andre"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Administração de Sistemas Empresariais: Sistemas de

Informação e Vantagem Competitiva

_______________________________________________

Londrina 2010

(2)

ANDRÉ LUCIANO NADAL

Administração de Sistemas Empresariais: Sistemas de

Informação e Vantagem Competitiva

Apresentada ao curso de Sistemas de Informação na Disciplina de Administração de Sistemas Empresariais.

Prof.ª Mª.: Janaina Vanzo Berto

Londrina 2010

(3)

1 INTRODUÇÃO 1.1 CONCEITO

Em administração, adquirir vantagem competitiva é um assunto onde toda competição pressupõe disputa e rivalidade sendo necessário que se conheça os concorrentes, clientelas e fornecedores no mercado.

As oportunidades e ameaças criadas por estes elementos precisam ser compreendidas, e tal compreensão deve gerar o conhecimento que irá gerar a vantagem desejada. Também, no ambiente interno da empresa é exigido um conhecimento profundo das forcas e fraquezas próprias para orientar a disputa para um campo propício às suas potencialidades e no desenvolvimento para superação das fraquezas.

Os sistemas de informação criam formas de controle e compreensão dos ambientes empresariais e de seus negócios de forma a tornarem-se uma ferramenta extremamente útil e relevante, hoje na era da informação algo imprescindível.

2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UM BREVE HISTÓRICO

A evolução da tecnologia da informação é uma história de mudanças ininterruptas.

Podemos definir quatro períodos bastante distintos da evolução da TI (Tecnologia da informação) nas empresas: Processamento de dados (década de 60), Sistemas de informação (década de 70), Inovação e vantagem competitiva (década de 80), Integração e reestruturação do negócio (década de 90).

No mundo dos negócios a velocidade das transformações é óbvia, seja nas empresas seja na própria tecnologia. O uso de redes está deixando de ser um paradoxo para se tornar uma possibilidade concreta, fazendo da tecnologia da informação uma força decisiva, afetando o modo de que muitos executivos se organizam e operam tornando suas empresas melhores e mais competitivas.

Quando os computadores começaram a ser introduzidos nas grandes empresas, por volta de 1050, por parecerem economicamente inviáveis eram ainda limitados. Muitas empresas que buscavam a automatização das atividades burocráticas em grande escala como: folha de pagamento, contabilidade (processamento de dados), buscavam uma melhor relação custo/benefício para esse empreendimento.

2.1 PROCESSAMENTO DE DADOS

O processamento de dados evoluiu como função de apoio isolada do negócio em si. Muitas empresas construíram prédios enormes para sediarem seus departamentos de processamento de dados, muitas vezes longe da sede administrativa. Surgiram durante esse tempo muitas resistências à mudança, muitos profissionais com pouca experiência se viram na obrigação de

(4)

controlar uma tecnologia nova e complexa e desenvolver métodos de trabalho, mostrando muitas vezes para a empresa limitação, incapazes de se colocar no lugar dos usuários, esses que por outro lado temiam em perder o emprego por causa dos computadores.

Como a oferta de trabalho para esses profissionais estavam em alta, muitos executivos optavam por deixar no máximo, supervisores para o departamento de processamento de dados. A dificuldade para liberarem profissionais para essa área era grande e muitas vezes os profissionais liberados não tinham grandes qualificações fazendo com que muitos projetos se tornassem inviáveis para a empresa.

Como o desenvolvimento de sistemas de informações não era visto como um item de capital, suas participações percentuais nos orçamentos dos anos seguintes eram mantidas e muitas vezes reduzido, o que ocorre até hoje, onde muitos profissionais, executivos não conseguiram visualizar a relação entre os elementos de custo ao longo do ciclo de vida dos principais sistemas.

Nos dias de hoje já temos a consciência de que a maioria dos custos de TI está oculta. A exemplo temos que o custo de suporte e treinamento para o uso dos microcomputadores são muitos superiores ao preço de compra e o custo total do desenvolvimento de sistemas.

3 VANTAGEM COMPETITIVA

Muitos pacotes de software são utilizados hoje em dia, alavancando e acelerando o desenvolvimento de sistemas, muitas inovações ocorreram e a maioria delas tem grande impacto nos domínios da área de sistemas.

A história da tecnologia da informação nas grandes empresas revela um movimento pendular, alternando-se entre extremos de inovação e disciplina, centralização e descentralização. Conforme pêndulo retornou dos dias de criação desordenada que os caracterizavam e passou a prevalecer o rigor dos sistemas de informação (PEREIRA, JOAO PAULO LOPES, 1989). Embora o termo não seja usual preferimos chamar essa posição de pêndulo de era da inovação e vantagem competitiva.

O fator de vantagem criou um mercado inteiramente novo para a TI. O termo tecnologia da informação passou a ser usado no lugar de informática. Assim temos os executivos de negócios descobrindo uma alternativa para exercer sua liberdade, mais do que isso, passando a olhar para os computadores sob uma nova perspectiva. Quase todas as aplicações informatizadas da era do processamento de dados eram voltadas para dentro, para operações administrativas das empresas. Na era da inovação e vantagem competitiva os olhares se dirigiram para o mercado em busca de oportunidades estratégicas apoiadas em TI.

Como a busca explícita de inovação abrange todas as áreas da TI, a postura da área de sistemas passou a ser o posicionamento da TI como uma nova fonte de oportunidades e vantagens competitivas, em parte pelo suporte a eficiência dos usuários, levando as

empresas a abraçarem a TI como uma forma de transformar tudo em just-in-time, pedidos on-line, produção integrada por computador e estoques JIT.

(5)

3.1 POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO

Um dos mais relevantes aspectos a serem analisados no posicionamento estratégico de qualquer empresa refere-se aos fatores fundamentais para o sucesso. Por mais que uma empresa possa ser eficiente em sua área de atuação, se ela estiver vulnerável em um fator chave é muito provável que não consiga obter vantagem competitiva. Abaixo seguem algumas características fundamentais, fatores-chave que podem ser trazidos pelos sistemas de informação: os dados têm importância vital para a organização, são diferenciais entre organizações, têm grande influência no ambiente em que a empresa atua, são características do ramo de negócio ou categoria do produto.

A identificação clara dos Fatores-chave de sucesso será a base fundamental para o posicionamento estratégico da empresa. A abordagem por FCS potencializa a empresa para resultados, essa análise fornece fatores de importância para uma comparação de uma empresa e seus concorrentes. Os FCS são encontrados nos aspectos fundamentais do relacionamento da empresa com o ambiente em que se atua, e podem decorrer desse relacionamento, das operações básicas ou ainda das características da categoria de produtos que são considerados importantes para o mercado. Abaixo listaremos alguns fatores mais relacionados aos sistemas de informação:

Produto/serviço: tecnologia usada;

Estrutura logística e relações com o mercado: eficiência dos canais de distribuição, método de venda;

Processo: tecnologia utilizada, pontos vitais no processo operacional, etc.; Insumo: controle do fornecimento;

Capacidade de produção: baseados em relatórios, a velocidade no lançamento de produtos, velocidade de adaptação às variações de demanda;

Porte e estrutura da empresa: flexibilidade e rapidez de adaptação mediante levantamento de informações;

Relação da empresa com o ambiente: facilidade na obtenção de informações; 3.2 CARACTERÍSTICAS DAS INFORMAÇÕES

Para que a informação alcance seu objetivo, listamos algumas características que se analisadas corretamente dentro do processo que a empresa utiliza, pode-se tomar a decisão correta e assim obter vantagem competitiva:

Precisão: sem erros;

Completude: deve conter todos os fatos importantes; Econômica: deve-se analisar o valor da informação;

Flexibilidade: a informação pode-se ser usada para várias finalidades; Confiabilidade: verificar a fonte da informação;

(6)

Simplicidade: a informação não deve ser exageradamente complexa, pois, pode atrapalhar o tomador de decisão em sua análise;

Em tempo: a informação deve estar disponível em tempo para uma tomada de decisão; Verificável: isto é, a informação pode ser averiguada.

CONCLUSÃO

Tendo-se em mente o acima exposto, concluímos que o adequado desenvolvimento de sistemas de informação voltados para o auxílio do gerenciamento empresarial tem grande impacto na performance empresarial no mercado. As equipes devem estar bem treinadas e preparadas para a utilização desta nova ferramenta, mas antes de tudo, cada empresa deve considerar seriamente a manutenção e incremento de seus departamentos de tecnologia da informação.

(7)

REFERENCIAS

ALBERTIN, ALBERTO LUIZ. “ Administracao de informática – funções e fatores criticos de sucesso”, Atlas, 1999, 2a edição, São Paulo/SP.

KEEN, PETER G.W. “ Guia gerencial para a tecnologia da informação – conceitos essenciais e terminologia para empresas e gerentes”, Campus, 1996, Rio de Janeiro/RJ.

LUBBEN, RICHARD T. “Just-in-time uma estratégia avançada de produção”, Mc graw Hill, 1989, São Paulo/S.P.

MANAS, ANTONIO VICO.” Administração de sistemas de informação, Erica, 1999, 2a ed. São Paulo/S.P.

PEREIRA, João Paulo Lopes, MIRANDA, Constanzza Carvalho. A tecnologia de informação como ferramenta para obtenção de vantagem competitiva. Disponível em: C:\Andredocs\KINGSTON\_UNIFIL\_AdmSistEmpres-Janaina\Sis

VantagemCompetitiva\VANTAGEM COMPETITIVA ATRAVES DE

DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇAO.mht. Acesso em: 16 jun. 2010.

STAIR, RALPH M. “Princípios de sistemas de Informação”, LTC, 1998, Rio de Janeiro/RJ

TORRES, NOBERTO A. “ Competitividade Empresarial com tecnologia da informação” Makron Books, 1995, São Paulo/S.P.

TORRES, NORBERTO A. “Planejamento de informática na empresa, Atlas, 1989, São Paulo/S.P.

Referências

Documentos relacionados

Daqui se conclui que os resultados obtidos pela análise estática não-linear, ao nível dos diferentes elementos estruturais, em termos de deformação e de

Para isto precisaria Incentivar uma mudança nos hábitos dos espectadores/consumidores de forma a reduzir o consumo de energia e mantê-los esclarecidos em alguns pontos como: a

Tem a finalidade de identificar a percepção do grupo de especialistas selecionados sobre o comportamento futuro de fatores críticos (e forças que os impulsionam.. e os limitam)

O principal resultado deste cap´ıtulo nos diz que, dados R um anel primo, T um anel de quocientes de R e C o centr´ oide estendido, existe uma correspondˆ encia biun´ıvoca,

Você não deve usar este medicamento se tiver alergia ao cloridrato de ambroxol (substância ativa) ou a outros componentes da fórmula e se tiver intolerância à frutose.. O QUE

de licidade, do ouvinte um conhecimento das re gras do que possa entender a

Por último, para garantir que um voto não seja apagado da base de dados, o SIGEleição além de gerar um hash para cada voto registrado no sistema, gera um hash geral

ele, não poderia o Estado locupletar-se ilicitamente com as obras realizadas ou com os serviços prestados, de forma que não haveria dano ao patrimônio público