• Nenhum resultado encontrado

juliana do nascimento rosa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "juliana do nascimento rosa"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo

Disciplina: Projeto Integrador 5 (PI5X5)

Trabalho de Conclusão de Curso

Título do Trabalho:

Plano de Marketing de áreas naturais de Itanhaém/SP

Abordagem: Trabalho Mercadológico

Aluno: Juliana do Nascimento Rosa Prontuário: 0861839

Orientador: Brenno Vitorino Costa

(2)

Agradecimentos:

Primeiramente queria agradecer a Deus, pois sem ele me guiando eu não seria nada e não chegaria até aqui. Agradeço a meu pai Nivaldo, que todas as vezes que precisei, ele não mediu esforços para ir até a cidade de Itanhaém comigo, seus palpites, enormes contribuições e todo o apoio que dedicou a mim. Agradeço também a minha mãe Marta, tão maravilhosa que sempre me apoiou e me encorajou com suas palavras de sabedoria. Agradeço a minha irmã Mariana que sempre esteve ao meu lado, não se importando com as várias horas que despendi no computador, me auxiliando no que fosse possível. Agradeço a minha avó Elza que me abriu as portas de sua casa todas às vezes que necessitei. Também quero agradecer a todos os meus parentes e amigos que me ajudaram e torceram por mim.

Em especial queria agradecer a meu orientador, Brenno, que me deu um enorme auxílio e sempre me incentivou e esteve do meu lado, até quando parecia impossível a realização desse trabalho. Agradeço ao coordenador do curso e a todos os professores que me ajudaram e contribuíram para minha formação.

Agradeço a prefeitura de Itanhaém e as centrais de informações pela contribuição e apoio disponibilizados. Agradeço aos meus amigos e colegas de classe que sempre me ajudaram no que fosse necessário e a todos que oraram e torceram por mim.

(3)

RESUMO: Este trabalho propõe um plano de Marketing para as áreas naturais de

Itanháem/SP, que poderá fornecer contribuições para a promoção do turismo no local. Propõe-se a estudar e definir estratégias em linhas gerais, servindo como base para discussões e trabalhos futuros. Nele serão elencadas estratégias de promoção de destinos naturais em Itanhaém, a fim de fidelizar clientes além da análise dos aspectos positivos e negativos, oportunidades e deficiências decorrentes da atividade turística. Propor um roteiro turístico para essas áreas. Além de mostrar que a cidade possui outros segmentos turísticos possíveis de ser trabalhado nas áreas naturais da cidade.

Palavras-chave: marketing turístico; áreas naturais; plano de marketing.

Abstract: This paper proposes a marketing plan for natural areas of Itanhaém/SP, which could provide contributions to the promotion of tourism at the site. It is proposed to study and devise strategies in general, serving as a basis for discussion and future work. In it is listed promotion strategies Itanhaém destination in order to retain customers beyond the analysis of strengths and weaknesses, opportunities and deficiencies arising from tourism. Propose a sightseeing tour. Besides showing that the city has other potential tourist segments to be worked into natural areas of the city.

(4)

Sumário executivo

Introdução ... 5

1. Caracterização do Negócio ... 6

1.1. Apresentação da cidade ... 6

1.2. Serviços e Produtos ... 10

1.2.1. Análise do inventário da oferta turística ... 10

1.3. Infraestrutura e equipamentos ... 12

1.4. Estrutura Organizacional ... 13

1.5. Marketing ... 14

2. Análise de ambiente ... 15

2.1. Análise da demanda ... 15

2.1.1. Análise da demanda real ... 15

2.1.2. Análise da demanda potencial ... 16

2.2. Cenário político-econômico ... 16 2.3. Análise da concorrência ... 16 3. Foco estratégico ... 18 3.1. Análise SWOT ... 18 3.1.1. Pontos Fortes ... 18 3.1.2. Pontos Fracos ... 18 3.1.3. Oportunidades ... 18 3.1.4. Ameaças ... 18 3.2. Público-alvo ... 19 3.3. Objetivos ... 19 3.3.1. Visão ... 19 3.3.2. Objetivos ... 19 3.3.3. Metas ... 19 3.4. Estratégias ... 19 3.4.1. Produto ... 20 3.4.2. Preço ... 20 3.4.3. Praça ... 20 3.4.4. Promoção ... 22 4.1. Ações de produto ... 24 4.2. Ações de preço ... 24 4.3. Ações de distribuição ... 25 4.4. Ações de promoção ... 25 5. Avaliação e controle ... 25 6. Considerações finais ... 26 7. Referências bibliográficas ... 27

(5)

Introdução

O presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de um plano de marketing para as áreas naturais da cidade de Itanhaém no litoral sul de São Paulo, que poderá fornecer subsídios para a promoção do turismo no local. Cabe ressaltar que um plano de marketing é um instrumento complexo, e propõe-se a estudar e definir estratégias em linhas gerais, servindo como base para discussões e trabalhos futuros. Foram analisados aspectos positivos e negativos, oportunidades e deficiências, para que se sejam elencadas estratégias de promoção de destino em Itanhaém, a fim de fidelizar clientes.

A proposta é a elaboração de um plano de marketing, mas há ainda o interesse de demonstrar a análise do produto e promovê-lo de maneira rentável, sustentável e com qualidade. Montar um roteiro com os produtos demonstrados e um vídeo promocional. A idéia é unir estratégias para multiplicar resultados.

(6)

1. Caracterização do Negócio

O plano de marketing apresentado engloba quatro áreas naturais da cidade de Itanhaém, no estado de São Paulo: o Rio Itanhaém, a Cama de Anchieta, o Morro Sapucaitava e o Morro Piraguyra. Lugares de beleza ímpar, foram escolhidos por possuírem elementos para fortalecer o turismo na cidade, como a paisagem, peculiaridades e a proximidade das praias mais famosas da cidade. Realizar um plano de marketing somente das áreas naturais proporciona objetividade ao trabalho, além de trazer reconhecimento à beleza natural de Itanhaém.

1.1. Apresentação da cidade

Itanhaém, que na Língua Tupi-Guarani significa “pedra que canta”, foi fundada em 22 de abril de 1532 e possui em torno de 600 km² de extensão, dos quais 300 km² são de Mata Atlântica, que integram o Parque Estadual da Serra do Mar. Está localizada a 110 km da capital de São Paulo (ITANHAÉM, 2011).

O município possui 87.057 habitantes, segundo o IBGE, 2011. As principais fontes de renda do lugar são o comércio, a indústria, a agricultura e o turismo, segundo o site oficial da cidade. Sendo entre essas rendas, a mais promissora é o turismo, que com belas paisagens naturais pode fortalecer como uma cidade turística, inclusive por sua área natural.

A cidade possui a segunda maior bacia hidrográfica do Estado de São Paulo que pode ser navegado por pequenas e também por médias embarcações, formada pelo Rio Preto e pelo Rio Branco e seus afluentes. O município conta com 14 praias que formam 27 quilômetros de orla (SOUZA, 2010).

É conhecida também por ser o local de nascimento do pintor Benedicto Calixto, que com suas obras até hoje promove Itanhaém por todo país.

Entre os atrativos turísticos mais famosos de Itanhaém estão suas praias, como a dos Sonhos, do Cibratel, de Itanhaém e dos Pescadores. Também não podemos esquecer da Ilha Queimada Grande e da Ilha Queimada Pequena. Além do Convento Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de Sant’Anna e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. O município de Itanhaém tem uma série de atrativos e entre seus principais

(7)

Pescadores e que foi construído em 1972 ao final da primeira versão da novela Mulheres de Areia, gravada na cidade pela extinta rede Tupi de televisão.

Temos também os atrativos naturais que serão trabalhados neste plano de marketing, que não são, por exemplo, citados no Guia 4 Rodas, que não cita as áreas naturais da cidade por não estarem entre os locais mais visitados da cidade, mas são atrativos interessantes e que possuem potencial turístico se forem desenvolvidos.

A Cama de Anchieta, localizada próximo à Praia do Sonho, é uma rocha no formato que lembra uma cama, onde o Padre José de Anchieta, em suas caminhadas sacerdotais, costumava descansar e produzir seus poemas. Até o ano de 2009 a única forma de chegar ao atrativo era sobre rochas lisas próximas ao mar agitado. Mas com recurso da ordem de R$ 140 mil, doados pelo Governo das Ilhas Canárias, foi construída uma ponte de 220 metros de comprimento por 1,60 m de largura, inaugurada em maio de 2006. De acesso gratuito, tornou-se sucesso de visitação. (ITANHAÉM, 2011).

Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Itanhaém (2007), a Cama de Anchieta foi eleita uma das 9 Maravilhas da Baixada Santista, em uma votação realizada entre os dias 14 de outubro e 29 de novembro de 2007, no site do jornal “A Tribuna”, pelos leitores. Ao longo do trajeto no local foram colocadas placas de madeira que descrevem alguns momentos da vida do padre e durante a alta temporada acontece no local encenação sobre a vida dele.

No Morro Sapucaitava, entre a Praia dos Pescadores e o Rio Itanhaém, há uma trilha que corta a floresta e dá acesso a uma das mais belas vistas do mar: uma pedra plana na ponta do morro. Na alta temporada, guias turísticos acompanham os visitantes pelas trilhas. Tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), foi declarado de utilidade pública em 15 de março de 1962. Em 2005 recebeu reformas na trilha e no mirante e houve a construção de corrimões. Também possui vegetação da Mata Atlântica, fauna, flora e facilidades no percurso, proporcionando 30 minutos de passeio agradável ao turista. (ITANHAÉM, 2010). Pois mesmo sendo privado, possui uma grande relevância e interesse em visitá-lo e para incluí-lo no plano, depende do aceite do proprietário para a execução do mesmo.

(8)

O Rio Itanhaém, que percorre a cidade, proporciona esportes náuticos como a natação, jet-ski, lanchas e passeios de barcos. Na alta temporada fica à disposição dos turistas o famoso banana-boat. É um dos maiores rios do litoral paulista e um acolhedor natural de aves por causa do manguezal existente e possui boa variedade de espécies de peixes.

O Morro Piraguyra, nome oficializado no site da prefeitura da cidade, embora o mapa turístico de Itanhaém o demonstre como Morro Piraguava, tem a localização central na cidade e diferentes formas da Mata Atlântica, pois é mais afastado do mar, o que favoreceu a preservação do local. No topo do morro, por acúmulo de águas da chuva, forma-se um “lago” que, segundo a Prefeitura, o município já pretende utilizar para fins turísticos, com trilhas de conscientização. Mas para tal ação é necessário guia especializado para garantir segurança aos visitantes pela dificuldade do trajeto, dentre outras ações.

É considerada a “Amazônia Paulista” pela grande diversidade de fauna e flora; Itanhaém possui uma das maiores áreas verdes em reservas do Estado. Além disso, possuem dois rios, o Preto, de coloração escura, e o Branco, cristalino, e o encontro dessas águas para a formação do rio Itanhaém faz o município ser comparado à Amazônia, uma homenagem à junção dos rios Negro e Solimões, formação do rio Amazonas (SOUZA, 2010).

A seguir estão imagens, feitas pela autora do trabalho, das quatro áreas naturais desenvolvidas no plano de marketing, além do Mapa Turístico da cidade com estes pontos em evidência, para maior compreensão.

(9)

Figura 3: Margem do Rio Itanhaém Figura 4: Morro Piraguyra

Figura 5: Mapa Turístico de Itanhaém

Fonte: Site da prefeitura de Itanhaém

Rio Itanhaém

(10)

1.2. Serviços e Produtos

Foram analisados os serviços prestados através dos formulários de inventário da oferta turística do Ministério do Turismo de cada atrativo apresentado neste Plano de Marketing. Isto é necessário tanto para a criação das ações como também para mostrar o que deve ser melhorado em cada atrativo e/ou potencializado.

1.2.1. Análise do inventário da oferta turística

Tabela 1: Inventário turístico das áreas naturais de Itanhaém 1

NOME DO

ATRATIVO TIPOLOGIA LOCALIZAÇÃO

DISTÂNCIA

DO MARCO ZERO ACESSO

PONTO DE REFERÊNCIA

Cama de Anchieta Planaltos e planícies Praia dos Sonhos 25m

Pela ponte sobre as rochas,

na Praia dos Sonhos

Praia dos Sonhos

Morro Sapucaitava Montanhas /relevo Praia dos Sonhos 30m

Acesso pelo Itanhaém Iate

Clube

Itanhaém Iate Clube

Rio Itanhaém Bacia hidrográfica Praia de Itanhaém 20m Pela Praia dos

Sonhos Praia dos Sonhos

Morro Piraguyra Montanhas /relevo Praia dos Sonhos 35m

Pelo acesso a Cama de Anchieta

(11)

Tabela 2: Inventário turístico das áreas naturais de Itanhaém 2

NOME DO

ATRATIVO ENDEREÇO LOCALIZAÇÃO

ÓRGÃO

RESPONSÁVEL MEIO DE ACESSO

Cama de Anchieta

Entre o costão da Praia dos sonhos e o

mar de Itanhaém

Praia dos Sonhos Prefeitura Via Terrestre

Morro Sapucaitava Rua Sebastião das

Dores, s/n Praia dos Sonhos Iate Clube

Via Terrestre / Via Marítima

Rio Itanhaém

Na divisa com a Praia dos Sonhos e

Praia do Centro

Praia de Itanhaém Prefeitura Via Terrestre / Via Marítima

(12)

1.3. Infraestrutura e equipamentos

Na tabela abaixo é possível visualizar e analisar se o atrativo possui infraestrutura e equipamentos e se está em bom estado de conservação. Através dessa tabela pode-se entender em quais itens devem ocorrer ações de melhoria na infraestrutura de cada atrativo.

Tabela 3: Inventário turístico das áreas naturais de Itanhaém 3

NOME DO ATRATIVO SINALIZAÇÃO GRAU DE UTILIZAÇÃO ATUAL ESTADO DE CONSERVAÇÃO TIPO DE ATIVIDADES PRATICADAS NO LOCAL PRONTO PARA RECEBER TURISTAS? Cama de Anchieta

Possui 3 placas, uma no centro da cidade e duas na orla da Praia

dos Sonhos. Alto Ruim Trilha histórica- cultural, caminhada, pesca esportiva e descanso Sim

Morro Sapucaitava Não Possui Pequeno Boa Trilhas monitoradas Sim

Rio Itanhaém Não possui Pequeno Boa

Natação, jet-ski, lanchas e barcos. No

verão, utilizam

banana-boat

Não

Morro Piraguyra Não possui Pequeno Boa

Trilhas e alguns passeios de

ecoturismo

(13)

De acordo com o Inventário, a Cama de Anchieta é o que possui maior sinalização para o turista, e por essa razão é o mais conhecido por ele, mas encontra-se em péssimo estado de conencontra-servação, pois está pichado, e possui adaptação para receber turista, a ponte para melhor acesso e trilhas como atividade. Já o Rio Itanhaém, o Morro Sapucaitava e o Morro Piraguyra não possuem sinalização para visitantes, o número de visitantes nesse local é pequeno, mas com várias atividades possíveis de serem realizadas nesses locais e com boa conservação é possível estruturá-los, sendo dentre esses três só o Morro Sapucaitava tem infraestrutura para receber os turistas, os outros dois ainda não.

1.4. Estrutura Organizacional

À Secretaria de Turismo, segundo a Prefeitura e o site da cidade, compete promover, coordenar, executar e estimular o desenvolvimento do turismo e atividades correlatas referentes a eventos de qualquer natureza, podendo, também criar, ampliar, implementar atividades de lazer, inclusive nas áreas verdes, fortalecer o trade turístico, controlar a fiscalização dos ônibus de turismo, tudo em estreita consonância com a política pública de desenvolvimento econômico e social do município de Itanhaém. Sempre cuidando dos objetivos com normas regulamentadoras dos atrativos tombados e preservados.

(14)

1.5. Marketing

Atualmente a cidade possui páginas nas mídias sociais, como Facebook, Flickr, Youtube, Google+ e Twitter, além de produzir um jornal semanal, o “Boletim Oficial” que é distribuído e produzido na cidade. Possui também um site com seus atrativos e serviços. Para promover a cidade na alta temporada promove shows em sua orla e na cidade. Os shows são estratégias usadas desde temporadas passadas.

Em 2012, além do próprio Carnaval da cidade, a escola de samba Pérola Negra, de São Paulo, homenageou Itanhaém em seu samba-enredo, resultando numa exposição gratuita do município na televisão.

Na temporada passada, no contexto do projeto “Roda SP”, do governo estadual, pode-se realizar city tours de dois dias por Itanhaém. Havia propagandas do tour e dos shows por toda a cidade, e em todos os estabelecimentos foram distribuídos folders

(15)

dessas ações. No verão passado os passeios pelos atrativos foram uma forma de promover a cidade e aumentar o interesse do turista pela mesma.

Na baixa temporada aconteceu o Rodeio de Abril e em agosto acontecerá o Festival de Gastronomia, estratégias para o aumento da visitação nessas épocas de menor fluxo.

Vale ressaltar que nenhumas dessas estratégias foram específicas para as áreas naturais da cidade, mostrando que é necessária divulgação somente dessas áreas.

De acordo com o Sr. Ricardo Marques Fernandes, coordenador do Departamento de Turismo, estão sendo estudadas mais estratégias de promoção para a cidade. E trazer variedade de roteiros, como um focado nas áreas naturais, traria mais opções de ofertas aos visitantes da cidade. E espera-se que o plano de marketing possa auxiliar na preparação das áreas naturais para receber turistas com a qualidade necessária e com o foco certo.

2. Análise de ambiente

2.1. Análise da demanda

De acordo com a prefeitura e com o secretário de Turismo de Itanhaém, o advogado Tiago Cervantes, a cidade recebe em média 30 mil turistas por feriado, vindos em sua maioria da cidade de São Paulo. No Carnaval, alta temporada, a cidade chega a receber 60 mil turistas. São cerca de 5 milhões de turistas por ano. E somente um terço visita as áreas naturais da cidade.

2.1.1. Análise da demanda real

Segundo a prefeitura estes dados estão sendo consolidados, mas a cidade é a vigésima quinta cidade mais visitada do Brasil, representando 0,6% de toda a demanda de visitas turísticas em todo o Brasil. De acordo com a renda familiar, a demanda turística da cidade representa 0,6% entre as famílias com até quatro salários mínimos; 0,8% de quatro a 15; e 0,4% com mais de 15, dados da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

(16)

2.1.2. Análise da demanda potencial

Residentes da cidade de São Paulo e grande São Paulo, que preferem cidades com Ecoturismo como complemento ao binômio sol e praia para visitação.

2.2. Cenário político-econômico

A ascensão recente de milhões de pessoas, no Brasil, à classe média, que representa 54% da população brasileira sendo a maior do país, com renda familiar per capita entre cerca de R$ 291 e R$ 1.019, segundo dados da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (AUTRAN, 2012), possibilita a estas pessoas as viagens de lazer ao fim de semana e feriados prolongados, por possuírem maior poder de aquisição e estabilidade, o que certamente interessa ao município de Itanhaém. Além deste elemento, há disposição na Prefeitura em tornar a cidade um pólo turístico e estruturar as áreas naturais.

2.3. Análise da concorrência

As áreas naturais do município possuem três concorrentes diretos: Mongaguá, Praia Grande e Peruíbe, cidades situadas próximas a Itanhaém e com áreas naturais semelhantes às que possui Itanhaém, cidades que possuem estruturas e divulgação para o ecoturismo nestes locais.

Mongaguá (19 km de Itanhaém) possui Parques Ecológicos, como o Poço das Antas, o parque com maior número de visitação na cidade de Mongaguá, com vários atrativos naturais como “piscinões” de águas naturais e corredeiras, além de uma infraestrutura boa, como estacionamento gratuito, sanitários, churrasqueiras, guarda-vidas e posto de atendimento médico.

A cidade possui várias trilhas ecológicas, possibilitando visitas à Aldeia Indígena tupi-guarani localizada na Reserva Ambiental da Mata além das praias. A cidade possui também a segunda maior plataforma de pesca marítima da América Latina, 400m ao mar, formando um T de 200m.

(17)

Mongaguá também é conhecida pelo turismo de massa, tornando-se um lugar saturado de visitantes, proporcionando a Itanhaém a oportunidade de investir nesse público, que busca outros lugares para visitação.

O município de Praia Grande (43 km de Itanhaém) possui um ambiente familiar que proporciona aos turistas o desejo de ter segunda residência no local, além de ter o maior complexo de colônia de Férias da América Latina com área verde. Pode-se também aproveitar a beleza das praias, do Morro de Itaipu e sua área preservada da mata Atlântica. Mas por proporcionar poucas áreas verdes o turista pode buscar alternativas próximas para visitação.

Peruíbe (20 km de Itanhaém), por sua vez, é também uma estância balneária e tem uma unidade de conservação, a Estação Ecológica da Juréia, parte de um mosaico de áreas protegidas que é considerado pela UNESCO um dos cinco mais importantes do mundo. Sua estrutura é bastante desenvolvida e oferece muita informação aos visitantes, especialmente no seu site oficial. Por estar mais longe da capital de São Paulo do que Itanhaém, esta pode se aproveitar do fato consolidando produtos e serviços para aqueles que estiverem de passagem até Peruíbe.

(18)

3. Foco estratégico

3.1. Análise SWOT

3.1.1. Pontos Fortes

- Fácil acesso, pelas estradas e pelo Aeroporto Regional de Itanhaém, classificado como o nono do Estado de São Paulo em volume de embarque e desembarque de passageiros.

- Atrativos próximos às praias de Itanhaém, que já contam com bom fluxo de turistas. - Os Morros possuem vistas espetaculares da cidade.

- A Cama de Anchieta é um dos atrativos mais interessantes que existem no litoral sul de São Paulo.

3.1.2. Pontos Fracos

- Os atrativos em questão não são bem divulgados. - Manutenções dos locais são ineficientes.

- Infraestrutura nos atrativos estudados precária.

3.1.3. Oportunidades

- Demanda por serviços de alta infraestrutura. - Aumento do número de visitantes.

- Crescimento da classe média do país. - Aumento dos gastos em turismo.

3.1.4. Ameaças

- Falta conhecimento do público sobre os atrativos naturais da cidade apresentados. - Pouco tempo disponível dos turistas para a visitação desses atrativos.

- O desinteresse dos visitantes em conhecer as áreas naturais da cidade. - A concorrente “praia” pode ser um empecilho na visitação dos atrativos.

- O fato das cidades concorrentes (Peruíbe, Praia Grande e Mongaguá) possuírem áreas naturais.

(19)

3.2. Público-alvo

Os turistas que visitam a cidade de Itanhaém, mas não conhecem as áreas naturais da cidade.

3.3. Objetivos

3.3.1. Visão

Aumentar a procura e conhecimento do ecoturismo, e seu aproveitamento nas localidades apresentadas, fornecendo serviços de qualidade que atendam às expectativas dos turistas, prestando atenção às suas necessidades e anseios nessas áreas naturais.

3.3.2. Objetivos

- Expandir as estratégias promocionais das áreas naturais

- Valorizar e potencializar o marketing dessas áreas

- Expandir o turismo nas áreas verdes

3.3.3. Metas

- Fidelização de clientes por meio do atendimento com qualidade, aumentando em 10% o fluxo de visitantes nas áreas verdes.

- Ampliar em 20% a visitação no município, e ampliação dos serviços prestados.

3.4. Estratégias

Promover a área verde e os pontos turísticos apresentados neste trabalho nas redes socias e mídias especializadas do trade, para abranger operadores e agentes de turismo a realizar e vender pacotes formatados dessas áreas, além de um assessor de imprensa e equipe de turismo e comunicação. E promover nas mídias circulares para o público final a visitação nessas áreas naturais.

Um plano de marketing envolve o estudo do composto mix de marketing que é formado pelo produto, preço, praça e promoção.

(20)

3.4.1. Produto

Ainda que todos tenham sua relevância equilibrada é com relação ao produto que as áreas naturais de Itanhaém necessitam de maior intervenção.

Os atrativos precisam de infraestrutura turística para se tornar locais de visitação. Sendo necessárias uma mobilização da prefeitura e a secretaria de turismo, para a adequação dos lugares. Para isso é necessária uma reestruturação turística, conscientização, conservação dos moradores e estratégias para trazer turistas. Além da elaboração de um roteiro específico para promover a potencialidade e o valor dos atrativos. Os locais não são cuidados, como a “Cama de Anchieta”, que está pichada e não possui lixeiras no local, deixando o lugar degradado. É necessária a entrega de um material para a conscientização dos moradores e turistas.

3.4.2. Preço

Os serviços de guiamento, trilhas e passeios de barco além de regularizados devem incluir a taxa de turismo ao município. Esta taxa além de servir para a manutenção dos atrativos deve também ser revertida para o treinamento dos guias, de como estas empresas estão dando informações aos turistas.

Atualmente temos o passeio de barco no Rio Itanhaém, no custo de R$ 30,00, com duração de 3 horas. Temos também trilhas ecológicas no morro Sapucaitava e na Aldeia do Bambu, que custa R$ 30,00, e o percurso é de 1h30min. Esses são os valores de passeios relacionados ao Ecoturismo no Município de Itanhaém. Os outros locais estudados não têm serviços cobrados. Além dos serviços guiados não serem cobrados, o preço está embutido nos valores cobrados.

3.4.3. Praça

O único site oficial de Itanhaém disponibiliza apenas três opções de roteiro, sendo nenhum específico para as aéreas naturais, sendo colocadas de forma superficial, assim como nos postos de informações.

(21)

O site da cidade necessita de melhoria visual e os atrativos de sites próprios sobre o turismo na cidade. Além da necessidade de criar releases e materiais promocionais focados nas agências.

Os Postos de Informações foram visitados e fotografados

Figura 6: Departamento de turismo Figura 7: Posto de Informação Turística (PIT)

Os locais estudados possuem belezas naturais que atraem turistas, necessitando apenas de melhorá-los para serem atrativos completos.

(22)

3.4.4. Promoção

Foram analisados materiais promocionais da cidade de Itanhaém, para a divulgação da mesma, sendo feitos pelo departamento de Turismo com o patrocínio e apoio do comércio da cidade.

No primeiro (Figura 8), identificamos que os atrativos turísticos são apenas citados, dando uma pequena explicação de sua importância para o local, mas sem falar seu endereço ou localidade, acesso, proximidade ou ponto de referência. Mostrando apenas a foto do local, sem o entorno e a conexão com demais atrativos e serviços de apoio.

Na figura 9, há muitas informações confundindo o leitor que acaba se distraindo com os outros conteúdos do panfleto. Sabendo da necessidade de parcerias que todo material impresso precisa ter é interessante que se organize tais informações. Da maneira apresentada, o atrativo e as informações publicitárias disputam e confundem o olhar do turista que recebe o material. Classificando e organizando as informações ambos ganham com a divulgação.

As áreas verdes possuem apenas um folder, que segundo o Posto de informação Turística, estava em falta, que não detalha a riquíssima área verde de Itanhaém.

O folder da figura 10 apenas ilustra os atrativos sem detalhar ao leitor informações sobre o local, como se chegar ou pelo menos um ponto de partida para que o visitante o conheça. Nenhum material tem a necessidade de detalhar todas as informações, mas minimamente deve dar indicações sobre onde procurar aquilo que ele não descreve, por exemplo, encaminhar a algum site ou endereço do atrativo mencionado.

A comunicação da cidade não é assídua, as redes sociais deveriam ser melhores aproveitadas.

A cidade participa apenas da feira de turismo na cidade de São Paulo, realizada no centro de convenções São Luís. Não participando do Salão de Turismo, para o público final, ou de grandes feiras para agentes de viagem, como o da BRAZTOA. Sendo pouco divulgada para o trade e para os turistas.

(23)

Figura 8: Material publicitário Figura 9: Material publicitário confuso

(24)

4. Ações

4.1. Ações de produto

Além do próprio plano de Marketing, com seus apontamentos e conclusões, propõe-se um roteiro exclusivo com os locais apontados e a realização de um vídeo promocional. Além de um folder específico para essas 4 áreas naturais, com endereço e atrações de cada local e com conteúdo de fácil leitura e chamativo.

Seria muito importante uma excelente infraestrutura nos quatro locais. Começando com a Cama de Anchieta, que precisa restaurar a ponte que dá acesso à cama, e acrescentar em vários pontos dela, lixeiras para os turistas e além de retirar a pichação da pedra, entregar na entrada folhetos de “boas maneiras de utilização dos atrativos”. Já o Rio Itanhaém, necessita de reforma nas plataformas que possui e todos os barcos de passeio precisam de alvarás regularizados, além de funcionários treinados e capacitados para a orientação dos visitantes com qualidade, é preciso também de sinalização adequada sobre os passeios e pontos de embarque bonitos e agradáveis.

O Morro de Sapucaitava necessita de guias credenciados e de sinalização urgente, pois dos quatro, esse atrativo, é o mais difícil de encontrar por falta de placas indicando o local. O morro precisa de manutenção e melhorar sua escadaria para receber idosos e crianças. Já o Morro Piraguyra, precisa oficializar esse nome que a prefeitura utiliza, pois no mapa turístico e em outros panfletos é utilizado outro nome, confundindo os turistas e desfortalecendo o atrativo, sendo necessária sinalização também e guias para o atrativo. O local possui uma ampla área sendo interessante a construção de um restaurante com frutos do mar e um centro de informações da cidade, com o foco nas áreas naturais estudadas.

4.2. Ações de preço

Para as áreas verdes não serem degradadas e houver conservação seria interessante cobrar valor mínimo de visitação nos atrativos, em torno de R$ 2,00. Para

(25)

4.3. Ações de distribuição

Nas redes sociais: facebook, Google+, twitter, youtube e etc. Colocar o novo roteiro no jornal da cidade, região e em jornais de São Paulo. Nas operadoras e agências de viagem da cidade. Buscar parcerias e incentivos para implantação de roteiros nas agências de receptivos.

4.4. Ações de promoção

Folder do roteiro e um vídeo promocional do roteiro. Necessário criar um site específico do turismo da cidade com uma página sobre as áreas verdes.

Importante criar um planejamento de comunicação e marketing, que abrangerá desde a participação em feiras importantes do trade, tanto para o público final como as para os agentes de viagem. Até estratégias de valorização dessas áreas, implantações de melhorias, aplicações de idéias que deram em cidades como Peruíbe na cidade de Itanhaém.

Seria interessante também a realização de famtur para operadores de turismo e agentes de viagem, para uma maior abrangência de divulgação e vendas de pacotes dessas áreas de Itanhaém.

Necessária também aplicação de pesquisas para encontrar apontamento de estratégias de marketing promocional. Além de disponibilizar folders nos CITs da cidade e no site de Itanhaém. E incentivar a propaganda “boca-boca”.

5. Avaliação e controle

Controles trimestrais de conservação da infraestrutura, além de aplicação de pesquisas aos visitantes e usuários.

Além de realizar entrevistas de profundidade com os envolvidos na ação, como os agentes e operadores e realizar um planejamento sobre as ações e diretrizes do que deve e como ser realizado.

(26)

6. Considerações finais

Com locais bem estruturados, a cidade de Itanhaém poderá acrescentar as opções de passeios além das praias, aumentando os segmentos turísticos oferecidos e proporcionando um turismo de qualidade. Ao diferenciar-se das demais cidades, Itanhaém tem a ganhar mais turistas e a diminuição da sazonalidade. Ao proporcionar diferentes atrações a cidade acaba recebendo outros perfis de turistas.

Além de auxiliar a economia local, a oferta bem distribuída dispersará os turistas que buscarão outros lugares para a visitação. E a cidade poderá ganhar valor por ser reconhecida por toda sua beleza natural, não restringindo seu potencial paisagístico somente as praias.

Como dito anteriormente são diversas as intervenções necessárias para que se desenvolva a atividade turística mais plenamente, mas é na estruturação do produto que os órgãos gestores necessitam de maior observação. A partir daí e respeitando os valores da sustentabilidade é que deverão ser repensadas as estratégias de promoção ainda realizada de maneira desorganizada e amadora.

Os quatro pontos discutidos e analisados para o plano aqui apresentado foram escolhidos pela autora pelo fato da mesma acreditar na beleza e qualidade deles, pois não se trata apenas de belos lugares, mas por possuírem estrutura mínima para o turismo, além de grandes motivadores para promover o ecoturismo na cidade de Itanhaém.

Nesse sentido, espera-se que este trabalho tenha apresentado contribuições no sentido de viabilizar o turismo em espaços que não está entre os mais visitados de Itanhaém, não que tem potencial e que com algumas ações relativamente simples podem gerar negócios e novos fluxos turísticos.

(27)

7. Referências bibliográficas

ARAÚJO FILHO, José R. A Baixada do Rio Itanhaém. Boletim 116

AUTRAN, Maria Paula. Classe média tem renda per capita de R$ 291 a R$ 1.019, diz governo. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1097561-classe-media-tem-renda-per-capita-de-r-291-a-r-1019-diz-governo.shtml>. Acesso em: 02 Jun.2012.

BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do Turismo. 6. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2001.

COBRA, Marcos & RANGEL, Alexandre. Serviços ao cliente: uma estratégia competitiva. São Paulo: Marcos Cobra, 1992.

DRUCKER, Peter Ferdinand. O melhor de Peter Drucker: obra completa. São Paulo: Nobel, 2002.

JOST, Krippendorf. Sociologia do turismo. 3. ed. São Paulo: Aleph, 2006.

PETROCCHI, M. Planejamento e gestão do turismo. São Paulo: Futura, 2002.

PREFEITURA DE ITANHAÉM: Disponível em: <www.itanhaem.sp.gov.br>. Acesso em: 17 Out. 2011.

SITE DA PREFEITURA DE ITANHAÉM, NOTÍCIAS SOBRE A CIDADE. Disponível em: <http://www.itanhaem.sp.gov.br/banco_dados/dezembro07/11.12.07_nove_maravilhas. doc>. Acesso em 15 Jan. 2011.

SITE DO CENSO-IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA). Disponível em: <http://marcelostrama.wordpress.com/2010/11/30/censo-2010-itanhaem/>. Acesso em: 08 Jan. 2012.

SITE DO CENSO-IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA). Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=352210#/>. Acesso em: 03 Jun. 2012.

SITE DO CENSO-SEADE (SISTEMA ESTADUAL DE ANÁLISE DE DADOS). Disponível em:<http://www.seade.gov.br/produtos/perfil/perfil.php#/>. Acesso em: 03 Jun. 2012.

SITE DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Disponível em: <http://www.stm.sp.gov.br/index.php/nossos-municipios/1968-itanhaem>. Acesso em: 07 Jan. 2012.

(28)

SITE DO LITORAL SUL, SEUS RIOS E AFLUENTES: Disponível em: <www.itanhaemvirtual.com.br/LitoralSul_Rios_Itanhaem.htm> Acesso em: em 08 Mai. 2010.

SITE DO MINISTÉRIO DO TURISMO DO BRASIL: Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/turismo/home.html>. Acesso em: 20 Mai. 2010.

SITE DO SEBRAE – COMO ELABORAR UM PLANO DE MARKETING: Disponível em: <http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/1947E3304928A275032571FE00630 FB1/$File/NT000B4E62.pdf>. Acesso em: em 08 Jun. 2010

SOUZA, Ricardo Bezerra. A História de Itanhaém. Itanhaém. Prefeitura Municipal de Itanhaém, s/d.

VESSONI, Eduardo. LITORAL SUL SEM PRECONCEITOS E COM A EMOÇÃO A

FLOR DA PELE. Disponível em:

<http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/itanhaem_mongagua_index.jhtm>. Acesso em: 20 Mar. 2010

Referências

Documentos relacionados

Também se verificou não existir no mercado um dispositivo de armazenamento que registasse o instante de chegada de conjuntos de dados com referência a um referencial de tempo

Programa de fortalecimento dos Conselhos Escolares Caderno 1 Brasil, Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica .Conselho Escolar e a Gestão Democrática e a escolha

Descrição Convert Data Register 0 Convert Data Register 1 Convert Data Register 2 Convert Data Register 3 Channel Disable Register Channel Enable Register Channel Status

Como a altura total da câmara de descarga é de 30 cm, figura 4.2, podemos garantir que a maioria dos átomos ejetados, a partir do alvo, chegam até ao substrato

[r]

Com a realização da avaliação do protótipo de software possibilitou-se a verificação da capacidade do sistema, que foi criado em promover as funções e objetivos que foram

Desse modo, propõe-se a realização de uma pesquisa neste município, para verificação dos fatores associados ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade,