• Nenhum resultado encontrado

Relatório das atividades desenvolvidas durante o período de pré-estágio supervisionado.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório das atividades desenvolvidas durante o período de pré-estágio supervisionado."

Copied!
48
0
0

Texto

(1)

UFPB

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

CENTRO DE FORMA(AO DE PROFESSORES

C A M P U S V - CAJAZEIRAS - PB.

DEPARTAMENIO DE EDUCA(AO E LETRAS

Pedagogia

"Bide Nao ha trabalho nao ha pao,

e as migalhas por acaso obtidas, sabe

Deas cofiio, serao malhadas pelas lagrimas

da vergonha."

(Tancredo de Almeida \eves)

R E L A T O R I O DAS A T I V I D A D E S D E S E N V O L V I D A S

MO E1VSIN0 DE E GRAUS H A B I L I T A C A O :

<§uto<&vi$ad ^zeotpx^

LOCAL DO PRE-ESTAGIO;

fehtclx feztjieluaL 2e

itG*a&

ystkJ)mh& e d ^ ^

A N O : * 1385 P E R I O D O :

(2)

RELATO DAS AtlHDADES DE3.EH VOL'/I DAS DURANTE PSRIODO DE PRE-ESTXGIO S U P E R V I S I O N .

(3)

D E D I C A T 6 R I A

AO MEU3 PAIS

QUE PELO SEUS ESFORgOS ME ENSINARAM AMAR A JUSTIQA E A PAZ; ORIENTADO-ME NA VIDA. E ME INCENTIYOU NESSA

MINHA GAMINHADA;

(4)

MSN3AGSM

"Se algura d i a , forem supreendido, P e l a i n j u s t i c a , Pela m e n t i r a , e P e l a i n g r a t i d a o , Nao deixem de Crer na v i d a , De engrandece~la Pela d e c e n c i a , e C o n s t r u i - l a Pelo TRABALHO."

( CKANCELER EDS OK QUEIROS)

(5)

U N I V 2 R 3 I D A D S FEDERAL DA P A R A I 3 A CSNTRO DE FORMACAQ DE P R 0 F 2 3 3 0 R S S DSPARTAMENTO DE EDUCACAO S LETRAS CAMPUS V - C a j a z e i r a s - Paraiba

CUR3Q: Pedagogia - PSRfODO: V I

PRE-ESTAGIQ 5 U P E 3 V I 3 I 0 N A D 0 DE SUPERVISAQ ESCOLAR

ORIENTADORA DE PRJjJ-SSTifclO; Maria E l i z a b e t h G u a l b e r t o . COQRDENADORA DO CUR30: Josefa M a r t i n s B i a n c h i . TfiCMICO DE APOIO: Maria A u x i l i a d o r a Mangueira M e i r e l e s L0CAI3 DO PRE-ESTAGIQ;

Escola Estadual de 12 Grau L i c a Dantas

Colegio Comercial Monsenhor Constantino V i e i r a

PRfi-ESTAGIARIA;

CO^Cy d p ^oconyto S c d k i a L .

(6)

SUMXRIO PAGINAS I - JUSTIPIC.ATIVA • 06 I I - DESENVOLVIMENTO O 7 I I I - eONCLUSXO 03 IV - KNEX03 H

1- FASE DS OBSSRVAgXo DO 1? GRAU 1Z 2- FASE DE PARTICIPAgSo DO I S GRAU 25 3 - FASE DE OBSERVAgXo DO 2$ GEAU 30 4- PIANO DS AC£o PEDAGOGIC A

(7)

0 presente r e l a t o r i o o b j e t i v a i n f o r m a r as a t i v i d a d e s desen-v o l desen-v i d a s durante o periodo de Pre-Estagio S u p e r desen-v i s i o n a d o , ben como o de a d q u i r i r conhecimentos r e l a c i o n a d o s ao ensino de 12 e 22g r a u , a t r a ves de um t r a b a l h o c i e n t i f i c o desenvolvidos na Escola Estadual de 12' grau L i c a Dantas, como,. tambem a r e a l i d a d e do Solegio Comercial Monse nhor Constantino V i e i r a fazendo um c o n f r o n t o e n t r e as r'uas r e a l i d a d e s

Nesta oportunidade tentaremos r e a l i z a r um t r a b a l h o j u n t o 1 aos p a i s , p r o f e s s o r e s e a d m i n i s t r a d o r e s e s c o l a r e s , face aos desvios * c o n s t a t a d o s , tendo em v i s t a atender p a r c i a l m e n t e as d i f i c u l d a d e s e consequentemente t e n t a r c o l o c a r os p a i s integrado-os no processo e n s i no-apre:idizagem de seus f i l h o s .

Sste t r a b a l h o e de suma i m p o r t a n c i a , porque perraite ao e s t u dante a d q u i r i r uma p r a t i c a s i s t e m a t i z a d a , desenvolvencb n e l e conscien c i a de p r o d u t i v i d a d e , i n c e n t i v a n d o o e x e r c i c i o do senso c r i t i c o e es-timulando a c r i a t i v i d a d e . Este p r o j e t o tern-em v i s t a ampliacao de no-1 vas t e c n i c a s e metodo que f a c i l i t e m no desenvolvimento da a p r e n d i z a -1 gem no que d i z r e s p e i t o ao aspecto da l e i t u r a e e s c r i t a p r i n c i p a l m e n

-f a *

te nas o r i e n t a c o e s e s p e c i f i c a s na 2 s e r i e s do 12 g r a u .

4p »

(8)

c

fiESENVOLVI M_S N T O I PARTS

RSLATO DAS ATIVIDADS3 DESENVOLVIDAS NAS FASE E P A R T I C I P A Q A O NO 12 GRAU.

A i m p o r t a n c i a do p r e - e s t a g i o f o i a de nos p r o p o r c i o n a r a ex€ cucao de algumas a t i v i d a d e s que nos dessem v i s a o g e r a l aobre o f u n c i o namento da Escola Estadual de 12 Grau L i c a Dantas como ta.nbem o r e l a -cionamento e a p a r t i c i p a c a o de todos e n v o l v i d o s no processo educativo dessa i n t e r a c a o . Pois sabemos que e i m p o r t a n t e o acompanhamento do 1 pais na educacao dos seus f i l h o s tornando-os mais u t e i s e e f i c a z e s .

Dando prosseguimento mantivemos d i a l o g o com a d i r e t o r a e to dos os m :mbros da e s c o l a , os quais se p r o n t i f i c a r a m era nos a j u d a r e *, nos dar apoio i n t e g r a l para a r e a l i z a c a o das nossas t a r e f a s .

Logo apos tomaraos conhecimento do funcionamento da m^sma e' daf comecamos a executar t a r e f a para um melhor aprofundamento da area, que tivemos com o r i e n t a d o r a a d i r e t o r a , a q u a l nos mostrou claramente toda s i t u a c a o da e s c o l a , e toda p a r t e tecnica-pedagogica. (VIDE ANSX0 i ) .

Em seguida demos c o n t i n u i d a d e dos t r a b a l h o tomando como ba^ se o conhecimento da comunidade ( a r e a a s e r t r a b a l h a d o ) onde t o r -1 nou-se necessarias; v i s i t a a comunidade, conversas i n f o r m a i s , (VIDE 1 ANSX0 I I ) .

Apos as a t i v i d a d e s r e a l i z a d a s aplicamos q u e s t i o n a r i o s aos 1 p r o f e s s o r e s e a l u n o s , que s e r v i ^ a m de s u b s i d i o s para elaboracao afto 1 Piano Acao Pedagogico. (VIDE ANEXO I I I ) .

Todo este t r a b a l h o resume-oe no periodo do nosso Pre-Esta-1 g i o S u p e r v i s i o n a d o , o q u a l procuramos desenvolver com a u t e n t i c o i n t e -r e s s e , -r e s p o n s a b i l i d a d e e dedicagao, demoat-rando assim todo nosso em-penho e coragem de t e n t a r uma mudanga, f o r t a l e c e n d o uraa melhor produ-t i v i d a d e na: nossa aprodu-tuagao no Ssprodu-tagio S u p e r v i s i o n a d o .

(9)

I I PARTS

RBLATO DAS ATIVIDADES DESNVOLVIDAS NO C O L 5 G^ C O^t ^ ^ L ^

)N3EN0R CONSTANTINO VIEIRA NA FASE DE OBSERVAgSO (22 ( g A U , ) ^/ ^ V

Para t e r uma visao do desenvolvimento da escolavg^'de*

cesso Ensino-Aprendizagem no 22 grau tentarnos r e a l i z a r um t r a b a l h o ' de cunho c i e n t i f i c o ( p a r a conhecimento da a r e a ) , p o i s atraves deste * teremos respostas mais c o n c r e t a s , ou melhor, mais condizentes a r e a l i dade e d u c a c i o n a l . S um t r a b a l h o que o f e r e c e s u b s i d i o s para c o n c r e t i z a cao de uma p r a t i c a c o e r e n t e .

A p r i n c i p i o s entramos em contato com a A d m i n i s t r a d o r a Esco-l a r , dando-Esco-lhes informacoes a r e s p e i t o das a t i v i d a d e s a serem desen-* v o l v i d a p e l a equipe de e s t a g i a r i a . Como tambem r e c o l h e dados s i g n i f i -c a t i v o s -cer-ca da e s t r u t u r a e fun-cionamento da r e f e r i d a e s -c o l a .

Apos todas as informacoes d e t e c t a l a s partimos para o desen-volvimento dos t r a b a l h o s na fase de observagao da escola e comunida-de. (VIDE ANEXO I V - V ) .

Dando c o n t i n u i d a d e , f o i f e i t a a p l i c a c a o dos q u e s t i o n a r i o s 1 ao corpo docente, tentando no fundamental adquirirmos uma minuciosa 1 v i s a o dos educadores e do ensino-Aprendizagem (VIDE ANEXO V I ) .

No a t j do recebimento dos q u e s t i o n a r i o s a p l i c a d o s , partimos p a r a a n a l i s e dos mesraos a f i m de d e t e c t a r a s i t u a c a o da e s c o l a , do 1 q u a l podenos c o n s t a t a r que a mesma ainda se encontra d i s t a n c i a d a da 1 r e a l i d a d e (VIDE ANEXO)

Calcado no que f o i percebido resta-nos c o n c l u i r que o nosso t r a b a l h o nao teve maior e x i t o em v i r t u d e do pouco tempo d i s p o n i v e l as e x p e r i e n c i a s ao 2- g r a u .

(10)

O N C L U S A O

Tendo em v i s t a que a educacao e um processo c

d a t i v o , i n i c i a m o s o nosso t r a b a l h o de Pre-Estagio SupervV'sionado mando conhecimento e nos c o n s c i e n t i z a n d o , de que para ser

cador e p r e c i s o que cada um de nos assuma uma p o s t u r a criticsT~d*e^si mesmo, e nao doar-se um pouco mas um doar-se por completo p e l a causa.

Vivendo nestas escolas pudemos comparar as d i f e r e n t e s r e a l i dades, seus desernpenhos e constatamos que apenas a t e o r i a nao e s u f i -c i e n t e para a -comprensao da s i t u a -c a o r e a l da edu-ca-cao. Per-cebemos tarn bem que a educagao deve ser v i s t a e questionada de todas as formas 1 p o s s i v e i s , para se chegar a compreensao de onde vem todo este desajus

tamento e d u c a d i o n a l .

Dal concluimos que a m a i o r i a dos alunos de 12 e 22 graus 1 nao possuem uma c o n s c i e n c i a r e f l e x i v e por possuirem ainda p r o f e s s o - ' res b a n c a r i o s . Para t a n t o -se f a z necessario que os propdos educadores sejam abertos e f l e x f v e i s e que estejam efetivamenite e n v o l v i d o nos 1 processos de mudancas. Pois a escola hoje e s t a se preocupando apenas* em i n f o r m e r e nao em formar o a l u n o . Os o b j e t i v o s nao estao condigefe-tes com a condicao socio-economico do a l u n o .

P o r t a n t o , apeser das f a l h a s que sao comuns a todo t i p o de * t r a b a l h o , poderaos d i z e r que o p r e - e s t a g i o f o i bastante p r o v e i t o s o uma vez que adquirimos na p r a t i c a conheoimentos v a l i o s o s para a nossa v i -v e n c i a p r o f i s s i o n a l .

(11)

CONCLUINDO BSTE R E L A T S R I O , 3 E FAZ NECESSARIOS CITAR! OS AS-1

PECTOS P O S I T I V O S E N E G A T I V O S , VIVfiNCIADO DURANTE 0 PERfOi)0 DO

PRE-ES-TAGIO SUPERVISIONADO•

P 0 N T 0 3 P O S I T I V O S

- Colaboracao por p a r t e de todos os elementos da e s c o l a ; - A boa o r i e n t a c a o r e c e b i d a da p r o f e s s o r a o r i e n t a d o r a ; - Enriquecimento de nossas e x p e r i e n c i a s educaaionais; - Aumento do c i r c u l o de amizade.

PONT03 NEGATIVOS

- Ma preparacao na d i s c i p l i n a P r i n c i p i o s e Ketodos de Super v i s a o Escolar I e I I .

- Pouca d u r a b i l i d a d e para t r a b a l h a s nas escolas 12 e 2f i '

g r a u s .

- I n t e r f e r e n c i a s de t r a b a l h o s da r e f e r i d a d i s c i p l i n a e como tambem o u t r a s d i s c i p l i n a s durante o periodo.de f J r e E s t a -g i o .

ALGUN3 ASPECTOS D 2 5UGEST5ES

- Que h a j a mais prepare sobre a d i s c i p l i n a P r i n c i p i o s e Me-todos de Supervisee Escolar I e I I .

- Que o periodo do Pre-Estagio se prolongue por mais tempo, sendo assim, s e r a um t r a b a l h o mais complete.

- Que s e j a destinado um periodo so para r e a l i z a c a o , do Pre-- E s t a g i o , sem i n t e r f e r e n c i a de o u t r a s d i s c i p l i n a s .

- Maior d u r a b i l i d a d e para o e s t a g i o de 2- g r a u , p o i s assim1 se t e r a como e s t a g i o e nao como pesquisa ap en as ,_^e^flo no G»-- Que h a j a um t r a b a l h o de c o n s c i e n t i z a c a o atraves da coorde nacao j u n t o a d i r e c a o das escolas de 2- g r a u , apresentam-do o t r a b a l h o apresentam-do s u p e r v i s o r , onde e v i s to de uma maneira' sem v a l o r .

(12)
(13)
(14)

I - ESTRUIURA FfSICA E FUNCIONAI A-Da Escola

1- Nome da I n s t i t u i g a o :

Escola Estadual de 1$ Grau L i c a Dantas 2- Lo c a l i zapao;

Rua F e l i s m i n o Coelho nS 302 B a i r r o Centre

C a j a z e i r a s - P a r a i b a

3- Dependencias do P r e d i o ;

E x i s t e duas p o r t a s de madeira que dao acesso ao bloco de cons-t r u c a o , compeeendendo em p r i m e i r o l u g a r um c o r r e d o r com e n cons-t r a d a ' para as t r e s salas de a u l a , s e c r e t a r i a , coainha, uma area l i v r e ' que da acesso aos s a n i t a r i o s , e x i s t i n d o tarabem uma p o r t a no cen-t r o que l i g a a s a l a dos p r o f e s s o r e s , o u cen-t r a para a s e c r e cen-t a r i a , • uma s a l a para deposito da merenda e s c o l a r e um salao onde sao mi n i s t r a d a as aulas de Sducagao F i s i c a . 4- Turnos de Funcionamento; Kanha e Tarde 5- T o t a l de Alunos; 157 alunos 6- S e r i e s e x i s t e n t e s ; n a _a „a .a . 1 , 2 , 3 e 4 s e r i e s a a •* 1 e 2 f u n c i o n a p e l a manha 3a e 4& f u n c i o n a a t a r d e 7- Nome da D i r e t o r a : Maria A u x i l i a d o r a Mangueira M e i r e l e s 8- Nome do S u p e r v i s o r ;

A escola e atendido de forma i n d i r e t a pelo 99 Centre R e g i o n a l ' de Educacao.

9- Corpo Docente;

0 corpo docente desta e s c o l a c o n s t i t u i - s e de 06 p r o f e s s o r e s . 10-Pessoal de Apoio;

Sao cinco os a u x i l i a r e s de s e r v i c o s que estao exercencfo suae 1

(15)

fungoes na e s c o l a , sendo que t r e s sao noraeadas pelo Estado e duas f u n c i o n a r i a s m u n i c i p a l s . 11- ServicoG S x i s t e n t e s ; Nao e x i s t e b i b l i o t e c a Nao e x i s t e um s e r v i g o de Supervisee d i r e t a , e o r i e n t a g a o no 99 CRED. 12- Entidades Educacionais: Nee e x i s t e .

(16)

13 - ORGAHOGRAMAi oZRUQQ DE ORIENTAQXO AO EDUCANDO MERENDA 23-COLAR -ENTRO CIVICO B1DBLIOTSCA » T > M T - T •? mri Pi fyn t?<3 T»T 3ET0R DE APOIO 3ECRE:ARIA 'ORPO DOCENTE-•°ORPO DISCEXT; AUXILIAR DE 3E7ig03 GERAIS 3 ERVigO TSCNICO EDUCACIONAU SUPERVISED ESCOLAR LEGENDA: L i n h a de Comando . . . Relacao a s s i s t e n c i a l J 3

(17)

1 4 - C u r r i c u l o da Escola;

14.1 - Calendario Escolar;

0 c a l e n d a r i o e s c o l a r e cumprido na/^&\egra, " s^ u n do as determinacoes da S e c r e t a r i a de E<

r a . Sao 180 d i a s l e t i v o s que correspond a u l a .

1 4 . 2 - Plane .jam en to de Ensino ;

0s p r o f e s s o r e s se reunem anualmente p a r a a elabo-racao de seu piano de curso e para preP.aelabo-racao do piano d i d a t i c o ; semanalmente reunem—se j u n t o as s u p e r v i s o r a s e s t a g i a r i a s e fazem a elaboracao do mesmo.

14.3 - M e t o d o l o ^ i a A p l i c a d a :

A Metodologia e a j l i c a d a de maneira a atender aos anseies de todos os educandos. Sao u t i l i z a d o s metodos' considerados comuns como aulas e x p o s i t i v a s , t r a b a l h o s1 em grupo e i n d i v i d u a l , com a v a r i a c a o de a p l i c a c a o de' m a t e r i a l d i d a t i c o confeccionado pelas s u p e r v i s o r a s

es-t a g i a r i a s , j u n es-t o aos p r o f e s s o r e s . 14.4 - Rendimento E s c o l i i r ;

0 rendimento e s c o l a r e considerado s a t i s f a t o r i o , ' no entanto p o d e r i a ser be:n melhor se o educando contas -se mais com a estimulacao e ajuda dos p a i s , os q u a i s1 nao procuram tomar conhecimento das a t i v i d a d e s e x t r a - ' c l a s s e , e i s s o tende a f r a c a s s a r o desempenho do aluna do.

14.5 - A v a l i a c a o ;

No i n i c i o do ano l e t i v o e a p l i c a d a uma a v a l i a c a o ' d i a g n o s t i c a a t r a v e s de t e s t e de sondagem. Ha tambem a-v a l i a c o e s por bimestres que s e r a-v i r a o para a obsera-vacao do grau de aprendizagern e rendimento do a l u n o , u t i l i - ' zando como i n s t r u m e n t o , t e s t e de v e r i f i c a c a o e s c r i t o s ' e o r a i s .

14.6 - Recuperacao;

A recuperacao e c o n t i n u a , i s to e, f e i t a a t r a v e s ' de observacao do desempenho do aluno no d e c o r r e r da.s 1

(18)

a t i v i d a d e s d e s e n v o l v i d a s . g tainbem p e r i o d i c a ou s e j a e f e i t a conforme o c a l e n d a r i o escola:

S e c r e t a r i a da Educacao.

a'

(19)

I - ASP2CT03 FfSICOS B-Da Comunidade

1- I d e n t i f i c a g a o ;

Escola Sstadual de 1? Grau L i c a Dantas Rua Felismino Coelho n2 302

R a i r r o Centro

C a j a z e i r a s - Paraiba

2- L i m i t e s :

Ao Norte; L i m i t a - s e com o clube 12 de Maio e Acude Grande. Ao S u l : L i m i t a - s e com a Rua Dr. Coelho.

Ao Lestes L i m i t a - s e com a Rua Travessa Biano. Ao Qeste-; L i m i t a - s e com a Travessa Sao F r a n c i s c o .

3 - L i d e r Comunitario;

Nao e x i s t e

4- CondiQoes H a b i t a c i o n a i s ;

Sao casas c o n s t r u i d a s de maneira normal ( t i j o l o s , encimenta-V das, caiada^s e cobertas de t e l h a s ) , havendo tambem casas em pes simascondigoes que sao os casebres, p r i n c i p a l m e n t e aqueles que* moram na zona r u r a l . 5 - Condicoes de Saude; 5.1 - H o s p i t a l s : H o s p i t a l Regional de C a j a z e i r a s , H o s p i t a l I n f a n t i l e H o s p i t a l Sao F r a n c i s c o . 5 . 2 - Postos de Saude;

Posto do S i n d i c a t o R u r a l , Posto da Unidade S a n i t a -r i a V i t a l R o l i m .

5.3 - Haternidade;

Maternidade Nossa Senhora de Fatima.

5.4 - Atend!men to Medico;

0 c u r a t i v o diagnos t i c a d o como s i m p l e s , e r e a l i z a d o '

no F u n r u r a l que f i c a l o c a l i z a d o nas irnediagoes da esco-l a . Os casos mais graves sao esco-levados para os h o s p i t a i s . 5.5 - P r e v i d e n c i a s :

INAMPS, FUNRURAL e IP3P.

(20)

5.7 5.6

Sxistem 12 f a r m a c i a s , destacando-se entn&^^raS^^fe que atendem a essa comunidade e s c o l a r : Farmacia Sao Jo-s e , Farmacia A p r i g i o de Sa, Farmacia H i g i n o , R o l i m , Far-macia Cruz Vermelha e FarFar-macia Sao F r a n c i s c o .

6 - A s s i s t e n c i a Educacionai: 6.1 - Escolas E x i s t e n t e s :

A comunidade dispoe de 12 escolas de 12 g r a u . 6 . 2 - Escolas de 1? e 25 Graus;

Colegio Estadual de 12 e 22 Grau Crispim Coelho,

n i c i p a l Monsenhor Constantino V i e i r a , Colegio Diocesano Padre R o l i m .

6.3 - Cursos Suplementares:

Logos I e I I , M o b r a l , S u p l e t i v o de 12 e 22 g r a u s . 6.4 - Cursos U n i v e r s i t a r i o s :

L i c e n c i a t u r a Plena em L e t r a s , Geografiia, Pedagogia e H i s t o r i a , L i c e n c i a t u r a c u r t a em Ciencias tendo comple mentacao era Quimica, F i s i c a , B i o l o g i a e Matematica. 6.5 - Cursos P r o f i s s i o n a l i z a n t e s :

Tecnico de Enfermagem, Pedagogico e C o n t a b i l i d a d e . 7 - Pesquisas de Valores A r t i s t i c o s e C u l t u r a i s :

7.1 - Grupos T e a t r a i s ;

Grupo C a j a , Grupo T e r r a , Grupo T e a t r a l Esperanca,1 e Rotarae, e t c .

7.2 - Artesoes:

A l a i d e F r e i t a s dos Santos e Telma Rolim C a r t a x o . 7.3 - Casas de Music as e D anc as:

C a j a z e i r a s Tenis Clube, Clube 12 de Maio, C a j a z e i -ras I d e a l Clube, Boate Chapeu de Ceuro, e t c .

Colegio Kossa Senhora de Lourdes, Colegio Comercial Mu~

(21)

7*4 - Clubes Recreativos;

A ABB, Camp est re Clube de C a j a z e i r a s , de Maconaria, C a j a z e i r a s Tenis Clube e Clu^ Haio •

7.5 - B i b l i o t e c a ;

B i b l i o t e c a M u n i c i p a l Castro P i n t o . 7 . 6 - Musicas:

F e s t i v a l de Musica P o p u l a r , que se r e a l i z a no pe-r i o d o da sepe-raana u n i v e pe-r s i t a pe-r i a .

7 . 7 - Grupos F o l c l o r i c o s :

Escolas de Samba, Festas T r a d i c i o n a i s , Carnaval,1 Sao Joao e Sao Pedro.

7 . 3 - Emissorae:

A comunidade dispoe de duas emissoras do r a d i o A l to Piranhas e D i f u s o r a de C a j a z e i r a s .

7 . 9 - Cinemas;

Cine fiden, Cine Apolo X I i e Cine Pax. 7 . 1 0 - Canals de Televisao:

E s e r v i d a de d o i s canais de TV: Rede Globo e TV • Manchete. Considerando os melhores a t r a t i v o s passatera-po da passatera-populacao. Sendo estas t r a n s m i t i d a s atraves da 1 ECSTEL.

7 . 1 1 - J a m a i s :

A comunidade e f o r n e c i d a pelos s e g u i n t e s j o r n a i s : A U n i a o , 0 n o r t e e o C o r r e i o da Paraiba.

I I - ASPECTOS S5CI0-EC0!I5;:ICQ5:

1 - 0cupaeao dos Pais e Renda F a m i l i a r :

As ocupacoes dos p a i s desta e s c o l a sao por demais variada.3,1

apresentando e n t r e e l a s p a d e i r o s , s e r e s t e i r o s , comerciantes, • g a r c o n , operador de maquinas, domesticas, m o t o r i s t a , l e i r t e i r of v e r d u r e i r o s , sao pequenos a g r i c u l t o r e s , trabalhadores b r a g a i s , camelos, a u x i l i a r e s de p e d r e i r o s e f u n c i o n a r i o s m u n i c i p a l s e t c , as quais deixara renda i g u a l e/ou i n f e r i o r ao s a l a r i o minimo. 2- C o n s t i t u i c a o da F a m i l i a :

Em relacao a quantidade de membros da f a m i l i a e bem v a r i a d a ' chegando ao t o t a l de 0 6 a 1 0 pessoas.

(22)

5 - P a r t i c i p a g a o em Associagoes;

As vezes, os pais p a r t i c i p a m de reunioes de p a i s 4-Produeao e Consumo:

Muito do que produzem, consomem, mas ainda precisam p a r a sua p r o p r i a s o b r e v i v e n c i a .

(23)

SITUAggQ SMSI NO - APRENDIZAPEM

A - 0 c u r r i c u l o das escolas s a t i s f a z as necessidades da t r a b a l h o ? A e s c o l a tern se preocupado com a elaboracao mulacao dos mesaos?

- Em p a r t e s i n , mas ha uma preocupacao por p a r t e de nos * educadores, na elaboracao do Piano de Curso, para que ha,]'a mud an cas que venha f a v o r e c e r t a n t o aos educandos como a nos educado-1 r e s .

B - Os planejamentos de ensino sao elaborados com base nas condicoes socio-economicas e p o l i t i c a s dos educandos?

- Sim.

- Pois t e n tamos e l a b o r a r os pianos da melhor raaneira pos-s i v e l , levando em c o n t a apos-s condicoepos-s do alunado para o-b t e r r e s u l t a d o s s a t i s f a t o t i o no ensino-aprendizagem.

C - A e s c o l a tern s e n t i d o necessidade de uma reformulacso quanta a i planejamentos, m e t o d o l o g i a s , sistema de a v a l i a c a o e recuperacao* u t i l i z a d o s p e l a me.sraa?.

- Sempre tentamos raudar, de acordo com as necessidades 1 s u r g i d a s , visando f a c i l i t a r a aprendizagem do a l u n o , e melhorar a quali-dade do e n s i n o .

D - A e s c o l a tern se preocupado em d e s c o b r i r as causes da evasae e r e provaeao de seus alunos? 0 que tern sido f e t t o para d i m i n u i r essa problematica?

- A causa de tudo i s t o , sao consequencias do f a t o r econo mico, p o i s a maior p a r t e da populagao e p r o v e n i e n t e de f a ; n i l i a h u m i l d e , onde as c r i a n c a s apresentam i n s u f i c i -e n c i a a l i m -e n t a r , tornando-s-e incapaz-es d-e um bom d-es-en v o l v i m e n t o i n t e l e t u a l .

S - Qual o n i v e l de envolvimento e acgl'tacao dos alunos e comunidade com r e l a c a o a s i s t e m a t i c a de t r a b a l h o d e s e n v o l v i d a p e l a escola?

- Primeiramente procura'ios d e t e c t a r os problemas dos a l u nos, para depois e l a b o r a r nossas s i s t e m a t i c a de t r a b a -l h o .

(24)

Como e o relacionamento da Escola x Comunidade e v i c e - v e r s a ? - Deixa muito a d e s e j a r , p o i s a comunidade nao p a r t i c i p a '

como d e v e r i a , so vao as escola s e s o l v e r algum problema1 de sea f i l h o a escola tern uma grande preocupagao de * c o n s c i e n t i z a - l o s para a v i d a e s c o l a r de sus f i l h o s .

E x i s t e por p a r t e da momunidade x e s c o l a e da comunidade em g e r a l uma preocupagao com re l aca o a organizacao de classes e e n v o l v i - ' mento das mes.mas nas l u t a s por Educagao L i b e r t a d o r a e C o n s c i e n t i

zagao?

- E x i s t e a preocupacao de l u t a r por uma Educagao que l e v e o aluno a se c o n s c i e n t i z a r , envolvendo tarabem a comuni^-dade, mas ainda nao se r e a l i zou e s t a l u t a nas e s c o l a s . 0 que a Comunidade espera da escola?

- Que atenda as necessidades dos a l u n o s .

- Que os p r o f e s s o r e s se comprcraetam mais com a aprendiza-gem.

- E nao f a z e r d i s c r i m i n a g a o quanto ao n i v e l socio-econom_i co da c l i e n t e l a .

Como a Comunidade p o d e r i a c o l a b o r a r com a escola? - 3e preocupando mais com seus f i l h o s . - Ajundando mais nae t a r e f a s e s c o l a r . - P a r t i c i p a r das decisoes da e s c o l a .

Que mudangas a Comunidade sugere para seres f e i t a s urgentemente1 p e l a escola?

- Melhorias na q u a l i d a d e do e n s i n o .

(25)

Ui: ITERS JJ)APIiJ ^EJRAL DA PAR At: A.

JE TIIO DE iTGR; A§AC DE ftiCFESSORES.

DJ/A...:/L,K'iTC DE EDUCAgAC 3 iSTRAS. ^

DisciPiriA: mmclPios

3 i i f i r o B c s DE s r P E R v i s a c ESCOIAR

m ,

(IKE-EsfeAertC).

C. A COI1TBOIB DE JTREQFS:-"1'CIA

Grr.r. clo Ensino: 6\c<^ fc^L.. Cidadc: C a ^ k i ^ i / kOLh

C.v.~-' ade/Eseolar:

Fase do )re-egt a g l o r ] r ^ r i i A , • Durag ao:

2 0 ^nOTXaJ^

V

AT XVTDADE REAJIZADA ^3Po::sAVEi/s3sroR i

5 0 /09/85" 1 0 1 ) 1 0 )

gs-7.00 a* ^ - o o CO-PL rrv^nlo QL O I C L O / ^C ^ ^ ^ ^ W ^

Oil JO / £ y

0£ / J o l

RfiJUrwCco p/ <JtOhOG Jet COnr^^vOTio.Lo^ c'b J

<?Lcc o l d Ou'cxM CQ. d o o L a <Jo< Ouccuu;. J J / JO / 53-l / i ^ i f a a Cona-u-ru'o53-lcui/ Pr o f 9 s s o r Or 1 sn t adc

2&

(26)

FASE DS PARTICIPAgXo DO 1 5 GRAU

(27)

RELATO DAS ATIVIDADES NA FASE DS PARTICIPACKO fa pg f e y f t ?

TAG IQ DS -SUPERVISE ESCOLAR: (1? G r a u ) .

DURACXO: 20 I-Ioras. v

I - No Setor A d a i n i a t r a X i v o :

1 - Conhecimen to e Anal i s g Con,junta do Piano Anual de D i r e g a o . Foi elaoorado o piano de agao juntamente com a. p r o f e s -s o r a -s , no q u a l nao f o i i n c l i i i d o a. diagno-se da e -s c o l a , pqrque ' nao houve a l t e r a c a o em relacao ao ano de 1984.

Comecamos analisando o c a l e n d a r i o e s c o l a r , que d e t e r a i na todo o funcionamento que s e r a desenvolvido durante o p e r i o -do l e t i v o .

0 quadro demonstrativo do pessoal t e c n i c o e a d m i n i s t r a d o r , contendo os noraes dos a u x i l i a r e s de s e r v i g o eoo nome da 1 d i r e t o r a .

0 quadro demonstrative do corpo docente contendo os no mes das p r o f e s s o r e s .

A j u s t i f i c a t i v e do piano de agao, apos uma a n a l i s e f e i , t a sobre a diagnose a n t e r i o r da e s c o l a , ten&o e~i v i s t a a neces sidade complementer do educando, s u r g i u a p r o p o s t a de executar este piano de agao, na t e n t a t i v e de aitender as melhorias do de senvolvimento do educando.

0 o b j e t i v o g e r a l e p r o p o r c i o n a r ao aluno meios, visanW do seu desenvolvimento, quanta ao senso c r f t i c o , e s p i r i t o de 1 i n v e s t i g a g a o e formagao de h a b i t o s e a t i t u d e s .

A programagao e composta de o b j e t i v o s e s p e c i f i c o s que' sao as a t i v i d a d e s d e s e n v o l v i d a s , e o organograma de execugao.1 Constatamos que a programagao e cumprida de acordo com as ne-' cessidades da e s c o l a , a f i m de atender ao alunado.

I I - No Setor Tecino-Peda.'ogico:

1 - Conhecimento e a n a l i s e con.junta do P1 ano de Agao da S u p e r v i -1 sao E s c o l a r .

Nao f o i p o s s i v e l a n a l i s a r o Piano de Agao da S u p e r v i e ' sao da E s c o l a , p o i s nao ha. tra.balho continue de Sapervisao Es c o l a r .

(28)

2 - A n a l i s e do3 Pianos de Ensino:

Analisando os conteudos juntamente com as p r da l a e 2a s e r i e , detectamos que em p a r t e esta. de ms quada a r e a l i d a d e , e x i s t e i n d o por p a r t e dos p r o f e s s o r !

grande preocupagao, em relacao a aprendizagem dos alunos."*" Por o u t r o lado ha v a r i o s f a t o r e s que contribuera para a nao aprendizagem dos mesmos, podemos destacar os s e g u i h t e s o d e s i n t e r e s s e dos a l u n o s , crianoas rebeldes devido as c o n d i - ' goes p r e c a r i a s , c l a s s e heterogenea, e t c .

Os conteudos sao desenvolvidas de acordo com o n i v e l <* de aprendizagem, p o i s na raadida que os alunos vao desenvolven do sua capacidade e seu r a c i o c i n i o l o g i c o , vao sendo a p l i c a ^1. das o u t r a s a t i v i d a d e s , visando assim melhorias no d e s e n v o l v i -mento do educando quanto ao senso c r i t i c o e s p i r i t o de i n v e s t i _ gagao, formagao de h a b i t o s e a t i t u d e s .

3 - V i s i tas as salas de a u l a :

Visitamo8 as s a l a s de a u l a , e observamos uma a u l a de 1 Comunicagao e Bxpressao na 2 s e r i e , onde t i n h a como o b j e t i -1 vos: desenvolver a l e i t u r a e i d e n t i f i c a r as p a l a v r a s d i f i c e i s .

Observamos tarabem o comportamento dos a l u n o s , p a r t i c i -pando a t i v a m e n t e . Uns leem e eserevem correta-:ente, o u t r o s 1 teem d i f i c u l d a d e , mas executam suas t a r e f a s , com a s s i d u i d a d e , indo ao quadrodegiz, r e s o l v e r os e x e r c i c i o s a p l i c a d o s e l e n -do a l e i t u r a no l i v r o a-dota-do.

4 Ap l i e agao de ques t i o n a r i o s aos p r o f e s s o r e s e alunos egpec i f i -cando a s i t u a g ~ o ensino-aprendizagem.

- PROFESSORES:

1 - Quais as d i f i c u l d a d e s que voce encontra em ensinar?

2 - Qual a d i s c i p l i n a que os al unos tern mais d i f i c u l d a d e em aprender?

3 - Voce u t i l i z a t e c n i c a s para f a c i l i t a r a aprendizagem do 1 aluno?

4 - Como tfoce a v a l i a seus alunos?

5 - Que sugestoes voce d a r r a para que executemos no Estagio 1 Sup e rv i s io nado ?

(29)

- ALUNOS:

1 - Voce g o s t a de estudar?

2 - Qual a d i s c i p l i n a que voce sente mais d i f i c u l d a d e em

estu-dar?

- ANALISE DOS QUESTIONABIQS APLICADOS:

Analisando as respostas o b t i d a s o do q u e s t i o n a r i o a p l i -cado, constatamos que as p r o f e s s o r e s sentem d i f i c u l d a d e em en-s i n a r uma vez que o een-spaco f i en-s i c o nao o f e r e c e condicoeen-s apro—1 p r i a d a , c l a s s e muito numerosa, f a j . t a de apoio dos p a i s , p o i s 1 muito nao se preocupam em acompanhar o rendimento de seu f i l h o e o f a t o r sao eeonomico que a t i n g e m a i o r i a da populaeao, cau-V sando assim um f r a c a s so quase t o t a l na aprendizagem dos alunos, ficando desinteressados e r e b e l d e s .

D i a n t e da s i t u a c a o exposta constatamos que a aprendiza gem s o f r e uma i n f l u e n c i a n e g a t i v a .

(30)

IE IVISSIDADS F3DRAL DA PMUlEa, J E T I I O DZ FORI AC AO DE PROFESSORES. D'-',L AZiEWO DE EDUGAQXC 2 S^RAS.

D I S C I P : I A.° m r ; c l ::i c s E METOBOS DE STJPERVISAO ESCOIAR G I O ) . -'" C. A COZOTOIE DE FRBCJTStoCIA

Grp.r Ensino: i ? GJIOLM ^ f i t u . Cid^dc: £ .Q giihn^>

CoHi.vji "r-de/Eseolar: _ . Durag ao: _ 2.0.

Jrsib&h-DA >r s- es t ag i o : _ f)Q ^ t i. C A p a r ^

^1'v " ° ^fcamot d o 5ocnn KX? R a t i VT^,

P r o f essor Or i s n t adc r

DATA/HQRA AT TV JDADE R S A L I Z A D A 1 E S K S A V E V S E T O R j

.(JO<% UJLMAOV ~< r\-|<W T Y I C 4 Com c<. cUutotfCX

7 f *

(31)
(32)

U N I V S R 3 I D A D E FEDERAL DA P A R A I 3 A CENTRO DE FORMAQFIO DS PROFESSORES. DEPARTA;:EI-;TO DE EDUCACSO E LETRAS

CA:-TU3 "V" - CAJAZEXRAS-PB HA8ILITACA0: SUPERVISE) E3COLAR

ORIBNTADORA DO PRg-B3TAGI0: MARIA ELIZABETH

GUALBSRTO QUARTS RELATO: FA3E DE OBSERVACAO DO ENSINO DE 1£ g

2 i CRAU3 REALIZAPA NO COLEGIO HUNICI

PAL CQflERCIAL M0N3SNH0R CONSTANTINO7

V I E I R A

PRg-ESTACIARIA: jfa^ Ao SOCOHA^

(33)

U.F-P.B-RSLATO DAS EXPERlSNCIAS DESENVOIVIDAS NO PERIODO DO PR&-E3TAGI0, DURANTE A FASE DE OBSERVACAO NO ENSINO DE 15 e 22 GRAUS REALIZADO NO COLEGIO COMEROIAL MUNICIPAL M0N3SNH0R CONSTANTINO VIEIRA -NESTA CIDADE - CAJAZEIRAS - PARANA.

(34)

E3TRUTURA FfSICA '.E FUNCIONAL A - Da Escola

1 - Nose da I n s t i t u i g a o ;

Colegio M u n i c i p a l Monsenhor Constantino V i e i r a .

2 - Localizagao:

0 Colegio M u n i c i p a l Monsenhor Constanino V i e i r a f i c a l o c a l i -zado na rua: Padre Rolim a/n - Centro - C a j a z e i r a s - Paraiba. 3 - Dependencies de P r e d i o : Sales de a u l a 13 Sala de diregao 01 S e c r e t a r i a . 0 1 Sala de p r o f e s s o r e s 01 Cozinha 01 C a n t i n a 02 P a t i o r e c r e a t i v e . 0 1 Salao p r i n c i p a l 01 Sala de esportes 01 Banheiro 12 Sala do c e n t r o c i v i c o 01 4 - Turnos de Funcionamente: A r e f e r i d a e s c o l a fmnciona em t r e s t u r n o s . Manha, Tarde e N o i t e . 5 - T o t a l de Alunos:

0 t o t a l de alunos corresponde a 1011, m a t r i c u l a d o s este ano. 6 - Series S x i s t e n t e s ; 5a a 8a S e r i e - 12 Grau. 12, 22 e 39 - ano de C o n t a b i l i d a d e ( P r o f i s s i o n a l i z a n t e ) . 7 - D i r e t o r : Maria C e l i a S a l d i n o . 8 - S u p e r v i s o r :

0 Colegio e atendido de forma i n d i r e t a pelo 99 Centro Regio^-n a l de Edicagao.

(35)

9 - Corpo Docente:

0 Corpo docente deste c o l e g i o c o n s t i t u i - s e de 58 p r o f e s s o r e s * d i s t r i b u i d o s no ensino de 15 e 2^ g r a u s , as quais m i n i s t r a m 1 aulas as 35 turmas e x i s t e n c e s . 10 ~ Pessoal de Apoio: S e c r e t a r i a 01 S u b - s e c r e t a r i a 01 P o r t e i r o s 02 Merendeiras 03 A u x i l i a r de s e r v i g o 14 A u x i l i a r de s e c r e t a r i a . . . 26 A d m i n i s t r a d e r a d j u n t o . . . 03 11 - Servigos Exis ten tes:

Ha d i s t r i b u i g a o r e g u l a r de merenda-escolar completa. 1 2 - Entidades S x i s t e n t e s :

Atualmente e x i s t e o c e n t r o c i v i c o Dom Joao da Mata era f u n c i o -namento para atender e r e i v i n d i c a r d i r e i t o s que sao a t r i b u i - ' dos ao aluno havendo r e a l i zagao de e l e i g o e s anualmente para 1 e s c o l h a de d i r e t o r i a a demaio mernbros que compoem e s t a e n t i d a de e d u c a c i o n a l .

13 - Organograma:

Nao e x i s t e organizado. 14 - C u r r i c u l o da Escola;

A e s c o l a nao dispoe de um c u r r i c u l o propriamente o r g a n i z a d o s . Toraamos conhecimento da e x i s t e n c i a das grades c u r r i c u l a r e s do ensino de 1^ e 2- g r a u s . A medologia aplicado pelos p r o f e s s o r res desse c o l e g i o se fundamenta apenas nos conteudos, dos l i -v r o s - d i d a t i c o s por este adotados.

(36)

I - A3P5CT0J FfSICOS B-Da Comunidade.

1- I d e n t i f i c a c a o :

Cajazeiras-Pb - C e n t r o .

2- L i m i t e s :

Norte - C a t e d r a l Nossa Senhora da Piedade. Sul - Posto do INAMPS.

Leste - P r e f e i t u r a Municpal de C a j a z e i r a s . Oeste - Casas r e s i d e n c i a i s

3- L i d e r C o m u n i t a r i o :

Nao constatamos nenhuma i n f l u e n c i a de l i d e r a n c a c o m u n i t a r i a ,1 sendo p o r t a n t o o l i d e r c o m u n i t a r i o o p r o p r i o P r e f e i t o M u n i c i -p a l de C a j a z e i r a s Dr. E -p i t a c i o L e i t e Rolim.

4- Condicoes H a b i t a c i o n a i s :

Ao que pudemos c o n s t a t a r a t r a v e s de e n t r e v i s t a s f e i t a com pes soas da comunidade que os condicoes de moradia e r a z o a v e l . As casas raoatram-se na sua m a i o r i a em const rue ao de t i j o l o s ; Sxis te um bom s i s t e m a de saniamento e e l e t r i f i c a c a o . Por o u t r o l a do a e s c o l a compoe alunos que moram em s i t i o s proximos a c i d a de, e x i s t i n d o certamente precariedade nesses aspectos acima ' c i t a d o s .

5- Condicoes de Saude:

Quanto as condicoes de saude detectamos s e r i e s d i f i c u l d a d e s 1 encontradas devido as mas condicao de v i d a e s o b r e v i v e n c i a 1 dessa comunidade. Pois nem todos sao b e n e f i c i a d o s p e l o INPS 1 nem pelo IPEP. Nao havendo assim condicoes na compra de reraed i o s . Por i s s o os postos reraede saureraede reraedao sua c o n t r i b u i c a o c o n s i -d e r a v e l quanto a esses -d i f i c u l -d a -d e s .

6- A s s i s t e n c i a s Sducacional:

Com base na e n t r e v i s t a r e a l i z a d a na comunidade observamos que nao ha queixa no que d i z r e s p e i t o ao atendimento das n e c e s s i -dades da c l i e n t e l e

educacional.-7- Pesquisa de Valores A r t i s t i c o g e C u l t u r a i s :

(37)

A comunidade e b e n e f i c i a d a p e l a b i b l i o t e c a Mu P i n t o , casas de musicas, cinemas l o c a i s , case

A5PECTQ3 SQCIQ-SCOMgMICO

As pessoas d e s t a comunidade em sua m a i o r a r a consta de uma po pulacao de b a i x a renda f a m i l i a r , predominando o a s a a l a r i a d o , d e s t a - ' cando-se passim: A g r i c u l t o r , P e d r e i r o , Vendedor ambulante, pequeno co merciante e t c . Quando a c o n s t i t u i c a o f a m i l i a r v a r i a e n t r e 7 a 10 mem b r o s .

(38)

SITUACSO ENSINO - APRENDIZAGEM J^> fa U.F-P-R -Q U E S T I O N A R I O A P L I C A D C AOS P R 0 F B 3 5 0 R E S > H

yfr*m

v V " QUEST^ES: 1 - 0 c u r r i c u l o da e s c o l a s a t i s f a z as necessidades da c l i e n t e l a de ' t r a b a l h o . A e s c o l a tem se preocupado com a elaboracao e ou r e f o r mulagao dos mesmos?

2 - Os planejamentos de ensino sao elaborados com base nas condicoes socio-economicoo e p o l i t i c a dos educandos?

3 - A e s c o l a tern s e n t i d o necessidade de uma reformulacao quanto ao p l a n e j amen t o , m e t o d o l o g i a , sistema de a v a l i a c a o e recuperacao ' u t i l i z a d a s p e l a meoma?

4 A e s c o l a tem se preoculpado em descobrir as causas da evasao e r e -pro vac ao de seus alunos?

0 que tem s i d o f e i t o para d i m i n u i r essa p r o b l e m a t i c a ?

5 - Qual o n i v e l de a c e i t a c a o e envolvimento dos alunos e comunidade p e l a escola?

6 - Como e o relacionaraento de Escola x Comunidade e v i s e - v e r s a ? 7 - E x i s t e por p a r t e da comunidade escola e da comunidade em g e r a l 1

uma preocupacao com r e l a c a o a organizacao de classes e e n v o l v i - ' mento das mesmas nas l u t a s p o r educacao l i b e r t a d o r a e conscient_i zacao?

S - 0 que a comunidade espera da escola?

9 - Como a comunidade p o d e r i a c o l a b o r a r com o c o l e g i o ?

(39)

AN^T-ISE DO QUESTIONARIO A P L I C A D O

De acordo com as respostas c o l h i d a s pelos p r o f e s s o r e s nu-ma e n t r e v i s t a r e a l i z a d a no Colegio Coraercial M u n i c i p a l Monsenhor 1 Constantino V i e i r a , constatamos que o c u r r i c u l o desta e s c o l a nao sa t i s f a z as necessidades de sua c l i e n t e l a . Pois os mesmos alegam p o r ' e s t a e s c o l a s e r da rede m u n i c i p a l inumeras d i f i c u l d a d e s encontradas. Desde a ma remuneracao recebida a f a l t a de verbas necessarias para1 •bom funcionamento da aesrna, p r i n c i p a l m e n t e no aspects f u n c i o n a l

co-mo na s i t u a c a o ensino-aprendizagem.

Apesar de haver reunioes regularmente com corpo docente e administadores e s c o l a r e s entem necessidade de uma mudanca quanto a* planejamentos, m e t o d o l o g i a , s i s t e m a de a v a l i a c a o e recuperacao u t i -l i z a d o s p o r e s t a e s c o -l a . No entanto nada de concreto tem s i d o f e i t o nesse s e n t i d o .

Quanto ao r e l a c i o n a a e n t o p r o f e s s o r / a l u n o nao e um dos me-l h o r e s p o i s , o h me-l v e me-l de entrosamento nao e considerado s a t i s f a t o r i o .

Afirmam ainda que so havera mudanca na educacao se todos1 tomarem c o n s c i e n c i a de seu v e r d a d e i r o papel como educador.

(40)

\ixrimjxi

F E D R A L DA P A R A I M . JS;TKO DS FOR: A^AO DID rRCFE33CRES. D..J-. .i...:/L-E.iTC DE BDUGAgXC 3 SL'RAS.

DisoiPi.-r.rA: mirct.-ics 3

MBTOBOS DE S'PERVISAO ESCOIAR I T :

7: C A C 0 2 C T 0 L S DE FREQttteTCIA

S h s l a o^ t ^ ' ftJum . C i d a d o : Cfijc^Mcu

l o / E s e o l a r

Fcso dc p r e - e s t a g i o : , fife

-V. * ATIVIDAD3 REALIZADA U33PG SXVEI/SETOR j

> ; i 6 & i i DDk, C o k

-U.J-5 Ji-'ff*

ll.-ooH*

Pr o f e s s or Or i sn t

(41)
(42)

I N D I C E I - IDENTIFICAgSo I I - JUSTIFICATIVA I I I - OBJETIVOS 1- G E R A I S 2- SSPECfPICOS

IV - PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES V - AVALIACXO

(43)

/

I - IDEUTI?!CACAO

A-TITULO: PLANO DE A?XO SSPECIFICO PARA 0 ESTAGIO SUPERVISIONADO DS SUPERVISAO ESCOLAR.

B-LOCALIZAgXO: ESCOLA ESTADUAL DE l 9 GRAU "LICA DANTAS ».

C-PSRfODO DE SXECUgXO: MAR^O A JUNHO DE 1985.

D-RESP0NSJ[3ILIDADE:

ZSLIANA BATISTA FEITOSA

MARIA DO SOCORRO BATISTA

(44)

J

TT-JU3TIFICAT1VA

* a 2 *

Em um d i a l o g o com as p r o f e s s o r a s da 1 e 2 s e r i e do 15 1 g r a u percebemos que a maneira de a p r e s e n t a r as aulas de comunicacao e expressao, torna-se c a n s a t i v o t a n t o §ara os p r o f e s s o r e s como para os a l u n o s , f i c a n d o ate d i f i c i l a t i n g i r os o b j e t i v o s desenados.

E por e s t e razao, sentimos a necessidade de o r i e n t a - l a s 1 na aplicagao de novas t e c n i c a s , de aprendizagem e confeccao de mate r i a i s d i d a t i c o s , para i n c e n t i v a o a o da l e i t u r a e e s c r i t a , visando me I h o r rendimento e s c o l a r .

Constatamos que ha necessidade de r e a t i v a r a s a l a de j o - ' gos, tendo em v i s t a quebrar a monotonia e x i s t e n t e no h o r a r i o l i v r e .

E necessario tambem a c r i a g a o e r e a t i v a g a o do Pelotao def Saude, visando a m e l h o r i a e o bem e s t a r da Escola e da Comunidade.

P o r t a n t o , com a r e a l i z a c a o deste Piano de Agao Pedagogi-ca, esperamos que r e s u l t e num elevado n i v e l de aproveitamento a to do o pessoal que f a z p a r t e da e s c o l a .

(45)

/

-OBJETIVOS

1 . Ob.je'tivo Geral;

C o n t r i b u i r p a r a maior envovimento dos p a i s na forraacao1 dos educandos.

2.Objetivos E s p e c i f i c o s ;

2.1 I n t e g r a r os p a i s nas a t i v i d a d e s Pedagogicas para 1 melhor desempenho no processo ensino-aprendizagem. 2.2 M o b i l i z a r as entidades educacionais como: o Pelotao

de Saude e o u t r o s .

2.3 R e a t i v a r a s a l a de j o g o s , fornecendo v a r i e s t i p o s 1 de jogos na area de r e c r e a c a o .

2.4 Ajudar na elaboracao de m a t e r i a l s d i d a t i c o s , e apli_ cacao de novas t e c n i c a s , de acordo com a necessida-de s u r g i d a s em qualquer area necessida-de e s t u d o .

(46)

IV PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES A t i v i d a d e s Basic as A t i v i d a d e s O p e r a c i o n a l i z antes Gron^^rama 198,6 »1 Marco 1»|2§|3»|4' Semanas Mggflfl A b r i l 1»I2»|3«|4 Semanas Maio Junho 1*|2S|3§ |4» Semanas ia|28|33|4! Semanas • P a r t i c i p a r e f e t i v a m e n t e

com os p a i s nas comemo-ragoes r e a l i z a d a s p e l a ' e s c o l a . -Conversar com as p r o f e s soras a r e s p e i t o da ne-cessidade de t e c n i c a s 1 p a r a m e l h o r i a do ensino. -Reaifcivacao da s a l a de 1 j o g o s . • A t i v i d a d e s oomemorativas p e l o s educandos e educadores, a t r a ~f ves de c a r t a a b e r t a a comumida de e convite3, a p a r t i c i p a r e m1 das datas oomemorativas como: -0 d i a da e s c o l a * -0 d i a das maes. •0 Sao Joao. •Conversa i n f o r m a l com as p r o -1 f e s s o r a s sobre a u t i l i z a c a o 1 das t e c n i c a s : •confeccao de c a r t a z e s . •jogos de b i n g o s . •Promover eampeonato de p i n g - 1 pong, envolvendo v a r i a s e q u i - ' pes, no f i n a l , a vencedora g a « nhara um. ponto em uma d e t e r m i -nada d i s c i p l i n a :

• O r i e n t a - l a s nos jogos de domi-no e bar a l h o .

•Pormar equipes p a r a jogos e ou t r a s a t i v i d a d e s d i v e r s a s .

X

(47)

PLANS J AM3SNT0 DAS ATIVIDADES A t i v i d a d e s Basicas A t i v i d a d e s O p e r a c i o n a l i zant es Pronograma 1 9 8 6 « 1 Meqes Semanas Abril ls|2a|39|4i Semanas l a i o is|23|3&|4§ Semanas Junho l« | 2 » | 3 a | , Semanas •Reativar e c r i a r 0 -^e-l o t a o de Saude. •Criacao do E s t a t u t o do ^ e l o t a o de Saude.

•Promover uma p a l e s t r a com os educandos e edueadores e uma • pessoa l i g a d a a a r e a de saude, p a r a melhores e s c l a r e c i m e n t o s1 sobre a h i g i e n e c o r p o r a l . •Organizar a s a l a de ambiente 1

p a r a funcionamento do raesmo. •Oantar com os alunos a musica1

do p e l o t a o de saude. •Organizar p a s t a p a r a documents cao: -Ficha i n d i v i d u a l do a l u n o . •Ficha de c o n t r o l s de atendimen t o . •Outros • X X

X

(48)

V - AVALIACAO

Tendo em v i s t a as a t i v i d a d e s a serein r e a l i zadas, de forma organizada e s y s t e m a t i c a do Piano de Acao Pedagogica, usaremos os • s e g u i n t e s instrumentos como Processo de A v a l i a c a o .

- Aplicacao de t e x t o s e e x e r c i c i o s a v a l i a t i v o s .

- Observacao e v e r i f i c a c a o do desenvolvimento do a l u n o . - Aplicacao de q u e s t i o n a r i o s para a comunidade visando co

l h e r dados s i g n i f i c a t i v o s .

Converse i n f o r m a l com as p r o f e s s o r a s ao que d i z r e s p e i -to as t e c n i c a s e m a t e r i a l s d i d a t i c o s para melhor apren-dizagem dos educandos.

Referências

Documentos relacionados

Na guia Cadastro, mostrada na figura 6, podemos notar a existência de campos que não são normais no cadastramento de um cliente de um software comum, como vendas mensais da empresa,

Dessa forma, foi possível verificar que o Município de Alegrete não está adequado à Política Nacional de Resíduos Sólidos, deixando de observar requisitos básicos de gestão

Tanto para o teste in vitro quanto para o in vivo os efeitos das concentrações do óleo de melaleuca sobre as colônias de Lasiodiplodia theobromae foram comparados com o efeito do

Tais como o objetivo expresso em acabar com os lixões em todo Brasil e divulgar a importância da necessidade de reciclagem, consequentemente implicando a diminuição do uso

Na segunda metade do século XX, devido a diversos fatores como, por exemplo, crises econômicas que demandavam contenções de gastos tanto para os produtores quanto para os

The objective was to evaluated dairy cow performance, digestion, and blood acid-base balance in response to the partial replacement of corn silage with an iso-NDF mixture of

Foram utilizadas 12 fêmeas bovinas da raça Sindi subdividas em dois grupos com genótipos distintos para produção da beta-caseína (A1A2 e A2A2), acondicionadas em um clima

Para determinar a frequência e a densidade das espécies lenhosas nas áreas experimentais, foram realizadas um total de 8 coletas no período entre outubro de 2015 à