• Nenhum resultado encontrado

A “SEMANA DO BIBLIOTECÁRIO”: UM EVENTO REALIZADO PELA BIBLIOTECA PROFESSORA ETELVINA LIMA (ECI/UFMG)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A “SEMANA DO BIBLIOTECÁRIO”: UM EVENTO REALIZADO PELA BIBLIOTECA PROFESSORA ETELVINA LIMA (ECI/UFMG)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A “Semana do Bibliotecário”: um evento realizado pela Biblioteca

Professora Etelvina Lima (ECI/UFMG)

Gabrielle Francinne de S.C. Tanus (UFMG) - gfrancinne@gmail.com Maianna Giselle De Paula (UFMG) - maiannag@gmail.com

Elaine Diamantino Oliveira (UFMG) - elained@eci.ufmg.br

Maria Elizabeth de Oliveira Costa (UFMG) - mabethcosta@gmail.com Vivian Ascenção Fonseca (UFMG) - vivian@eci.ufmg.br

Resumo:

No dia 12 de março comemora-se em todo o território nacional o dia do Bibliotecário, profissão regulamentada pela Lei nº 4.084, de 30 de junho de 1962. Esta data comemorativa foi definida pelo Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980 que instituiu a “Semana do livro e da biblioteca”, em outubro, bem como definiu no artigo 4º o dia do bibliotecário, uma homenagem ao escritor e primeiro bibliotecário concursado do país, Manoel Bastos Tigres, que nasceu em 12 de março de 1882, na cidade de Recife. Com o objetivo de comemorar esta efeméride, a Biblioteca Professora Etelvina Lima, da Escola de Ciência da Informação da UFMG, promove anualmente a “Semana do Bibliotecário”, sendo que, neste ano, realizamos a segunda edição do evento. Expõe-se, assim, um relato de experiência sobre o desenvolvimento e alguns resultados alcançados ao longo destas semanas comemorativas.

Palavras-chave: Biblioteca - eventos; Bibliotecários; Biblioteconomia.

Eixo temático: Eixo 4: Bibliotecas para todos: Acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social, enfoque de gênero, bibliotecas como espaço de aprendizagem. Biblioteconomia Social.

(2)

Eixo 4: Bibliotecas para todos. Introdução

No dia 12 de março comemora-se em todo o território nacional o dia do Bibliotecário, profissão regulamentada pela Lei nº 4.084, de 30 de junho de 1962. Esta data comemorativa foi definida pelo Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980 que instituiu a “Semana do livro e da biblioteca”, em outubro, bem como definiu no artigo 4º o dia do bibliotecário, uma homenagem ao escritor e primeiro bibliotecário concursado do país, Manoel Bastos Tigres, que nasceu em 12 de março de 1882, na cidade de Recife. Com o objetivo de comemorar esta efeméride, a Biblioteca Professora Etelvina Lima, da Escola de Ciência da Informação da UFMG, promove anualmente a “Semana do Bibliotecário”, sendo que, neste ano, realizamos a segunda edição do evento. Expõe-se, assim, um relato de experiência sobre o desenvolvimento e alguns resultados alcançados ao longo destas semanas comemorativas.

Relato da experiência

A Biblioteca Professora Etelvina, uma das vinte e cinco bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais, tem como missão apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, possibilitando a criação de conhecimento e o fortalecimento da comunidade acadêmica. A compreensão da biblioteca como apenas um lugar de estudo e de silêncio cede espaço a uma visão mais interessante para a comunidade, sendo, sobretudo um lugar de diálogo, de trocas de conhecimentos e vivências, um espaço dinâmico,

integrador, de estudo e de lazer. O acesso à informação desloca-se da

compreensão apenas do acervo e amplia-se, conjuntamente, com o livro para outros formatos, suportes, bem como para outras situações e acontecimentos. O acesso à informação se faz, também, por meio de atividades diversas: bate-papo, oficinas, mini-cursos, palestras, filmes. Assim, a biblioteca passou a incorporar como um dos seus serviços o desenvolvimento de um importante evento para o campo da Biblioteconomia: a “Semana do Bibliotecário”.

A “Semana do Bibliotecário” passou a fazer parte da agenda de eventos da Biblioteca Professora Etelvina Lima, desde 2016, ano em que foi realizada a primeira semana. No ano posterior, 2017, foi realizada a segunda semana, que contou com a parceria da Associação dos Bibliotecários do Estado de Minas Gerais (ABMG), além do constante apoio, nas duas edições, da Escola de Ciência da Informação. A Biblioteca Professora Etelvina Lima a partir da produção deste evento tem como objetivo contribuir e agregar valor no cenário nacional com a comemoração do dia do bibliotecário, assim como oferecer uma semana de atividades de interesse da comunidade acadêmica e aos egressos do curso de Biblioteconomia. Além desse evento específico, a Biblioteca promove, também, a “Semana do Livro e da Biblioteca”, em outubro, e colabora com outros eventos da Escola, como a “Semana do Museu”, em maio, e com o “Seminário de Arquivologia”, realizado pelos discentes deste curso no segundo semestre.

(3)

março, teve como tema “O profissional frente às demandas plurais”, e contou com diversas atividades nos três turnos (manhã, tarde e noite), visando garantir a oportunidade de todos os discentes e profissionais interessados em participar. O tema deste evento tinha como objetivo demonstrar as diversas possibilidades de atuação do bibliotecário, e dentre as principais competências deste profissional estão: gestão de informação e de pessoas, ações de mediação, organização, recuperação, fomento da leitura, entre outras. A relevância que a informação possui por representar um bem social conduz a uma ampliação das mais diversas possibilidades de atuação e de sua responsabilidade social.

Assim, pensando em demonstrar a multiplicidade de atuações, a Biblioteca convidou três bibliotecários para compartilharem as experiências de trabalhos vinculadas às diferentes instituições, a saber: Grupo Galpão, Fundação João Pinheiro, Unimed. Houve, ainda, um bate-papo com outras duas bibliotecárias que discorreram sobre a atuação em bibliotecas empresarias e atividades de consultoria; e em ações de extensão desenvolvidas pelo Carro-Biblioteca da Escola de Ciência da Informação. Foram ministradas três palestras ao longo da semana: “Dados: da extração à visualização”; “A lei de acesso à informação em portais de transparência governamentais brasileiros” por alunos do programa de pós-graduação em Ciência da Informação; “O CRB-6 e suas ações”, pela presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, 6ª região. Nessa semana do evento realizou-se, ainda, a apresentação da biblioteca aos calouros em diferentes horários previstos na programação. Também fizeram parte da programação a oferta de treinamentos sobre o Portal de Periódicos da Capes, da base de dados Library and Information Science Abstract (LISA) e do gerenciador bibliográfico Endnote. O filme selecionado para compor a seção Biblio-pipoca foi “O Desinformante” (Direção de Steven Soderbergh, 2009), exibido na varanda da biblioteca com direito a pipoca e refrigerante.

Através de listas de presença foi constatada a participação, em média, de 40 pessoas em cada uma das atividades realizadas ao longo da semana. Assim como os palestrantes todos os presentes receberam certificado de participação. A II Semana do Bibliotecário contou com o patrocínio e apoio de diversas instituições, que permitiu oferecer um evento mais organizado, inclusive com credenciamento e entrega de 200 pastas do evento, e, claro, certificados em todas as atividades. A visibilidade da marca e dos logotipos das empresas patrocinadoras e apoiadoras foram destacadas em banners, flyers e no site do evento1. Em particular, a II Semana do Bibliotecário – 20 a 24 de março de 2017–, mais arrojada em sua programação e estrutura que a primeira semana ofereceu diversas atividades.

O tema desta edição foi “O bibliotecário como agente de transformação social”, contou com uma palestra de mesmo título e outras duas palestras ao longo da semana: “Empreendedorismo: Uma experiência sociotécnica” e “Conservação de coleções especiais”. As outras atividades que fizeram parte da

1

As homepages criadas para divulgação da I e II Semana do Bibliotecário podem ser consultadas em: http://biblio.eci.ufmg.br/sb2016; http://biblio.eci.ufmg.br/sb2017

(4)

programação foram: 1) micursos: Normalização de trabalhos acadêmicos; Marc 21; Segurança de dados pessoais na Era da Informação; 2) Oficinas: Contação de histórias; Indicadores bibliométricos e serviços de disseminação da informação; 3) Treinamentos: Portal de Periódicos da Capes; base de dados LISA – Library Information Science Abstract; base de dados Emerald e no gerenciador bibliográfico Zotero. A seção Biblio-pipoca exibiu o filme “A menina que roubava livros” (Direção de Brian Percival, 2013). Além dessas atividades, também tivemos uma apresentação musical, visita guiada na Biblioteca e sorteio de livros e brindes aos participantes. Destaca-se que, em todas as atividades houve um alto índice de procura, sendo que todas as oficinas, os minicursos e os treinamentos tiveram as inscrições esgotadas rapidamente no site do evento.

Na II edição da Semana foi entregue aos participantes um formulário para avaliação do evento composto de três blocos, um questão aberta (Qual tema você sugere para a próxima edição do evento?), uma questão livre para Comentários (sugestão, pontos positivos e negativos) e uma questão fechada relacionada a seis tópicos, a saber: divulgação do evento; programação do evento; organização do evento; tema(s) abordado(s); adequação das instalações para a realização do evento; conhecimento do(s) ministrante(s) em relação ao(s) tema(s) da(s) atividade(s). Tais tópicos poderiam ser respondidos com: Excelente; Bom; Médio; Fraco e Ruim. Assim, verificou-se em que em todas as questões obteve-se, acima dos 50%, um grau de satisfação excelente, superando, a expectativa da equipe, tendo em vista este retorno tão positivo.

Foram respondidos 258 formulários distribuídos aos 275 presentes nas atividades ao longo da Semana. Contudo, esse registro dos participantes não ocorreu durante as palestras, assim, certamente, se houvesse passado lista de presença o número dos participantes teria sido mais expressivo. De modo detalhado demonstra-se que, para a questão referente à divulgação do evento, 51% considerou excelente; 42% bom; 6% médio e 1% fraco. Quanto à programação do evento 58% considerou excelente; 41% bom; 1% médio. Sobre a organização do evento 71% respondeu excelente; 27% bom; 1% médio e 1% não opinaram. Quanto aos temas abordados obteve-se 68% excelente; 28% bom; 3% médio e 1% não opinaram. Em relação à adequação das instalações do evento 65% consideraram como sendo excelente; 32% bom; 2% médio e 1% bom. A pergunta referente à avaliação do conhecimento do tema de cada um dos ministrantes também surpreendeu, tendo sido todos avaliados de modo positivo, ou seja, todos obtiveram mais que 70% de respostas dentro da categoria excelentes.

A questão aberta permitiu identificar os interesses dos participantes para futuros temas da Semana do Bibliotecário. Dentre as temáticas mais solicitadas estão: Mercado de trabalho do bibliotecário com o foco em outras áreas de atuação; Diversos temas vinculados às bibliotecas; e, Organização da informação (indexação, catalogação, tesauros etc.). Sobre a demanda relacionada à biblioteca muitos escreveram apenas os tipos de bibliotecas (escolares, especializadas, comunitárias, digital, virtual), outros especificaram os temas: marketing em bibliotecas, redes sociais e bibliotecas, ação cultural em

(5)

bibliotecas, acessibilidade e bibliotecas, software de bibliotecas. Houve o registro ainda de temas como: desenvolvimento de coleções; preservação e conservação; mediação e formação do leitor. A temática relacionada sobre aspectos do profissional também foi explicitada: ética, empreendedorismo, papel pedagógico, educação continuada, bibliotecário e a conjuntura econômica, política, social. Assim como, discussões teóricas sobre Biblioteconomia e Ciência da Computação; Ciência da Informação e interdisciplinaridade; Ciência da Informação e o diálogo com Arquivologia e Biblioteconomia. Houve, também, o registro das seguintes temáticas: altimetrias, biblioterapia, acesso à informação, gestão da informação, direito autoral, big data, divulgação científica, edição e publicação de livros.

Dentre os comentários positivos e negativos estão muitas mensagens de elogios referentes à organização do evento, ofertas das atividades, do carinho da equipe com todos os participantes, agradecimentos pela entrega de brindes e sorteios realizados em todas as atividades. Dentre os poucos comentários negativos (ou apenas sugestivos) está o registro por mais vagas para as atividades como os minicursos e oficinas que foram esgotas rapidamente e alguns pedidos, por parte dos alunos, para que os professores pudessem liberá-los das aulas para prestigiarem o evento. Contudo, destaca-se que, a Biblioteca solicita antecipadamente o apoio dos professores e muitos colaboram liberando as turmas para participarem do evento. Vale a pena destacar que dentre os 258 questionários respondidos o registro de pontos negativos não chegam a 10%, o que revela um evento bem sucedido e muito bem avaliado pelos participantes, que conforme já dito avaliaram como excelente.

Considerações finais

Os eventos realizados pela biblioteca demonstram a abertura da sua equipe diante do desafio de organizar um evento de uma Semana e com uma extensa programação. Além do empenho da equipe da Biblioteca, grande parte da infraestrutura do evento contou com a colaboração de outros servidores da Escola, como o setor de informática, comunicação e serviços gerais. Considera-se que este evento possibilita aos participantes uma maior interação com outros colegas e com profissionais da área. A saída da rotina é importante tanto para os alunos quanto para a equipe envolvida, o que possibilita ainda uma maior visibilidade dos vários papéis que a biblioteca e os bibliotecários podem assumir ao resignificar seus espaços e serviços oferecidos. O elevado número de inscrições em todas as atividades demonstra uma aceitação da comunidade e um interesse dos alunos e profissionais em participar do evento. Por fim, destaca-se a importância do apoio e da participação da comunidade e dos parceiros (patrocinadores e apoiadores) envolvidos para o sucesso do evento e sua continuidade nos próximos anos.

Agradecimentos

A estagiária Halinni Ruberto, que realizou o trabalho de tabulação de dados dos questionários. E aos servidores da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

(6)

Apoio/Patrocínio:

ASSOCIAÇÃO DOS BIBLIOTECÁRIOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS. ATENS. SEÇÃO SINDICAL.

BIBLIOTHECA. 3M + BIBLIOTECA. BRIQUET DE LEMOS. LIVROS.

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA. CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA 6ª REGIÃO.

CONTENT MIND.

DESTAQUE. GESTÃO DOCUMENTAL.

ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. DIRETÓRIO ACADÊMICO LIDIA DE QUEIROZ SAMBAQUY. GESTÃO DIÁLOGO E AÇÃO.

EMERALD. PERGAMUM. PROQUEST.

REVISTA BIBLIOO: CULTURA INFORMACIONAL.

SUPERITENDÊNCIA DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E SUPLEMENTO LITERÁRIO DE MINAS GERAIS.

Referências

Documentos relacionados

Respondendo às hipóteses levantadas, utilizando os modelos formados à partir dos dados referentes ao banco de dados da PNS 2013, utilizando o modelo de regressão

62 daquele instrumento internacional”, verifica-se que não restam dúvidas quanto à vinculação do Estado Brasileiro à jurisdição da Corte Interamericana, no que diz respeito a

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Ao rever todas as análises e discussões que realizamos neste trabalho, embasadas nos preceitos funcionalistas aplicados à tradução e nos paradigmas bakhtinianos,

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são