• Nenhum resultado encontrado

TRABALHO CI - MARIANA TATO 110793018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRABALHO CI - MARIANA TATO 110793018"

Copied!
114
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

IMPACTO

INFORMACIONAL

DAS

INFORMAÇÕES

NOTICIÁRIAS

E

DE

TRÂNSITO

NA

RÁDIO

Mariana Tato Macias Ferreira 110793018 (FLUP) ci11018 (FEUP)

Ciência da Informação, 2º ano

Âmbito da disciplina de Comportamento Informacional, Leccionada pelo prof. Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva

(2)

2 Mariana Tato Macias Ferreira

IMPACTO

INFORMACIONAL

DAS

INFORMAÇÕES

NOTICIÁRIAS

E

DE

TRÂNSITO

NA

RÁDIO

Comportamento Informacional

Porto, 2012

(3)

3

Sumário

1. Resumo... 5 2. Abtract ... 5 3. Introdução ... 6 Enquadramento teórico ... 6 4. Revisão Literária ... 8 5. Método Quadripolar ... 10 Pólo Epistemológico ...10 Pólo Teórico ...13 Pólo Técnico ...18 Pólo morfológico ... 110 6. Conclusão ... 113 7. Referências bibliográficas ... 114

(4)

4

S

UMÁRIO DE ILUSTRAÇÕES

Ilustração 1 - Método quadripolar ... 10 Ilustração 2 - Modelo de Tom Wilson, no contexto da investigação ... 16 Ilustração 3 - Modelo de Krikelas no contexto da investigação ... 17

(5)

5

R

ESUMO

Este trabalho visa a compreensão dos hábitos da população quando ouve rádio e se prestam atenção a informações de conteúdo noticioso ou de trânsito. Foram feitos 30 inquéritos a pessoas maiores de 18 anos com o com o intuito de perceber as estas tendências. As pessoas, cada vez mais, procuram a satisfação das necessidades informativas imediatas e as informações noticiosas ou de trânsito, são simples, concisas, sucintas, claras e são bastante regulares, ou seja, enquadram bem à nova tendência da sociedade. As conclusões vieram mostrar que, de facto, as informações de trânsito e notícias são maioritariamente apreciadas, apesar de o resultado ser sido praticamente equilibrado.

A

BTRACT

This paper work aims to understand the behaviour of the population when listening to the radio, especially news or transit. 30 inquiries were performed to people over 18 years in order to perceive these trends. People increasingly seek to satisfy immediately their information needs - news or traffic are simple, succinct and are fairly regular, ie, fit well to the new trend of society. The findings show that came, in fact, traffic information and news are mostly appreciated, although the result was practically be balanced.

Palavras-chave : comportamento informacional, rádio, necessidades informativas,

(6)

6

I

NTRODUÇÃO

É no âmbito da disciplina de Comportamento Informacional leccionada pelo professor regente, Professor Doutor Armando Malheiro, que se vai desenvolver o presente trabalho. Dados os cinco núcleos possíveis, a escolha, no meu caso, foi o Núcleo C - Busca e Uso de Informação em contextos "informais" ou próprios do quotidiano da acção humana.

Segundo a minha escolha, o meu objecto de estudo vai ser o impacto ou comportamento informacional numa situação bastante quotidiana que é o acto de “ouvir rádio”, dando especial atenção às informações curtas, mas muito frequentes, das notícias e trânsito.

Esta investigação, com base em 25 inquéritos, feitos aleatoriamente na rua a pessoas de várias idades, visa não só perceber o impacto deste tipo de informação nas pessoas quando estas a procuram de facto, como também as que têm esse contacto através de uma casualidade. O objectivo é perceber de que modo é que a informação interfere com o dia-a-dia das pessoas.

Como suporte à minha investigação e como garantia de validade, usarei o método quadripolar.

ENQUADRAMENTO TEÓ RICO

A rádio é dos meios de comunicação tecnológicos mais antigos que ainda hoje utilizamos e baseia-se na divulgação de informações ou música através do som, utilizando ondas eletromagnéticas, em frequências várias. A sua presença no nosso quotidiano é muito maior do que às vezes nos parece: no café, em casa, no carro, no elevador, ou até no dentista, podemos estar a ouvir rádio, sem sequer nos apercebermos.

A sua existência remonta até o séc. XIX, sendo o autor da sua criação pouco exacto, consagrada por uns pelo cientista Guglielmo Marconi, consagrada por outros pelo padre e também cientista Roberto Landell de Moura.

Durante muito tempo, a rádio era a “distração” da população, num período em que a televisão ainda demoraria a aparecer. Foram aparecendo várias rádios,

(7)

7 adaptadas às diferentes faixas etárias, gostos musicais e região em que incidem. Também podem ter diferentes fins, podendo, por exemplo, distinguir uma rádio maioritariamente informativa de uma musical. No entanto, nos dias de hoje, uma rádio não serve só para a comunicação de informação ou para ouvir música. Dada a concorrência, as rádios têm inovado, patrocinando festivais e concertos, fazendo programas de humor e discussão: isto quer dizer que a função inicial de “passar música” está mais esbatida.

Por outro lado, há um aspecto em comum nas rádios mais ouvidas no nosso país: o carácter noticioso e informativo do trânsito. Estas informações são passadas hora a hora e estão intercaladas: as notícias passam às horas certas, as informações de trânsito passam à meia hora de cada hora. Esta norma instalou-se de tal forma que maior parte da população já está ciente deste sistema.

Actualmente, há centenas de rádios em Portugal, e, normalmente, as nacionais são as mais importantes e mais ouvidas. A nível nacional, por exemplo: Antena 1, Antena 2, Antena 3, Rádio Renascença, Comercial, RFM. A nível regional com cobertura quase nacional: TSF, M80; ou associadas a rádios: Cidade FM, Mega Hits… Ainda há rádios distritais, como por exemplo, no distrito do Porto: Rádio Festival, Rádio Gaia, Rádio Paivense,…

(8)

8

R

EVISÃO

L

ITERÁRIA

Estando a rádio tão facilmente acessível por qualquer via (telemóvel, no carro, na fila de espera do restaurante take away) que às vezes estamos expostos a ela mesmo sem querer. Mas então de que forma é que os ouvintes tiram proveito das rádios? Se ouvem, é um acto propositado ou casual? E será que a publicidade, que hoje em dia é, na minha opinião, excessiva, afecta a receptividade da informação com conteúdo noticioso? O objectivo deste trabalho é mesmo este: perceber o impacto destes momentos informativos e perceber o seu papel no quotidiano da população, compreender as necessidades informativas da população em geral e adequar a transmissão de informação.

Para esta investigação procedeu-se então à prossecução de inquéritos. Foram efectuados 30 inquéritos, a pessoas aleatórias de ambos os sexos e de várias idades. Tive consciência que o critério de aleatoriedade não poderia ser atingido se fizesse o inquérito no mesmo contexto (por exemplo, apenas na rua), por isso alguns foram feitos por alunos da Faculdade de Letras e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, outros foram feitos na rua, outros foram feitos em cafés.

Foi escolhido o método do inquérito, pois as perguntas que o trabalho pede são mais directas, logo, este método é o que corresponde melhor para o atingimento dos objectivos e fins.

Para a execução deste trabalho também foi escolhido o método quadripolar como o método ideal para a realização de uma boa investigação e para retirar, também, boas conclusões.

O que é então o Método Quadripolar?

- “A dinâmica investigativa quadripolar resulta de uma interacção entre o pólo epistemológico, o teórico, o técnico e o morfológico.”1

1

(9)

9 O método quadripolar engloba interação de quatro polos, que, neste trabalho serão no seguinte contexto:

- Pólo Epistemológico: “construção do objecto científico e a definição dos limites da problemática de investigação”2, falarei, portanto, de paradigma pós- custodial, informacional e científico;

- Pólo teórico: “formulação de hipóteses, teorias e conceitos operatórios e consequente confirmação ou infirmação do “contexto teórico" elaborado”, nomeadamente, baseado no Modelo de Tom Wilson3;

- Pólo técnico: os 30 inquéritos;

- Pólo Morfológico: análise dos inquéritos.

2 DELT CI. Método Quadripolar [em linha]. [consultado em 30 Maio 2013] Disponível em

http://www.ccje.ufes.br/arquivologia/deltci/def.asp?cod=56

3

Silva, Armando Malheiro da - Modelos e Modelizações em Ciência da Informação: O Modelo eLit.pt e a investigação em literacia informacional. Porto: Cetac.Media, 2010

(10)

10

M

ÉTODO

Q

UADRIPOLAR

O método quadripolar é um Dispositivo Metodológico Global que se divide em quatro polos, cada um com a sua função. De acordo com a próxima ilustração4, percebemos melhor como é que cada polo interage uns com os outros e como funcionam no seu conteúdo.

Este modelo tem o objectivo de conduzir a investigação de forma a dar-lhe cientificidade.

PÓLO EPI STEMO LÓGI CO

Neste polo é possível a orientação da investigação e do teu procedimento e a definição do objecto e do problema que levaremos a cabo durante a investigação.

4 INESC PORTO. Método Quadripolar [em linha]. [consultado em 30 Maio 2013] Disponível em

http://dionisio.inescporto.pt:8181/rid=1HFWJY5SJ-192SHGQ-2VD/M%C3%A9todoQuadripolar.cmap

(11)

11 Enquanto que, durante muito tempo, o problema da área a informação sempre foi o guardar (paradigma custodial), hoje em dia, esta perspectiva evoluiu e envolve o fluxo, a comunicação e o acesso à informação (paradigma pós-custudial).

No contexto desta investigação, temos uma acção voluntária ou involuntária de ter acesso a informação que já sabemos que, a determinada hora ou altura, ela vai lá estar. E este tipo de informação, notícias e trânsito, são até bastantes úteis no nosso dia-a-dia, quando, por exemplo, queremos saber o que se vai passando no país e no mundo, ou então se formos de manhã para o trabalho e queremos saber que caminhos é que devemos evitar.

E então porque é que este contexto se insere no quadro epistemológico?  “Valorização da informação enquanto fenómeno humano e social, sendo a

materialização num suporte um epifenómeno” – a rádio é o meio pela qual a informação se “materializa”, e não há o sentido que a guardar, a informação é passada, consumida na hora e provavelmente esquecida depois.

“Constatação do incessante e natural dinamismo informacional oposto ao «imobilismo» documental, traduzindo-se aquele no trinómio criação-seleção natural-acesso/uso e o segundo na antinomia efémero-permanente” – Tanto as informações

de conteúdo noticioso, como as de trânsito são informações que servem momentaneamente, até porque de hora em hora, uma nova informação (ou até a mesma) é disponibilizada. É efémera e dinâmica, este tipo de informação.

“Prioridade máxima concedida ao acesso à informação por todos mediante condições específicas e totalmente definidas e transparentes, pois só o acesso público justifica e legitima a custódia e a preservação” – o objectivo destas notícias e informações, não

são propriamente conseguir um lucro muito superior às outras estações, pois, em todo o caso maior parte das estações tem a hora da notícia e do trânsito. No entanto, há estações em que as informações são mais credíveis que outras. O objectivo é, portanto, ter informação mais credível e clara, dado o pouco tempo gasto nessas ocasiões e dados os interesses da população em geral. Excepção: A TSF é uma rádio que tem um carácter muito mais informativo do que, por exemplo, a RFM. (Nota: o facto de existir muita publicidade entres músicas, programas e as horas de noticiário e trânsito, indica o objectivo lucrativo também da estação)

(12)

12

“Imperativo de indagar, compreender e explicitar (conhecer) a informação social, através dos modelos teórico-científicos cada vez mais exigentes e eficazes, em vez do universo rudimentar e fechado da prática empírica composta por um conjunto uniforme e acrítico de modos/regras de fazer, de procedimentos só aparentemente «asséticos» ou neutrais de criação classificação, ordenação e recuperação” - porque

este contexto é essencialmente informativo, a utilização de modelos teórico-científicos são facilmente aplicáveis.

“Alteração do atual quadro teórico-funcional da atividade disciplinar e profissional por uma postura diferente sintonizada com o universo dinâmico das Ciências Sociais e empenhada na compreensão do social e do cultural, com óbvias implicações nos modelos formativos dos futuros profissionais da informação” – toda a gente sabe que

nas rádios, a determinada hora, poderão ter acesso às informações que pretendem conhecer, sabem que terão acesso a informação actualizada, sucinta e específica. Este tipo de informação poderá ser também cultural ou não (dependendo do seu conteúdo), mas é , certamente, social.

“Substituição da lógica documental, patente nas expressões «gestão de documentos» e «gestão da informação», pela lógica científico-compreensiva da informação na gestão, isto é, a informação social está implicada no processo de gestão de qualquer entidade organizacional e, assim sendo, as práticas informacionais decorrem e articulam-se com as conceções e práticas dos gestores e atores e com a estrutura e cultura organizacionais, devendo o cientista da informação, em vez de estabelecer ou impor regras operativas, compreender o sentido de tais práticas e apresentar dentro de certos modelos teóricos as soluções (retro ou)prospetivas mais adequadas” – é possível

a aplicação de determinados modelos e teorias, pois este tipo de informação é para consumo imediato e visa a satisfação (imediata) das necessidades informacionais dos ouvintes

(13)

13

PÓLO TEÓ RI CO

O objectivo deste pólo é formular as hipóteses e leis da investigação, tal como as suas teorias e conceitos operatórios da investigação. Expõe também o contexto teórico da investigação.

Mas então, o que é a necessidade informacional e o comportamento informacional, contexto e meio ambiente, consoante os vários autores e conforme os fins do presente trabalho?

Na perspectiva do professor Armando Malheiro, comportamento informacional é:

“o modo de ser ou de reagir de uma pessoa ou de um grupo numa determinada situação e contexto, impelido por necessidades induzidas ou espontâneas, no que toca exclusivamente à produção/emissão, receção, memorização/guarda, reprodução e difusão da informação.”5

Explica, o professor que, comportamento informacional é a acção da pessoa num contexto, com a qual tenta satisfazer as suas necessidades, quer induzidas, quer espontâneas.

Também poderemos ter em consideração a vertente de Tom Wilson, para a definição de comportamento informacional:

“comportamento humano relacionado às fontes e canais de informação, incluindo a busca

activa e passiva de informação e uso da informação. Isso inclui a comunicação pessoal e presencial, assim como a recepção passiva de informação (…)”

No caso deste trabalho, as necessidades das informações noticiosas e de transito, podem ser induzidas ou espontâneas, isto porque, uma pessoa pode procura-las e interessar-se por eprocura-las, ou podem ouvi-procura-las ocasionalmente e até podem ser úteis posteriormente.

5

(14)

14 E a necessidade informacional, o que é?

Proposta de Tom Wilson:

“uma experiência subjectiva que ocorre apenas na mente de cada indivíduo, não sendo, portanto, directamente acessível ao observador. A necessidade só pode ser descoberta por dedução, através do comportamento, ou por um acto de enunciação da pessoa que a detém” (Tom Wilson, 1981)

Proposta do professor Armando Malheiro:

“um vector (constituído por um ou vários impulsos de ordem diversa) que predispõe ou orienta directamente um individuo a buscar e a (re)produzir Informação em determinada situação dentro de um determinado contexto tendo como pano de fundo um Meio Ambiente. Há necessidades espontâneas, mas é mais fácil e comum detectar as necessidades induzidas, aspecto que nos leva ao impacto produzido pela propaganda, pela publicidade e pelo marketing.”

A necessidade informativa é um conceito que se tem vincado muito mais actualmente. Após a era do paradigma custodial, a novas gerações procuram a informação de uma forma muito mais agressiva, também com o intuito de pesquisar de forma rápida e de obter satisfação instantânea. Com todas estas diferenças comportamentais, faz todo o sentido que se comecem a estudar as novas tendências e comportamentos. Afinal, hoje com a elevada taxa de alfabetização e escolaridade, mais pessoas querem aceder à informação e, acima de tudo, ver as suas necessidades satisfeitas. No contexto deste trabalho, a necessidade de informação é bastante explícita, visto que a disponibilização da mesma é praticamente certa, por isso, atingi-la não é muito difícil.

Por outro lado, há mais dois conceitos que são pertinentes de analisar: contexto e meio ambiente.

Se as informações noticiosas e de trânsito, via rádio, existem para colmatar necessidades informacionais, então o seu consumo também depende do contexto e meio ambiente.

(15)

15 “uma unidade agregadora de elementos materiais (um edifício, um ou mais aposentos quaisquer que constitui cenário para a ação infocomunicacional), tecnológicos (mobiliário, material de escritório, computadores com ou sem ligação à Internet, etc.) e simbólicos (o estatuto e os papéis desempenhados pelas pessoas ou atores sociais) que envolvem o(s) sujeito(s) de ação infocomunicacional através de momentos circunstanciais delimitados cronologicamente (situação).”

É permanente este serviço noticioso, mas serve principalmente para uma satisfação rápida e instantânea das necessidades dos ouvinte. Por exemplo, uma informação de trânsito pode ser verdadeira no momento em que a notícia foi publicada, mas essa realidade pode mudar meia hora depois. Daí que a “situação” é um facto importante numa investigação cujo objecto é tão relativo.

Por sua vez, o meio ambiente, também segundo o professos Armando Malheiro, é:

“realidade política, económica, social e cultural que condiciona e envolve os contextos e situações comportamentais relativos ao fluxo e ao uso/reprodução de informação.”

Este facto será, dos mais importantes para este contexto de trabalho. O meio ambiente é o que vai decidir a atenção e a procura deste tipo de informação nas pessoas. Por exemplo, numa manhã de semana, 8 horas da manhã, numa realidade citadina, a informação de trânsito pode ser crucial para a decisão : que caminho tomar? Um outro exemplo, uma pessoa que esteja ocupado, trabalhando e estudando e quer saber rápida e sucintamente as notícias do dia, facilmente pode aceder ao rádio através do seu telefone, carro, etc., e ter acesso a essa informação.

Em conclusão: o comportamento informacional depende da necessidade, do contexto, e do meio ambiente.

(16)

16

MODELODE TOM WILSON

Modelo que “incide sobre a caracterização da conduta de busca de informação por

parte de um indivíduo, que age em consequência da percepção de uma necessidade de informação. Para Wilson, as necessidades de informação não constituem uma necessidade primária, antes uma necessidade secundária motivada por outras necessidades mais básicas. Notou, ainda, que quando um indivíduo busca informação, encontra-se com uma série de barreiras dependentes de variáveis pessoais, interpessoais e do ambiente mais geral”. Pela experiência de Wilson, o importante passa pelo contexto, ou, de forma mais

precisa, “o papel assumido pelo indivíduo, no contexto laboral, ou no meio-ambiente social

e político, tecnológico e económico, é decisivo no estímulo, ou na inibição da busca informativa”. Este modelo foi impulsionado por Tom Wilson, em 1981.

Em contexto:

ILUSTRAÇÃO 2-MODELO DE TOM WILSON, NO CONTEXTO DA INVES TIGAÇÃO

Contexto: Notícias e Trânsito na rádio Mecanismos de activação Variáveis interveniente s Mecanismos de activação Pessoas aleatórias que ouvem radio, propositadamente ou não Necessidade induzida ou espontânes Variáveis: Demográficas; Sociais; Psicológicas, Geográficas Acesso à informação, através das informações fornecidas pela rádio, propositadamente ou não Processamento e uso da informação

(17)

17

MODELODE KRIKELAS

Krikelas, concebeu um modelo que enfatiza “no processo de busca, encontramos,

em primeiro lugar a difusão ou disseminação e a recolha de informação. Os indivíduos são, em simultâneo, receptores e disseminadores de informação e, enquanto protagonistas da recolha, esta surge como resposta às necessidades de informação desencadeadas, ou às necessidades que permanecem passivas ou estáticas, até que se decide empreender a busca. E as necessidades emergem sempre como uma consequência de algum acontecimento ocorrido no ambiente do indivíduo. Os resultados da recolha de informação são armazenados na memória, ou em algum meio físico, como podem ser os ficheiros pessoais. Em muitas ocasiões, quando um indivíduo percebe uma necessidade de informação, recorrerá aos seus próprios meios de armazenamento da informação”.

No contexto no nosso trabalho (no esquema seguinte), compreender-se-á então a lsua ligação com o modelo.

ILUSTRAÇÃO 3-MODELO DE KRIKELAS NO CONTEXTO DA INVESTIGAÇÃO

Informação memorizada

Comunicar informação

Necessidade: estar a par das notícias e da informação de trânsito

Necessidades Adiadas: esperar até à hora das notícias ou do trânsito Necessidades imediatas: ouvir as notícias ou informações de trânsito Fonte de informação Interna Externa Armazenar de forma Automática Assistência em directo

Contacto com outros invidividuos.

(18)

18

PÓLO TÉCNI CO

O pólo técnico é o responsável por refutar ou confirmar o pólo teórico, contactando com a realidade, isto é, observando casos reais e critérios.

Foi realizado um inquérito para perceber se as pessoas ouvem rádio e em que situações; se procuram a informação noticiosa e de trânsito, a ouvem ocasionalmente ou não tomam qualquer tipo de atenção quando essa informação passa na estação, mudando por vezes para uma estação concorrente; se acham que a informação é necessária ou incompleta; informação mais pessoal como o deslocamento para o trabalho ou faculdade e idade.

(19)

19 INQUÉRITO 1 1- Sexo: Feminino (x) Masculino 2- Idade: 18-24 (x) 25-40 41-60 +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro (x) Autocarro (x) Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade (x)

Em casa (x)

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma

1-2 (x)

3-4 +4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente (x)

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção Ouço em situações ocasionais, e não presto atenção

(20)

20 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Quais são as rádios que ouve mais? TSF RÁDIO COMERCIAL (x) ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 (x) RENASCENÇA CIDADE FM M80 (x) RFM (x) NOVAERA Outra (x)

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos (x)

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação (x)

Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolha as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente (x)

(21)

21 Referem sempre a área que me interessa saber (x)

(22)

22 INQUÉRITO 2 1- Sexo: Feminino (x) Masculino 2- Idade: 18-24 (x) 25-40 41-60 +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro (x) Carro (x) Autocarro (x) Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim, em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade Em casa

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma (x)

1-2 3-4 +4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção (x)

(23)

23 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Quais são as rádios que ouve mais? TSF RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA CIDADE FM M80 (x) RFM (x) NOVAERA Outra

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos (x)

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação (x)

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolha as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente (x)

(24)

24 Referem sempre a área que me interessa saber (x)

(25)

25 INQUÉRITO 3 1- Sexo: Feminino Masculino (x) 2- Idade: 18-24 (x) 25-40 41-60 +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro (x) Autocarro Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade Em casa

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma (x)

1-2 3-4 +4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente (x)

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção Ouço em situações ocasionais, e não presto atenção

(26)

26 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Quais são as rádios que ouve mais? TSF RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA CIDADE FM (x) M80 RFM NOVAERA (x) Outra (x)

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum (x)

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente

(27)

27 Referem sempre a área que me interessa saber

(28)

28 INQUÉRITO 4 1- Sexo: Feminino Masculino (x) 2- Idade: 18-24 (x) 25-40 41-60 +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro (x) Autocarro Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade Em casa

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma (x)

1-2 3-4 +4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente (x)

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção Ouço em situações ocasionais, e não presto atenção

(29)

29 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto ( )

7- Quais são as rádios que ouve mais? TSF (x) RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 (x) RENASCENÇA CIDADE FM M80 (x) RFM NOVAERA Outra

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos (x)

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação (x)

Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente (x)

(30)

30 Referem sempre a área que me interessa saber (x)

(31)

31 INQUÉRITO 5 1- Sexo: Feminino (x) Masculino 2- Idade: 18-24 (x) 25-40 41-60 +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro (x) Autocarro Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade Em casa

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma (x)

1-2 3-4 +4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente (x)

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção Ouço em situações ocasionais, e não presto atenção

(32)

32 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Quais as rádios que ouve mais? TSF RÁDIO COMERCIAL (x) ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA CIDADE FM M80 RFM (x) NOVAERA Outra (x)

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos (x)

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação (x)

Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente (x)

(33)

33 Referem sempre a área que me interessa saber (x)

(34)

34 INQUÉRITO 6 1- Sexo: Feminino Masculino (x) 2- Idade: 18-24 (x) 25-40 41-60 +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro (x) Autocarro Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade Em casa

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma (x)

1-2 3-4 +4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente (x)

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção Ouço em situações ocasionais, e não presto atenção

(35)

35 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Quais são as rádios que ouve mais? TSF RÁDIO COMERCIAL (x) ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 (x) RENASCENÇA CIDADE FM (x) M80 RFM (x) NOVAERA (x) Outra (x)

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum (x)

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente

(36)

36 Referem sempre a área que me interessa saber

(37)

37 INQUÉRITO 7 1- Sexo: Feminino (x) Masculino 2- Idade: 18-24 25-40 (x) 41-60 +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro (x) Carro Autocarro (x) Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade (x)

Em casa

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma

1-2 (x)

3-4 +4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção (x)

(38)

38 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Quais são as rádios que ouve mais? TSF RÁDIO COMERCIAL (x) ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA CIDADE FM (x) M80 (x) RFM (x) NOVAERA (x) Outra

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos

Ouço apenas o noticiário (x)

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação (x)

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente (x)

(39)

39 Referem sempre a área que me interessa saber

(40)

40 INQUÉRITO 8 1- Sexo: Feminino Masculino (x) 2- Idade: 18-24 (x) 25-40 41-60 +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro (x) Autocarro Taxi Comboio Outro (x)

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade Em casa

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma

1-2 (x)

3-4 +4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente (x)

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção Ouço em situações ocasionais, e não presto atenção

(41)

41 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Quais são as rádios que ouve mais? TSF RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA CIDADE FM (x) M80 RFM NOVAERA (x) Outra (x)

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum (x)

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente

(42)

42 Referem sempre a área que me interessa saber

(43)

43 INQUÉRITO 9 1- Sexo: Feminino (x) Masculino 2- Idade: 18-24 25-40 41-60 (x) +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro (x) Autocarro Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade Em casa

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma

1-2 (x)

3-4 +4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente (x)

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção Ouço em situações ocasionais, e não presto atenção

(44)

44 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Quais são as rádios que ouve mais? TSF RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA CIDADE FM M80 (x) RFM (x) NOVAERA Outra

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos (x)

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação (x)

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos (x)

Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente Trânsito

(45)

45 Referem sempre a área que me interessa saber (x)

(46)

46 INQUÉRITO 10 1- Sexo: Feminino Masculino (x) 2- Idade: 18-24 25-40 41-60 (x) +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro (x) Autocarro Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade (x)

Em casa (x)

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma

1-2 3-4 (x)

+4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente (x)

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção Ouço em situações ocasionais, e não presto atenção

(47)

47 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Quais são as rádios que ouve mais? TSF (x) RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 (x) ANTENA 2 (x) ANTENA 3 RENASCENÇA CIDADE FM M80 RFM NOVAERA Outra (x)

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos (x)

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação (x)

Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos (x)

Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente Trânsito

(48)

48 Referem sempre a área que me interessa saber (x)

(49)

49 INQUÉRITO 11 1- Sexo: Feminino Masculino (x) 2- Idade: 18-24 25-40 41-60 (x) +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro Autocarro (x) Taxi Comboio (x) Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade ( ) Em casa (x)

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma

1-2 3-4 (x)

+4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente (x)

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção Ouço em situações ocasionais, e não presto atenção

(50)

50 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Quais são as rádios que ouve mais? TSF (x) RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA (x) CIDADE FM M80 RFM NOVAERA Outra

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos

Ouço apenas o noticiário (x)

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação (x)

Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos (x)

Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente Trânsito

(51)

51 Referem sempre a área que me interessa saber

(52)

52 INQUÉRITO 12 1- Sexo: Feminino Masculino (x) 2- Idade: 18-24 25-40 (x) 41-60 +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro (x) Autocarro Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade (x)

Em casa

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma

1-2 (x)

3-4 +4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção (x)

(53)

53 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Qual é a rádio que ouve mais? TSF RÁDIO COMERCIAL (x) ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA CIDADE FM M80 RFM (x) NOVAERA Outra

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito (x)

Não ouço nenhum

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação (x)

Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente

(54)

54 Referem sempre a área que me interessa saber (x)

(55)

55 INQUÉRITO 13 1- Sexo: Feminino Masculino (x) 2- Idade: 18-24 25-40 41-60 (x) +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro (x) Autocarro Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade Em casa

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma (x)

1-2 3-4 +4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção (x)

(56)

56 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Quais são as rádios que ouve mais? TSF RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA CIDADE FM M80 RFM (x) NOVAERA Outra

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos (x)

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação (x)

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente (x)

(57)

57 Referem sempre a área que me interessa saber (x)

(58)

58 INQUÉRITO 14 1- Sexo: Feminino (x) Masculino 2- Idade: 18-24 25-40 41-60 (x) +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro (x) Autocarro Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade ( ) Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade (x)

Em casa ( )

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma (x)

1-2 3-4 +4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção Ouço em situações ocasionais, e não presto atenção

(59)

59 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto (x)

7- Quais são as rádios que ouve mais? TSF (x) RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA CIDADE FM M80 RFM NOVAERA Outra

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum (x)

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente

(60)

60 Referem sempre a área que me interessa saber

(61)

61 INQUÉRITO 15 1- Sexo: Feminino (x) Masculino 2- Idade: 18-24 25-40 41-60 (x) +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro (x) Autocarro Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade Em casa

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma

1-2 (x)

3-4 +4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente (x)

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção Ouço em situações ocasionais, e não presto atenção

(62)

62 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Quais são as rádios que ouve mais? TSF RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA CIDADE FM M80 (x) RFM (x) NOVAERA Outra (x)

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos (x)

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação (x)

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente (x)

(63)

63 Referem sempre a área que me interessa saber (x)

(64)

64 INQUÉRITO 16 1- Sexo: Feminino Masculino (x) 2- Idade: 18-24 ( ) 25-40 ( ) 41-60 ( ) +60 (x)

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro (x) Autocarro Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade (x)

Em casa (x)

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma

1-2 3-4 (x)

+4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente (x)

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção Ouço em situações ocasionais, e não presto atenção

(65)

65 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Qual é a rádio que ouve mais? TSF (x) RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 (x) ANTENA 2 (x) ANTENA 3 RENASCENÇA CIDADE FM M80 RFM NOVAERA Outra

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos

Ouço apenas o noticiário (x)

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação (x)

Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos (x)

Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente Trânsito

(66)

66 Referem sempre a área que me interessa saber

(67)

67 INQUÉRITO 17 1- Sexo: Feminino (x) Masculino 2- Idade: 18-24 25-40 41-60 +60 (x)

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro (x) Autocarro Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade (x)

Em casa (x)

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma

1-2 (x)

3-4 +4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção (x)

(68)

68 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Qual é a rádio que ouve mais? TSF RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 (x) ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA CIDADE FM M80 RFM (x) NOVAERA Outra (x)

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum (x)

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente

(69)

69 Referem sempre a área que me interessa saber

(70)

70 INQUÉRITO 18 1- Sexo: Feminino Masculino (x) 2- Idade: 18-24 25-40 41-60 (x) +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro (x) Autocarro Taxi Comboio Outro (x)

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade (x)

Em casa (x)

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma

1-2 3-4 (x)

+4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente (x)

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção ( ) Ouço em situações ocasionais, e não presto atenção ( )

(71)

71 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto ( )

7- Quais são as rádios que ouve mais? TSF (x) RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA CIDADE FM M80 (x) RFM (x) NOVAERA Outra

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos (x)

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação (x)

Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente (x)

(72)

72 Referem sempre a área que me interessa saber (x)

(73)

73 INQUÉRITO 19 1- Sexo: Feminino Masculino (x 2- Idade: 18-24 25-40 41-60 (x) +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro (x) Autocarro Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade (x)

Em casa

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma (x)

1-2 3-4 +4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente (x)

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção Ouço em situações ocasionais, e não presto atenção

(74)

74 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Quais são as rádios que ouve mais? TSF (x) RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA CIDADE FM M80 (x) RFM (x) NOVAERA Outra

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos (x)

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação (x)

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente (x)

(75)

75 Referem sempre a área que me interessa saber (x)

(76)

76 INQUÉRITO 20 1- Sexo: Feminino Masculino (x) 2- Idade: 18-24 (x) 25-40 41-60 +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro (x) Autocarro Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade Em casa

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma (x)

1-2 3-4 +4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção (x)

(77)

77 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Qual é a rádio que ouve mais? TSF RÁDIO COMERCIAL (x) ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA CIDADE FM (x) M80 RFM (x) NOVAERA (x) Outra

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos

Ouço apenas o noticiário (x)

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação () Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação (x)

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente (x)

(78)

78 Referem sempre a área que me interessa saber

(79)

79 INQUÉRITO 21 1- Sexo: Feminino (x) Masculino 2- Idade: 18-24 (x) 25-40 41-60 +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro (x) Carro Autocarro Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade (x)

Em casa

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma

1-2 3-4 +4 (x)

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção (x)

(80)

80 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Quais são as rádios que ouve mais? TSF RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA CIDADE FM M80 RFM (x) NOVAERA Outra (x)

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum (x)

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente

(81)

81 Referem sempre a área que me interessa saber

(82)

82 INQUÉRITO 22 1- Sexo: Feminino Masculino (x) 2- Idade: 18-24 (x) 25-40 41-60 +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro (x) Autocarro Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade Em casa (x)

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma

1-2 (x)

3-4 +4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente (x)

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção Ouço em situações ocasionais, e não presto atenção

(83)

83 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Quais são as rádios que ouve mais? TSF (x) RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA CIDADE FM M80 (x) RFM NOVAERA Outra (x)

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos (x)

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação (x)

Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente (x)

(84)

84 Referem sempre a área que me interessa saber (x)

(85)

85 INQUÉRITO 23 1- Sexo: Feminino Masculino (x) 2- Idade: 18-24 25-40 41-60 (x) +60

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro (x) Carro Autocarro Taxi Comboio (x) Outro (x)

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade (x)

Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade (x)

Em casa

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma

1-2 (x)

3-4 +4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção Ouço em situações ocasionais, e não presto atenção (x)

(86)

86 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Quais são as rádios que ouve mais? TSF RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 (x) ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA (x) CIDADE FM M80 RFM NOVAERA Outra

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum (x)

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente

(87)

87 Referem sempre a área que me interessa saber

(88)

88 INQUÉRITO 24 1- Sexo: Feminino (x) Masculino 2- Idade: 18-24 25-40 41-60 +60 (x)

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro (x) Carro Autocarro (x) Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade (x)

Em casa (x)

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma

1-2 3-4 (x)

+4

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente (x)

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção Ouço em situações ocasionais, e não presto atenção

(89)

89 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Quais são a rádio que ouve mais? TSF RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 (x) ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA (x) CIDADE FM M80 RFM NOVAERA Outra (x)

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum (x)

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente

(90)

90 Referem sempre a área que me interessa saber

(91)

91 INQUÉRITO 25 1- Sexo: Feminino (x) Masculino 2- Idade: 18-24 25-40 41-60 +60 (x)

3- Os seus deslocamentos são feitos por que transporte? Metro Carro Autocarro (x) Taxi Comboio Outro

4- Ouve rádio? Se sim em que situações?

No transporte para o trabalho/faculdade Em sítios públicos ou no trabalho/faculdade (x)

Em casa (x)

5- Quantas horas, por dia, em média, ouve rádio? Menos de uma

1-2 3-4 +4 (x)

6- Quando ouve rádio é propositado ou sujeita-se a influências externas? Ouço propositadamente (x)

Ouço em situações ocasionais, mas até posso prestar atenção Ouço em situações ocasionais, e não presto atenção

(92)

92 Ouço em situações ocasionais, mas não gosto

7- Qual é a rádio que ouve mais? TSF (x) RÁDIO COMERCIAL ANTENA 1 (x) ANTENA 2 ANTENA 3 RENASCENÇA (x) CIDADE FM (x) M80 RFM NOVAERA Outra (x)

8- Ouve programas de notícias ou informações de trânsito? (se disser que não, o inquérito acaba aqui)

Ouço ambos

Ouço apenas o noticiário

Ouço apenas a informação de trânsito Não ouço nenhum (x)

9- Ouve esse(s) programa(s) porque:

Ouço propositadamente, sempre que quero saber essa informação Ouço ocasionalmente, não procuro esse tipo de informação

10- As informações da pergunta 8, salvo excepções, são sempre concisas e sucintas, escolhe as hipóteses que se adequem mais à sua opinião:

Noticiários

São demasiado concisos e sucintos, deviam ser mais extensos Gosto deles assim, dá-me a informação suficiente

(93)

93 Referem sempre a área que me interessa saber

Referências

Documentos relacionados

Em Santarém, registam-se apenas quarenta e quatro fragmentos deste fabrico, para os quais apenas se pode identificar a forma de trinta e nove, que se distribuem por três formas

Alguém me diz toda a noite coisas em voz que não ouço. Falemos na viagem, eu lembro. A partir da informação que o eu lírico nos fornece nesta última estrofe podemos

Estes juízos não cabem para fenômenos tão diversos como as concepções de visões de mundo que estamos tratando aqui.. A velocidade deste mundo

Ouço atentamente quando meus professores explicam algo para a classe.. Tenho muito a contribuir para

TI RI RI CADÊ O SAPOTI TI RI RI CADÊ O SAPOTI TI TI TI SAPOTI DO MATO TI TI TI EU QUERO LEVAR TI TI TI ELE É TÃO DOCE TI TI TI DOCE É TE AMAR.. TI RI RI CADÊ O SAPOTI TI RI RI CADÊ

Ressalvado o direito de a Fazenda Municipal cobrar e inscrever quaisquer dívidas de responsabilidade do sujeito passivo que vierem a ser apuradas ou que se verifiquem a qualquer

The inhibitory effects of neovestitol on IL-6 release in the joints of mice with arthritis may be related to the increased levels of nitric oxide (iNOS pathway), as observed in

Quanto ao trabalho de classificação, como aquele exercido na área da Ciência da Informação (CI) para a criação de sistemas de classificação, este envolve um tipo