• Nenhum resultado encontrado

APROVADO EM INFARMED

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APROVADO EM INFARMED"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO SUPREFACT NASAL

Buserelina

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. - Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

COMPOSIÇÃO

1 frasco contém 10,5 mg de substância activa, acetato de buserelina, correspondente a 10 mg de buserelina. O conteúdo corresponde a quase 100 nebulizações. Uma nebulização contém, 0,105 mg de acetato de buserelina, correspondente a 0,1 mg de buserelina.

FORMA DE APRESENTAÇÃO

Embalagem com 1 frasco com 10 g de soluto + bomba de nebulização.

CATEGORIA FÁRMACO-TERAPÊUTICA

Grupo Farmacoterapêutico: 16.2.1.4 .- Análogos da hormona libertadora de gonadotropina. Código ATC: L02A EO1.

TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Sanofi-Aventis - Produtos Farmacêuticos,S.A. Empreendimento Lagoas Park - Edifício 7 - 3º 2740-244 Porto Salvo

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS

Tratamento do carcinoma da próstata hormono-dependente avançado, excepto após orquiectomia bilateral.

CONTRA-INDICAÇÕES E EFEITOS SECUNDÁRIOS Contra-indicações

Hipersensibilidade ao acetato de buserelina ou a qualquer dos seus excipientes.

Nos casos de comprovada insensibilidade hormonal do tumor e após extirpação cirúrgica dos testículos, a administração de Suprefact não está indicada.

(2)

contra-indicações da medicação.

Efeitos secundários

No início do tratamento, desenvolve-se habitualmente um aumento transitório da testosterona sérica que pode levar a uma activação temporária do tumor com reacções secundárias tais como ocorrência ou exacerbação das dores ósseas em doentes com metástases ósseas, sinais de défice neurológico devido a compressão do tumor com, p.ex. astenia muscular das pernas, perturbações da micção, hidronefrose ou estase linfática, trombose com embolismo pulmonar.

Estas reacções podem ser largamente evitadas quando um antiandrogéneo é administrado concomitantemente na fase inicial do tratamento com buserelina (ver também em "Precauções especiais de utilização").

As frequências são definidas como: muito frequentes (

>

1/10); frequentes (

>

1/100,

<

1/10); pouco frequentes (

>

1/1000,

<

1/100), raros (

>

1/10 000,

<

1/1 000); muito raros (

<

1/10 000), incluindo comunicações isoladas.

Neoplasmas benignos malignas e não especificadas ( incl. quistos e polipos):

Muito raros: foram relatados casos de desenvolvimento de adenomas da hipófise durante o tratamento com agonistas LHRH - incluindo a buserelina. Aumento da dor tumoral de forma ligeira e transitória.

Doenças do sangue e do sistema linfático: Muito raros: trombocitopénia, leucopénia.

Doenças do sistema imunitário:

Pouco frequentes: reacções de hipersensibilidade tais como vermelhidão da pele, prurido, rashes (incluindo urticária).

Raros: reacções de hipersensibilidade grave com broncoespasmo e dispneia.

Muito raros: reacções de hipersensibilidade grave com choque (a remoção cirúrgica do implante pode ser necessária ).

Doenças do metabolismo e da nutrição:

Muito raros: aumento da sede, aumento ou perda de peso. Perturbações do foro psiquiátrico:

Frequentes: perca da líbido.

Raros: nervosismo, instabilidade emocional, ansiedade, depressão (pode desenvolver ou piorar).

Doenças do sistema nervoso: Frequentes: cefaleias.

Pouco frequentes: sonolência, tonturas.

Raros: distúrbios do sono, distúrbios da memória e concentração.

Muito raros: zumbidos, distúrbios da audição. Em casos isolados, foi observada parestesia com outras apresentações da buserelina.

(3)

Muito raros: visão alterada (por ex. visão turva), e uma sensação de pressão na parte detrás dos olhos.

Cardiopatias: Raros: palpitações. Vasculopatias: Frequentes: rubores.

Raros: aumento dos níveis de pressão arterial em doentes com hipertensão.

Doenças gastrointestinais: Pouco frequentes: obstipação. Raros: náuseas, vómitos, diarreia.

Afecções dos tecidos cutâneos e subcutâneas: Raros: aumento ou diminuição do cabelo ou pêlos.

Afecções músculosqueléticas e dos tecidos conjuntivos: Muito raros: desconforto e dores músculo- esqueléticas.

O uso dos agonistas –LHRH pode estar associado com uma diminuição da densidade do osso e pode originar osteoporose e a um aumento do risco de fractura do osso. O risco de fracturas esqueléticas aumenta com a duração da terapêutica.

Doenças dos orgãos genitais e da mama: Frequentes: impotência, atrofia dos testículos. Pouco frequentes: ginecomastia (sem dor).

Perturbações gerais e alterações no local de administração:

Em consequencência da aplicação local, pode verificar-se irritação da mucosa nasal e cavidade faríngea; podendo levar a hemorragia nasal, rouquidão ou perturbações do cheiro e gosto.

Em investigação:

Pouco frequentes: aumento dos níveis de enzimas do fígado ( por ex. transaminases), aumento ou diminuição do peso.

Raros: aumento ou diminuição dos lípidos no sangue, aumento da bilirrubina sérica. Muito raros: redução da tolerância à glucose ( que nos doentes diabéticos pode levar à deterioração do controlo metabólico .

A maioria dos efeitos acima indicados está relacionada directa ou indirectamente com a supressão da testosterona pela buserelina (sintomas de insuficiência androgénea).

INTERACÇÕES COM OUTROS MEDICAMENTOS

O efeito de agentes antidiabéticos pode ser atenuado durante o tratamento com buserelina.

O médico deve ser informado se o doente estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

(4)

PRECAUÇÕES ESPECIAS DE UTILIZAÇÃO

O tratamento com Suprefact nasal é eficaz se a posologia for seguida rigorosamente. Por esse motivo, recomendamos a administração de Suprefact nasal antes e depois das refeições.

Também se pode administrar com outro horário, sempre que sejam mantidos intervalos iguais entre as diversas aplicações.

A administração correcta garante a absorção da substância activa pela mucosa nasal, mesmo quando o doente está constipado (rinite).

O controlo do efeito endocrinológico do Suprefact nasal deverá ser feito mediante a determinação da testosterona sérica cujo resultado se deve situar nos limites dos níveis séricos de castração, assim considerados pelo laboratório utilizado.

A primeira determinação deve ser efectuada 5 semanas após o início do tratamento, seguida por controlos a intervalos de 3 meses.

O mais tardar 5 semanas após o início do tratamento, o nível sérico da testosterona atinge níveis terapêuticos (limite de castração).

Se tal não suceder, deve-se controlar a correcta administração do preparado seguindo exactamente o esquema posológico, corrigindo quaisquer erros, e repetindo novamente o controlo depois de 2-4 semanas. Caso o valor determinado não se situe ainda dentro do nível de castração, deve-se pensar noutras formas alternativas de tratamento, depois de eventual comprovação do valor da testosterona sérica num laboratório de referência.

O controlo do efeito clínico do Suprefact efectua-se com os métodos geralmente usados no carcinoma da próstata.

Visto que o nível sérico da testosterona não desce imediatamente após o início do tratamento, também o efeito clínico se pode manifestar só após algum tempo.

Se se verificar progresso nos sintomas clínicos da doença, devem controlar-se os níveis séricos de testosterona independentemente do esquema atrás indicado.

Contudo, se a doença progredir depois dos valores séricos de testosterona terem baixado o suficiente deve pensar-se na insensibilidade hormonal do carcinoma e utilizar uma terapêutica mais adequada.

Doentes com história de depressão devem ser observados frequentemente para detectar sinais de alterações do humor que deverão ser tratadas. A tensão arterial deve ser controlada regularmente em doentes hipertensos. Os níveis de glicémia devem ser verificados regularmente em doentes diabéticos.

UTILIZAÇÃO NA GRAVIDEZ E ALEITAMENTO

O Suprefact Nasal não deve ser administrado a mulheres.

(5)

Alguns efeitos adversos (p.ex. tonturas) podem perturbar a capacidade de concentração e reacção do doente e constituir assim um risco nas situações em que essa capacidade seja importante (p.ex. conduzir um veículo ou utilizar maquinaria).

POSOLOGIA

Após indução da terapêutica supressiva com Suprefact injectável durante 7 dias (ver "Modo e via de administração" respectiva), começa-se com a administração intranasal ao 8º dia.

A dose diária é independente do peso corporal - 1,2 mg de buserelina; 6 vezes por dia é aplicada uma nebulização em cada narina, distribuindo as doze aplicações diárias do modo seguinte:

narina esquerda narina direita 1ª aplicação, antes do peq.almoço 1 vez 1 vez 2ª aplicação, depois do peq.almoço 1 vez 1 vez 3ª aplicação, antes do almoço 1 vez 1 vez 4ª aplicação, depois do almoço 1 vez 1 vez 5ª aplicação, antes do jantar 1 vez 1 vez 6ª aplicação, depois do jantar 1 vez 1 vez

Mesmo se o doente estiver constipado, a absorção da substância activa faz-se correctamente através da mucosa nasal; contudo, nestes casos, recomenda-se que o doente se assoe bem antes de cada nebulização. O conteúdo de um frasco dá para uma semana; o enventual líquido excedente no frasco resulta de causas técnicas do enchimento e não deve ser utilizado.

A duração do tratamento é determinada pelo médico assistente.

A terapêutica antiandrogénica complementar prosseguirá durante o tempo necessário. MODO E VIA DE ADMINISTRAÇÃO

A eficácia clínica deste preparado depende da observação consciente de todas as instruções aqui indicadas:

1)Tirar a tampa-rosca do frasco;

2)Tirar a bomba do invólucro acrílico transparente e tirar as tampas protectoras, a branca e a transparente; 3)Apertar a rosca da bomba no frasco;

4)Antes da primeira administração manobrar a bomba até sair uma nebulização de densidade igualmente dispersa, mantendo o frasco em posição perpendicular;

5)Nebulizar o soluto nas narinas, de cabeça ligeiramente inclinada para a frente, mantendo o frasco na posição perpendicular. Limpar as narinas, se for necessário, antes da administração;

6)Após a administração, deixar a bomba nebulizadora fixada no frasco.

Fechar com a tampa protectora e guardar em posição vertical no invólucro transparente.

Nota especial: A manobra preliminar de ensaio indicada no nº4 não deve ser repetida depois da 1ª aplicação para evitar o gasto prematuro do conteúdo do frasco.

(6)

Não foi até agora observada intoxicação com buserelina. Os efeitos descritos com sobredosagem da buserelina não diferem dos efeitos indesejáveis mencionados no tratamento habitual. A terapêutica da sobredosagem, se necessária, é sintomática.

COMUNICAÇÃO DOS EFEITOS INDESEJÁVEIS

Caso detecte efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. PRAZO DE VALIDADE

Não utilizar o medicamento depois da data limite de validade inscrita na embalagem.

PRECAUÇÕES PARTICULARES DE CONSERVAÇÃO Não conservar acima de 25ºC.

Referências

Documentos relacionados

Em primeiro lugar, no que se refere ao equilíbrio de curto prazo, um aumento da participação dos salários na renda pode produzir uma redução do grau efetivo de utilização

Para tanto, cabe-nos, a priori, realizar um apanhado sobre a tecnologia no campo e a produção de informações, o entendimento que essas informações podem ser originadas a partir

Auto-Avaliação do Conhecimento com relação ao conhecimento e domínio de língua estrangeira, metodologia científica, e uso de técnicas estatísticas, as

„ Classe contendo método abstrato não pode ser instanciada „ Construtores e métodos private ou static não podem ser. declarados

- ter um pico de eficiência espectral de sistema de 3 bps/Hz/célula no enlace de downstream e 2,25 bps/Hz/célula no enlace de upstream;.. Requerimentos

Compreendemos que a inclusão escolar poderá se concretizar pelo desenvolvimento de culturas, políticas e práticas (SANTOS, 2003) que permitem o

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior