• Nenhum resultado encontrado

Atualização mensal em: Sibutramina. Eficácia e segurança em pacientes hipertensos com sobrepeso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atualização mensal em: Sibutramina. Eficácia e segurança em pacientes hipertensos com sobrepeso"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Sibutramina

Eficácia e segurança em pacientes

hipertensos com sobrepeso

(2)

Eficácia e segurança em pacientes hipertensos com sobrepeso

Introdução

O aumento da população de pessoas obesas tem sido alarmante na última década. Devido ao caráter epidemiológico, hoje em dia a obesidade é considerada um problema de saúde pública. Só nos Estados Unidos um terço dos adultos atualmente é considerado obeso. A obesidade severa está intimamente associada à diminuição na expectativa de vida dos pacientes. A alta taxa de mortalidade encontrada em uma população obesa está fortemente relacionada a complicações cardiometabólicas existentes na maioria dos pacientes com sobrepeso..

Patologias como hipertensão, diabetes do tipo 2, dislipidemias, osteoartrite, apnéia do sono, câncer de cólon, próstata e endométrio são algumas das patologias que tem incidência epidemiológica aumentada entre pessoas obesas. A hipertensão é uma das comorbidades mais freqüentes na população obesa. Nesses pacientes há um desequilíbrio no sistema renina-angiotensina, na função endotelial, na liberação de citocinas pró- inflamatórias, na liberação de leptina e adiponectina e no aumento da atividade do sistema nervoso simpático.

Uma das estratégias adotadas por programas de atenção a saúde da população é promover uma mudança no estilo de vida desses pacientes na tentativa de diminuir a obesidade e a hipertensão.

Muitas vezes a hipertensão e a obesidade são controladas com a adoção de estratégias dietéticas e de programas de exercícios para a redução de peso. A estimulação da prática de exercícios físicos tem grande valor à saúde cardiometabólica do paciente obeso assim como o controle e a otimização da ingesta alimentar. Porém para alguns pacientes, esta intervenção não é suficiente. Nestes casos é necessária a adoção de uma terapia farmacológica eficaz.

A sibutramina é um fármaco seguro e eficaz que promove a redução de peso e consequentemente as

complicações metabólicas relacionadas à obesidade.

(3)

Estudo avalia a eficácia e segurança do tratamento com sibutramina em pacientes obesos com

fatores de risco para o desenvolvimento de complicações cardiovasculares.

Estudos & Atualidades

Durante as 12 semanas de tratamento a média dos valores da pressão sistólica e diastólica diminuiu

significativamente nos pacientes tratados com sibutramina (p<0.05). A análise estatística dos dados

detectou uma estreita correlação entre a diminuição da pressão arterial e a perda de peso nos

pacientes avaliados neste estudo.

Resultados:

Doze semanas de tratamento com sibutramina foi eficaz em reduzir o peso total dos participantes e o índice de massa corporal dos pacientes (p<0,05).

225 pacientes obesos

(4)

Estudo duplo-cego, randomizado placebo controlado avalia os efeitos do tratamento com

sibutramina em pacientes hipertensos.

Estudo avalia eficácia e segurança do tratamento com sibutramina em pacientes hipertensos

tratados com antagonistas beta-adrenérgicos.

Seis semanas de tratamento com 10mg de sibutramina ao dia foi eficaz para reduzir

significativamente o peso e os valores de pressão arterial dos participantes. A melhora da pressão

arterial foi intimamente correlacionada com a redução de peso.

Diabetes Obes Metab, Mar 2009.

O tratamento com sibutramina 20mg ao dia não aumentou valores de pressão arterial sistólica e

diastólica nos pacientes em tratamento contínuo com beta-bloqueadores. A sibutramina é eficaz e

segura em pacientes obesos em tratamento satisfatório para pressão arterial.

J Hum Hypertens, Sep 2002.

Este estudo aberto, multicêntrico acompanhou a evolução clínica de pacientes obesos hipertensos em seis semanas de tratamento com 10mg de sibutramina.

Este estudo multicêntrico, placebo controlado, consistiu na avaliação da eficácia e segurança do tratamento com sibutramina em pacientes obesos com hipertensão controlada por fármacos beta-adrenérgicos. Os participantes foram randomizados para receber os seguintes tratamentos durante 12 semanas

55 pacientes obesos

(5)

Estudos & Atualidades

A redução de peso foi acompanhada com uma significativa melhora no perfil lipídico e nos níveis

séricos de glicose nos pacientes tratados com sibutramina. A sibutramina foi bem tolerada e os

valores de pressão arterial foram mantidos nos níveis ideais durante o tratamento.

J Hum Hypertens, Jan2002.

Para este estudo, 220 pacientes obesos em terapia com fármacos inibidores da ECA foram randomizados para receber durante 52 semanas os respectivos tratamentos.

Resultados:

Os pacientes tratados com sibutramina apresentaram uma significativa redução de peso (p<0.05)

Estudo duplo-cego avalia a eficácia e segurança do tratamento com sibutramina em pacientes

obesos e hipertensos em tratamento com fármacos inibidores da ECA.

220 pacientes obesos Sibutramina 20mg Placebo 0,4 4,5 0 1 2 3 4 5 Placebo Sibutramina

(6)

O Cloridrato de Sibutramina, um inibidor da recaptação de noradrenalina e serotonina, é uma droga aprovada pelo FDA para a redução e manutenção de peso. Este fármaco foi desenvolvido inicialmente como antidepressivo no final de 1980 e nos ensaios clínicos foi verificado que o medicamento reduzia o apetite. Como o mecanismo de ação deste fármaco compreende um aumento nos níveis de noradrenalina na fenda sináptica muito se especula sobre o possível efeito colateral de hipertensão. A literatura científica traz vários estudos clínicos que demonstram que a terapia com sibutramina é absolutamente segura para pacientes com a pressão arterial controlada por fármacos antihipertensivos, ou para pacientes obesos que não necessitam da terapia anti-hipertensiva.

Apresenta uma dupla maneira de reduzir o peso:

ŸA sibutramina reduz a vontade de comer promovendo o aumento da saciedade;

ŸPrevine a redução do gasto energético que acompanha a perda de peso.

ŸPara produzir resultados positivos a administração do medicamento deve ser acompanhada de dieta e atividade física.

Mecanismo de ação

Posologia

Cloridrato de Sibutramina 20mg/dia.

Precauções e advertências:

Esta substância não pode ser utilizada concomitantemente com bebidas alcoólicas ou com inibidores da MAO. Não utilizar durante gravidez e lactação. Não utilizar em pacientes com histórico de anorexia e bulimia.

Reações adversas:

Boca seca, constipação, dor de cabeça, anorexia, vertigem, dispnéia, náuseas e dismenorréia.

O cloridrato monoidratado de sibutramina é um agente antiobesidade que exerce primariamente suas ações terapêuticas por meio de seus metabólitos ativos, mono-desmetil M e di-desmetil M, por bloquear de maneira efetiva a recaptação da serotonina (hidroxitriptamina, 5-HT), norepinefrina, e dopamina. Não possui qualquer atividade anticolinérgica ou anti-histaminérgica e não estimula a liberação de serotonina, norepinefrina ou dopamina.

Aumento da quantidade de noradrenalina e serotonina na fenda sináptica.

(7)

ATENÇÃO DOUTOR (A)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou em 24 de Janeiro de 2010, alerta para os profissionais de saúde sobre o uso da substância sibutramina no Brasil. A realização de um estudo, denominado SCOUT (Sibutramine Cardiovascular Outcomes), demonstrou aumento do risco cardiovascular não fatal nos pacientes tratados com a substância.

Concluído em 2009, o estudo indicou que o risco de desenvolver enfermidades cardiovasculares, como infarto do miocárdio, derrame e parada cardíaca, aumenta em 16% nos pacientes que utilizaram o medicamento, quando comparados àqueles tratados com placebo.

A partir da análise do estudo, a Anvisa recomenda a contra indicação do uso de medicamentos à base de sibutramina para pacientes com perfil semelhante aos incluídos no estudo SCOUT:

Ÿ

A Anvisa, por meio da Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme) fez nova avaliação do estudo, com o objetivo de investigar os níveis de segurança do medicamento em pacientes com perfis distintos dos já estudados. Essa avaliação levou a Agência a colocar o assunto em consulta pública. Nesta consulta, os representantes de todas as classes envolvidas discordaram veementemente da posição da CATEME que é de retirada do mercado brasileiro de todos os anorexígenos. A ANVISA está revendo todas as posições e argumentos apresentados, baseados nos estudos publicados, o que pode levar a ANVISA a determinar outras medidas relativas ao uso da substância.

O estudo SCOUT foi a base para recentes tomadas de decisão das agências regulatórias da União Européia (EMA – European Medicine Agency) e dos Estados Unidos (FDA - Food and Drug Administration).

O Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da EMA considerou que medidas adicionais de restrição de uso não seriam suficientes para controlar o risco cardiovascular e recomendou a suspensão da autorização de comercialização para o medicamento em toda a União Européia.

Nos Estados Unidos, não houve a proibição da fabricação e venda do medicamento.

A sibutramina foi desenvolvida na década de 80 como antidepressivo, agindo em áreas do cérebro que controlam não somente o humor e sensação de bem estar, como também o apetite. No Brasil, é classificada como medicamento sujeito a controle especial (Portaria 344/98) e a sua venda exige a retenção de uma via da receita nas farmácias e drogarias.

Pacientes que apresentem obesidade associada à existência, ou antecedentes pessoais, de doenças cardio e cerebrovasculares;

ŸPacientes que apresentem Diabetes Mellitus tipo 2, com sobrepeso ou obesidade e associada a mais um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O FDA solicitou a inclusão de novas contra-indicações na bula do produto, para informar que a sibutramina não deve ser usada em pacientes com história de doença cardiovascular.

Com base nas informações mencionadas acima, e baseando-se nos estudos controversos com

relação aos benefícios/malefícios do uso da Sibutramina em pacientes obesos, sugerimos a

(8)

Mais Sugestões de Fórmulas para Obesidade

Cloridrato de Sibutramina...10mg Mandar 60 cápsulas.

Administrar uma cápsula ao dia, preferencialmente pela manhã.

Cloridrato de Fluoxetina...20mg Manda 30 cápsulas.

Administrar uma cápsula ao dia, preferencialmente pela manhã.

Catequinas no Green Tea...300mg Mande 60 cápsulas

Tomar uma cápsula duas vezes ao dia.

Catequinas no Green Tea...300mg Gomas Sabor Abacaxi qsp...3g Mande 60 unidades.

Comer duas gomas ao dia

A administração da fluoxetina, 20mg/dia com Metformina 500mg, 3 vezes ao dia, junto com uma dieta e um programa de educação comportamental, promoveu num período de 6,68 meses, redução do peso de 7,89 kg (9,32%) e do IMC de 3,43 U (10,14%).

Int J Obes (Lond). 2007 Apr.

A ingestão de catequinas presentes no green tea está associada a importantes efeitos fisiológicos, muitos deles relacionados ao desenvolvimento da síndrome metabólica.

Obesity, 2008.

Além de atuar na diminuição da gordura visceral, as catequinas presentes no chá verde, previnem o desenvolvimento da síndrome metabólica, uma vez que reduzem pressão arterial e LDL colesterol.

Obesity, 2007.

Cloridrato de Sibutramina...20mg Mandar 60 cápsulas.

Administrar uma cápsula ao dia, preferencialmente pela manhã.

Metformina...500mg Mandar 90 cápsulas.

Administrar 3 cápsulas ao dia. 1. Cápsulas com Sibutramina

3. Cápsulas com Fluoxetina

5. Cápsulas com Catequinas do Green Tea

6. Gomas com Catequinas do Green Tea

2. Cápsulas com Sibutramina

(9)

Literatura Consultada

ŸGaciong Z, Placha G. Efficacy and safety of sibutramine in 2225 subjects with cardiovascular risk factors: short-term, open-label, observational study. J Hum Hypertens. 2005 Sep; 19(9):737-43.

ŸSharma AM, Caterson ID, Coutinho W, Finer N, Van Gaal L, Maggioni AP, Torp-Pedersen C, Bacher HP, Shepherd GM, James WP; SCOUT Investigators. Blood pressure changes associated with sibutramine and weight management - an analysis from the 6-week lead-in period of the sibutramine cardiovascular outcomes trial (SCOUT). Diabetes Obes Metab. 2009 Mar; 11(3):239-50. Epub 2008 Jul 29.

ŸMcMahon FG, Weinstein SP, Rowe E, Ernst KR, Johnson F, Fujioka K; Sibutramine in Hypertensives Clinical Study Group. Sibutramine is safe and effective for weight loss in obese patients whose hypertension is well controlled with angiotensin-converting enzyme inhibitors. J Hum Hypertens. 2002 Jan;16(1):5-11

ŸSramek JJ, Leibowitz MT, Weinstein SP, Rowe ED, Mendel CM, Levy B, McMahon FG, Mullican WS, Toth PD, Cutler NR. Efficacy and safety of sibutramine for weight loss in obese patients with hypertension well controlled by beta-adrenergic blocking agents: a placebo-controlled, double-blind, randomised trial. J Hum Hypertens. 2002 Jan; 16(1):13-9.

ŸHeal DJ, Aspley S, Prow MR, Jackson HC, Martin KF, Cheetham SC (1998). "Sibutramine: a novel anti-obesity drug. A review of the pharmacological evidence to differentiate it from d-amphetamine and d-fenfluramine". Int J Obes Relat Metab Disord 22 Suppl 1: S18–28.

ŸCannon CP. Obesity-related cardiometabolic complications. Clin Cornerstone. 2008;9(1):11-9; discussion 20-2.

Referências

Documentos relacionados

Our results demonstrate that mixed rumen ciliates respond to excess carbohydrate by synthesizing reserve carbohydrate and spilling minimal energy, whereas bacteria

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

Portanto, o preço de transferência, pelo valor à vista de mercado, representa um procedimento justo, pois mede a receita e o custo de oportunidade, respectivamente, para quem

A empresa aqui denominada ARTCOURO COMERCIAL LTDA – pequena empresa de confecção de artigos de couro de uso pessoal de alta qualidade (bolsas, malas, cintos, carteias)

Para fomentar a plena prática gerencial da Responsabilidade Social, é descrita a utilização do sistema estratégico de gestão Balanced Scorecard, associando os fatores críticos

O custeio baseado em atividades e a gestão por atividades nas empresas de autopeças instaladas no Brasil, visto dentro da ótica das empresas líderes de mercado em seus segmentos

Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo