• Nenhum resultado encontrado

NUTRIÇÃO. Processo Seletivo para Ingresso nos Programas de Residência Multiprofissional em Área Profissional de Saúde - INCA 2014 PROGRAMA: CADERNO: 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NUTRIÇÃO. Processo Seletivo para Ingresso nos Programas de Residência Multiprofissional em Área Profissional de Saúde - INCA 2014 PROGRAMA: CADERNO: 2"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

1 - A duração da prova é de 4 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas.

2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado.

3 - Os três últimos candidatos ao terminar a prova deverão permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas. 4 - Você NÃO poderá levar o seu caderno de questões (Provas), pois

a imagem do seu cartão de respostas será disponibilizado em

http://concursos.biorio.org.br.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

1- Confira atentamente se este caderno de questões (Provas), que contém 30 questões objetivas, está completo.

2 - Cada questão da Prova Objetiva conterá 4 (quatro) opções e somente uma correta.

3 - Confira se seus dados, o curso escolhido, indicados no cartão de respostas, está correto. Se notar qualquer

divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado.

4 - Confira atentamente se o curso e o número do caderno que

consta neste caderno de questões é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas. Se notar qualquer divergência,

notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local.

5 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado,

amassado, dobrado nem manchado.

6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta.

AGENDA

l 03/11/2013, Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Entrega de Títulos.

l 04/11/2013, Divulgação dos Gabaritos Preliminares Oficiais e Exemplares das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 06/11/2013, Divulgação das Imagens dos Cartões de Respostas das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 07/11 e 08/11/2013, Interposição de Recursos Administrativos quanto aos Gabaritos Preliminares Oficiais divulgados das Provas Objetivas de Múltipla Escolha. l 21/11/2013, Divulgação dos Gabaritos Definitivos Oficiais, Resultados Preliminares das Notas das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 25/11 a 26/11/2013, Divulgação dos Gabaritos Definitivos Oficiais, Resultados Preliminares das Notas das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 04/12/2013, Divulgação do Julgamento dos Recursos Administrativos.

l 04/12/2013, Divulgação do Resultado Final das Notas das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 04/12/2013, Convocação dos Candidatos aptos para a Avaliação de Títulos e Curriculos.

NUTRIÇÃO

CADERNO: 2

Processo Seletivo para Ingresso nos Programas

de Residência Multiprofissional em

Área Profissional de Saúde - INCA 2014

INFORMAÇÕES:

l Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h l Internet: http://concursos.biorio.org.br l E-mail: inca2014@biorio.org.br

CÓDIGO: NUT21

PROGRAMA:

(2)
(3)

3

NUTRIÇÃO CADERNO 2

LÍNGUA PORTUGUESA

QUESTÃO 1

“Não é preciso prescrição médica para usar colírio. MITO: colírios também são medicamentos e devem ser usados com cautela. Seu consumo indiscriminado pode causar mais problemas do que resolvê-los. “O uso de colírios, incluindo os chamados adstringentes, só deve ser feito com recomendação médica. Já a utilização de alguns colírios sem controle, como os de antibióticos e de cortisona, pode causar perda de visão importante e até cegueira”, alerta Carlos Eduardo Arieta, professor do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Unicamp”.

Um conjunto de informações são passadas ao leitor nesse pequeno texto. A alternati va que mostra uma leitura adequada é: (A) deveria ser necessária prescrição médica para usar colírio. (B) apesar de serem medicamentos, os colírios devem ser

usados com cautela.

(C) com exceção dos adstringentes, o uso de colírio deve obedecer à recomendação médica.

(D) os colírios de anti bióti cos e corti sona causam cegueira nos usuários.

QUESTÃO 2

PESQUISA APONTA AVANÇOS E DESAFIOS

NA MELHORIA DA SAÚDE NO BRASIL

A mais recente pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - Vigitel, do Ministério da Saúde, apontou avanços e desafi os para a saúde no Brasil. Foram realizadas mais de 45 mil entrevistas com pessoas - maiores de 18 anos - residentes nas 26 capitais e no Distrito Federal. O levantamento indicou melhorias, como a queda no número de fumantes e o aumento do número de mamografi as realizadas, mas também revelou situações preocupantes, como a elevada quanti dade de obesos e de consumo de álcool. Sobre a pesquisa realizada pode-se dizer que:

(A) seus dados não podem ser muito confi áveis, já que se omiti u a data em que ela foi realizada.

(B) entre os dados positi vos da pesquisa encontra-se o grande número de entrevistas realizadas.

(C) há uma relação de causa/efeito entre a queda do número de fumantes e o aumento do número de mamografi as realizadas. (D) ao dizer que a pesquisa apontou “desafi os”, o texto mostra a

existência de problemas cuja solução ainda é problemáti ca.

QUESTÃO 3

Uma reportagem circulou na Internet com o texto abaixo:

Mulher sem fi lhos também é feliz,

mas sofre cobrança por não ser mãe

Bárbara Paz: a atriz de 38 anos contou que não tem pressa de se tornar mãe em entrevista à revista “Conti go”. “Quando acontecer é porque vai acontecer”, disse. “Eu acho que também posso ser feliz se não ti ver um fi lho, não tenho pressa. As pessoas impõem isso para a gente, mas não tenho urgência.”

Em relação à manchete da reportagem – MULHER SEM FILHOS TAMBÉM É FELIZ, MAS SOFRE COBRANÇA POR NÃO SER MÃE – o texto a seguir tem a seguinte função:

(A) mostrar imparcialidade na exposição de fatos e ideias. (B) confi rmar parcialmente os termos da manchete. (C) parti cularizar a ideia geral da manchete.

(D) criti car certos posicionamentos socialmente difundidos.

QUESTÃO 4

Mulheres víti mas de violência domésti ca terão acesso mais rápido a cirurgias plásti cas reparadoras pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A iniciati va, que a princípio funciona apenas em São Paulo, começou a valer nesta quarta-feira (2) com o lançamento de um projeto da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plásti ca (SBCP) em parceria com a empresa The Bridge. De acordo com o presidente da SBCP, José Horácio Aboudib, a previsão é que sejam realizadas 600 cirurgias anuais.

Infere-se do texto da campanha que:

(A) as mulheres víti mas de violência domésti ca não ti nham acesso a cirurgias plásti cas reparadoras.

(B) a iniciati va referida só terá efeitos em São Paulo, já que se trata do Estado onde esse ti po de violência é mais frequente. (C) as consequências da violência domésti ca são graves e só

podem ser evitadas por meio do maior número de cirurgias. (D) o problema referido é grave, em função do número de

(4)

QUESTÃO 5

Nos quatro textos desta prova, o segmento que NÃO mostra coerência é:

(A) “Quando acontecer é porque vai acontecer”. (Texto 1) (B) “Mulheres vítimas de violência doméstica terão acesso mais

rápido a cirurgias plásticas reparadoras pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”. (Texto 2)

(C) “Não é preciso prescrição médica para usar colírio. MITO: colírios também são medicamentos e devem ser usados com cautela”. (Texto 3)

(D) “A mais recente pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - Vigitel, do Ministério da Saúde, apontou avanços e desafios para a saúde no Brasil”. (Texto 4)

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS

QUESTÃO 6

A principal causa evitável de doenças e mortes em todo o mundo é

(A) o uso de álcool. (B) o tabagismo.

(C) a alimentação inadequada.

(D) a exposição excessiva à radiação solar.

QUESTÃO 7

A integralidade de assistência é um dos princípios do Sistema Único de Saúde. Ela é entendida como

(A) o acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

(B) a preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.

(C) um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

(D) o uso da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades para a alocação de recursos e a orientação programática.

QUESTÃO 8

A Lei Nº 8.142, de 28 de Dezembro de 1990, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde - SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.

De acordo com a referida lei, o Sistema Único de Saúde (SUS) contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com duas instâncias colegiadas: a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde. Em relação à essa Lei, NÃO é correto afirmar que

(A) A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde. (B) O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo,

órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

(C) A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e nas Conferências de Saúde será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

(D) As Conferências de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde.

QUESTÃO 9

Assinale a alternativa que apresenta uma das competências do Ministério da Saúde em relação à Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde:

(A) Planejar e programar ações e serviços necessários para a prevenção e o controle do câncer, assim como o cuidado das pessoas com câncer, considerando-se sua base territorial e as necessidades de saúde locais.

(B) Selecionar, contratar e remunerar os profissionais de saúde que compõem as equipes multidisciplinares dos estabelecimentos de saúde públicos sobre sua gestão que ofertam ações de promoção e de prevenção e que prestam cuidado às pessoas com câncer, em conformidade com a legislação vigente.

(C) Implantar e manter o funcionamento do sistema de RHC nas unidades habilitadas em alta complexidade em oncologia, com o compromisso do envio de suas bases de dados ao Ministério da Saúde, especificamente ao INCA/SAS/MS. (D) Elaborar protocolos e diretrizes clínicas terapêuticas de

maneira a qualificar o cuidado das pessoas com câncer.

QUESTÃO 10

Nos países de baixo e médio recursos financeiros os cânceres predominantes são os de

(A) estômago, fígado, cavidade oral e colo do útero. (B) pulmão, mama, próstata e cólon.

(C) mama, colo de útero, pulmão e pele. (D) próstata, pele, colón e fígado.

(5)

5

NUTRIÇÃO CADERNO 2

CONHECIMENTOS

ESPECÍFICOS

QUESTÃO 11

Segundo Krause (2010), a necessidade proteica para paciente com transplante de célula-troco hematopoética é de:

(A) 1,5 a 2,0 gramas por quilograma. (B) 1,0 a 1,5 gramas por quilograma. (C) 2,0 a 3,0 gramas por quilograma. (D) 2,5 a 3,0 gramas por quilograma.

QUESTÃO 12

Um sintoma de impacto nutricional comum em indivíduo com cirurgia em pâncreas por diagnóstico de câncer é:

(A) vazamento de quilo. (B) intolerância a lactose. (C) gastroparesia. (D) dispneia.

QUESTÃO 13

As maiores fontes de carcinógenos dietéticos encontram-se: (A) nos métodos de preparação e preservação alimentar; (B) na escolha na compra e no congelamento de alimentos; (C) no uso de adoçantes naturais e nos enlatados;

(D) no método de cozimento e na escolha na compra de alimentos.

QUESTÃO 14

A glutamina tem sido apontada como fármaco-nutriente eficiente associado a cicatrização mais rápida e a menor tempo de internação. A dose recomendada é de aproximadamente: (A) 10 g/dia.

(B) 15 g/dia. (C) 30 g/dia. (D) 60g/dia.

QUESTÃO 15

A triagem nutricional permite a identificação de indivíduos que requerem avaliação, intervenção e acompanhamento nutricional mais cuidadosos. Dentre as ferramentas validadas para a triagem nutricional podem ser citados os seguintes questionários:

(A) frequência de consumo alimentar e Nutrition Screening Initiative.

(B) recordatório de 24 horas e Índice de massa corporal. (C) avaliação subjetiva global e Malnutrition Universal Screening. (D) história médica e história dietética.

QUESTÃO 16

Dentre as técnicas de exame físico, a inspeção é a mais utilizada. Ela consiste em:

(A) exame tátil para sentir a pulsação e vibrações.

(B) observação geral utilizando os sentidos visão, olfato e audição.

(C) avaliação dos sons para determinar as margens, forma e posição dos órgãos.

(D) mensuração do tamanho de áreas corporais específicas

QUESTÃO 17

Paciente, sexo masculino, 43 anos, refere constipação intestinal, disfagia e odinofagia. Ao exame físico, paciente apresentou-se colaborativo à solicitação, sem edemas, olhos e conjuntivas hipocoradas (++/4+), depleção na bola gordurosa de Bichat e musculatura temporal depletada, abdome escavado, peso corporal atual 51,6 kg, estatura 1,64 m. Relata perda de 28,3% do peso corporal em um período de 1 mês. Foi internado para investigação diagnóstica. A prescrição dietética para esse paciente deve ser:

(A) enteral por sonda nasogástrica, 1548 kcal, 1,2 g proteína/ kg peso, 131,22Kcal não proteica/gN2

(B) enteral por sonda nasoduodenal, 1567 kcal, 1,5 g proteína/ kg peso, 100,03Kcal não proteica/gN2

(C) parenteral, 1290 kcal, 1,5 g proteína/kg peso, 79,19 Kcal não proteica/gN2

(D) parenteral, 2064 kcal, 20% VET de proteínas, 55% VET de carboidratos e 25% do VET de lipídios.

QUESTÃO 18

Paciente em acompanhamento em ambulatório de nutrição, sexo feminino, do lar, peso = 93,5 Kg, estatura = 1,66 m, DCT acima P95, circunferência da cintura = 116 cm, colesterol total = 250 mg/dL, LDL-colesterol = 171 mg/dL, HDL-colesterol = 40 mg/dL e triglicerídeos = 290 mg/dL. O diagnóstico e a conduta nutricional para essa paciente são:

(A) obesidade grau 2 / dieta hipocalórica, rica em fibras, monoinsaturados e pobre em saturados e carboidratos simples.

(B) obesidade grau 2 / dieta hipocalórica, hiperproteica, hiperglicídica e hipolipídica.

(C) obesidade grau 3 / dieta hipocalórica, rica em fibras solúveis e carboidratos simples.

(D) obesidade grau 3 / dieta hipocalórica, normoproteica, hiperglicídica e hipolipídica.

(6)

QUESTÃO 19

Na Doença de Crohn, as necessidades proteicas estão aumentadas dependendo da gravidade e do estágio da doença. São justificativas para o aumento da demanda proteica: (A) aumento da taxa metabólica basal e balanço nitrogenado

positivo.

(B) má absorção de lipídios e intolerância a lactose.

(C) proteólise reduzida e diarreia com perda de muco e sangue. (D) perda de proteína na área da mucosa inflamada e uso

crônico de corticoesteroides.

QUESTÃO 20

Na doença hepática, as necessidades proteicas têm sido muito discutidas e a relação dessas necessidades com o desenvolvimento da encefalopatia hepática envolve a composição de aminoácidos da dieta a ser prescrita. Atualmente, fórmulas suplementadas com AACR (aminoácidos de cadeia ramificada) são indicadas como parte do tratamento da encefalopatia grave. Dentre as razões que justificam essa conduta, destaca-se o fato de que: (A) a oferta excessiva de AACR previne a desnutrição proteica

no hepatopata e reduz a lipólise.

(B) a dieta rica em AACR pode ser utilizada com o objetivo de estimular a entrada de aminas no sistema nervoso central e prevenir a encefalopatia hepática.

(C) nos pacientes cirróticos com desnutrição, os AACR são fonte de energia e previnem o catabolismo sem sobrecarga hepática. (D) os AACR não são desviados da função de síntese proteica e

são pouco utilizados nos processos de gliconeogênese.

QUESTÃO 21

Nos casos de pancreatite grave, deve-se adotar a seguinte conduta:

(A) via enteral por sonda nasogástrica e suplementação com arginina.

(B) via enteral por sonda jejunal e 1,5 a 2,5g de proteínas/kg de peso/dia.

(C) via parenteral e suplementação de glutamina. (D) via parenteral e 0,8g de proteínas/kg de peso/dia.

QUESTÃO 22

Para a redução do refluxo gastroesofágico deve-se adotar a seguinte conduta:

(A) evitar alimentos ricos em fibras.

(B) comer pelo menos uma hora antes de dormir. (C) consumir dieta nutricionalmente completa. (D) caminhar após as refeições.

QUESTÃO 23

A redução do peso corporal envolve a perda de massa livre de gordura e gordura. Para favorecer a manutenção da massa livre de gordura recomenda-se a perda de:

(A) 100 a 200g/dia. (B) 250 a 365g/dia. (C) 500 a 990g/semana. (D) 225 a 675g/semana.

QUESTÃO 24

São exemplos de órgãos afetados pela liberação da colecistocinina: (A) estômago, rim e fígado.

(B) fígado, pâncreas e rim. (C) esôfago, fígado e pâncreas. (D) pâncreas, vesícula biliar e cólon.

QUESTÃO 25

Num plano de cardápio simples para o paciente em hemodiálise, recomenda-se limitar:

(A) frutas, vegetais e sucos a oito porções ao dia. (B) sódio a 3000 a 4000 mg por dia.

(C) produtos lácteos a uma porção por dia. (D) o uso de sal nas preparação a 1000mg.

QUESTÃO 26

No estresse hipermetabólico, quando comparado ao estado de inanição, ocorre:

(A) menor ureagênese e gluconeogênese.

(B) menor produção corporal de cetona e gluconeogênese. (C) maior produção corporal de cetona e menor síntese de

proteína.

(D) maior aumento da perda de nitrogênio urinário e proteólise.

QUESTÃO 27

São ações da insulina sobre o metabolismo de carboidratos e de lipídios respectivamente:

(A) diminui a degradação e liberação de glicose a partir do glicogênio hepático / inibe a lipólise, evita produção excessiva de corpos cetônicos e cetoacidose.

(B) inibe a conversão de glicose em glicogênio para armazenamento no fígado e no músculo / inibe a lípase lipoproteica.

(C) inibe o sistema de transporte de glicose no músculo e células adiposas / inibe a lípase lipoproteica.

(D) aumenta a degradação e liberação de glicose a partir do glicogênio hepático/ aumenta a lipólise.

(7)

7

NUTRIÇÃO CADERNO 2

QUESTÃO 28

No tratamento da hipertensão, recomenda-se a restrição moderada de sódio diariamente a:

(A) 1.300 miligramas de sódio ou 5 gramas de sal. (B) 2.000 miligramas de sódio ou 6,5 gramas de sal. (C) 2.300 miligramas de sódio ou 6 gramas de sal. (D) 2.500 miligramas de sódio ou 7 gramas de sal.

QUESTÃO 29

Acredita-se que alguns fitoquímicos contêm agentes anticancerígenos tais como:

(A) flavonoides, fenóis e amidos. (B) carotenoides, indóis e terpenos. (C) licopenos, esteróis vegetais e amidos. (D) carotenoides, amidos e alil sulfeto.

QUESTÃO 30

Os sintomas do impacto nutricional da terapia para o câncer, com radioterapia na área da cabeça e pescoço, incluem: (A) náuseas e vômitos.

(B) xerostomia. (C) Pericardite.

(D) intolerância à lactose.

(8)

Referências

Documentos relacionados

O Ministério da saúde divulgou a portaria de nº 874, que institui a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na rede de atenção à saúde das pessoas com

Lacerda (2002) defende que os clientes valorizam empresas que possuem políticas de retorno de produtos, pois isso lhes garante o direito de devolução ou troca

O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto - UNIFASE, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis e o Hospital Alcides Carneiro tornam público e estabelecem as normas para o

Desse modo conclui-se que a postura dos Grandes partidos, de passividade, uma vez que eles poderiam tentar mudar esta legislação, mas, como o poder não mudou realmente de mão, ou

Mulheres víti mas de violência domésti ca terão acesso mais rápido a cirurgias plásti cas reparadoras pelo SUS (Sistema Único de Saúde).. A iniciati va, que a princípio

(A) A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as

Assinale a alternativa que apresenta uma das competências do Ministério da Saúde em relação à Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de

Assinale a alternativa que apresenta uma das competências do Ministério da Saúde em relação à Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de