• Nenhum resultado encontrado

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 3960

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 3960"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 3960

Consórcio de repolho, coentro e cebolinha e efeito sobre a infestação de

plantas espontâneas em casa de vegetação

Yumi Kamila de Mendonça Fukushi1; Ana Maria Resende Junqueira2; Rogerlâni dos Reis Filha2; Tamiris Glauciene da Costa2; Tiago da Silva Gomes3.

1Bolsista de Iniciação Científica – Universidade de Brasília; 2Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, C. Postal 4508, 70910-970 Brasília – DF; 3Bolsista Permanência. kamilafukushi@gmail.com, anamaria@unb.br, janereisagro@hotmail.com, tamiris.bio.logico@gmail.com, tsgv3@hotmail.com.

RESUMO

Avaliou-se neste trabalho o efeito do consórcio de repolho, coentro e cebolinha em casa de vegetação sobre a manifestação de plantas infestantes. Foram sete tratamentos com quatro repetições e delineamento experimental de blocos ao acaso. Os tratamentos foram monocultura de repolho, monocultura de coentro, monocultura de cebolinha; consórcios duplos de repolho e coentro, repolho e cebolinha, coentro e cebolinha e o consórcio triplo de repolho, coentro e cebolinha. Os melhores resultados quanto à supressão de plantas espontâneas foram observados nas parcelas com monocultivo de coentro e no consórcio triplo de repolho, coentro e cebolinha.

PALAVRAS-CHAVE: Brassica oleracea var. capitata, Coriandrum sativum, Allium

schoenoprasum; policultivo, estufa, controle de infestantes.

ABSTRACT

The effect of intercropping of cabbage, coriandrum and allium on weeds were evaluated in greenhouse cultivation. The experimental design was randomized blocks with seven treatments in four replicates. The treatments were: single crops of cabbage, coriandrum and allium; double intercropping of cabbage and coriandrum, cabbage and allium, coriandrum and allium; triple intercropping of cabbage, coriandrum and allium. The best results on weeds suppression were observed in the single coriandrum cultivation and in the triple intercropping.

KEYWORDS: Brassica oleracea var. capitata, Coriandrum sativum, Allium

schoenoprasum; policultivation, greenhouse, weeds control.

Um dos métodos mais adequados à prática da olericultura, de acordo com Souza (2006) é o consórcio de plantas. O que caracteriza a consorciação é o plantio de duas ou mais culturas na mesma área ao mesmo tempo.

A consorciação de culturas busca maior produção por área, pela combinação de plantas que irão utilizar melhor o espaço, nutrientes, área e luz solar, além dos benefícios que uma planta traz para a outra no controle de ervas daninhas, pragas e doenças (Souza, 2006).

A estrutura da casa de vegetação permite o desenvolvimento de diversas culturas durante os períodos mais críticos do ano. O interesse em casas de vegetação, principalmente de plástico, tem aumentado muito nos últimos anos. As vantagens da

(2)

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 3961 utilização desses ambientes fechados ou semifechados são muitas. Como exemplo pode-se citar maior proteção quanto aos fenômenos climáticos, geadas, granizo, excesso de chuvas, sol muito forte durante o dia e queda acentuada da temperatura à noite; proteção do solo contra lixiviação; redução dos custos com fertilizantes e defensivos, e, ainda, controle de pragas (Oliveira, 1995).

Planta daninha é qualquer ser vegetal que cresce onde não é desejado. Pode ser qualquer espécie que vegeta espontaneamente em lavouras (Lorenzi, 1990). As plantas daninhas quando crescem juntamente com as culturas interferem no seu desenvolvimento reduzindo-lhes a produção. Competem pela extração dos elementos vitais: água, luz, CO2 e nutrientes e exercem inibição química sobre o desenvolvimento das plantas,

conhecida como alelopatia (Lorenzi, 1990). A presença de plantas infestantes, então, provoca sérios prejuízos às culturas de interesse se não forem bem manejadas.

Em sistemas alternativos, essas plantas são consideradas espontâneas e não são utilizados herbicidas e sim técnicas físicas, mecânicas e biológicas para o controle. Dentre as táticas que devem ser adotadas estão a utilização de sementes e mudas isentas de sementes de plantas invasoras, a alelopatia, cobertura morta e viva, cobertura inerte que não cause contaminação e poluição, solarização e controle biológico (Sugasti, 2012).

Sugasti (2012) afirma ainda que as interações interespecíficas geradas pelo consórcio podem resultar em efeito benéfico para todas as plantas envolvidas e para o sistema. Dessa interação, pode-se aumentar a proteção do solo contra a erosão, melhorar a eficiência na utilização dos recursos, controlar as plantas espontâneas e diminuir os riscos de perdas.

O repolho (Brassica oleracea var. capitata) pertence à família botânica Brassicaceae. É uma hortaliça barata, de fácil aquisição e muito apreciado por brasileiros de todas as classes econômicas. É uma planta herbácea, apresenta folhas arredondadas e cerosas, havendo superposição das folhas centrais, formando uma “cabeça” compacta (Filgueira, 2003).

O cultivo de repolho em casa de vegetação e o cultivo consorciado são alternativas utilizadas cada vez mais para maximizar a produção com o mínimo de influência de intempéries climáticas e pragas.

(3)

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 3962 O coentro (Coriandrum sativum) é uma planta aromática muito utilizada como tempero ou condimento. A cebolinha (Allium schoenoprasum) possui folhas tubular-alongadas, macias e aromáticas, de alto valor condimentar (Filgueira, 2003). Devido a essa característica aromatizante é considerada em alguns casos repelente de pragas. Isso pode ser explicado pela alelopatia.

O presente trabalho objetivou avaliar a infestação de plantas espontâneas em casa de vegetação em monocultivo de repolho, coentro e cebolinha e também em arranjos de consórcios duplos e triplo dessas culturas.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi realizado na área de produção de hortaliças da Fazenda Água Limpa – FAL, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAV, da Universidade de Brasília - UnB. O experimento foi conduzido de junho a outubro de 2011.

A adubação orgânica no plantio foi realizada de acordo com a recomendação para cada cultura. Nas parcelas com consórcio, foram utilizados 3 kg.m-2 de esterco de ovino por cultura. Como fonte de fósforo, utilizou-se termofosfato magnesiano como realizado na adubação orgânica, 200 g nas parcelas com monocultura, 300 g para as parcelas com consórcio duplo e 450 g para os consórcios triplos, sendo aplicado e incorporado ao solo.

A adubação de cobertura, com 100g.m-2 de esterco ovino por cultura, foi realizada após a primeira colheita de coentro e cebolinha e antes da segunda semeadura das mesmas. A correção da acidez foi feita elevando-se a saturação por bases a 70% com calcário dolomítico.

O delineamento utilizado foi blocos casualizados com 4 repetições, cada bloco contendo sete tratamentos. Os tratamentos foram os seguintes: monocultura de repolho (R), monocultura de coentro (Co), monocultura de cebolinha (Ce), consórcios duplos de repolho e coentro (RCo), repolho e cebolinha (RCe), coentro e cebolinha (CoCe) e consórcio triplo de repolho, coentro e cebolinha (RCoCe).

A área experimental era composta de 28 parcelas, cada parcela possuía 1,1 m de largura por 2,7 m de comprimento numa área total de 85 m2.

(4)

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 3963 O repolho utilizado foi o cultivar Kenzan, as sementes foram semeadas em bandejas com 128 células em casa de vegetação. Quando as mudas estavam com 4 a 5 folhas foram transplantadas para a área experimental. O repolho foi plantado na área experimental 10 dias depois do plantio das outras culturas com o espaçamento de 80 x 40 cm.

Para o semeio de coentro, as sementes foram lançadas na linha com espaçamento de 20 cm entre linhas nos sistemas de coentro solteiro e coentro consorciado com cebolinha. Quando consorciado com repolho utilizou-se espaçamento de 40 cm entre linhas.

O plantio de cebolinha foi através de mudas. Plantou-se 5 mudas linha e cada linha com 20 cm de espaçamento entre si. Quando cultivado em monocultura ou consorciado apenas com coentro, a cebolinha manteve o mesmo espaçamento (20 cm), mas quando consorciada com repolho utilizou-se 40 cm entre linhas.

Foram realizadas duas amostragens de plantas espontâneas durante o ciclo das culturas. A primeira amostragem foi feita aos 15 dias, quando ocorre o período crítico de interferência do coentro. A segunda amostragem foi realizada aos 45 dias. Após as amostragens realizou-se capina manual nas parcelas.

A amostragem foi feita lançando-se o quadrado vazado de 25 x 25cm quatro vezes em cada parcela, aleatoriamente. Contava-se e identificava-se as plantas espontâneas que ficavam dentro do quadrado a cada lançamento.

Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Duncan a 5% de probabilidade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na área experimental foram amostradas 21944 plantas espontâneas durante todo o ciclo das culturas, representantes de 10 famílias e 16 espécies (Tabela 1). A maior parte era de representantes das famílias Poaceae (39,88%), Oxalidaceae (23,65%) e Cyperaceae (18,61%). As espécies pertencentes à família Poaceae estão presentes em todo o Brasil como forrageiras de pastagens. São dominantes e ameaçadoras devido a sua capacidade de adaptação.

As parcelas que apresentaram maior infestação de plantas espontâneas foram as parcelas com monocultivo de cebolinha, monocultivo de repolho e consórcio duplo de repolho e

(5)

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 3964 cebolinha (Tabela 2). Isso pode ser explicado pelo fato dessas culturas serem plantadas em espaçamento maior comparado ao do coentro. O maior espaçamento desfavorece o sombreamento e em geral, as sementes de plantas infestantes são fotoblásticas positivas e se desenvolvem bem nesse ambiente.

O Período Crítico de Interferência das espontâneas no repolho se dá aos 30 dias. Nesse período a cultura está mais suscetível a danos causados pela interferência das plantas espontâneas. O conhecimento do período crítico de interferência da cultura é importante porque é quando a comunidade infestante e as plantas cultivadas estão disputando os recursos do meio. A prevenção deve ser feita nessa etapa para que a comunidade infestante não interfira na produtividade ou em outra característica importante da cultura de interesse.

A cebolinha possui folhas tubulares e cilíndricas que não causam sombreamento no solo eficiente para desfavorecer a germinação de plantas daninhas. O repolho, por sua vez, possui seu período crítico de interferência aos 30 dias e até que se cumpra esse período é muito prejudicado pela ação dessas plantas. O repolho é considerado altamente suscetível a interferência imposta pelas plantas daninhas, em virtude do seu lento crescimento inicial e da disposição das folhas com baixa capacidade de sombreamento (Zanatta, 2006). O manejo inicial das plantas infestantes em coentro é facilitado devido o seu rápido desenvolvimento.

As parcelas de coentro solteiro, consórcio triplo de repolho, coentro e cebolinha e consórcio duplo de repolho e coentro apresentaram menor quantidade de plantas espontâneas. O coentro possui germinação e desenvolvimento inicial rápidos, além de ter sido semeado a lanço, com pouco espaçamento entre plantas. A cultura do repolho fecha bem a área promovendo sombreamento, o que suprimiu a presença das plantas espontâneas, sendo o consórcio com repolho positivo na supressão de espontâneas.

REFERÊNCIAS

LORENZI, H. 1990. Manual de identificação e controle de plantas daninhas: plantio direto e convencional. 3 ed. Nova Odessa, SP: Editora Plantarum.

LORENZI, H. 1991. Plantas daninhas no Brasil: terrestre, aquáticas, parasitas, tóxicas e medicinais. 2 ed. Nova Odessa, SP: Editora Plantarum.

OLIVEIRA, MRV. 1995. O emprego de casas de vegetação no Brasil: vantagens e desvantagens. Pesq. Agropec. Brás., Brasília, v 30, n 8.p. 1049-1060.ago.

(6)

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 3965 SOUZA, JL. 2006. Manual de horticultura orgânica. 2 ed.atual. e ampl. – Viçosa, MG:

Aprenda Fácil.

SUGASTI, JB. 2012. Consorciação de hortaliças e sua influência na produtividade, ocorrência de plantas espontâneas e artrópodes associados. Dissertação de Mestrado (M) – Universidade de Brasília/Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária. ZANATTA, JF; FIGUEIREDO, S; FONTANA, LC; PROCÓPIO, SO. 2006.

Interferência de plantas daninhas em culturas olerícolas. Revista da FZVA. Uruguaiana, v. 13, n. 2, p. 39-57.

(7)

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 3966

Tabela 1 – Relação das espécies de plantas espontâneas encontradas no experimento de

consórcio de repolho, coentro e cebolinha. UnB – FAL, 2011. (List of weed species

found in the intercropping experiment of cabbage, cilantro and chives. UnB - FAL, 2011).

Família Espécie Nome popular

Amaranthaceae Amaranthus hybridus L. Caruru, caruru-branco

Amaranthus viridis L. Caruru, Caruru-de-mancha

Commelinaceae Commelina benghalensis L. Trapoeraba

Compositae Bidens pilosa L. Picão-preto

Emilia sonchifolia (L.) DC. Falsa-serralha, serralhinha

Cruciferae Lepidium virgunicum L. Mastruz

Sonchus oleraceus L. Serralha

Cyperaceae Cyperus esculentus L. Tiriricão

Cyperus ferax Rich. Junquinho

Euphorbiaceae Euphorbia heterophylla L. Amendoim-bravo, leiteira Poaceae Brachiaria decumbens Stapf Capim-braquiária

Brachiaria plantaginea (Link)

Hitchc. Capim-marmelada

Malvaceae Sida rhombifolia L. Guanxuma, mata-pasto

Oxalidaceae Oxalis corniculata L. Azedinha

Oxalis latifolia Kunth Trevo-azedo

Solanaceae Nicandra physaloides (L.) Pers. Joá-de-capote

Tabela 2: Número médio de plantas espontâneas em sistema de monocultivo e em

sistema de consórcios duplos e triplos com repolho, coentro e cebolinha. Fazenda Água Limpa – UnB, 2011. (Average number of weeds in monoculture and in double and

triple intercropping of cabbage, cilantro and chives. Fazenda Água Limpa - UnB, 2011).

Número médio de plantas espontâneas

Tratamento Aos 15 dias Aos 45 dias

Coentro 4,0b 3,8b

Repolho/coentro/cebolinha 4,0b 3,8b

Repolho/coentro/cebolinha 4,8ab 4,3ab

Repolho/cebolinha 5,0ab 4,5ab

Repolho 5,6ab 5,1ab

Cebolinha 5,9ab 5,7ab

Coentro/cebolinha 6,5a 6,0a

CV 35% 26%

1.Média de quatro lançamentos por parcela. 2. Médias seguidas pela mesma letra na coluna não diferem entre si pelo teste de Duncan a 5% de probabilidade. (1.Average or four entries per plot.2.Means followed by same letter in column do not differ by Duncan testa t 5% probability.)

Referências

Documentos relacionados

[r]

Recomendam que as teorias usadas para explicar o jornalismo não se restrinjam a um único nível de análise e aconselham os métodos combinados, sempre que possível, no ensino

Estes são os espaços onde as crianças podem brincar e praticar as suas atividades, contudo o espaço educativo vai para além do espaço sala (interior) e jardim (exterior),

Em resposta ao proposto pelo representante do INMETRO, o apresentador, destaca que a ANPROTEC já vem estimulando essa troca e experiência com a utilização do mecanismo do

Com 55 gêneros e 1.611 espécies atualmente descritas, o grupo de formigas “Poneromorfas” corresponde globalmente às diferentes subfamílias que, juntas, representavam as

Dadas tais instabilidades nas classificações de Ectatommini e demais tribos de Ponerinae, Bol- ton (2003) desenvolveu um estudo morfológico abrangente e a dividiu em seis

Nos termos da lei só podem ser objecto de proprie- dade horizontal as fracções autónomas que, para além de constituírem «(...) unidades independentes, sejam distintas e isoladas

Fica expressamente pactuado que, por força deste contrato, não se estabelece qualquer vínculo empregatício ou de outra natureza, entre os funcionários ou