• Nenhum resultado encontrado

Chuteiras Fora de Foco: A Copa das Confederações que ninguém vê 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Chuteiras Fora de Foco: A Copa das Confederações que ninguém vê 1"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Chuteiras Fora de Foco: A Copa das Confederações que ninguém vê1

Patrícia Lais de Souza GONÇALVES2 Adeilton Gonçalves da SILVA JÚNIOR3

Alexandre Borges CAVALCANTE4 Alieny Aparecida da SILVA5 Eriskarine Barbosa do NASCIMENTO6

Lícia Lara Dantas BARROS7 Maria Akemi YAMAKAWA8 Paulo César Pedroza MARQUES9

Ceres SANTOS10

Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro, BA.

RESUMO

A importância do Jornalismo Esportivo, ausente na grade curricular do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo em Multimeios da UNEB, é um dos questionamentos que a execução do Projeto Chuteiras Fora de Foco traz para debate. Nesse sentido, este artigo relata a experiência dessa iniciativa, voltada não só para a cobertura dos jogos da Copa das Confederações 2013, realizados em Salvador- BA, como também dos impactos provocados por mega eventos, desnudando e visibilizando a realidade das populações que vivem na capital baiana. Apresenta também os legados sociais desses eventos, a necessidade que os discentes têm em praticar e vivenciar o cotidiano do fazer jornalístico e os resultados do projeto.

1 Trabalho submetido ao XX Prêmio Expocom 2014, na Categoria Jornalismo, modalidade Agência Jr. de Jornalismo. 2 Aluno líder do grupo e estudante do 8º. Semestre do Curso Comunicação Social/ Jornalismo em Multimeios, e-mail:

patylaiz@hotmail.com.

3

Estudante do 8º. Semestre do Curso Comunicação Social/ Jornalismo em Multimeios, e-mail:

adeiltojunior.7@gmail.com.

4

Estudante do 8º. Semestre do Curso Comunicação Social/ Jornalismo em Multimeios, e-mail: alexandre.bcavalvante@gmail.com

5

Estudante do 8º. Semestre do Curso Comunicação Social/ Jornalismo em Multimeios, e-mail: alieny.silva@hotmail.com

6

Graduada em Comunicação Social/ Jornalismo em Multimeios, e-mail: karine_bnascimento@hotmail.com

7 Estudante do 8º. Semestre do Curso Comunicação Social/ Jornalismo em Multimeios, e-mail: licialara@gmail.com 8

Estudante do 8º. Semestre do Curso Comunicação Social/ Jornalismo em Multimeios, e-mail: mariaakemi@gmail.com

9 Estudante do 8º. Semestre do Curso Comunicação Social/ Jornalismo em Multimeios, e-mail:

paulo.pedroza@hotmail.com

10

Orientadora do trabalho. Professora do Curso Comunicação Social/ Jornalismo em Multimeios, email:

(2)

PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo Esportivo; Copa das Confederações; Impactos; Legados Sociais.

1 - INTRODUÇÃO

Diversas são as discussões acerca do jornalismo esportivo. Por muitas vezes essa área da comunicação é tratada como entretenimento, sendo assim reduzido à categoria de editoria menor e desprezada até mesmo por profissionais da área. Os primeiros textos esportivos que surgiram no Brasil, segundo Bahia (1995) foram as dicas de exercícios físicos que vinham no jornal O Atleta de 1856.

Só em 1922 os grandes jornais dedicam sua primeira página às fotos de 4 e 5 colunas com lances de futebol. Mais do que em qualquer lugar do país, no Rio de Janeiro, os jornais dedicam cada vez mais espaços ao tema esportivo. Foi no Rio, com a aceitação de negros em seus quadro que o Vasco da Gama sagrou-se vencedor da segunda divisão. Dessa forma, popularizou o esporte bretão. (SILVEIRA, Nathália Ely da. pag.22)

Segundo Silveira (2009) na década de 90, um número de jornalistas abandonaram as redações convencionais para trabalhar em determinados sites. Um exemplo desse fato foi o surgimento do Pan American Sports (PAS), um canal a cabo que lançou um espaço na internet brasileira. Motivados pelo PAS, portais como o UOL, IG e Lance!, também contribuíram para o êxodo de jornalistas esportivos das redações de impresso para o meio digital.

Hoje, na mídia impressa, a editoria de Esportes está entre as mais lidas, mas no meio acadêmico, a bibliografia é pequena, assim como a oferta de cursos de graduação que oferecem essa disciplina. Menor ainda a oferta de cursos de pós-graduação. Afinal, como se formam, por exemplo, locutores, comentaristas e repórteres esportivos? Heródoto Barbeiro e Patrícia Rangel vão afirmar, na introdução do livro Manual do Jornalismo Esportivo (2006) que:

... Jornalismo é jornalismo, seja ele esportivo, político, econômico, social. Pode ser propagado em televisão, rádio, jornal, revista ou internet. Não importa. A essência não muda porque sua natureza é única e está intimamente ligada às regras da ética e ao interesse

(3)

De acordo com Barbeiro e Rangel (2006), a prática do jornalismo não se limita a editorias, ou seja, o fazer jornalístico é um só independente da pauta, tema a ser abordado, veículo e etc. Dessa maneira entende-se e admite-se a necessidade de praticar o que é visto como teoria em sala de aula.

1.1Chuteiras fora de foco, uma experiência em Jornalismo Esportivo

A universidade é o lugar em que se produz conhecimento e se adquire experiência. É neste ambiente ainda que os estudantes desenvolvem e aprimoram suas práticas e, assim, descobrem suas afinidades com determinadas áreas. Nessa perspectiva surgiu o Chuteiras

Fora de Foco, um dos 14 projetos aprovados pelo Edital Legados Sociais para Copa 2014, financiado pela SECOPA (Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da

FIFA Brasil 2014) em parceira com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através da Pró-reitoria de Extensão (PROEX ).

O projeto previa a formação de 12 estudantes de jornalismo a partir de uma carga horária de 190 horas\aula, nas seguintes áreas: Jornalismo Esportivo, Fotojornalismo, uso de equipamentos (câmeras fotográficas e vídeo), produção de texto para rádio, TV e jornal impresso. Executado de novembro de 2012 a agosto de 2013, O Chuteiras Fora de Foco foi orçado em R$ 50 mil.

2 - OBJETIVO

O Jornalismo Esportivo, assim como o político, o cultural e de economia, tem suas especificidades alicerçadas em suas próprias trajetórias históricas dentro do jornalismo brasileiro. O fazer jornalismo esportivo segue as mesmas técnicas das rotinas produtivas de outras editorias. No entanto, exige do repórter um maior conhecimento de várias modalidades esportivas como intimidade com tecnologias e redes sociais e, muita ética. Afinal é na área esportiva, em especial no futebol, onde se registra uma sequência de denúncias de atos de corrupção, vide as manchetes sobre os dirigentes da FIFA, por exemplo, e o recente caso do Esporte Clube Bahia.

No jornalismo Esportivo não basta saber as posições e papéis de um jogador de futebol em campo (atacante, centro-avante, armador, beque, etc) ou dominar as expressões como “concluir uma ação ofensiva”, “deu uma bicada’, “cama-de-gato”, “chuveirinho”.

(4)

Mais que isso, é preciso saber a trajetória profissional de cada jogador nessas posições e os contextos, os momentos em que em uma partida faz uma das jogadas citadas acima.

A fim de aproximar os estudantes desse cenário, o Projeto Chuteiras Fora de Foco tem como objetivo principal contribuir para a formação dos estudantes do curso Jornalismo em Multimeios da UNEB em Jornalismo Esportivo. Ao escrever o projeto, foi levada em consideração a carência dessa disciplina na grade curricular, daí surgindo a iniciativa de capacitar um grupo de estudantes para a cobertura dos jogos da Copa das Confederações, em junho de 2013 em Salvador- BA.

Além disso, as ações do projeto previam também deslocar os holofotes do campo da Arena Fonte Nova e movimentá-los para a população soteropolitana e, assim, poder refletir sobre os impactos deste mega evento na sociedade, saber suas reações (des)favoráveis e identificar ou não processos de exclusão e legados.

Motivado pela Copa das Confederações Brasil 2013, o projeto tinha como pretensão interferir, mais intensamente, na formação dos estudantes tensionando e aproximando, pelo menos, quatro áreas: informação, comunicação, conhecimento e análise crítica de contextos. Tudo isso, associado à prática das rotinas produtivas, como produção de pauta, definição de fontes, marcação das entrevistas, enfoque das matérias, fotos, redação, revisão, edição, titulação e postagem.

3- JUSTIFICATIVA

Juazeiro, cidade onde é oferecido o Curso de Comunicação Social, jornalismo em Multimeios da UNEB, tem vários veículos de Comunicação, mas nenhuma tradição em enviar repórteres para cobertura de Copas do Mundo. É perceptível até a pouca cobertura esportiva dentro do próprio município, que atualmente conta com dois times de futebol ativos em campeonatos estaduais e nacionais e tem uma história cativa no cenário futebolístico estadual.

É comum, entre os veículos de comunicação de Juazeiro, a busca frequente por informações em agências de notícias. Além desse fato, foi constatado também que os estudantes de Jornalismo em Multimeios têm poucas oportunidades de vivenciar a cobertura jornalística esportiva nacional, muito menos de poder atuar, profissionalmente, em uma competição internacional.

Não só por isso, e não menos importante, percebeu-se também a necessidade de se trabalhar com jornalismo esportivo no curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade

(5)

do Estado da Bahia, em Juazeiro. A carência dessa disciplina somada a falta de profissionais da área na região foram as justificativas principais para o desenvolvimento das ações do projeto Chuteiras Fora de Foco.

Após a constatação desses fatos concluiu-se que o curso necessitava de um meio pelo qual os estudantes pudessem praticar o jornalismo esportivo e contribuir diretamente com a imprensa regional. Nesse sentido o projeto ganha uma importância singular e pode tornar-se o primeiro de uma proposta que se replicará nos próximos jogos internacionais, podendo, inclusive, mudar a cultura esportiva local.

Outro benefício é que o grupo terá um currículo diferenciado, o que poderá interferir, positivamente, no seu ingresso no mercado de trabalho. Cabe destacar que outras universidades brasileiras, a exemplo da UNB e UCP, já desenvolvem projetos semelhantes há muito tempo. Mas a UNEB tem algumas especificidades, já que essa universidade participou da organização da Copa das Confederações 2013.

Também temos como justificativa, um benefício único, fruto dessa experiência singular: na região, o grupo poderá tornar-se referência na cobertura esportiva de jogos internacionais.

4 - MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS 4.1 Da Seleção às oficinas

No processo de seleção da equipe, alguns sinais de aceitação junto aos estudantes foram inicialmente constatados e, por isso, foi necessário realizar três etapas até definir o grupo de 12 estudantes que iriam cobrir a Copa das Confederações Brasil 2013. Inscrição, análise de currículo acadêmico e histórico e entrevistas foram as etapas do processo seletivo que aconteceu em novembro de 2012.

Outro momento inicial do projeto foi o de pensar e escolher os conteúdos das oficinas. Umas das inquietações latentes para definir os conteúdos das oficinas de Jornalismo Esportivo referiam-se a legislação, como o Estatuto do Torcedor, a linguagem esportiva e ao uso de termos técnicos.

A experiência de Paulo Leandro, doutor em jornalismo Esportivo e professor na Universidade Jorge Amado (Unijorge), que ministrou as oficinas de Jornalismo Esportivo, ajudou na montagem da ementa que se estruturou da seguinte maneira:

(6)

 Normas de redação e produção de textos para Jornalismo Esportivo;  Termos técnicos;

 Cobertura de jogos de futebol;

 Entrevistas coletivas com jogadores e técnicos.

Para as oficinas de Fotojornalismo Esportivo, ministradas pela professora Márcia Guena11, as preocupações eram de que os conteúdos dessem a equipe um domínio dos aspectos técnicos da fotografia esportiva, no caso, o futebol. Esta oficina precisava contemplar aspectos técnicos como observar os pontos que os fotógrafos ocupam nos estádios e a análise técnica das fotos publicadas em jornais e revistas especializadas. Nesse caso a ementa destacou aspectos técnicos que envolvem:

 Fotojornalismo;

 Fotojornalismo esportivo;

 Panorama da fotografia esportiva no Brasil (Evandro Teixeira);  Manuseio de câmera fotográfica profissional;

 Exercícios de luz, foco, velocidade, profundidade e enquadramento;  Análise de publicações esportivas.

 Saídas fotográficas

As oficinas para produção de matérias esportivas (texto e imagem) para TV e rádio foram ministradas pela professora Fabíola Moura12, e também seguiram a lógica que associava o conteúdo teórico e técnico com a prática. As aulas trabalharam com conceitos de notícias esportivas para rádio e TV e também trataram das normas de redação e produção de textos para rádio e TV, locução e dicção, além de técnicas de gravação de entrevista ao vivo, transcrição e edição para rádio e TV.

As oficinas técnicas para manuseio de câmera foram ministradas pelo professor Luiz Adolfo de Andrade13. O programa previu oficinas de procedimentos técnicos necessários para a operação de câmeras em diferentes formados como: VHS, SVH, Betacam, DVDcam, Blu-ray, Camera DVDcam; fita miniDV e uso de tripé Mattedi, cabos de áudio monitores de vídeo. Entre os procedimentos técnicos, ajuste de filtros, cores, tripé, foco, planos, decupagem e movimento de câmera, além de operações para ajuste de luz e uso de

11

Márcia Guena- Professora Drª. da Universidade do Estado da Bahia.

(7)

rebatedores, noções de roteiro. Atividades práticas: cobertura de jogo e coletiva. Análise de imagens. Durante as oficinas foram feitas três coberturas de jogos e, posteriormente, análise e discussão do conteúdo gravado pelos alunos.

Já a professora Gislene Moreira14 foi responsável por ministrar as oficinas de Língua Espanhola. A proposta era de que em um evento internacional a equipe de estudantes pudesse entrevistar turistas internacionais. Nesse sentido, o grupo teve uma carga horária de 40 horas de Língua Espanhola e recebeu conteúdos de elementos básicos da conversação direcionados ao universo do Jornalismo Esportivo.

Também coube à coordenadora do Chuteiras Fora de Foco, Céres Santos, ministrar algumas das oficinas de Seminários Temáticos. A proposta era ampliar a capacidade crítica do grupo com relação aos impactos sociais da Copa das Confederações em Salvador, assim como o padrão internacional dos eventos promovidos pela FIFA. Vários temas foram elencados, associando os legados sociais do evento, com saúde, segurança pública, mobilidade, acessibilidade aos jogos, habitação, moradores de rua, geração de emprego e renda, exclusão social entre outros.

4.2 - Entrada em Campo

Para dar início aos trabalhos em Salvador foi montado um amplo roteiro de pautas em um contexto de novidades, como o crescimento singular das manifestações populares ocorridas em todo o país no mês de junho de 2013, registrando violências policiais também singulares, momento em que a mídia internacional centrava sua atenção na realização da Copa das Confederações no Brasil, a exclusão das baianas do acarajé e dos tradicionais ambulantes da Arena Fonte Nova por conta do padrão FIFA, a proibição do que seria o símbolo do evento, as caxirolas, projeto de autoria do cantor e compositor baiano Carlinhos Brown, a "faxina" urbana, onde os moradores de rua foram retirados dos grandes centros e escondidos em locais "secretos", entre outras matérias.

A equipe agendou também uma série de entrevistas, entre elas com integrante da equipe da Nigéria, uma das seleções que jogou em Salvador, com profissionais responsáveis pelos esquemas de receptivo aos turistas, de saúde, transporte e com lideranças de vários segmentos dos movimentos sociais e autoridades da SECOPA.

4.3 - Rotinas Produtivas e Resultados

(8)

Instalada em hotel localizado próximo ao Centro Histórico de Salvador, no Campo Grande, a equipe fez de seus quartos, as salas de redação. A rotina era:

 Manhã: Reunião de pauta, definição das matérias e das equipes que iriam a campo para entrevistar, filmar e fotografar.

 Retorno ao hotel para redigir, editar, publicar e enviar o material pronto para os veículos de comunicação do Sertão do São Francisco, baianas e nacional.

 Tarde: Após o almoço, nova reunião de pauta, definição de equipe e saída para produção.

 Retorno ao hotel para redigir, editar, publicar e enviar o material pronto para os veículos de comunicação do Sertão do São Francisco, baianas e nacional.

 Algumas noites toda a equipe participou de entrevistas Ao final, a equipe alcançou o seguinte quadro de produção:

P PRROODDUUÇÇÃÃOOTTOOTTAALLNNOOPPEERRÍÍOODDOO D DAACCOOPPAADDAASSCCOONNFFEEDDEERRAAÇÇÕÕEESS E EMMSSAALLVVAADDOORR M Maattéérriiaass((tteexxttoo,,rrááddiiooeettvv) )

Textos feitos pela Equipe 51

Textos feitos pela Coordenação 14

Total de matérias 65

F

Foottooggrraaffiiaa

Ensaios fotográficos 5

Dados extraídos do relatório final do projeto.2013

Um outro resultado, que causou um impacto positivo junto à equipe foi o acesso de leitores\as ao blog:

País

Número de Acessos

Alemanha 21 Brasil 5.071 Estados Unidos 1831 França 19 Holanda 10 Portugal 17 Reino Unido 09 Rússia 260 Ucrânia 53

(9)

Total de acessos de junho a agosto de 2013: 7.291. Fonte: Relatório Final do Projeto. 2013

5 - DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO

O Chuteiras Fora de Foco é uma agência de notícia atualmente em funcionamento via plataforma blog no endereço www.chuteiraforadefoco.blogspot.com.br. Durante os jogos da Copa das Confederações Brasil 2013 em Salvador a equipe conseguiu enviar um número grande de matérias para os diversos veículos de comunicação do Juazeiro-BA e Petrolina- PE.

CLIPPAGEM (impressos e internet)

Maio- 7 veículos aproveitaram material produzido ainda na etapa de capacitação; Junho- 21 matérias foram republicadas por veículos da região;

TV

WebTV UNEB – 2 matérias de vídeo TV São Francisco- 1 matéria de vídeo TV Grande Rio – 1 matéria de vídeo

Rádio: Foram veiculados flashes que a equipe produzia em Salvador. Programa Eufonia- Rádio Universitária UNEB-

Programa Panorama – Petrolina-FM Ponte das Cidades - Ponte FM

Assim como nas rotinas das redações de jornalismo, algumas pautas agendadas não foram concluídas, como a entrevista com o músico Carlinhos Brown e com o radialista esportivo mais antigo da Bahia, Zé Ataíde. Novas pautas surgiram, a exemplo da denúncia formulada pelo Comitê Popular da Copa 2014\Bahia. Este, informou a equipe sobre a retirada de mendigos das ruas de Salvador por funcionários da Prefeitura Municipal da capital baiana, o que levou o Ministério Público a visitar o local onde essas pessoas foram abrigadas.

Outras pautas, como a cobertura das manifestações populares a favor do passe livre, contra a PEC 37 e os gastos do Governo brasileiro com as obras de novas arenas além da coleta de dados sobre a ausência dos tradicionais torcedores baianos dos jogos da copa (essa realizada por meio de uma viagem no trem do subúrbio de Salvador), contribuíram para contextualizar, trazer novos elementos da realidade, fazendo o grupo refletir sobre os impactos do mega evento e seus legados à sociedade.

(10)

Ao final do projeto a coordenação teve vários encontros com a equipe para avaliar a execução do Chuteiras Fora de Foco. Nas reuniões, foi unânime a opinião de que a iniciativa foi extremamente importante para a formação pessoal e profissional dos alunos, destacando o impacto provocado na vida da maioria deles, oriundos de pequenas cidades nordestinas.

A equipe concluiu também que a práxis propiciada pelo projeto permitiu a vivência do fazer Jornalismo Esportivo, embora o grupo ainda se sentisse fragilizado para a produção de matérias de cobertura de jogos. Com os resultados positivos, a coordenação, resolveu dar continuidade ao projeto a partir da elaboração um projeto de extensão. O blog continuará sendo atualizado com matérias esportivas, produzidas pela equipe. O projeto conta com uma bolsista, e já prevê a realização de encontros de estudos sobre Jornalismo Esportivo e cobertura de jogos locais.

Outra ação do projeto prevê a formação de uma nova equipe para a cobertura da Copa do Mundo de 2014, com o mesmo formato do que ora se encerra, incluindo mais uma cidade de atuação, o Rio de Janeiro. A nova equipe deverá ser mista, com novos estudantes e também integrantes do primeiro grupo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica- História da Imprensa Brasileira. São Paulo: Ed. Ática, 1990.

BARBEIRO, Heródoto e RANGEL, Patrícia. Manual do Jornalismo Esportivo. São Paulo: Ed. Contexto, 2006.

COELHO, Paulo Vinícius. Jornalismo Esportivo. Editora Contexto.2003

UNZELTE, Celso. Jornalismo Esportivo: relatos de uma paixão.Editora Saraiva.2009 Artigos:

GURGEL, Anderson Campos. O Papel do Jornalismo nos Megaeventos Esportivos. Universidade de Santo Amaro, São Paulo, SP e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP. 2012

LEANDRO, Paulo Roberto. Jornalismo esportivo como especialização capaz de ampliar a autonomia em relação a fontes interessadas em desenvolver carreira política.

Referências

Documentos relacionados

e.3) materiais e produtos de primeira linha necessários para a execução dos serviços, reservando-se ao SENAI-SP o direito de indicar, avaliar ou mesmo escolher a qualidade

A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição: 1 – Aprovar o Código de Conduta dos Deputados à Assembleia da República,

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

Esta dissertação teve como objetivo analisar a formação docente a distância do Projeto Jovem Cientista, parte integrante do Projeto Jovem de Futuro (realizado

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção