• Nenhum resultado encontrado

MONITORIA DE ADMINISTRAÇÃO LISTA DE EXERCÍCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MONITORIA DE ADMINISTRAÇÃO LISTA DE EXERCÍCIOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

IGEPP – Instituto de Gestão, Economia e Políticas Públicas

E-mail:

contato@igepp.com.br

ADMINISTRAÇÃO

MONITORIA DE

ADMINISTRAÇÃO

LISTA DE EXERCÍCIOS

Processo Administrativo, Estratégia, Planejamento Estratégico e

Planejamento Baseado em Cenários

(2)

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, escreva, para cada item o código C, caso julgue o

item ; código E, caso julgue o item .

PROCESSO ADMINISTRATIVO

1. (CESPE/ANATEL/Analista Administrativo - Administração/2014) O planejamento estratégico pode ser considerado como a formalização das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas; o planejamento tático tem por objetivo a otimização dos resultados da empresa como um todo; e o planejamento operacional relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para se alcançá-los. Todos esses tipos de planejamento, portanto, estão associados aos níveis de decisão da organização. 2. (CESPE/ANATEL/Analista Administrativo - Administração/2014) Em qualquer processo de planejamento, independentemente da metodologia utilizada, devem ser considerados os planejamentos dos fins, de meios, organizacional, de recursos e, por fim, de implantação e controle.

3. (CESPE/STF/Analista/2013) A tarefa de definir a autoridade hierárquica para os empregados de uma organização insere-se no contexto da função administrativa de direção.

4. (CESPE/DETRAN-ES/Analista/2010) A adoção da departamentalização funcional é contraindicada caso a direção de um órgão público objetive criar, nos diversos setores desse órgão, estrutura de trabalho que favoreça o desenvolvimento da inovação e da criatividade.

5. (CESPE/INPI/Analista de Planejamento – Arquivologia/2013) O processo de planejamento é exclusivamente colaborativo, visto que os diversos atores que dele participam atuam conjuntamente para um mesmo fim. 6. (CESPE/CNJ/Técnico Judiciário – Área Administrativa/2013) A organização, antes de procurar alternativas, deve verificar se sua estratégia possibilita o crescimento em seu próprio ambiente, garantindo, assim, sua dinâmica estratégica.

7. (CESPE/TJ-AC/Analista Judiciário – Administração/2012) Em uma organização, o ato de planejar implica dedicação do setor administrativo e financeiro, pois é com base nas finanças que o gestor e os demais colaboradores podem avaliar a situação atual da empresa e seu futuro.

8. (CESPE/TJ-RO/Analista Judiciário - Administração/2012 - Adaptada) Maximizar os resultados e minimizar as deficiências são determinações que caracterizam o princípio da contribuição aos objetivos.

ERRADO

9. (CESPE/TJ-RO/Analista Judiciário - Administração/2012 - Adaptada) Segundo o princípio específico do planejamento integrado, todas as atividades envolvidas no planejamento

devem ser projetadas para que sejam executadas de forma interdependente.

10. (CESPE/TJ-RO/Analista Judiciário - Administração/2012 - Adaptada) Os planejamentos elaborados pelos diversos escalões de uma empresa devem ser integrados, em concordância com o princípio do planejamento participativo. 11. (CESPE/TJ-RO/Analista Judiciário - Administração/2012 - Adaptada) Os objetivos estabelecidos pela organização devem ser, de acordo com o princípio da contribuição aos objetivos, hierarquizados e alcançados em sua totalidade. 12. (CESPE/TJ-RO/Analista Judiciário - Administração/2012 - Adaptada) Consoante o princípio de maior penetração e abrangência, o planejamento deve sempre visar, em primeiro plano, ao cumprimento de todos os objetivos da empresa. 13. (CESPE/ANATEL/Analista/2009) O planejamento organizacional deve ser flexível a ponto de poder retroalimentar o sistema, com vista ao seu ajustamento, ainda que no seu transcurso.

14. (CESPE/MPS/Administrador/2009) O processo de planejamento propicia o amadurecimento organizacional. Nesse sentido, as variáveis autoridade e responsabilidade são diretamente proporcionais ao nível de planejamento abordado. 14. (CESPE/Caixa/Arquiteto/2006) O controle tem caráter de acompanhamento e uma visão punitiva para erros cometidos no processo administrativo.

15. (CESPE/Caixa/Arquiteto/2006) O controle tem caráter de acompanhamento e uma visão punitiva para erros cometidos no processo administrativo.

16. (CESPE/PRF/Técnico de Nível Superior/2012) Os processos administrativos são também chamados de funções administrativas ou funções gerenciais, sendo que os principais são planejamento, organização, direção, execução e controle. 17. (CESPE/FUB/Administrador/2015) Para assegurar a realização de objetivos organizacionais, o processo de controle deve comparar resultados alcançados com resultados esperados.

18. (CESPE/ANTAQ/Técnico/2014) Atribuir e alocar tarefas em departamentos são ações relacionadas à função administrativa de planejamento.

19. (CESPE/UNIPAMPA/Administrador/2013) Uma das funções do processo administrativo é o controle, cuja finalidade é o redirecionamento de ações quando o desempenho desvia dos padrões previamente estabelecidos. 20. (CESPE/CEHAP-PB/Administrador/2009) O processo administrativo envolve cinco funções, quais sejam, o planejamento, a organização, a liderança, a execução e o controle. No que tange à função planejamento, assinale a opção incorreta.

(3)

2 a) O planejamento permite antever cenários e possibilita à

empresa tomar atitudes proativas em relação ao futuro. b) Como processo, podem-se destacar os dados de entrada, o

planejamento em si e os produtos, quais sejam, os planos elaborados pela organização.

c) Como níveis de planejamento, tem-se os estratégicos, funcionais e operacionais.

d) Dado o custo da implantação do planejamento nas organizações, não deve ele, após enc , ser alterado, mesmo com a ocorrência de fatores antes não passíveis de consideração pela equipe encarregada de fazê-lo.

21. (CESPE/FUB/Administrador/2015) Estabelecer atribuições e responsabilidades entre unidades organizacionais e definir a estrutura com base no tipo de departamentalização e no tipo de organograma mais adequados para enfrentar os desafios já identificados são atividades que ocorrem no processo de direção.

22. (CESPE/TCDF/Analista/2014) A departamentalização por serviços no atendimento ao cidadão facilita a atividade fim e a cooperação interdepartamental, embora acarrete aumento de custo.

23. (CESPE/TCE-RS/Oficial de Controle Externo/2013) O planejamento, como função administrativa, envolve a identificação, a análise, a ordenação e o agrupamento das atividades e recursos, visando ao alcance de resultados. 24. (CESPE/MS/Administrador/2013) A estratégia e a tecnologia são as principais forças determinantes de uma estrutura organizacional e de departamentalização, uma vez que o ambiente é uma variável dinâmica, em permanente mudança, que não permite uma relação de dependência com a organização.

25. (CESPE/ANP/Analista/2013) Enquanto as atividades de planejamento e organização lidam com os aspectos mais concretos do processo administrativo, a atividade de direção é mais abstrata, pois consiste em lidar diretamente com as pessoas, influenciando-as e motivando- as constantemente para o trabalho.

26. (CESPE/PF/Agente/2012) Na estruturação do Departamento de Polícia Federal, composto de órgãos como as Diretorias Técnico-Científica, de Inteligência Policial, de Gestão de Pessoal e a de Administração e Logística Policial, entre outros, foi adotada a denominada departamentalização funcional.

27. (CESPE/EBC/Técnico/2011) O processo administrativo, que consiste em planejamento, organização, direção e controle, está em constante evolução, é contínuo, e não tem começo e fim definidos.

28. (CESPE/STF/Analista/2008) As funções administrativas, quando consideradas um todo integrado, formam o processo administrativo. O planejamento, a primeira dessas funções, define os objetivos e os planos para alcançá-los. Os

orçamentos são os planos relacionados com os recursos financeiros a serem obtidos e utilizados.

29. (CESPE/ANATEL/Técnico/2012) Comparar o desempenho alcançado com o previsto e adotar medidas corretivas são características do processo de controle.

30. (CESPE/INSS/Técnico/2008) Para que sejam efetivas, as funções administrativas de planejamento, direção, organização e controle devem ser impessoais.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIA

31. (CESPE/ICMBIO/Analista Administrativo/2014) Caso a situação atual seja diagnosticada e se estabeleçam os objetivos a serem alcançados, o planejamento estratégico terá cumprido seu objetivo.

32. (CESPE/MJ/Administrador/2013) O controle estratégico decorrente do planejamento estratégico envolve decisões relacionadas a alterações de objetivos estabelecidos em função de alterações ambientais.

33. (CESPE/MJ/Administrador/2013) O diagnóstico estratégico, considerado a primeira fase de um planejamento estratégico, baseia-se em uma análise interna da organização a fim de evidenciar suas deficiências e qualidades.

34. (CESPE/ANP/Analista Administrativo – Área 4/2013) No planejamento estratégico, a missão proporciona o referencial para o qual devem convergir todas as ações da organização. 35. (CESPE/ANP/Analista Administrativo – Área 4/2013) A visão de futuro desenvolvida no planejamento estratégico deve ser composta por um enunciado genérico, que seja aplicável a qualquer organização.

36. (CESPE/INPI/Analista de Planejamento – Arquivologia/2013) A análise da situação estratégica atual da organização, de seu ambiente interno e externo, bem como a elaboração de seu plano estratégico, constituem etapas obrigatórias do planejamento estratégico, que devem ser executadas em uma sequência determinada, visto ser a aleatoriedade prejudicial a todo processo de planejamento. 37. (CESPE/INPI/Analista de Planejamento – Arquivologia/2013) A missão é parte integrante da análise da situação estratégica, por meio da qual se estabelece o propósito ou a razão de ser da organização.

38. (CESPE/TJ-AC/Analista Judiciário – Administração/2012) A definição da missão da organização é o ponto principal para estabelecer macro estratégias e macro políticas, bem como orientar o desenvolvimento da instituição.

39. (CESPE/TJ-AC/Analista Judiciário – Administração/2012) O fato de uma organização definir objetivos e metas em decisão top-down dificulta a execução da estratégia, pois o não compartilhamento das decisões em todos os níveis hierárquicos envolvidos prejudica o envolvimento da equipe. 40. (CESPE/TJ-AL/Analista Judiciário - Área Administrativa/2012) A definição do motivo central do

(4)

planejamento estratégico, que representa a razão de ser da organização, é o que se denomina:

a) estratégia organizacional. b) cenário estratégico. c) visão organizacional. d) objetivos estratégicos. e) missão organizacional.

(CESPE/ANAC/Analista Administrativo/2012) Ao elaborar

seu planejamento estratégico para fixação de objetivos, a empresa de aviação TKX fixou uma série de aspectos do ambiente interno e externo à empresa e chegou às seguintes conclusões: o capital para novos investimentos é insuficiente, a frota de aeronaves encontra-se com idade avançada, os funcionários são altamente qualificados, a concorrência com outras empresas que estão realizando fusões com companhias internacionais está acirrada e o governo federal pretende liberar uma linha de crédito para empresas de aviação que possuam projetos de expansão bem definidos e com período de implementação de curto prazo.

41. (CESPE/ANAC/Analista Administrativo/2012) Um fator crítico de sucesso da estratégia definida para aumento do número de aeronaves é o pequeno capital para investimento existente na TKX.

42. (CESPE/ANAC/Analista Administrativo/2012) A possibilidade de o governo liberar uma linha de crédito para empresas de aviação que possuam projetos de expansão é um exemplo de oportunidade a ser considerada na análise estratégica de cenários.

43. (CESPE/Correios/Analista/2011) O planejamento estratégico define metas e planos de trabalho tanto para a alta gerência quanto para a gerência média das organizações. 44. (CESPE/Correios/Analista/2011) Há relação de encadeamento entre o planejamento estratégico, o tático e o operacional: o planejamento operacional especifica as etapas de ações para se alcançarem as metas operacionais, as quais sustentam as atividades do planejamento estratégico.

45. (CESPE/Correios/Analista/2011) A missão de uma organização é a sua razão de existir, motivo pelo qual a declaração de missão apresenta definição ampla do escopo de negócios e operações básicas da organização, aspectos que a diferenciam dos tipos similares de organizações.

(CESPE/MPU/Analista Administrativo/2010) No processo

de elaboração do planejamento estratégico de determinada organização pública, produziu-se, por meio da análise SWOT, diagnóstico em que constavam os seguintes aspectos:

I - falta de capacitação dos servidores;

II - possíveis restrições orçamentárias impostas pelo governo; III - existência de potenciais empresas privadas interessadas em realizar parcerias;

IV - eficiência dos processos de apoio;

V - necessidade de melhorar o atendimento ao cidadão; VI - necessidade de maior número de servidores alocados na atividade-fim do órgão para a melhoria da qualidade de atendimento ao cidadão;

VII - necessidade de fusão de três setores de apoio para a alocação de mais servidores na atividade-fim.

Considerando as informações acima apresentadas, julgue os itens que se seguem, acerca de planejamento estratégico. 46. (CESPE/MPU/Analista Administrativo/2010) A melhoria do atendimento ao cidadão, descrita no aspecto V, é exemplo de objetivo.

47. (CESPE/MPU/Analista Administrativo/2010) A satisfação da necessidade descrita no aspecto VI é exemplo de fator crítico de sucesso.

48. (CESPE/MPU/Analista Administrativo/2010) A satisfação da necessidade descrita no aspecto VII é exemplo de estratégia.

49. (CESPE/SERPRO/Analista – Gestão Empresarial/2008) Há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização.

50. (CESPE/SERPRO/Analista – Gestão Empresarial/2008) Considere que a opção recaia por metodologia de planejamento estratégico que utilize o diagnóstico estratégico como uma das fases. Então, nessa fase ocorrerá a avaliação se os sistemas, métodos e processos da organização se constituírem em aspectos positivos ou negativos para a obtenção dos resultados esperados e se a capacitação e as atitudes dos empregados forem adequadas aos desafios organizacionais.

51. (CESPE/SERPRO/Analista – Gestão Empresarial/2008) Serão obtidos melhores resultados para a organização se as metodologias de planejamento estratégico forem implementadas exatamente como foram estabelecidas pelos seus autores, na teoria.

52. (CESPE/TRE-AL/Técnico Judiciário – Área Administrativa/2004) O diagnóstico estratégico, uma das principais etapas do processo de planejamento estratégico, está intimamente relacionado com a definição das estratégias e políticas da empresa. Essa definição deverá preceder o diagnóstico estratégico.

53. (CESPE/Polícia Federal/Escrivão/2004) Uma das etapas mais importantes da elaboração do planejamento estratégico é o diagnóstico estratégico, em que a organização, logo após definir suas políticas e estratégias, levanta e analisa seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

54. (CESPE/SERPRO/ANALISTA-NEGÓCIOS EM TI/NS/2010) Na matriz SWOT, a existência de colaboradores com formação especializada em área de interesse da organização é vista como exemplo de força.

(5)

4 55. (CESPE/SERPRO/ANALISTA-NEGÓCIOS EM

TI/NS/2010) O aumento de preços dos produtos e serviços de que a organização necessita para desempenhar as suas atividades é um exemplo de fraqueza, segundo a matriz SWOT.

56. (CESPE/SEBRAE/Analista/2010) Suponha que o dono de uma padaria em franco crescimento disponha de uma excelente equipe de padeiros. Nessa situação, a constatação da excelência dessa equipe, em uma análise SWOT, é considerada oportunidade.

57. (CESPE/INMETRO/ANALISTA-G.PUBLICA/NS/2010) Com relação à abordagem SWOT  do acrônimo strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades), threats (ameaças) , assinale a opção correta. a) No processo de elaboração de estratégias competitivas, as

empresas devem analisar, de forma secundária, os aspectos relativos ao ambiente externo.

b) Os stakeholders das organizações compõem uma categoria central na análise do ambiente interno.

c) A oportunidade consiste em uma circunstância que, se bem explorada no ambiente organizacional, contribui para a redução da competitividade estratégica.

d) A capacidade de inovação no ambiente organizacional é considerada uma ameaça à estratégia competitiva de uma empresa, visto que desestabiliza as estratégias elaboradas. e) Recursos tangíveis, tais como os financeiros,

organizacionais, físicos e tecnológicos, são ativos que podem ser distinguidos e quantificados.

58. (CESPE/INMETRO/PESQUISADOR-22/NS/2010) Considere que certa empresa que fabrica produtos da linha infantil, durante o processo de planejamento estratégico, tenha feito o levantamento de alguns dados visando à análise SWOT. Nesse caso, os dados obtidos acerca do envelhecimento da população brasileira e da diminuição da taxa de natalidade devem ser tratados como:

a) ameaça. b) ponto forte. c) ponto fraco. d) oportunidade. e) ponto neutro. 59. (CESPE/INMETRO/PESQUISADOR-25/NS/2010) Com relação à análise da matriz FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), assinale a opção correta.

a) Indisponibilidade de recursos financeiros pode ser considerada uma fraqueza da empresa.

b) A localização estratégica da empresa pode ser considerada uma oportunidade para a empresa.

c) A existência de poucos concorrentes na região pode ser considerada uma força da empresa.

d) Impostos elevados e exigências legais rigorosas podem ser considerados fraquezas da empresa.

e) Custos de manutenção elevados podem ser considerados uma ameaça para a empresa.

60. (CESPE/DPF/Agente/2012) A matriz SWOT consiste em ferramenta típica de planejamento operacional.

61. (CESPE/EBC/Analista/Administração) Os obstáculos à consecução de estratégias de uma organização são denominados, segundo a matriz FOFA, fraquezas, que constituem aspectos sobre os quais os gestores não têm controle.

(CESPE/MPU/Analista Administrativo/2010) No processo

de elaboração do planejamento estratégico de determinada organização pública, produziu-se, por meio da análise SWOT, diagnóstico em que constavam os seguintes aspectos: I falta de capacitação dos servidores; II possíveis restrições orçamentárias impostas pelo governo; III existência de potenciais empresas privadas interessadas em realizar parcerias; IV eficiência dos processos de apoio; V necessidade de melhorar o atendimento ao cidadão; VI necessidade de maior número de servidores alocados na atividade-fim do órgão para a melhoria da qualidade de atendimento ao cidadão; VII necessidade de fusão de três setores de apoio para a alocação de mais servidores na atividade-fim. Considerando as informações acima apresentadas, julgue os itens que se seguem, acerca de planejamento estratégico. 62. (CESPE/MPU/Analista Administrativo/2010) O aspecto I é exemplo de ameaça.

63. (CESPE/MPU/Analista Administrativo/2010) O aspecto II é exemplo de fraqueza.

64. (CESPE/MPU/Analista Administrativo/2010) O aspecto III é exemplo de força.

65. (CESPE/MPU/Analista Administrativo/2010) O aspecto IV é exemplo de oportunidade.

66. (CESPE/ANP/Analista Administrativo - Área 4 - 2013) Considere que, após a realização da análise SWOT, a equipe de planejamento da empresa X tenha verificado que a maior parte dos seus consumidores reside em países que estão em crise econômica e que, por esse motivo, devem reduzir a compra de produtos fornecidos pela empresa X. No entanto, a referida organização apresenta pontos fortes dominantes. Baseando-se apenas nesse contexto, é correto afirmar que a organização deve adotar a postura estratégica de manutenção. 67. (CESPE/ANP/Analista Administrativo - Área 4 - 2013) A análise SWOT consiste em uma ferramenta própria para a elaboração do planejamento operacional, que possibilita a avaliação da adequação das etapas previstas em cada procedimento.

(6)

68. (CESPE/ANP/Analista Administrativo - Área 4 - 2013) Considere que um fornecedor internacional indique a possibilidade de não cumprir o contrato de fornecimento de equipamentos celebrado com uma empresa de petróleo. Nesse sentido, essa situação deve ser considerada, pela equipe de planejamento da referida empresa, como um exemplo de ameaça.

69. (CESPE/TRT-10 - DF/TO/ Analista Judiciário/2013) A alavancagem é uma estratégia oriunda da combinação entre os pontos fortes e as oportunidades identificados na análise SWOT.

70. (CESPE/TJ-AC/Analista Judiciário - Administração/2012) A análise situacional das forças e fraquezas pela matriz SWOT permite ver a situação da organização frente ao ambiente, ou seja, os aspectos positivos e negativos que devem ser aprimorados pela empresa.

71. (CESPE/ANAC/Analista Administrativo/2012) No cenário denominado manutenção tem-se a preponderância de forças em contraposição às ameaças.

72. (CESPE/TJ-RO/Analista Judiciário - Administração/2012 - Adaptada) Com relação à análise dos ambientes externo e interno de uma organização, assinale ou : Na análise externa, os pontos fortes e fracos de uma empresa devem ser determinados por meio da relação entre os segmentos de mercados e a atual posição dos produtos ou serviços dessa empresa.

73. (CESPE/TJ-RO/Analista Judiciário - Administração/2012 - Adaptada). Com relação à análise dos ambientes externo e interno de uma organização, assinale ou : Quanto menos uma empresa conhece sobre seu concorrente, menor o risco estratégico dessa empresa em face das estratégias do concorrente.

74. (CESPE/TJ-RO/Analista Judiciário - Administração/2012 - Adaptada). Com relação à análise dos ambientes externo e interno de uma organização, assinale ou : Ameaças são fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, podendo ser controladas antes de prejudicarem o desenvolvimento das empresas.

75. (CESPE/TJ-RO/Analista Judiciário - Administração/2012 - Adaptada) Os pontos fortes e fracos correspondem a variáveis controláveis por uma empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças correspondem a variáveis não controláveis.

76. (CESPE/ANS/Analista Administrativo/2013) Em uma análise SWOT, o baixo número de especialistas em regulação de saúde suplementar é considerado uma ameaça.

77. (CESPE/Telebras/Especialista em Gestão de Telecomunicações – Administrativo/2013) Ao realizar a análise SWOT no processo de planejamento, a organização deve identificar as variáveis externas, mesmo sabendo que elas não poderão ser controladas.

78. (CESPE/UNIPAMPA/Administrador/2013) A missão da organização é estática, para que não ocorra desvio de finalidade em relação ao ramo de negócio estabelecido. 79. (CESPE/TCDF/Analista/2014) Na análise SWOT, considera-se ameaça algo que existe internamente na organização e que pode impactar negativamente no cumprimento da missão como, por exemplo, uma equipe de colaboradores pouco capacitada.

80. (CESPE/FUB/Psicólogo Organizacional/2015) O planejamento estratégico, na gestão de pessoas, deve incluir o diagnóstico de aspectos intrínsecos e extrínsecos à organização.

81. (CESPE/STJ/Analista/2015) Embora não exista uma metodologia universalmente aceita, é muito utilizado o planejamento estratégico em quatro fases básicas, quais sejam: elaboração do diagnóstico estratégico; definição da missão da empresa; determinação de instrumentos prescritivos e quantitativos; e controle e avaliação.

82. (CESPE/TCU/AFCE/2015) Se comparada à matriz SWOT, a matriz GUT apresenta maior aplicabilidade ao planejamento estratégico por considerar os fatores gravidade, urgência e tendência no apoio à análise e na gestão de problemas e, consequentemente, possibilitar mais riqueza no suporte à produção de cenários de curto, médio e longo prazos.

83. (CESPE/STJ/Analista/2015) Embora não exista uma metodologia universalmente aceita, é muito utilizado o planejamento estratégico em quatro fases básicas, quais sejam: elaboração do diagnóstico estratégico; definição da missão da empresa; determinação de instrumentos prescritivos e quantitativos; e controle e avaliação.

84. (CESPE/TCU/AFCE/2015) Uma organização não contrariará a natureza do seu campo de atuação, caso atue estrategicamente em uma área de negócio fora da abrangência de sua missão.

85. (CESPE/FUB/Jornalista/2015) O planejamento estratégico pressupõe como etapa inicial, e fundamental, a análise dos ambientes externos e internos.

86. (CESPE/CGE-PI/Auditor Governamental/2015) No planejamento estratégico, a missão organizacional corresponde à finalidade de uma organização, como, por exemplo, o aumento das vendas para a classe baixa.

87. (CESPE/CGE-PI/Auditor Governamental/2015) De acordo com o planejamento estratégico, os erros ocorridos no desenvolvimento de um produto são descartados assim que detectados, o que agiliza o desenvolvimento de novo produto. 88. (CESPE/MPOG/Administrador/2015) Em relação ao processo de planejamento estratégico, usualmente rejeitam-se as questões relativas à aquisição e à alocação de recursos como fator relevante, sendo essa etapa um subproduto do planejamento, mas não um elemento integrante do plano propriamente dito.

(7)

6 89. (CESPE/TCU/AFCE-TI/2015) A técnica de

estabelecimento da estratégia por força diretiva pressupõe que cada empresa tenha uma orientação sobre a direção que deve ser seguida.

90. (CESPE/FUB/Relações Públicas/2015) A área de relações públicas está também vinculada à área administrativa, uma vez que faz a ligação entre o público e a organização, trazendo insumos para o planejamento estratégico organizacional. 91. (CESPE/FUB/Relações Públicas/2015) Atualmente, a área de relações públicas assume função eminentemente técnica, sendo utilizada, dentro do planejamento estratégico, como ferramenta de comunicação.

92. (CESPE/TRE-GO/Técnico Judiciário/2015) O conjunto de decisões que determinam o desempenho das organizações no curto prazo constitui o planejamento estratégico. No médio ou longo prazo, esse conjunto é denominado gestão estratégica. 93. (CESPE/STJ/Técnico Judiciário/2015) Antes das estratégias para o alcance dos objetivos, a empresa deve definir sua missão organizacional, ou seja, seu objetivo principal a ser perseguido: o ponto ao qual ela deverá chegar no futuro próximo ou distante.

94. (CESPE/FUB/Relações Públicas/2015) Apesar das claras diferenças entre o desenvolvimento de estratégias voltadas para o planejamento racional e a visão de estratégia emergente, ambas as propostas concordam que é por meio da formulação de estratégias que a organização interage com seu meio e que os objetivos conectam-se às atividades gerenciais. 95. (CESPE/MPOG/Técnico de Nível Superior/2015) Os pontos fortes e os pontos fracos representam as variáveis controláveis pela organização, pois integram seu ambiente interno; já as oportunidades e ameaças, que integram o ambiente externo à organização, representam variáveis incontroláveis; assim, as ameaças não podem ser enfrentadas por nenhuma forma de atuação crítica da organização.

96. (CESPE/MPOG/Analista em TI/2015) O planejamento estratégico pode ser desenvolvido por meio das seguintes etapas: determinação dos objetivos; análise ambiental externa; análise organizacional interna; formulação das alternativas estratégicas e escolha das estratégias; elaboração do planejamento e sua implantação mediante planos táticos e planos operacionais.

97. (CESPE/MPOG/Analista Técnico Administrativo/2015) Se uma empresa antevir que não conseguirá manter o nível de qualidade de um de seus produtos devido à falta de uma matéria-prima no mercado, a qual é insubstituível em médio prazo, essa falta, de acordo com a matriz SWOT, constituirá um ponto fraco para a empresa em questão.

98. (CESPE/MPOG/Analista Técnico Administrativo/2015) Segundo a matriz SWOT, a incerteza diante da execução de um projeto afeta particularmente o seu planejamento, o que se relaciona a oportunidades ou ameaças; já a complexidade do projeto afeta particularmente seu controle e se refere a pontos fortes ou pontos fracos de uma empresa em relação ao projeto considerado.

99. (CESPE/MPOG/Analista Técnico Administrativo/2015) De acordo com a matriz SWOT, uma empresa sofre uma ameaça quando, por exemplo, mesmo possuindo um excelente atendimento técnico, ela não consegue atingir excelência em seus serviços devido à falta, na sua região de atuação, de mão de obra especializada em atendimento receptivo e informativo ao público.

100. (CESPE/CGE-PI/Auditor Governamental/2015) A matriz SWOT é uma ferramenta utilizada para análise do ambiente interno da organização, com vistas a identificar oportunidades e ameaças. Embora seja também utilizada para análise do ambiente externo, tal uso não é recomendado, devido à fragilidade dessa ferramenta.

101. (CESPE/STJ/Analista Judiciário/2015) Entre as estratégias organizacionais mais praticadas, destacam-se a estratégia de sobrevivência, para quando o ambiente e a empresa estiverem em situação inadequada ou apresentarem perspectivas caóticas; a estratégia de manutenção, para o caso de a empresa identificar um ambiente com ameaças, mas dispor de uma série de pontos fortes; a estratégia de crescimento, para quando a empresa tiver predominantemente pontos fracos, mas o ambiente proporcionar situações favoráveis; e a estratégia de desenvolvimento, para quando houver predominância de pontos fortes e de oportunidades. 102. (CESPE/CGE-PI/Auditor Governamental/2015) Considere que, em um tribunal regional eleitoral, haja pequena quantidade de profissionais com conhecimento profundo na área de direito eleitoral e que, nesse mesmo tribunal, seja feito um planejamento estratégico com uso de análise SWOT. Nessa situação, de acordo com os princípios desse tipo de análise, a carência de especialistas deve ser considerada uma ameaça ao cumprimento da missão do tribunal.

103. (CESPE/STJ/Analista Judiciário/2015) A matriz SWOT objetiva analisar o ambiente externo e o interno. A organização que a utilizar deve primeiramente observar seus pontos fortes e fracos para, então, identificar as oportunidades e ameaças do mercado, visto que a análise de ambiente externo deve ser precedida da análise de ambiente interno. 104. (CESPE/CGE-PI/Auditor Governamental/2015) A matriz SWOT ajuda uma empresa a usar suas próprias forças, diminuir fraquezas, aproveitar oportunidades e vislumbrar riscos ou ameaças ao seu negócio.

PLANEJAMENTO BASEADO EM CENÁRIOS

105. (CESPE/MS/Administrador/2013) Uma das técnicas de prospecção do futuro utilizadas no planejamento organizacional é o método delfos, cujo foco é a previsão tecnológica e a identificação de tendências.

106. (CESPE/MPOG/Analista em TI/2015) Ao possibilitar a visão antecipada de mudanças relevantes, a análise prospectiva faz que os planejamentos estratégicos e os de longo prazo sejam definidos considerando-se que o futuro a ser planejado não apresenta descontinuidades e rupturas.

(8)

107. (CESPE/FUB/Administrador/2013) No processo de planejamento, a construção de cenários, também conhecida como método Delfos, é uma técnica de prospecção do futuro que assume a forma de pesquisa de opinião, focalizada em um assunto específico.

108. (CESPE/CNPQ/Analista em CT/2011) A análise prospectiva na referida área possibilita que se conheçam fatores que desencadeiam o seu processo de evolução, promovem as transformações e focalizam as mudanças, por meio da identificação e da avaliação de cenários, macroambientes e possibilidades futuras, bem como da oferta de importantes subsídios para tomadas de decisão.

109. (CESPE/SERPRO/Analista em Gestão Empresarial/2008) A análise de séries temporais na elaboração de cenários pressupõe que situações passadas se repetirão no futuro.

(CESPE/SERPRO/Analista em Gestão Empresarial/2008) A partir da figura acima que descreve, graficamente, o resultado da análise de cenários, julgue os próximos itens.

110. (CESPE/SERPRO/Analista em Gestão Empresarial/2008) A análise de cenários apresentada na figura foi realizada em ambiente de grande imprevisibilidade de mudanças e de difícil previsão de tendências.

111. (CESPE/SERPRO/Analista em Gestão Empresarial/2008) Infere-se da figura que a linha B apresenta a tendência mais provável de ocorrer; a linha A, a tendência em uma visão otimista; e a linha C, a tendência em uma visão pessimista.

112. (CESPE/SERPRO/Analista em Gestão Empresarial/2008) A extrapolação de tendências em séries temporais oferece um método extremamente confiável de previsão ambiental para a construção de cenários.

113. (CESPE/INSS/Analista do Seguro Social/2008) As mudanças previstas para 2050 na estrutura da população brasileira demandam um consistente processo de planejamento, que pressupõe o desenvolvimento de premissas quanto às condições futuras. Como a organização Previdência Social opera em ambientes complexos, devem ser gerados cenários alternativos para as futuras ações, analisando-se o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos.

114. (CESPE/INPI/Analista em Planejamento/2013) O método Delfos e a análise de séries temporais constituem métodos de prospecção de futuro que se baseiam na premissa de que o futuro é continuação do passado.

115. (CESPE/TCU/AFCE/2015) A teoria geral de sistemas baseia-se no princípio de que, nas empresas, nada é absoluto, tudo é relativo, dependendo de variáveis que geralmente são incontroláveis, por estarem em seu ambiente externo, especialmente na prospecção de cenários e mercados.

Referências

Documentos relacionados

Nevertheless, 80 % or 100 % of voltage (that will define the power) are suitable to be used to thermally activate the spring, as it gives about 30 to 60 seconds of

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Objetivos - Avaliar a prevalência de anemia e seus determinantes entre crianças de 2 a 5 anos de idade, atendidas pelo programa Estratégia Saúde da Família ESF; analisar a

Com base nos dados levantados por esta pesquisa, demonstra-se que as usinas A, B, C e D, possuem os requisitos necessários para a competitividade sustentável e, que

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

Na figura seguinte apresenta-se o aspecto de uma folha de cálculo com esta informação, mais texto adicional que apenas serve para nos ajudar a compreender o que está em cada sítio