• Nenhum resultado encontrado

XP40. Diretrizes de retrofit para conversão de sistema de HCFC-22 para Opteon XP40. Fluido Refrigerante. Introdução

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XP40. Diretrizes de retrofit para conversão de sistema de HCFC-22 para Opteon XP40. Fluido Refrigerante. Introdução"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

XP40

Fluido Refrigerante

Diretrizes de retrofit para conversão de sistema de

HCFC-22 para Opteon™ XP40.

Introdução

Opteon™ XP40 é um fluido refrigerante com baixo potencial de aquecimento global (GWP) à base de hidrofluorolefinas (HFO), desenvolvido como substituto direto do HCFC-22 (R-22) e do R-404A / R-507 em sistemas de deslocamento positivo, expansão direta, para média e baixa temperatura, e para aplicações industriais.

Opteon™ XP40 é o nome comercial registrado para a mistura de HFC-32/HFC-125/HFC-134a/HFO-1234yf (24,3/24,7/25,7/25,3 % em massa) com nomenclatu-ra ASHRAE R-449A. Está comercialmente disponível tanto para o retrofit de equipamentos com R-22 ou R-404A/R-507, quanto em novos equipamentos. Opteon™ XP40 oferece melhores propriedades ambien-tais quando comparado ao R-22 e ao R-404A / R-507, com um GWP* de 1282 (vs. 1760 do R-22, 3943 do R-404A e 3985 do R-507) e potencial de degradação da camada de ozônio (ODP) nulo.

Usando estas diretrizes para o retrofit, sistemas de refri-geração com expansão direta que usam R-22 podem ser convertidos para operação com Opteon™ XP40, permitindo que os equipamentos continuem a funcionar de maneira segura e eficiente, com impacto ambiental muito reduzido.

* GWP = AR5 – Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Informações Importantes sobre Segurança

Assim como os fluidos refrigerantes Freon™, Opteon™ XP40 é seguro quando manuseado adequadamente. No entanto, qualquer fluido refrigerante pode causar ferimen-tos ou até mesmo ser fatal se manuseado incorretamente. Antes de utilizar qualquer fluido refrigerante, analise as orientações abaixo e consulte a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) do produto,

incluindo recomendações de equipamentos de proteção individual. No mínimo, luvas e óculos de segurança apro-priados devem ser utilizados.

• Não trabalhe em locais com altas concentrações de va-por de fluidos refrigerantes. Sempre mantenha ventila-ção adequada na área de trabalho. Não inale vapores de fluidos refrigerantes. Não inale vapores de lubrificantes de sistemas com vazamento. Em caso de vazamento, ventile bem a área antes de reparar o equipamento. • Não utilize detectores portáteis de vazamento para

verifi-car se há ar respirável em ambientes de trabalho fechados. Esses detectores não são projetados para determinar se a qualidade do ar é segura para a respiração humana. Utilize monitores de oxigênio para garantir a presença de uma concentração de oxigênio adequada para vida.

• Não utilize chamas ou tochas halogenadas para localizar vazamentos. Qualquer fluido refrigerante de fluorcarbo-nos, na presença de chama aberta (ex.: tochas haloge-nadas ou maçaricos para brasagem), pode decompor e formar compostos ácidos perigosos. As tochas haloge-nadas não são eficazes na detecção de vazamentos de fluidos HFO/HFC já que detectam cloro, que não está presente no Opteon™ XP40. Utilize um detector de vaza-mento eletrônico projetado para verificar a presença do fluido refrigerante que você está usando.

Caso detecte uma mudança visível no tamanho ou cor da chama de um maçarico de brasagem durante a manu-tenção de um equipamento, interrompa imediatamente o trabalho e deixe o local. Ventile bem a área e estan-que qualestan-quer vazamento de fluido refrigerante antes de retomar o trabalho. Essas mudanças na chama podem ser um indício de concentrações muito altas de fluido refri-gerante, de modo que, prosseguir com o trabalho sem a presença de uma ventilação adequada pode causar danos à saúde ou morte.

(2)

Condições de Média Temperatura

TCondensador = 40ºC, TEvaporador = -30ºC, Subresfriamento = 4 K, Temp. Retorno de Gás = 10ºC, Eficiência do Compressor = 70%

Refrigerante (psig)Evap (psig)Cond Descarga (ºC)Temp. Glide Médio(K) Cap (kJ/m³) Cap Relativopara R-22 COP COP Relativopara R-22 Fluxo de Massa(kg/s) Relativo para R-22Fluxo de Massa

R-22 (sem inj. liq.) 0 208 132 1084 1091,7 100% 1,779 100% 0,6169 100% R-22 (com inj. liq.) 121* 1024 94% 1,682 94% 0,5828 94% Opteon™ XP40 10,5 240 105 1069 1065,6 99% 1,691 95% 0,6615 107% (vs. R-22

com inj. liq.) 104% 100% 114%

Condições de Média Temperatura

TCondensador = 40ºC, TEvaporador = -10ºC, Subresfriamento = 4 K, Temp. Retorno de Gás = 10ºC, Eficiência do Compressor = 70%

Refrigerante (psig)Evap (psig)Cond Descarga (ºC)Temp. Glide Médio(K) Cap (kJ/m³) Cap Relativopara R-22 COP COP Relativopara R-22 Fluxo de Massa(kg/s) Relativo para R-22Fluxo de Massa

R-22 37,0 208 105 0,0 2377 100% 2,939 100% 1,2761 100%

Opteon™

XP40 41,5 240 88 4,6 2489 99% 2,831 96% 1,4213 111%

Tabela 1. Dados de Comparação de Desempenho

Observação: Qualquer fluido refrigerante pode ser perigoso se não utilizado corretamente. Os riscos incluem líquido ou vapor sob pressão e queimaduras por frio em caso de vaza-mento de líquidos.

A superexposição a altas concentrações de vapor de fluido refrigerante pode causar asfixia e parada cardíaca. Antes de manusear qualquer fluido refrigerante, tome co-nhecimento sobre todas suas informações de segurança. Consulte a FISPQ do Opteon™ XP40 para informações de segurança mais especificas. O Boletim de Segurança Chemours AS-1 também fornece informações adicionais sobre o manuseio seguro de fluidos refrigerantes.

Inflamabilidade

Opteon™ XP40 não é inflamável. Foi atribuído uma classi-ficação de segurança A1 nos termos da norma 34 ANSI/ ASHRAE. Contudo, como todos os HFCs que contém misturas, Opteon™ XP40 não deve ser misturado com ar para verificação de vazamentos no sistema.

Informações Gerais sobre Retrofit – R-22

para Opteon™ XP40

Performance Esperada para Opteon™ XP40 vs.

R-22

Baseada em análises de ciclos termodinâmicos, a Tabela 1, fornece uma comparação entre o R-22 e o Opteon™ XP40 para uma série de fatores importantes de desempenho. O desempenho de um sistema específico depende de inúmeros fatores, incluindo condições do equipamento e do ambiente operacional.

Modificações no Sistema

Lubrificante

Para a maioria dos sistemas que operam em R-22, os lubri-ficantes utilizados são o óleo mineral (OM) ou alquilbenzeno (AB), entretanto, devido à redução gradual do R-22, há alguns sistemas que agora utilizam poliol éster (POE), para facilitar futuro retrofit do sistema para refrigerantes HFC ou HFO. Lubrificantes POE são recomendados para uso na maioria dos sistemas HFC e HFO. Se o sistema com R-22 atual-mente usa lubrificante POE, este deve ser apropriado para uso com Opteon™ XP40. Caso haja alguma dúvida sobre o lubrificante POE, ou testes que indiquem sua contami-nação ou se possuir alta concentração de ácidos, então o lubrificante deve ser trocado. Consulte o fabricante de

(3)

compressores para recomendações específicas sobre a viscosidade ou marca do lubrificante.

Cuidados especiais devem ser tomados ao manusear os lubrificantes POE, devido à sua tendência de absorver água. O contato com o ar deve ser minimizado, e o lubrifi-cante deve ser armazenado em container de metal selado. A mudança para lubrificante POE é recomendada quando a conversão para Opteon™ XP40 estiver sendo feita de um sistema R-22 com lubrificante OM ou AB. Para alcan-çar a miscibilidade equivalente após o retrofit do sistema, o lubrificante OM ou AB residual deve ser equivalente ou 5% do peso, ou menos. O residual de OM/AB permitido é altamente dependente da configuração do sistema e das condições de operação. Se o sistema mostrar sinais insatisfatórios de transferência de calor no evaporador ou pouco óleo retornando ao compressor, será necessária futura redução na quantidade residual de OM/AB.

Uma série de sucessivas mudanças de lubrificante usando POE pode normalmente reduzir a concentração e OM/ AB para níveis baixos. Os fabricantes de lubrificantes têm desenvolvido testes de métodos confiáveis para determi-nação da porcentagem em massa de OM no lubrificante POE. Consulte o fabricante de lubrificantes para recomen-dações sobre o método de teste.

Filtro Secador

Troque o filtro secador durante o retrofit. Este é um procedimento de rotina durante a manutenção dos equi-pamentos do sistema. Há dois tipos de filtros secadores comumente usados, os de núcleo sólido e de enchimento solto. Substitua o filtro secador pelo mesmo tipo que está sendo utilizado no sistema. A etiqueta do filtro secador indicará que tipos de fluidos refrigerantes poderão ser utilizados com ele. Selecionar um filtro secador especifi-cado para trabalhar com fluidos refrigerantes HFO (Muitos dos filtros secadores vendidos atualmente são “universais” – Funcionarão com a maioria dos fluidos refrigerantes a base de fluorcarbonos). Verifique com seu distribuidor de fluidos refrigerantes Chemours o filtro secador correto para uso em seu sistema.

Componentes Elastoméricos

R-22 (e, em menor extensão, blendas contendo R-22) interagem de forma relativamente forte com muitos elastômeros, causando significante dilatação e frequen-temente, com o passar do tempo, considerável aumento de dureza. Opteon™ XP40, assim como qualquer outro refrigerante HFC ou HFO, não possui efeito tão forte em

elastômeros comumente usados como vedação nos siste-mas de refrigeração. Como resultado, ao efetuar o retrofit de R-22 para um alternativo HFC ou HFO, é possível que ocorram vazamentos nos selos de elastômeros que estavam previamente expostos ao refrigerante R-22. Isso não é um problema atribuído especificamente para o uso de Opteon™ XP40. Tais vazamentos nos selos têm sido reportados ao substituir o R-22 por outros refrigerantes HFC, como o R-407A/C ou R-404A.

Componentes comumente afetados: válvula Schrader, gaxetas do nível do tanque de líquido, válvulas solenoides, válvulas esferas, flanges de selagem e alguns canais de vedação em compressores open drive. Vazamentos não ocorrem em todo sistema que passa por retrofit, e, na prática, é difícil de prever se irão ocorrer (A experiência mostra que quanto mais velho o sistema, maior a probabi-lidade de ocorrer vazamentos após o retrofit).

Como consequência, recomenda-se realizar a alteração de selos elastoméricos e gaxetas, como um procedimento de rotina, durante o retrofit, particularmente em selos de sistemas críticos (aqueles que irão requerer remoção da carga de refrigerante para substituição do selo, por exem-plo, receptores de líquido, aumento da pressão do lado de alta, etc.). Também é recomendado possuir selos extras disponíveis para outros componentes durante o reinicio do sistema. O mesmo tipo de selo pode ser usado, somente deverá ser um novo, que não esteve em contato anterior-mente com o sistema com R-22. Um rigoroso controle de vazamento pré e pós retrofit irá minimizar qualquer perda de fluido refrigerante. Obviamente qualquer selo onde seja constatado o vazamento anteriormente ao retrofit deve ser substituído durante o procedimento.

Compressor

O desempenho geral do sistema (capacidade e eficiência energética) será semelhante ao operar com o Opteon™ XP40, da mesma forma quando comparado ao R-22. Pressões de sucção e descarga do compressor para Opteon™ XP40 serão diferentes do R-22 e pode ser ne-cessário ajuste do setpoint de pressão e das configurações dos dispositivos de segurança do sistema, para evitar ultra-passar os limites de funcionamento do mesmo. Consulte o fabricante do sistema para orientação específica.

Opteon™ XP40 possui temperaturas de descarga levemente menores (8,4 a 5,6 °C) do que o R-22. Mais uma vez, consul-te seu fabricanconsul-te de compressores para obconsul-ter detalhes sobre o funcionamento do seu compressor com Opteon™ XP40.

(4)

Dispositivo de Expansão

Opteon™ XP40 possui uma taxa de fluxo de massa leve-mente maior (~7-11%) do que o R-22, mas deve estar dentro da faixa de trabalho do dispositivo usado e insta-lado com R-22, e não deve exigir substituição. Pode ser necessário algum ajuste na (s) válvula (s) de expansão, a fim de redefinir superaquecimento após a conversão do sistema. Use a tabela de pressão-temperatura (valores de ponto de orvalho [vapor saturado]) no final deste guia para uma correta medição e ajuste do superaquecimento. Se você tiver outras dúvidas, consulte o fabricante do dispositivo de expansão para corrigir dimensionamento da válvula e ajustes no superaquecimento.

Dimensionamento de Linha

Opteon™ XP40 possui uma taxa de fluxo de massa e den-sidade levemente maior do que o R-22. É recomendado que o dimensionamento da linha atual seja verificado para assegurar que a pressão do sistema caia e as velocida-des estejam aceitáveis com o novo fluido refrigerante. O dimensionamento correto da tubulação é importante a fim de assegurar a capacidade de refrigeração adequada e retorno do óleo suficiente para o compressor.

Condensador e Evaporador

Devido às diferenças de pressão de sucção entre o Opteon™ XP40 e R-22, pode ser necessário redefinir os controladores de pressão para que o sistema opere corretamente. A pressão de descarga de Opteon™ XP40 é um pouco maior do que a do R-22 e pode exigir peque-nos ajustes na ventoinha do condensador e controle de pressão no cabeçote.

Opteon™ XP40 é um fluido refrigerante azeotrópico, portanto, quando definido o superaquecimento, o ponto de orvalho (vapor saturado), na tabela de pressão-temperatura deve ser usado. Da mesma forma, o ponto de bolha (líquido saturado) deve ser usado para medir o subresfriamento.

Controles do Sistema

Muitos supermercados usam sistemas de controle de fluidos refrigerantes e metodologias que dependem da relação entre pressão-temperatura de um determinado fluido refrigerante para uma operação adequada. Durante as conversões do R-22 para o Opteon™ XP40; embora os controles provavelmente irão funcionar da maneira ade-quada, para obter o melhor desempenho, eles devem ser atualizados usando as propriedades do fluido refrigerante Opteon™ XP40.

Consulte o fabricante do sistema de controle para obter orientação sobre a atualização de dados do fluido refrigerante ou instruções de operação quando usar o Opteon™ XP40.

Retrofit de Sistemas com R-22 para Opteon™ XP40

Os seguintes passos são recomendados para o Retrofit de sistemas com R-22 para Opteon™ XP40.

1. Estabeleça Referência de Desempenho com o R-22:

Colete dados de desempenho do sistema enquanto o R-22 está operando. Verifique se as condições de operação e quantidade de fluido refrigerante estão cor-retas. Estes dados de temperatura e pressão em vários pontos do sistema (evaporador, condensador, sucção e descarga do compressor, superaquecimento de vapor no evaporador e subresfriamento de líquido no conden-sador), em condições normais de operação, serão úteis para observar as deficiências no sistema e ao otimizar a operação do sistema com o Opteon™ XP40. Encon-tra-se em anexo neste boletim uma Ficha de Informa-ção do Sistema para a coleta dos dados.

2. Drene/Carregue o lubrificante

Onde houver OM ou AB no sistema, este deverá ser drenado. Isso requer a remoção do compressor do sistema, particularmente aqueles com pequenos compressores herméticos que não possuem dreno de óleo. Nesse caso, o lubrificante pode ser drenado a partir da linha de sucção do compressor. Na maio-ria dos sistemas pequenos, 90-95% do lubrificante pode ser removido do compressor dessa maneira. Sistemas grandes podem requerer drenagem de pontos adicionais, particularmente em locais pro-fundos no evaporador, para remover a maior parte do lubrificante. Em sistemas com separador de óleo, qualquer lubrificante presente no separador também deve ser drenado. Em todos os casos, meça o volu-me de lubrificante removido do sistema. Compare com as especificações do compressor/sistema para assegurar que a maioria do lubrificante foi removido. O lubrificante poliol éster é recomendado para uso com Opteon™ XP40. Para alcançar miscibilidade equivalente ao lubrificante usado com R-22, o óleo residual deve estar em torno de 5% em massa ou menos em relação ao total de lubrificante utilizado no sistema. Em sistemas grandes, essa quantidade de óleo mineral residual pode ser alcançada utilizan-do uma técnica de limpeza. Três ou mais limpezas utilizan-do lubrificante podem ser necessárias.

(5)

A lavagem envolve:

• Drenar o lubrificante existente do sistema, como descrito acima.

• Selecionar o poliol éster com viscosidade similar à do lubrificante existente.

• Carregar uma quantidade de poliol éster igual à quantidade de lubrificante removida.

• Rodar o sistema com R-22 para mistura do poliol éster com o lubrificante existente (podem ser ne-cessárias de 48 a 72 horas de operação).

Repita estes passos mais duas vezes. Na última limpeza, o R-22 será substituído pelo fluido refrigerante do retrofit.

3. Remova todo o R-22 para um Cilindro de Recuperação

Remova todo o fluido refrigerante R-22 do sistema para cilindro (s) de recuperação. Use um dispositivo de recuperação capaz de aplicar vácuo de 10-15 polega-das de Hg (50-67 kPa absoluto). Pese a quantidade removida para usar como um guia para a quantidade de Opteon ™ XP40 a ser carregado no sistema.

4. Substitua o Filtro Secador e os Selos/Gaxetas Elastoméricos Críticos

É procedimento de rotina substituir o filtro secador durante as manutenções dos equipamentos. Filtros secadores de substituição são recomendados quando compatíveis com Opteon ™ XP40. Enquanto o sistema está vazio, verifique e substitua qualquer selo elasto-mérico que pode estar perto do fim de sua vida útil. Mesmo se eles não apresentam vazamento prévio, a mudança nas características de dilatação ao substi-tuir por qualquer novo fluido refrigerante (por exemplo, R-22 por qualquer HFC ou HFO) e o distúrbio geral do sistema pode causar desgaste dos selos e vazamento após o retrofit. Componentes comumente afetados: válvula Schrader, receptores de níveis de líquido, gaxetas, válvulas solenoides, válvulas esferas, flanges de selagem, e alguns canais de vedação em compres-sores open drive, mas, todos os selos externos em contato com o fluido refrigerante devem ser vistos como potenciais fontes de vazamentos pós-retrofit. A experiência mostra que quanto mais velho o sistema, maior a probabilidade de ocorrer vazamentos de selos e gaxetas. É recomendado realizar a troca de qual-quer sistema crítico de vedação (por exemplo, aqueles que requerem remoção da carga de fluido refrigerante para realizar a substituição dos selos, tais como, re-ceptores de líquido e sistema de condensação), como

um procedimento de rotina e ter selos reserva com-patíveis com outros componentes durante o retrofit, caso alguma falha na vedação ocorra. Um rigoroso regime de controle de vazamentos pré e pós-retrofit ira minimizar as perdas de fluido refrigerante.

5. Execute outras modificações no sistema

Execute quaisquer modificações ou atualizações no sistema conforme necessário.

6. Evacue o sistema e verifique a existência de

vazamento

Para remover ar e outros gases não-condensáveis e também a umidade residual do sistema, evacue o sistema para vácuo total (<1000 mícrons [<29,88 po-legadas de Hg] [< 1,33 mbar]). Se o sistema for capaz o vácuo, é um indício de que pode haver vazamentos. Depois do teste de vácuo, pressurize o sistema com nitrogênio, tomando cuidado para não exceder a pressão máxima projetada para o sistema, e verifique a existência de vazamentos. Não utilize misturas de ar e fluidos refrigerantes para procurar por vazamentos; já que essas misturas podem se tornar combustíveis. Após a verificação de vazamentos, remova o nitrogê-nio residual utilizando uma bomba de vácuo.

7. Carregue o sistema com Opteon™ XP40

Opteon™ XP40 é uma mistura, portanto é importante retirar somente líquido do cilindro. (Se o cilindro não possuir uma válvula com dip tube [tubo de imersão], inverta o cilindro de modo que a válvula fique na parte de baixo do cilindro). A posição mais adequada para a remoção do líquido está indicada por setas na etiqueta e na caixa do cilindro. Uma vez que o líquido é removido do cilindro, o fluido refrigerante pode ser carregado no sistema como líquido ou vapor, tanto na fase líquida, como na vapor, conforme desejado.

AVISO: Não carregue fluido refrigerante líquido na linha de sucção. Isso causará danos graves e irreversíveis ao compressor. Use o medidor de pressão ou a válvula de es-trangulamento para passar o refrigerante de líquido para vapor antes de colocá-lo na linha de sucção.

Em geral, os sistemas de refrigeração necessitam de uma quantidade levemente menor de Opteon™ XP40 do que a carga original de R-22. A carga ótima dependerá do proje-to do sistema e das condições de operação. A quantidade de carga inicial deve ser aproximadamente 85% da carga padrão do R-22. Após a inicialização e o ajuste, a carga final será de aproximadamente 95% de R-22.

(6)

8. Inicie o sistema e verifique o funcionamento

• Monitorar e ajustar a TXV e / ou a quantidade de carga para atingir o superaquecimento/ subresfria-mento ótimo.

• Monitorar os níveis de óleo do compressor. Adicio-ne óleo conforme Adicio-necessário para manter níveis adequados.

9. Coloque etiqueta no Sistema identificando o novo fluido refrigerante e lubrificante

Propriedade

Física Condições Opteon™ XP40 R-22

Ponto de Ebulição 1 atm (101,3 kPa) -46,0ºC -40,8ºC

Pressão de Vapor 21,1ºC 129,30 psig 121,40 psig Densidade do Liquido 21,1ºC 1113,3 kg/m³ 1206,2 kg/m³ Densidade Vapor Sat. 21,1ºC 43,7 kg/m³ 39,6 kg/m³ GWP AR5 CO2 = 1,0 1282 1760 HFC-32 HFC-125 HFO-1234yf HFC-134a Opteon™ XP40 24.3 24.7 25.3 25.7

Tabela 2. Propriedades Físicas do Opteon™ XP40 vs. R-22

(7)

R-22

psig de Condensação (ºC)Temperatura Média Opteon™ XP40 psig

143,6 26,67 166,4 146,0 27,22 168,8 148,4 27,78 171,2 150,8 28,33 174,6 153,2 28,89 178,2 155,7 29,44 180,4 158,2 30,00 182,6 160,7 30,56 186,2 163,2 31,11 189,0 165,8 31,67 192,0 168,4 32,22 194,4 171,0 32,78 197,8 173,7 33,33 201,2 176,4 33,89 203,6 179,1 34,44 207,1 181,8 35,00 210,6 184,6 35,56 213,5 187,4 36,11 217,6 190,2 36,67 219,9 193,0 37,22 223,4 195,9 37,78 226,8 198,8 38,33 230,4 201,8 38,89 233,8 204,7 39,44 237,4 207,7 40,00 240,8 210,8 40,56 244,4 213,8 41,11 247,9 216,9 41,67 251,4 220,0 42,22 254,8 223,2 42,78 258,4 226,4 43,33 261,9 R-22

psig de Condensação (ºC)Temperatura Média Opteon™ XP40 psig

229,6 43,89 266,6 232,8 44,44 270,1 236,1 45,00 273,6 239,4 45,56 278,2 242,8 46,11 281,8 246,1 46,67 285,3 249,5 47,22 290,0 253,0 47,78 293,6 256,5 48,33 297,0 260,0 48,89 301,8 263,5 49,44 306,4 267,1 50,00 310,0 270,7 50,56 314,6 274,3 51,11 318,2 278,0 51,67 322,9 281,7 52,22 327,6 285,4 52,78 332,4 289,2 53,33 335,8 293,0 53,89 340,6 296,9 54,44 345,3 300,8 55,00 350,0 304,7 55,56 354,8 308,7 56,11 359,5 312,6 56,67 364,2 316,7 57,22 369,0 320,7 57,78 375,0 324,8 58,33 378,4 329,0 58,89 383,2 333,2 59,44 388,0 337,4 60,00 394,0 Apêndice A

Tabela 4. Setpoints da Pressão de Condensação para Opteon™ XP40 e R-22 – Unidades: psig, °C

Após a conversão do R-22 para Opteon™ XP40, a pressão de condensação pode ser determinada pela localização da temperatura média de condensação desejada (ou pela configuração de pressão do R-22) nessa tabela, para assim alinhar novo ponto de controle requerido para equivalente operação com Opteon™ XP40.

(8)

R-22

psig Temperatura Média de Evaporação (ºC) Opteon™ XP40 psig

7,4 -31,67 8,9 8,0 -31,11 9,5 8,5 -30,56 10,1 9,1 -30,00 10,7 9,6 -29,44 11,3 10,2 -28,89 11,9 10,8 -28,33 12,6 11,4 -27,78 13,2 12,0 -27,22 13,9 12,6 -26,67 14,6 13,2 -26,11 15,3 13,9 -25,56 16,0 14,5 -25,00 16,7 15,2 -24,44 17,4 15,9 -23,89 18,1 16,5 -23,33 18,9 17,2 -22,78 19,7 17,9 -22,22 20,5 18,7 -21,67 21,2 19,4 -21,11 22,1 20,1 -20,56 22,9 20,9 -20,00 23,7 21,7 -19,44 24,6 22,4 -18,89 25,4 23,2 -18,33 26,3 24,0 -17,78 27,2 24,9 -17,22 28,1 25,7 -16,67 29,0 26,5 -16,11 30,0 27,4 -15,56 30,9 28,3 -15,00 31,9 29,2 -14,44 32,9 30,1 -13,89 33,9 31,0 -13,33 34,9 31,9 -12,78 36,0 32,8 -12,22 37,0 R-22

psig Temperatura Média de Evaporação (ºC) Opteon™ XP40 psig

33,8 -11,67 38,1 34,8 -11,11 39,2 35,8 -10,56 40,3 36,8 -10,00 41,4 37,8 -9,44 42,5 38,8 -8,89 43,7 39,9 -8,33 44,9 40,9 -7,78 46,1 42,0 -7,22 47,3 43,1 -6,67 48,5 44,2 -6,11 49,7 45,3 -5,56 51,0 46,5 -5,00 52,3 47,6 -4,44 53,6 48,8 -3,89 54,9 50,0 -3,33 56,3 51,2 -2,78 57,6 52,4 -2,22 59,0 53,7 -1,67 60,4 55,0 -1,11 61,8 56,2 -0,56 63,3 57,5 0,00 64,7 58,8 0,56 66,2 60,2 1,11 67,7 61,5 1,67 69,3 62,9 2,22 70,8 64,3 2,78 72,4 65,7 3,33 74,0 67,1 3,89 75,6 68,6 4,44 77,2 70,0 5,00 78,9 71,5 5,56 80,5 73,0 6,11 82,2 74,5 6,67 84,0 76,1 7,22 85,7 Apêndice B

Tabela 5. Setpoints da Pressão de Sucção no Evaporador para OpteonTM XP40 e R-22 – Unidades: psig, °C

Após a conversão do R-22 para Opteon™ XP40, a temperatura de evaporação pode ser determinada pela localização da temperatura média de evaporação (ou pressão de evaporação do R-22) nessa tabela, para assim alinhar novo ponto de controle requerido para equivalente operação com Opteon™ XP40.

(9)

Temperatura de Saturação de Líquido (ºF) P (psig) Temperatura de Saturação de Liquido (ºC) -64,6 -4,7 -53,7 -55,3 -1,7 -48,5 -47,6 1,3 -44,2 -41 4,3 -40,6 -35,1 7,3 -37,3 -29,8 10,3 -34,3 -25 13,3 -31,7 -20,6 16,3 -29,2 -16,5 19,3 -26,9 -12,7 22,3 -24,8 -9,1 25,3 -22,8 -5,7 28,3 -20,9 -2,5 31,3 -19,2 0,5 34,3 -17,5 3,5 37,3 -15,8 6,2 40,3 -14,3 8,9 43,3 -12,8 11,5 46,3 -11,4 14 49,3 -10,0 16,4 52,3 -8,7 18,7 55,3 -7,4 20,9 58,3 -6,2 23,1 61,3 -4,9 25,2 64,3 -3,8 27,2 67,3 -2,7 29,2 70,3 -1,6 31,2 73,3 -0,4 33 76,3 0,6 34,9 79,3 1,6 36,7 82,3 2,6 38,4 85,3 3,6 40,1 88,3 4,5 41,9 91,3 5,5 43,5 94,3 6,4 45,1 97,3 7,3 46,7 100,3 8,2 48,2 103,3 9,0 49,8 106,3 9,9 51,3 109,3 10,7 52,7 112,3 11,5 54,2 115,3 12,3 55,6 118,3 13,1 57 121,3 13,9 58,4 124,3 14,7 59,7 127,3 15,4 61 130,3 16,1 62,3 133,3 16,8 63,6 136,3 17,6 64,9 139,3 18,3 66,1 142,3 18,9 Temperatura de Saturação de Líquido (ºF) P (psig) Temperatura de Saturação de Liquido (ºC) 67,4 145,3 19,7 68,6 148,3 20,3 69,8 151,3 21,0 71 154,3 21,7 72,1 157,3 22,3 73,3 160,3 22,9 74,4 163,3 23,6 75,6 166,3 24,2 76,7 169,3 24,8 77,8 172,3 25,4 78,9 175,3 26,1 79,9 178,3 26,6 81 181,3 27,2 82 184,3 27,8 83,1 187,3 28,4 84,1 190,3 28,9 85,1 193,3 29,5 86,1 196,3 30,1 87,1 199,3 30,6 88,1 202,3 31,2 89,1 205,3 31,7 90 208,3 32,2 91 211,3 32,8 91,9 214,3 33,3 92,9 217,3 33,8 93,8 220,3 34,3 94,7 223,3 34,8 95,6 226,3 35,3 96,5 229,3 35,8 97,4 232,3 36,3 98,3 235,3 36,8 99,2 238,3 37,3 100,1 241,3 37,8 100,9 244,3 38,3 101,8 247,3 38,8 102,6 250,3 39,2 103,5 253,3 39,7 104,3 256,3 40,2 105,1 259,3 40,6 105,9 262,3 41,1 106,8 265,3 41,6 107,6 268,3 42,0 108,4 271,3 42,4 109,2 274,3 42,9 109,9 277,3 43,3 110,7 280,3 43,7 111,5 283,3 44,2 112,3 286,3 44,6 113 289,3 45,0 113,8 292,3 45,4

Tabela 6. Setpoints da Pressão de Sucção no Evaporador para OpteonTM XP40 e R-22 – Unidades: psig, °C

Temperatura de Saturação de Líquido (ºF) P (psig) Temperatura de Saturação de Liquido (ºC) 114,6 295,3 45,9 115,3 298,3 46,3 116,1 301,3 46,7 116,8 304,3 47,1 117,5 307,3 47,5 118,3 310,3 47,9 119 313,3 48,3 119,7 316,3 48,7 120,4 319,3 49,1 121,1 322,3 49,5 121,8 325,3 49,9 122,5 328,3 50,3 123,2 331,3 50,7 123,9 334,3 51,1 124,6 337,3 51,4 125,3 340,3 51,8 126 343,3 52,2 126,6 346,3 52,6 127,3 349,3 52,9 128 352,3 53,3 128,6 355,3 53,7 129,3 358,3 54,1 130 361,3 54,4 130,6 364,3 54,8 131,2 367,3 55,1 131,9 370,3 55,5 132,5 373,3 55,8 133,2 376,3 56,2 133,8 379,3 56,6 134,4 382,3 56,9 135,1 385,3 57,3 135,7 388,3 57,6 136,3 391,3 57,9 136,9 394,3 58,3 137,5 397,3 58,6 138,1 400,3 58,9 138,7 403,3 59,3 139,3 406,3 59,6 139,9 409,3 59,9 140,5 412,3 60,3 141,1 415,3 60,6 141,7 418,3 60,9 142 421,3 61,1 142,9 424,3 61,6 143,5 427,3 61,9 144,1 430,3 62,3 144,6 433,3 62,6 145,2 436,3 62,9 145,8 439,3 63,2 146,3 442,3 63,5

(10)

Temperatura de Saturação de Vapor (ºF) P (psig ) Temperatura de Saturação de Vapor (ºC) -53,5 -4,7 -47,5 -44,3 -1,7 -42,4 -36,7 1,3 -38,2 -30,1 4,3 -34,5 -24,3 7,3 -31,3 -19,1 10,3 -28,4 -14,4 13,3 -25,8 -10 16,3 -23,3 -6 19,3 -21,1 -2,2 22,3 -19,0 1,4 25,3 -17,0 4,7 28,3 -15,2 7,9 31,3 -13,4 10,9 34,3 -11,7 13,8 37,3 -10,1 16,5 40,3 -8,6 19,2 43,3 -7,1 21,7 46,3 -5,7 24,2 49,3 -4,3 26,5 52,3 -3,1 28,8 55,3 -1,8 31 58,3 -0,6 33,1 61,3 0,6 35,2 64,3 1,8 37,2 67,3 2,9 39,2 70,3 4,0 41,1 73,3 5,1 43 76,3 6,1 44,8 79,3 7,1 46,5 82,3 8,1 48,3 85,3 9,1 50 88,3 10,0 51,6 91,3 10,9 53,2 94,3 11,8 54,8 97,3 12,7 56,4 100,3 13,6 57,9 103,3 14,4 59,4 106,3 15,2 60,9 109,3 16,1 62,3 112,3 16,8 63,7 115,3 17,6 65,1 118,3 18,4 66,5 121,3 19,2 67,8 124,3 19,9 69,1 127,3 20,6 70,4 130,3 21,3 71,7 133,3 22,1 73 136,3 22,8 74,2 139,3 23,4 75,4 142,3 24,1 Temperatura de Saturação de Vapor (ºF) P (psig ) Temperatura de Saturação de Vapor (ºC) 76,6 145,3 24,8 77,8 148,3 25,4 79 151,3 26,1 80,1 154,3 26,7 81,3 157,3 27,4 82,4 160,3 28,0 83,5 163,3 28,6 84,6 166,3 29,2 85,7 169,3 29,8 86,8 172,3 30,4 87,8 175,3 31,0 88,9 178,3 31,6 89,9 181,3 32,2 90,9 184,3 32,7 91,9 187,3 33,3 92,9 190,3 33,8 93,9 193,3 34,4 94,9 196,3 34,9 95,9 199,3 35,5 96,8 202,3 36,0 97,8 205,3 36,6 98,7 208,3 37,1 99,6 211,3 37,6 100,5 214,3 38,1 101,4 217,3 38,6 102,3 220,3 39,1 103,2 223,3 39,6 104,1 226,3 40,1 105 229,3 40,6 105,8 232,3 41,0 106,7 235,3 41,5 107,5 238,3 41,9 108,4 241,3 42,4 109,2 244,3 42,9 110 247,3 43,3 110,9 250,3 43,8 111,7 253,3 44,3 112,5 256,3 44,7 113,3 259,3 45,2 114,1 262,3 45,6 114,8 265,3 46,0 115,6 268,3 46,4 116,4 271,3 46,9 117,1 274,3 47,3 117,9 277,3 47,7 118,7 280,3 48,2 119,4 283,3 48,6 120,1 286,3 48,9 120,9 289,3 49,4 121,6 292,3 49,8 Temperatura de Saturação de Vapor (ºF) P (psig ) Temperatura de Saturação de Vapor (ºC) 122,3 295,3 50,2 123 298,3 50,6 123,8 301,3 51,0 124,5 304,3 51,4 125,1 307,3 51,7 125,9 310,3 52,2 126,6 313,3 52,6 127,2 316,3 52,9 127,9 319,3 53,3 128,6 322,3 53,7 129,3 325,3 54,1 129,9 328,3 54,4 130,6 331,3 54,8 131,3 334,3 55,2 131,9 337,3 55,5 132,6 340,3 55,9 133,2 343,3 56,2 133,8 346,3 56,6 134,5 349,3 56,9 135,1 352,3 57,3 135,7 355,3 57,6 136,4 358,3 58,0 137 361,3 58,3 137,5 364,3 58,6 138,2 367,3 59,0 138,8 370,3 59,3 139,4 373,3 59,7 140 376,3 60,0 140,6 379,3 60,3 141,2 382,3 60,7 141,8 385,3 61,0 142,4 388,3 61,3 143 391,3 61,7 143,5 394,3 61,9 144,1 397,3 62,3 144,7 400,3 62,6 145,2 403,3 62,9 145,8 406,3 63,2 146,4 409,3 63,6 146,9 412,3 63,8 147,5 415,3 64,2 148 418,3 64,4 148,6 421,3 64,8 149,1 424,3 65,1 149,7 427,3 65,4 150,2 430,3 65,7 150,7 433,3 65,9 151,3 436,3 66,3 151,8 439,3 66,6 152,3 442,3 66,8

(11)

Temperatura (°F) Pressão de Saturação de Líquido (psig) Temperatura (°C) -40 4,8 -40,0 -39 5,3 -39,4 -38 5,8 -38,9 -37 6,3 -38,3 -36 6,8 -37,8 -35 7,4 -37,2 -34 7,9 -36,7 -33 8,5 -36,1 -32 9,0 -35,6 -31 9,6 -35,0 -30 10,2 -34,4 -29 10,8 -33,9 -28 11,4 -33,3 -27 12,0 -32,8 -26 12,7 -32,2 -25 13,3 -31,7 -24 14,0 -31,1 -23 14,7 -30,6 -22 15,3 -30,0 -21 16,0 -29,4 -20 16,7 -28,9 -19 17,5 -28,3 -18 18,2 -27,8 -17 18,9 -27,2 -16 19,7 -26,7 -15 20,5 -26,1 -14 21,3 -25,6 -13 22,0 -25,0 -12 22,9 -24,4 -11 23,7 -23,9 -10 24,6 -23,3 -9 25,4 -22,8 -8 26,3 -22,2 -7 27,2 -21,7 -6 28,0 -21,1 -5 29,0 -20,6 -4 29,9 -20,0 -3 30,8 -19,4 -2 31,8 -18,9 -1 32,8 -18,3 0 33,8 -17,8 1 34,8 -17,2 2 35,8 -16,7 3 36,8 -16,1 4 37,9 -15,6 5 39,0 -15,0 6 40,0 -14,4 7 41,1 -13,9 8 42,3 -13,3 9 43,4 -12,8 10 44,6 -12,2 11 45,7 -11,7 12 46,9 -11,1 13 48,1 -10,6 14 49,4 -10,0 15 50,6 -9,4 16 51,9 -8,9 17 53,1 -8,3 18 54,4 -7,8 19 55,7 -7,2 20 57,1 -6,7 21 58,4 -6,1 22 59,8 -5,6 23 61,2 -5,0 Temperatura (°F) Pressão de Saturação de Líquido (psig) Temperatura (°C) 24 62,6 -4,4 25 64,0 -3,9 26 65,5 -3,3 27 67,0 -2,8 28 68,5 -2,2 29 70,0 -1,7 30 71,5 -1,1 31 73,0 -0,6 32 74,6 0,0 33 76,2 0,6 34 77,9 1,1 35 79,5 1,7 36 81,2 2,2 37 82,8 2,8 38 84,5 3,3 39 86,3 3,9 40 88,0 4,4 41 89,8 5,0 42 91,6 5,6 43 93,4 6,1 44 95,2 6,7 45 97,1 7,2 46 99,0 7,8 47 100,9 8,3 48 102,8 8,9 49 104,8 9,4 50 106,8 10,0 51 108,8 10,6 52 110,8 11,1 53 112,9 11,7 54 115,0 12,2 55 117,0 12,8 56 119,2 13,3 57 121,4 13,9 58 123,5 14,4 59 125,8 15,0 60 128,0 15,6 61 130,3 16,1 62 132,5 16,7 63 134,9 17,2 64 137,2 17,8 65 139,6 18,3 66 142,0 18,9 67 144,4 19,4 68 146,8 20,0 69 149,3 20,6 70 151,8 21,1 71 154,4 21,7 72 157,0 22,2 73 159,5 22,8 74 162,2 23,3 75 164,8 23,9 76 167,5 24,4 77 170,2 25,0 78 172,9 25,6 79 175,7 26,1 80 178,5 26,7 81 181,3 27,2 82 184,2 27,8 83 187,1 28,3 84 190,0 28,9 85 193,0 29,4 86 196,0 30,0 87 199,0 30,6

Tabela 7. Temperatura-Pressão para Opteon™ XP40 (R-449A) – Unidades: °F, psig, °C

Temperatura (°F) Pressão de Saturação de Líquido (psig) Temperatura (°C) 88 202,0 31,1 89 205,1 31,7 90 208,2 32,2 91 211,4 32,8 92 214,5 33,3 93 217,7 33,9 94 221,0 34,4 95 224,3 35,0 96 227,6 35,6 97 230,9 36,1 98 234,3 36,7 99 237,7 37,2 100 241,1 37,8 101 244,6 38,3 102 248,1 38,9 103 251,7 39,4 104 255,3 40,0 105 258,9 40,6 106 262,5 41,1 107 266,2 41,7 108 270,0 42,2 109 273,7 42,8 110 277,5 43,3 111 281,4 43,9 112 285,2 44,4 113 289,1 45,0 114 293,1 45,6 115 297,1 46,1 116 301,1 46,7 117 305,2 47,2 118 309,3 47,8 119 313,4 48,3 120 317,6 48,9 121 321,8 49,4 122 326,0 50,0 123 330,3 50,6 124 334,7 51,1 125 339,0 51,7 126 343,5 52,2 127 347,9 52,8 128 352,4 53,3 129 356,9 53,9 130 361,5 54,4 131 366,1 55,0 132 370,8 55,6 133 375,5 56,1 134 380,3 56,7 135 385,0 57,2 136 389,9 57,8 137 394,7 58,3 138 399,7 58,9 139 404,6 59,4 140 409,6 60,0 141 414,7 60,6 142 419,8 61,1 143 424,9 61,7 144 430,1 62,2 145 435,3 62,8 146 440,6 63,3 147 445,9 63,9 148 451,2 64,4 149 456,6 65,0 150 462,1 65,6

(12)

Temperatura (°F) Pressão de Saturação de Vapor (psig) Temperatura (°C) -40 -0,1 -40,0 -39 0,3 -39,4 -38 0,8 -38,9 -37 1,2 -38,3 -36 1,6 -37,8 -35 2,0 -37,2 -34 2,5 -36,7 -33 2,9 -36,1 -32 3,4 -35,6 -31 3,9 -35,0 -30 4,4 -34,4 -29 4,9 -33,9 -28 5,4 -33,3 -27 5,9 -32,8 -26 6,4 -32,2 -25 6,9 -31,7 -24 7,5 -31,1 -23 8,0 -30,6 -22 8,6 -30,0 -21 9,2 -29,4 -20 9,8 -28,9 -19 10,4 -28,3 -18 11,0 -27,8 -17 11,6 -27,2 -16 12,3 -26,7 -15 12,0 -26,1 -14 13,6 -25,6 -13 14,2 -25,0 -12 14,9 -24,4 -11 15,6 -23,9 -10 16,3 -23,3 -9 17,0 -22,8 -8 17,8 -22,2 -7 18,5 -21,7 -6 19,3 -21,1 -5 20,1 -20,6 -4 20,8 -20,0 -3 21,7 -19,4 -2 22,5 -18,9 -1 23,3 -18,3 0 24,1 -17,8 1 25,0 -17,2 2 25,9 -16,7 3 26,8 -16,1 4 27,7 -15,6 5 28,6 -15,0 6 29,5 -14,4 7 30,5 -13,9 8 31,4 -13,3 9 32,4 -12,8 10 33,4 -12,2 11 34,4 -11,7 12 35,4 -11,1 13 36,5 -10,6 14 37,6 -10,0 15 38,6 -9,4 16 39,7 -8,9 17 40,8 -8,3 18 42,0 -7,8 19 43,1 -7,2 20 44,3 -6,7 21 45,5 -6,1 22 46,7 -5,6 Temperatura (°F) Pressão de Saturação de Vapor (psig) Temperatura (°C) 24 49,1 -4,4 25 50,4 -3,9 26 51,7 -3,3 27 53,0 -2,8 28 54,3 -2,2 29 55,6 -1,7 30 57,0 -1,1 31 58,3 -0,6 32 59,7 0,0 33 61,1 0,6 34 62,6 1,1 35 64,0 1,7 36 65,5 2,2 37 67,0 2,8 38 68,5 3,3 39 70,0 3,9 40 71,6 4,4 41 73,2 5,0 42 74,8 5,6 43 76,4 6,1 44 78,0 6,7 45 79,7 7,2 46 81,4 7,8 47 83,1 8,3 48 84,8 8,9 49 86,6 9,4 50 88,4 10,0 51 90,2 10,6 52 92,0 11,1 53 93,9 11,7 54 95,8 12,2 55 97,7 12,8 56 99,6 13,3 57 101,6 13,9 58 103,5 14,4 59 105,5 15,0 60 107,6 15,6 61 109,6 16,1 62 111,7 16,7 63 113,8 17,2 64 116,0 17,8 65 118,1 18,3 66 120,3 18,9 67 122,5 19,4 68 124,8 20,0 69 127,0 20,6 70 129,3 21,1 71 131,7 21,7 72 134,0 22,2 73 136,4 22,8 74 138,8 23,3 75 141,3 23,9 76 143,7 24,4 77 146,2 25,0 78 148,8 25,6 79 151,3 26,1 80 154,0 26,7 81 156,6 27,2 82 159,2 27,8 83 161,9 28,3 84 164,6 28,9 85 167,4 29,4 86 170,1 30,0

Tabela 7. Temperatura-Pressão para Opteon™ XP40 (R-449A) – Unidades: °F, psig, °C

Temperatura (°F) Pressão de Saturação de Vapor (psig) Temperatura (°C) 88 175,8 31,1 89 178,7 31,7 90 181,6 32,2 91 184,5 32,8 92 187,5 33,3 93 190,5 33,9 94 193,6 34,4 95 196,6 35,0 96 199,8 35,6 97 202,9 36,1 98 206,1 36,7 99 209,3 37,2 100 212,6 37,8 101 215,9 38,3 102 219,2 38,9 103 222,6 39,4 104 226,0 40,0 105 229,4 40,6 106 232,9 41,1 107 236,4 41,7 108 240,0 42,2 109 243,6 42,8 110 247,2 43,3 111 250,9 43,9 112 254,6 44,4 113 258,3 45,0 114 262,1 45,6 115 266,0 46,1 116 269,8 46,7 117 273,7 47,2 118 277,7 47,8 119 281,7 48,3 120 285,7 48,9 121 289,8 49,4 122 294,0 50,0 123 298,1 50,6 124 302,4 51,1 125 306,6 51,7 126 310,9 52,2 127 315,3 52,8 128 319,7 53,3 129 324,1 53,9 130 328,6 54,4 131 333,2 55,0 132 337,8 55,6 133 342,4 56,1 134 347,1 56,7 135 351,8 57,2 136 356,6 57,8 137 361,5 58,3 138 366,3 58,9 139 371,3 59,4 140 376,3 60,0 141 381,3 60,6 142 386,4 61,1 143 391,6 61,7 144 396,8 62,2 145 402,1 62,8 146 407,9 63,3 147 412,8 63,9 148 418,2 64,4 149 423,7 65,0 150 429,3 65,6

(13)

Ficha de Informação do Sistema

Tipo de Sistema/Localização: __________________________________________________________________________________________________________________________________________

Outros Controles do Sistema (exemplo: Controle de Pressão do Cabeçote): ____________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Fabricante do Equipamento: ____________________________________________

Nº do Modelo: __________________________________________________________________ Nº de Série: _____________________________________________________________________ Data de Fabricação: _________________________________________________________ Quantidade de Carga Original: __________________________________________ Quantidade de Lubrificante Original: _________________________________ Tipo de Filtro Secador: _____________________________________________________ Média de Resfriamento do Condensador: _________________________

Fabricante do Compressor: _____________________________________________ Nº do Modelo: _________________________________________________________________ Nº de Série: ____________________________________________________________________ Data de Fabricação: ________________________________________________________ Tipo de Lubrificante: _______________________________________________________ Fabricante do Filtro Secador: __________________________________________

Dispositivo de Expansão (marcar um): Tubo Capilar: Válvula de Expansão: Fabricante: _____________________________________________________________________ Nº do Modelo: _________________________________________________________________ Controle/Ajuste: ______________________________________________________________ Localização do Sensor: ___________________________________________________ Data/Hora Fluido Refrigerante Quantidade de Carga (kg) Temperatura Ambiente (°C) Compressor Temperatura na Sucção (°C) Pressão na Sucção (psig) Temperatura na Descarga (°C) Pressão na Descarga (psig) Evaporador

Temperatura do Ar/Água na Entrada (°C) Temperatura do Ar/Água na Saída (°C) Temperatura de Manutenção (°C) Superaquecimento e Subresfriamento

Temperatura do Fluido Refrigerante no Ponto de Controle do Superaquecimento (°C)

Superaquecimento Calculado (K)

Temperatura do Dispositivo de Expansão na Entrada (°C)

Subresfriamento Calculado (K) Corrente do Motor

(14)

Revisão das Etapas do Retrofit com Opteon™ XP10

1. Consulte a FISPQ do produto e verifique recomendações de segurança e equipamentos de proteção individual/ coletiva necessários para o manuseio do produto;

2. Estabeleça referência de desempenho com o R-22;

3. Consulte o fabricante original de equipamentos do sistema para recomendações sobre: – Compatibilidade com plásticos;

– Compatibilidade com elastômeros;

– Propriedades dos lubrificantes (viscosidade, fabricante, aditivos); – Dimensionamento do dispositivo de expansão térmica;

– Procedimentos de Retrofit para sustentar a garantia, se for o caso.

4. Caso haja lubrificante POE no sistema: cheque a qualidade do óleo POE existente e faça alterações se necessá-rio. Caso haja lubrificante OM ou AB no sistema: remova 90-95% do lubrificante do sistema.

– Meça e registre a quantidade de lubrificante removido _________________________. – Carregue com lubrificante POE. Rode o sistema por no mínimo 8 horas. – Recarregue com quantidade equivalente à removida de OM.

– Repita a drenagem do lubrificante e a carga de POE até que o conteúdo de OM existente seja inferior à 5%. 5. Substitua o filtro secante e os selos/gaxetas elastoméricas;

– Cheque e substitua selos e gaxetas que não podem ser substituídos sem a remoção do fluido. Componentes comumente afetados: válvula Schrader, gaxetas, válvulas solenoides, válvulas esferas, flanges de selagem e alguns canais de vedação em compressores open drive, mas, todos os selos de vedação externa em contato com o fluido refrigerante devem ser enxergados como potenciais fontes de vazamentos pós-retrofit.

6. Complete as modificações no sistema (TVX, linha de dimensionamento, etc.), baseadas em análises de engenharia; 7. Reconecte o sistema e aplique vácuo com a bomba de alto vácuo (<1000 mícrons [<29,88 polegadas de Hg]

[<1,33 mbar]);

8. Verifique a existência de vazamento (reaplique o vácuo para verificação); 9. Carregue o sistema com Opteon™ XP40 (R-449A):

– Inicialmente carregue ~85% em massa da quantidade original de R-22 do equipamento. – Quantidade de fluido carregado __________________________________________.

10. Inicie o equipamento e faça ajustes de carga até atingir as condições de funcionamento desejadas. Se a carga estiver baixa, adicione de 2-3% por peso.

– Quantidade de fluido carregado __________________________________________. – Total de fluido carregado ____________________________________________________.

11. Coloque etiqueta nos componentes e no sistema para identificar o tipo de fluido refrigerante e lubrificante; 12. Destine o fluido coletado conforme as regulamentações locais e nacionais, visto que este pode possui potencial

danoso à camada de ozônio e ao aquecimento global; 13. Retrofit concluído!

(15)

Para maiores informações sobre a linha de fluidos refrigerantes Opteon™ ou outros fluidos da Chemours, ligue 0800 110 728, acesse www.fluidosrefrigerantes.com.br, ou siga-nos no twitter @RefrigChemours.

A informação aqui contida é gratuita e baseada em dados técnicos que a Chemours acredita serem confiáveis. É pretendido ser utiliza-do por pessoas com conhecimento técnico, sob seu próprio discernimento e risco. Deviutiliza-do ao fato das condições de uso estarem fora de nosso controle, não fazemos garantias, expressas ou implícitas, e não assumimos a responsabilidade de qualquer uso desta infor-mação. Nenhuma informação aqui contida deve ser considerada como uma licença para operação ou como recomendação para infringir nenhuma patente.

Copyright© 2017. Todos os direitos reservados. Opteon™ é uma marca registrada ou marca comercial da The Chemours Company FC, LLC. O logotipo Chemours e ChemoursTM são marcas registradas ou marcas comerciais da The Chemours Company, LLC ou suas

afiliadas. C-10267 (1/16)

Referências

Documentos relacionados

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

En este sentido, el concepto de interés general, ahora abierto a la participación por exigencias de un Estado que se presenta como social y democrático de Derecho, presenta

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Este estudo tem como objetivos identificar os níveis de trauma manifestados e de estratégias de coping utilizadas pelos TEPH; caracterizar os incidentes mais

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

Em relação aos conhecimentos de saúde oral constatou-se que pais/encarregados de educação e crianças estão informados sobre a presença, ou não, de dentes cariados, bem como,