• Nenhum resultado encontrado

AMPLIANDO CONHECIMENTO. VIVENCIANDO NOVAS EXPERIÊNCIAS. a. 3Série. Ensino Médio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AMPLIANDO CONHECIMENTO. VIVENCIANDO NOVAS EXPERIÊNCIAS. a. 3Série. Ensino Médio"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

AMPLIANDO

CONHECIMENTO.

VIVENCIANDO

NOVAS EXPERIÊNCIAS.

3

Série

Ensino

Médio

a

2021

(2)

Eletivas são disciplinas escolhidas pelos alunos de acordo com suas

habilidades, seus interesses pessoais e sua intenção de aprimorar

saberes a serem aplicados em seus projetos de vida. O principal

objetivo das Eletivas é formar pessoas que reconheçam as suas

singularidades nas diversas áreas do conhecimento.

A ideia é oferecer uma proposta de currículo flexível com base na

relação indissociável entre o conhecimento científico, cultural e

tecnológico.

Além disso, há possibilidade de flexibilização de metodologias e

estratégias de aula, visando êxito à aprendizagem, tudo isso no

contexto da proposta de desenvolvimento de competências da Base

Nacional Comum Curricular - BNCC.

ESTRUTURA DE

EMENTAS 2021

ENSINO MÉDIO

(3)

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,

social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências,

incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais,

e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de

forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,

negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se

respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

COMPETÊNCIAS GERAIS

DA EDUCAÇÃO BÁSICA

(4)

Verdades da Profissão de Professor

educação e que um

bom professor é impre

que desejem bons professores para seus filho

ue seus filhos sejam professores. Isso nos mo

ue o trabalho de educar é duro, difícil e nece

s que esses profissionais continuem sen

do de

Apesar de mal remunerados, com baixo prestígi

ilizados pelo fracasso da educação, grande pa

apaixonada pelo seu trabalho. A data é um co

dos, pais, alunos, sociedade, repense

mos nossos

des, pois com elas demonstramos o compromiss

queremos. Aos professores, fica o convite para

ua missão de educar, nem d

esanimem dia

nte do

e educar as pessoas para serem

“águias” e nã

se a educação sozinha não transforma

APROFUNDAMENTOS

QUÍMICA/BIOLOGIA

Na disciplina Química/Biologia serão trabalhados dois grandes temas que podem ser ricamente analisados sob as duas escalas, reforçando a ideia de que a sistematização do universo é para fins didáticos/analíticos, mas que muitos fenômenos naturais são mais complexos e interligados. A Química, frequentemente, trará detalhes mais microscópicas e a Biologia, mais macroscópica de temas voltados principalmente para Ecologia e Fisiologia.

HUMANIDADES/LINGUAGENS

Em Humanidades/Linguagens será feito um exercício de olhar para a sociedade, de forma macro, como forma de evitar o esvaziamento reflexivo nas relações. Pensando a escola como um microcosmo do todo social, essa disciplina buscará trazer o debate para o centro da prática pedagógica, empoderando os alunos pelo discurso e pelas humanidades, por meio de estratégias de protagonismo discente, como estações de aprendizagem, pequenas apresentações e simulações de conflitos ideológicos/ institucionais. Serão abordados temas como: linguagem e poder, a banalidade do mal, resistência pela Ciência e pela Arte.

(5)

Verdades da Profissão de Professor

educação e que um

bom professor é impre

que desejem bons professores para seus filho

ue seus filhos sejam professores. Isso nos mo

ue o trabalho de educar é duro, difícil e nece

s que esses profissionais continuem sen

do de

Apesar de mal remunerados, com baixo prestígi

ilizados pelo fracasso da educação, grande pa

apaixonada pelo seu trabalho. A data é um co

dos, pais, alunos, sociedade, repense

mos nossos

des, pois com elas demonstramos o compromiss

queremos. Aos professores, fica o convite para

ua missão de educar, nem d

esanimem dia

nte do

e educar as pessoas para serem

“águias” e nã

se a educação sozinha não transforma

FÍSICA/MATEMÁTICA

No componente Física/Matemática será introduzido o conceito intuitivo de cálculo numérico e sua relação com situações e problemas práticos. Os alunos serão preparados para etapa inicial do ensino superior em diferentes cursos da área de exatas. Será possível aplicar essas competências e habilidades em conceitos práticos da Física, englobando mecânica (cinemática, dinâmica, gravitação e ondulatória), termodinâmica e eletromagnetismo. Objetiva-se com esses temas desenvolver a capacidade de raciocínio e, principalmente resolver problemas aplicados às situações cotidianas e a realidade do curso, estabelecer conexões e integração entre diferentes temas matemáticos e entre esses temas e outras áreas do currículo e de conhecimento, reconhecer como o cálculo pode ser usado nas ciências naturais e expressar-se em linguagem oral, escrita e gráfica.

(6)

TEMAS EM MATEMÁTICA: REVISAR E

APROFUNDAR

Eletiva para apresentação de conceitos e resolução de exercícios de álgebra em nível mais avançado, com foco em provas de processo seletivo que valorizam o componente curricular de matemática de maneira diferenciada e permitindo, aos alunos interessados em carreiras tecnológicas e de negócios, aprofundar temas de interesse.

Serão explorados objetos de estudos como logaritmos, produtos notáveis, funções e seus gráficos, inequações, progressões, análise combinatória e probabilidade, em abordagem mais voltada à resolução de problemas e estudo de situações complexas.

INTRODUÇÃO AOS

ESTUDOS SOBRE AS

ESCOLAS ECONÔMICAS

A eletiva objetiva permitir aos alunos a compreensão dos jargões e do uso de políticas macroeconômicas nas discussões sobre o desenvolvimento brasileiro através da análise das características das principais escolas econômicas e do diálogo entre elas no Brasil e no mundo. Compreender como as macro dinâmicas do Brasil Colônia produziram territorialidades e promover as conexões entre as escolas e as decisões tomadas pelo governo brasileiro do século XIX aos dias atuais, identificando os atores do cenário econômico recente.

(7)

ENGLISH

O curso tem como objetivo conduzir o aluno à compreensão literal, inferencial e crítica de textos em língua inglesa de diversas fontes, visando atualidades, cultura e conhecimentos gerais através de materiais autênticos e/ou didáticos, fazendo uso de estratégias e emersão de pontos gramaticais e itens lexicais. Serão explorados tópicos como a articulação de elementos/conhecimentos linguísticos para a compreensão de textos, inferências de contexto não explícito através do uso de conhecimento prévio, apresentação de novos conceitos e conhecimento do mundo. Também serão aprofundados o reconhecimento e prática de pontos gramaticais e a construção de vocabulário, a Identificação de informações explícitas e implícitas.

O aluno poderá desenvolver habilidades e estratégias para julgar a validade das informações baseados em conhecimentos ou instrução prévia bem como o automonitoramento antes, durante e após a leitura de textos de diversas fontes e mídias.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Nesta dissertação, interessou-nos pensar na aprendizagem de Química dos estudantes causada pela melhoria da qualidade das aulas ministradas pelos professores, ainda que

The definitions found were reproduced as they ap- peared in each paper and were grouped into 3 general subgroups: (i) current asthma (if the definition included current asthma

Estes conceitos, assim compreendidos, criam um processo no qual os conceitos isolados se convertem necessariamente na antítese de sua formulação originária, na negação de si

O objectivo central do presente capítulo será o de apresentar as duas versões da TLEBS, identificando as diferenças a nível dos conceitos contemplados, salientando os que se

Estudos preliminares de fertilidade do solo, usando mi- lho doce como planta indicadora, foram conduzidos em três solos de cerrado, do Centro-Oeste, e em terra velha de cultura de

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Com o estudo de caso da empresa Ydreams perceciono que os estudos feitos anteriormente sobre os principais modelos e indicadores financeiros de previsão de falências são eficazes

SOLOS E MANEJO FLORESTAL – Eucalyptus spp Responsável pelo desenvolvimento de estratégias de conservação de solos e manejo florestal para todas as áreas de eucalipto plantadas