• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO I. Da Secretaria de Esportes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAPÍTULO I. Da Secretaria de Esportes"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

SMAFEL – SECRETARIA MUNICIPAL DE ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE E LAZER REGULAMENTO GERAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL 2016

 Categoria Sub 08 – (2008-2009)  Categoria Sub 10 – (2007-2006)  Categoria Sub 12 – (2005-2004)  Categoria Sub 14 - (2003-2002)  Categoria Sub 16 – (2001-2000)  Categoria Sub 17 – (1999)

O presente Regulamento é o conjunto de normas que regem os Campeonatos de Futsal Categoria Menores do Município de Santana de Parnaíba. As equipes que não respeitarem este Regulamento sofrerão punições de acordo com o mesmo.

CAPÍTULO I

Da Secretaria de Esportes”

Art. 1 - Os Campeonatos de Futsal do Município de Santana de Parnaíba serão dirigidos e organizados pela Secretária Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer, a qual terá competência em:

a- Elaborar as respectivas tabelas;

b- Adotar todas as providências de ordem técnica necessária á sua realização; c- Designar e alterar o dia, horário e local das partidas;

d- Aprovar ou não as partidas, após tomar conhecimento dos relatórios dos oficiais e

observadores da Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer. e- Manter atualizada periodicamente uma Comissão Disciplinar para analisar as

questões pertinentes dos Campeonatos de Futsal do Município de Santana de Parnaíba.

f- É de responsabilidade da SMAFEL apresentar ao representante, mesário ou árbitro, antes do início da partida 02 (duas) bolas em plenas condições de jogo. Art. 2 - Fica a Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer responsável pela elaboração da relação de documentos necessários para a inscrição das equipes.

Paragrafo Único - Funcionários da SMAFEL, do Departamento de Futebol e Futsal Amador não poderão jogar e nem ser inscrito como diretor de equipe.

Art. 3 - A Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer, não se responsabilizará por acidentes ocorridos com atletas, dirigentes, membros da Comissão técnica, torcedores, antes, durante ou depois de qualquer partida.

(2)

CAPÍTULO II

Das Equipes”

Art. 4 – Todas as equipes participantes dos Campeonatos de Futsal do Município de Santana de Parnaíba, efetivando sua inscrição junto a Secretaria de Esporte serão considerados conhecedores deste Regulamento, das Regras Gerais de Desporto e se submetem as Regras estipuladas neste Regulamento e a Legislação Desportiva em vigor, como também o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (C.B.J.D.).

Paragrafo Único - Será obrigatório toda equipe ter seu cadastro de inscrição atualizado com endereço, telefones e e-mails anualmente.

Art. 5 - As equipes serão responsáveis pelos vestiários que utilizarem, devendo zelar pela higiene e conservação dos mesmos.

Art. 6 - Toda equipe, será responsável pelo comportamento antidesportivo de seus atletas, dirigentes e torcedores, dentro e fora das praças Desportivas Municipais, desde que haja correlação com o evento em andamento.

Art. 7 - Fica regulamentado que os números das camisas dos atletas, serão obrigatoriamente de 01 à 99 ficando a critério das equipes para o início das partidas não poderá ultrapassar dois dígitos, conforme prevê as regras em vigência da F.P.F.

Art. 8 - Todas as equipes deverão apresentar-se no local do jogo, com seus atletas devidamente uniformizados, camisas numeradas, caneleiras, calções e meiões padronizados, e com condições de jogo e no máximo de 02 (dois) diretores, todos documentados e inscritos na Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer.

Parágrafo Único - Os Campeonatos serão realizados nas datas e locais determinados pela SMAFEL, sendo que as equipes terão o compromisso de disputar todas as fases do certame, até seu respectivo término, de acordo com a sua classificação, ou eliminação em conformidade com as tabelas elaboradas pelo Departamento Técnico.

Art. 9 - Somente poderão participar dos Campeonatos de Futsal do Município de Santana de Parnaíba -2016, os atletas e diretores que forem previamente inscritos por uma determinada equipe e entregue na SMAFEL.

§ 1º - Fica estipulado que todos os atletas inscritos pela equipe como residente do Município, somente serão assim considerados, se comprovarem ser moradores no endereço, 90 (noventa) dias antes da competição. Atletas que burlarem ao disposto, estarão sujeitos a penalidades que variam de 180 ( cento e oitenta ) à 360 ( trezentos

(3)

CAPÍTULO III

Dos Atletas e Diretores”

Art. 10 - Em caso de duplicidade na ficha de Inscrição acarretará as seguintes Punições:

§ 1º - Antes do Inicio da Competição ;

a) Em caso de duplicidade pela inscrição do atleta por parte dos diretores e assinado pelo mesmo (diretor), o mesmo será suspenso por 12 (doze ) meses e perderá o direito de reinscrição de novo atleta.

b) Em caso de duplicidade pela inscrição por parte do atleta e assinado, o mesmo será suspenso pelo período de 12 (doze) meses e as equipes envolvidas terão o direito a reinscrição de um novo Atleta.

§ 2º – Após o Início da Competição a equipe infratora terá seus pontos ganhos revertidos para o adversários em 0x1, onde o diretor responsável pela equipe e o atleta serão suspensos pelo período de 18 (dezoito) meses de qualquer atividade esportiva em nosso município.

Art. 11 - Só poderão ser inscritos Diretores se forem maiores de 18 anos.

Art. 12 - Diretores só poderão ser inscritos por uma equipe, se forem inscritos em 02 (duas) equipes, será automaticamente eliminado, não podendo inscrever outra pessoa em seu lugar;

Art. 13 - Os atletas das categorias Sub 08, Sub 10, Sub 12, Sub 14 e Sub 16 não poderão subir de Categoria.

§ 1º - Somente atletas Sub 17 poderão jogar em outra categoria (1ª ou 2ª Divisão). § 2º - Caso o Atleta não tenha completado a idade mínima de 18 (dezoito) anos, será obrigatória o preenchimento e a assinatura dos pais ou responsáveis pelo menor, na autorização contida na Ficha de Cadastro Individual, ( anexar xerox do RG do Responsável ).

§ 3º - A participação de atletas menores de idade, serão de inteira responsabilidade dos dirigentes das equipes.

§ 4º - O atleta de menor idade só poderá jogar com autorização do responsável legal do menor (acompanhado da cópia do Rg. do responsável).

§ 5º: Os membros da comissão técnica não poderão permanecer no banco de reservas sem camisa, de camiseta regata, de calção, descalço ou de chinelo.

(4)

Art. 14 - O uso de caneleiras é obrigatório a todos os atletas nas partidas do Campeonato em todas as categorias, caso contrário o atleta será impedido de atuar, se tal fato ocorrer,

o

mesmo será advertido com cartão amarelo e na reincidência o cartão vermelho (expulsão) da partida.

§ 1º- A equipe que se negar a jogar ou não puder jogar por causa de atletas nestas condições, será desqualificada do Campeonato, permanecendo os resultados anteriores e os pontos a disputar serão revertidos para os adversários em 0 x 1.

§ 2º - É proibido o atleta jogar com tênis com trava, se tal fato ocorrer o mesmo será advertido com cartão amarelo e na reincidência o cartão vermelho (expulsão da partida).

§ 3º - Será permitido o uso de bermuda térmica da cor predominante do calção, conforme a regra do futsal, tal fato não ocorra o atleta será advertido com cartão amarelo e reincidência vermelho.

§ 4º - Os atletas não deverão utilizar qualquer tipo de jóia (correntes, brincos, anel, pulseira, piercins, aliança, etc...) durante o jogo, conforme a Regra do Futsal.

§ 5ª – Só será permitido o uso de fitas da cor predominante do meião.

Art. 15 - Os atletas e dirigentes, que estiverem cumprindo pena determinada pela Comissão Disciplinar, não poderão ser inscritos para a disputa de qualquer evento organizado ou em parceria com a SMAFEL, mas só poderão ser inscrito e atuar depois do encerramento da pena.

(5)

CAPÍTULO IV

“Das Inscrições”

Art. 16 – A Equipe que infringir as Condições Gerais da Ficha de Inscrição, sendo quaisquer dos itens, estará sujeito a punições.

§ 1º - Faz parte deste Regulamento o Critério da Ficha de Inscrição.

§ 2º - As fichas de inscrições, fichas de cadastro individual deverão ser feitas através do formulário, fornecido pela SMAFEL (Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer), que estará disponível através do Site

www.futebol-amador4.webnode.com sendo documento oficial e fazendo parte do Regulamento.

Art. 17 – Documentos necessários para a inscrição cadastral de atletas e diretores.

a- Ficha de Cadastro individual.

b- Xerox RG.( nas categorias Sub 08 e Sub 10 na falta do R.G deverá apresentar a xerox da Certidão de Nascimento).

c- Xerox Comprovante de residência ( luz, telefone, etc.).

d- 01 foto 3/4 recente para atletas e diretores (para a confecção da carteirinha). § 1º - A ficha de inscrição deverá ser entregue junto com todas as documentações dos Atletas e Diretores até o prazo estipulado, na Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer,

das 08h00 as 17h00, datilografada ou digitada, sendo que o

nome do atleta e membro da comissão técnica não poderá ser abreviado, o

documento não poderá ter rasuras, dobras ou sujeiras ( não serão aceitas

fichas manuscritas, ou seja, somente a assinatura escrita a caneta).

Parágrafo Único – Não serão aceitas inscrições por telefone, E-mail ou qualquer outros meios, que não sejam inscritos diretamente na Secretária Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer.

Art. 18 - Cada equipe poderá inscrever no mínimo 10 (dez) atletas, e 02 (dois) diretores e no máximo 15 atletas e 04 (quatro) diretores.

Art. 19 - As equipes poderão inscrever até 02 (dois) atletas de outros Municípios, ou seja, que não resida em Santana de Parnaíba.

§ 1º - Após a entrega da ficha de inscrição, só será permitido inscrever

atletas e diretores somente se houver vaga disponível, até o final da 1º fase,

sendo que estas inscrições poderão ser feitas: 2º, 3º e 4º feiras das 08h00 às 17:00. § 2º - Serão permitidas substituições por lesões, doenças, até o final da 1ª fase, sendo necessário a apresentação de laudo médico comprovando que o atleta não está apto, para jogar a mesma poderá inscrever outro atleta.

(6)

CAPÍTULO V

“Das Substituições em Ficha de Inscrição”

Art. 20 – Campeonatos Municipal : Categoria Menores.

Paragrafo Único – Não haverá Substituições e nem Transferência de Atletas para outra equipe.

.

Art. 21 - Atletas ou dirigentes participantes em dois ou mais eventos organizados ou em parceria com a Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL), se forem punidos pela Comissão Disciplinar, terão o cumprimento da pena disciplinar extensivo aos demais eventos.

Paragrafo Único: Serão permitidas substituições de atletas por lesões, doenças, até o final da 1º fase, o mesmo apresentando laudo médico para tal averiguação. Art. 22 - Os mandos de jogos nas partidas dos Campeonatos de Futsal do Município de Santana de Parnaíba são de total responsabilidade da SMAFEL, não cabendo as equipes participantes, questionamentos ou recursos a que título for.

Art. 23 – Interrupções prolongadas a serem adotadas em jogos do Campeonato Municipal quando circunstância não prevista interromperem o jogo, o árbitro deve decidir as medidas a serem tomadas, a fim de restabelecer as condições normais para prosseguimento do jogo.

§1 – Se ocorrer interrupções, não excedendo um total de 30 (trinta ) minutos, fica determinado que:

a) Se o jogo for reiniciado no mesmo tempo interrompido deve continuar a partir do momento que o cronometro foi paralisado, conservando-se o mesmo placar e atletas.

§2 – Se ocorrer interrupções, que excedendo 30 (trinta ) minutos, fica determinado que: a) O jogo poderá continuar em seguida à paralisação ou ser transferido para outro

horário e local, dando –se prosseguimento a partir do momento que o cronômetro foi paralisado, conservando-se o mesmo placar e atletas.

§3 – Em caso de força maior, a critério do representante, medidas extraordinárias poderão ser tomadas, visando à segurança do jogo e do público presente.

(7)

CAPÍTULO VI

“Do Regulamento Técnico”

Art. 24 - Haverá tolerância de 15 (quinze) minutos para o início da 1ª partida da Rodada, a contar do horário previsto na tabela, para que as equipes se apresentem em quadra com número mínimo regulamentar de 05 (cinco) atletas, devidamente uniformizados, com súmula já assinada pelo diretor e relacionados, as demais partidas não terão tolerância.

Paragrafo Primeiro - Após 15 (quinze) minutos de tolerância, será caracterizado o W.O.

Paragrafo Segundo - O representante (mesário) e o árbitro da partida deverão fiscalizar se as equipes possuem o número mínimo de atletas para a realização da partida, caso contrário será aplicado á penalidade do W.O.

Parágrafo Terceiro - A equipe que tiver atletas que não estiverem devidamente uniformizados e forem relatados em súmula, sofrerão punições:

Art. 25 - As equipes que estiverem do lado esquerdo da tabela ( A - Mandante) terão por obrigação levar 02 (dois) jogos de uniformes de cores diferentes para a quadra, na coincidência na cor dos uniformes, através de solicitação da arbitragem, deverão fazer a troca caso haja tal necessidade, para isso terá a tolerância de 05 (cinco) minutos para efetuar a troca.

§ 1º - Se o jogo não for realizado por motivo de semelhança de uniformes, a equipe responsável (da esquerda) será declarada perdedora da partida e os pontos em disputa serão revertidos para o seu adversário da ocasião em 0 x 1.

§ 2º - Em caso de Reincidência a equipe será desqualificada do Campeonato, permanecendo os resultados anteriores, e os pontos a disputar serão revertidos para os adversários em 0 x 1.

Art. 26 – Em hipótese alguma, será permitido iniciar a partida se a equipe não apresentar pelo menos 01 (um) Diretor no banco de reservas, a equipe será declarada perdedora e os pontos (serão revertidos para o adversário em 0x1), esse mesmo critério será adotado se no decorrer da partida a equipe estiver somente com 01(um) diretor e o mesmo ausentar ou abandonar a partida, esta será paralisada e encerrada. Parágrafo Primeiro - na reincidência, a equipe será desqualificada do Campeonato, permanecendo os resultados anteriores e os pontos a disputar serão revertidos para os adversários em 0 x 1.

Parágrafo Segundo: Apenas o técnico poderá usar o limite da sua área técnica para orientar os seus atletas, devendo os demais membros da comissão técnica ficar junto ao banco de reserva sentados.

(8)

Parágrafo Terceiro: Se a equipe ficar sem nenhum membro da comissão técnica, por motivo de expulsão, a partida terá sequência normalmente, o representante da partida poderá autorizar durante o jogo a saída de quadra (temporária) do membro da comissão técnica, devendo o mesmo retornar.

Art. 27 - Não será permitida a saída de diretores ou atletas do recinto, onde a partida se realiza com a partida em andamento, salvo se autorizado pelo representante (mesário) ou árbitro da partida em função, em caso de desobediência, concorrem à pena de exclusão da partida e ou suspensão.

Art. 28 – Nas Categorias Menores, no decorrer do jogo as substituições são livres. Art. 29 - O tempo de duração das partidas serão os seguintes:

a)- Sub 08 : as partidas terão a duração de 12’ x 12’ com 5’ de intervalo; b)- Sub 10 : as partidas terão a duração de 12’ x 12’ com 5’ de intervalo; c)- Sub 12 : as partidas terão a duração de 15’ x 15’ com 5’ de intervalo; d)- Sub 14 : as partidas terão a duração de 15’ x 15’ com 5’ de intervalo; e)- Sub 16 : as partidas terão a duração de 15’ x 15’ com 5’ de intervalo; f)- Sub 17 : as partidas terão a duração de 15’ x 15’ com 5’ de intervalo; - Sendo o último minuto de cada período cronometrado.

§ 1º - Nas Fases: Semifinal e Final, : Em caso de empate não haverá prorrogação, sendo a partida decidida nos pênaltis, devendo as equipes igualar a mesma quantidade de atletas.

§ 2º - Será cobrado uma série de 03 (três) tiros da marca da penalidade máxima alternadas, vencendo a equipe que marcar o maior número de gols.

§ 3º - Persistindo ainda o empate serão cobrados tantos tiros da marca de penalidade máxima quantos forem necessários, alternadamente sendo obrigatória a troca de atletas, podendo cobrar todos os atletas inscritos em súmula, vencendo a equipe que conseguir a primeira vantagem.

(9)

CAPÍTULO VII

“W.O”

Art. 30 - O WO será caracterizado quando uma equipe não estiver no local (dentro da quadra) com o número mínimo de 05 (cinco) atletas, relacionados em súmula e aptos para iniciar a partida, em horário determinado pela tabela de jogos do Campeonato.

Observação: Na falta de uniforme também será aplicado o WO, e todos os diretores da equipe serão suspensos por 12 (doze) meses e a equipe será desqualificada do Campeonato.

Parágrafo Único - A equipe que se recusar a jogar ou continuar a partida por qualquer motivo será aplicada a pena de W.O.

Art. 31 - No caso de W.O, todos os resultados anteriores serão mantidos para as equipes que confrontaram, e as equipes que deverão confrontar-se com a equipe desqualificada serão considerados o placar de 0 x 1 para o adversário.

Art. 32 - A equipe que der o W.O será eliminada da competição e suspensa para o próximo Campeonato, não podendo seus atletas e diretores (que estiverem inscritos) participar do Campeonato de Futsal realizado pela Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer, no prazo de 12 ( doze) meses.

Obs: Atletas que já cumprem penas por W.O as mesma serão mantidas.

Parágrafo Primeiro - Ficam isentos somente os atletas / Comissão Técnica que comparecerem na data e horário do jogo, assinando a súmula, sendo que os ausentes que não justificarem dentro do prazo legal, será assim mantido sua suspensão.

Parágrafo Segundo - Os Atletas / Comissão técnica Ausentes terão 30 (trinta) dias após a data da partida, para apresentar justificativa, conforme os itens abaixo.

a) Apresentação de Carta de trabalho, contendo papel timbrado da empresa; ou b) CNPJ, nome do encarregado assinatura e o carimbo do mesmo e data do fato

ocorrido: ou

c) Falecimento na família, com atestado de óbito familiar; ou

d) Doença – com uma carta do médico contendo CRM do mesmo e o motivo do não comparecimento da partida; ou

e) Viagem por motivo de força maior com a apresentação de carta declaratória e copia dos bilhetes de passagem (entende – se por viagem por motivo de força maior visitas para parentes de 1º grau por causas de doenças); ou

f) Apresentação de comprovantes escolar, ou prova de capacitação ( Concursos, vestibulares ).

Parágrafo Terceiro - Após a entrada das justificativas citados acima o atleta estará sobre ánalise da Comissão Disciplinar.

(10)

Art. 33 - As equipes não poderão terminar a partida antes do tempo normal, por falta de atletas, ou seja, menos de 03 (três) atletas, mesmo no caso de contusões ou expulsões.

Parágrafo Único - A equipe infratora perderá os pontos da partida e automaticamente será eliminada do Campeonato. Todos os resultados anteriores serão mantidos para as equipes que confrontaram, e as equipes que deverão confrontar-se, com a equipe desqualificada serão considerados o placar de 0X1 para o adversário.

Art. 34 - O controle de atletas e dirigentes suspensos ou cumprindo pena por W.O é de responsabilidade dos dirigentes das equipes participantes, podendo o diretor responsável por sua equipe, solicitar informações pessoalmente na SMAFEL.

Parágrafo Único: A equipe que inscrever atletas e diretores nas condições acima citados e o mesmo vier a atuar nas competições, terá uma pena de 12 meses de acréscimo à sua pena em vigência e a equipe perderá os pontos para o adversário.

CAPÍTULO XIII

“ Das Infrações e Penalidades “

Art. 35 - A Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer, manterão uma Comissão Disciplinar, composta por 05 (cinco) membros desta Secretaria, e um Corpo Jurídico com 02 (dois) Advogados indicados pelo Departamento Jurídico da Prefeitura e endossado pelo Prefeito de Santana de Parnaíba, compondo assim essa Comissão Disciplinar para interpretar este Regulamento, resolver os casos omissos e ao mesmo tempo, sendo soberana e imparcial em suas decisões e não cabendo recursos em outro órgão.

§ 1ª - Os diretores e atletas caso sejam NOTIFICADOS, os mesmos deverão comparecer pessoalmente ou representante legal no local designado. Caso não compareçam, serão julgados sugerindo- se que seja imposta a pena máxima do artigo que os mesmos forem citados.

§ 2ª - Qualquer equipe participante destes Campeonatos Municipal se declara ciente de que os recursos se encerram nos limites administrativos da Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer, através das instâncias da Justiça Desportiva, reconhecendo destarte a incompetência da Justiça Comum para conhecer qualquer questão.

(11)

a) desqualificação do certame em qualquer tempo, mantendo os resultados anteriores e os pontos a disputar (serão revertidos para os adversários em 0X1).

b) Perda do direito de receber os uniformes, caso sejam ofertados pela Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba.

§ 4ª - Após a decisão da Comissão Disciplinar, as equipes só poderão interpor recursos junto à mesma, mediante apresentação de fatos novos. Sob pena de seu indeferimento.

Art. 36 - Os atletas da equipe, que porventura venha a ser desqualificada por não cumprir o horário da partida e que não tenham sido relacionados em súmula, não poderão participar de nenhum evento oficial promovido pela SMAFEL, durante o período de 12 (meses) a partir da data do W.O.

Art. 37 - É vedada a título de patrocínio a inscrição nos uniformes das equipes participantes dos Campeonatos Municipais, que se relacione com PROPAGANDA POLÍTICA, fumo ou produtos incompatíveis com a prática desportiva.

Art. 38 - É proibido atletas e dirigentes fumar e beber bebidas alcoólicas durante as partidas. (inclusive mesários e árbitros).

Parágrafo Único: Os envolvidos receberão a punição de 01 (uma) a 03 (três) partidas de suspensão, caso relatados em súmula ou no relatório do representante da SMAFEL presente no local.

Art. 39 - A Organização do evento impedirá a participação das equipes, nas partidas do Campeonato que se apresentarem uniformizadas em desacordo com as normas estabelecidas.

Art. 40 - É permitida a permanência de diretores trajando bermudas no banco de reservas (calçado de tênis).

Parágrafo Único - A equipe que tiver atletas que não estiverem devidamente uniformizados e forem relatados em súmula, sofrerão as seguintes punições:

a) em caso de vitória ou empate, a equipe perderá os pontos da partida que não serão revertidos para o adversário. Nestes casos, vitória, empate e gols não serão computados para índice classificatório;

b) em caso de derrota, a equipe perderá 01 (um) ponto em sua campanha geral;

c) na reincidência, a equipe será eliminada da Competição, mantendo os resultados anteriores e os pontos a disputar (serão revertidos para os adversários em 0x1).

(12)

Art. 41 - Os prejuízos materiais causados pelos seus diretores, atletas e torcedores, no patrimônio, nas praças desportivas (quebra de vidros, chuveiros, alambrados, portões, lâmpadas e etc.) determinadas pela Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer, tendo que ressarcir a mesma, após o levantamento feito pela mesma, caso não ocorra, a equipe será eliminada do Campeonato não podendo seus atletas e diretores (que estiverem inscritos) participar de qualquer outro Campeonato realizado pela Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer, no prazo de 12 meses.

Art. 42 - O atleta que tirar a camisa dentro da quadra de jogo antes do término da partida será advertido com o cartão amarelo e na reincidência receberá o cartão vermelho e cumprirá suspensão de 01 (um) a 05 (cinco) jogos, conforme o relatório do Árbitro em súmula;

Art. 43 - Será considerado anti-jogo, quando um atleta ou os atletas de uma equipe propositadamente segurar ou chutar a bola para fora da quadra de jogo, o atleta será advertido com o cartão amarelo e na reincidência receberá o cartão vermelho e cumprirá suspensão de 01 (um) a 05 (cinco) jogos, conforme o relatório do Árbitro em súmula; Art. 44 - Os atletas e dirigentes das equipes que atentarem contra a honra ou efetuarem atos de atentado ao pudor, poderão sofrer uma pena de 06 (seis) meses á 02 (dois) anos de suspensão e até a eliminação dos Campeonatos Organizados pela Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer.

Art. 45 - Comportamento antidesportivo:

§ 1º - Qualquer ato de indisciplina mais Grave (invasão de quadra, arremesso de objetos para dentro de quadra, sinalizadores, buzinas, instrumentos de percussão entre outros ) por parte de torcedores ou familiares de atletas e diretores, a partida poderá ser suspensa pelo árbitro, mesmo estando em andamento.

§ 2º - Caso a partida não venha a ser realizada, ou seja, paralisada pelo motivo acima citado, a equipe estará sujeita a perda de pontos (os pontos serão revertidos para o adversário em 0x1). Independente do resultado da mesma, até o momento da paralisação, podendo a mesma ser eliminada da competição em disputa.

Art. 46 - Todas as atitudes anti-desportivas, manifestar – se de forma desrespeitosa ou ofensiva, realizadas por atletas e dirigentes das equipes participantes e relatadas pelo árbitro, mesários e representantes da SMAFEL, pena de 01 (um) a 12 (doze) meses de suspensão.

Art. 47 – Se houver tumulto, briga generalizada, entre atletas, diretores ou torcedores, as equipes envolvidas serão desqualificadas da Competição.

Art. 48 - Os Atletas e Dirigentes que dentro e fora da quadra fizerem ameaças verbais ou físicas, a qualquer membro da Organização da partida, equipe de arbitragem, membros das equipes adversárias e identificados e relatados por relatórios e testemunhas

(13)

Parágrafo Único - Está pena poderá ser aumentada se a Comissão Disciplinar julgar necessária.

Art. 49 - As agressões morais, com palavras de baixo calão ou não, cometidas por diretores ou atletas, contra os árbitros, auxiliares, mesários, representantes da SMAFEL e atletas da equipe adversária ou da sua própria equipe, (dentro de quadra ou aos seus arredores), seguidas de expulsões ou não, porém relatadas em súmula da partida ou por relatório entregue pelo representante designado pela SecretariaMunicipal de Atividade Física, Esporte e Lazer, terá pena de 02 (duas) a 12 (doze) partidas de suspensão. Parágrafo Único - Está pena poderá ser aumentada se a Comissão Disciplinar julgar necessária.

Art. 50 - A tentativa de agressão física, cometida por diretores, atletas, a árbitro, auxiliar, mesário, atletas da equipe adversária ou da sua própria equipe, será punida com a suspensão mínima de 60 (sessenta) dias e no máximo de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias.

Obs.: A cumprir em todas as modalidades em que o atleta estiver inscrito.

Art. 51 - As infrações disciplinares serão processadas de acordo com as normas estabelecidas pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva ( C.B.J.D ) no caso de agressões físicas consumadas por diretores ou atletas contra os árbitros, auxiliares, mesários, representantes da SMAFEL e atletas da equipe adversária ou da sua própria equipe, (dentro do campo ou aos seus arredores), fica a Comissão Disciplinar autorizada, a penalizar de 02 (dois) á 05 (cinco) anos, ou a, eliminação por tempo indeterminado dos responsáveis e envolvidos, podendo os infratores, não participar de qualquer Campeonato realizado pela Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer, em nosso Município e estarão sujeitos ao Código de Unificação Disciplinar, que engloba os Municípios de Barueri, Osasco, Jandira, Itapevi, Carapicuíba, Pirapora do Bom Jesus, Cotia e Cajamar.

Art.

52 - Caso 01 (um) diretor ou mais de 01 (um) atleta de uma mesma equipe, ou torcedor identificado, na mesma partida (ou após o término) venha agredir fisicamente o árbitro, auxiliares, representantes ou membros da SMAFEL, a partida será paralisada no ato e a equipe será eliminada do corrente Campeonato, todos os resultados anteriores serão mantidos para as equipes que confrontaram e as equipes que deverão confrontar- se com a equipe eliminada, (serão considerados o placar de 0X1 para o adversário), será suspensa pelo período de 02 (dois) anos e rebaixada para o Rebolo quando cessar a pena.

Paragrafo Único - Atletas e diretores que não residam no Município de Santana de Parnaíba, em caso de agressão física ao árbitro, auxiliares, representantes ou membros da SMAFEL, serão suspensos por prazo indeterminado.

(14)

Art. 53 - Todo e qualquer recurso deverá ser encaminhado (digitado ou datilografado em 02 (duas) vias e encaminhado a Comissão Disciplinar da Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer, no prazo máximo de 48 horas, após o término da partida em questão, sobre todos os fatos ocorridos, relacionados à parte Técnica e Disciplinar, após esse prazo, o resultado estará automaticamente homologado, não cabendo mais representações.

Art. 54 - Os atletas e dirigentes das equipes, participantes dos Campeonatos de Futsal do Município de Santana de Parnaíba, após citados pela Comissão Disciplinar, terão um prazo de 48 horas após a entrega da citação para apresentar a defesa oral ou escrita junto à mesma.

§ 1º - Qualquer recurso seja a que título for, não cumprindo o prazo após o fato ocorrido, será indeferido.

§ 2º - Será de competência para interpor (apresentar) o recurso o dirigente responsável pela equipe. A Comissão Disciplinar se reserva o direito de indeferir todos os recursos que não preencherem os requisitos necessários.

Art. 55 - O atleta que falsificar ou permitir que falsifique sua Ficha de Cadastro individual, Comprovante de Endereço, Documento de Identidade, (RG, CERTIDÃO DE NASCIMENTO, DATA DE NASCIMENTO OU ASSINATURA), para burlar este disposto, será suspenso de todos os eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer, pelo período de 02 (dois) anos. Neste Caso somente serão aceitos recursos até o Final da 1º fase. Sem prejuízo da providência em caráter penal, a ser encaminhada para o órgão competente para as providências que entender pertinente.

§ 1º - O diretor responsável pela equipe, a qual pertencer o atleta, será também suspenso por 02 (dois) anos, de todos os eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer.

§ 2º - Qualquer infração nas condições gerais de inscrição – será penalizada da seguinte forma:

a) Se a irregularidade for constatada e admitida antes do início das competições, a equipe perderá o atleta e o direito à reinscrição.

b) Se a irregularidade for constatada após o início da competição, a equipe em questão será eliminada da Competição, mantendo os resultados anteriores e os pontos à disputar (serão revertidos para os adversários em 0x1)

Art. 56 - Os atletas convocados para representar a Seleção do Município em amistosos ou Competições Oficiais do Calendário da Secretaria Municipal de Atividade Física, Esportes e Lazer, após confirmação de declaração por escrita e assinada pelo próprio atleta e pelo responsável não poderão ausentar-se dos mesmos sem motivo justificados.

(15)

Parágrafo Segundo: Os atletas que participam dos Campeonatos Municipal, e são integrantes da Seleção do Município que cometerem atos de indisciplina com seus

superiores, companheiros e adversários, durante a realização dos Campeonatos e nos trabalhos da Seleção estarão sujeitos as penas deste Regulamento vigente.

Art. 57 - As punições referentes aos cartões, serão aplicadas a todos os atletas das equipes participantes e obedecerão os seguintes critérios, sem qualquer tipo de recurso: a) O atleta que for advertido com o 3º cartão amarelo da 1ª série, perde a condição de jogo para a partida subseqüente;

b) o atleta que for advertido com o 3º cartão amarelo da 2ª série, perde a condição de jogo por 02 (duas) partidas subseqüentes e assim sucessivamente;

Art. 58 - O atleta que receber o cartão vermelho, perderá a condição de jogo que será aplicada conforme procedimento descrito a seguir:

a) O 1º cartão vermelho cumpre (01) uma partida automática, mais julgamento;

b) O 2º cartão vermelho cumpre (02) duas partidas automáticas, mais julgamento e assim sucessivamente.

c) Atletas e diretores expulsos que se recusarem a sair da quadra de jogo, a partida poderá ser encerrada e os pontos serão revertidos para o adversário, 05 (cinco) minutos para se retirar, sendo o infrator julgado pela Comissão Disciplinar do Município.

Art. 59 - O controle de cartões amarelos e vermelhos serão de responsabilidade

dos

diretores das equipes participantes, podendo o diretor responsável por sua

equipe solicitar informações pessoalmente na Secretaria Municipal de Atividade

Física, Esporte e Lazer

Parágrafo Único - O não cumprimento das punições de Cartões Amarelos e Vermelhos acarretará em perda dos 03 (três) pontos da partida e mais 03 (três) da classificação geral, e uma pena de 01 (um) á 05 (cinco) jogos de suspensão para o atleta.

Art. 60 - Para as, Semifinais e Finais os cartões amarelos serão zerados em todas as categorias dos Campeonatos de Futsal Categoria Menores do Município de Santana de Parnaíba ( 3º cartão amarelo e o vermelho cumpre ) Art. 61 - Os árbitros serão designados e escalados pela empresa contratada para prestar os serviços de arbitragens, e avalizados pela Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer, que não aceitará veto a qualquer árbitro, sem a aprovação da Comissão Organizadora.

Art. 62 - Todos os atletas e dirigentes que se recusarem a participar da cerimônia da premiação e de receber a mesma, terá pena de 12 (doze) meses de suspensão e a equipe perderá o direito a Premiação, e será rebaixada para o Rebolo.

(16)

CAPITULO IX

“ Das Premiações “

Art. 63 - As Equipes Campeãs e Vice-campeãs serão conferidos troféus e medalhas em todos os Campeonatos organizados pela Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer.

§ 1º - Serão premiados com troféus o artilheiro, e o Goleiro menos Vazado de cada Divisão.

§ 2º - Em caso de empate entre vários atletas na Artilharia e no Goleiro Menos Vazado, o prêmio será destinado ao atleta da equipe Campeã da Categoria, ou para o atleta da equipe que tiver realizado o maior números de partidas.

§ 3º - Será obrigatório as equipes Campeã e Vice, perfilarem para premiação. A equipe que infringir este disposto perderá o direito à premiação e os atletas que não participarem da mesma, estarão sujeitos a penalidades.

§ 4º - Todos os atletas e dirigentes que se recusarem a participar da cerimônia da premiação e de receber a mesma, terá pena de 12 (doze) meses de suspensão e a equipe perderá o direito a Premiação, e será rebaixada para o Rebolo.

Obs: A premiação de atletas não será entregue para representante do mesmo, ficando a critério da SMAFEL

CAPÍTULO X

“Das disposições gerais”

Responsabilidades

I – A Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer, e a Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba, não se responsabilizarão por quaisquer tipos de acidentes, mal súbitos, lesões crônicas/ traumáticas e por perdas materiais, abstendo-se dessa

maneira a qualquer indenização judicial que venha ocorrer pelos motivos supra citados, antes, durante e após as competições.

Observação: Compete exclusivamente ao atleta a realização de exames médicos. O atleta identificado com a sua assinatura na Ficha de inscrição manifesta sua DECLARAÇÃO de que se encontra em perfeita condição física mental e psicológica, em condição plena e imediata para a prática esportiva e disputas competitivas, sendo exclusivamente de sua responsabilidade, quaisquer incidentes ou acidentes que por ventura venham a lhe ocorrer; isentando a Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer por todas e quaisquer responsabilidades, sejam porque motivos forem.

Referências

Documentos relacionados

Apesar de a reciclagem no Brasil ter crescido nos últimos anos, muito ainda pode ser feito para evitar o aumento desenfreado de lixo. No Brasil ainda reciclamos pouco, mas o

Nossa hipótese é que a Ladainha cantada em festejos realizados para o padroeiro da comunidade São Francisco é um dos símbolos relacionados à identidade social da comunidade

El seminario se propone introducir las principales discusiones en torno a la Antropología Social con Pueblos Indígenas, particularmente en Brasil: los estudios de

A proximidade da base de dados com a amostra inicialmente projetada, somada dos rigorosos critérios metodológicos fixados para sua estratificação (v. supra) e

Os estudos de Figueirôa sobre a institucionalização das ciências naturais (1998; 2000) e as ciências geológicas no Brasil (1997), contribuem para o entendimento da

No nosso trabalho, as técnicas argumentativas desempenham um papel muito importante, não se trata de identificarmos o tipo de argumentos que os egressos utilizam para compor

Teses como essas revelam muitos dos sentidos sobre o Ensino Superior na região do Alto Oeste potiguar, e numa perspectiva mais ampla, no próprio Brasil, já que os

Ao analisar as estratégias de ensino utilizadas por professores das escolas municipais, com crianças que apresentam gagueira, os professores relatam utilizar estratégias