• Nenhum resultado encontrado

Controle de Qualidade de Materiais. Estoque e Custos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Controle de Qualidade de Materiais. Estoque e Custos"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Controle de Qualidade de Materiais

(2)

Sumário

Sumário ... 2

1

Conceitos Básicos... 3

1.1

Objetivos Instrucionais ... 3

1.2

Fluxo do Processo ... 3

1.3

Entradas para CQ e Parâmetro ... 4

1.4

Aprovações e Rejeições ... 4

1.5

Aprovações e Rejeições - Cadastro ... 4

1.6

Aprovações e Rejeições – Principais Campos ... 4

1.7

Aprovações e Rejeições – Principais Campos ... 5

(3)

1

Conceitos Básicos

Olá!

Seja bem-vindo ao treinamento Controle de Qualidade de Materiais do ambiente Estoque e Custos.

1.1

Objetivos Instrucionais

Ao término deste treinamento você terá conhecido um pouco mais sobre: • Fluxo do Processo.

• Entradas para CQ e Parâmetro. • Aprovações e Rejeições.

1.2

Fluxo do Processo

O fluxo de controle de qualidade de materiais deste ambiente permite a segregação do estoque dos materiais que estão sob avaliação da qualidade, não permitindo assim o seu uso enquanto não houver aprovação e liberação do material. Permite também o registro de aprovações e rejeições dos materiais em função da análise de qualidade.

Vale ressaltar que este é um controle simples e trata apenas da aprovação/rejeição do material para uso. O controle de qualidade (conforme normas de qualidade) somente é realizado pelo ambiente de Inspeção de Entrada, que trata aspectos como planos de amostragem, ensaios de teste, planos de inspeção etc.

(4)

1.3

Entradas para CQ e Parâmetro

O parâmetro MV_CQ define o código do armazém de controle de qualidade, este armazém por sua vez, terá um tratamento diferenciado pelo ambiente de Estoque/Custos. Sempre que realizada uma entrada neste armazém, por documento de entrada, transferência entre armazéns ou produção, o sistema dará início ao processo de controle de qualidade de materiais.

A entrada para controle de qualidade, por documento de entrada pode ser realizada pelo controle de notas. Por esse controle deve-se estabelecer no campo Nota Mínima do cadastro do produto, a nota mínima para que o produto seja dispensado do controle de qualidade.

Na amarração do produto com o fornecedor informe no campo Nota, a nota do fornecedor para o respectivo produto.

Uma vez estabelecida à nota mínima para o produto e sempre que realizada uma entrada por documento fiscal, o sistema irá verificar se a nota do fornecedor para o produto é maior ou igual à nota mínima exigida. Caso a nota do fornecedor para o produto seja inferior à nota mínima, automaticamente o sistema indicará no item do documento de entrada, o armazém de controle de qualidade como armazém de entrada para o produto, iniciando assim o processo de controle de qualidade de materiais.

A entrada para controle de qualidade por produção pode ser realizada pelo controle de lote de produção. Por esse controle deve-se estabelecer no campo Produção CQ do cadastro do produto, o intervalo de produção que dedeve-seja enviar para análideve-se de CQ. Assim sempre que o intervalo ocorrer, o resultado da produção será enviado para CQ automaticamente.

Toda entrada realizada no armazém de CQ irá gerar um registro para análise de qualidade do saldo recebido pelo armazém. Este saldo somente será liberado para movimentação após aprovação pelo controle de qualidade.

1.4

Aprovações e Rejeições

A aprovação e rejeição de CQ é o processo responsável pelo registro da conclusão obtida pela execução do controle de qualidade a respeito do lote recebido para análise. Neste processo registram-se as quantidades liberadas e rejeitadas do lote recebido para análise, bem como o motivo da aprovação/rejeição.

Ainda neste mesmo processo, quando aprovada a quantidade, realiza-se a liberação de estoque disponibilizando o material aprovado no armazém de estoque.

1.5

Aprovações e Rejeições - Cadastro

Para realizar uma liberação ou rejeição acesse: Atualizações / Movimentos / Baixas do CQ

1. Posicione o cursor no lote de entrada desejado. 2. Acione a opção Liberar/Rejeitar.

3. Preencha os principais campos. 4. Confirme.

1.6

Aprovações e Rejeições – Principais Campos

Na interface de liberação/rejeição, no cabeçalho serão exibidos os dados do lote recebido para CQ: Número: exibe o número de identificação da entrada para análise de CQ.

Armazém: exibe o código do armazém destino da liberação. É o armazém para o qual será sugerido e enviado o produto após liberação.

(5)

Cod. Produto: exibe o código do produto que está em controle de qualidade. Lote e Sublote: exibe o número de lote e sublote do saldo em controle de qualidade. Qtd. Original: exibe a quantidade originalmente recebida para controle de qualidade. Qtd. Liberada: exibe a quantidade já analisada e liberada pelo controle de qualidade. Qtd. Rejeitada: exibe a quantidade já analisada e rejeitada pelo controle de qualidade. Saldo: exibe o saldo pendente para análise do controle de qualidade.

1.7

Aprovações e Rejeições – Principais Campos

As ações de liberação e rejeição deverão ser registradas pela inclusão de nova linha nos itens do documento:

Estornado: identifica se o endereçamento realizado deve ser estornado (preenchê-lo somente quando desejar realizar o estorno de um endereçamento e quando acessada a opção de estorno).

Tipo: identifica o tipo do evento realizado, sendo 1 para liberação e 2 para rejeição. Quantidade: preencha com a quantidade liberada/rejeitada.

Saldo: exibe o saldo para análise pelo controle de qualidade após o evento incluído. Observação: preencha com as observações que o controle de qualidade julgar necessárias.

Armazém Des.: preencha com o código do armazém de destino da liberação/rejeição de CQ. Quando tratar de rejeição, será sugerido o próprio armazém de CQ para que o saldo permaneça bloqueado. Neste caso poderá ser movimentado somente pelo documento de saída de devolução de compra. Caso o material rejeitado venha a ser descartado, sugere-se a utilização de outro armazém para que seja possível a movimentação por movimento interno ou documento de saída normal.

Mot. Rejeição: preencha com o motivo para a rejeição da quantidade.

(6)
(7)
(8)
(9)
(10)
(11)
(12)
(13)
(14)
(15)

1.8

Conclusão

Assim, você terminou o treinamento Controle de Qualidade de Materiais do ambiente Estoque e Custos. Neste treinamento você conheceu um pouco mais sobre:

• Fluxo do Processo.

• Entradas para CQ e Parâmetro.

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

transientes de elevada periodicidade, cujos poros de fusão, de maior diâmetro, se mativeram abertos durante mais tempo. A expressão das quatro isoformas de HCN foi confirmada

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

For teachers who received their training in different periods, four different basic professional identities were identified: a) identity centred on an education of austerity

Especificamente as questões levantadas buscam avaliar qual o contributo das espécies mais representativas da área amostral (Bolbochenous maritimus (L.) Palla,

É importante realçar que os custos da exploração ainda poderiam ter aumentado mais depois das medidas de correcção, pois o efectivo foi diminuído (vacas refugadas) de

Para Butler (2002) os corpos que ocupam o lugar da abjeção, ao mesmo tempo em que não são reconhecidos como plenamente legítimos, estão lá justamente para