• Nenhum resultado encontrado

ancária BInformativo do Sindicato dos Bancários do Ceará Edição nº a 7 de junho de 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ancária BInformativo do Sindicato dos Bancários do Ceará Edição nº a 7 de junho de 2014"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ancária

B

Informativo do Sindicato dos Bancários do Ceará | Edição nº 1337 | 2 a 7 de junho de 2014

No dia 29/5, Sindicato e empregados paralisaram a unidade reivindicando a saída da gerente, denunciada

por prática de abuso de poder, sendo substituída naquele mesmo dia (pág. 4)

Sindicato denuncia e Caixa substitui

gerente da agência em Tianguá

(2)

Home Page: www.bancariosce.org.br – Endereço Eletrônico: bancariosce@bancariosce.org.br – Telefone geral : (85) 3252 4266 – Fax: (85) 3226 9194 Tribuna Bancária: imprensa@bancariosce.org.br – (85) 3231 4500 – Fax: (85) 3253 3996 – Rua 24 de Maio, 1289 - 60020.001 – Fortaleza – Ceará

Presidente: Carlos Eduardo Bezerra – Diretor de Imprensa: Marcos Aurélio Saraiva Holanda – Jornalista Resp: Lucia Estrela - CE00580JP Repórter: Sandra Jacinto - CE01683JP – Projeto Gráfi co e Diagramação: Normando Ribeiro CE00043DG

Impressão: Expressão Gráfi ca – Tiragem: 11.500 exemplares

Expediente

Sindicato e os “Bancários na Copa”

batem um bolão

Foto: Secretaria de Imprensa – SEEB/CE

Está no ar a promoção “Ban-cários na Copa”, criada pelo Sin-dicato dos Bancários do Ceará, onde os associados poderão dar seus palpites sobre os jogos da primeira fase da Copa do Mundo e concorrer a prêmios.

Para participar é muito simples: basta acessar o site do Sindicato dos Bancários (www. bancariosce.org.br/copa2014_ confirma.php) e, após confirmar sua filiação através do CPF, preencher seus palpites para os 48 jogos da 1ª fase. O cadastro pode ser feito até a véspera do início da Copa, 11/6.

Para cada jogo em que você acertar o placar, acumulará 30 pontos. Caso acerte apenas o resultado (vitória ou empate), você acumulará 10 pontos. Ao

final da primeira fase, quem acumular o maior número de pontos ganha uma TV de 60 polegadas e uma camisa da Seleção Brasileira. Quem se classificar do 2º ao 20º lugar, ganha uma camisa da Seleção.

Conforme os jogos forem

O Sindicato dos Bancários do Ceará e a Apcef/CE participaram do seminário de integração de sete novos empregados da Caixa Econômica Federal no último dia 29/5. Dos sete convocados que tomaram posse na segunda-feira, 26/5, seis são para o Ceará e um para o Maranhão. Os representantes das duas entidades, Elvira Madeira e Jefferson Tramontini, deram as boas vindas aos novos bancários, mas criticaram o número pequeno de convo-cações. “Uma das grandes batalhas do Sindicato é lutar pela convocação de mais empregados. Mas é importante lembrar que nenhuma das conquistas de hoje veio de graça, e sim são fruto da nossa mobilização e da nossa luta”, disse Elvira. Tramontini, por sua vez, reforçou a importância da sindicalização. “São vocês que fazem o Sindicato forte”, concluiu.

Devido a atividades de planejamento da Campanha Salarial de 2014, comunicamos que não haverá a edição de maio do Botequim dos Bancários que deverá ocorrer somente no dia 27 de junho, com grandes atrações juninas.

Acompanhe os meios de comunicação do Sindicato dos Bancários onde, posteriormente, divulgaremos as atrações.

Comunicado:

Botequim dos

Bancários

acontecendo, os bancários poderão acompanhar seu desempenho e o ranking dos melhores colocados. Não há limite para o número de par-ticipantes, mas cada bancário só poderá se cadastrar uma única vez.

(3)

Bancários protestam contra

demissões no Santander

U

ma manifestação em frente à agência do Santander da Av. Santos Dumont, em Fortale-za, organizada pelo Sindicato dos Bancários do Ceará na terça-feira, dia 27/4, reuniu bancários para protestar contra as demissões de funcionários e a política de arrocho que adoece os trabalhadores. Os bancários cobram o fim das demissões e exigem mais contratações, fim do assédio moral e das metas abusivas. A atividade fez parte da Jornada Nacional de Luta, iniciada no último dia 13/5 em todo o País.

O diretor do Sindicato e funcionário do Santander, Ail-son Duarte, denunciou a polí-tica de arrocho e demissões no Santander em todo o País. “Já foram feitos vários atos com a intenção de pressionar o banco para, ao invés de fechar agência (em Fortaleza está previsto o fechamento de duas unidades), que o Santander possa contratar mais funcionários para atender sua clientela e acabe com o assédio moral e a cobrança de metas cada dia mais abusivas”, destacou.

Segundo Eugênio Silva, di-retor do Sindicato e funcionário do Santander, “o banco demitiu de janeiro a abril deste ano, 15 bancários em Fortaleza e eliminou 970 postos de trabalho em nível nacional. Isso reflete no atendi-mento à população. O banco demite, reduz o quadro, mas as metas continuam as mesmas, aumentando a sobrecarga dos que ficam. Essas demissões pre-judicam tanto os trabalhadores, como os clientes, bem como afeta os resultados do banco, líder em reclamações no Banco Central”.

O dirigente denuncia ainda que as agências estão lotadas por conta da política de demis-são e não contratação de novos funcionários. “O cliente precisa reclamar junto aos canais do Santander e do Banco Central e pressionar pela contratação de mais bancários, pois as péssimas condições de trabalho estão adoecendo os funcionários com síndrome do pânico, depressão, ansiedade etc”, disse.

Cruel aumento de metas – Os diretores do Sindicato,

Gus-tavo Tabatinga e Bosco Mota, ambos funcionários do Banco do Brasil, protestaram contra essa política de demissões e do exaustivo e cruel aumento de metas do Santander. Explora-ção pura. “Sob ameaça, os que ficam passam a vender produtos desesperadamente para garantir seu posto de trabalho. O pior é que o Santander envia todo

esse lucro para a Espanha, onde não há demissões como aqui no Brasil”, denunciam.

Para Robério Ximenes, diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco, “mais uma vez es-tamos protestando contra essa política que assola o País, envol-vendo o sistema financeiro, com seus lucros exorbitantes. Os ban-cos são os que mais acumulam riqueza no Brasil e é quem mais explora seus trabalhadores. Os bancos estão demitindo, prestan-do péssimo serviço à população, mas continuam cobrando juros e tarifas exorbitantes dos clientes. É preciso denunciar”.

“Vamos continuar

pressionando o Santander

a parar de demitir, abrir

diálogo com o movimento

sindical e mudar sua

forma de gestão no Brasil,

principalmente em relação

à política de recursos

humanos”

Eugênio Silva, diretor do

Sindicato e funcionário do

Santander

(4)

Gerente abusa de poder e é

substituída por ação do Sindicato

e empregados em Tianguá

Após denúncias dos

bancá-rios da agência da Caixa

Eco-nômica Federal, em Tianguá,

o Sindicato dos Bancários do

Ceará conseguiu reverter a

situação de abuso de poder

praticado pela gerente geral

daquela unidade. Na

quinta-feira, dia 29/5, a agência foi

fechada e os empregados se

recusaram a trabalhar

enquan-to a gerente estivesse à frente

da agência. O Sindicato enviou

documento, fez tratativas com

a direção da Caixa e conseguiu

que a gerente fosse substituída

na mesma manhã. Enquanto

isso, a unidade fi cou fechada

por algumas horas.

Os dirigentes do

Sindica-to prestaram Sindica-total apoio aos

bancários da Caixa, na cidade

de Tianguá, enquanto

aguarda-vam as tratativas da entidade

feitas com a direção da Caixa.

As denúncias se

relacio-navam a uma série de

irregu-laridades e atos de abuso. Os

funcionários, principalmente

os que exercem a função de

caixa, estavam sendo coagidos

pela gestora da agência a

traba-lharem após o registro de saída

em seus pontos eletrônicos,

horas-extras não registradas

e, portanto, não pagas, de

forma não eventual. Isso com

ameaça de transferência e/ou

destituição da função, como

forma de coação, obrigando

os funcionários, pelo medo, a

trabalharem sem o devido

re-gistro do ponto eletrônico em

jornada extraordinária.

A gerente descumpria os

normativos da empresa e da

própria legislação trabalhista,

em confronto direto com as

orientações da própria

Audi-toria da CEF que prega: “os

registros no SIPON devem ser

imprescindivelmente

fide-dignos à jornada de trabalho

realizada”. A gerente orientava

os funcionários da agência a

não realizaram hora extra

re-gistrada em ponto eletrônico,

alegando falta de orçamento

(Veja destaque abaixo).

O Sindicato dos Bancários tem acompanhado também a situação na agência da Caixa Terra da Luz onde há denún-cias de pressão, perseguição, ameaças, descomissionamen-tos e assédio moral. Segundo informações dos empregados, o clima da agência, provocado pelo gerente geral da unidade, está insustentável, refletindo in-clusive nos resultados, ao ponto da unidade, antes referência, ter aparecido em último lugar na região do Escritório Sul.

A entidade identificou que houve descomissionamento de uma empregada sem qualquer motivo aparente e, logo em seguida, assumiu a mesma função outra empregada, sem que houvesse qualquer proces-so seletivo de conhecimento dos empregados da unidade para a vaga. Aproveitando-se de normativos viciados para os processos seletivos internos (PSI) que a CEF possui, a nova indicada, segundo os próprios empregados da unidade, é esposa do superintendente do Escritório Norte/Sul do Ceará.

De acordo com as denún-cias, que ainda estão sendo apuradas, o gerente tem uma postura exagerada com rela-ção ao comando da agência, afirmando várias vezes que “se ele manda, tem de ser cumpri-do”. Segundo o diretor do Sin-dicato, Marcos Saraiva, após comprovar todas as denúncias, a entidade deve denunciar o gestor formalmente através do Protocolo para Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho, instrumento previsto na Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários.

Denúncia de

assédio moral

na Caixa Terra

da Luz

(5)

Trabalhadores cobram da Caixa medidas

para melhorar condições de trabalho

Durante negociação realizada entre as entidades representativas dos empregados e a

direção da Caixa Econômica Federal, no dia 28/5, em Brasília, o diretor do Sindicato

dos Bancários do Ceará, Marcos Saraiva, fez a entrega de documento com as denúncias

feitas pelos trabalhadores da agência da Caixa em Tianguá e cobrou providências

urgentes. A entrega ocorreu na véspera da paralisação da unidade e a resposta veio com

o afastamento da gerente geral e acerto de instalação de uma mesa de negociação nesta

semana, reunindo trabalhadores, Sindicato, Apcef e Superintendência.

N

a mesa de

ne-gociações

per-manentes com

a Caixa Econômica

Fe-deral, realizada no dia

28/5, em Brasília (DF),

a Contraf-CUT, com

assessoria da

Comis-são Executiva dos

Em-pregados (CEE/Caixa),

voltou a cobrar medidas

urgentes e

consisten-tes para melhorar as

condições de trabalho

nas unidades de todo

o País. Também foram

discutidos itens como

contratação de mais

empregados, estágio

probatório e Fórum

Pa-ritário sobre Condições

de Trabalho.

Um dos itens

trata-dos foi o relativo ao

pa-gamento de horas extras

em agências com até 15

empregados, conforme

previsto no aditivo ao

Acordo Coletivo de

Tra-balho (ACT) 2013/2014.

A reivindicação é para

vez para ressaltar a cada

ges-tor a questão do respeito aos

direitos dos trabalhadores. O

entendimento é de que a

obri-gatoriedade da compensação

precisa ser descartada, como

forma de evitar que as horas

extras sejam utilizadas para

agravar a deterioração das

condições de trabalho.

Os representantes dos

em-pregados cobraram ainda da

Caixa transparência na

ado-ção do programa de gestão

de desempenho de pessoas,

divulgado dia 8/5. Foi

criti-cada, por exemplo, a falta de

acesso direto às informações

sobre esse programa, com

questionamentos a respeito

do aumento da

competiti-vidade entre colegas e da

possibilidade de elevação

dos casos de adoecimento de

empregados.

Outro destaque da mesa de

negociação permanente foi a

contratação de mais

empre-gados. O aumento da

sobre-carga de trabalho é provocado

ainda, segundo as entidades

representativas, pelo fato de

que a expansão da rede de

agências não ocorre na mesma

proporção do aumento das

demandas, fi cando nas costas

dos trabalhadores a carga mais

pesada da responsabilidade

pelos resultados.

Foto: Augusto Coelho - FENAE

que a Caixa não estabeleça

dotação orçamentária para

essa questão, de modo a não

permitir que gestores venham

a impedir os trabalhadores de

fazerem a opção: ou receber

pelas horas trabalhadas a mais

ou compensar.

Como solução para o

pro-blema, e atendendo a uma

reivindicação dos

trabalhado-res, o banco fi cou de divulgar

uma nova orientação, dessa

(6)

O

Sindicato dos Bancários do Ceará

denuncia mais uma vez o festival de

desmandos que existe atualmente no

Ban-co do Brasil. Infelizmente, já são Ban-comuns

no BB atitudes como pressão por metas,

assédio moral, perseguição a funcionários

grevistas, trabalho em fi nais de semana

e feriados, vista grossa às atitudes de

ge-rentes assediadores e até lista negra para

futuros descomissionamentos, entre outros

absurdos. As denúncias são constantemente

encaminhadas à Ouvidoria e à direção do

Banco do Brasil, mas poucas providências

são tomadas de forma concreta.

Uma das denúncias chegou ao

conhe-cimento do Sindicato através de um

ex-superintendente do banco no Ceará, que

após sofrer inúmeras formas de assédio,

foi pressionado a se aposentar em março

de 2013 e resolveu denunciar o que estava

acontecendo nos bastidores do banco. De

acordo com o ex-funcionário, em carta

apresentada à direção e divulgada na área

interna do BB, ele era forçado a fazer

avalia-ções tendenciosas, levando alguns colegas

a também se aposentarem ou receberem

punições indevidas. Tudo com o aval da

Super/CE.

Inconformado com a situação e falta de

apuração devida pelo BB, o

ex-superinten-dente acionou a justiça que, recentemente,

divulgou documentos que comprovam a

existência de uma lista negra dentro do

BB. Da relação, constam os nomes de pelo

menos 41 gerentes apontados como “as

próximas vítimas” de assédio e pressão. A

lista contém os gerentes com mais de 50

anos de idade e mais de 30 anos de banco e

que seriam pressionados a se aposentarem,

ou ao contrário, seriam transferidos para

agências de nível inferior ou até mesmo,

seriam descomissionados.

Além disso, o ex-funcionário era

obriga-do a passar por situações vexatórias, sofreu

discriminação por conta da sua idade e foi

obrigado a suportar abusos, exploração

Justiça divulga lista negra de pressão e

descomissionamentos no BB

com exigência de tarefas subumanas e foi

vítima de perseguição e assédio moral pelo

seu superior, o superintendente estadual

Elói Medeiros, o que provocou seu pedido

de aposentadoria. O bancário sempre teve

posição de destaque dentro do banco e era

reconhecido por colegas e clientes pelo seu

trabalho dentro da instituição.

“Há tempos denunciamos essa prática

desumana que existe no Banco do Brasil. O

terror está instalado no Ceará. Há cobrança

de metas abusivas, ameaças constantes de

descomissionamentos e ‘downgrades’,

as-sédio moral e principalmente, tendo como

alvo pessoas que já provaram sua

capacida-de profi ssional e sua capacida-dedicação à empresa

durante toda a vida, sendo obrigados até

mesmo a serem anti-éticos com os colegas

de trabalho”, afi rma o diretor do Sindicato

e funcionário do BB, José Eduardo Marinho.

O Banco do

Brasil agora

não tem mais

limites. Não

cumpre acordo

coletivo, não

obedece à

legislação

trabalhista,

exige o

cumprimento

de metas desumanas e pratica uma

jornada excessiva e cruel. Além disso,

com a divulgação dessa lista negra,

fi ca comprovado também que o BB

discrimina os seus funcionários pela

idade, após dedicarem a vida inteira ao

banco. Isso é, no mínimo, desrespeitoso”

Gustavo Tabatinga, secretário

jurídico do Sindicato e funcionário

do BB

A Chapa 3 Previ Livre, Forte e de Todos venceu a eleição para a renovação das diretorias de Administração e de Planejamento da Previ e parte dos

conselhos deliberativo, fiscal e consultivos dos dois planos de benefícios, o Plano 1 e o Previ Futuro.

A Chapa 3 obteve 34.248 votos. A Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ, apoiada pela Contraf-CUT, ficou em segundo lugar, com 25.107 votos. Em terceiro lugar ficou a Chapa 2 União e Participação, com 20.336 votos, seguida pela Chapa 1 Ética e Transparência, que obteve 10.592 sufrágios.

No Ceará, a Chapa 4 ficou em 1º lugar, com 1.192 votos (sendo 675 votos dos ativos e 517 de aposentados), enquanto que a Chapa 3 obteve 667 votos (sendo 356 dos ativos e 311 dos aposentados), a Chapa 2, 382 votos (291 dos ativos e 91 dos aposentados) e a Chapa 1, 314 votos (254 dos ativos e 60 dos aposentados). No total foram 2.555 votos válidos, sendo 1.576 da ativa e 979 dos aposentados.

“Quero parabenizar a todos pela campanha eleitoral da Previ. Respeitamos a democracia. Venceu a Chapa 3 no Brasil. Mas, agradeço a todos que confiaram seus votos para Chapa 4. Continuamos na luta com nosso projeto para avançar nas conquistas e com nosso compromisso de envolver todos, ativos, aposentados e entidades representativas, para cumprir a pauta dos trabalhadores do BB. Agradeço, especialmente, aos colegas do Ceará pelo resultado. Vamos juntos fortalecer nossa unidade para defender e conquistar direitos na Campanha Nacional dos Bancários de 2014”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra.

A posse dos novos dirigentes da Previ será na segunda-feira 2 de junho.

Chapa 3 vence

eleição da Previ

(7)

O

Coletivo de Mulheres do Sindicato dos Bancários do Ceará, em parceria com a Secretaria de Formação, realizou no último dia 23/5 a primeira edição do projeto CineClube, com a exibição do premiado A Fonte das Mulheres (La Source des Femmes, 2012), do cineasta Radu Mihaileanu.

O evento reuniu, além de vários admiradores da sétima arte, a professora e pós-doutora em Sociologia, Liduína Farias (UECE) e a professora mestre Monalisa Soares (Fametro) que, após o filme, organizaram um rico debate sobre a questão de gênero.

O projeto do Cineclube é mais uma opção de formação social e política, utilizando a arte como instrumento. O objetivo é provocar o debate e a reflexão sobre temas sociais diversos para que os participantes te-nham uma visão mais crítica da realidade.

A primeira edição abordou a questão de gênero, mas o projeto pretende abranger outros temas de importância para a sociedade como um todo. A história de A Fonte das Mulheres se passa num

CineClube dos Bancários estreia com

filme e debate sobre questão de gênero

“Trata-se de uma iniciativa auspiciosa. Es-pecialmente porque o Cineclube prenuncia a priorização do BOM FILME, acompanhado da oportunidade e do raro prazer da conversa face a face com amigos de trabalho. O fi lme A Fonte das Mulheres, onde as tradições islâmicas são sobrecarregadas de interpretações, cada vez mais, desfavoráveis à condição feminina, con-têm um carga simbólica que nos desperta para questões humanas que são universais (como o sofrimento e o amor). Considero como ponto mais importante do fi lme os elementos que o cineasta oferece para se ampliar a percepção

da vida, possibilitando caminhos para a construção cotidiana de uma contra hegemonia ... ou de novos imaginários, sem que se precise de armas, nem de outras formas de violências. Viva o Cineclube do Coletivo de Mulheres do Sindicato dos Bancários do Ceará!”

Liduína Farias – professora

pequeno vilarejo, situado entre o Norte da África e o Oriente Médio, onde as tradições islâmi-cas são seguidas à risca. Entre elas, uma que faz com que as mulheres sejam as responsáveis por buscar água em um local dis-tante e de difícil acesso, restando para os homens a simples tarefa de matar o tempo bebendo e falando da vida.

“Todos que compareceram, tanto homens como mulheres, se declararam amantes do ci-nema e isso contribuiu para que o debate também fosse muito enriquecedor. A discussão sobre a questão de gênero deixou claro que a luta das mulheres não é só delas, mas beneficia a toda a sociedade. Fatores que envolvem religião, cultura e tradição podem ser mudados para benefício de todos. Como mostra o filme, há casos em que a própria mulher absorve aqueles costumes machistas e isso não só na cultura árabe, mas em todo o mundo. Cabe a nós lutarmos contra essa postura. A fonte das mulheres é o amor e este benefi-cia a todos”, concluiu a diretora do Sindicato e representante do Coletivo, Rita Ferreira.

“Eu gostei muito da iniciativa. Gosto muito de cinema e essa é uma oportunidade de ver algo diferente. Além disso, encontramos pessoas, nos informamos. O evento ainda estava muito bem organizado, com um debate rico sobre as diferenças de gênero. Espero que aconteça logo outra edição, pois pretendo participar também”

Lucirene Façanha – aposentada do Banco do Brasil

“Achei excelente esse projeto. Gostaria de parabenizar o Sindicato e o Coletivo de Mulheres pela iniciativa, pois estava tudo muito organizado. A escolha do fi lme também foi muito acertada porque apesar da história se passar numa comunidade distante, retrata situações que acontecem todos os dias no nosso País. Além dis-so, esse é mais um evento para a categoria que gera conhecimento para todos. Espero muito em breve ser convidado novamente para a segunda edição”.

Lauro Pires – aposentado da Caixa Econômica Federal

“Achei o projeto do Cineclube dos Bancá-rios muito interessante, pois a discussão de temas sociais é muito bem estimulada através dos meios audiovisuais. O debate sobre as questões de gênero também é muito importante, pois o machismo ainda é muito forte na sociedade como um todo. Existe um estereótipo de que o nordestino é muito machista, e realmente há muitos casos na região, entretanto, as mulheres sofrem esse tipo de violência em todos os lugares do País e em todo o mundo”

Monalisa Soares – professora

(8)

III Passeio Motobancários reuniu

15 bancários motociclistas

Bancários adeptos do motociclismo participaram do III

Pas-seio Motobancários 2014, realizado no sábado, dia 24/5, saindo

de Fortaleza com destino à Guaramiranga. O grupo, formado

por 15 motociclistas, se concentrou na sede do Sindicato e partiu

às 7 horas para a Serra. Esse evento é uma iniciativa da

Secre-taria de Esporte e Lazer do SEEB/CE, como forma de promoção

lazer, interação e confraternização entre os bancários adeptos

do esporte.

Segundo o diretor do SEEB/CE, Ribamar Pacheco, um dos

or-ganizadores do Passeio, “a ideia do evento é, além de promover

momento de lazer, fortalecer laços de amizade entre os

motoci-clistas da nossa categoria e incentivar a troca de expediências.

O movimento vai continuar e o próximo passeio já está sendo

programado para junho, com data a ser defi nida”.

Os interessados em participar devem manter contato com

os diretores Ribamar Pacheco (9155 3632) ou Bosco Mota

(9155 4822) e fazer seu cadastro para o próximo passeio, com

local e data a serem defi nidos brevemente.

Combate à obesidade

De acordo com a nutricionista Olga Amancio, do Departamento de Nutrição e Metabolismo da Universidade Federal de São Paulo, a diminuição no consumo de açúcar, gordura e sódio pela população

em geral é uma recomendação importante, mas não significa uma solução para o problema da obesidade. A simples restrição alimentar

não resolve. As pessoas precisam entender que o jeito como levam a vida impacta diretamente na saúde e é isso que precisa ser repensado

como um todo. É muito importante praticar exercícios físicos regularmente.

Participação nos lucros

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou 11

súmulas, que vão guiar a Justiça do Trabalho em temas como adicional de periculosidade, Participação

nos Lucros e Resultados (PLR), horas extras e questões processuais. Os entendimentos

estão na Resolução nº 194, de 2014. A súmula

nº 451, por exemplo, aprovada pelo novo decreto,

determina que, em caso de demissão, o funcionário tem

o direito de receber a PLR proporcionalmente ao tempo

trabalhado.

Desoneração da folha

O governo anunciou a desoneração permanente da folha de pagamento de 56 setores. A desoneração da folha é uma estratégia

para aquecer a economia e ajudar a indústria diante da crise financeira internacional. Com a medida, o governo reduz a alíquota

do INSS para que o empresário obtenha maior faturamento. Entre os setores contemplados estão indústrias de máquinas, têxteis, de construção, empresas de transportes, tecnologia e comunicação, fabricantes de produtos eletroeletrônicos, de cerâmica, entre outros.

Referências

Documentos relacionados

A entidade adjudicante terá o direito a exigir indemnização por perdas e danos eventualmente resultantes do atraso ou do não cumprimento por parte do adjudicatário

Utilizar a maior dose, para situações de maiores pressões das doenças (utilização de variedades mais suscetíveis e/ou histórico da doença na região), associado a

O episódio da história da biologia aqui tratado, a viagem de Wallace pela Amazônia e seus estudos sobre as palmeiras, mostraram-se instrumentos importantes para promover

Resumo: Além do princípio da seleção natural, Alfred Russel Wallace (1823-1913) deixou outras contribuições para a história natural como, por exemplo, o estudo das cores

Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento; Didática Geral; Metodologia de Ensino; Psicologia da Educação; Tendências pedagógicas; Relação ensino/escola/legislação; A

O objetivo desse estudo é avaliar as tensões aplicadas no componente femoral e no componente acetabular da prótese de fêmur no momento de maior propulsão da

Neste teste foram utilizadas 433 variantes de c´ odigos maliciosos (agora 32 c´ odigos prim´ arios), a partir de 15 ferramentas evasivas (as do segundo pr´ e-teste adicionadas de

Analisando em pormenor as respostas dadas, constata-se que a menção de “pouco satisfeito” apenas foi atribuída 1 vez a cada uma das questões acima referidas e pelo