• Nenhum resultado encontrado

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1. (CESPE/STJ/TÉCNICO JUDICIÁRIO/ÁREA: ADMINISTRATIVA/2015) Um ser-vidor público estável pode perder seu cargo mediante avaliação de desempenho.

Comentário

Servidor público estável pode perder seu cargo por avaliação de desempenho, sentença judicial transitada em julgado e por processo administrativo.

2. (CESPE/DPU/ANALISTA-TÉCNICO ADMINISTRATIVO/2016) Situação hi-potética: Cláudio, servidor público federal, foi demitido após ter respondido a processo administrativo pela suposta prática de ato de improbidade admi-nistrativa. Inconformado, Cláudio ingressou com ação judicial e conseguiu anular a demissão, tendo sido reinvestido no cargo. Assertiva: nesse caso, a reinvestidura de Cláudio no cargo público se dará por meio da reversão.

Comentário

A reinvestidura se dará por meio de reintegração.

Pegadinha da banca

É muito comum que as bancas tentem confundir o concursando quanto a readaptação, reversão, reintegração e recondução.

3. (CESPE/DPU/ANALISTA-TÉCNICO ADMINISTRATIVO/2016) É permitido o exer-cício de mais de um cargo em comissão, desde que seja na condição de interino.

Comentário

Ocupar um cargo interinamente é ocupá-lo momentaneamente até que outro servidor seja nomeado pela autoridade competente. Nesse caso, o servidor que exercer mais de um cargo em comissão poderá optar pela gratificação e responderá pelos dois cargos.

(2)

4. (CESPE/DPU/AGENTE ADMINISTRATIVO/2016) Somente nos casos pre-vistos em lei poderia haver a prestação gratuita de serviços ao poder público.

Comentário

A lei pode autorizar a prestação de serviços gratuitos.

5. (CESPE/TCU/Técnico Federal de Controle Externo/2015) A vedação ao acú-mulo remunerado de cargos, empregos ou funções públicas não se estende aos empregados das sociedades de economia mista.

Comentário

Não se pode acumular cargo público na administração direta ou indireta.

6. (CESPE/TCU/Técnico Federal de Controle Externo/2015) O prazo de vali-dade de concurso público é de até dois anos, podendo ele ser prorrogado enquanto houver candidatos aprovados no cadastro de reserva.

Comentário

Concursos públicos têm validade de até dois anos e podem ser prorrogados apenas uma vez por igual período.

7. (CESPE/TJDFT/ANALISTA JUDICIÁRIO/2015) A servidora gestante tem ga-rantido seu direito de afastamento das operações e locais considerados peno-sos, insalubres ou perigosos durante os períodos da gestação e da lactação.

Comentário

A servidora gestante que trabalhar em local insalubre ou perigoso, que prejudique a sua vida e a do seu bebê, como trabalho com explosivos ou armas de fogo, ou em locais de atividade penosa, que abalem o psicológico da mulher, como zonas de fronteiras e locais similares, ficará afastada durante a gestação e a lactação dessas atividades.

(3)

(CESPE/INSS/TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL/2016) Considerando que determinado servidor público federal tenha sido removido para outra sede, situada em outro município, para acompanhar sua esposa, que também é servidora pública federal e foi removida no interesse da administração, julgue os itens seguintes à luz do disposto na Lei n. 8.112/1990.

8. É correto inferir que houve interesse da administração na remoção do servi-dor, pois esse é um dos requisitos para sua concessão.

Comentário

A remoção a pedido independe do interesse da administração. Ela é obrigada a realizar a remoção mesmo se não for de seu interesse.

9. A referida remoção pressupõe o deslocamento do cargo ocupado pelo servi-dor para outro órgão ou entidade do mesmo poder.

Comentário

Na remoção ocorre o deslocamento do servidor. Na redistribuição, ocorre o deslocamento do cargo, ocupado ou vago.

10. O período de afastamento do servidor para o deslocamento e para a retoma-da do exercício do cargo no novo município, observados os limites legais, é considerado como de efetivo exercício.

Comentário

O servidor removido tem de 10 a 30 dias para se apresentar na nova sede, podendo declinar do primeiro prazo e voltar antes de 10 dias. Esse período é contado para efeitos de aposentadoria e como de efetivo exercício. O servidor receberá normalmente a sua remuneração e não haverá rompimento do vínculo nesse período de trânsito.

(4)

11. Ainda que o servidor e sua esposa sejam integrantes de órgãos pertencentes a poderes distintos da União, a remoção do servidor poderia ser concedida.

Comentário

Mesmo que o servidor trabalhe em um poder e sua esposa em outro, a remoção pode ser concedida porque os órgãos são regidos pela mesma lei, a Lei n. 8.112/1990.

12. (CESPE/DPU/ANALISTA-TÉCNICO ADMINISTRATIVO/2016) O servidor que for nomeado para cargo de provimento efetivo será submetido, após entrar em exercício, a estágio probatório de três anos, no qual será avaliado com base na assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.

Comentário

O servidor deve ser “RAPID”: responsável, assíduo, produtivo, deve ter iniciativa e ser disciplinado.

13. (CESPE/DELEGADO DE POLÍCIA/BA/2013) Considere que um servidor pú-blico federal estável, submetido a estágio probatório para ocupar outro cargo público após aprovação em concurso público, desista de exercer a nova fun-ção. Nessa situação, o referido servidor terá o direito de ser reconduzido ao cargo ocupado anteriormente no serviço público.

Comentário

No estágio probatório relativo a outro cargo, o servidor pode pedir para retornar ao cargo anterior, e esse pedido será com certeza concedido. Apesar de a Lei n. 8.112 não regulamentar a recondução voluntária, ela já é amplamente aceita, tanto pela jurisprudência quanto pela própria administração pública.

(5)

14. (CESPE/FUB/ADMINISTRADOR/2015) Um servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório pelo período de vinte e quatro meses.

Comentário

O período de estágio probatório é de três anos.

15. (CESPE/PC-DF/AGENTE DE POLÍCIA/2013) Para o cargo de agente de po-lícia, é vedada a posse mediante procuração.

Comentário

A posse mediante procuração é permitida por lei.

16. (CESPE/PC-DF/AGENTE DE POLÍCIA/2013) Se um agente de polícia apo-sentado reingressar no serviço público, por serem insubsistentes os motivos de sua aposentadoria, pode-se afirmar que ocorreu a sua reversão.

Comentário

Dica para lembrar da reversão: reversão tem V de “vovô”. Se o vovô voltou, isso é reversão.

17. (CESPE/PC-DF/AGENTE DE POLÍCIA/2013) Se um agente de polícia demi-tido for reintegrado judicialmente, o agente que ocupava o seu lugar terá de ser reconduzido ao cargo anterior, devendo ser indenizado pelo período em que tiver ocupado o cargo.

Comentário

A recondução exige estabilidade e o reconduzido não recebe qualquer indenização.

(6)

18. (CESPE/DPU/ANALISTA-TÉCNICO ADMINISTRATIVO/2016) O cargo pú-blico, definido como o conjunto de atribuições e responsabilidades incum-bidas ao servidor, é criado por lei para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

Comentário

Todos os cargos públicos são criados e extintos por lei. A única exceção está no art. 84, inciso VI, da CF/88, que dispõe que se o cargo público estiver vago, ele pode ser extinto mediante decreto autônomo.

19. (CESPE/DPU/ANALISTA-TÉCNICO ADMINISTRATIVO/2016) Situação hi-potética: Giorgio, de quarenta anos de idade, é cidadão italiano e não tem nacionalidade brasileira. Foi aprovado, dentro do número de vagas, em con-curso público para prover cargo do professor de ensino superior de determi-nada universidade federal, tem o nível de escolaridade exigido para o cargo e aptidão física e mental. Assertiva: Nessa situação, por não ter a nacionali-dade brasileira, Giorgio não poderá tomar posse no referido cargo.

Comentário

Pode ocupar cargo público: o brasileiro, nato ou naturalizado, e o estrangeiro, que pode ser professor, técnico ou cientista em instituição de pesquisa ou em universidade.

20. (CESPE/DPU/ANALISTA-TÉCNICO ADMINISTRATIVO/2016) Ascensão e reintegração são formas de provimento de cargo público.

Comentário

A ascensão foi tornada inconstitucional em 1997 porque ela dava razão para que o servidor de nível médio pudesse ocupar posteriormente um cargo de nível superior.

(7)

21. (CESPE/TRE-MT/ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA: JUDICIÁRIA/2015) Com base no que dispõe a Constituição Federal sobre os servidores públicos, as-sinale a opção correta.

a. As funções de confiança devem ser exercidas exclusivamente por servido-res ocupantes de cargos efetivos na administração.

b. A investidura em cargo público depende da aprovação prévia em concurso público, cujo prazo de validade previsto em lei é de dois anos, admitidas sucessivas prorrogações pelo mesmo período.

c. O regime de subsídio foi imposto pela CF como forma obrigatória de re-muneração para os cargos efetivos e empregos públicos criados após sua promulgação.

d. O servidor público federal adquire estabilidade no serviço público após dois anos de efetivo exercício do cargo por ele ocupado, somente podendo perder seu cargo por decisão judicial definitiva.

e. Somente brasileiros natos ou naturalizados podem ocupar os cargos pú-blicos efetivos.

Comentário

Subsídio é uma forma de remunerar o servidor público que está realizando seu trabalho. Mas o servidor não deve ser obrigatoriamente remunerado por subsídio. A Lei n. 8.112 fala apenas de vencimento e remuneração. As categorias podem optar, porém, por receber por subsídio em vez de remuneração.

O subsídio é uma forma de retribuir quem exerce uma função pública obrigatória: membros de poder (membros do Ministério Público e magistrados), ministros de Estado, secretários estaduais e ocupantes de cargo eletivo. Pode-se acrescentar ao subsídio uma indenização transitória.

(8)

22. (CESPE/TRT 8º REGIÃO/ANALISTA JUDICIÁRIO/2016) Conforme a Lei n. 8.112/1990, o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago, no âmbito do quadro geral de pessoal para outro órgão ou entidade do mesmo poder denomina-se:

a. Redistribuição. b. Remoção. c. Reintegração. d. Transferência. e. Substituição.

Comentário

Remoção é deslocamento do servidor, e não do cargo.

23. (CESPE/TCU/AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO/2013) A pro-moção, a readaptação e a posse em outro cargo inacumulável incluem-se entre os fatos que geram a situação de vacância do cargo público.

Comentário

Promoção e readaptação são formas simultâneas de provimento e vacância, e posse em outro cargo inacumulável é apenas forma de vacância.

24. (CESPE/PF/AGENTE DE POLÍCIA FEDERAL/2014) Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, se determinado concurso público destinar-se ao provimento de duas vagas, não será possível que uma dessas vagas seja destinada exclusivamente a pessoa portadora de necessidades especiais.

Comentário

Havendo apenas duas vagas, a reserva de uma delas para portadores de necessidades especiais acarretaria na reserva de 50% das vagas, e a lei estabelece que se pode reservar até 20%.

(9)

GABARITO 1. C 2. E 3. C 4. C 5. E 6. E 7. C 8. E 9. E 10. C 11. C 12. C 13. C 14. E 15. E 16. C 17. E 18. E 19. E 20. E 21. a 22. a 23. C 24. C 

��Este material foi elaborado pela equipe pedagógica do Gran Cursos Online, de acordo com a aula preparada e ministrada pelo professor Rodrigo Cardoso.

Referências

Documentos relacionados

da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Espírito Santo apresentado pelos representantes, solicitou-se ao Estado apresentar informação detalhada sobre todas as

Utilizando as RdPs, é possível: monitorar a quantidade de recursos disponíveis simultaneamente com a avaliação do uso de recursos pelo SGBD; definir ações de provisionamento a

Dessa forma, os objetivos deste trabalho foram quantificar o ácido indol-acético produzido por rizóbios isolados de alfafa, avaliar o efeito da inoculação desses

A resposta espectral das imagens de alta resolução utilizadas na área de estudo foi capaz de detectar a vegetação aquática submersa até uma determinada altura

A principal finalidade deste artigo consistiu na produção de um conhecimento sobre as desigualdades econômicas e sociais que existiram entre os membros da

Neste artigo, foi apresentada uma abordagem de reuso que pode contribuir para o aumento do reuso de IUs durante o processo de desenvolvimento de um software. Nossa

O servidor em estágio probatório que possuir cinco anos de efetivo exercício no serviço público federal somente pode usufruir a licença para capacitação após o período do

O segurado ou o servidor público federal que se tenha filiado ao Regime Geral de Previdência Social ou ingressado no serviço público em cargo efetivo até a data de entrada em