• Nenhum resultado encontrado

Cantinho da Oração em família. 3º ANO Catequese 6. Sois luz em Cristo!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cantinho da Oração em família. 3º ANO Catequese 6. Sois luz em Cristo!"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Cantinho da Oração em família

3

º ANO

| Catequese 6

(2)

A família reúne-se no seu «Cantinho da Oração». Sugere-se a colocação de uma cruz, uma vela acesa e uma imagem de Nossa Senhora. Podem usar-se estatuetas ou estampas. Se a família tiver alguma devoção especial a um santo ou santa em particular, pode também colocar-se a sua imagem. A cruz deve ser sempre central. Convém que haja perto cadeiras para todos se sentarem.

Antes de começar a oração, é preciso combinar tarefas: uma pessoa preside (sugere-se que seja a criança) e são necessários 2 leitores. Caso no momento de oração participem apenas duas pessoas, então uma preside e a outra responde e faz as leituras.

Após alguns momentos de silêncio, todos rezam como se segue (o V. marca as intervenções de quem preside e o R. a resposta de todos):

V. Em nome do Pai, (†) do Filho e do Espírito Santo.

R. Ámen.

A seguinte jaculatória repete-se três vezes. Na primeira e na terceira vez, rezam todos; na segunda vez, reza a criança sozinha:

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam. [3 vezes]

Então, a criança que preside explica o sentido da celebração:

Sem luz é praticamente impossível que os seres humanos, os animais e as plantas sobrevivam. Repare-se como, na natureza, quase tudo definha quando chega o Outono e o Inverno, e como, ao contrário, a vida rebenta por todos os lados com a vinda da Primavera – tudo floresce. Essa luz continua a aumentar até ao Verão, que é quando há mais luz. Também no dia-a-dia podemos notar a diferença entre a luz e as trevas (a escuridão). Normalmente, andamos mais felizes e confiantes durante o dia, quando há mais luz; mas quando chega a noite, ficamos mais retraídos. A luz deixa-nos felizes; as trevas fazem-nos ficar mais fechados sobre nós, eventualmente mais tristes.

(3)

É por isso que usamos a linguagem da «luz» e das «trevas» para falar dos estados de espírito das pessoas. Assim, quando alguém está feliz e faz coisas belas, dizemos que o seu coração está «cheio de luz»; se, pelo contrário, a pessoa está triste ou tem atitudes feias, dizemos que o seu coração está «mergulhado nas trevas». A pandemia que estamos a viver, por exemplo, tem deixado muitas pessoas com o coração «mergulhado nas trevas», ou seja, tristes, abatidas, com medo.

No nosso batismo recebemos a «luz de Cristo». Agora já somos capazes de compreender o que isso significa: quando somos batizados, Jesus derrama sobre nós a Sua força, a Sua alegria, o Seu amor, a Sua vida, para que nós vivamos felizes e façamos coisas boas. É por isso que dizemos que Jesus é «a nossa Luz» e «a Luz do Mundo»: porque é graças a Ele e com Ele que nós nos libertamos de todas as coisas más que nos prendem e fazem mal. Na nossa oração de hoje, vamos celebrar a luz de Cristo, renovando a fé que recebemos no sacramento do Batismo.

Todos se sentam. Então, todos cantam como se segue:

Senhor Jesus, Tu és Luz do mundo: dissipa as trevas que me querem falar. Senhor Jesus, és Luz da minha alma: saiba eu acolher o Teu amor.

O leitor 1 proclama a seguinte leitura (1 Jo 2, 9-11):

Leitura da Primeira Epístola de São João

Caríssimos: Quem diz que está na luz e odeia o seu irmão, ainda se encontra nas trevas. Quem ama o seu irmão, permanece na luz e não há nele

(4)

ocasião de pecado. Mas quem odeia o seu irmão, encontra-se nas trevas, caminha nas trevas e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.

Palavra do Senhor.

R. Graças a Deus.

Segue-se o Salmo Responsorial.

O Senhor é minha luz e minha salvação.

1| O Senhor é minha luz e salvação: a quem hei-de temer?

O Senhor é protector da minha vida: de quem hei-de ter medo?

2| Uma coisa peço ao Senhor, por ela anseio:

habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para gozar da suavidade do Senhor

e visitar o seu santuário.

3| Ouvi, Senhor, a voz da minha súplica, tende compaixão de mim e atendei-me. Diz-me o coração: «Procurai a sua face». A vossa face, Senhor, eu procuro.

(5)

4| Espero vir a contemplar a bondade do Senhor, na terra dos vivos.

Confia no Senhor, sê forte.

Tem coragem e confia no Senhor.

O leitor 2 faz a seguinte leitura:

Será que os nossos pais e padrinhos ainda se recordam das perguntas que lhes foram feitas no dia do nosso batismo? Foram seis. Na catequese anterior vimos três delas e até fomos desafiados a copiá-las para uma folha, usando a nossa letra mais bonita… Vamos então conhecer essas seis perguntas. As primeiras três têm que ver com a renúncia ao mal: «Renunciais a Satanás?», «e a todas as suas obras?», «e a todas as suas seduções?». «Renunciar» significa dizer «não»: por três vezes se perguntou aos nossos pais e padrinhos se diziam «não» a todas as coisas más que o Demónio tenta fazer na nossa vida. Depois, vêm as outras três perguntas, que vimos na catequese anterior e que se podem resumir assim: «Credes em Deus Pai?», «Credes em Jesus Cristo?», «Credes no Espírito Santo em Igreja?». «Crer» significa dizer «sim» a Deus e fazê-lo não sozinhos, mas com os outros cristãos, ou seja, «em Igreja».

Quando dizemos «sim» a Deus – que é Pai, Filho e Espírito Santo –, a Sua luz ilumina-nos, ou seja, a Sua vida, força e alegria vêm para o nosso coração. Do nosso batismo faz ainda parte um rito muito simples e bonito: acender uma vela no Círio Pascal – que é uma grande vela que, acesa, simboliza Cristo ressuscitado. Quando o nosso pai ou o nosso padrinho foi

(6)

luz de Cristo». E depois todos – os nossos pais e padrinhos – agarram na vela. E o sacerdote disse: «A vós, pais e padrinhos, se confia o encargo de velar por esta luz, para que este(a) menino(a), iluminado(a) por Cristo, viva sempre como filho(a) da luz, persevere na fé e, quando o Senhor vier, possa ir ao seu encontro com todos os Santos, no reino dos céus». A nossa fé, naquele momento, era como a chama da vela: pequena e frágil, a precisar de todo o cuidado para não se apagar. Agora, está a crescer! Por isso estamos aqui, na catequese, a rezar: porque a nossa fé está a crescer! Em silêncio, vamos pedir a Jesus que aumente a nossa fé e nos faça viver sempre na Sua luz.

No final da meditação, vem um momento de silêncio (2 minutos). Todos são convidados a pedir a Jesus que aumente a nossa fé e nos faça viver sempre na Sua luz. Quem quiser, pode ajoelhar-se. O exemplo dos pais e das outras pessoas é essencial: a criança faz o que vê fazer!

Observe-se a reacção da criança: quando se perceber que ela já terminou a sua oração, guardem-se mais uns instantes de silêncio.

Ao fim do tempo assinalado, todos se levantam e cantam:

Senhor, Tu és a luz que ilumina a Terra inteira. Tu és a luz que ilumina a minha vida.

A criança que preside inicia as preces:

Invoquemos a misericórdia e a graça de Deus para a nossa família que hoje recorda o grande dia do nosso Batismo e renova a sua fé. Digamos:

Senhor, dai-nos a Vossa luz.

(7)

1| Para que os membros da nossa família se deixem cativar por Jesus Cristo e vivam como Seus discípulos à semelhança dos primeiros apóstolos, oremos ao Deus da luz e da vida.

2| Para que as crianças vivam cada vez mais como filhos da luz e assim testemunhem o Evangelho com aquilo que dizem e com a maneira como vivem, oremos ao Deus da luz e da vida.

3| Para que os nossos pais e padrinhos vivam sempre como filhos de Deus e sejam para nós exemplo de fé e de amor, oremos ao Deus do amor e da vida.

4| Para que os filhos de Deus se deixem guiar cada vez mais pela luz e pelo amor de Cristo, ajudando os outros a caminhar para Deus, oremos ao Deus do amor e da vida.

5| Para que todos os profissionais de saúde que combatem a pandemia da Covid-19 tenham a força necessária para nunca desistirem de lutar pela vida dos doentes, oremos ao Deus do amor e da vida.

A criança que preside inicia o Pai-nosso, que todos rezam juntos. No final, a criança conclui com a seguinte oração:

V. Senhor Deus, concedei-nos a Vossa luz, que é capaz de dissipar as trevas

dos nossos medos e dos nossos pecados e fazei com que todos os cristãos sejam fiéis à graça do seu batismo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

(8)

O momento de oração conclui-se do seguinte modo:

V. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.

R. Ámen.

E, voltados para a imagem de Nossa Senhora, rezam em conjunto:

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Então, em silêncio, todos se benzem.

Para aprofundar…

Na nossa catequese / oração de hoje, tal como na semana passada, falamos bastante do batismo. E até falamos da vela batismal… Sabias que existia

uma «vela batismal»? Pede aos teus pais que te mostrem a tua vela batismal, a concha que foi usada para te batizar (se a tiveres), a roupa que usaste, as fotos e/ou o vídeo da celebração… Enfim, pede aos teus pais que

te mostrem o que tiverem acerca do teu batismo! Se quiseres, podes partilhar uma foto do teu batismo connosco! Manda para:

catequese@paroquiasvaledoodresetamega.pt

Se ainda não és batizado e te estás a preparar para isso, então pede aos teus pais que te ponham a par dos preparativos que estão a fazer.

Referências

Documentos relacionados

no valor do ativo intangível (descrito na inclinação positiva das curvas da figura 38), pois, ao possibilitar o não abandono em cenários não tão favoráveis anteriormente,

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Data limite para as Coordenações de Cursos Superiores encaminharem à CORAE os processos de Colação de Grau, Atas de Apresentação do TCC, Termo de Aprovação, convalidação de

Para melhor compreensão do fenômeno estudado, apresentaremos, a seguir, os dados estatísticos levantados sobre os investimentos em Ciência e Tecnologia no Brasil, considerando:

Ex.: Azul de metileno – pode ser um corante vital se estiver em baixa concentração; O soluto de Lugol é um corante não vital pois mata rapidamente o material biológico.. Não

contendo alta energia cinética (seja ela íons ou partículas neutras), gerando assim maior concentração de defeitos superficiais no óxido e, finalmente,

Conclusão: Apesar de raro, o abscesso cerebral deve ser lem- brado em pacientes que apresentam alterações neurológicas asso- ciadas a fatores de risco, como