• Nenhum resultado encontrado

@Quebrandoquestões 1/64

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "@Quebrandoquestões 1/64"

Copied!
64
0
0

Texto

(1)

@Quebrandoquestões

(2)

Declaração Universal dos Direitos Humanos- Questões

s/comentários

(VUNESP/Prefeitura de Cananéia - SP/2020)

01) Como resposta aos efeitos da Segunda Guerra Mundial, a proclamação, no ano de 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos aponta para o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações. Seu objetivo é que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente seus princípios, esforcem-se, por meio do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades nela previstos. Conforme prevê a citada Declaração (artigo 7), todos são iguais perante a lei e têm direito a igual proteção legal

A) sem qualquer distinção.

B) independentemente de sua origem. C) respeitadas as diversidades locais. D) considerado o livre arbítrio pessoal. E) submetida à avaliação judicial.

(INSTITUTO AOCP/Prefeitura de Novo Hamburgo - RS/2020)

02) Consoante a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. B) Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.

C) A vontade do povo será a base da autoridade do governo. Essa vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto. D) Todo ser humano vítima de perseguição, ainda que esta seja legitimamente motivada por crimes de direito comum, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

E) A maternidade e a infância têm direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozarão da mesma proteção social.

(IBFC/SAEB-BA/2020)

03) A Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948 foi elaborada pela extinta Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas. Ela era uma das etapas para uma futura elaboração de um “tratado internacional de direitos humanos” que acabou não acontecendo por conta da Guerra Fria. Procurou colocar a dignidade da pessoa humana como núcleo de todos os direitos humanos. Assim, sobre seu âmbito de proteção, assinale a alternativa correta.

A) Nem todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. B) O exílio é permitido em determinadas situações.

C) Reconhece a possibilidade de a norma retroagir para prejudicar o réu.

D) Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenha sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.

E) A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio censitário, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.

(FGV/DPE-RJ/2019)

04) Após a II Guerra Mundial, foi criada a Organização das Nações Unidas, e uma de suas primeiras atividades foi aprovar uma Declaração de Direitos Humanos que vinculasse o conceito e a ideia desses direitos a valores fundamentais afirmados na modernidade.

Isso fica expresso no próprio preâmbulo da Declaração de 1948 ao afirmar que:

A) os direitos humanitários limitam os efeitos de conflitos armados para proteger pessoas que não participam ou que deixaram de participar das hostilidades da guerra;

B) o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo;

C) os direitos humanos devem ser reconhecidos e expressos pelo lema "o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim";

D) os estados nacionais somente poderão viver em paz e apreço mútuo de seus cidadãos na medida em que respeitem os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade;

E) a soberania é o valor maior a ser protegido nas relações internacionais, pois é ela que permite a verdadeira autodeterminação de povos livres.

(FGV/Prefeitura de Salvador - BA/2019)

05) A República Federativa do Brasil celebrou tratado internacional sobre Direitos Humanos. A respeito da incorporação desse tratado à ordem jurídica interna, é correto afirmar, considerando a sistemática estabelecida na Constituição da República, que ele equivalerá

(3)

@Quebrandoquestões

3/64

A) sempre à lei ordinária.

B) sempre à lei complementar. C) sempre à emenda constitucional.

D) a emenda constitucional, se cada Casa do Congresso aprová-lo, em dois turnos, por três quintos dos votos dos membros.

E) a emenda constitucional, se cada Casa do Congresso aprová-lo, em dois turnos, por dois terços dos votos dos membros.

(VUNESP/Prefeitura de Itapevi - SP/2019)

06) Há 70 anos, a Organização das Nações Unidas promulgou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, como resposta imediata às atrocidades cometidas nas duas guerras mundiais e visando garantir a todo ser humano condições mínimas de sobrevivência e crescimento em ambiente de igualdade, respeito e liberdade. Define o art. 19 da referida declaração que todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de

A) escolaridade. B) faixa etária. C) fronteiras. D) condição econômica. E) ideologia. (VUNESP/Prefeitura de Valinhos - SP/2019)

07) Nos termos do que dispõe a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, a vontade do povo é o fundamento da autoridade dos poderes públicos e deve exprimir-se através de eleições honestas, sendo realizada por meio

A) do princípio da dignidade humana. B) do sufrágio universal.

C) da legalidade. D) da moralidade.

E) dos atos parlamentares.

(VUNESP/Prefeitura de Valinhos - SP/2019)

08) Desde 1945, vários tratados internacionais expandiram o campo jurídico dos direitos humanos. No entanto, é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, que inspira as constituições de muitos Estados e democracias recentes. Define o art. 12 da referida Declaração que ninguém será sujeito à interferência na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Contra tais interferências, todo ser humano tem direito a

A) indenização moral. B) proteção da lei.

C) manifestar-se publicamente. D) ressarcimento dos bens. E) pronunciamento formal.

(VUNESP/Prefeitura de Olímpia - SP/2019)

09) Assinale a alternativa correta e nos termos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A) Toda a pessoa tem o direito de abandonar o país em que se encontra, desde que não seja o seu, e o direito de regressar ao seu país.

B) As pessoas somente poderão ser privadas de suas nacionalidades nas hipóteses previstas na Declaração. C) Autoriza-se tratamentos cruéis a presos apenas nos casos de investigação de crimes de terrorismo.

D) Toda a pessoa tem direito ao repouso e aos lazeres, especialmente, a uma limitação razoável da duração do trabalho e às férias periódicas pagas.

E) Toda a pessoa acusada de um ato delituoso presume-se culpada até que a sua inocência fique legalmente provada.

(VUNESP/Prefeitura de Campinas - SP/2019)

10) Assinale a alternativa que está em conformidade com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A) Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, sendo, porém, vedado o direito de mudar de nacionalidade.

B) O direito de procurar e de gozar asilo em outros países não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum.

C) Todo ser humano tem direito a receber do poder público remédio contra a violação de direitos fundamentais ainda que não reconhecidos pela Constituição ou pela lei.

D) O casamento não será válido senão com o livre e pleno consentimento dos nubentes, exceto quando houver livre consenso entre os pais destes.

(4)

(FCC/DPE-AP/2018)

11) Integram a denominada Carta Internacional dos Direitos Humanos − International Bill of Rights: I. Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.

II. Carta da Organização das Nações Unidas − ONU. III. Declaração Universal de Direitos Humanos. IV. Convenção Americana de Direitos Humanos. Está correto o que se afirma em

A) II e IV, apenas. B) I e II, apenas. C) I e III, apenas. D) III e IV, apenas. E) I, II, III e IV.

(CESPE/ABIN/2018)

12) Julgue o item seguinte, a respeito da Declaração Universal dos Direitos Humanos e do direito internacional dos refugiados.

Embora assegure todas as garantias de defesa, a Declaração Universal dos Direitos Humanos não garante de forma expressa a presunção de inocência até que a culpabilidade de alguém tenha sido provada.

(VUNESP/PC-BA/2018)

13) Nos termos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é correto afirmar que

A) toda pessoa tem o direito de livremente circular e escolher a sua residência no interior de um Estado.

B) são asseguradas às presidiárias condições para que possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação.

C) toda pessoa tem direito à liberdade de reunião e de associação pacíficas ou militares. D) é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

E) ninguém pode ser arbitrariamente privado da sua propriedade, exceto no caso de iminente perigo público.

(VUNESP/PC-BA/2018)

14) A respeito da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), assinale a alternativa correta.

A) Ninguém pode ser preso, detido ou exilado.

B) Ninguém será condenado por ação ou omissão, ainda que, no momento de sua prática, constituísse ato delituoso frente ao direito interno e internacional.

C) Nenhuma pessoa sujeita a perseguição tem o direito de procurar e de se beneficiar de asilo em outros países. D) O direito de asilo não pode ser invocado no caso de processo realmente existente por crime de direito comum ou por atividades contrárias aos fins e aos princípios das Nações Unidas.

E) Nenhuma pessoa pode abandonar o país em que se encontra.

(VUNESP/PC-SP/2018)

15) Segundo o disposto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Se depois da perpetração do delito a lei dispuser a imposição de pena mais leve, o delinquente será por isso beneficiado.” Essa norma de direito penal é representada pelo Princípio

A) da Individualização da Pena. B) da Legalidade.

C) da Norma Penal em Branco. D) da Presunção da Inocência. E) da Retroatividade.

(VUNESP/PC-SP/2018)

16) Nos termos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todo ser humano tem

A) assegurado o direito ao amplo acesso à informação, sendo vedado, em qualquer hipótese, resguardar o sigilo da fonte.

B) deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível. C) direito à prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.

D) direito a obter gratuitamente certidões em repartições públicas para o exercício da ampla defesa.

E) assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.

(VUNESP/PC-SP/2018) 17) Dispõe a Declaração Universal dos Direitos Humanos que

A) o trabalhador deve filiar-se à associação representativa de sua categoria profissional.

B) a vontade do povo será expressa em eleições periódicas e legítimas, por voto censitário, secreto ou aberto, ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.

C) todo ser humano tem direito à instrução, mas o acesso à instrução superior terá por critério o mérito.

D) qualquer ser humano tem o direito de deixar seu país, desde que quite com suas obrigações legais e políticas perante o Estado.

(5)

@Quebrandoquestões

5/64

E) o livre e pleno consentimento dos nubentes menores de 18 (dezoito) anos para o casamento pode ser substituído pela autorização de seus pais.

(FCC/TRT - 2ª REGIÃO (SP)/2018) 18) Conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU,

A) a instrução elementar não será obrigatória, mas será gratuita.

B) não será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da sentença, for aplicável ao ato delituoso. C) todo ser humano tem direito a férias periódicas, que poderão não ser remuneradas.

D) ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação.

E) as crianças nascidas dentro e fora do matrimônio gozarão de proteção social diferenciada.

(FCC/Prefeitura de Macapá - AP/2018)

19) O direito humano à alimentação adequada está contemplado no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Para garantir a realização do direito humano à alimentação adequada, o Estado brasileiro tem a obrigação de

A) distribuir, gratuita e universalmente, alimentação balanceada à toda a população.

B) estimular o uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos para aumentar a produção, garantindo o direito de todos à alimentação.

C) apoiar programas de alimentação com base na distribuição de ração humana balanceada. D) respeitar, proteger, promover e prover a alimentação da população.

E) financiar os conglomerados transnacionais para zelarem pela soberania alimentar.

(IBFC/SEAP-MG/2018)

20) A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948, destaca:

I. Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

II. Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. III. Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido culpado até que a sua inocência tenha sido provada de acordo com a lei.

IV. Todo ser em julgamento público pode ter asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa dependendo do delito praticado.

V. Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir seus direitos e deveres ou fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.

Assinale a alternativa correta:

A) I, II, V apenas. B) II, III, IV, apenas. C) II, IV apena. D) III apenas. E) I, II, III apenas.

(IBFC/SEAP-MG/2018)

21) A partir de 1945, com a criação das Nações Unidas, após a Segunda Guerra Mundial, normas e tratados têm conferido uma forma legal à prática dos direitos humanos para todos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948, dispõem em seus artigos: “Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será ______, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será _____ a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

A) Paga, acessível.

B) Parcialmente paga, gratuita. C) Paga, gratuita.

D) Gratuita, paga. E) Gratuita, acessível.

(FCC/FCRIA-AP/2018) 22) Segundo a Declaração Universal dos Direitos do Homem,

A) toda a pessoa tem direito à educação, devendo esta visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do homem e das liberdades fundamentais.

B) a educação deve ser gratuita aos alunos economicamente menos favorecidos, devendo o ingresso no ensino fundamental ser facultativo, de acordo com a escolha da família.

(6)

C) o ensino das escolas públicas deve atender a todas as crianças, conforme as necessidades culturais de cada grupo social.

D) a educação no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior deve ser obrigatória às crianças e aos adolescentes residentes no país.

E) o dever do poder público à efetivação da educação a todos não inclui necessariamente as mulheres, dependendo dos pais a sua inclusão.

(VUNESP/Prefeitura de Serrana - SP/2018)

23) De acordo com o artigo 12 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ninguém será sujeito à interferência na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. O referido artigo ainda determina que contra tais interferências ou ataques, todo ser humano tem direito à

A) livre expressão. B) indignação. C) proteção da lei. D) felicidade. E) comunicação. (VUNESP/Prefeitura de Serrana - SP/2018)

24) A Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê que ninguém será submetido a tortura

A) nem a penas degradantes, sendo autorizado o tratamento cruel em caso de terrorismo. B) nem a penas desumanas, sendo autorizado o tratamento degradante em caso de terrorismo. C) exceto nas situações de guerra, visando descobrir a localização do inimigo.

D) nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.

E) exceto nas hipóteses de terrorismo, visando esclarecer ou prevenir crimes graves contra a humanidade.

(VUNESP/Prefeitura de Serrana - SP/2018)

25) A Declaração Universal dos Direitos Humanos consigna que todos os seres humanos

A) nascem sem direitos, adquirindo o Direito a Liberdade após os 10 anos.

B) possuem, com o nascimento com vida, direito a dignidade, adquirindo total liberdade após a conclusão da infância

C) possuem, ao nascer, direito a liberdade de expressão, adquirindo a dignidade nas primeiras vinte e quatro horas de vida.

D) possuem, com o nascimento com vida, direito a dignidade, adquirindo total liberdade após os 10 anos. E) nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.

(VUNESP/Prefeitura de Serrana - SP/2018)

26) No que concerne à liberdade de reunião, é correto afirmar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos

A) não chegou a prever.

B) prevê que toda a pessoa tem direito à liberdade de reunião e de associação pacíficas. C) autoriza a realização de qualquer tipo de reunião, mesmo não pacífica.

D) prevê que toda pessoa tem direito à reunião pacífica, desde que as autoridades sejam previamente informadas. E) prevê que toda a pessoa tem direito à liberdade de reunião e de associação pacíficas ou não.

(VUNESP/Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP/2018)

27) É correto afirmar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos contempla, entre outros, como direito de todo ser humano,

A) a liberdade de escolha do esporte. B) a licença paternidade.

C) as férias remuneradas periódicas. D) a liberdade de reunião pacífica ou não. E) o aviso prévio periódico.

(VUNESP/PC-BA/2018)

28) Considere o seguinte caso hipotético: uma pessoa comete um crime comum e, para não ser presa, procura asilo em outro país. No que concerne ao referido caso, é correto afirmar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos

A) contempla que todo país-membro da ONU é obrigado a acolher todo ser humano que comprove a perseguição por crime comum, desde que conexo a um crime político, comunicando ao país de origem.

B) não contempla qualquer dispositivo sobre pessoas que estão sendo vítimas de perseguição e procuram asilo em outros países, estando o fato contemplado em acordo internacional específico.

C) contempla que todo ser humano, vítima de perseguição ou não, em qualquer hipótese, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países, mesmo quando legitimamente perseguido pela prática de crime comum.

(7)

@Quebrandoquestões

7/64

D) contempla que todo país-membro da ONU é obrigado a acolher todo ser humano, vítima de perseguição ou não, em qualquer hipótese, sendo apenas necessário informar o país de origem para início do processo de extradição.

E) contempla que todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países, porém esse direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes comum.

(CESPE/SERES-PE/2017)

29) Conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os direitos humanos são

A) revogáveis. B) absolutos. C) renunciáveis. D) imprescritíveis. E) individuais. (INSTITUTO AOCP/SEJUS-CE/2017)

30) Acerca do que dispõe a Declaração Universal dos Direitos Humanos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Todo ser humano tem o direito à saída e ao regresso de qualquer país.

( ) Todo ser humano, vítima de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

( ) Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado. A) V – F – V. B) F – V – F. C) F – V – V. D) F – F – V. (CESPE/TRF - 1ª REGIÃO/2017)

31) De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), julgue o item a seguir.

Ao prever que ninguém pode ser arbitrariamente privado de sua propriedade, a DUDH pretende declarar que o direito de propriedade não pode ser limitado, uma vez que todo direito humano é absoluto.

(CESPE/TRF - 1ª REGIÃO/2017)

32) De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), julgue o item a seguir.

Na DUDH, encontram-se normas que consubstanciam, além de direitos e garantias individuais, direitos sociais do homem.

(VUNESP/TJM-SP/2016)

33) A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi adotada em 10 de dezembro de 1948. A seu respeito, assinale a alternativa correta.

A) Dada sua correlação com os direitos naturais, houve grande consenso em torno do documento que contou com a aprovação unânime dos Estados, sem reprovações ou abstenções.

B) Estabelece três categorias de direitos: os direitos civis e políticos, os direitos econômicos, sociais e culturais e os direitos coletivos, combinando, de forma inédita, os discursos liberal, social e plural.

C) Não tratou do direito à propriedade, tendo em vista que esse ponto poderia ser objeto de impasse com os Estados do bloco socialista.

D) Embora sem grande repercussão, garante o direito à felicidade que, nos últimos anos, tem sido tema de grande debate nacional e internacional.

E) Não apresenta força de lei, por não ser um tratado. Foi adotada pela Assembleia das Nações Unidas sob a forma de resolução. Contudo, como consagra valores básicos universais, reconhece-se sua força vinculante.

(VUNESP/TJM-SP/2016)

34) A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi adotada em 10 de dezembro de 1948. A seu respeito, assinale a alternativa correta.

A) Dada sua correlação com os direitos naturais, houve grande consenso em torno do documento que contou com a aprovação unânime dos Estados, sem reprovações ou abstenções.

B) Estabelece três categorias de direitos: os direitos civis e políticos, os direitos econômicos, sociais e culturais e os direitos coletivos, combinando, de forma inédita, os discursos liberal, social e plural.

C) Não tratou do direito à propriedade, tendo em vista que esse ponto poderia ser objeto de impasse com os Estados do bloco socialista.

D) Embora sem grande repercussão, garante o direito à felicidade que, nos últimos anos, tem sido tema de grande debate nacional e internacional.

(8)

E) Não apresenta força de lei, por não ser um tratado. Foi adotada pela Assembleia das Nações Unidas sob a forma de resolução. Contudo, como consagra valores básicos universais, reconhece-se sua força vinculante.

(VUNESP/TJM-SP/2016)

35) Ainda sobre a Declaração Universal dos Direitos do Homem, é correto afirmar que

A) prevê expressamente o direito à participação política, mas não o de acesso a serviços públicos. B) garante a todos, sem qualquer tipo de distinção, educação, direito ao trabalho e saúde pública gratuita. C) prevê a criação de um tribunal internacional para julgamento de violações aos direitos humanos.

D) não estabelece nenhuma forma de governo para garantir a aplicação dos direitos humanos, pois entende que isso deve ser livremente decidido pelas nações individualmente de acordo com sua realidade.

E) prevê o direito ao trabalho e ao repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e as férias remuneradas periódicas.

(FCC/DPE-ES/2016) 36) A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948

A) não tratou do direito à instrução, como direito à educação. B) proibiu a pena de morte.

C) restringiu-se aos direitos civis e políticos por se tratar de um documento inaugural.

D) não tratou do direito ao voto, por se tratar de um direito político não reconhecido por todos os Estados signatários.

E) consolida a ética universal e, combinando o valor da liberdade com o da igualdade, enumera tanto os direitos civis e políticos quanto os direitos econômicos sociais e culturais.

(CESPE/PC-GO/2016)

37) A Declaração Universal dos Direitos Humanos não apresenta força jurídica vinculante, entretanto consagra a ideia de que, para ser titular de direitos, a pessoa deve ser nacional de um Estado-membro da ONU.

(CESPE/PC-GO/2016)

38) A Declaração Universal dos Direitos Humanos não prevê expressamente instrumentos ou órgãos próprios para sua aplicação compulsória.

(CESPE/PC-GO/2016)

39) A Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê expressamente a proteção ao meio ambiente como um direito de todas as gerações, bem como repudia o trabalho escravo, determinando sanções econômicas aos Estados que não o combaterem.

(CESPE/PC-GO/2016)

40) A Declaração Universal dos Direitos Humanos é uma declaração de direitos que deve ser respeitada pelos Estados signatários, mas, devido ao fato de não ter a forma de tratado ou convenção, não implica vinculação desses Estados.

(CESPE/PC-GO/2016)

41) A Declaração Universal dos Direitos Humanos inovou a concepção dos direitos humanos, porque universalizou os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, privilegiando os direitos civis e políticos em relação aos demais.

(VUNESP/Prefeitura de Sertãozinho - SP/2016)

42) Proclamada em 1948 e adotada pelos países do mundo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é base para formulação de Constituições e Leis nacionais e internacionais. Conforme artigo 12 da Declaração, todo o homem tem direito à proteção da lei contra interferências ou ataques. Esse direito é assim definido: Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataques à sua honra e

A) interesses. B) atitudes. C) crença. D) valores. E) reputação. (VUNESP/Prefeitura de Sertãozinho - SP/2016)

43) De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu artigo 16, os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução. Ainda no mesmo artigo, declara que o casamento não será válido senão com o livre consentimento

A) dos nubentes.

B) dos pais ou responsáveis. C) do Juiz de Paz.

(9)

@Quebrandoquestões

9/64

D) de um dos membros.

E) da autoridade civil.

(VUNESP/PC-CE/2015)

44) É disposição prevista na Declaração Universal dos Direitos Humanos:

A) Todo o homem tem o direito de tomar parte no governo de seu país, diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.

B) Todo o homem tem direito à instrução, que será gratuita pelo menos até o grau técnico-profissional.

C) Todo o homem tem direito à liberdade de reunião e de associação, independentemente do modo e dos fins a que deseja se associar.

D) Os Estados deverão, paulatinamente, conceder às crianças nascidas fora do matrimônio a mesma proteção social conferida aos nascidos dentro dele.

E) Os pais têm exclusividade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.

(IBFC/SEE-MG/2015)

45) Assinale a alternativa correta sobre o órgão que proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A) Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. B) Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. C) Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.

D) Assembleia Especial de Justiça da Organização das Nações Unidas.

(IBFC/SEE-MG/2015)

46) Assinale a alternativa correta que reproduz literalmente um fragmento do texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A) Considerando que os cidadãos se comprometeram a promover, em submissão a Organização das Nações Unidas, o respeito universal e seletivo dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais.

B) Considerando que os Estados-Membros se comprometeram a promover, em obediência a Organização das Nações Unidas, o respeito local e relativo dos direitos do Homem e das liberdades fronteiriças.

C) Considerando que os Estados-Membros se comprometeram a promover, em cooperação com as Nações Unidas, o respeito universal aos direitos e liberdades humanas fundamentais e a observância desses direitos e liberdades.

D) Considerando que os cidadãos se negam constantemente a promover, em relação à Organização das Nações Unidas, o respeito universal e efetivo dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais.

(IBFC/SEE-MG/2015)

47) Assinale a alternativa correta sobre o que a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê sobre direito sindical.

A) O direito a organizar sindicatos é restrito as pessoas expressamente autorizadas por decisão administrativa e o ingresso nos sindicatos é livre para os trabalhadores em pleno exercício profissional.

B) Todo ser humano tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses. C) Todo sindicato tem direito a recusar associados para proteção de seus interesses.

D) O direito a organizar sindicatos é condicionado a prévia autorização judicial e o ingresso nos sindicatos é livre para os trabalhadores em pleno exercício profissional.

(CESPE/MPU/2015)

48) A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1948, marcou um novo tempo na proteção internacional dos indivíduos. Considerando o preâmbulo desse documento, julgue o item a seguir.

Os estados-membros da Organização das Nações Unidas se comprometem a promover o respeito universal aos direitos e às liberdades humanas fundamentais.

(CESPE/MPU/2015)

49) A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1948, marcou um novo tempo na proteção internacional dos indivíduos. Considerando o preâmbulo desse documento, julgue o item a seguir.

O reconhecimento da dignidade inerente a todas as pessoas, bem como dos seus direitos iguais e inalienáveis, é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo.

(CESPE/MPU/2015)

50) A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1948, marcou um novo tempo na proteção internacional dos indivíduos. Considerando o preâmbulo desse documento, julgue o item a seguir.

Para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros ultrajantes para a consciência da humanidade.

(10)

51) A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1948, marcou um novo tempo na proteção internacional dos indivíduos. Considerando o preâmbulo desse documento, julgue o item a seguir.

O respeito aos direitos humanos pelo império da lei é essencial para que as pessoas não sintam necessidade de recorrer à rebelião contra a tirania e a opressão.

(CESPE/MPU/2015)

52) A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1948, marcou um novo tempo na proteção internacional dos indivíduos. Considerando o preâmbulo desse documento, julgue o item a seguir.

A apreensão de bem alheio não precisa ser formalmente justificada quando estiver evidente que o bem apreendido possa vir a ser utilizado para prejudicar a continuidade do serviço público.

(CESPE/MPU/2015)

53) A Declaração Universal dos Direitos Humanos apresenta um catálogo de garantias que têm por escopo proteger os indivíduos de abusos cometidos por pessoas que desempenham funções públicas. Considerando as disposições dessa declaração, julgue o próximo item.

Não se pode impor tratamento diferenciado nem impedir a entrada nas dependências da administração pública à pessoa que exteriorize credo religioso por meio da utilização de palavras, sinais, símbolos ou imagens.

(CESPE/MPU/2015)

54) A Declaração Universal dos Direitos Humanos apresenta um catálogo de garantias que têm por escopo proteger os indivíduos de abusos cometidos por pessoas que desempenham funções públicas. Considerando as disposições dessa declaração, julgue o próximo item.

Ninguém é obrigado a participar de associação, nem mesmo das que pretendam representar alguma categoria profissional.

(CESPE/MPU/2015)

55) A Declaração Universal dos Direitos Humanos apresenta um catálogo de garantias que têm por escopo proteger os indivíduos de abusos cometidos por pessoas que desempenham funções públicas. Considerando as disposições dessa declaração, julgue o próximo item.

Ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado; sendo assim, qualquer detenção deve ser formalmente justificada.

(CESPE/MPU/2015)

56) A Declaração Universal dos Direitos Humanos apresenta um catálogo de garantias que têm por escopo proteger os indivíduos de abusos cometidos por pessoas que desempenham funções públicas. Considerando as disposições dessa declaração, julgue o próximo item.

Medidas degradantes podem ser utilizadas para impedir a depredação do patrimônio público quando se revelarem a única maneira de se preservar o interesse social.

(CESPE/MPU/2015)

57) A Declaração Universal dos Direitos Humanos apresenta um catálogo de garantias que têm por escopo proteger os indivíduos de abusos cometidos por pessoas que desempenham funções públicas. Considerando as disposições dessa declaração, julgue o próximo item.

A presunção de inocência não socorre a quem tem maus antecedentes.

(IBFC/SEE-MG/2015)

58) Assinale a alternativa INCORRETA sobre as disposições da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A) Todo ser humano, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.

B) Todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.

C) Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias periódicas não remuneradas.

D) Todo ser humano tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses.

(CESPE/DEPEN/2015)

59) Aprovada em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um prolongamento da Carta da Organização das Nações Unidas, documento que assinala o surgimento da instituição após a ocorrência de duas guerras mundiais na primeira metade do século XX. Com referência à DUDH, julgue o item subsequente.

Além de significar a internacionalização dos direitos humanos, a DUDH é o primeiro documento de dimensão mundial a tratar de forma abrangente o tema dos direitos humanos, realçando a importância destes para a construção de um mundo de justiça e paz.

(11)

@Quebrandoquestões

11/64

60) Aprovada em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um prolongamento da Carta da Organização das Nações Unidas, documento que assinala o surgimento da instituição após a ocorrência de duas guerras mundiais na primeira metade do século XX. Com referência à DUDH, julgue o item subsequente.

Logo em seu preâmbulo, a DUDH pressupõe a existência de relação direta entre paz e direitos humanos, de tal modo que a conquista da convivência pacífica fica inviabilizada se houver desrespeito a esses direitos.

(CESPE/DEPEN/2015)

61) Aprovada em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um prolongamento da Carta da Organização das Nações Unidas, documento que assinala o surgimento da instituição após a ocorrência de duas guerras mundiais na primeira metade do século XX. Com referência à DUDH, julgue o item subsequente.

A DUDH enfatiza o respeito aos direitos e liberdades de ordem pessoal, entre os quais estão o direito à dignidade da pessoa, a garantia de proteção igual perante a lei, a garantia contra o trabalho escravo, a tortura, as detenções e as penas arbitrárias, além do direito de recorrer ao Poder Judiciário contra abusos do poder.

(CESPE/DEPEN/2015)

62) Aprovada em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um prolongamento da Carta da Organização das Nações Unidas, documento que assinala o surgimento da instituição após a ocorrência de duas guerras mundiais na primeira metade do século XX. Com referência à DUDH, julgue o item subsequente.

A DUDH pode ser considerada o ato inaugural de uma nova concepção da vida internacional justamente por proclamar, para a comunidade das nações, a importância dos direitos humanos para a boa convivência coletiva.

(CESPE/DEPEN/2015)

63) Consensualmente considerada um prolongamento natural da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU, 1945), a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi aprovada pela Assembleia-geral da ONU em 1948 (Resolução 217–A). O documento reflete o desejo de paz, justiça, desenvolvimento e cooperação internacional que tomou conta de quase todo o mundo após duas grandes guerras no espaço de apenas duas décadas. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Conforme a DUDH, compete aos governos, não a grupos sociais ou pessoas individualmente, assegurar o reconhecimento e a observância de seus dispositivos.

(CESPE/DEPEN/2015)

64) Consensualmente considerada um prolongamento natural da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU, 1945), a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi aprovada pela Assembleia-geral da ONU em 1948 (Resolução 217–A). O documento reflete o desejo de paz, justiça, desenvolvimento e cooperação internacional que tomou conta de quase todo o mundo após duas grandes guerras no espaço de apenas duas décadas. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

A DUDH enfatiza o papel da educação para a promoção da tolerância, da amizade e da compreensão entre as nações e grupos raciais e religiosos.

(CESPE/DEPEN/2015)

65) Consensualmente considerada um prolongamento natural da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU, 1945), a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi aprovada pela Assembleia-geral da ONU em 1948 (Resolução 217–A). O documento reflete o desejo de paz, justiça, desenvolvimento e cooperação internacional que tomou conta de quase todo o mundo após duas grandes guerras no espaço de apenas duas décadas. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Embora afirme que toda pessoa tem direito à nacionalidade, a DUDH reconhece o direito dos governos de, arbitrariamente, privar alguém de sua nacionalidade.

(CESPE/DEPEN/2015)

66) Consensualmente considerada um prolongamento natural da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU, 1945), a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi aprovada pela Assembleia-geral da ONU em 1948 (Resolução 217–A). O documento reflete o desejo de paz, justiça, desenvolvimento e cooperação internacional que tomou conta de quase todo o mundo após duas grandes guerras no espaço de apenas duas décadas. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

A internacionalização dos direitos humanos, objetivo central da DUDH, é uma forma de resposta ao mal absoluto que caracterizou regimes políticos como o nazismo, de que o genocídio promovido em campos de extermínio seria o exemplo mais dramático.

(CESPE/DEPEN/2015)

67) Consensualmente considerada um prolongamento natural da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU, 1945), a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi aprovada pela Assembleia-geral da ONU em 1948 (Resolução 217–A). O documento reflete o desejo de paz, justiça, desenvolvimento e

(12)

cooperação internacional que tomou conta de quase todo o mundo após duas grandes guerras no espaço de apenas duas décadas. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

A liberdade de pensamento e de expressão e a liberdade de religião constituem pilares da DUDH.

(CESPE/STJ/2015)

68) No tocante à Declaração Universal dos Direitos Humanos, julgue o item a seguir.

A educação deve ser direcionada ao pleno desenvolvimento da personalidade humana e ao respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais, devendo o ensino ser gratuito nos graus elementares e fundamentais.

(CESPE/STJ/2015)

69) No tocante à Declaração Universal dos Direitos Humanos, julgue o item a seguir.

Admite-se a criação de tribunal ad hoc para julgar crimes praticados por nacionais de um país.

(CESPE/STJ/2015)

70) No tocante à Declaração Universal dos Direitos Humanos, julgue o item a seguir.

A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado.

(CESPE/STJ/2015)

71) No tocante à Declaração Universal dos Direitos Humanos, julgue o item a seguir.

É garantido o asilo em outros países àquele que for vítima de perseguição, ainda que motivada por crimes de direito comum.

(CESPE/STJ/2015)

72) No tocante à Declaração Universal dos Direitos Humanos, julgue o item a seguir.

A possibilidade, garantida por lei, de se estabelecerem vedações legais relacionadas à mudança de nacionalidade do indivíduo tem por objetivo preservar a soberania dos países.

(INSTITUTO AOCP/UFPEL/2015)

73) Na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), o cidadão compreende quais são seus direitos e deveres e como cada um pode melhor exercitá-los para melhorar sua vivência de cidadania. Qual dos elementos a seguir NÃO representa uma real vivência cidadã de acordo com a DUDH?

A) Liberdade. B) Fraternidade. C) Injustiça. D) Verdade. E) Responsabilidade. (IBFC/SEE-MG/2015)

74) Assinale a alternativa correta que reproduz um determinado dispositivo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A) Todo ser humano tem o direito de ser, em seu país de origem, reconhecido como pessoa perante a lei. B) Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. C) Todo ser humano tem direito à indenização, em dinheiro ou outra forma, da sua personalidade íntima.

D) Todo ser humano tem direito ao reconhecimento, em todos os níveis políticos, da sua personalidade emocional.

(IBFC/SEE-MG/2015)

75) Assinale a alternativa correta que reproduz, com fidelidade exata, um dispositivo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A) Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito não implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, tampouco a liberdade de manifestar a religião ou convicção em público pelos ritos.

B) Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, de consciência desde que fundamentado na religião; este direito implica a liberdade de tentar mudar a religião de outras pessoas, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum.

C) Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em público ou em particular.

D) Apenas a pessoa maior de idade tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de tentar mudar a religião dos familiares, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, desde que não o faça em público pelo culto e pelos ritos.

(IBFC/SEE-MG/2015)

76) Assinale a alternativa correta quanto ao que prevê a Declaração Universal dos Direitos Humanos sobre o direito à instrução.

A) A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. B) A instrução técnico-profissional será acessível à maioria da população. C) A instrução fundamental será obrigatória.

(13)

@Quebrandoquestões

13/64

(IBFC/SEE-MG/2015)

77) Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta sobre as considerações expressas da Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu preâmbulo.

A) Os Estados-Membros se comprometeram a promover, em obediência às Nações Unidas, o respeito local aos direitos e liberdades humanas fundamentais.

B) Os Estados-Membros se comprometeram a promover, em obediência às Nações Unidas, o respeito local e regional aos direitos e liberdades humanas fundamentais.

C) Os Estados-Membros se comprometeram a promover, sob a supremacia hierárquica das Nações Unidas, o respeito judicial aos direitos e liberdades humanas fundamentais e a observância desses direitos e liberdades. D) Os Estados-Membros se comprometeram a promover, em cooperação com as Nações Unidas, o respeito universal aos direitos e liberdades humanas fundamentais e a observância desses direitos e liberdades.

(IBFC/SEE-MG/2015) 78) Analise os itens abaixo e responda a seguir.

I. Todo ser humano tem o direito de fazer parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.

II. Todo ser humano tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país.

III. A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.

Assinale a alternativa correta sobre os itens analisados.

A) Os itens I, II e III estão corretos. B) Apenas os itens I e II estão corretos. C) Apenas os itens II e III estão corretos. D) Apenas os itens I e III estão corretos.

(VUNESP/PC-SP/2014)

79) A Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê que toda pessoa acusada de um ato delituoso.

A) tem direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte de um tribunal ad hoc. B) poderá ser privada de sua nacionalidade, ou do direito de mudar de nacionalidade.

C) tem direito a um julgamento por júri, no qual lhe sejam asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.

D) poderá ser exilada e perder sua nacionalidade, mas tem o direito de procurar asilo em outros países

E) tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei.

(VUNESP/PC-SP/2014)

80) É correto afirmar, sobre as previsões contidas na Declaração Universal de Direitos Humanos, que:

A) está previsto o direito à educação, com o ensino elementar obrigatório e gratuito, com acesso ao ensino superior de acordo com o mérito.

B) estão previstos direitos ligados ao contrato de trabalho, como salário mínimo, repouso e lazer, mas sem nenhuma limitação horária da jornada de trabalho.

C) são proclamados, em seu artigo I, como os três valores fundamentais dos direitos humanos a liberdade, a igualdade e a fraternidade.

D) os direitos de liberdade previstos são relativos à esfera individual, não prevendo liberdades políticas relativas à participação do povo no governo.

E) não há disposição que verse sobre o direito a contrair matrimônio e fundar uma família, nem sobre os direitos decorrentes do casamento.

(IBFC/SEPLAG-MG/2014)

81) Indique a alternativa que traz direito não previsto expressamente na Declaração Universal Dos Direitos Humanos.

A) Todo ser humano, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.

B) Todo ser humano tem o direito de fazer parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.

C) Todo ser humano, vítima de perseguição por crimes de delito comum, tem o direito ao asilo em outros países D) Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas.

(IBFC/SEPLAG-MG/2014)

82) Indique a afirmação correta sobre os direitos expressamente previstos na Declaração Universal dos Direitos humanos.

A) Todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir das artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios.

(14)

B) Os direitos e liberdades previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos podem ser exercidos até mesmo de modo contrário aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

C) A Declaração Universal dos Direitos humanos não trata expressamente de direitos envolvendo o matrimônio e o casamento.

D) Ninguém, sob qualquer justificativa, poderá ser privado de sua propriedade.

(VUNESP/PC-SP/2014)

83) Segundo o que dispõe a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. No entanto, esse direito não pode ser invocado, entre outros, em caso de perseguição

A) de militante político que tenha se evadido clandestinamente de seu país de origem. B) de pessoa que claramente tenha se rebelado contra o regime de governo de seu país. C) por razões de ordem política.

D) por motivos religiosos.

E) legitimamente motivada por crimes de direito comum.

(CESPE/Instituto Rio Branco/2014)

84) Assinada em 1948, no âmbito da Assembleia Geral das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, ainda que não obrigue legalmente os Estados a cumprir suas disposições, não só influenciou muitas constituições nacionais, que expressam, em seu texto, o propósito de garantir a promoção e a proteção dos direitos humanos, mas também impulsionou a criação de convenções internacionais que visam proteger os direitos humanos.

(VUNESP/PC-SP/2014)

85) Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, “toda a pessoa acusada de um ato delituoso presume-se inocente até que a sua culpabilidade fique legalmente provada no decurso de um processo público em que todas as garantias necessárias de defesa lhe sejam asseguradas”. Esse direito é, adequada e corretamente, representado pelo princípio

A) da igualdade. B) da isonomia. C) democrático.

D) da dignidade humana. E) do devido processo legal.

(VUNESP/PC-SP/2014)

86) A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi dotada e proclamada pela resolução 217 A (III), em 10 de dezembro de 1948, em Assembleia Geral da(o)

A) Comissão Superior da União Europeia. B) Mercado Comum do Sul – MERCOSUL.

C) Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN. D) Organização das Nações Unidas – ONU.

E) Organização dos Estados Americanos – OEA.

(VUNESP/PC-SP/2014)

87) Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive

A) moradia, transporte e lazer.

B) serviços sociais, transporte e propriedade privada. C) alimentação, vestuário e habitação.

D) transporte, lazer e propriedade privada. E) cuidados médicos, moradia e viagens.

(IBFC/SEDS-MG/2014)

88) Complete as lacunas, de acordo com a alternativa que refete o texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Artigo I - Todas as pessoas nascem livres e iguais em ________________________. São dotadas de razão e _______________________ e devem agir em relação umas às outras com espírito de ____________________.”

A) Dignidade e direitos – consciência – fraternidade. B) Direitos e deveres – liberdade – solidariedade. C) Direitos e obrigações – convicção – solidariedade. D) Dignidade e obrigações – consciência – harmonia.

(VUNESP/PC-SP/2014)

89) Prevê a Declaração Universal dos Direitos Humanos que o casamento

A) não será válido senão com o livre e pleno consentimento dos nubentes. B) deve ser celebrado por autoridade civil.

(15)

@Quebrandoquestões

15/64

C) não gera direitos e deveres iguais para homens e mulheres.

D) é a união indissolúvel entre homens e mulheres.

E) deverá ser celebrado por autoridade da religião do homem.

(IBFC/SEDS-MG/2014)

90) Segundo o texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a proteção à privacidade compreende:

A) Somente a privacidade do próprio interessado.

B) A privacidade do próprio interessado, da sua família, no seu lar ou na sua correspondência. C) A privacidade do próprio interessado, da sua família e do seu local de trabalho.

D) A privacidade do próprio interessado e das pessoas que mantenham relação de afinidade com ele.

(IBFC/SEDS-MG/2014)

91) Indique a alternativa CORRETA, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos:

A) Toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro e fora das fronteiras de cada Estado. B) Toda pessoa tem direito à dupla nacionalidade

C) Toda pessoa tem direito a organizar sindicato, sendo obrigatório o seu ingresso nele para proteção de seus interesses.

D) Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada aos seus filhos.

(VUNESP/PC-SP/2014)

92) Abalados pela barbárie recente e com o intuito de construir um mundo sob novos alicerces ideológicos, os dirigentes das nações que emergiram como potências no período pós-guerra, lideradas por URSS e Estados Unidos, estabeleceram, em 1945, as bases de uma futura paz, definindo áreas de influência das potências e acertaram a criação de uma organização multilateral que promovesse negociações sobre conflitos internacionais, para evitar guerras, promover a paz e a democracia, e fortalecer os direitos humanos. A fim de que houvesse esse fortalecimento dos direitos humanos, foi elaborado documento em 1948, pela Organização das Nações Unidas, denominado:

A) Encíclica Rerum Novarum. B) Magna Carta.

C) Declaração Universal dos Direitos Humanos. D) Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. E) Declaração do Bom Povo da Virgínia.

(INSTITUTO AOCP/MPE-BA/2014) 93) A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 enuncia que

A) toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.

B) ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade, exceto, no caso de crime de lesa-pátria.

C) toda pessoa tem direitos em face de sua comunidade, contudo, deverá ser limitado o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade.

D) com exceção no caso dos sindicatos, ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação.

E) toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como cidadã de acordo com a lei de seu próprio país, ainda que em território estrangeiro.

(INSTITUTO AOCP/MPE-BA/2014)

94) A Declaração Universal dos Direitos Humanos surge no contexto do segundo pós-guerra demonstrando a preocupação da comunidade internacional em assegurar um núcleo de direitos a ser respeitado por todos os países. Nesse contexto, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s).

I. O reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo.

II. É essencial promover o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações.

III. O desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do homem comum.

A) Apenas III. B) Apenas I e III. C) Apenas II. D) Apenas I. E) I, II e III. (INSTITUTO AOCP/MPE-BA/2014)

(16)

95) Quanto à Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, é INCORRETO afirmar que

A) os Estados-Membros se comprometeram a desenvolver, em cooperação com as Nações Unidas, o respeito universal aos direitos humanos e liberdades fundamentais e a observância desses direitos e liberdades.

B) toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

C) toda pessoa tem o direito de tomar parte no governo de seu país, diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.

D) toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social e à realização, pelo esforço nacional, pela cooperação internacional e de acordo com a organização e recursos de cada Estado, dos direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade. E) o Estado terá prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada às crianças e adolescentes, independentemente da manifestação dos pais.

(INSTITUTO AOCP/MPE-BA/2014)

96) Quanto à Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.

II. Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

III. Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

IV. Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.

A) Apenas I, II e III. B) Apenas I e IV. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II, III e IV.

(CESPE/PC-DF/2014)

97) No que se refere ao conceito e à aplicação dos direitos humanos à função policial, julgue o próximo item.

Ainda que a dignidade seja a expressão da autonomia da pessoa humana e um direito individual relativo à proteção do homem, pode o cidadão, em situações excepcionais, dispor de sua dignidade se o fizer em benefício próprio.

(CESPE/PC-DF/2014)

98) No que se refere ao conceito e à aplicação dos direitos humanos à função policial, julgue o próximo item.

O conceito de protagonismo policial diz respeito ao papel da polícia como promotora e garantidora da dignidade humana e, por consequência, dos direitos humanos.

(VUNESP/PC-SP/2013)

99) Consoante o que estabelece expressamente a Declaração Universal dos Direitos Humanos, é correto afirmar que

A) a instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, sendo obrigatório o ensino religioso nas escolas públicas.

B) o poder público deve financiar os estudos dos alunos em escolas privadas quando não houver vagas em escolas públicas.

C) os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos. D) toda pessoa tem direito à instrução, que será gratuita em todos os graus.

E) a instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada na condição econômico-financeira da pessoa.

(CESPE/DPE-RR/2013) 100) Na Declaração Universal dos Direitos Humanos,

A) não há menção à remuneração de trabalhos iguais.

B) é reconhecida a relação entre o desenvolvimento da personalidade e o caráter de pertença a uma comunidade. C) ao exercício dos direitos e liberdades por ela assegurados não se sobrepõe propósito ou princípio algum. D) é abordado o conceito de propriedade individual, mas não o de propriedade coletiva.

(17)

@Quebrandoquestões

17/64

(VUNESP/SEJUS-ES/2013) 101) A Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê que

A) toda pessoa tem direito à segurança pessoal.

B) toda pessoa sujeita a perseguição tem o direito de procurar e de beneficiar-se de asilo em outros países, ainda que por atividades contrárias aos princípios das Nações Unidas.

C) toda pessoa tem o direito de abandonar o país em que se encontra, exceto o seu, e o direito de regressar ao seu país.

D) homens e mulheres de qualquer idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família.

E) os seres humanos, por não nascerem iguais em dignidade e em direitos, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

(FCC/AL-PB/2013)

102) A Declaração Universal dos Direitos Humanos - DUDH, adotada e proclamada pela Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral da ONU em 10/12/1948 e assinada pelo Brasil na mesma data, representou o repúdio direto das ideologias que tinham por princípio “o desprezo e o desrespeito pelos direitos do homem”. As liberdades consideradas “como a mais alta aspiração do homem comum”, no preâmbulo da DUDH são:

A) liberdade ao repouso e lazer, à instrução e à vida cultural. B) liberdade política, de crença e de locomoção.

C) liberdade de palavra, de reunião e de opinião.

D) liberdade de viver a salvo do temor e da necessidade, de governo e de emprego. E) liberdade de palavra, de crença e de viver a salvo do temor e da necessidade.

(CESPE/DEPEN/2013)

103) A respeito da Declaração Universal dos Direitos Humanos, julgue os itens abaixo.

A vítima de perseguição em seu país legitimamente motivada por crime de direito comum pode invocar o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

(CESPE/MTE/2013)

104) À luz das normas internacionais de proteção aos direitos humanos, julgue os itens que se seguem, acerca do combate ao trabalho forçado.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos proíbe, expressamente, a manutenção de pessoas em regime de escravidão ou de servidão.

(CESPE/PC-DF/2013)

105) De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a irretroatividade da lei penal mais gravosa constitui garantia da pessoa.

(CESPE/DEPEN/2013)

106) Considerando as disposições da Declaração Universal dos Direitos Humanos, julgue o item a seguir.

É possível a prisão arbitrária, em hipóteses extremas, desde que autorizada pela legislação interna de cada Estado-membro da ONU.

(18)

Gabarito 1 A 41 E 81 C 2 D 42 E 82 A 3 D 43 A 83 E 4 B 44 A 84 C 5 D 45 A 85 E 6 C 46 C 86 D 7 B 47 B 87 C 8 B 48 C 88 A 9 D 49 C 89 A 10 B 50 C 90 B 11 C 51 C 91 D 12 E 52 E 92 C 13 A 53 C 93 A 14 D 54 C 94 E 15 E 55 C 95 E 16 B 56 E 96 E 17 C 57 E 97 E 18 D 58 C 98 C 19 D 59 C 99 C 20 A 60 C 100 B 21 E 61 C 101 A 22 A 62 C 102 E 23 C 63 E 103 E 24 D 64 C 104 C 25 E 65 E 105 C 26 B 66 C 106 E 27 C 67 C 107 28 E 68 C 108 29 D 69 E 109 30 E 70 C 110 31 E 71 E 111 32 C 72 E 112 33 E 73 C 113 34 E 74 B 114 35 E 75 C 115 36 E 76 A 116 37 E 77 D 117 38 C 78 A 118 39 E 79 E 119 40 E 80 C 120

(19)

Referências

Documentos relacionados

desse cineclube separadamente para depois analisar as relações entre agentes e instituições. Assim, será lançado um olhar minucioso para os idealizadores e organizadores do CCT:

Os resultados obtidos com PCA para os dois tempos de irradiação (75 s e 225 s) são os mesmos para o intervalo de energia de 30 a 70 keV, indicando que não é necessário o uso de

5 Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 como Documento Matriz do Direito Internacional dos Direitos Humanos,

• A redução do pressão osmótica não aumenta o percentual de germinação in vitro de sementes de mogango; • O mogango pode ser estabelecidos in vitro a partir de

Na verdade, embora os avanços legislativos sobre os Direitos Humanos tenham ganhado notoriedade internacional, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos de

O presente trabalho visa fazer uma abordagem sobre as principais questões que devem ser observadas no momento da constituição do loteamento urbano, tomando como base a

Partindo do anseio em discutir uma possível relação entre a Educação Física e os megaeventos esportivos, realizamos o trabalho de campo da presente pesquisa com

Não lhes falta criatividade e muitos são bem-sucedidos nas artes cênicas, ou seja, são excelentes artistas, principalmente de teatro.. Na esfera do intelecto, indica as