• Nenhum resultado encontrado

Perfis de Investimentos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Perfis de Investimentos"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Cartilha Informativa

Perfis de Investimentos

Plano SEBRAEPREV

Perfis de

Investimentos

PLANO SEBRAEPREV

Perfis de

Investimentos

PLANO SEBRAEPREV

SEBRAE PREVIDÊNCIA - Instituto SEBRAE de Seguridade Social

SEPN, Quadra 515, bloco C, loja 32, 1º andar,

SEBRAE PREVIDÊNCIA CEP: 70.770-503, Brasília – DF E-mail: sebraeprev@sebraeprev.com.br

(2)

2

3

5

8

8

9

10

10

11

13

13

14

16

18

19

Apresentação

Tipos de investimentos

Perfis de investimentos

Escolha dos perfis de investimentos

Quem pode optar?

Quando e como o Participante

poderá efetuar a sua opção?

Como fazer sua opção?

A opção é obrigatória?

Que nível de risco você está disposto a correr?

Como escolher o perfil?

Faça o teste!

Fazendo as contas

Principais dúvidas

Esteja consciente da opção

Glossário

(3)

O SEBRAE PREVIDÊNCIA sempre administrou o patrimônio de seus participantes com transparência, buscando ao longo de sua trajetória a melhor aplicação em relação à segurança, liquidez e rentabilidade. Agora, continuará atuando dessa forma, mas de uma maneira mais participativa. Por meio da oferta de Perfis de Investimentos, o Instituto passa a oferecer uma importante vantagem para você, participante do Plano SEBRAEPREV: a possibilidade de escolher como alocar os recursos oriundos das suas contribuições.

Isso significa mais flexibilidade e autonomia para você constituir a sua reserva para aposentadoria de forma compatível com as suas particularidades e tolerância ao risco. Isto é, o SEBRAE PREVIDÊNCIA lhe dá oportunidade de escolha da composição de investimentos que melhor atende ao seu momento atual de vida, seus objetivos de longo prazo, sua expectativa de retorno financeiro e sua capacidade de lidar com as variações do mercado financeiro. Esta cartilha apresenta as três opções de perfis de investimentos que o SEBRAE PREVIDÊNCIA disponibiliza. Ao longo deste material, você poderá informar-se para, de forma consciente, tomar decisões que irão refletir diretamente na sua aposentadoria.

Apresentação

Perfis de

Investimentos

(4)

Tipos de investimentos

Antes de conhecer os três perfis de

investimentos oferecidos pelo SEBRAE PREVIDÊNCIA, é importante que você tenha uma noção sobre as principais formas de investimentos existentes no mercado financeiro. Conhecê-las é essencial para optar pelo perfil que melhor se adequa a você.

Em matéria de investimento, o conceito de alocação de recursos é simples, mas sua compreensão é indispensável. A alocação de recursos é definida como a composição de investimentos, agrupados de acordo com segmentos determinados pela legislação. Assim, o SEBRAE PREVIDÊNCIA tem a opção de seis modalidades de investimentos para alocar os recursos do participante: além das quatro tradicionais (renda fixa, renda variável, imóveis e operações com os participantes – empréstimos), o Instituto pode optar também por investimentos estruturados e investimentos no exterior.

Renda Fixa

Ideais para quem não suporta grandes oscilações da Bol-sa e deseja retorno no curto prazo, os investimentos em Renda Fixa possuem rentabi-lidade conhecida ou estimada no ato da sua contratação. São títulos públicos (Notas do Te-souro Nacional - NTNs, por exemplo) e privados (Certifi-cados de Depósitos Bancários - CDBs, debêntures) que con-ferem mais segurança a este tipo de aplicação.

(5)

Indicados para quem suporta com tranquilidade a possibilidade de perdas significativas no curto prazo para obter retorno no longo prazo, os investimen-tos em Renda Variável trazem ganhos diretamente proporcionais aos riscos, assim como podem ser as perdas. São ações (que representam participação em uma determinada empresa) e fundos de ações (aquisição de cota representativa de um conjunto de ações) cujas rentabilidades são imprevisíveis e flutuam com as oscilações do mercado.

Tipos de investimentos

Em termos de volume aplicado, os demais segmentos possuem menos relevância. É pos-sível dividi-los em dois grupos.

Um deles é formado pelas operações com participantes e operações imobiliárias, consi-deradas tradicionais por já existirem há bas-tante tempo. As operações com participantes são os empréstimos financeiros e o volume aplicado depende da demanda do conjunto de Participantes e Assistidos.

As operações imobiliárias, por sua vez, são re-alizadas com o objetivo de se obter renda de aluguéis. Porém, o SEBRAE PREVIDÊNCIA ainda não tem feito esse tipo de investimento, preferindo investir em outros segmentos. O outro grupo é formado pelos investimen-tos estruturados e investimeninvestimen-tos no exterior. Investimentos estruturados reúnem os fundos de investimento – em participação em outras empresas emergentes, imobiliários e multi-mercado – que possuem características pró-prias, dentre as quais a possibilidade de realizar operações fora dos segmentos de renda fixa e renda variável. Para este segmento, o SEBRAE PREVIDÊNCIA realiza alocação de recursos apenas em cotas de fundos imobiliários. No segmento de investimento no exterior o SE-BRAE PREVIDÊNCIA ainda não realiza aloca-ção, preferindo investir em outros segmentos.

Renda Variável

(6)

O Perfil Conservador é aquele que agrupa investimentos considerados de menor risco e, por essa razão, exclui a alocação de recursos em renda variável.

O SEBRAE PREVIDÊNCIA reconhece que existem diferentes grupos de participantes no Plano SEBRAEPREV e sabe que cada um deles possui diferentes motivações e interesses nos resultados da sua rentabilidade. Como o Plano é enquadrado na modalidade de Contribuição Definida – ou seja, o valor acumulado depende das contribuições e da rentabilidade –, esta acaba sendo o fator decisivo para definir o valor do benefício a ser obtido após a aposentadoria de cada participante. Assim, com os perfis de investimentos, o SEBRAE PREVIDÊNCIA oferece a você, participante, o direito de influenciar efetivamente no destino de seus investimentos.

O Que São Perfis de Investimentos?

Quais são os perfis de investimentos

do Plano SEBRAEPREV?

Perfi s de investimentos?

Perfil

Conservador

Alocação em Renda Variável

(objetivo) Alocações nos demais segmentos (objetivo)

0% 100%

Percentuais definidos conforme a política de investimento aprovada pelo Conselho Deliberativo do SEBRAE PREVIDÊNCIA.

(7)

Perfi s de investimentos?

O Perfil Arrojado destina-se ao participante com maior tolerância ao risco com o objetivo de bus-car retornos mais elevados no longo prazo. No Perfil Arrojado, a relação entre risco e retorno situa-se acima da relação do Perfil SEBRAEPREV (Moderado). O que o diferencia do Perfil SEBRAEPREV (Moderado) é a maior exposição em renda variável.

É um perfil intermediário, voltado para os que conseguem lidar com uma pequena parcela de risco. Para isso, aceitam investir parte de seus recursos em renda variável. Neste per-fil, a relação esperada entre risco e retorno é superior a do Perfil Conservador.

Perfil

SEBRAEPREV

(Moderado)

Alocação em Renda Variável

(objetivo) Alocações nos demais segmentos (objetivo)

17,5% 82,5%

Percentuais definidos conforme a política de investimento aprovada pelo Conselho Deliberativo do SEBRAE PREVIDÊNCIA.

Perfil

Arrojado

Alocação em Renda Variável

(objetivo) Alocações nos demais segmentos (objetivo)

30% 70%

Percentuais definidos conforme a política de investimento aprovada pelo Conselho Deliberativo do SEBRAE PREVIDÊNCIA.

(8)

Perfil Conservador Perfil SEBRAEPREV (Moderado) Perfil Arrojado Investimentos Não há aplicações no segmento de renda variável. Um percentual dos recursos é aplicado em renda variável. Um percentual maior dos recursos é aplicado em renda variável.

Riscos Assume posições de menor risco.

Assume posições de risco intermediários em relação aos outros perfis.

Assume posições de maior risco dentre as opções oferecidas. Resultados Menor chance de resultados inesperados, bem como de se obter ganhos acima da expectativa de retorno em investimentos de renda fixa. A possibilidade de se obter resultado com valor inferior ao principal investido deve ser considerada, mas o risco pode ser compensado por uma EXPECTATIVA de retorno maior no longo prazo.

A possibilidade de se obter resultado com valor inferior ao principal investido é ainda maior, mas o risco pode ser compensado por uma EXPECTATIVA de retorno mais alto no longo prazo.

Veja a seguir mais algumas características de cada um dos perfis de investimentos. Você também pode consultar a Política de Investimentos do Plano SEBRAEPREV, disponível no Portal do SEBRAE PREVIDÊNCIA (www.sebraeprev.com.br), para conhecer mais detalhes sobre os limites de alocação em cada segmento.

A alocação de investimentos nos três perfis pode ser revista pelo SEBRAE PREVIDÊNCIA de acordo com as mudanças no cenário econômico, de forma a proteger o patrimônio dos participantes.

(9)

Conta de Participante, que recepciona as Contribuições Básicas de Participante e as Contribuições Voluntárias de Participante; Conta de Serviço Passado de Participante, que recepciona as Contribuições de Serviço Passado de Participante; e Conta de Recursos Portados, que recepciona os Recursos Portados pelo Participante ao Plano SEBRAEPREV.

A escolha pelo perfil de investimentos será individual e vinculará, no que diz respeito aos Participantes, apenas a parcela do saldo de conta correspondente às seguintes contas do Plano:

Escolha do perfi l de

investimentos

Os saldos das contas de Patrocinado-ra, independentemente da opção do Participante, serão alocados no Perfil SEBRAEPREV (Moderado).

No que diz respeito aos Assistidos (apo-sentados e pensionistas), a escolha será, da mesma forma, individual, porém

vin-culará a totalidade de sua Reserva Indivi-dual, constituída – quando da concessão do benefício de prestação continuada – pelo Saldo de Conta Total vinculado ao então Participante, acrescido do va-lor das Contribuições Faltantes, se for o caso de benefício de risco e se essas forem devidas na ocasião.

Quem Pode Optar?

Todos os Participantes e Assistidos (aposentados ou pensionistas) com inscrição não cancelada no Plano SEBRAEPREV poderão fazer a opção por perfis de investimentos.

(10)

Escolha Inicial

Quando e como o Participante

poderá efetuar a sua opção?

Revisão do Perfil de

Investimentos

Anualmente, no período de 1º de junho a 31 de julho, serão oferecidas oportunidades de revisão do perfil de investimentos aos Participantes e Assistidos, sendo a efetiva re-alocação dos recursos realizada em até 30 (trinta) dias, a contar do término do referido período de opção.

Requerimento de Benefício

Aos Assistidos (aposentados ou pensionis-tas), especificamente, é vedada a opção de Perfil Arrojado.

Quando do requerimento de benefício de prestação continuada assegurado pelo Pla-no SEBRAEPREV, o Participante ou seus Beneficiários poderão solicitar, no próprio formulário de requerimento do benefício, a alteração do seu perfil de investimentos exclusivamente para o Perfil SEBRAEPREV (Moderado). Se não o fizerem, seus recur-sos serão automaticamente atrelados ao Perfil Conservador.

Quando não houver consenso entre os Be-neficiários do Participante ou Aposentado falecido a respeito da opção pelo perfil de investimentos, será adotado necessariamen-te o Perfil Conservador.

Para os atuais Participantes e Assistidos, a opção inicial por um dos perfis de investimentos poderá ser feita por escrito e encaminhada ao SEBRAE PREVIDÊNCIA no período de 01/06/2013 a 30/06/2013.

Para os futuros Participantes, a opção pelo perfil de investimentos ocorrerá no momento do seu ingresso no Plano SEBRAEPREV. Caso você deixe de exercer a opção inicial, o SEBRAE PREVIDÊNCIA estará automaticamente autorizado a alocar os recursos constantes das Contas de Participante, de Serviço Passado de Participante e de Recursos Portados (no caso de Participantes) ou os recursos que compõem a Reserva Individual (no caso de Assistidos) na carteira de investimento com Perfil Conservador e neste permanecerão até que haja opção válida por outro perfil, nos períodos estabelecidos para revisão anual.

(11)

Para formalizar sua opção, o Participan-te ou Assistido deve preencher e assi-nar o Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos, que está disponível em nosso Portal, e encaminhá-lo ao SEBRAE PREVIDÊNCIA. Para acessar o Termo de Opção, será necessário digitar sua senha de acesso à área restrita do Portal. Para que sua opção seja válida e efetiva-da, é necessário que o Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos seja

protoco-lado no SEBRAE PREVIDÊNCIA dentro do prazo estabelecido, qual seja:

A opção é obrigatória?

A opção não é obrigatória, mas é preciso estar atento às seguintes situações:

Na hipótese de o Participante ou Assistido deixar de exercer, inicial-mente, a opção prevista para o período de 01/06/2013 a 30/06/2013, o SEBRAE PREVIDÊNCIA estará automaticamente au-torizado a alocar os recursos na carteira de investimento com Perfil Conservador.

O Participante ou Assistido que, nos meses de junho/julho de cada ano, deixar de optar por manter ou alterar sua opção por um dos perfis de investimen-tos estará automaticamente autorizando o SEBRAE PREVIDÊNCIA a manter a última opção por ele feita.

Como fazer sua opção?

Para as opções realizadas (até 30/06/2013) quando da implanta-ção dos perfis de investimentos no Plano SEBRAEPREV: até 10 de julho de 2013;

Para as revisões anuais: até o 8º (oitavo) dia útil a contar do término do prazo de opção.

No caso de Participante / Empre-gado com contrato de trabalho vigente, a assinatura poderá ser abonada pelo Empregador / Pa-trocinador ou ter sua firma da as-sinatura reconhecida em cartório. No caso de Assistidos, Autopatro-cinados e Vinculados (BPD) será obrigatório o reconhecimento da firma da assinatura em cartório.

Importante:

O Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos poderá ser en-tregue ao Gestor do Plano SEBRAEPREV em sua Patrocinadora. Não deixe para encaminhar o Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos na última hora. Procure enviar ao SEBRAE PREVI-DÊNCIA antes da data de encerramento do período da escolha.

Importante:

Lembre-se que aos Assistidos (apo-sentados ou pensionistas) é vedada a opção de Perfil Arrojado.

(12)

Diariamente as pessoas correm riscos. Risco de perder o emprego, de sofrer aci-dentes ou até mesmo de achar um bilhete de loteria premiado.

No mercado financeiro não é diferente. O risco nas aplicações tende a ser pro-porcional ao retorno, ou seja, quanto maior o risco, maior será a remuneração oferecida, entretanto, as variações serão mais frequentes, devendo-se considerar

até mesmo as perdas.

Existem diversos tipos de risco Iigados aos investimentos. Risco legal, de liqui-dez, operacional, sistêmico, de crédito e de mercado. Os mais importantes para ajudar na sua avaliação são os riscos de crédito e de mercado. Consulte a Política de Investimentos do Plano SEBRAEPREV, disponível em nosso Portal, para conhecer os detalhes dos demais.

Que nível de risco você está

disposto a correr?

A tolerância a risco significa o quanto

o Participante ou Assistido (aposentado ou pensionista) está disposto a arriscar quando escolhe seus investimentos. Conforme explicado acima, o fator que diferencia os perfis é a alocação em renda variável: quanto maior o percentual aplicado nesse segmento, maior é o risco do investimento e maior é o retorno esperado no longo prazo.

Na hora de tomar sua decisão, é necessário que o Participante ou Assistido (aposentado ou pensionista) tenha claro o nível de tolerância ao risco que julgar confortável para investir seus recursos com maior tranquilidade.

Importância do Risco

(13)

Exemplo de risco de crédito em ren-da fixa: você investe em títulos emi-tidos por um banco e ele “quebra” (vai à fa-lência). Possivelmente, você perderá todo o dinheiro investido nesse banco ou boa parte.

Exemplo de risco de crédito em renda variável: você compra ações de uma empresa e posteriormente ela “quebra”. Certamente você perderá o di-nheiro investido.

Exemplo de risco de mercado em renda fixa: um título pré-fixado que vai lhe render a taxa de juros de 10% no período. Porém, na data de vencimento do titulo a taxa estava em 15%. Por ser pré--fixado, você receberá a taxa de 10% com-binada na data da compra e não a taxa de mercado do dia.

Exemplo de risco de mercado em renda variável: você compra ações de uma empresa Iíder de mercado. Com uma crise econômica ou da própria empre-sa as suas ações despencam na bolempre-sa de va-lores. Se você vendê-las nesse momento, perderá dinheiro, pois receberá uma quan-tia menor do que o valor pago na compra.

Que nível de risco você está

disposto a correr?

Diz respeito à possibilidade de o emissor do título não pagar o devido ao investidor (comprador) por algum motivo.

Risco de Mercado:

Risco de Crédito:

A gestão dos investimentos, e, consequen-temente, dos riscos inerentes, é realizada por profissionais qualificados da área de investimentos do SEBRAE PREVIDÊNCIA, assessorados por consultoria especializada. Os administradores financeiros deverão in-vestir os recursos em conformidade com as diretrizes do Conselho Monetário Nacio-naI e da Política de Investimentos do Plano

SEBRAEPREV, que é aprovada pelo Con-selho Deliberativo do SEBRAE PREVIDÊN-CIA – zelando, sempre, por uma adminis-tração ética, transparente e objetiva. Além dos administradores financeiros, também participam do processo de gestão de risco o agente custodiante, o Conselho Fiscal, a Comissão de Investimentos do SEBRAE PREVIDÊNCIA e um auditor independente. Incerteza relacionada aos retornos esperados de um investimento, em decorrência de variações em fatores de mercado, como: taxas de juros, preços de ações.

(14)

Qual a atual fase da sua vida? E os seus objetivos de médio e longo prazos? Você tem propensão ou aversão a riscos? Refletir sobre essas questões é essencial para decidir qual perfil de investimentos mais atende às suas expectativas.

Você, enquanto participante, passa por duas etapas importantes dentro do seu plano de previdência: a de acumulação de contribuições e a de recebimento dos benefícios. Por isso, dependendo do momento em que esteja, pode ser melhor optar por um perfil mais conservador ou mais arrojado.

Por exemplo, se você ainda tem 10 ou mais anos até a sua aposentadoria, possui tempo suficiente para se recuperar de eventuais perdas – logo, pode ter alguma margem para correr mais riscos em seus investimentos. No entanto, se o tempo que resta para a sua aposentadoria é menor, é possível que seja mais difícil reverter uma eventual perda, o que se refletirá diretamente no valor do seu benefício.

Como escolher o perfi l?

O SEBRAE PREVIDÊNCIA criou um Teste Online de Perfil de Investimen-tos de fácil compreensão para auxiliar na identificação do perfil que melhor se enquadra às suas necessidades. Acesse o www.sebraeprev.com.br e confira! O teste não é obrigatório e seu preen-chimento e interpretação é de sua total responsabilidade. O objetivo é que ele

sirva apenas como um norteador no momento de tomar sua decisão, não devendo ser interpretado como única orientação de investimento.

(15)

1)Carlos optou pelo Perfil Conservador e investiu 100% do seu saldo, que era de R$ 10.000,00, em renda fixa. O rendimen-to desta aplicação, apurado no final do pe-ríodo, foi de 10%. Ele, então, acumulou R$ 11.000,00.

2) Luisa, que optou pelo Perfil SEBRAEPREV (Moderado), tinha um saldo de R$ 10.000,00. Neste caso, 80% dos seus recursos (ou seja, R$ 8.000,00) foram investidos em renda fixa. O rendimento desta aplicação, ao final do período, foi de 10%. Ela, en-tão, acumulou R$ 8.800,00 apenas nesse investimento. Os outros 20% dos recursos que tinha (isto é, R$ 2.000,00) foram inves-tidos em renda variável, que teve um re-torno de 20%. Nesse caso, acumulou mais R$ 2.400,00. No final do período, Luisa – que tinha R$ 10.000,00 – apurou um total de R$ 11.200,00, o que equivale a um re-torno de 12% em relação ao que tinha.

3) Rodrigo optou pelo Perfil Arrojado e tinha um saldo de R$ 10.000,00. As-sim, 60% dos seus recursos (ou seja, R$ 6.000,00) foram investidos em renda

fixa. O rendimento desta aplicação, ao final do período, foi de 10%, resultando em um total de R$ 6.600,00. Os outros 40% dos recursos que tinha (isto é, R$ 4.000,00) fo-ram investidos em renda variável, que teve um retorno de 20%. No final do período, ele acumulou R$ 4.800,00. Resultado: Ro-drigo apurou R$ 11.400,00 – o que equi-vale a um retorno de 14% em relação ao que tinha.

Fazendo as contas

Veja aqui uma simulação de retorno de cada perfil de investimentos em diferentes cenários. Os exemplos são meramente ilustrativos.

(16)

Fazendo as contas

Lembre-se: A RESPONSABILIDADE PELA ESCOLHA DO PERFIL DE INVESTIMENTOS É EXCLUSIVAMENTE SUA! PORTANTO, NÃO SE PRECIPITE E FAÇA UMA ESCOLHA CONSCIENTE!

1) Alberto optou pelo Perfil Conservador e investiu 100% do seu saldo, que era de R$ 10.000,00, em renda fixa. O rendimento desta aplicação, apurado no final do período, foi de 10%. Ele, então, acumulou R$ 11.000,00.

2) Renata optou pelo Perfil SEBRAEPREV (Moderado) e seu saldo era de R$ 10.000,00. Neste caso, 80% dos seus recursos (ou seja, R$ 8.000,00) foram investidos em renda fixa. O rendimento dessa aplicação, ao final do período, foi de 10%. Ela, então, obteve um total de R$ 8.800,00. Os outros 20% dos recursos que tinha (isto é, R$ 2.000,00) foram investidos em renda variável. Devido à queda da Bolsa, obteve retorno negativo de 20%, que reduziu o valor investido para R$ 1.600,00. Ao final do período, Renata apurou R$ 10.400,00, o que equivale a um retorno de 4% em relação ao que tinha.

3) Guilherme, que optou pelo Perfil Ar-rojado, tinha um saldo de R$ 10.000,00. Foram, então, investidos 60% dos seus recursos (ou seja, R$ 6.000,00) em renda fixa. O rendimento dessa aplicação, ao final do período, foi de 10%. Assim, ele acumu-lou R$ 6.600,00. Os 40% restantes (isto é,

R$ 4.000,00) foram investidos em renda va-riável. Em função do cenário negativo para a Bolsa de Valores no período, Guilherme obteve um retorno negativo de 20%, re-duzindo o valor investido para R$ 3.200,00. Ao final, ele apurou R$ 9.800,00, o que equivale a um retorno negativo de 2% em relação ao que tinha.

Logo, a opção por determinado Perfil de In-vestimentos afetará, em algum grau e com boa dose de imprevisibilidade, a rentabilida-de rentabilida-de seus recursos, rentabilida-de forma positiva ou negativa. O que, consequentemente, impac-tará o valor do seu benefício previdenciário! Por isso, Participantes com a mesma quanti-dade de recursos iniciais e que tenham op-tado por Perfis de Investimentos distintos, necessariamente, observarão rentabilidades diversas ao longo do tempo, com impacto direto no saldo de conta e no valor do be-nefício assegurado pelo Plano SEBRAEPREV. Portanto, observe com cuidado as orienta-ções acima apresentadas, no intuito de esco-lher o Perfil de Investimentos mais adequado à sua realidade.

(17)

A opção por um Perfil de Investimentos é obrigatória?

Não, a escolha é facultativa. Entretanto, se você não optar por um perfil de investimen-tos, seus recursos serão alocados no Perfil Conservador e mantidos nesse perfil até que você se manifeste (nos meses de junho/ julho), optando por outro. Não será permi-tida a escolha do Perfil Arrojado pelo partici-pante aposentado ou beneficiário, sendo os recursos alocados no Perfil Conservador ou SEBRAEPREV (Moderado), conforme sua opção no momento em que se iniciar o pa-gamento do beneficio de aposentadoria.

Existe um Perfil de Investimentos de pre-ferência para o SEBRAE PREVIDÊNCIA?

Não. Todos os perfis de investimentos fazem parte do Regulamento do Plano SEBRAEPREV e de sua Política de Investimen-tos aprovada pelo Conselho Deliberativo.

O SEBRAE PREVIDÊNCIA indica a me-lhor opção para o participante?

Não. Toda e qualquer informação nesta cartilha ou em qualquer material produzi-do pelo SEBRAE PREVIDÊNCIA, como o Teste Online de Perfil de Investimentos, não constitui indicação ou orientação para a escolha de um ou outro perfil de investi-mentos. A opção e a manutenção do perfil de Investimentos são de única e exclusiva

responsabilidade do Participante ou Assisti-do, uma vez que somente ele pode avaliar o momento de vida em que se encontra, seus objetivos, expectativas de retorno e riscos que está disposto a correr.

Ao optar por um Perfil, o SEBRAE PREVIDÊNCIA deixa de ter responsabili-dades sobre os investimentos dos recur-sos do meu plano?

Não. O SEBRAE PREVIDÊNCIA continua como principal responsável pela execução dos investimentos do seu plano, bem como pelo pagamento dos seus benefícios futu-ros. Os investimentos continuarão sendo regidos pela Política de Investimentos do Plano SEBRAEPREV, que adota as melhoras práticas de mercado e utiliza a consultoria de gestores especializados de investimen-tos, e agora considerará a alocação escolhi-da por caescolhi-da participante.

(18)

Ouem pode escolher o perfil de investi-mentos?

Todos os Participantes e Assistidos (aposen-tados ou pensionistas).

Eu não entendo como funciona o merca-do financeiro e mesmo assim vou ter que comprar e vender ações?

Essa responsabilidade, pela escolha da carteira de ações caberá aos administradores fi-nanceiros, observadas as diretrizes legais e a Política de Investimentos do Plano SEBRAEPREV.

Posso escolher um perfil para alocar as minhas contribuições e outro perfil para as contribuições que a patrocinadora deposita?

Não. O perfil escolhido será aplicado so-mente no saldo da conta de Participan-te. Os recursos do saldo das contas de patrocinadora serão alocados no Perfil SEBRAEPREV (Moderado).

Se eu falecer, meus beneficiários pode-rão decidir sobre os perfis de investi-mentos?

Sim, mas exclusivamente para o Perfil SEBRAEPREV (Moderado). Se não o fi-zerem, seus recursos serão, automatica-mente alocados no Perfil Conservador.

Quando não houver consenso entre os Beneficiários do Participante ou do Apo-sentado falecido a respeito da opção pelo perfil de investimentos, será adotado ne-cessariamente o Perfil Conservador.

Os Perfis SEBRAEPREV (Moderado) e Arrojado oferecem rentabilidades maio-res por terem parte dos investimentos em renda variável?

Não necessariamente. Os investimentos mais conservadores apresentam menores riscos, porém, sua rentabilidade tende a ser menor e, geralmente, são utilizados como investimentos de curto e médio prazos. En-quanto isto, investimentos mais arrojados apresentam maiores riscos, são menos pre-visíveis, mas podem proporcionar ganhos mais elevados.

Como devo proceder para escolher um perfil de investimentos?

A formalização inicial da escolha do perfil deverá ser feita por meio de um formulário específico (Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos) que será disponibilizado no Portal do SEBRAE PREVIDÊNCIA, de 01 a 30/06/13. Posteriormente, cada alteração de perfil poderá ser realizada nos meses de junho e julho. A escolha do perfil de investimentos é individual e de sua exclusiva responsabilidade, portanto, analise o mais adequado a sua pers-pectiva de retorno, prazo e tolerância a risco.

(19)

Esteja consciente da opção

Expediente

José Claudio Silva dos Santos Presidente do Conselho Deliberativo Antônio Carlos Campos dos Santos Presidente do Conselho Fiscal Edjair de Siqueira Alves Diretor-Presidente Nilton Cesar da Silva Diretor de Seguridade

George Carvalhães Gonçalves Mota Diretor de Administração e Investimentos

Equipe técnica:

Maria Catarina Marçal de Jesus Dilaine Andrade

Luciana da Silva Ribeiro Luciana Cristina da Silva Braga Maurício Francisco de Carvalho Victor Moreira dos Santos Viviane de Oliveira Araújo Vanessa de Lima Leal e Souza

INSTITUTO SEBRAE DE SEGURIDADE SOCIAL SEBRAE PREVIDÊNCIA

Avalie seus planos financeiros de curto, médio e longo prazos. E não deixe de conversar com a sua família, para alinhar seus planos e expectativas conjuntas. Responda ao Teste Online de Perfil de

Investimentos, que certamente ajudará você a refletir sobre o assunto e definir de maneira consciente a opção que lhe é mais adequada. Se tiver dúvidas, entre em contato com o SEBRAE PREVIDÊNCIA.

Uma vez tendo definido o seu perfil de

Investimentos, preencha e assine o Termo de Opção.

E-mail: sebraeprev@sebraeprev.com.br Portal: www.sebraeprev.com.br

O Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos poderá ser entregue ao Gestor do Plano SEBRAEPREV em sua Patrocinadora, no caso dos Ativos. No caso de Participante / Empregado com contrato de trabalho vigente, a assinatura poderá ser abonada pelo Empregador / Patrocinador ou ter sua firma da assinatura reconhecida em cartório.

No caso de Assistidos, Autopatrocinados e Vinculados (BPD) será obrigatório o reconhecimento da firma da assinatura que constar do Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos.

(20)

Glossário

Ações: Valor mobiliário emitido pelas empre-sas, representativo da menor parcela em que se divide o seu capital. É um título negociável em mercados organizados como, por exem-plo, a Bolsa de Valores.

Administrador Financeiro: Gestor profissio-nal (pessoa física ou jurídica) de recursos (um fundo de investimentos, por exemplo).

Agente Custodiante: É uma instituição finan-ceira responsável pela abertura, administração e movimentação das contas de custódia, onde ficam depositados os ativos dos investidores.

Assistido: O Participante ou o respecti-vo Beneficiário em gozo de benefício de prestação continuada oferecido pelo Plano SEBRAEPREV.

Beneficiário: Pessoa física inscrita no Plano SEBRAEPREV pelo Participante em atividade ou na condição de Assistido, observado o dis-posto no Regulamento do Plano SEBRAEPREV.

CDB (Certificado de Depósito Bancário):

Titulo de renda fixa emitido por bancos co-merciais e de investimento que rende juros.

Ibovespa - Índice da Bolsa de Valores de São Paulo: O Índice Bovespa (Ibovespa) é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo.

Investimento Estruturado: Outro segmento

de aplicação, o de investimentos estruturados (também denominado de alternativos), reúne os fundos de investimentos — em participa-ção, em empresas emergentes, imobiliários e multimercado — que possuem características próprias, dentre as quais a possibilidade de re-alizar operações fora dos segmentos de renda fixa e renda variável.

Investimento no Exterior: o segmento de investimento no exterior é composto pelos ativos (e fundos de investimento registrados na CVM — Comissão de Valores Mobiliá-rios) cujo risco predominante está associa-do ao desempenho de ativos emitiassocia-dos no exterior. Estäo incluídos nesse segmento os fundos de investimentos classificados como dívida externa, as cotas de fundos de Índice do exterior admitidas a negociação em bolsa de valores no Brasil, os certificados de de-pósito de valores mobiliários com lastro em ações de emissão de companhia aberta ou assemelhada com sede no exterior (BDR/ Brazilian Depository Receipts) e as ações de companhias estrangeiras sediadas no Mercado Comum do Sul (Mercosul),

Operações com participantes: Segmento de aplicações que envolvem empréstimos feitos com recursos do plano de benefícios aos seus Participantes e Assistidos.

Participante: Pessoa física inscrita no Plano SEBRAEPREV, nos termos do seu Regulamen-to, e que não esteja em gozo de benefício oferecido pelo Plano.

(21)

O SEBRAE PREVIDÊNCIA agradece à Caixa de Empregados da Usiminas e Fundação Eletrobrás de Seguridade Social - Eletros na elaboração deste documento.

Produção: www.plusinterativa.com

Glossário

Patrocinador: Pessoa jurídica que, por meio da assinatura do respectivo Convênio de Adesão, te-nha aderido ao Plano SEBRAEPREV.

Percentual de alocação: Porcentagem investida em cada segmento de aplicação.

Política de Investimentos: Documento elabora-do e aprovaelabora-do no âmbito da Entidade Fechada de Previdência Complementar, com observância da legislação, dos cenários econômicos e de acordo com os compromissos atuariais do Plano de Be-nefícios, com o intuito de definir a estratégia de alocação dos Recursos Garantidores do Plano no horizonte de no mínimo cinco anos, com revisões anuais.

Renda fixa: Caracteriza-se por investimentos com prazo de vencimento pré-estabelecido e o seu rendimento é conhecido no momento inicial da operação, podendo ser pré-fixado ou pós-fixado. Como exemplos podemos citar: CDB (Certifica-do de Depósito Bancário), títulos emiti(Certifica-dos pelo governo e/ou por empresas, entre outros.

Renda variável: São aplicações financeiras em que a rentabilidade não pode ser pré-determinada. Uma aplicação de renda variável possui retorno

ou rendimento pouco previsível, pois está sujeita a grandes variações de acordo com o mercado de ações. O valor da ação de uma empresa pode su-bir ou descer em função de vários fatores como, por exemplo, ganhos ou perdas das empresas, eventos políticos, mudanças nas taxas de juros e nas tendências das economias doméstica e global, avanços da tecnologia, entre outros.

Rentabilidade: Taxa de retorno de um investi-mento, lucratividade.

Risco: Probabilidade de perda ou ganho numa de-cisão de investimento, grau de incerteza do retor-no de um investimento.

Reserva Individual: No ato da concessão dos Benefícios previstos no Regulamento do Plano SEBRAEPREV, o Saldo de Conta Total, acrescido do Valor das Contribuições Faltantes, se for o caso de Benefício de Risco e se houver, será transferido para a Reserva Individual do Participante.

Saldo da Conta Total: Corresponde ao somató-rio dos saldos da Conta de Participante, Conta de Serviço Passado de Participante, Conta de Recur-sos Portados, Conta de Patrocinador e da Conta de Serviço Passado de Patrocinador.

(22)

Cartilha Informativa

Perfis de Investimentos

Plano SEBRAEPREV

Perfis de

Investimentos

PLANO SEBRAEPREV

Perfis de

Investimentos

PLANO SEBRAEPREV

SEBRAE PREVIDÊNCIA - Instituto SEBRAE de Seguridade Social

SEPN, Quadra 515, bloco C, loja 32, 1º andar,

SEBRAE PREVIDÊNCIA CEP: 70.770-503, Brasília – DF E-mail: sebraeprev@sebraeprev.com.br

Referências

Documentos relacionados

A Política de Investimentos para o exercício de 2012 foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da BB Previdência. Os critérios, limites e parâmetros estipulados para a gestão

A seleção de gestores de fundos de investimentos classificados na Resolução 3.792/09 e demais legislações aplicáveis como de Renda Variável, Investimentos Estruturados e

A seleção de gestores de fundos de investimentos classificados na Resolução 3.792/09 e demais legislações aplicáveis como de Renda Variável, Investimentos

Enquanto em outros estados brasileiros os leitos de UTIs foram insuficientes para atender ao grande número paciente afetados pelo vírus – chegando inclusive a faltar

A mini caldeira extreme, pode ser instalada fora da área de vapor entre cômodos, desde que a área seja coberta e a mini caldeira protegida contra acessibilidade, pode-se utilizar

The first cytogenetic analysis by conventional Giemsa stain- ing, silver nitrate impregnation of nucleolus organizer regions (Ag-NOR), and fluorescence in situ

O presente artigo, fruto da tese de doutorado em andamento, discute, com base na análise das obras mais significativas de Diplomática publicadas entre os séculos XVII e XX, o

pulmonar; ECG: eletrocardiograma; RX: RX de tórax; PFP: prova de função pulmonar; DCO: difusão de monóxido de carbono; VD: ventrículo direito; HPTEC: hipertensão pulmonar