• Nenhum resultado encontrado

Justificativa de Ausência: Antonio Carlos Fernandes (Reitoria AI) Em férias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Justificativa de Ausência: Antonio Carlos Fernandes (Reitoria AI) Em férias"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Súmulas Reunião Ordinária N. 01 Reunião Ordinária N. 01 Reunião Ordinária N. 01

Reunião Ordinária N. 01 – COMITÊ GESTOR DO SISTEMA DE PÓSCOMITÊ GESTOR DO SISTEMA DE PÓSCOMITÊ GESTOR DO SISTEMA DE PÓSCOMITÊ GESTOR DO SISTEMA DE PÓS----GRADUAÇÃOGRADUAÇÃOGRADUAÇÃO GRADUAÇÃO Data: Data: Data: Data: 15 de setembro de 2009 Local: Local: Local:

Local: Sala Reuniões da AREX Início: Início: Início: Início: 9h PAUTA: PAUTA: PAUTA: PAUTA: Presença

Diagnóstico da situação do Sistema de Pós-Graduação (SISPG)

Presentes: Presentes: Presentes: Presentes:

Prof. Emanuel Rocha Woiski – CSTI / FEIS – Ilha Solteira Valmir Dotta – CSTI / FCL - Araraquara

Prof. Eduardo Kokubun – Reitoria – PROPG João de Deus Pereira Jr – Reitoria – PROPG Rosemar Rosa de Carvalho Brena – IBILCE - SJRP Célia Cristina do Espirito Santo Graminha – FE - Bauru Luis Fernando Xavier D' Almeida – Reitoria - AI

Valentim Aparecido Paris – PROPG / FEIS – Ilha Solteira Sandro Gonçalves – Reitoria - AI

Justificativa de Ausência: Justificativa de Ausência: Justificativa de Ausência:

Justificativa de Ausência: Antonio Carlos Fernandes (Reitoria – AI) – Em férias

Palavras do Coordenad Palavras do Coordenad Palavras do Coordenad

Palavras do Coordenador e dos membros do CGS or e dos membros do CGS or e dos membros do CGS or e dos membros do CGS :

O Prof. Emanuel Rocha Woiski abriu a reunião, informando aos participantes a função e os objetivos do CGS. Em seguida, passou a palavra para as considerações dos membros.

O Sr. Valentim Aparecido Paris que além de cumprir suas funções no STI de Ilha Solteira, também presta assessoria na área de informática na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, apresentou e distribuiu um relatório contendo diagnóstico da situação atual e de uma proposta para o SISPG (Sistema da Pós-Graduação).

A Senhoras Célia Cristina do Espírito Santo Graminha e Rosemar Rosa de Carvalho Brena, que são membros atuantes do grupo gestor da Pós-graduação, também apresentaram e distribuíram:

CSTI

UNESP

(2)

1) Relatório contendo sugestões para melhoria do sistema; 2) Relatório intitulado “Percepção do usuário sobre o SISPG”;

3) Manual de Procedimentos dos SISPG, elaborado por Servidoras da FCL – Araraquara, FE – Bauru, Ilha Solteira e S.J. do Rio Preto.

O Sr. João de Deus Pereira Jr que atua na Pró-Reitoria de Pós-Graduação como assessor nas questões relativas ao Sistema Coleta Capes, distribuiu impresso contendo informações sobre a informática na Pró-Reitoria da Pós-Graduação.

O Sr. Sandro Gonçalves responsável pela manutenção do SISPG informou que atualmente as alterações realizadas no sistema passam pela aprovação de uma comissão criada especificamente para avaliar as solicitações de alterações e melhorias junto ao sistema.

O Prof. Eduardo Kokubun se mostrou apreensivo quanto a descentralização do banco de dados, conforme política definida pelo Fórum de Banco de Dados, tendo em vista sua experiência anterior na Unidade e agora como assessor da PROPG na Reitoria.

Ordem do dia: Ordem do dia: Ordem do dia: Ordem do dia: 1 1 1

1 ---- DiagnósticoDiagnósticoDiagnóstico Diagnóstico

Baseado nas informações das dificuldades do SISPG e dos relatórios entregues, foi elaborada a tabela abaixo com a situação atual e proposta para adequação dos problemas.

Item Item Item

Item Situação AtualSituação AtualSituação AtualSituação Atual PropostaPropostaPropostaProposta Banco de Dados

Banco de Dados Banco de Dados

Banco de Dados Oracle - Proprietário - único e centralizado na reitoria

PostgreSQL - Livre - Cada Unidade terá uma base própria, onde seria de responsabilidade da Unidade todas as informações armazenadas, facilitando com isto o acesso aos dados de uma forma bastante rápida, sem gerar tráfico na rede. Não haverá problemas, caso haja problemas com o link.

Na reitoria ficará uma base idêntica e os dados serão atualizados periodicamente através de scripts. Desta forma a reitoria possuirá um grande deposito de dados da pós-graduação, podendo extrair desta base infinitos dados gerenciais.

Aplicativo Aplicativo Aplicativo

Aplicativo Forms e Reports – Utilizado para tecnologia cliente / servidor. Já obsoletos pela própria Oracle.

Deverá ser utilizada ferramenta de desenvolvimento gratuito. De preferência seguir os padrões definidos pelo Fórum de Padronização de Sistemas, nos mesmos moldes do desenvolvimento do sistema de graduação, a partir de Java – Eclipse. Modelagem

Modelagem Modelagem

Modelagem A modelagem do Banco de dados não se encontra em condições de

Deverá ser construída uma nova modelagem com a participação de pessoas

(3)

Item Item Item

Item Situação AtualSituação AtualSituação AtualSituação Atual PropostaPropostaPropostaProposta apresentação, pois toda vez que é

necessário elaborar qualquer relatório, é preciso através de alguma ferramenta de modelagem acessar a base Oracle e fazer uma engenharia reversa das tabelas necessárias.

com grande experiência e conhecimento na gestão da pós-graduação. Os requisitos funcionais do sistema deverão abranger todas as plataformas heterogêneas da pós-graduação.

Desenvolvedores Desenvolvedores Desenvolvedores

Desenvolvedores Somente uma pessoa está alocada para manutenção do SISPG.

As ferramentas Forms e Reports são dominadas por poucos técnicos da AI da reitoria.

Para a criação de um novo software de Gestão da Pós-Graduação, é necessário criar uma equipe de no mínimo cinco desenvolvedores e de outros profissionais dos diversos setores da pós-graduação para o desenvolvimento, que trabalharia com ferramentas de colaboração, tais como:cvs, subversion, mercurial ou git. Esta equipe será responsável para fazer a conversão dos dados já existentes; para implantar o banco nas Unidades; para efetuar os treinamentos necessários e também para as futuras implementações no sistema de Gestão da Pós-Graduação. Interface de Interface de Interface de Interface de Ajuda Ajuda Ajuda Ajuda

Não possui telas que auxiliam a operação do sistema. O problema se agrava quando da admissão de novos servidores para a Seção da Pós-Graduação.

Criar telas de ajuda do tipo existentes no Word, Excel, OpenOffice.

Erros em Inglês Erros em Inglês Erros em Inglês

Erros em Inglês Comumente os erros ocasionados no sistema são apresentados em janelas em inglês.

Demanda imediata para o sistema atual. Demanda imediata para o sistema atual. Demanda imediata para o sistema atual. Demanda imediata para o sistema atual. Apresentar os erros em Português do Brasil.

Navegação Navegação Navegação

Navegação O botão denominado “Exibir todos Registros” ocasiona erros, pois confunde os usuários

Demanda imediata para o sis Demanda imediata para o sis Demanda imediata para o sis

Demanda imediata para o sistema atual.tema atual.tema atual.tema atual. Alterar a forma de exibição do registro. A Unidade FEB fará o levantamento das telas que causam maior impacto, pois nem todas as telas devem exibir todos os registros, uma vez que existem telas que o usuário localiza apenas um registro. Geren

Geren Geren

Gerenciamento ciamento ciamento ciamento Acadêmico pela Acadêmico pela Acadêmico pela Acadêmico pela Seção Seção Seção Seção

Realizado através de relatórios. Com o aumento de alunos, o acompanhamento de prazos dos alunos podem ficar prejudicados

Demanda imediata para o sistema atual. Demanda imediata para o sistema atual. Demanda imediata para o sistema atual. Demanda imediata para o sistema atual. Encaminhamento de alertas por email aos alunos, quando um prazo estivesse próximo a vencer. Gerenciamento Gerenciamento Gerenciamento Gerenciamento Acadêmico pelo Acadêmico pelo Acadêmico pelo Acadêmico pelo Coordenador Coordenador Coordenador Coordenador

O Coordenador não tem acesso às informações acadêmicas de seu Curso. Dessa forma, eles não conseguem acompanhar prazos e estatísticas sobre o Curso.

Demanda imediata para o sistema atual Demanda imediata para o sistema atual Demanda imediata para o sistema atual Demanda imediata para o sistema atual.... Permitir que o Coordenador tenha acesso de consulta somente ao seu Curso.

Lançamento de Lançamento de Lançamento de Lançamento de Notas Notas Notas Notas

As notas são lançadas somente pela Seção de Pós-graduação.

Demanda imediata para o sistema atual. Demanda imediata para o sistema atual. Demanda imediata para o sistema atual. Demanda imediata para o sistema atual. Permitir que o docente realize o lançamento de notas, freqüências e registro de matérias ministradas.

Ver proposta de encaminhamento 2.1 Ver proposta de encaminhamento 2.1 Ver proposta de encaminhamento 2.1 Ver proposta de encaminhamento 2.1

(4)

Item Item Item

Item Situação AtualSituação AtualSituação AtualSituação Atual PropostaPropostaPropostaProposta Módulos que Módulos que Módulos que Módulos que não funcionam não funcionam não funcionam não funcionam

Alguns módulos pararam de funcionar, como o de gráficos, por exemplo. Há dificuldades no uso do sistema nas versões mais atuais de navegadores.

Deman Deman Deman

Demanda imediata para o sistema atual.da imediata para o sistema atual.da imediata para o sistema atual. da imediata para o sistema atual. Verificação geral no sistema e fazer os ajustes necessários para que seja executado em todos os navegadores. Ver proposta de encaminhamento 2.2 Ver proposta de encaminhamento 2.2 Ver proposta de encaminhamento 2.2 Ver proposta de encaminhamento 2.2

2 2 2

2 –––– Proposta para encaminhamento:Proposta para encaminhamento:Proposta para encaminhamento:Proposta para encaminhamento:

2-1 Lançamento de Notas: Existe um protótipo do boletim on-line, porém considerar a necessidade de uma reunião com comissão do SISPG para fechamento dos requisitos e mão de obra para o desenvolvimento na linguagem Java.

2-2 Módulos que não funcionam: Informar usuários, pois em substituição das ferramentas Forms/Reports da Oracle que são incompatíveis com alguns navegadores já está disponível no site da PROPG, consulta dos dados do SISPG com respectivos gráficos.

2-3) Tendo em vista as demandas imediatas e também de outras solicitações de melhorias feitas ao atual sistema pelas Seções de Pós-graduação - SPGs há pelo menos 1(um) ano, torna-se urgente alocar ou contratar um Analista de Informática, com experiência em Oracle, Forms, Reports e Java para trabalhar dedicadamente no SISPG, corrigindo os erros existentes, implementando novas funcionalidades e melhorias no sistema.

Atualmente somente o Analista de informática, Sandro Gonçalves possui domínio sobre o SISPG. Fato extremamente criticoFato extremamente criticoFato extremamente criticoFato extremamente critico em vista da importância e da alta disponibilidade que o sistema exige.

2-4) Convidar para inclusão imediata no Comitê Gestor do Sistema da Pós-graduação os seguintes Servidores:

1. Gustavo de Oliveira Rodrigues da FE/Bauru, devido seus conhecimentos nas rotinas da Seção e também no Coleta Capes.

2. Ari Araldo Xavier de Camargo do IGCE/Rio Claro, em decorrência de já assessorar a Pró-Reitoria da Pós-graduação e conhecer os problemas e possíveis soluções e também pela larga experiência no desenvolvimento de sistemas.

3. André Luiz Goia de Araújo da FO/S.José dos campos, em virtude de seus conhecimentos na plataforma Lattes e em pesquisas.

(5)

2-5) Pós-Graduação Lato Sensu ou Especialização - Validar com dados de algum curso de especialização da Faculdade de Engenharia do Campus de Bauru, o sistema desenvolvido pela Assessoria de Informática.

2-6) Elaborar um Cronograma de Planejamento e Execução das atividades a serem realizadas a curto, médio e longo prazo, tanto sobre o Sistema atual, como para o novo Sistema.

2-7) Elaborar ofício para a PROPG informando que o comitê não faz nenhuma objeção técnica a liberação dos dados do sistema SISPG para consulta nas Unidades, bem como a divulgação das informações coletadas pelo mesmo, porém as solicitações e aprovação devem ser feitas junto a PROPG.

3 Conclusão:3 Conclusão:3 Conclusão:3 Conclusão:

Foi consenso que o SISPG é parte de um grande Sistema de Gestão necessário para a Pós-graduação da Unesp, ou seja, um sistema integrado com todas as plataformas existentes e eventualmente com o Sistema da graduação.

Na maioria das Unidades da UNESP o SISPG é o único sistema informatizado, utilizado pelas SPGs, que reúne e emite relatórios sobre os Programas de Pós-graduação-PPGs e o desenvolvimento acadêmico dos alunos da PG, com vistas ao Regimento Geral da Pós-graduação (RGPG) da Unesp e aos respectivos Regulamentos.

Vale ressaltar que antes desse sistema, que hoje contempla quase toda a rotina da PG, as SPG usavam da criatividade e de uma enorme força de trabalho para dar conta da rotina que vai desde o Exame de Seleção até a expedição do diploma de mestre ou doutor, através de arquivos em Word ou Excel, num interminável “copia” e “cola”, faz e refaz tabelas, malas-diretas, etc, isso nos últimos dez anos.

O SISPG foi desenvolvido com um sistema proprietário e fechado e sua manutenção repousa nas mãos de poucas pessoas. Para isso, estas se vêem diante de módulos obsoletos, obrigando-as a lançar mão de muita engenharia reversa. Por outro lado, uma vez o que o sistema que aí está não pode parar, este demanda ainda hoje a necessidade de adequações, melhorias e desenvolvimento de outros “módulos” que hoje não são contemplados. Porém não se concebe a PG sem um sistema eficiente e confiável, sob pena de PG da UNESP se tornar estagnada, obsoleta e inviável do ponto de vista de operacionalização e tratamento dos dados e informações a ela inerentes. Esta é a razão pela qual estamos propondo o desenvolvimento

(6)

de um novo sistema utilizando aplicativos abertos e ferramentas de colaboração, em moldes semelhantes ao que está sendo proposto para o Sistema Acadêmico.

(7)

ANEXO -1

CADASTRO DISCENTE: CADASTRO DISCENTE: CADASTRO DISCENTE: CADASTRO DISCENTE:

O Cadastro DiscenteCadastro DiscenteCadastro DiscenteCadastro Discente é um aplicativo (banco de dados) desenvolvido e gerenciado pela CAPES para cadastro e acompanhamento dos alunos regularmente matriculadosalunos regularmente matriculadosalunos regularmente matriculadosalunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado

Mestrado Mestrado

Mestrado e DoutoradoDoutoradoDoutoradoDoutorado dos PPGPPGPPGPPG credenciados pela CAPES.

O CadastroCadastroCadastroCadastro DiscenteDiscenteDiscenteDiscente gerencia, ainda, a implantação e movimentação de bolsistas, na modalidade DS-Demanda Social, que são cotas concedidas e de responsabilidade dos PPGs para concessão a alunos regulares por tempo determinado e mediante critérios transparentes pré-definidos. Não é possível a concessão de bolsa de mestrado ou de doutorado a aluno que não esteja cadastrado nesse aplicativo.

No Cadastro DiscenteCadastro DiscenteCadastro DiscenteCadastro Discente é demonstrada a vida acadêmica do aluno, desde a matrícula até a defesa de seu trabalho de conclusão – dissertação para mestrado e tese para doutorado – incluindo informações sobre obtenção de bolsa, comissão examinadora, resumo e trabalho de conclusão completo, inserido por arquivo pdf para encerrar o cadastro do aluno no curso.

O Cadastro Discente é um aplicativo amigável e de fácil operacionalização, porém é estático e não permite correção por parte de quem insere os dados no aplicativo. Correções somente são possíveis, e em algumas situações, através de solicitação ao setor competente na CAPES (cadastrodiscente@capes.gov.br).

A maior falha do aplicativo é a não integração com o Coleta/CAPES, pois a SPG atualiza os dados dos alunos durante o ano no CADASTRO DISCENTECADASTRO DISCENTECADASTRO DISCENTECADASTRO DISCENTE e por ocasião da elaboração do COLETA

COLETA COLETA

COLETA os dados precisam ser inseridos (digitados) novamente, agora nesse aplicativo. Nessa época do ano, em que todos os envolvidos com a PG estão completamente “atolados” em trabalho, relatórios, exames de seleção, defesas de dissertação/tese e a conclusão e envio do COLETA, a integração entre os dois aplicativos representaria um ganho absoluto para a todos.

(8)

ANEXO -2

CAPES / APCN / Coleta Capes: “Texto abaixo retirado do site da Capes”

Avaliação da pós-graduação (link: http://www.capes.gov.br/avaliacao/avaliacao-da-pos-graduacao) O Sistema de Avaliação da Pós-graduação foi implantado pela CAPES em 1976 e desde então vem cumprindo papel de fundamental importância para o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa científica e tecnológica no Brasil, dando cumprimento aos seguintes objetivos:

• estabelecer o padrão de qualidade exigido dos cursos de mestrado e de doutorado e identificar

os cursos que atendem a tal padrão;

• fundamentar, nos termos da legislação em vigor, os pareceres do Conselho Nacional de

Educação sobre autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de mestrado e doutorado brasileiros - exigência legal para que estes possam expedir diplomas com validade nacional reconhecida pelo Ministério da Educação, MEC;

• impulsionar a evolução de todo o Sistema Nacional de Pós-graduação, SNPG, e de cada

programa em particular, antepondo-lhes metas e desafios que expressam os avanços da ciência e tecnologia na atualidade e o aumento da competência nacional nesse campo;

• contribuir para o aprimoramento de cada programa de pós-graduação, assegurando-lhe o

parecer criterioso de uma comissão de consultores sobre os pontos fracos e fortes de seu projeto e de seu desempenho e uma referência sobre o estágio de desenvolvimento em que se encontra;

• contribuir para o aumento da eficiência dos programas no atendimento das necessidades

nacionais e regionais de formação de recursos humanos de alto nível;

• dotar o país de um eficiente banco de dados sobre a situação e evolução da pós-graduação; • oferecer subsídios para a definição da política de desenvolvimento da pós-graduação e para a

fundamentação de decisões sobre as ações de fomento dos órgãos governamentais na pesquisa e pós-graduação.

O Sistema de Avaliação abrange dois processos conduzidos por comissões de consultores do mais alto nível, vinculados a instituições das diferentes regiões do país: a Avaliação dos Programas de Pós-graduação e a Avaliação das Propostas de Cursos Novos de Pós-graduação.

Coleta Capes

A Avaliação dos Programas de Pós-graduação compreende a realização do acompanhamento

anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema

Nacional de Pós-graduação, SNPG. Os resultados desse processo, expressos pela atribuição de uma nota na escala de "1" a "7" fundamentam a deliberação CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de "reconhecimento", a vigorar no triênio subseqüente.

APCN

A Avaliação das Propostas de Cursos Novos de Pós-graduação é parte do rito estabelecido para a admissão de novos programas e cursos ao Sistema Nacional de Pós-graduação, SNPG. Ao avaliar as propostas de cursos novos, a CAPES verifica a qualidade de tais propostas e se elas atendem ao padrão de qualidade requerido desse nível de formação e encaminha os resultados desse processo

(9)

para, nos termos da legislação vigente, fundamentar a deliberação do CNE/MEC sobre o reconhecimento de tais cursos e sua incorporação ao SNPG.

Os dois processos - avaliação dos programas de pós-graduação e avaliação das propostas de novos programas e cursos - são alicerçados em um mesmo conjunto de princípios, diretrizes e normas, compondo, assim, um só Sistema de Avaliação, cujas atividades são realizadas pelos mesmos agentes: os representantes e consultores acadêmicos.

APCN: (totalmente Online) link:

http://www.capes.gov.br/avaliacao/cursos-novos-envio-de-propostas-e-resultado Cursos novos - Envio de Propostas e Resultado

Aqui você tem acesso às instruções sobre o processo de avaliação de cursos novos, ao aplicativo para submissão de propostas e aos resultados dessa avaliação.

Compreendendo a avaliação pela Capes de propostas de cursos

Antes de iniciar o preenchimento de propostas de cursos, clique aqui para acessar informações importantes.

Requisitos das propostas de cursos novos

Clique aqui para conhecer os critérios utilizados pela Capes para a avaliação das propostas de cursos novos.

APCN - Aplicativo para Propostas de Cursos Novos

• Perguntas Mais Freqüentes

• Manual do Usuário - APCN

• Calendário do APCN 2009

CRIAR PROPOSTA de curso:

Curso Acadêmico - Mestrado e/ou Doutorado Mestrado Profissional

ALTERAR ou COMPLETAR PROPOSTA já iniciada:

Curso Acadêmico - Mestrado e/ou Doutorado

Mestrado Profissional

OUTROS SERVIÇOS

IMPRIMIR RELATÓRIOS OU TELAS de Proposta do APCN ENVIAR PROPOSTA à CAPES (pela Pró-Reitoria)

REABRIR PROPOSTA PARA RETIFICAÇÃO (apenas pela Pró-Reitoria)

(10)

VERSÃO EM PDF

Permite aos interessados conhecer o conteúdo básico do aplicativo e das informações solicitadas pela CAPES, quando o período de submissão de propostas pelo APCN está fechado:

• APCN - Mestrado/Doutorado Acadêmico

• APCN - Mestrado Profissional

Diligência Documental:

Quando solicitado pela Capes, clique aqui para enviar esclarecimentos sobre a proposta enviada, por meio de documentos.

Resultado

Clique aqui para acessar as fichas com os resultados da avaliação de propostas de cursos novos enviados.

Pedido de Reconsideração de Resultado:

• Instruções

• Para enviar pedido

Procedimentos a serem adotados pela instituição de ensino após a aprovação da proposta de curso

Clique aqui para orientações sobre providencias necessárias, em caso de recomendação de aprovação da proposta de curso novo.

Coleta Capes (link:

http://www.capes.gov.br/avaliacao/coleta-de-dados

)

As informações analisadas sobre o desempenho dos programas, além daquelas obtidas em visitas ou diligências, são fornecidas anualmente por intermédio de um aplicativo de informática: o Coleta de Dados. Os critérios analisados são: a proposta dos cursos; a infra-estrutura de ensino e pesquisa; a formação, dimensão, a composição e dedicação do corpo docente; a produção científica de docentes, discentes e egressos; a qualidade das teses e dissertações, além do impacto social do programa.

O Aplicativo Coleta de Dados CAPES é um sistema informatizado desenvolvido com o objetivo de coletar informações dos cursos de mestrado, doutorado e mestrado profissional integrantes do Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Atendendo solicitação do FOPROP, a Diretoria Executiva da Capes prorrogou o prazo da entrega do COLETA DE DADOS prevista para 31/03/2009. A nova data será 15/04/2009 às 18h.

(11)

Documentação

• Manual técnico Coleta 11

• Manual Simplificado do Usuário

• Manual de Documentação Técnica

• Manual do Usuário (versão completa)

• Portaria CAPES 068/2004

• Portaria CAPES 099/2005

• Parâmetros das áreas para docentes permanentes

• Dúvidas mais freqüentes - Coleta CAPES

Apoio ao Preenchimento

Desde 2006 os programas de pós-graduação contam com profissionais, dentro das suas próprias instituições, para auxiliar o processo de preenchimento do Coleta de Dados. Conheça aqui os membros do grupo "Apoio Coleta" que poderão ajudá-lo no preenchimento do Aplicativo.

Novo!Clique aqui para ver o tutorial de aproveitamento do Currículo Lattes.

Arquivos Específicos para Coleta 2008

Exclusivo para programas novos ou que não obtiveram autorização direta para "Iniciar Preenchimento do Próximo Ano" pelo Coleta de Dados.

• Buscar IES

Atenção! Esse Procedimento exige senha e deve ser realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação ou órgão equivalente na IES.

Integração com o Aplicativo Cadastro de Discentes

Para fazer download de arquivo contendo informações sobre discentes dos Programas, para importação no Coleta, clique no botão a seguir.

• Buscar IES

Atenção! A importação das informações já registradas no Aplicativo Cadastro de Discentes para o Coleta é um recurso auxiliar, que não impede a introdução dos dados de discentes diretamente no Coleta. Os arquivos para essa importação foram gerados com a posição dos dados dos programas no Cadastro de Discentes em 16/01/09.

CAPESNET

• Envio de arquivos - Encaminhar à Capes arquivos do Coleta.

(12)

Atenção! Esses Procedimentos exigem senha e devem ser realizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação ou órgão equivalente na IES.

(13)

Referências

Documentos relacionados

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é o de analisar a proposta curricular do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública, oferecido

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

[r]

The objectives of this article are as follows: (1) to describe the assessment protocol used to outline people with probable dementia in Primary Health Care; (2) to show the