• Nenhum resultado encontrado

A importância da água nas nossas vidas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A importância da água nas nossas vidas"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

A importância da água nas nossas vidas

Professora Sabrina Pontes

Justificativa:

A importância da água em nossas vidas é um tema de suma importância para que seja elaborado e questionado sobre as principais necessidades que lhes oferecem. O projeto surgiu em fevereiro deste ano de 2015, a partir de uma problemática no Sudeste: à falta de chuvas e à queda no nível dos reservatórios de água. Assim, percebemos que o desperdício de água é grande e visível. Surgiu então à necessidade de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos. O presente projeto que se propõe aqui deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e a sua conservação, desenvolvendo atitudes e valores. Trabalharemos com a turma do 3° ano (Ensino Fundamental I) abrangendo, os componentes curriculares, Ciências e Geografia, com conteúdos interdisciplinares.

(2)

Objetivos gerais:

 Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água. Reconhecendo a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício da água.

 Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

Objetivos específicos:

 Conscientizar sobre a necessidade de se economizar água;

 Compreender que a água é condição essencial de vida de todos os seres vivos;

 Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente;

 Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades;

 Conhecer as causas da poluição da água;

 Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável;

 Identificar o percurso da água do rio até as casas;

 Identificar características da água tratada e o percurso em sua distribuição;

 Identificar fases do tratamento da água e a importância do tratamento do esgoto;

 Identificar características da água resultante do uso doméstico;

 Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água;

 Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos;

 Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema;

(3)

Fundamentação Teórica:

O planeta terra é o único onde existe água na forma líquida. Sem água, a vida como conhecemos seria impossível. Toda a evolução dos seres vivos está associada e depende desse precioso líquido.

A água é um bem de domínio público, além de um recurso limitado e dotado de um valor. Essa definição é a base da política nacional de recursos hídricos, instituído pela Lei Federal nº 9.433 de 08 de janeiro de 1997. Esta lei trata dentre outros pontos, da concessão de direitos de uso de recursos hídricos naturais para a realização de atividades econômicas.

A maior parte da água (aproximadamente 97,5%) que existe no planeta está nos oceanos e mares, em estado líquido. Conhecemos esta água como água salgada, pois contém muito cloreto de sódio, além de outros sais minerais. A água em estado líquido também aparece nos rios, nos lagos e nas represas, infiltrada nos espaços do solo e das rochas, nas nuvens e nos seres vivos, essa água é conhecida como água doce, porque não possui enorme quantidade de sal que tem na água do mar e corresponde a apenas cerca de 2,5% do total de água do planeta.

A permanente mudança de estado da água na natureza chama-se ciclo hidrológico: ela evapora quando o calor é intenso, congela-se ou condensa-se quando a temperatura cai; no estado líquido, corre das áreas mais altas para as mais baixas.

Em seu incessante movimento na atmosfera e nas camadas mais superficiais da crosta, a água pode percorre desde o mais simples até o mais complexo dos caminhos. O ciclo hidrológico divide-se em cinco etapas: condensação, precipitação, infiltração, escoamento e evapotranspiração. Ao evaporar, as águas dos oceanos, lagos e rios condensam-se na atmosfera, formando nuvens. Estas, por sua vez, retornam por precipitação (chuva, neve etc.) à superfície terrestre. Parte dessa água se infiltra através dos espaços que se encontra no solo e rochas, dando origem aos reservatórios subterrâneos. A água da chuva que não se infiltra, escorre sobre a superfície em direção às áreas mais baixas, indo alimentar diretamente os riachos, rios, mares, oceanos e lagos. Nas regiões frias, a água congela-se em geleiras; a parcela que penetrou no solo participa da manutenção da vegetação e retorna a atmosfera por meio da evapotranspiração; nós animais, também estamos constantemente retendo e devolvendo

(4)

água ao planeta. O ciclo hidrológico, assim, é um sistema, um movimento integrado de vida e de toda a Terra.

As principais causas de deterioração dos rios, lagos, e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. A contaminação das águas por dejetos humanos tem sido motivo de preocupação há séculos, mas a contaminação por metais e compostos orgânicos sintéticos passou a preocupar apenas a partir da metade do século XX e a contaminação por toxinas de algas apenas a partir da década de 1990.

Pode-se considerar que o uso mais nobre da água seja representado pelo abastecimento de água doméstico, o qual requer a satisfação de diversos critérios de qualidade. Por outro lado, o uso menos nobre é o da simples diluição de despejos, o qual não possui nenhum requisito especial em termos de qualidade. Porém deve-se lembrar que diversos corpos d’água têm usos variados, decorrendo daí a necessidade da satisfação simultânea de diversos critérios de qualidade. É o caso, por exemplo, de represas, construídas com finalidade de abastecimento de água, geração de energia, recreação, irrigação e outros. A água é um recurso essencial para a vida. Já diziam nossos avós que sabendo usar não vai faltar. O velho ditado é cada dia mais atual, assim como a necessidade de utilizar com sabedoria o que temos, por isso é necessário preservá-la. Para termos uma noção em relação à importância deste recurso é só parar e pensar: a água é um recurso limitado, e o seu desperdício tem consequências. Sendo assim pode-se dizer que, a melhor solução para a manutenção de nossa existência é a prática da preservação dos recursos hídricos e cabe as entidades governamentais a criação de campanhas de conscientização, mas faça a sua parte que futuramente o planeta agradecerá.

(5)

Metodologia:

A atividade se realizou com uma pesquisa em jornais e revistas sobre um tema importante na atualidade, muitos alunos trouxeram notícias sobre a crise de água no Sudeste. A ideia principal desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia. A partir daí aproveitamos as marchinhas trabalhadas no carnaval e fizemos uma paródia da marchinha “Mamãe eu quero mamar” transformando-a em “Brasil eu quero água”. Os alunos ficaram radiantes quando viram o resultado de sua música gravada ao som do cavaquinho do professor Victor (professor de música da Educação Infantil do Instituto Maia Vinagre). Conversamos sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas e sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. Buscando trabalhar esse tema, temos desenvolvido várias atividades e uma delas foi a elaboração de histórias em quadrinhos sobre a água, confecção de folders conscientizando as pessoas sobre o desperdício de água. Trabalhamos também com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças elaboraram cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;

Etapas a serem desenvolvidas:

Para a culminância do nosso projeto, iremos confeccionar duas maquetes: o caminho da água até as casas e a estação de tratamento de esgoto. As maquetes serão expostas na semana da Ciência no Instituto Maia Vinagre, entregaremos os folders confeccionados por eles conscientizando as pessoas sobre como evitar o desperdício de água. Confeccionaremos também, um filtro de garrafa pet feito com água, terra, areia fina, folhas, cascalho e carvão moído. Esse filtro será confeccionado na aula de Laboratório de Ciências junto ao professor Pedro Ivo. Os cartazes e as histórias em quadrinhos ficarão expostos em murais. Finalizaremos o projeto com a apresentação da música feita por eles aos pais.

(6)

Conclusão:

Nesse processo entendemos que a água é um bem precioso na vida de todos os seres vivos e que enriquecerá o conhecimento dos alunos. Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados, pois a água é fundamental para a vida em nosso planeta.

Referências:

- Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde,

- BEÎ COMUNICAÇÃO. Como cuidar da nossa água. São Paulo: BEÎ Comunicação, 2003. p. 53.

- BEÎ COMUNICAÇÃO. Como cuidar da nossa água. São Paulo: BEÎ Comunicação, 2003. p. 141; 143-145.

- VON SPERLING, Marcos. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 3. Ed. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – UFMG. 2005. p. 19-20.

-Importância para a vida e distribuição no planeta. Disponível em: Rede das águas www.rededasaguas.org.br.

-Hidrovias no Brasil. Disponível em: Ambiente Brasil www.ambientebrasil.com.br -BEYRUTH, Zuleika. Aprendendo sobre qualidade de vida com as águas poluídas da cidade de São Paulo. Revista USP. São Paulo, n. 70, p. 59, jun./ago.2006.

(7)

Anexos:

(8)
(9)

Histórias em quadrinhos confeccionadas em grupo, pelos alunos do 3° ano B. 1

(10)
(11)

Referências

Documentos relacionados

Devido ao avanço tecnológico e a competitividade no mercado, é de extrema importância que as empresas busquem um aprimoramento das suas ferramentas para auxiliar nos Controles

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de

A maioria dos laboratórios utiliza as normas estabelecidas pelo Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) que classifica a água em: clinical laboratory reagent water

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

Os jingles se volta para a importância da conscientização de um consumo racional da água, trazendo ao público o problema (quanto a água pode fazer falta), e a solução (dicas

A eficácia e segurança da pregabalina como tratamento adjuvante na epilepsia em doentes pediátricos com menos de 12 anos de idade e adolescentes ainda não foram estabelecidas.