• Nenhum resultado encontrado

O papel do Enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel de urgência 1. The nurse in pre-hospital mobile urgencia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O papel do Enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel de urgência 1. The nurse in pre-hospital mobile urgencia"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

O papel do Enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel de urgência1

The nurse in pre-hospital mobile urgencia La enfermera em la pre-hospital móvil urgencia

Santos Marciene Nunes de Oliveira2, Brasileiro Marislei Espíndula3, O papel do enfermeiro no

atendimento pré-hospitalar móvel de urgência. Revista Eletrônica de Enfermagem do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição [serial on-line] 2013 jan-jul 4(4) 1-15. Available from: <http://www.ceen.com.br/revistaletronica>.

Resumo

Objetivo: identificar e descrever o papel do Enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel de urgência. Materiais e Método: estudo do tipo exploratório, bibligráfico com análise descritiva, qualitativa da literatura disponível em bibliotecas convencionais e virtuais. Resultados: Constatou-se que a equipe de enfermagem do serviço pré-hospitalar móvel procura chegar a vítima nos primeiros minutos após ter ocorrido o incidente, oferecendo um atendimento imediato às pessoas em risco iminente de morte, seguindo as diretrizes do Conselho Federal de Enfermagem, isto é, com a presença do enfermeiro no suporte avançado. Observou-se, na literatura, o crescimento no papel do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel de urgência, hoje o enfermeiro após sua graduação tem cursos especificos para atuar no pré-hospitar móvel de urgência, não podendo mas ser dito que falta conhecimento científico para o enfermeiro atuar no pré-hospitalar. Concluem-se que o enfermeiro é um participante ativo, assume juntamente com sua equipe responsabilidade de prestar uma boa assistencia e alcançar a excelência no socorro ás vítimas em estado grave estabilizar e encaminha-lás para uma unidade de saúde.

Descritores:Enfermeiro, pré-hospitalar móvel urgência. Abstract:

Objective:To identify and describe the role of the nurse in the prehospital mobile emergency. Materials and methods: and exploratory study, bibligráfico with descriptive analysis, qualitative literature available in conventional and virtual libraries. Results: It was found that thenursing staff of the pre-hospital mobile looking to nget the victim in the first minutes after the incident occurred, offering imemediate assistance to people at imminent risk of death, accordeng to the

1

Artigo apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Enfermagem. Urgência e Emergência, turma nº15, do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição/Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2 Enfermeira, especialista em urgência e emergência, marcienenunes@uol.com.br

3 Doutora em Ciências da Saúde – FM-UFG, Doutora – PUC-Go, Mestre em Enfermagem - UFMG, Enfermeira, Docente do CEEN, e-mail: marislei@cultura.trd.br

(2)

guidelines of the federal Board of nursing, that is, with the presence of nurses in advanced support. Conclude that the nurse is an active participant, along with his team assumes responsibility to provode good assistance and achieve axellencein distress to the victims in serious condition stabilize and refer them to a health facility. Observed in the literature, the grwth in the role of nurses in pre-hospital mobile emergency today the nurse after graduation courses have specific pre-hospitalar mobile of urgency to act in emergency, but can not be said to lack scientific knowledge for nueses act in the pre-hospital.

Keywords: Nurse, mobile pre-hospital emergency.

Resumen:

Objetivo: Identificar y describir la función de la enfermera em la emergencia pre-hospitalaria móvil. Materiales y métados: Un estudio exploratorio, bibliográfico con el análisis descriptivo,

la literatura cualitativa disponible en las bilbiotecas convencionales y virtuales. Resultados: Se encontró que el personal de enfermeria de la pre-hospitalaria móvel que

buerscan entrar a la víctima en los primeros minutos después de ocurrido el incidente, ofreciendo asistencia inmediata a las personas em riesgo inminente de muerte, de acuerdo com las directrices del Consejo Federal de Enfermería, es decidir, con la presencia de enfermeras en el soporte avanzado. Concluir que la enfermera es un participante activo, junto com su equipo asume la responsabilidad de proporcionar una buena asistencia y lograr la exelencia en peligro a las víctimas em estado grave estabilizar y referirlos a un centro de salud. Observado en la literatura, el crecimiento en el papel de las enfermeras en las emergencia pre-hospitalaria móvel hoy en dia la enfermera después de la graduación tienen cursos específicos para trabajar en situaciones de emergencia móvel pre-hospitalaria, pero no se puede decir que el conocimiento científico falta para las enfermeras que trabajan em el ámbito pre-hospitalaria.

Palabras clave: Enfermera, emergencia pre-hospitalaria móvil. 1 Introdução

O interesse em pesquisar a respeito do enfermeiro no atendimento móvel de urgência surgiu no cotidiano do serviço de enfermagem no pré- hospitalar móvel. Isso porque o atendimento pré-hospitalar móvel consiste na assistência prestada fora do âmbito hospitalar, como em residências, locais de trabalho ou em vias públicas1

(3)

O atendimento pré-hospitalar móvel presta assistência em um primeiro nível de atenção, após o surgimento de um agravo a saúde em portadores de quadros agudos, de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica, no qual podem acarretar sequelas ou até a morte2.

O serviço de atendimento pré-hospitalar móvel no Brasil tem passado por grandes mudanças nos últimos anos, principalmente após a publicação da portaria n° 2.048/GM, de cinco de novembro de 2002, que normatiza os serviços de atendimento na área de urgência e emergência em nível pré-hospitalar3.

No Brasil, o atendimento pré-hospitalar móvel envolve o corpo de bombeiros, o samu (serviço de atendimento móvel de urgência) e também as empresas particulares. A enfermagem participa em todas essas vertentes e como em qualquer outra área do cuidar, deve estar alicerçada em conhecimento, capacitação técnica e humanização4.

A realização de atendimento das vítimas no local da emergência é antiga, vem de experiências de guerra onde os soldados eram atendidos com os primeiros socorros no local de batalha e em seguida eram encaminhadas rapidamente para atendimento médicos, longe do conflito, diminuindo assim tanto a mortalidade com a morbidade5.

Vale lembrar que na 1ª e 2ª Guerra mundial e nas guerras do Vietnã e da Coréia o enfermeiro teve atuação importante lidando com atendimento aos feridos. Contudo, a participação direta do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel é recente, sendo evidenciada no Brasil a partir da década de 906.

Convênio entre Samu GO e Corpo de bombeiros Militar GO mostra resultados positivos a equipe é composta por médicos, enfermeiros pilotos tripulantes e coordenadores. é realizado atendimento no local e o transporte é aéreo.

A equipe do atendimento pré-hospitalar móvel conta com uma ótima novidade para atender pacientes cardíacos quando necessário, no local ou na própria ambulância é realizado pelo enfermeiro o eletrocardiograma através de um aparelho chamado eletrocardiográfico foi dado pelo ministério da saúde e envia dados á equipe de especialista por meio de um aparelho celular do tipo smartphone. Após alguns minutos recebemos em forma de mensagem escrito o laudo e orientações de tratamento.

A presença do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar, em situação de risco conhecido ou desconhecido é regulada pela Resolução n° 375 de 22/03/2011 COFEN. Essa resolução determina que a assistência de enfermagem em qualquer tipo de unidade móvel (terrestre, aéreo ou marítimo) destinada ao atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar, somente deve ser desenvolvida na presença do enfermeiro10.

(4)

Segundo a mesma resolução a assistência de enfermagem em qualquer serviço pré-hospitalar, prestado por técnico e auxiliares só pode ser realizado sob a supervisão direta do enfermeiro.

O enfermeiro assume no atendimento pré-hospitalar o papel de articulação, integrada da equipe, contribuindo na inter-relação entre os diversos atores além de ser reconhecida como coordenadora da equipe de enfermagem. Ela constitui-se em um elo entre a gestão e a assistência, entre a regulação médica e a equipe socorrista, entre a coordenação do serviço e a equipe, pois transita em quase todos os espaços, atuando junto á equipe básica, junto com médico no suporte avançado, fazendo a administração do serviço7.

É responsável pela supervisão, educação permanente da equipe de técnicos de enfermagem. Este papel que os enfermeiros têm desenvolvido, de atuação em várias frentes de trabalho, também está presente em outras instâncias do sistema de saúde, como nos serviço de pronto atendimento onde eles coordenam as atividades da enfermagem.7

O enfermeiro ao assumir sua unidade móvel ele primeiramente realiza seu check list, ou seja, conta todos os materiais que existem dentro da ambulância repõe os que estão em falta testam todos os equipamentos se algum apresentar defeito ele tem que repor e encaminhar o estragado para o conserto saber quantos são e onde está, verificar validade das medicações e dos materiais que vem da central de material esterilizado para que o paciente possa ser atendido com segurança, conforto e que o enfermeiro tenha sempre em suas mãos o controle do atendimento e de seu ambiente de trabalho. Após o atendimento o enfermeiro limpa sua ambulância e repõe os materiais gastos e finaliza com relatório de enfermagem na ficha do paciente e fica aguardando o próximo atendimento.

Conhecendo de perto o avanço do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel espero alcançar com este estudo, primeiramente o reconhecimento de que o enfermeiro é extremamente importante necessário sábio para exercer sua função no pré-hospitalar móvel. Acredita-se que para exercer esta função de salvar vidas em qualquer que for o local de atendimento é preciso ter perfil ser ágil habilidoso ter conhecimento cientifico não basta querer tem que saber fazer, aprimorar o tempo todo sempre tem novidades temos que estar atento para enriquecer os nossos conhecimentos.

2 Objetivos

Analisar e identificar o papel do enfermeiro socorrista no atendimento móvel de urgência.

(5)

Trata-se de um estudo do tipo bibliográfico, exploratório, descritivo com análise integrativa. O estudo bibliográfico se baseia em literaturas estruturadas, obtidas de livros e artigos científicos provenientes de bibliotecas convencionais e virtuais. O estudo descritivo-exploratório estabelece critérios, métodos, e técnicas para elaboração de uma pesquisa e visa oferecer informações sobre o objetivo desta e orientar a formulação de hipóteses. E na pesquisa descritiva realizam-se o estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico e sem a interferência do pesquisador8.

A análise integrativa é aquela que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudo significativos na prática9.

Após a definição do tema foi feita uma busca em bases de dados virtuais em saúde, especificamente na Biblioteca Virtual de Saúde - Bireme. Foram utilizados os descritores: enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel, perfil do enfermeiro. O passo seguinte foi uma leitura exploratória das publicações apresentadas no Sistema Latino-Americano e do Caribe de informação em Ciências da Saúde - LILACS, National Library of Medicine – MEDLINE e Bancos de Dados em Enfermagem – BDENF, Scientific Electronic Library online – Scielo.

Realizada a leitura exploratória e seleção do material, principiou a leitura analítica, por meio da leitura das obras selecionadas, que possibilitou a organização das idéias por ordem de importância e a sintetização destas que visou á fixação das idéias essenciais para a solução do problema da pesquisa.

Após a leitura analítica, iniciou-se a leitura interpretativa que tratou do comentário feito pela ligação dos dados obtidos nas fontes ao problema da pesquisa e conhecimentos prévios. Na leitura interpretativa houve uma busca mais ampla de resultados, pois ajustaram o problema da pesquisa a possíveis soluções. Feita a leitura interpretativa se iniciou a tomada de apontamentos que se referiram a anotações que consideravam o problema da pesquisa, ressalvando as idéias principais e dados mais importantes.

A partir das anotações da tomada de apontamentos, foram confeccionados fichamentos, em fichas estruturadas em um documento do Microsoft Word, que objetivaram a identificação das obras consultadas, o registro do conteúdo das obras, o registro dos comentários acerca das obras e ordenação dos registros. Os fechamentos propiciaram a construção lógica do trabalho, que consistiram na coordenação das idéias que acataram os objetivos da pesquisa.

A seguir, os dados apresentados foram submetidos à análise de conteúdo. Posteriormente, os resultados foram discutidos com o suporte de outros estudos provenientes de revistas científicas e livros, para a construção do relatório final e publicação do trabalho no formato Vancouver.

(6)

4 Resultados e Discussão

Nos últimos dez anos ao se buscar as Bases de Dados Virtuais em Saúde, tais como a LILACS, MEDLINE e SCIELO, utilizando-se as palavras-chave: atendimento pré-hospitalar, o papel do enfermeiro no atendimento móvel. Encontrou-se 14 artigos publicados entre 2010 e 2011. Foram excluídos 04, sendo, portanto, incluídos neste estudo 10 publicações. Após a leitura exploratória dos mesmos, foi possível identificar a visão de diversos autores a respeito do papel do enfermeiro no pré-hospitalar móvel de urgência.

4.1 O enfermeiro atua na coordenação da equipe de enfermagem

Dos dez artigos, cinco estão em consenso quanto ao fato de que o enfermeiro do pré-hospitalar móvel atua em equipe e que o gerenciamento do enfermeiro é essencial conforme é possível verificar nas falas dos autores abaixo:

O gerenciamento supervisão do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel é uma atividade essencial, especialmente pelo grau de complexidade das ações, bem como pelas características peculiares desse serviço10.

O enfermeiro assume no atendimento pré-hospitalar móvel o papel de articulação integração da equipe, além de ser reconhecida como coordenadora da equipe de enfermagem7

Supervisionar e avaliar as ações de enfermagem da equipe no atendimento pré-hospitalar móvel é papel de enfermeiro4

O enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel atua em equipe e lida com situações diversas restrições de espaço físico limite tempo e condições limítrofes da vítima e da cena, o que se exige decisões imediata, baseadas no conhecimento científico1.

O enfermeiro é de fundamental importância na capacitação das equipes, na elaboração de protocolos de atendimento e material didático e na supervisão do pessoal proporcionando um atendimento rápido e seguro5-7

Os autores citados concordam que o enfermeiro do atendimento pré-hospitalar móvel assume um papel de articulação integração, gerenciamento, supervisão e atua em equipe na elaboração de protocolos de atendimento, lida com situações diversas restritas de espaço físico limite de tempo e condições limítrofes das vítimas e da cena o que exige decisão imediata, baseadas no conhecimento científico.

Conclui-se que a liderança do enfermeiro, no atendimento pré-hospitalar móvel de urgência é muito importante, é um profissional essencial na atuação do serviço.

(7)

Por outro lado, o enfermeiro é o profissional da enfermagem ideal para a assistência, de vitimas graves realizar procedimentos durante o atendimento a fim de aumentar a sobrevivência das vítimas em função dos conhecimentos científica cursos como o BLS, ATLS PHTLS, ACLS, PALS, TLSN, ATCN e tantos outros para melhorar o conhecimento do enfermeiro, quanto para estabelecer um modelo padronizado de atendimento.

O próprio Código de ética do COFEN 375/2011 exige a presença do enfermeiro no pré-hospitalar em situações de risco conhecido ou desconhecido10. Embora nem sempre a

fiscalização seja efetiva.

O enfermeiro para atuar no atendimento pré-hospitalar móvel precisa preencher um perfil, titular do diploma de enfermeiro, devidamente registrado no conselho regional de sua jurisdição11.

4.2 O enfermeiro do pré-hospitalar móvel atua tanto no gerenciamento quanto na assistência.

Dos 10 artigos encontrados, 04 abordam o papel assistencialista do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel, conforme as falas dos autores abaixo:

O enfermeiro como membro da equipe contribui na realização das intervenções e procedimentos durante o atendimento a fim de aumentar a sobrevivência das vítimas 7-12.

O enfermeiro é participante ativo da equipe de atendimento pré- hospitalar e assume em conjunto com a equipe a responsabilidade pela assistência prestada as vítimas. Atua onde há restrição de espaço físico e em ambiente diversos, em situação de limite de tempo, da vítima e da cena e, portanto, são necessárias decisões imediatas, baseadas em conhecimento e rápida avaliação6.

O atendimento do enfermeiro é ligado diretamente ao paciente no estado grave sob risco iminente de morte12.

Os autores citados concordam que o enfermeiro assistencialista contribui na realização das intervenções e é participante ativo da equipe de atendimento pré-hospitalar assume em conjunto com a equipe a responsabilidade pela assistência prestada as vítimas. Ou seja, é ligado diretamente a pacientes graves.

Conclui se que o enfermeiro tanto no gerenciamento quanto na assistência ele é o profissional de grande importância no atendimento pré-hospitalar móvel.

Por outro lado, sabe-se que, quando o enfermeiro atua simultaneamente na assistência e na gerência um desses papéis é sacrificado. Quando o enfermeiro está na assistência, ou

(8)

seja, em atendimento sua função de coordenador da equipe da enfermagem não funciona tão bem à distância. Pois seu papel de gerente é realizado na base de apoio, se ele não está tenta resolver por telefone.

Conclusão

Conclui-se que o enfermeiro é um participante ativo, assume responsabilidade de prestar uma boa assistência e alcançar a excelência no socorro ás vítimas em estado grave. E em sua base prescisa exercer tambem o papel de supervisor, supervisionar a atuação dos técnicos de enfermagem que trabalham na unidade básica. Sabemos da sobre carga de funções que o enfermeiro precisa cumprir no seu dia a dia mas nem por isso ele deixa de exercer suas funções com sabedoria atenção e pasciência esforço físico afim de proporcionar o minimo que seja dce conforto a vitima e estar sempre pronto para salvar vidas.

5 Considerações finais

O objetivo deste estudo foi identificar e descrever o papel do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel.

Após a análise dos estudos foi possível concluir que o enfermeiro é um profissional indispensável no atendimento pré-hospitalar pela sua liderança, conhecimento, agilidade tranqüilidade, oferecendo conforto ao paciente mesmo sabendo que em algumas situações quase não é possível pelo próprio ambiente, mas o enfermeiro sempre encontra uma forma uma posição adequada para acolher seu paciente.

Este estudo possibilitou ampliar, saber do imenso papel do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel, da importância de estar sempre se atualizando já tem pós-graduação na área de urgência e emergência vária cursos, não podemos dizer que o enfermeiro de hoje é desprovido de conhecimento.

Percebe-se, portanto, a necessidade de se colocar em prática os conhecimentos saber liderar não embasar apenas nos conhecimentos médicos temos sabedoria e conhecimento para discutirmos o quadro do paciente.

6 Referências

1. Castro Grayce Louyse Tinôco de, Tourinho Francis Solange Vieira: Enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel, aspectos ético-legais, [serial on-line]2011 junho

1988-1990.http://www.scielo.br/pdf/reben/v58n3/a20v58n3.pdf.

2- Ramos VO, Sanna MC. A inserção da enfermeira no atendimento pré-hospitalar, histórico e perspectivas atuais, Revista brasileira de enfermagem, 2005.

(9)

3. Brasil. Ministério da saúde. Portaria n0 2048/GM, Brasília, 2002.

4. Adriana Mandelli Garcia, Atendimento pré-hospitalar, Portal da enfermagem 2012. [serial on- line]

http://www.abeneventos.com.br/16senpe/senpe-trabalhos/files/0465.pdf.

5. Ramos VO, Sanna MC. A inserção da enfermeira no atendimento pré-hospitalar, histórico e perspectivas atuais, Revista Brasileira de enfermagem, 2005.

http://www.abeneventos.com.br/16senpe/senpe-trabalhos/files/0465.pdf

6. Thomas RR, Lima FV. Atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar na cidade de

São Paulo, Acta Paulista de enfermagem, São Paulo, 2000.

http://www.scielo.br/pdf/reben/v58n3/a20v58n3.pdf.

7. Pereira WAP, Lima MADS, O trabalho em equipe no atendimento pré-hospitalar vítima de acidente de trânsito, Revista de enfermagem USP 2009; 43(2): 320-7.

8. Pósgraduando. As diferenças entre as pesquisas exploratória, descritiva e explicativa [serial on line 2012 jan.

http://www.posgraduando.com/blog/as-diferencas-entre-as-pesquisas-exploratoria-descritiva-e-explicativa.

9- Silveira RCCP, Escola de enfermagem de Ribeirão preto

. O cuidado de enfermagem e o cateter

de Hickman: a busca de evidencias [dissertação] Ribeirão preto Universidade de São Paulo

[Serial on line] 2005

http://www.astresmetodologias.com/material/O_que_e_RIL.pdf

10– Conselho Federal de Enfermagem. Portal de legislação COFEN. Resolução n0 375 22 março

de 2011.[serial on line]http://site,portalcofen.gov.br/nod/6500.

11- Brasil Ministério da saúde. Portaria n 2048, de 05 de novembro de 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência, Disponível URL: WWW.aph.com.br/2002/portaria2048.asp.

12- Bueno A. de A. Bernardes. A percepção da equipe de enfermagem de um serviço de atendimento pré-hospitalar móvel sobre o gerenciamento de enfermagem. Texto contexto Enferm, v.19, nº1, p. 45-53 Florianópolis jan-mar 2010.

(10)

Fichamentos

N CITAÇÕES QUE RESPONDEM AO OBJETIVO

(AUTOR, ANO) PONTOS COMUNS ENTRE OS AUTORES CATEGORIA (Fusão dos pontos comuns) 1 O Enfermeiro assistencialista tem como

atribuições a supervisão e avaliação de ações de enfermagem e da equipe. Linkania e Júnior 2012 pg. 03

1,2,3,4,5 concordam que:

O Enfermeiro do pré-hospitalar móvel atua em equipe, lida com situações diversas para atender vítimas graves devido o grau de complexidade das ações o gerenciamento do enfermeiro é essencial. Supervisiona, avalia, toma decisões articula, assume a assistência. A Enfermeiro atua em equipe e na coordenação e supervisão do atendimento pré-hospitalar móvel. 2 O enfermeiro no atendimento pré-hospitalar

móvel atua em equipe e lida com situações diversas restrições de espaço físico limite tempo e condições limítrofes da vítima e da cena, o que se exige decisões imediata, baseadas no conhecimento científico. Castro tourinho 2012 pg.1989

3 O gerenciamento /supervisão do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel é uma atividade essencial, especialmente pelo grau de complexidade das ações, bem como pelas características peculiares desse serviço. Bueno AA, Bernardes 2010 pg.48

4 A Enfermeira assume no atendimento pré-hospitalar móvel o papel de articulação integração equipe, além de ser reconhecida como coordenadora da equipe de

enfermagem. Pereira WAP, Lima MADS 2009 pg.05

5 O Enfermeiro é participante ativo da equipe de atendimento pré-hospitalar e assume em conjunto a responsabilidade pela assistência prestada a vítima. Thomaz 2005 pg. 358

Referências

Documentos relacionados

A identificação dos pacientes atendidos pelas unidades do SAMU em Teresina por exemplo, padronizou-se a utilização de dois identificadores, (nome do paciente e

É nesta perspectiva de uma abordagem renovada da circulação na Geografia e a partir do reconhecimento da logística como uma variável chave do atual paradigma

g) Outras medidas definidas pelo Banco de Portugal através de Instrução; h) Outras medidas definidas pela entidade financeira. No período de referência, indicação do número

Para esta análise foi implementado um sistema integrado para extração de atributos que engloba os seguintes procedimentos : diferença de fase, coeficiente de

As the loss of function of this chemokine receptor is potentially associated with reduced lymphocyte infiltration in the CNS, this study aimed to assess the possible

Ó meu Bom Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem. À Virgem bendita, cante seu louvor,

Competências e atribuições do enfermeiro: supervisionar e avaliar as ações de enfermagem da equipe no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel; executar prescrições médicas por

Nos aspectos atinentes ao processo de trabalho no SAMU, a humanização durante a assistência prestada pela equipe foi considerada, predominantemente, satisfatória e adequada,