• Nenhum resultado encontrado

10 - Para atendimento ao item , o evento internacional deverá ter ocorrido fora do Brasil?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "10 - Para atendimento ao item , o evento internacional deverá ter ocorrido fora do Brasil?"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Pedidos de esclarecimento – PE 10/2016 – até 23/05/2016

Os questionamentos foram organizados em ordem cronológica ganhando cada um uma numeração de 1 a 38.

1 – A empresa concorrente a este pregão poderá participar somente de um dos Grupos da licitação?

2 - Favor informar se há alguma exigência no PREGÃO ELETRÔNICO Nº 10/2016 - PROCESSO nº 01400.021126/2016-43 quanto a exigência de comprovação de capital social mínimo do valor estimado para contratação para empresas cadastradas no SICAF. 3 - com base nos subitens 8.12 e 8.13 do instrumento convocatório, solicitar

esclarecimento em face de um item ser complementar ao outro e não itens distintos conforme descritos no Edital. O item 8.12 preconiza a necessidade de uma declaração de instalar infraestrutura na cidade do Rio de Janeiro no prazo máximo de 30 dias; já o item 8.13 parece exigir imediatamente a indicação do local e instalações além do Alvará de Funcionamento. Assim questionamos que, quando da assinatura do contrato toda a documentação deva ser apresentada no prazo de 30 dias correto?

4 - Outra questão a ser esclarecida são os atestados de capacidade técnica exigidos, no item 8.10.1.1. Subentende-se que a empresa ganhadora do certame deverá apresentar atestados relativos ao Grupo vencedor correto? Por exemplo, no caso de Hospedagem – Grupo II, deverá comprovar nos atestados hospedagem para 10 eventos, sendo 1 de evento internacional para um público superior a 1.000 pessoas e 3 eventos de âmbito internacional para um público igual ou superior a 3.000 pessoas em cada evento. Assim questionamos:

a) Caso nossa empresa não tenha interesse no Grupo II, não deverá apresentar atestados de hospedagem e sim somente dos grupos que deseja participar correto?

b) Em todos os 10 atestados é obrigatório constar A&B, locação de espaço físico, transporte, equipamentos e RH?

5 - Como V.S.a. deve ter conhecimento em eventos governamentais grande parte dos espaços são cedidos aos órgãos sem quaisquer custos ou contratados diretamente, ou seja, esse item normalmente não é contratado por parte da empresa de eventos. Como não é permitida a somatória dos atestados, entendemos que não seja necessário em todos os atestados constarem todos os itens, pois inclusive feriria o questionamento feito acima.

6 -A empreitada será por PREÇO GLOBAL? 7 - Quais foram as fontes de pesquisas de preços?

8 - Solicitamos o envio do mapa comparativo de preços bem como da planilha em formato excel.

(2)

10 - Para atendimento ao item 8.10.1.1 , o evento internacional deverá ter ocorrido fora do Brasil?

11 - A solicitação contida no item 8.13 do edital deverá ser atendida por todos os licitantes no cadastramento da proposta?

12 - O alvará de funcionamento deverá ser o da cidade do RJ?

13 - O local e instalações indicados para atendimento ao item 8.13 do edital devem referir-se ao depósito de quais produtos?

14- As exigências contidas nos itens 8.17.1 e 8.17.2 deverão ser atendidas conjuntamente com as exigências contidas nos itens 8.10.1.1?

15- Sobre a exigência contida no item 8.19 do edital, caso o atestado tenha sido emitido durante a vigência do contrato, o mesmo poderá ser aceito?

16- Ainda sobre a exigência contida no item 8.19, caso o atestado tenha sido emitido alguns dias após a realização do evento, o mesmo será aceito?

17- A comprovação de solidez patrimonial prevista no item 8.23 se dará de que forma e mediante qual documento?

18- De que forma será aferida a exequibilidade dos preços propostos? Através de quais documentos? E em que prazo?

19- Considerando a relação de previsão dos eventos, Anexo I, quanto aos eventos Casa Brasil, Audiovisual na Casa Brasil – Dome – Ações de livro e Leitura na Casa Brasil, Capoeira Casa Brasil, perguntamos quais itens e quantidades serão utilizados nos respectivos eventos.

20- Complementando a pergunta, poderá haver ações compartilhadas entre outros órgãos e este Contratante?

21- Já existem os projetos que serão montados nos eventos relacionados acima? 22- De que forma e em quais projetos serão utilizados os itens 95 e 96?

23- Sobre o grupo hospedagem, gostaríamos de saber se a mesma pode vir a ocorrer em qualquer bairro da Cidade do Rio de Janeiro? Caso a resposta seja não, gostaríamos de saber em quais bairros poderão ocorrer a hospedagem.

24- Podemos entender que a classificação da hospedagem poderá ser da seguinte forma:

3 estrelas, muito simples ou simples – Guia 4 rodas 4 estrelas, médio conforto ou confortável – Guia 4 rodas

(3)

5 estrelas, muito confortável ou luxo – Guia 4 rodas

25- Devido a localidade onde se realizarão os eventos, perguntamos se a hospedagem poderá ocorrer também em motéis.

26- Haverá o pagamento de horas extras na utilização dos veículos? Caso a resposta seja negativa, como se dará quando exceder a franquia ou o tempo previsto?

27- Algum dos eventos irá ocorrer no Pier Mauá? Caso sim, os descritivos e as diárias compreendem as exigências previstas no Manual de eventos do local?

28- O fornecimento das alimentações nos itens 58; 59 e 60 está fora da realidade do Rio de Janeiro no período de realização do evento. Como este inclui todos os materiais e rh necessários a sua realização, e ainda, se houver taxa de entrega, gostaríamos de saber se o preço estimado poderá vir a ser reequilibrado mediante comprovação da variação dos custos no momento da execução.

29 - Somos fornecedores de DETECTOR DE METAIS PORTÁTEIS e interessamos em participar o pregão supra

Para outros itens do Grupo I que não vamos participar, é só preencher R$ 0,00 nos quadros de valor unitário e de valor total ?

30 - Solicitamos o envio da planilha de valores máximos admissíveis em Excel do pregão eletrônico nº 10/2016 UASG 42001.

31 - Referente ao Edital de Nº 10/2016 UASG:420001, gostaria de solicitar se possível o envio da planilha em Excel dos serviços solicitados.

32 - Gostariamos de saber se para atendimento ao item 60 - Fornecimento de Almoço / Jantar; o mesmo será fornecido também para servidores públicos.

O motivo deve-se ao fato do que dispõe o art. 2o. do DECRETO Nº 5.992, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2006.

33 - Tendo em vista a extinção do Ministério da Cultura, gostaríamos de saber se a referida Licitação continua com a mesma previsão para realização.

34 - Solicitamos o envio das planilhas de custos estimados no formato excel, pois no formato que consta no edital não conseguimos transformar, atrasando muito a formatação do orçamento.

35 - Gostaria de verificar a possibilidade de envio da imagem dos itens referente ao pregão citado.

36 - Gostaria de obter acesso ao processo. Como devo proceder?

37 - Venho através deste solicitar esclarecimento referente ao item 8.13 A licitante deverá apresentar a indicação do local e instalações dedicados a sua atividade e ao depósito dos produtos a serem fornecidos, acompanhada de cópia do respectivo Alvará de Funcionamento.

(4)

Essa solicitação de Alvará de Funcionamento é referente ao item 8.12, ou é referente ao Alvará da SEDE do Licitante?

38 - Gostaríamos de saber se há a possibilidade de disponibilizar o edital em “Word” ou a planilha contendo os preços em “Excel”.

Respostas aos questionamentos referentes ao PE 10/2016 – Ministério da Cultura: 1 - Resposta da área demandante: “Tendo em vista a licitação ser realizada por grupo, os licitantes tem a faculdade de concorrer a um grupo ou a todos separadamente, devendo, portanto, apresentar os atestados de capacidade técnica, de acordo e nas condições do grupo correspondente ao que concorrer.”

2 - Informamos que no caso de empresas cadastradas no SICAF, a comprovação de patrimônio líquido será necessária apenas na condição prevista no item 8.6.4 do

Instrumento Convocatório, ou seja, se no SICAF a empresa apresentar resultado inferior ou igual a 1 (um) em qualquer dos índices de Liquidez Geral (LG), Solvência Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC). Assim sendo, serão desconsiderados os itens 8.23 do Edital e 26.16. do Termo de Referência, anexo I do mesmo. Esclarecemos ainda que tal alteração não influi no valor do objeto em licitação.

3 - Resposta da área demandante: “O item 8.12 versa sobre o prazo para que a empresa vencedora realize, caso não tenha, os procedimentos de instalação de filial ou representação na cidade do Rio de Janeiro - RJ. Quanto ao contido no item 8.13, a indicação do local das instalações dessa filial ou representação, não se vislumbra o mesmo prazo, sendo possível apresentar após o encerramento do procedimento licitatório, desde que antes do início da execução do objeto da licitação.”

4 – a) Resposta da área demandante: “Tendo em vista a licitação ser realizada por grupo, os licitantes tem a faculdade de concorrer a um grupo ou a todos separadamente, devendo, portanto, apresentar os atestados de capacidade técnica, de acordo e nas condições do grupo correspondente ao que concorrer.”

4 – b) Resposta da área demandante: “Em consonância com a prescrição da resposta anterior a empresa deverá apresentar os atestados de capacidade técnica, de acordo e nas condições do grupo ao que ela concorrer.”

5 - Resposta da área demandante: “Os atestados de capacidade técnica visam comprovar que a empresa vencedora do certame detém capacidade técnica para realizar o objeto da licitação, de acordo as quantidades e valores descritos no Termo de Referência. No entanto, é sabido que pelas particularidades de cada evento, a empresa não terá condições de comprovar, em cada atestado, a realização de todos os itens, mas sim de itens semelhantes e que estejam dentro dos valores de público e de características ao grupo que se referir.”

6 - Resposta da área demandante: “O pregão em apreço será realizado sob regime de empreitada por preço global conforme descrito no item 2.3 do Termo de Referência e no preâmbulo do Edital:

(5)

menor preço por grupo, execução indireta, sob o regime de empreitada por preço global, conforme descrito neste Termo de Referência e seus Anexos.

A União, por intermédio do Ministério da Cultura, mediante o Pregoeiro designado pela Portaria nº 199, de 14 de julho de 2015, publicada no D.O.U em 24 de julho de 2015, torna público, para conhecimento dos interessados que, na data, horário e local abaixo indicados, fará licitação na modalidade de PREGÃO ELETRÔNICO do tipo MENOR PREÇO POR GRUPO sob a forma de execução indireta em regime de empreitada por PREÇO GLOBAL.”

7 - Resposta da área demandante: “A pesquisa de preço, bem como a análise dos preços dos itens no mercado, foi auferida tendo por base orçamentos de empresas privadas, contratos semelhantes pela administração pública, bem como pesquisa no mercado de itens semelhantes aos licitados.

Complemento da resposta: Acerca de informações quanto à instrução processual, qualquer cidadão pode pedir vistas ao processo pelo SIC –Sistema de Informação ao Cidadão, http://www.cultura.gov.br/sic.

8 - Visando auxiliar os licitantes na elaboração das propostas, informamos que a planilha contendo os itens do Pregão Eletrônico nº 10/2016 em formato excel foi disponibilizada no sítio do Ministério da Cultura - http://www.cultura.gov.br/licitacoes/em-andamento; 9 - Resposta da área demandante: “O SPED é instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações. Nesse sentido, caso a empresa seja optante ou faça utilização do Sistema Público de Escrituração Contábil/SPED, ela poderá enviar o balanço, juntamente com as informações unificadas pelo sistema.”

10 - Resposta da área demandante: “O item 8.10.1.1, que diz respeito à qualificação técnica, indica que a empresa comprove a realização de evento de âmbito internacional, ou seja, o caráter deve ser internacional e não a localidade de sua realização.”

11 - Resposta da área demandante: “O item 8.13 versa sobre a indicação do local das instalações de filial ou representação na cidade do Rio de Janeiro - RJ, para a empresa que for vencedora, sendo, portanto, possível apresentar após o encerramento do procedimento licitatório, desde que antes do início da execução do objeto da licitação.” 12 - Resposta da área demandante: “A apresentação de alvará de funcionamento da sede da empresa supre a exigência do item 8.13 do Edital.”

(6)

13 - Resposta da área demandante: “No que tange aos produtos indicados no item 8.13, entende-se todos os produtos relativos aos itens dos grupos, quer seja alimentação, transporte, equipamentos e outros.”

14 - Resposta da área demandante: “As exigências referentes aos atestados deverão ser cumpridas de acordo com o grupo ou grupos que a empresa sagrar-se vencedor. A exigência dos itens 8.17.1 e 8.17.2 são complementares ao item 8.10.1.1, isto é, caso os atestados de capacidade técnica não especifiquem as descrições previstas neste item (8.10.1.1), poderão ser anexadas informações complementares (8.17.1 e 8.17.2). “ 15 - Resposta da área demandante: “Serão aceitos atestados emitidos durante a vigência do contrato, caso já tenha decorrido pelo menos um ano do início da sua execução. Caso a vigência seja inferior a um ano, serão aceitos atestados com prazo inferior.”

16 - Resposta da área demandante: “Caso o atestado contemple as exigências do item 8.19, quais sejam: o contrato esteja concluso, ou decorrido um ano de sua execução, ou o contrato for de período inferior, será aceito.”

17 - Informamos que no caso de empresas cadastradas no SICAF, a comprovação de patrimônio líquido será necessária apenas na condição prevista no item 8.6.4 do Instrumento Convocatório, ou seja, se no SICAF a empresa apresentar resultado inferior ou igual a 1 (um) em qualquer dos índices de Liquidez Geral (LG), Solvência Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC). Assim sendo, serão desconsiderados os itens 8.23 do Edital e 26.16. do Termo de Referência, anexo I do mesmo. Esclarecemos ainda que tal alteração não influi no valor do objeto em licitação.

18 - Resposta da área demandante: “A exequibilidade dos preços será aferida com base nos preços praticados no mercado, tendo como referência os preços da pesquisa de preços e de mercado, também serão avaliados os preços junto à administração pública de contratos semelhantes, os quais balizarão a avaliação do pregoeiro.”

19 - Resposta da área demandante: “Os itens e quantitativos a serem utilizados serão informados na Ordem de Serviço, no momento da solicitação para a empresa. O Anexo II contempla a quantidade total dos itens passíveis de ser solicitados, conforme instrução do item 8.2 do Termo de Referência, como segue:

8.2 Excepcionalmente, o MinC poderá demandar outras atividades do evento não incluídas na agenda original, respeitando os itens e quantitativos constantes nas planilhas em anexo, desde que tal solicitação seja previamente comunicada à empresa vencedora, haja vista que a relação de atividades enviadas pelas áreas demandantes não são taxativas, tratando de um planejamento estratégico para Programa de Cultura do MinC durante os Jogos Olímpico s e Paraolímpicos 2016, podendo sofrer alteração por motivo justificado e necessidade de serviços, visando atender às ações institucionais do MinC. “

(7)

20 - Resposta da área demandante: “Com relação às ações a serem realizadas, a demanda das Olimpíadas é uma ação conjunta entre vários órgãos do governo federal, porém os itens e quantidades, bem como as Ordens de Serviços a serem executadas nesse certame, estão adstritos a este Edital.”

21 - Resposta da área demandante: “A elaboração do Termo de Referência foi feita com base no planejamento dos agentes envolvidos, resultando nos itens, quantidades e grupos dispostos no Edital e seus anexos. Ainda sim, o item 7.1 do Termo de Referência dispõe sobre a justificativa para a realização dessa demanda, conforme abaixo:

7.1 Os elementos técnicos descritos neste instrumento e em seus anexos são os mínimos necessários para assegurar que a execução dos serviços se dê de forma satisfatória, com as condições técnicas e de qualidade exigidas para a realização do evento do Ministério da Cultura. Os quantitativos elencados são o resultado de estudo detalhado juntamente com as áreas envolvidas com as demandas informadas por cada uma das Secretarias e Vinculadas envolvidas, que compõe a estrutura deste órgão, por meio de levantamento das demandas das diversas áreas para o desenvolvimento de suas ações.”

22 - Resposta da área demandante: “Os itens serão utilizados de acordo com a necessidade das ações previstas no Anexo I, bem como os demais itens previstos nesse Edital.”

23 - Resposta da área demandante: “Tendo em vista os dispositivos legais, a Administração Pública não tem o arbítrio de exigir da empresa vencedora o hotel em que se darão as hospedagens. No entanto, os eventos ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro, o que por si só caracteriza a necessidade de que os hotéis a serem disponibilizados sejam nessa capital. Ademais, cabe ressaltar que, por motivos de economicidade e proporcionalidade, recomenda-se que as hospedagens sejam realizadas no raio geográfico mais próximo do acontecimento das ações.

O item 20.25 dispõe sobre essa situação:

20.25 Preferencialmente, o serviço de hospedagem deverá ser oferecido próximo ao local.

24 - Resposta da área demandante: “Quanto a este questionamento, cabe informar que as disposições contidas no Termo de Referência indicam que será utilizada a classificação do Ministério do Turismo, conforme disposto no item Hospedagem do TR:

Hospedagem.

Hospedagem em estabelecimento hoteleiro: Consiste na locação de dependências em quartos individuais, duplos ou triplos, para hospedagem dos participantes em eventos realizados pelo Ministério da Cultura. Os meios de hospedagem deverão estar classificados na categoria superior, luxo, conforme classificação do Ministério do Estado

(8)

de Turismo - MTur, com procedimento para atendimento especial para autoridades e personalidades, facilidades de atendimento para minorias especiais, detalhes especiais de cordialidade do atendimento, sistemas integrados de controle, permitindo eficácia no check-in/chek-out, classificados nas seguintes categorias:

Turística – 3 estrelas Superior – 4 estrelas Luxo – 5 estrelas

25 - Resposta da área demandante: “Conforme respondido no questionamento 14, a hospedagem deverá ocorrer em ambiente hoteleiro seguindo a classificação do Ministério do Turismo. Os itens referentes à hospedagem não guardam relação com acomodação em Motel.”

26 - Resposta da área demandante: “Os itens referentes à locação de veículos não contemplam a utilização de horas extras. O serviço deverá ser disponibilizado em conformidade com a quantidade de horas previstas na descrição dos itens, quais sejam, diária de 10 horas com percurso de até 100 Km.”

27 - Resposta da área demandante: “Não há previsão no planejamento das ações de evento no Pier Mauá. No entanto, conforme disposto no Termo de Referência, o órgão poderá realizar ação em local diverso ao do planejamento, sendo solicitado com seus itens e quantidades na Ordem de Serviço.”

28 - Resposta da área demandante: “O preço apresentado na proposta comercial já deve contemplar os profissionais envolvidos, a logística de entrega, bem como demais taxas e custos operacionais envolvidos.”

29 - O pregão será por valor GLOBAL, sendo assim, só será possível a participação de empresas em um ou mais grupos por completo, devendo a proposta contemplar o fornecimento de todos os itens do grupo desejado. É inviável a participação em apenas 1 ou alguns itens de um grupo.

30 - Visando auxiliar os licitantes na elaboração das propostas, informamos que a planilha contendo os itens do Pregão Eletrônico nº 10/2016 em formato excel foi disponibilizada no sítio do Ministério da Cultura - http://www.cultura.gov.br/licitacoes/em-andamento;

31 - Visando auxiliar os licitantes na elaboração das propostas, informamos que a planilha contendo os itens do Pregão Eletrônico nº 10/2016 em formato excel foi disponibilizada no sítio do Ministério da Cultura -

http://www.cultura.gov.br/licitacoes/em-andamento;

32 – Deverá ser obedecido o disposto no mencionado Decreto. 33 – O processo licitatório está prosseguindo normalmente.

34 - Visando auxiliar os licitantes na elaboração das propostas, informamos que a planilha contendo os itens do Pregão Eletrônico nº 10/2016 em formato excel foi

(9)

disponibilizada no sítio do Ministério da Cultura - http://www.cultura.gov.br/licitacoes/em-andamento;

35 - Visando auxiliar os licitantes na elaboração das propostas, informamos que a planilha contendo os itens do Pregão Eletrônico nº 10/2016 em formato excel foi disponibilizada no sítio do Ministério da Cultura -

http://www.cultura.gov.br/licitacoes/em-andamento;

36 - Acerca de informações quanto à instrução processual, qualquer cidadão pode pedir vistas ao processo pelo SIC –Sistema de Informação ao Cidadão, http://www.cultura.gov.br/sic.

37 - “A apresentação de alvará de funcionamento da sede da empresa supre a exigência do item 8.13 do Edital.”

38 - Visando auxiliar os licitantes na elaboração das propostas, informamos que a planilha contendo os itens do Pregão Eletrônico nº 10/2016 em formato excel foi disponibilizada no sítio do Ministério da Cultura -

Referências

Documentos relacionados

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

É aí que Max Horkheimer encontra na teologia e na filosofia da religião de Paul Tillich a possibilidade simbólica de manifestação do Absoluto não-ontológico ou do

Com base nessa problemática expressa pelo campo são construídos três níveis de questões: [i.] será que o conflito (fundiário, político-ideológico e entre programas

A divisão de Meios de Pagamento da Valid USA apresenta novamente um crescimento, onde mesmo excluindo a variação cambial, observamos um aumento na Receita Líquida de 25,8% no

Segundo Ricoeur, “a partir deles, a compreensão se torna uma hermenêutica: doravante, procurar o sentido não significa mais soletrar a consciência do sentido, mas decifrar suas

Sair do Canadá para vir participar neste Congresso implicou interromper o trabalho de campo sobre as festas do Espírito Santo no Ontário, onde estavam a ter lugar no

estabelecidos pelo corpo não sejam capazes de defender o pâncreas. O resultado? O pâncreas acaba entrando em um processo de auto-digestão. o LEMBRE! A tripsina é uma enzima que,

Resumo: O Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosur (FCCR) foi criado em 2004 com o objetivo de incrementar a