• Nenhum resultado encontrado

PARÓQUIA DE SÃO MARTINHO DO PORTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARÓQUIA DE SÃO MARTINHO DO PORTO"

Copied!
64
0
0

Texto

(1)

“O SONHO

MISSIONÁRIO DE

CHEGAR A TODOS”

(Papa Francisco, Evangelii Gaudium nº 31)

P

ARÓQUIA

DE

S

ÃO

M

ARTINHO

DO

P

ORTO

ANO PASTORAL

2014/2015

(2)

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 2

Maria, Mãe da Igreja ajudai-nos a dizer o nosso «sim». Dai-nos a audácia de buscar novos caminhos

para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga.

Virgem da escuta e da contemplação, intercedei pela nossa Igreja de Lisboa,

em caminho sinodal,

para que nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino.

Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a resplandecer com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa,

da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra

e nenhuma periferia fique privada da sua luz.

Mãe do Evangelho vivo,

manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós.

Ámen.

(3)

P

ALAVRADO

P

ÁROCO Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 3

Projeto pastoral da alegria do Evangelho

Gosto deste título – projeto pastoral da alegria do Evangelho – porque parte da Exortação Apostólica do Papa Francisco, A Alegria do Evangelho. Por sua vez, esta exortação apostólica é em si mesma o projeto pastoral da Alegria do Evangelho. Não se trata de uma repetição de palavras, mas o assumir e fazer nossa a vontade do Santo Padre ao afirmar – “Quero, com esta Exortação, dirigir-me aos fiéis cristãos a fim de os convidar para uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria e indicar cami-nhos para o percurso da Igreja nos próximos anos” (EG, 1).

Assim esta exortação apostólica torna-se fonte de inspiração para todos os programas pastorais que possamos fazer nas diversas comunidades paroquiais, e também a nível diocesano, como é, aliás, a decisão do nosso Patriarca, D. Manuel Clemente – “na sequência do que vos disse na Missa Crismal deste ano, o caminho sinodal percorrerá capítulo a capítulo e tem-po após temtem-po, a exortação atem-postólica do Papa Francisco, juntando a reflexão e ensaio missionário” (palavras do Sr. Patriarca na introdução ao programa e calendário 2014/2015, “O sonho missionário de chegar a todos”).

No início deste ano pastoral sentimos que as coisas não podem continuar como estão (EG, 25), seja na vida pessoal de cada um de nós, discípulos de Jesus, seja na vida da comunidade paroquial, à qual pertencemos, e que somos chamados a construir. Não basta uma comunidade paroquial bem organizada, e que já não serve uma “simples administração”, mas que, indo sempre à fonte da nossa vocação, sentimos que estamos num estado de permanente missão (EG, 25). O Cristo que nos chamou envia-nos hoje e agora para darmos testemunho ao mundo daquilo que vale e que preen-che o nosso coração. Na verdade, o nosso coração sabe que sem Ele (Cristo) a nossa vida não seria aquilo que é. (EG 121).

Constituamo-nos, pois em igreja missionária, em comunidade paroquial missionária, não só de discípulos, mas de discípulos missionários (EG 120). Diante de nós a imagem ideal da igreja, como Cristo a viu, quis e amou, ou seja, como sua Esposa santa e imaculada (Ef 5, 27) no confronto com a igreja real que somos nós.

(4)

P

ALAVRADO

P

ÁROCO Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 4

Em consequência disso nasce em nós um desejo ardente de renovação. Ser fiel a Cristo e ao Evangelho para darmos uma resposta às necessida-des e ansiedanecessida-des das pessoas que procuram uma palavra de salvação. Este caminho implica uma conversão não só da vida pessoal, mas de conversão pastoral e missionária. Ousadia nas propostas pastorais. Criatividade nos modos de ir ao encontro das pessoas que se encontram nas mais variadas periferias existenciais.

Olhando para Maria, a mulher da nova evangelização, que irradiava a alegria missionária, levando Jesus em si, no seu seio e sobretudo no seu coração de discípula missionária, percorramos as estradas e as encruzi-lhadas dos caminhos para convidar todos os excluídos para o banquete, pois o Reino dos céus pode comparar-se a um rei que preparou um ban-quete nupcial para o seu filho (cf Mt 22, 1-14). Como servos que sabem escutar o seu Senhor, levemos esta boa notícia de que o Pai nos ama, que Cristo nos salva e que o Espírito Santo nos impele para darmos um passo em direção a Jesus. E face às dificuldades intensifiquemos o anúncio proclamando que o Amor não é amado.

Neste caminho sinodal, como nos propõe o Sr. Patriarca, D. Manuel Cle-mente, rumo ao Sínodo Diocesano em 2016, queremos intensificar a oração, valorizar a reflexão nos grupos paroquiais existentes, através do “guião de leitura” que a diocese nos oferece para, trimestre a trimestre, sermos uma comunidade que caminha conjuntamente ao ritmo da pala-vra do Papa, Evangelho da Alegria, e da voz do nosso bispo diocesano, “o sonho missionário de chegar a todos”, sem deixar de receber os impulsos do Espírito Santo, protagonista da missão e evangelização, a fim de tentarmos algum ensaio missionário, lendo os sinais dos tempos. Queremos uma igreja mãe e pastora. E com Sta. Teresinha que dizia – “no coração da igreja serei amor” – a nossa vocação também será a vivência do amor com um coração que bate ao ritmo do coração da igre-ja, que tem um coração de mãe e de pastora.

(5)

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 5

«A Transformação Missionária da Igreja»

I. Uma Igreja «em saída»

A Igreja «em saída» é a comunidade de discípulos missionários que «primeireiam », que se envolvem, que acompanham, que frutificam e festejam. Primeireiam – desculpai o neologismo –, tomam a iniciativa! A comunidade missionária experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, precedeu-a no amor (cf. 1 Jo 4, 10), e, por isso, ela sabe ir à frente, sabe tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzi-lhadas dos caminhos para convidar os excluídos. Ousemos um pouco mais no tomar a iniciativa! Como consequência, a Igreja sabe «envolver-se». Jesus lavou os pés aos seus discípulos. O Senhor envolve-Se e envolve os seus, pondo-Se de joelhos dian-te dos outros para os lavar; mas, logo a seguir, diz aos discípu-los: «Sereis felizes se o puserdes em prática» (Jo 13, 17). Com obras e gestos, a comunidade missionária entra na vida diária dos outros, encurta as distâncias, abaixa-se – se for necessário – até à humilhação e assume a vida

huma-na, tocando a carne sofredora de Cristo no povo. (A Alegria do Evangelho, 24)

(6)

O

RGANIGRAMA

COMUNIDADE PAROQUIAL Igreja de Comunhão

Paróquia de São Martinho do Porto

(7)

PROGRAMA DIOCESANO DE PASTORAL

2014-2015

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 7

Caríssimos diocesanos,

Em Domingo da Santíssima Trindade, celebramos o Dia da Igreja Diocesana, na etapa conclusiva do ano pastoral e anunciando já o próximo.

Fazemo-lo neste Domingo, que nos concentra no essencial da fé cristã, reto-mando-nos no amor criador do Pai, na vida que nos proporciona em Cristo e no amor do Espírito, que nos faz participar da convivência divina. A revelação do Deus uno e trino é fundamental para compreendermos a verdade da Igreja, como união de vários, e o destino do mundo na comunhão de todos. Para par-tirmos sempre daqui e aqui mesmo chegarmos: a unidade não é o isolamento, mas a comunhão.

No momento atual, é particularmente necessário que a Igreja diocesana e todas as realidades eclesiais que nela se localizam (paróquias, institutos reli-giosos e seculares, associações e movimentos) aprofundem em si mesmas esta comunhão básica e expansiva, que explica o ser Igreja e o seu dever ser para o mundo, como sinal e instrumento da comunhão a realizar. Na situação sociocultural que vivemos e tantos particularmente sofrem, redobra a impor-tância do que nos disse o Concílio Vaticano II, num trecho nunca por demais citado: «A luz dos povos é Cristo: por isso, este sagrado Concílio, reunido no Espírito Santo, deseja ardentemente iluminar todos os homens com a sua luz que resplandece no rosto da Igreja, anunciando o Evangelho a toda a criatura, e […] propõe-se declarar, com maior insistência, aos seus fiéis e ao mundo inteiro, a natureza e a missão universal da Igreja que, em Cristo, é como que o sacramento ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano». E o Concílio continua, com uma afirmação que, cin-quenta anos depois, ainda parece mais atual e premente: «As condições deste tempo tornam maior a urgência deste dever da Igreja, a fim de que todos os homens, hoje mais intimamente unidos por toda a espécie de vínculos sociais, técnicos e culturais, alcancem a unidade total em Cristo» (Lumen Gentium, 1). Na continuação do Ano da Fé, dedicámos a programação diocesana de 2013-2014 à sua decorrência obrigatória, com o lema paulino «a fé atua pela caridade». Agradecendo ao Departamento da Pastoral Sociocaritativa a ação despendida para reforçar na diocese esta dimensão essencial e perma-nente duma vida “cristã” propriamente dita, estou certo de que nada se perde-rá do impulso recebido e tudo se faperde-rá para o manter vivo e ativo nas comunida-des e instituições.

As grandes dificuldades que persistem na sociedade portuguesa, no campo socioeconómico e do trabalho, levam-nos a redobrar os esforços para estar-mos presentes e solidariamente comprometidos. É muito especialmente aí que nos revelamos e oferecemos como Igreja de Cristo, e seu “corpo” ativo ao serviço dos pobres.

(8)

PROGRAMA DIOCESANO DE PASTORAL

2014-2015

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 8

O ser e o acontecer da Igreja no mundo e para o mundo constituem o ponto essencial de reflexão e celebração neste Dia da Igreja Diocesana e igualmente da caminhada sinodal que iniciamos. Com o programa - calendário diocesano agora distribuído, vai também o “guião zero”, com a informação necessária sobre os objetivos e os métodos dessa caminhada, que a todos empenhará até ao final de 2016, data em que se comemoram três séculos da qualificação patriarcal de Lisboa – ligada então, pelo Papa Clemente XI, ao esforço na propagação da fé.

Agradeço à comissão preparatória do Sínodo Diocesano o trabalho feito e agora oferecido com este guião, bem como os guiões que se seguirão, tri-mestre a tritri-mestre, para apoiar a reflexão e ensaio que, sem dispensar o compromisso geral e de cada um, passarão necessariamente pelas comuni-dades cristãs da Diocese.

Iniciando o caminho sinodal

Na verdade, é o próprio Papa Francisco, grande motivador do caminho que seguiremos, a indicar o objetivo e a base da ação. Quanto ao primeiro, expressa-se como «sonho missionário de chegar a todos» (Evangelii Gau-dium, 31). Quanto à segunda, escreve também: «Cada cristão e cada comu-nidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evange-lho» (EG, 20).

A vários níveis se levará por diante tal desiderato. Na sequência do que vos disse na Missa Crismal deste ano, o caminho sinodal percorrerá capítulo a capítulo e tempo após tempo, a exortação apostólica do Papa Francisco, juntando reflexão e ensaio missionário. Surgirão novidades certamente. Mas o mais que se fará é alargar criativamente o âmbito e a incidência do que normalmente se faz, pessoalmente e nas famílias, nas comunidades e nos departamentos diocesanos, para chegar mais longe no anúncio evangé-lico e mais fundo no seu alcance.

Ao Papa, que tem este desígnio tão entranhado que lhe brotam constan-temente as referências, devemos não só a indicação mas também a sugestão de como senti-la e ativá-la. Incluo apenas algumas referências mais próximas, particularmente motivadoras para o nosso caminho sinodal (cf. L’Osservatore Romano, edição portuguesa, 22 de maio de 2014, p. 10-11):

Como quando fala da transcendência da evangelização, enquanto saída de si próprio, em movimento interior para Deus e exterior para os outros: «Para mim, a evangelização exige sair de si mesmo; requer a dimensão do transcendente: o transcendente na adoração de Deus, na contemplação, e o transcendente para com os irmãos, para com o povo. Sair de si, sair!».

(9)

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 9

Explicitando depois o que entende por esta “saída”: «Sair significa chegar, ou seja, proximidade. Se não saíres de ti mesmo, não terás proximidade! Proximidade, estar próximo das pessoas, próximo de todos aqueles de quem devemos estar próximos».

Saída que tem como alvo as periferias, palavra que o Papa repete insisten-temente:

«Outra categoria que gosto de usar é das periferias. Quando se sai não se deve chegar só a meio caminho, mas ir até ao fim. Alguns dizem que se deve começar a evangelização pelos mais distantes, como fazia o Senhor…».

Julgo que estas duas palavras – saída e periferias – podem a devem caracte-rizar todo o nosso caminho sinodal. A saída em relação a Deus, na oração, e a saída em relação aos outros, na ação, estimulam-se mutuamente, pois quem se aproxima de Deus descobre e aprofunda o amor divino por todas as suas criaturas, isso mesmo que é a caridade. Não caminharemos em síno-do se não ligarmos oração e ação, mais e mais, como em Jesus acontecia totalmente, sempre com o Pai e sempre para os outros.

As periferias como alvo, também se tornam critério principal. – Na minha família, no meu prédio, na minha rua, quem está mais só, mais afastado ou esquecido?

– Na minha escola, na minha empresa, seja onde for, quem está mais isola-do, menos acompanhado ou pouco atendido? – Na sociedade, na econo-mia, na cultura, quem está mais “longe” da verdade evangélica das coisas, por omissão sua ou nossa?

Não há neste ponto hipótese alguma para recuos ou alheamentos. Vale especialmente aquela reflexão de Paulo VI, num documento que continua a ser fundamental para a missão e a nova evangelização: «Não deixaria de ter a sua utilidade que cada cristão aprofundasse na oração este pensamento: os homens poderão salvar-se por outras vias, graças à misericórdia de Deus, se nós não lhes anunciarmos o Evangelho; mas nós poder-nos-emos salvar se, por negligência, por medo ou por vergonha, […] ou por se seguirem ideias falsas, deixarmos de o anunciar?» (Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, 80).

Caríssimos diocesanos de Lisboa: Iniciemos a caminhada sinodal com a con-vicção reforçada de que passa por cada um de nós, no variado ser e aconte-cer da Igreja de Cristo, a resposta de Deus a este mundo que tanto sofre, mas sempre espera. Redescubramo-nos eclesialmente em Maria, que se dispôs a dar-nos Cristo, em plena confiança n’Aquele que faz maravilhas na humidade de quem O serve.

+ Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa 15 de junho de 2014

PROGRAMA DIOCESANO DE PASTORAL

2014-2015

(10)

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 10

A C

AMINHADA

P

-

SINODAL

Se queremos mudar o mundo, comecemos por nós próprios, pelas nossas famí-lias, grupos cristãos, comunidades religiosas, movimentos, associações, paró-quias, diocese...

Enquanto caminhamos em comunhão rumo ao Sínodo, deixemo-nos interpelar-transformar por Jesus Cristo, pela Palavra de Deus e pelos sacramentos, pelos acontecimentos do nosso tempo e pelas pessoas em quem Jesus vem ao nosso encontro.

Ousemos fazer uma revisão pessoal-comunitária de vida e deixar-mo-nos abra-çar por Deus e pela Igreja de Lisboa; dialoguemos, debatamos, aprofundemos sempre mais as razões da nossa fé e interpelemos o Sínodo com novas propos-tas para os seus desafios atuais; concelebremos a vida humana e a vida de Deus em nós, nos outros e na História; testemunhemos a alegria e a beleza de sermos discípulos e apóstolos de Jesus Cristo, hoje; comprometamo-nos com quem mais necessita na partilha de dons, competências e tempo; e… participemos, todos, neste itinerário.

O que se pretende?

Tempo de oração: o “segredo” para que o Sínodo seja um autêntico evento de graça para a Igreja de Lisboa é a oração. Rezemos, desde já, pelos bons frutos do Sínodo; tempo de formação, reflexão e partilha: a partir de “A Alegria do Evangelho”, a Igreja de Lisboa é chamada a perscrutar os desafios pastorais atuais para que, em escuta e resposta à Palavra de Deus, à Igreja e ao Mundo, possa ser fiel, credível e próxima, hoje. Tempo de ensaio de iniciativas pastorais de âmbito missionário: «Ensaio de modos e meios de projeção missionária de cada comunidade – paróquias, institutos, famílias e todas as formas agregativas da vida cristã –, local a local, ambiente a ambiente, processo a processo». (D. Manuel Clemente, homilia da Missa Crismal, 2014)

As etapas

A caminhada de preparação para o Sínodo decorrerá ao longo dos próximos dois anos pastorais: 2014-15 e 2015-16. Em cada trimestre seremos conduzidos por um dos capítulos da Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”

De set. a dez. de 2014

“A transformação missionária da Igreja” De jan. a mar. de 2015

“Na crise do compromisso comunitário” De abr. a jun. de 2015

“O anúncio do Evangelho” De set. a dez. de 2015

“A dimensão social da evangelização” De jan. a mar. de 2016

“Evangelizadores com Espírito”

No último trimestre do ano pastoral 2016 (de abril a junho) construir-se-á o

docu-mento de trabalho sinodal [“Instrumentum Laboris”], a partir das reflexões feitas nos trimestres anteriores.

Toda esta caminhada guiar-nos-á à Assembleia Sinodal, que se realizará em novem-bro de 2016.

(11)

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 11

Espero que todas as comunidades se esforcem por usar os meios necessários para avançar no cami-nho de uma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão. Neste momento, não nos serve uma «simples administração». Consti-tuamo-nos em «estado permanente de missão», em todas as

(12)

PRIORIDADES E LINHAS DE FORÇA

EVANGELIZAÇÃO

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 12

“O sonho missionário de chegar a todos”

Sínodo – Lisboa, 2016

1. Pastoral de Acolhimento:

Implementar uma dinâmica de ir ao encontro das pessoas, convidando-as a participar na vida da comunidade cristã

2. Pastoral Familiar:

Promover encontros de famílias

3. Pastoral Sócio-Caritativa:

Construção de um centro pastoral

4. Pastoral da Bíblia:

Cultivar a leitura orante da Palavra de Deus

Valorizar a leitura da Dei Verbum (Palavra de Deus) Em família ler o Evangelho dominical com os filhos Grupo bíblico: Grupo de reflexão Bíblica, quinzenal

5. Pastoral Catequética:

Valorizar a catequese familiar Catequese para adultos

6. Pastoral da Espiritualidade:

Adoração Eucarística; Oração pelas Vocações

Valorizar a Oração de Vésperas ou Laudes.

7. Pastoral Juvenil:

Encontro Interparoquial: S. Martinho do Porto e Alfeizerão Grupo de Jovens Equipa de Nossa Senhora

(13)

HORÁRIO DAS MISSAS

ATENDIMENTO E CARTÓRIO

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 13

MISSAS DOMINGO SÁBADO SEMANA

São Martinho 12.00h 19.15h 3ªfª e 5ªfª 19.00h Vale do Paraíso 2º Sáb. 20:15h

HORÁRIO DAS MISSAS DE VERÃO:

J

ULHOEAGOSTO

MISSAS DOMINGOS SÁBADO SEMANA

São Martinho 12:00h 19:15h DIÁRIA

19:00h 10.00h

3ª feira das 17h às 20h – Local: Casa Paroquial

(Diálogo Personalizado, Intenções de Missas, Processos de Batismo e Casamento)

Baptismos: marcar com a antecedência de 2 meses. Casamentos: marcar com a antecedência de 3 meses.

Tempo de Reconciliação / Confissões:

Na primeira Quinta -feira do mês das 18.00h às 19.30h

Tempo de Adoração e Silêncio

(14)

COORDENADOR / ANIMADOR DO GRUPO / SETOR

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 14

SECTOR/ MOVIMENTO NOME Tel. / Telm.

Pároco Pe. Joaquim 968880211

Secretariado Permanente Helena Maria José Maria de Jesus 962980911 917588884 966397111 Conselho Económico José Pedro Vários 966648406

Catequese (Coord.) Paula Cairrão 918827352

Pastoral Familiar Stefan Gina 936441608 933697966

Acólitos Cátia 914701801

Leitores José Manuel 966397112

Min. Ext. da Comunhão José Manuel 966397112

Grupo Coral Ortelinda Ferreira 262989475

Carismásticos Francisco 965494346

Escuteiros Pedro 919378098

Grupo Sócio-caritativo

Vicentino Ortelinda Ferreira 917599481

Visitadores de Doentes Helena Maria/ MEC’s 962980911 Grupo de Jovens (EJNS) Maria de Jesus / Bruno 966397111 Apostolado da Oração Fernanda Nazaré Maria Odete 965455086 Oratórios da Sagrada Família Coordenadoras

Oratório Imac. Coração de Maria Clarisse 965877227 Conf. do SSmo Sacramento Juiz - José Romão (Avelar) 917226601 Conf. do SSmo Sacramento

Conf. dos Escravos de Nª Sª da Conceição Apostolado do Mar Comissões de Festas Tiago Matias 916964839 António Costa 918196196 Bino 919067067 Coordenadores Vários

Coordenador das Comunidades

Vale do Paraíso: Adelaide Júlia Otília 913065379 262999273 262999625 Serra dos Mangues

Medros

Pastoral da Cultura Comissões de Festas Grupo de Jovens

Catequese de Adultos José Ramalho 910788694

(15)

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 15

ANIMAÇÃO LITIÚRGICA 1º sábado: Escuteiros MISSA VESPERTINA 2º e 4ºSábados: ENS

3º sábado: EJNS e Júlio

MISSA DOMINICAL

Grupo Coral Paroquial Ortelinda e Angelique

1º Domingo: Confraria SSmo Sacramento 2º Domingo: Catequese

3º Domingo: Movimentos 4º Domingo: Oratórios ESPAÇOS LITÚRGICOS LIMPEZA DA IGREJA Teresa

ORNAMENTAÇÃO DA IGREJA

1ª Sem – Clarisse 2ª Sem. — Maria José 3ª Sem. — Noémia 4ª Sem. — Ortelinda 5ª Sem. — Ortelinda

(16)

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 16

Senhor, eu agradeço-Te de coração pela fé.

Protege a minha fé, permite que ela cresça.

Faz com que ela seja forte e corajosa. E

aju-da-me a que, em todos os momentos, eu,

como Pedro e Paulo, possa publicamente dar testemunho

de Ti. Dá-me coragem!

(17)

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 17

CURSODE PREPARAÇÃOPARA BAPTISMO

Centro de Preparação InterParoquial S. Martinho do Porto / Alfeizerão 2ª Quarta - Feira de cada mês, às 21:00h, alternadamente.

S. Martinho do Porto: 10 Set. / 12 Nov. / 14 Jan. / 11 Mar. / 13 Mai. / 8 Jul / 9 Set. Alfeizerão: 8 Out. / 10Dez. / 11 Fev. / 8 Abr. / 10 Jun. / 12 Ago.

CURSODE PREPARAÇÃOPARA MATRIMÓNIO

Set – Nazaré / Fev – Benedita / Abr – Alcobaça / Jun — Nazaré

PASTORALFAMILIARCOM IDOSOS

Procurar dinamizar a pastoral com idosos através do movimento Vida Ascendente

EQUIPASDE Nª SENHORA

Casal Responsável: Stefan Rodrigues e Gina Rodrigues Reunião mensal - 1ª sábado

20 set; 4 out; 1 nov; 6 dez; 3 jan; 7 fev; 7 mar; 4 abr; 2 mai; 6 jun; 4 jul Missa - 4º Sábado

Animação Missa - 2º e 4º sábado

19 dez - Ceia de Natal com as famílias carenciadas 14 dez - Festa de Natal da catequese

10 mai - Terço ao Vivo em S. Martinho Porto

Atividades ENS:

Inicio de atividades - 11 out, Igreja Paroquial Caldas da Rainha

Formação de Casais responsáveis: 24 out, Centro Paroquial Caldas da Rainha Encontro Nacional das ENS - 22 e 23 nov, Fátima

Festa / Convívio de casais e famílias - 8 dez, Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha

Retiro do setor Caldas e Torres Vedras - 30 jan a 01 fev, Fátima

Reunião da Equipa de Setor com Casais responsáveis - 6 fev, Centro Paroquial de Caldas da Rainha

Reunião da Equipa de Setor com Casais responsáveis - 30 abr, Centro Paroquial de Caldas da Rainha

Encontro dos Conselheiros Espirituais com Equipa de Setor - 7 mai Recitação do Terço - 12 mai, Igreja Paroquial Caldas da Rainha

Dia da Região - Encerramento das Atividades - 21 jun, zona Torres Vedras

(18)

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 18

Atividades Diocese:

Atividades Pastoral Familiar:

Encontro com os responsáveis vicariais da Pastoral Familiar, 30 set Encontro com os agentes da Pastoral Familiar (zonas pastorais), 10 out Jornada Nacional da Pastoral Familiar, 17 a 19 out, Fátima

Formação p/ Agentes da Pastoral Familiar - Mod. I - O que é a Pastoral Familiar?, 15 nov

Bênção das grávidas, 8 dez

Festa Litúrgica da Sagrada Família, 28 dez

Formação p/ Agentes da Pastoral Familiar - Mod. II - O Magistério sobre a Família, 7 mar

Dia da Criança concebida, 25 mar

Celebração do Dia da Mãe - proposta de Oração, 3 Maio Retiro para Famílias, 9 e 10 Maio

Semana da Vida, 11 a 17 Maio

Festa da Família (Jornada Diocesana da Família), 17 de Maio

1º Encontro de preparação para o Encontro Mundial das Famílias, 28 maio

Formação p/ Agentes da Pastoral Familiar - Mod. III - Exemplos de Pas-toral familiar, 6 jun

2º Encontro de preparação para o Encontro Mundial das Famílias, 19 jun

(19)

PASTORAL CATEQUÉTICA

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 19

CATEQUESEDE ADULTOS INTERPAROQUIAL

Todas as 3ª feiras, 21:00h – Centro Paroquial

Grupo Bíblico - Encontros quinzenais, às 2ª feiras, 21h

CATEQUESEDA INFÂNCIA

Catequese Semanal

CATEQUESEDA ADOLESCÊNCIA

Catequese Semanal

REUNIÕESDE CATEQUISTAS - Reunião 2ª quinta - feira de cada mês, às 21:00h

S. Martinho do Porto: 18 Set. / 9 Out. / 13 Nov. / 11 Dez. / 8 Jan. / 12 Fev. / 12 Mar. / 09 Abr. / 14 Mai. /11 Jun.

Coordenadora da Catequese:

Paula Cairrão

MISSACOMA CATEQUESE

(20)

PASTORAL CATEQUÉTICA

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 20

CATEQUISTA TELF/TELM Rosa 917384162 Susana 917534883 Mercedes 932564154 Mª José 917588884 Helena 962980911 Paula Cairrão 918827352 Sónia Lavadinho 919773242 Elisabete 932668609 Gina Rodrigues 933697966 Nilde Costa 914756408 Sandra Cairrão 917316924 Sónia 914116882 Antónia Miguéis 967146165 ANO DE

CATEQUESE CATEQUISTA DIA HORA 1º Ano Rosa Ribeiro / Susana

Coito 4ª Fª 18:30h

2º Ano Mª José Jardim 6ª Fª 17:45h 3º Ano Nilde Costa / Sandra

Cairrão 4ª Fª 18:00h

4º Ano Paula Cairrão / Sónia

Lavadinho 5ª Fª 18:15h 5º Ano Helena Silva 4ª Fª 18:00h 6º Ano Gina e Elisabete 2ª Fª 18:00h

7º Ano Mercedes 2ªFª 18:00h

8º Ano Antónia Miguéis 2ª Fª 18:30h 9º Ano Mercedes 4ª Fª 18:00h 10º Ano Sónia Sousa 5ª Fª 18:30h

(21)

PASTORAL CATEQUÉTICA

CATEQUISTAS

DATA ACTIVIDADES / FORMAÇÃO A NIVEL PAROQUIAL

2as Quintas-feiras Encontros mensais

ACTIVIDADES / FORMAÇÃO VICARIAL

17 e 18 out 24 e 25 out

Curso de Iniciação de Catequistas Vimeiro

27 de fevereiro Encontro Vicarial de Catequistas Benedita (Visita Pastoral)

ACTIVIDADES / FORMAÇÃO A NIVEL DIOCESANO

20 set Encontro para Catequistas que começam a dar catequese pela 1ª vez

22 set Reunião Responsáveis paroquiais da Vigararia de Alcobaça, 21:30h 3 a 5 out Jornadas Nacionais de Catequese - Fátima

8 out Despertar da Fé - Formação 11 out Encontro de Formação Catequistas

(1º ao 6ºano) Benedita das 9h às 13h 15 nov Formação de catequistas de adolescentes

(Paróquia do Sagrado Coração de Jesus das 9:30 às 13h) 10 jan Formação de catequistas de adolescentes

(Paróquia do Sagrado Coração de Jesus das 9:30 às 13h) 13 a 15 fev Encontro Interdiocesano - Fátima

14 a 17 fev Retiro Diocesano de Catequistas - Fátima Paróquia de São Martinho do Porto

(22)

PASTORAL CATEQUÉTICA

CATEQUESE

DATA ATIVIDADES / FESTAS PAROQUIAIS

27 - set Inscrições da Catequese

28 set/1ª sem out Inicio da catequese

05 - out Abertura do Ano Pastoral

12 out Compromisso Catequistas e Crianças / Adolescentes

23 out Reunião de Pais - 21:00h

09 nov 1º ano - Festa do Acolhimento

14 dez 4º ano - Festa da Entrega da Bíblia

14 dez Festa de Natal – 15h

11 jan 7º ano - Festa das Bem-Aventuranças 25 jan 5ª ano - Festa da Entrega do Credo

08 fev Celebração do Crisma

08 mar 8º ano - Festa da Vida

12 abr 2º ano - Festa do Pai Nosso 26 abr 9º ano - Festa do Compromisso

10 mai 3º ano - Festa da Eucaristia

(1ª Comunhão)

07 jun 6º ano - Festa da Fé (Profissão de Fé)

14 jun Festa Encerramento / Entrega das Fitas

Festa da Páscoa

Festa de Maria: Mês de Maio - “Terço ao vivo” 10 mai

Encontro de Discernimento Vocacional - 24HORAS (7º ao 10º ano)- dia 5 dez 19h até dia 6 dez às 19h, Stella Maris, Nazaré

Festa da Vida, 8º ano (a nível diocesano): 9 maio - Externato de Penafirme Paróquia de S. Martinho do Porto

(23)

PASTORAL JUVENIL

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 23

AGRUPAMENTODE ESCUTEIROS

2014/2015: Abraão - “Anda na minha presença e sê perfeito”

Encontros semanais – sábados (1º Sab. tarde e Missa vespertina, 2º e 3º na parte da manhã)

Reunião Direção 1º Sab de cada mês, 13:30h Inicio ano escutista e Missa - 27 de setembro Reunião, Missa - 1 nov

Acantonamento da Alcateia, na sede - 1 e 2 nov EGO’S: para guias de todas as secções - 15 e 16 nov Acantonamento da Flotilha - 21 e 22 nov

Reunião, Missa - 6 dez Reunião, Missa - 3 jan

ACAGRUP de Natal com Promessas - no CEO, 9, 10 e 11 jan Vigilia de Oração, dia 10 jan, 21:30h

EGO’S: para guias de todas as secções - 24 e 25 jan Visita Pastoral à Paróquia - 7 e 8 fev

Acantonamento da Flotilha - 20 a 22 fev

Visita Pastoral: Celebração Eucarística dos Escuteiros, no Valado dos Fra-des, 01 mar, 15:30h

Reunião e Missa - 7 mar

Missa de encerramento da Visita Pastoral, no Mosteiro de Alcobaça - 8 mar, às 16:30h

ACAGRUP de Páscoa - 27 a 29 mar Celebrações da Semana Santa - 2 a 5 abr Reunião e Missa - 11 abr

Acampamento da Alcateia - 25 e 26 abr Acampamento da Flotilha - 30 abr a 02 mai Reunião e Missa - 02 mai

Vigília de Oração e Promessas - 30 e 31 mai Reunião e Missa - 06 jun

Acampamento da Flotilha - 19 a 21 jun ACANUC - 25 a 31 jul

(24)

PASTORAL JUVENIL

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 24

«Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5,8)

GRUPO DE JOVENS:

Procurar inserir os crismandos na Pastoral Juvenil

Equipa Jovens de Nossa Senhora Casal Assistente: Lia e José Manuel Conselheiro Espiritual: Pároco

Reunião mensal—4º sábado de cada mês

27 set; 25 out; 22 nov; 27 dez; 24 jan; 28 fev; 28 mar; 25 abr; 23 mai; 27 jun

Participação na Eucaristia aos sábados, animação no 3º sábado

Participação:

Encontro Interparoquial (S.M.Porto e Alfeizerão) – segundos sábados

de cada mês:

11 out; 8 nov; 13 dez; 10 jan; 14 fev; 14 mar; 11 abr; 09 mai; 13 jun Colaboração na Ceia de Natal com as famílias carenciadas - 19 dez Jantar de Natal - 20 dez

Festa de Natal da catequese - 14 dez Semana Santa - 2 a 5 abr

Terço ao vivo - 10 mai

2015 - Missão Jovem, 27 julho a 2 agosto

2015 - Taizé, Departamento da Juventude Diocesana 2016 - Jornada Mundial da Juventude Carcóvia 2016 - Missão pequena

(25)

PASTORAL JUVENIL

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 25

ATIVIDADES VICARIAIS:

Orações Vicariais:

Advento - 6 dez

Vigília de Pentecostes - 23 mai Visita Pastoral:

Jornada Vicarial - 7 e 8 mar

Encontro do Sr. Patriarca com os jovens: 8 mar, 11h, Alcobaça Missão Vicarial: 27 jul a 02 ago

EVA:

Nov, dez, jan, fev, mar, abr, mai, jun, Festival Vicarial da Canção - 6 jun

Atividades Diocese:

Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil, 20 e 21 set, Fátima XIX Festival Diocesano da Canção, 27 set

Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil, 11 out XVI Fórum Ecuménico Jovem, 15 nov, Coimbra Festival Nacional, 06 dez, Fátima

Vigília Ecuménica Jovem, 24 jan Retiro de Quaresma, 13 a 15 mar XXX Dia Mundial da Juventude, 29 mar XII Jornada Diocesana da Juventude, 19 abr Fátima Jovem, 2 e 3 mai

Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil, 9 mai Vigília de Pentecostes, 23 mai

(26)

ACÓLITOS

Reunião de Formação

LEITORES

Responsável /Coordenador: José Manuel - Faz a lista e promove Encontros de Formação

GRUPO CORAL

Responsável: Ortelinda Organista: Angelique

Ensaios: sexta-feira / ou quarta-feira

MINISTROS EXTRAORDINÁRIOSDACOMUNHÃO

Responsável /Coordenador: José Manuel - Faz a lista e promove Encontros de Formação

Festa do Doente/Idoso – 12 abril, 15h

Cursos de Formação – Novos: 10 e 11 janeiro (Oeste)

08 fevereiro- Nomeação dos novos Ministros na Sé - Formação para a Renovação:

Jornada da Liturgia, Oeste, 07 mar

PASTORAL LITURGICA

Paróquia de São Martinho do Porto

(27)

PASTORAL MISSIONÁRIA / VOCACIONAL

TEMPOS FORTES DE CELEBRAÇÃO

- Noite de Oração, 1ª quinta-feira de cada mês, 21h-24h - Natal: Vigília (Missa do galo)

- Retiro Quaresmal - Tríduo Pascal - Vigília Pentecostes

TEMPO PASCAL

- Bênção das Famílias

APOSTOLADODA ORAÇÃO

Oração individual. Intenções do Santo Padre. Meditação através das pagelas mensais

Dia do Sagrado Coração de Jesus Reunião periódica

APOSTOLADODO MAR

Encontros vários: Formação e Celebração Encontro Nacional das Praias

ORATÓRIOSDA SAGRADA FAMÍLIA

Acolhimento e Oração em família. Os Oratórios vêm à Igreja no quarto domingo de cada mês.

Dia da Sagrada Família e consagração das Famílias.

PASTORAL ESPIRITUALIDADE

Acompanhar os adolescentes que entraram para o Pré-Seminário Despertar Vocacional

Oração pelas Vocações

09 a 16 nov - Semana dos Seminários Diocesanos 30 nov e 28 jun - Ordenações

Missões: Infância Missionária

CAMPANÁRIOS (9º ao 11º anos): Natal, Páscoa, Verão ESTÁGIOS (7º e 8º anos): Natal; Páscoa; Verão.

Paróquia de São Martinho do Porto

(28)

Centro Social Paroquial de S. Martinho do Porto Direção:

Presidente: Pároco ; Vice Presidente: Teresa Ferreira; Secretário: José Manuel; Tesoureiro: Nuno Vieira; Vogal: Ortelinda Ferreira

Grupo Sócio-Caritativo Vicentino

Presidente: Ortelinda Vice Presidente: Fina Secretário: Ramalho Tesoureira: Luísa Ramalho Colaboradores: vários

Reunião mensal: 1ª quarta-feira de cada mês, às 10:00h.

Atividades: Roupeiro, distribuição Banco Alimentar (1º Sábado)

Atendimento Social: aos sábados das 10h às 12h Visitas às famílias. Ceia de Natal, 19 de Dezembro Venda de Natal

Agosto: Jogo da Canasta

PASTORAL SOCIAL

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 28

ADORAÇÃO EUCARÍSTICA

Noite de Oração: primeiras 5ª feira de cada mês – 21:00 às 24:00h

CONFRARIADO SANTÍSSIMO SACRAMENTO - (FUNDADAEM 1708)

Mesa Administrativa: Juiz: José Romão (Avelar)

Assembleia Geral: Presidente - António Queiroz e Mello

Conselho Fiscal: Presidente - Teresa Ferreira

Espiritualidade Eucarística, incluindo 1ª Quinta-feira - adoração

Pastoral Cultural e Religiosa: Semana Santa; Corpo de Deus; Santo António e Procissões

Procissão do Corpo de Deus - 28 jun, às 17h Pastoral Sócio-Caritativa

1º Domingo, participação na eucaristia com as insígnias

CONFRARIADOS ESCRAVOSDE Nª Sª DA CONCEIÇÃO

Vivência da Espiritualidade Mariana.

ORATÓRIOSDO IMACULADO CORAÇÃODE MARIA

Acolhimento e Oração em família. Os Oratórios vêm à Igreja no quarto domingo de cada mês

GRUPO CARISMÁTICO - SENHOR, TENHOSEDE

Encontro semanal de Oração – sexta-feira, 21:00h Assembleia diocesana - 1 jan

Retiro diocesano - 7 e 8 mar

(29)

PASTORAL SOCIAL

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 29

VISITADORESDE DOENTES/IDOSOS

Responsáveis: Maria Augusta e Helena

3ª feira - visita aos doentes e distribuição da Sagrada Comunhão (ao domicilio)

FUNDAÇÃO CLÉRIGO

5ª feira – visita aos doentes e distribuição da Sagrada Comunhão Missa – segundas 3ª feira de cada mês, 10h

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIADOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE S. MARTINHO DO PORTO

1 de jan - Dia Mundial da Paz, participação dos Bombeiros na eucaristia, “Soldados da Paz”.

21 jun - Aniversário dos Bombeiros, participação na eucaristia dominical.

ATIVIDADES PASTORAL SOCIAL:

27 set - Feira Solidária

8 out - Despertar da Fé, Lisboa

18 out - Jornada Diocesana da Pastoral da Saúde 22 out - Despertar da Fé, Lisboa

31 out - Encontro de Formação para Direções e Técnicos da pastoral social - área jurídica/canónica, Turcifal

10 nov - Envio do guião de preparação para o Advento 2014 (por meio informático para Paróquias e Centros Sociais)

10 nov - Apresentação pública da Operação “10 milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz”

(30)

Paróquia de S. Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 30

PASTORAL SOCIAL

16 nov - Entrega da Luz a todas as Dioceses da Operação “10 milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz”

13 dez - Manifestação pública da Operação “10 milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz”

24 dez - Acendimento das velas Operação “10 milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz”

31 jan - Encontro de Formação Espiritual para Direções, Técnicos Sociais e Animadores da pastoral social das paróquias - que sonho temos para a Pastoral Social como testemunho de fé, Turcifal

2 fev - Envio do guião de preparação para a Quaresma 2015

3 fev - Encontro de Formação e Partilha para Direções, Técnicos e

outros Agentes da pastoral social da Zona 3 (Oeste), 21h

4 fev - Despertar da Fé, Lisboa

27 fev - Encontro de Formação para Direções e Técnicos da pastoral social - área de sustentabilidade financeira / área de recursos huma-nos e relacionamento institucional com o Estado, Turcifal

(31)

Festa de Natal Festa da Páscoa Festa dos Padroeiros Dia da Solidariedade

Dia Convívio dos Agentes de Pastoral Dia da Igreja Diocesana – 31 de maio

PASTORAL ANIMAÇÃO DA COMUNIDADE

Paróquia de S. Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 31

LOCAL DATA FESTAS

S. Martinho Porto 19 - out Cirio de S. Martinho S. Martinho Porto 9 ou 11 - nov Festa de S. Martinho S. Martinho Porto

SEMANA

SANTA Soledade p/ a Capela Nª Sª Livra-Procissão Nocturna de Nª Sª da mento

21 - mar

S. Martinho Porto 22 - abr Procissão do Senhor dos Passos e Sermão do Encontro S. Martinho Porto 3 - abr Descida da Cruz e Procissão do Enterro

Vale Paraíso 14-Mai Festa da Ascensão do Senhor

S. Martinho Porto

Festa de Sto.

António Recitação do Terço na Capela de Sto. António e Procissão da Luz 06-Jun

6 a 14-Jun Festa de Sto. António

F E S T A S A N U A I S

PASTORAL CULTURAL

FOLHA INFORMATIVA

INTERNET - www.paroquiadesaomartinhodoporto.com COMISSÕES DE FESTAS

(32)

Paróquia de S. Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 32

A paróquia não é uma estrutura caduca; preci-samente porque possui uma grande plasticida-de, pode assumir formas muito diferentes que requerem a docilidade e a criatividade missio-nária do Pastor e da comunidade. Isto supõe que esteja realmente em contacto com as famílias e com a vida do povo, e não se torne uma estrutura complicada, separada das pessoas, nem um grupo de eleitos que olham para si mesmos. (A Alegria do Evangelho, 28)

A pastoral em chave missionária exige o abandono deste cómodo critério pastoral: «fez-se sempre assim». (A Alegria do Evangelho, 33)

(33)

ZONAS PASTORAIS

Paróquia de S. Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 33

SÃ O MA R T I N H O D O PO R T O

IGREJA PAROQUIAL

Padroeiro de toda a Comunidade Paroquial

Eucaristia Dominical: “fonte, cume e centro de toda a vida cristã” (L. Gentium)

Festa de S. Martinho: 11 Novembro Festa de Santo António: 13 Junho.

CAPELADE SANTO ANTÓNIO

Festa Anual: 13 de Junho

CAPELADE SANT’ANA (Interior do Cemitério)

CAPELADA FUNDAÇÃO CLÉRIGO

Missa Mensal

V A L E D O PA R A Í S O

Padroeiro: Senhor da Ascensão

Festa Anual: Quinta-feira da Ascensão Atividades:

Missa Mensal, 2º sábado, 20:15h Maio - Oração do Terço, 21h Quaresma: Via Sacra, 6as feiras

SE R R A D O S MA N G U E S

ME D R O S

(34)

ATIVIDADES PASTORAIS A NIVEL VICARIAL

ATIVIDADES DE CATEQUESE A NIVEL DIOCESANO

E VICARIAL

Paróquia de S. Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 34

ENCONTROS DE FORMAÇÃO A NIVEL VICARIAL

Escola de Leigos — Benedita

REUNIÃO DOS PADRES DA VIGARARIA

2 out.– Maiorga / 30 out - Turquel / 4 dez. – Vimeiro / 8 jan. – Benedita/ 5 fev. - Maiorga / 12 mar. - Alcobaça / 7 Maio - Vestiaria / 4 jun. - Nazaré

VISITA PASTORAL À VIGARARIA - 11 janeiro a 8 março 2015

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DE S. MARTINHO DO PORTO - 5 a 8 fevereiro

Atividades comuns a toda a Vigararia:

11 jan, 15h - Conselhos Pastorais , no Stella Maris, Nazaré 11 jan, 16:30h - Missa, no Stella Maris, Nazaré

13 jan, 21:15h - Espiritualidade, liturgia, movimentos, em Turquel 24 fev, 21:15h - Pastoral Social, no Vimeiro

27 fev, 21:15h - Catequistas, na Benedita

1 mar, 15:30h - Escuteiros, no Valado dos Frades 7 e 8 mar - Jornada Vicarial dos Jovens

8 mar, 11h - Jovens, em Alcobaça

8 mar, 14:30h - Famílias, Mosteiro de Alcobaça

8 mar, 16:30h - Missa de encerramento, Mosteiro de Alcobaça

11 out - Encontro de formação Catequistas (1º ao 6º ano), na Benedita 5 e 6 dez - Encontro de discernimento - 24 horas - (7º ao 10º ano), Stella Maris, Nazaré.

14 a 17 fev. – Retiro Diocesano (Casa Nª Sª do Carmo)

27 fev - Encontro Vicarial de Catequistas, Benedita (Visita Pastoral) 09 mai. - Festa da Vida (8º ano), Externato de Penafirme

(35)

S. Martinho e Alfeizerão

GRUPOS / MOVIMENTOS POR DIAS

Paróquia de S. Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 35

DIA HORA GRUPO/ACÇÃO

2ªfª 20.30 h

21:00h

Grupo Carismáticos (Alf.) Grupo Bíblico (quinzenal) (SMP) 3ªfª - 2ª3ªfª - 3ª3ªfª 17-20 h 21.00 h 10.00 h 21.30 h Cartório (SMP)

Visita/Dist. Sag. Com. Domicílio (SMP) Cateq. p/ Adultos (Alf / SMP)

Visita F. Clérigo (Missa) (SMP) Reunião Centro Social Paroquial (Alf) 4ªfª - 1ª4ªfª - 2ª4ªfª 3ª4ª fª 17-20 h 10.00 h 14:30h 16.00 h 21.00 h 21:00h Cartório (Alf.)

Grupo Sócio-Caritativo Vicentino (SMP) Visita CCPJN (Alf.)

Visita Lar – Solar d’Alfeizerão (Alf.) CPBatismos (Alf / SMP)

Secretariado Permanente (Alf.) 5ªfª -1ª5ªfª -1ª5ªfª -2ª5ªfª 3ª 5ªfª 21-24:00 h 18 – 19.00 h 21.00 h 21:00 h

Visitadores Fund. Clérigo (SMP) Noite de Oração (SMP) Confissões (SMP) Reunião Catequistas (SMP) Secretariado Permanente (SMP) 6ªfª - 1ª6ªfª - 1ª6ªfª 2ª6ªfª 18.30 h 21.30 h 18 – 19.00 h 21 – 24.00 h 21:00h Grupo Coral (SMP) Carismáticos (SMP) Confissões (Alf.) Noite de Oração (Alf.)

Reunião Grupo de Jovens (Alf) Reunião Catequistas (Alf) Sab 1º Sab 1º Sab 1º Sab 2º Sab 3º Sab 4º Sab 10-12 h 15-17 h 16-18 h 19.00 h 13:30h 21:30 h 20:30h 21:00 h 21:00h 21:00h

Grupo S. Caritativo Vicentino (SMP) Escuteiros (SMP)

Escuteiros (Alf.) Grupo Coral (Alf)

Direcção Escuteiros (SMP) Direcção Escuteiros (Alf.) Eq. Nª Senhora (SMP)

Pastoral Juvenil: Interparoquial EJNS (Alf)

(36)

Papa Francisco, Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” Papa Francisco, Carta Encíclica “Lumen Fidei”

Conferência Episcopal Portuguesa, Nota Pastoral “Promover a

renovação da Igreja em Portugal”.

Bento XVI, A Porta da Fé, Carta Apostólica.

D. José Policarpo, “Nova Evangelização”, um Desafio Pastoral, Carta Pastoral.

Bento XVI. Catecismo para os Jovens “YOUCAT” Vaticano II, Documentos do Concilio do Vaticano II Catecismo da Igreja Católica

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

Congregação para a Doutrina da Fé, Notas com Indicações Pastorais para o Ano da Fé

Credo / Símbolo dos Apóstolos

DOCUMENTOS INSPIRADORES E ORIENTADORES

PARA O ANO PASTORAL

Assembleia Extraordinária Sinodal dos Bispos, sobre a Família, em Roma, Outubro 2014.

Assembleia Ordinária Sinodal dos Bispos, sobre a Família, em Roma, 2015.

Ano da Vida Consagrada - 2015 SÍNODO LISBOA 2016

Jornada Mundial da Juventude

SINTONIA COM A IGREJA UNIVERSAL

Paróquia de S. Martinho do Porto

(37)

Paróquia de S. Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 37

A Igreja «em saída» é uma Igreja com as por-tas aberpor-tas. Sair em direção aos outros para chegar às periferias humanas não significa correr pelo mundo sem direção nem sentido. Muitas vezes é melhor diminuir o ritmo, pôr de parte a ansiedade para olhar nos olhos e escutar, ou renunciar às urgências para acom-panhar quem ficou caído à beira do caminho.

(38)

S

ETEMBRO

2014

1 SEG

2 TER

3 QUA GRUPO SÓCIO CARITATIVO VICENTINO: reunião mensal (10h)

4 QUI ESPIRITUALIDADE: Noite de Oração (21h)

5 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 6 SAB

7 DOM XXIII DOMINGODO TEMPO COMUM

8 SEG NATIVIDADEDA VIRGEM MARIA

9 TER Visita e Missa na Fundação Clérigo (10h) 10 QUA CPB: S. Martinho do Porto (21h)

11 QUI

12 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 13 SAB ZONA PASTORALDE VALEDO PARAÍSO: missa (20:15h) 14 DOM XXIV DOMINGODO TEMPO COMUM

15 SEG

16 TER 17 QUA

18 QUI CATEQUESE: Reunião de Catequistas (21h)

19 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 20 SAB PASTORAL JUVENIL: III Jornadas Nacionais (Fátima, 20 e 21)

CATEQUESE: Encontro para Catequistas que começam a

dar catequese pela 1ª vez

PASTORAL FAMILIAR: reunião mensal ENS

Paróquia de São Martinho do Porto

(39)

Paróquia de São Martinho do Porto

Calendário Pastoral 2014/15 Página 39

S

ETEMBRO

2014

21 DOM XXV DOMINGODO TEMPO COMUM

22 SEG CATEQUESE: Reunião Responsáveis paroquiais da

Vigararia de Alcobaça (21:30h) Grupo Bíblico (21h)

23 TER 24 QUA

25 QUI

26 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 27 SAB CATEQUESE: Inscrições

ESCUTEIROS: Inicio do Ano Escutista

PASTORAL JUVENIL: XVIII Festival Diocesano da Canção

PASTORAL SÓCIO-CARITATIVA: Feira Solidária

PASTORAL JUVENIL: Reunião EJNS 28 DOM XXVI DOMINGODO TEMPO COMUM

29 SEG CATEQUESE: Inicio

(40)

O

UTUBRO

2014

1 QUA GRUPO SÓCIO CARITATIVO VICENTINO: reunião mensal (10h)

2 QUI Reunião Padres da Vigararia (Maiorga) ESPIRITUALIDADE: Noite de Oração (21h)

3 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h)

CATEQUESE: Jornadas Nacionais de Catequese (Fátima 3 a 5) 4 SAB PASTORAL FAMILIAR: reunião mensal ENS

5 DOM XXVII DOMINGOTEMPO COMUM

Abertura do Ano Pastoral

Inicio da Semana Nacional de Educação Cristã 6 SEG Grupo Bíblico (21h)

7 TER Catequese de Adultos (21h) 8 QUA CPB: Alfeizerão (21h)

CATEQUESE: Despertar da Fé (Doroteias—14:30 / 18:30) 9 QUI CATEQUESE: Reunião de Catequistas (21h)

10 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h)

PASTORAL FAMILIAR: Encontro com os agentes da Pastoral

da Família (zonas pastorais)

11 SAB ZONA PASTORALDE VALEDO PARAÍSO: missa (20:15h)

CATEQUESE: Encontro de Formação Catequistas, 1º ao 6ºano, (Benedita das 9h às 13h)

PASTORAL JUVENIL: Encontro Interparoquial

PASTORAL FAMILIAR: ENS - inicio de atividades (Igreja Caldas da Rainha)

12 DOM XXVIII DOMINGODO TEMPO COMUM

CATEQUESE: Compromisso Crianças e Catequistas

13 SEG

14 TER Visita e Missa na Fundação Clérigo (10h) Catequese de Adultos (21h)

Paróquia de São Martinho do Porto

(41)

O

UTUBRO

2014

15 QUA

16 QUI Secretariado Permanente

17 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h)

CATEQUESE: Curso de Iniciação de catequistas, Vimeiro (17 e 18, 24 e 25)

PASTORAL FAMILIAR: Jornada Nacional (17 a 19) 18 SAB Jornada Diocesana da Pastoral da Saúde

19 DOM XXIX DOMINGODO TEMPO COMUM- Dia Mundial das Missões (Ofertório para as Missões)

Cirio de S. Martinho 20 SEG Grupo Bíblico (21h)

21 TER Catequese de Adultos (21h)

22 QUA CATEQUESE: Despertar da Fé (Doroteias - 14:30 / 18:30) 23 QUI CATEQUESE: Reunião de pais (21h)

24 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) PASTORAL FAMILIAR: ENS - Formação casais responsáveis (Caldas da Rainha)

25 SAB PASTORAL JUVENIL: Reunião EJNS 26 DOM XXX DOMINGODO TEMPO COMUM

27 SEG

28 TER Catequese de Adultos (21h) 29 QUA

30 QUI Reunião Padres da Vigararia (Turquel)

31 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h)

PASTORAL SOCIAL: Encontro de Formação para Direções e

Técnicos da pastoral social - área jurídica/canónica, Turcifal

Paróquia de São Martinho do Porto

(42)

N

OVEMBRO

2014

1 SÁB TODOSOS SANTOS - SOLENIDADE

PASTORAL FAMILIAR: reunião mensal ENS

ESCUTEIROS: animação da missa

ESCUTEIROS: Acantonamento da Alcateia, na sede (1 e 2)

2 DOM XXXI DOMINGODO TEMPO COMUM

Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos 3 SEG Grupo Bíblico (21h)

4 TER Catequese de Adultos (21h)

5 QUA GRUPO SÓCIO CARITATIVO VICENTINO: reunião mensal (10h)

6 QUI ESPIRITUALIDADE: Noite de Oração (21h)

7 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 8 SAB ZONA PASTORALDE VALEDO PARAÍSO: missa (20:15h)

PASTORAL JUVENIL: Encontro Interparoquial

9 DOM XXXII DOMINGODO TEMPO COMUM- Inicio Sem Seminários Diocesanos

CATEQUESE: Festa do Acolhimento (1º ano) Festa de S. Martinho

10 SEG PASTORAL SOCIAL: Envio do guião de preparação para o

Advento 2014

PASTORAL SOCIAL: Apresentação pública da Operação “10 milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz”

11 TER Visita e Missa na Fundação Clérigo (10h) Catequese de Adultos (21h)

12 QUA CPB: S. Martinho do Porto (21h)

CATEQUESE: Despertar da Fé (Doroteias - 14:30 / 18:30) 13 QUI CATEQUESE: Reunião de Catequistas (21h)

14 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h)

Paróquia de São Martinho do Porto

(43)

N

OVEMBRO

2014

15 SAB ESCUTEIROS: EGO’S - para guias de todas as secções (15 e 16) CATEQUESE: Formação de catequistas de adolescentes (Paróquia do Sagrado Coração de Jesus das 9:30 às 13h)

PASTORAL JUVENIL: XVI Fórum Ecuménico Jovem (Coimbra) PASTORAL FAMILIAR: Formação p/ agentes da Pastoral familiar 16 DOM XXXIII DOMINGODO TEMPO COMUM - Dia dos Seminários

Diocesanos (Ofertório para os Seminários Diocesanos) PASTORAL SOCIAL: Manifestação 10 Milhões de Estrelas 17 SEG Grupo Bíblico (21h)

18 TER Catequese de Adultos (21h) 19 QUA

20 QUI Secretariado Permanente

21 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 22 SAB PASTORAL JUVENIL: Reunião EJNS

ESCUTEIROS: Acantonamento da Flotilha (21 e 22)

PASTORAL FAMILIAR: ENS - Encontro nacional (Fátima, 22 e 23)

23 DOM NOSSO SENHORJESUS CRISTO REIDO UNIVERSO - Solenidade

24 SEG

25 TER Catequese de Adultos (21h) 26 QUA

27 QUI

28 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 29 SAB

30 DOM I DOMINGODO ADVENTO (Inicio Ano B)

PASTORAL VOCACIONAL: Ordenações Paróquia de São Martinho do Porto

(44)

D

EZEMBRO

2014

1 SEG Grupo Bíblico (21h)

2 TER Catequese de Adultos (21h)

3 QUA GRUPO SÓCIO CARITATIVO VICENTINO: reunião mensal (10h)

4 QUI Reunião Padres da Vigararia (Vimeiro) ESPIRITUALIDADE: Noite de Oração (21h)

5 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h)

CATEQUESE: Encontro discernimento vocacional (7º ao 10º ano, Nazaré, 5 e 6 dez)

6 SAB PASTORAL FAMILIAR: reunião mensal ENS

ESCUTEIROS: animação da missa

PASTORAL JUVENIL: Oração Vicarial (21:30h) PASTORAL JUVENIL: Festival Nacional (Fátima)

7 DOM II DOMINGODO ADVENTO

8 SEG IMACULADA CONCEIÇÃODA VIRGEM MARIA - Solenidade

(Ofertório para a Fraternidade Sacerdotal)

PASTORAL FAMILIAR: ENS - Festa / Convívio casais e famílias (CSP Caldas da Rainha)

PASTORAL FAMILIAR: Bênção das grávidas

9 TER Visita e Missa na Fundação Clérigo (10h) Catequese de Adultos (21h)

10 QUA CPB: Alfeizerão (21h)

11 QUI CATEQUESE: Reunião de Catequistas (21h)

12 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 13 SAB ZONA PASTORALDE VALEDO PARAÍSO: missa (20:15h)

PASTORAL SOCIAL: Manifestação pública da Operação “10 milhões de Estrelas”

14 DOM III DOMINGODO ADVENTO

CATEQUESE: Festa da Entrega da Bíblia (4ºano) CATEQUESE: Festa de Natal (15h)

Paróquia de São Martinho do Porto

(45)

D

EZEMBRO

2014

15 SEG Grupo Bíblico (21h)

16 TER Catequese de Adultos (21h)

17 QUA PASTORAL VOCACIONAL: Estágio 7º a 8ºano (17 a 19) 18 QUI Secretariado Permanente

19 SEX GRUPO SÓCIO CARITATIVO VICENTINO: Ceia de Natal com as

famílias carenciadas

GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 20 SAB PASTORAL VOCACIONAL: Campanário 9º ao 11ºano (20 a 23)

21 DOM IV DOMINGODO ADVENTO

22 SEG 23 TER

24 QUA VIGILIADO NATAL (Missa do Galo)

PASTORAL SOCIAL: Acendimento das velas Operação “10

milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz”

25 QUI NATALDO SENHOR - Solenidade

26 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 27 SAB PASTORAL JUVENIL: Reunião EJNS

28 DOM SAGRADA FAMILIADE JESUS, MARIAE JOSÉ - Festa

29 SEG Grupo Bíblico (21h)

PASTORAL JUVENIL: Natal em Lisboa (29 e 30) 30 TER

31 QUA

Paróquia de São Martinho do Porto

(46)

J

ANEIRO

2015

1 QUI SANTA MARIA, MÃEDE DEUS - Solenidade

XLVIII Dia Mundial da Paz

ESPIRITUALIDADE: Noite de Oração (21h)

2 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 3 SAB PASTORAL FAMILIAR: reunião mensal ENS

4 DOM EPIFANIADO SENHOR - Solenidade

Festa da Infância Missionária 5 SEG

6 TER Catequese de Adultos (21h)

7 QUA GRUPO SÓCIO CARITATIVO VICENTINO: reunião mensal (10h)

8 QUI Reunião Padres da Vigararia (Benedita) CATEQUESE: Reunião de Catequistas (21h)

9 SEX ESCUTEIROS: ACAGRUP de Natal com Promessas CEO

(9 a 11jan)

GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 10 SAB ZONA PASTORALDE VALEDO PARAÍSO: missa (20:15h)

PASTORAL JUVENIL: Encontro Interparoquial MEC: Curso de novos ministros (10 e 11)

CATEQUESE: Formação de catequistas de adolescentes

(Paróquia do Sagrado Coração de Jesus das 9:30 às 13h)

11 DOM BATISMODO SENHOR-FESTA

CATEQUESE: Festa das Bem Aventuranças (7º ano)

Inicio da Visita Pastoral à Vigararia XV

VISITA PASTORAL: Conselhos Pastorais (Stella Maris, Nazaré, 15h) VISITA PASTORAL: Missa (Stella Maris, Nazaré, 16:30h)

12 SEG Grupo Bíblico (21h)

13 TER Visita e Missa na Fundação Clérigo (10h) Catequese de Adultos (21h)

VISITA PASTORAL: Espiritualidade, liturgia, movimentos

(Turquel, 21:15h)

Paróquia de São Martinho do Porto

(47)

J

ANEIRO

2015

14 QUA CPB: S. Martinho do Porto (21h) 15 QUI

16 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 17 SAB

18 DOM II DOMINGODO TEMPO COMUM

1º dia do Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos 19 SEG

20 TER Catequese de Adultos (21h) 21 QUA

22 QUI Secretariado Permanente

23 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 24 SAB PASTORAL JUVENIL: Reunião EJNS

ESCUTEIROS: EGO’s para os guias de todas as secções (24 e 25) 25 DOM III DOMINGODO TEMPO COMUM

CONVERSÃODE S. PAULO -FESTA

8ª dia do Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos CATEQUESE: Festa da Entrega do Credo (5ºano)

26 SEG Grupo Bíblico (21h)

27 TER Catequese de Adultos (21h) 28 QUA

29 QUI

30 SEX PASTORAL FAMILIAR: ENS - Retiro do setor CR e Torres Vedras (30 jan a 01 fev, Fátima)

GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 31 SAB PASTORAL SOCIAL: Encontro de Formação Espiritual para

Direções, Técnicos Sociais e Animadores da pastoral social das paróquias - que sonho temos para a Pastoral Social como testemunho de fé, Turcifal

Paróquia de São Martinho do Porto

(48)

F

EVEREIRO

2015

1 DOM IV DOMINGODO TEMPO COMUM - APRESENTAÇÃODO SENHOR - FESTA

(Ofertório para a Universidade Católica) 2 SEG Dia do Consagrado

Dia Mundial da Viúva

PASTORAL SOCIAL: Envio do guião de preparação para a Quaresma 2015

3 TER Catequese de Adultos (21h)

PASTORAL SOCIAL: Encontro de Formação e Partilha para

Direções, Técnicos e outros Agentes da pastoral social da Zona 3 (Oeste), 21h

4 QUA GRUPO SÓCIO CARITATIVO VICENTINO: reunião mensal (10h)

CATEQUESE: Despertar da Fé (Doroteias—14:30 / 18:30) 5 QUI VISITA PASTORAL

Reunião Padres da Vigararia (Maiorga) ESPIRITUALIDADE: Noite de Oração (21h) 6 SEX VISITA PASTORAL

GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h)

PASTORAL FAMILIAR: ENS - reunião equipa do setor com casais responsáveis (Centro Paroquial Caldas da Rainha)

7 SAB VISITA PASTORAL

PASTORAL FAMILIAR: reunião mensal ENS

8 DOM V DOMINGODO TEMPO COMUM

VISITA PASTORAL

CATEQUESE: Celebração do Crisma

MEC: Nomeação de novos ministros na Sé (10 e 11)

9 SEG Grupo Bíblico (21h)

10 TER Visita e Missa na Fundação Clérigo (10h) Catequese de Adultos (21h)

11 QUA PASTORALDA SAÚDE: Dia Mundial do Doente - Nª Sª de Lourdes

CPB: Alfeizerão (21h)

Paróquia de São Martinho do Porto

(49)

F

EVEREIRO

2015

12 QUI CATEQUESE: Reunião de Catequistas (21h)

13 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) CATEQUESE: Encontro Interdiocesano (Fátima, 13 a 15) 14 SAB ZONA PASTORALDE VALEDO PARAÍSO: missa (20:15h)

PASTORAL JUVENIL: Encontro Interparoquial

CATEQUESE: Retiro Diocesano de Catequistas (Fátima 14 a 17)

15 DOM VI DOMINGODO TEMPO COMUM

16 SEG

17 TER Catequese de Adultos (21h)

18 QUA QUARTAFEIRADE CINZAS

19 QUI Secretariado Permanente

20 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) ESCUTEIROS: Acantonamento da Flotilha (20 a 22)

21 SAB

22 DOM I DOMINGODA QUARESMA

Catequese Quaresmal 23 SEG Grupo Bíblico (21h)

24 TER Catequese de Adultos (21h)

VISITA PASTORAL: Pastoral Social (Vimeiro, 21:15h) 25 QUA

26 QUI

27 SEX VISITA PASTORAL: Catequistas (Benedita, 21:15h) GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h)

PASTORAL SOCIAL: Encontro de Formação para Direções e Técnicos da pastoral social - área de sustentabilidade finan ceira / área de recursos humanos e relacionamento institu cional com o Estado, Turcifal

28 SAB PASTORAL JUVENIL: Reunião EJNS Paróquia de São Martinho do Porto

(50)

M

ARÇO

2015

1 DOM II DOMINGODA QUARESMA

Catequese Quaresmal

VISITA PASTORAL: Escuteiros (Valado dos Frades, 15:30h) 2 SEG

3 TER Catequese de Adultos (21h)

4 QUA GRUPO SÓCIO CARITATIVO VICENTINO: reunião mensal (10h)

5 QUI ESPIRITUALIDADE: Noite de Oração (21h) Semana da Cáritas (5 a 7)

6 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 7 SAB PASTORAL FAMILIAR: reunião mensal ENS

PASTORAL JUVENIL: Jornada Vicarial (7 e8)

PASTORAL FAMILIAR: Formação p/ agentes da Pastoral familiar Jornada da Liturgia (Oeste)

8 DOM III DOMINGODA QUARESMA

(Ofertório para a Cáritas Portuguesa) CATEQUESE: Festa da Vida (8ºano)

VISITA PASTORAL: Jovens (Alcobaça, 11h)

VISITA PASTORAL: Famílias (Mosteiro de Alcobaça, 14:30h)

VISITA PASTORAL: Missa de Encerramento (Mosteiro de Alcobaça, 16:30h)

Catequese Quaresmal Dia da Cáritas

9 SEG Grupo Bíblico (21h)

10 TER Catequese de Adultos (21h)

Visita e Missa na Fundação Clérigo (10h) 11 QUA CPB: S. Martinho do Porto (21h) 12 QUI Reunião Padres da Vigararia (Alcobaça)

CATEQUESE: Reunião de Catequistas (21h)

13 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) PASTORAL JUVENIL: Retiro da Quaresma (13 a 15)

Paróquia de São Martinho do Porto

(51)

M

ARÇO

2015

14 SAB ZONA PASTORALDE VALEDO PARAÍSO: missa (20:15h)

PASTORAL JUVENIL: Encontro Interparoquial 15 DOM IV DOMINGODA QUARESMA

Catequese Quaresmal 16 SEG

17 TER Catequese de Adultos (21h) 18 QUA

19 QUI SÃO JOSÉ - Solenidade

Secretariado Permanente

20 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h)

21 SAB Procissão noturna de Nª Sª da Soledade para a Capela de

Nª Sª Livramento

PASTORAL VOCACIONAL: Estágio 7º a 8ºano (21 a 23) 22 DOM V DOMINGODA QUARESMA

Procissão do Senhor dos Passos e Sermão do Encontro 23 SEG Grupo Bíblico (21h)

24 TER Catequese de Adultos (21h)

25 QUA PASTORAL FAMILIAR: Dia da criança concebida 26 QUI

27 SEX ESCUTEIROS: ACAGRUP de Páscoa (27 a 29)

GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 28 SAB PASTORAL JUVENIL: Reunião EJNS

29 DOM DOMINGODE RAMOS

Catequese Quaresmal

XXX Dia Mundial da Juventude 30 SEG

31 TER Catequese de Adultos (21h)

Paróquia de São Martinho do Porto

(52)

A

BRIL

2015

1 QUA GRUPO SÓCIO CARITATIVO VICENTINO: reunião mensal (10h) 2 QUI Quinta Feira Santa

ESPIRITUALIDADE: Noite de Oração (21h)

3 SEX Sexta Feira Santa

(Ofertório para os Lugares Santos de Jerusalém) Descida da Cruz e Procissão do Enterro

4 SAB Sábado Santo

PASTORAL FAMILIAR: reunião mensal ENS 5 DOM DOMINGODE PÁSCOA

6 SEG Grupo Bíblico (21h)

7 TER Catequese de Adultos (21h) 8 QUA CPB: Alfeizerão (21h)

9 QUI CATEQUESE: Reunião de Catequistas (21h)

10 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h) 11 SAB ZONA PASTORALDE VALEDO PARAÍSO: missa (20:15h)

PASTORAL JUVENIL: Encontro Interparoquial 12 DOM II DOMINGODE PÁSCOA

CATEQUESE: Festa do Pai Nosso (2º ano)

Festa do Doente/Idoso (15h)

13 SEG

14 TER Visita e Missa na Fundação Clérigo (10h) Catequese de Adultos (21h)

15 QUA

16 QUI Secretariado Permanente

17 SEX GRUPODE RENOVAMENTO CARISMÁTICO: Oração (21h)

Paróquia de São Martinho do Porto

Referências

Documentos relacionados

Nesse mesmo período, foi feito um pedido (Processo do Conjunto da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro nº 860-T-72) pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pelo Clube de

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

O presente artigo tem o objetivo básico de oferecer uma introdução ao Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas(Common European Framework of References for Languages:

O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (BRASIL,

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

(19) - «L'I.S. doit, maintenant, réali- ser la philosophie», citado por Guy Debord em Les thèses de Ham- bourg en Septembre, 1961, Annexe 3, Internationale Situationniste, Édi-

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição