• Nenhum resultado encontrado

2. Observe o gráfico S x t abaixo e responda. b) O movimento é progressivo ou retrógrado? Explique. c) Desenhe o gráfico V x t entre 0 e 5 segundos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. Observe o gráfico S x t abaixo e responda. b) O movimento é progressivo ou retrógrado? Explique. c) Desenhe o gráfico V x t entre 0 e 5 segundos."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Colégio Master Anglo – Araraquara

1ª série EM – Exercícios de revisão para Recuperação –2º bimestre

Física – Adriano

Gráficos MU

MCU e acoplamentos

Vetor deslocamento

Vetor velocidade

1. Observe o gráfico S x t abaixo e responda.

a) O movimento é uniforme ou uniformemente variado? Explique. b) O movimento é progressivo ou retrógrado? Explique.

c) Desenhe o gráfico V x t entre 0 e 5 segundos.

2. Observe o gráfico S x t abaixo e responda.

a) O movimento é uniforme ou uniformemente variado? Explique.

b) Em que trechos o movimento é progressivo? Em que trechos o movimento é retrógrado? Explique.

(2)

3. Observe o gráfico V x t abaixo e responda.

a) O movimento é uniforme ou uniformemente variado? Explique.

b) Em que trecho o movimento é progressivo? Em que trecho o movimento é retrógrado? Explique.

c) Desenhe o gráfico S x t entre 0 e 8 segundos.

4. Defina: a) Período:

b) Frequência:

c) Velocidade escalar:

d) Velocidade angular:

5. Uma partícula executa um movimento uniforme sobre uma circunferência de raio 2m. Ela percorre metade da circunferência em 2,0 s. Calcule:

a) T(s) b) f(hertz) c) V(m/s) d) ω(°/s)

6. Um corpo em MCU de raio igual a 4m completa 20 voltas em 10 segundos. Calcule:

a) T(s) b) f(hertz) c) V(m/s) d) ω(°/s)

7. Um menino passeia em um carrossel de raio igual a 3m. Sua mãe, do lado de fora do carrossel, observa o garoto passar por ela a cada 30 s. Calcule:

(3)

8. Com a finalidade de destacar a rapidez de uma serra circular em cortar pedras e cerâmicas, um folheto ressalta uma noção confusa, ao explicar que a máquina, muito rápida, gira com velocidade de 13000 rpm. De fato, a informação dada é a frequência da máquina e não sua velocidade. O folheto ficaria correto e coerente se ressaltasse a velocidade angular da máquina. Calcule a velocidade angular da serra, em °/s.

9. Um ciclista percorre uma pista circular de comprimento total igual a 1000 metros. O ciclista pedala de maneira a manter sua velocidade escalar constante, cumprindo um quarto do comprimento da pista a cada 25 segundos. A partir dessas informações, responda:

a) Quais os valores do período e da frequência do ciclista? b) Qual o valor da velocidade escalar do ciclista, em m/s? c) Qual o valor da velocidade angular do ciclista, em rad/s?

10. Faça um desenho mostrando um acoplamento interno entre dois discos A e B. Cite as suas características comparando os períodos, as frequências, as velocidades angulares e as

velocidades escalares dos discos.

11. Faça um desenho mostrando um acoplamento externo entre dois discos A e B. Cite as suas características comparando os períodos, as frequências, as velocidades angulares e as

velocidades escalares dos discos.

12. Observe o globo terrestre da figura abaixo. Compare os períodos (T), as frequências (f), as velocidades angulares (ω) e as velocidades escalares (V) de dois pontos A e B localizados, respectivamente, nas latitudes 30° norte e 60° norte.

13. Observe o sistema indicado na figura abaixo em que duas engrenagens (rodas dentadas) estão acopladas a um mesmo eixo. Compare os períodos (T), as frequências (f), as

velocidades angulares (ω) e as velocidades escalares (V) de dois pontos materiais A e B localizados sobre a periferia de cada uma das engrenagens.

(4)

14. Observe os sistemas indicados abaixo em que dois discos estão acoplados externamente. A maneira pela qual os discos estão acoplados – por correia ou por contato direto – tem como consequência o fato dos discos girarem no mesmo sentido (por correia) ou em sentidos opostos (contato direto). As outras características do sistema não são alteradas de acordo com o tipo do acoplamento. Caso o raio do disco A seja o triplo do raio do disco B, qual o valor da frequência de B, em hertz, admitindo que a frequência de A seja igual a 180 rpm?

15. Ainda em relação à questão anterior, responda:

a) quais os valores das velocidades angulares dos discos A e B? b) quais os valores dos períodos de cada um dos discos A e B?

16. Um automóvel percorre 6 km para o norte e, em seguida 8 km para o leste. Calcule a intensidade do vetor deslocamento, em relação ao ponto de partida. Faça um desenho da situação proposta.

17. Um móvel percorre uma trajetória circular de 4 metros de raio. Após percorrer metade da circunferência, calcule o deslocamento vetorial do móvel. Faça um desenho da situação proposta.

18. Um móvel percorre uma trajetória circular de 4 metros de raio. Após percorrer um quarto da circunferência, calcule o deslocamento vetorial do móvel. Faça um desenho da situação proposta.

19. Um móvel percorre uma trajetória circular de 4 metros de raio. Após percorrer três quartos da circunferência, calcule o deslocamento vetorial do móvel. Faça um desenho da situação proposta.

20. Um móvel percorre uma trajetória circular de 4 metros de raio. Após completar a circunferência, calcule o deslocamento vetorial do móvel. Faça um desenho da situação proposta.

21. Um "calouro" do Curso de Física recebeu como tarefa medir o deslocamento de uma formiga que se movimenta em uma parede plana e vertical. A formiga realiza três deslocamentos sucessivos: 1) um deslocamento de 20 cm na direção vertical, parede abaixo; 2) um deslocamento de 30 cm na direção horizontal, para a direita; 3) um deslocamento de 60 cm na direção vertical, parede acima. No final dos três deslocamentos, calcule o deslocamento vetorial resultante da formiga. Faça um desenho da situação proposta.

(5)

22. A figura abaixo mostra o mapa de uma cidade em que as ruas retilíneas se cruzam perpendicularmente e cada quarteirão mede 100 m. Você caminha pelas ruas a partir de sua casa, na esquina A, até a casa de sua avó, na esquina B. Dali segue até sua escola, situada na esquina C. A menor distância que você caminha e a distância em linha reta entre sua casa e a escola são, respectivamente:

a) 1800 m e 1400 m. b) 1600 m e 1200 m. c) 1400 m e 1000 m. d) 1200 m e 800 m. e) 1000 m e 600 m.

23. As informações a seguir referem-se a um movimento retilíneo realizado por um objeto qualquer.

I. A velocidade vetorial pode mudar de módulo. II. A velocidade vetorial tem sempre módulo constante. III. A velocidade vetorial tem direção constante.

A alternativa que representa corretamente o movimento retilíneo é: a) I, II e III

b) Somente III c) Somente II d) II e III e) I e III

24. Considere uma partícula em movimento.

A respeito de sua velocidade vetorial (instantânea) assinale a opção falsa: a) tem direção sempre tangente à trajetória;

b) tem sentido sempre concordante com o sentido do movimento;

c) tem intensidade sempre igual ao valor absoluto da velocidade escalar (instantânea); d) somente é constante se o movimento for retilíneo e uniforme;

(6)

25. Considere uma partícula em movimento circular e uniforme. Assinale a opção falsa:

a) a velocidade escalar é constante;

b) a velocidade vetorial tem módulo igual ao da velocidade escalar; c) a velocidade vetorial tem módulo constante;

d) a velocidade vetorial é variável;

Referências

Documentos relacionados