• Nenhum resultado encontrado

ATA DA 29ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS CPGCM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DA 29ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS CPGCM"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS - PPGCM

Rodovia João Leme dos Santos, km 110, Bairro Itinga Telefone: (15) 3229-5941

CEP 18052-780 - Sorocaba - São Paulo – Brasil ppgcm@ufscar.br / www.ppgcm.ufscar.br

ATA DA 29ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS – CPGCM

DIA: 27/10/2011

HORÁRIO: 10:00 h.

LOCAL: Sala da Pós-Graduação (Prédio da Biblioteca)

Presidente:- Prof. Antonio Riul Jr.

Membros Titulares:-

Profª. Jane Maria Faulstich de Paiva Profª. Marystela Ferreira

Prof. Vagner Roberto Botaro

Representante dos Discentes: Franciele Nicole dos Santos

Suplentes:

Profª. Ana Lúcia Brandl Prof. Fábio Minoru Yamaji

1. Aprovação da Ata anterior. Foram aprovadas as Atas da 28ª reunião ordinária realizada em 22/09/11 e 6ª reunião extraordinária realizada em 23/09/11, da CPGCM.

2. COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA

2.1. Continuação da Reunião dos Coordenadores da Área de Materiais/Capes, no X Encontro SBPMAT, realizado em 25/09/11 – Gramado/RS. Ficou decidido que irá ser proposto no ano que vem a mudança do Fator de Impacto do sistema ISI para o ScimagoJR, pois neste último quando se seleciona uma alternativa, o sistema faz a estratificação automaticamente. Serão feitas três simulações pela coordenação de área, para a escolha de uma opção para a substituição.

2.2. Informe CoPg, realizada em 26/10/11. 2.2.1. O Depto. de Compras está sobrecarregado, mas atualizarão aos poucos. 2.2.2. No ano 2012, serão liberadas mais Bolsas Reuni, talvez até para os Programas de Mestrado Profissional. 2.2.3. O Prof. Bernardo ficou de conversar com o Prof. Manoel, Pró-Reitor de Administração, sobre a

(2)

Página 2 de 5

possibilidade da Pró-Reitoria pagar as despesas de melhorias da rede elétrica da secretaria de Pós-Graduação, devido à sobrecarga que está acontecendo ocasionando quedas de energia.

2.3. Portarias/Capes. O Prof. Carlos Graeff enviou as seguintes Portarias para conhecimento:- Portaria nº 191, de 04/10/11; o Prof. Antonio Riul Jr. enfatizou os seguintes itens que tratam das categorias de Docentes nos programas de Pós-Graduação; i) participem de projetos de pesquisa do programa; ii) orientem alunos de mestrado ou doutorado do programa, sendo devidamente credenciados como orientador pelo programa de pós-graduação e pela instância para esse fim considerada competente pela

instituição; ou seja, o Prof. Antonio J. F. de Carvalho, que agora está vinculado a USP

Universidade de São Paulo, não poderá mais continuar credenciado como “Permanente”, só como “Colaborador”. A Profª. Marystela sugeriu enviar um ofício para o Pró-Reitor, Prof. Bernardo A. do N. Teixeira; e solicitar que seja estabelecido convênio com a USP ou alterada a condição de Docente Permanente para Colaborador do Prof. Antonio Carvalho, conforme Portaria da Capes. Na Portaria nº 192, de 04/10/11, resumi-se em: i) regime de dedicação integral à instituição - caracterizada pela prestação de quarenta horas semanais de trabalho - admitindo-se que parte não majoritária desses docentes tenha regime de dedicação parcial; ii) A atuação de docentes permanentes em até três programas será admitida, excepcional e temporariamente, nas seguintes situações; - a) nos casos em que o terceiro for um curso de mestrado profissional; b) a relação de orientandos/orientador fica condicionada ao limite máximo de 8 (oito) alunos por orientador, considerados todos os cursos em que o docente participa como permanente. Portaria nº 193, de 04/10/11, são requisitos gerais aplicáveis às propostas de cursos novos submetidas à avaliação da Capes: i) adequação ao plano de desenvolvimento institucional da proponente e comprometimento dos dirigentes da instituição com a iniciativa. A Portaria nº 194, de 04/10/11 fixa procedimentos para divulgação, envio dos resultados da avaliação ao Conselho Nacional de Educação e início de funcionamento dos cursos novos de mestrado e doutorado. As portarias serão encaminhadas aos docentes do PPGCM para ciência.

2.4. Artigo FAPESP. Na revista da Fapesp deste mês foi publicado um artigo sobre ética, intitulado: “Boas Práticas Científicas”. A Fapesp lança código para preservar a integridade da pesquisa. O Prof. Romeu Cardozo virá no mês de novembro ao campus Sorocaba ministrar palestra sobre este tema.

2.5. Sala de Informática. Dos 19 computadores comprados, 11 estão com problemas. A Profª. Eliana A. Simabukuro conversou com os técnicos da informática que informaram não

(3)

Página 3 de 5

ser de responsabilidade deles, pois já vieram com defeitos. A empresa que vendeu também foi contactada, mas informaram que os computadores foram entregues em perfeitas condições. Os equipamentos foram comprados com reserva técnica Fapesp, e como ainda estão na garantia a empresa que forneceu que resolverá os problemas. Consultar se a administração do campus para ver se um técnico poderia atender o laboratório.

2.6. Pró-Equipamentos/2011. O “Mev de Bancada” já está em processo de compra.

3. COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS

3.1. A Profª. Jane Maria Faulstich de Paiva informa que solicitou à secretária para incluir na pauta da próxima CPG a revisão das regras para aluno especial, porque de acordo com o que foi estabelecido anteriormente; a matrícula do aluno especial deve ser regularizada após um ano de seu ingresso no programa. A Profª. Jane está prevendo que um aluno sob sua orientação não conseguirá cumprir os prazos se for passado para a condição de aluno regular na próxima matrícula. O Prof. Antonio Riul Jr solicita também para incluir as normas para o Exame de Qualificação e complementa que até o final do ano fará uma revisão geral em outras normas complementares e no Regimento Interno do programa.

4. EXPEDIENTE

4.1. Homologação da Defesa de Dissertação da mestranda Adriane de Medeiros Ferreira, aprovada “Ad referendum” em 28/09/11.

Homologado. Parecer nº 09/11

Discente: ADRIANE DE MEDEIROS FERREIRA Data da Defesa: 28/09/2011

Orientador: Prof. Dr. Antonio José Felix de Carvalho

Banca examinadora: Prof. Dr. Antonio José Felix de Carvalho, Prof. Dr. Alessandro Gandini, Profª. Drª. Wang Shu Hui.

Título: “Estudo de Composições de Amido Termoplástico: Extrusão Reativa e Nanocompósitos com Microfibrilas de Celulose”.

4.2. Solicitação do aluno Adriano de Moraes Amarante para o Exame de Qualificação em 22/11/11. Os membros aceitaram o pedido de Exame de Qualificação do referido aluno.

4.3. Solicitação do aluno Lauri Ruberti para convalidação dos créditos externo da disciplina: “Soldagem e Junção de Materiais” – 08 créditos, cursada no IPEN –

(4)

Página 4 de 5 Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, na USP em São Paulo. Esclareceu-se que o discente já concluiu os créditos em disciplinas no programa e esta é somente para acrescentar ao histórico escolar. Após a explicação os membros aprovaram a convalidação dos créditos.

4.4. Calendário e Critérios de Eleição para Coordenador, vice e composição novos membros da CPGCM. A eleição será somente para as funções de Coordenador e Vice. Os demais membros da CPGCM serão eleitos posteriormente, seguindo o regimento interno do programa. Será tratado na CPG de dezembro a possibilidade de se alterar o Regimento Interno para a inclusão de mais um membro na CPG, de 4 (quatro) para 5 (cinco). Foi aprovada a Comissão Eleitoral formada por: Profª. Marystela Ferreira (Presidente), Prof. Fábio Minoru Yamaji, Tiago Pedroso de Almeida (discente) e a secretária do PPGCM, Dóris Regiane Machado Albuquerque. A Comissão deverá elaborar Edital de acordo com o regulamento e regimento interno do PPGCM, e tomar as providências necessárias para a realização do pleito. Será feita uma chamada por email aos docentes do programa para informar a abertura do Edital para a eleição com o cronograma das atividades, conforme estabelecido abaixo:-

Inscrições das Chapas

31/10/2011 à

04/11/2011 Secretaria – PPGCM ou via email: dorisregianema@ufscar.br

Eleição 05/12/2011

Sala AT 13 das 10:00 às 12:00 h

Sala 14 (Profª. Marystela Ferreira) das 14:00 às 17:00 h Divulgação dos

Resultados 06/12/2011 Página do PPGCM – www.ppgcm.ufscar.br

4.5. Revisão dos recursos para impressões das Dissertações. Na 25ª CPGCM de 19/05/11 ficou registrado no item 4.6 o seguinte: “A Profª. Marystela comentou que ficará muito oneroso para o programa assumir as despesas para a impressão das dissertações e que este recurso poderá ser utilizado para auxiliar os alunos para a participação em congressos. Os demais membros concordaram com a sugestão e deliberaram que nas próximas defesas as impressões das dissertações ficarão por conta dos mestrandos. A proposta é que o PPGCM forneça a Capa, ou venda a preço de custo, e o aluno se encarrega da impressão”. Os membros ratificaram a decisão que nas próximas defesas o programa fornecerá as capas e etiquetas para a dissertação, com os mestrandos assumindo os custos para a impressão e encadernação, podendo utilizar os serviços da gráfica da Ufscar ou em outra de sua preferência. Os alunos deverão estar cientes que deverão entregar dois exemplares na secretaria do PPGCM, sendo um para arquivo do programa e outro para disponibilizar para a Biblioteca do campus de Sorocaba.

4.6. Definição Grade Horária 1º sem/12 das disciplinas. Em Janeiro de 2012 serão confirmadas as alocações das salas e os docentes responsáveis, conforme segue abaixo:-

(5)

Página 5 de 5 i) Ciência dos Materiais I - CMI 6ª feira às 08:00 às 12:00h

UFSCar – Sala AT11

Docentes Responsáveis

Francisco Trivinho Strixino, Eliana Ap. R. Duek e Nilson C. Cruz da Posmat – Unesp, campus Sorocaba.

ii) Introdução aos Polímeros e

Materiais de Fontes Renováveis 4ª feira – 14:00 às 18:00h

Fábio Yamaji, Jane M. F. de Paiva e Vagner R. Botaro

iii) Tópicos Especiais em Ciência

dos Materiais 4ª feira – 09:00 às 11:00h Elisabete A. Pereira

iv) Tópicos Especiais: Quimiometria 5ª feira – 08:00 às 12:00h Walter R. Waldman Fabiana Ribeiro/Unesp v) Capacitação Docente em

Ciência dos Materiais I Monitoria - Bolsistas/Capes Marystela Ferreira

4.7. Definir regras p/ a sala de informática. O orçamento para a fechadura eletrônica foi realizado, mas para pagar com a reserva técnica institucional da FAPESP será necessário esperar o empenho da próxima reserva destinada ao campus, por isso não será possível fazê-lo agora. Os membros decidiram agendar uma reunião com todos os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação e levar as seguintes propostas:- i) que os alunos assinem um Termo de Responsabilidade para utilização dos equipamentos; ii) definir regras para uso da sala; iii) instalação de câmeras, placa eletrônica e fechadura eletrônica com recurso da reserva técnica institucional; v) propor chave única com outros PPGs e; vi) que o aluno fique responsável em abrir e fechar a sala, e no caso dele não estar presente que a chave fique na portaria.

Nada mais havendo a tratar, O Prof. Antonio Riul Jr, encerrou a reunião às 11:30 h e eu, Dóris R. M. Albuquerque, secretariei esta reunião e lavrei a presente ata, a qual será assinada por todos os membros.

PROF. ANTONIO RIUL JUNIOR ---

PROFª. JANE MARIA FAULSTICH DE PAIVA ---

PROFª. MARYSTELA FERREIRA ---

DÓRIS REGIANE MACHADO ALBUQUERQUE --- Secretária do PPGCM

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

• Dos atípicos, a onlazapina está sendo pesquisada como potencial agente estabilizante do humor.. Lítio e outros estabilizantes do humor • Farmacologia básica

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Abstract: We consider the problem of robust model predictive control for linear sampled– data dynamical systems subject to state and control constraints and additive and

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São