• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

2ª PP de Geografia/2º ano/Edvaldo/ página 1

2016

2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

Aluno(a): Nº

Ano: 2ª Turma: Data: 06/08/2016 Nota:

Professor(a): Edvaldo De Oliveira Valor da Prova: 40 pontos

Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15

2) Valor das questões: Abertas (5): 4,0 pontos cada. Fechadas (15): 2,0 pontos cada. 3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova:

- Atividade econômica agrícola - Estrutura fundiária

- Globalização e reforma agrária - Sistemas agrários de produção

- Principais produtos agrícolas e outros produtos - Atividade pecuária

- Principais rebanhos

- Os agronegócios e os agriclusters

1ª Questão: O conceito de fertilidade do solo refere-se à sua importância econômica, isto é, à sua

capacidade de permitir um eficaz desenvolvimento da agricultura. Para ser fértil, um solo deve possuir, naturalmente, uma série de condições: boa quantidade de húmus, um pH neutro, boa quantidade de elementos nutrientes, fácil penetração do ar e da água em seu interior, entre outras.

Sobre os solos férteis do Brasil, considere as afirmações a seguir.

I. Os solos que se localizam nas áreas dos planaltos sedimentares basálticos, principalmente, nos estados de São Paulo e do Paraná, possuem alta fertilidade natural. Destaca-se aí a "terra roxa", como é regionalmente conhecida.

II. O "massapé" é outro solo fértil, encontrado na faixa litorânea do Nordeste, na chamada Zona da Mata. O massapé se origina da decomposição de rochas como o gnaisse e o calcário.

III. Em geral, os solos tropicais são frágeis e requerem cuidados especiais, para não se empobrecerem de forma intensa.

IV. Nos solos férteis, encontram-se grandes quantidades de minerais, como o nitrogênio, o fósforo, o potássio, o cálcio, o magnésio, o enxofre, o ferro, o manganês, o zinco, o boro, o cobre e outros.

V. Os solos férteis naturais são aqueles que nunca perdem suas propriedades, mesmo com intensa atividade da agricultura e o uso de técnicas de manejo atrasadas, como a queimada, também conhecida como coivara.

Está correto o que se afirma em: a) I, II e V, apenas.

b) II, III e V, apenas. c) II, III e IV, apenas. d) I, II, III e IV, apenas. e) I, II, III, IV e V.

COLÉGIO XIX DE MARÇO

(2)

2ª PP de Geografia/2º ano/Edvaldo/ página 2

2ª Questão: Considere a tabela a seguir.

Características dos estabelecimentos agropecuários, segundo o tipo de agricultura – Brasil 2006

A partir dos dados da tabela, analise a estrutura fundiária brasileira.

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

3ª Questão: O solo é um recurso natural resultante da ação simultânea e integrada do clima, do material

de origem, do relevo, dos organismos e do tempo. É considerado a base de todas as atividades humanas na superfície terrestre e apresenta várias possibilidades de uso e ocupação. Por isso, o conjunto de técnicas e procedimentos com vistas ao planejamento do uso e da ocupação do solo é indispensável para a manutenção do equilíbrio ambiental dos sistemas agrícolas e urbanos. Sobre os sistemas agrícolas brasileiros e seu planejamento conservacionista, considere as afirmações a seguir.

I. As áreas próximas às divisas entre os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia vivenciaram, mais recentemente, um avanço da produção agrícola, cujo principal produto agrícola é a soja que, com o crescimento vertiginoso de sua produção, com base na concentração fundiária, pode trazer consequências socioambientais negativas difíceis de serem mitigadas.

II. A perda anual de milhares de toneladas de solos agricultáveis, sobretudo em consequência da erosão hídrica, constitui um grave problema ambiental brasileiro.

III. Toda atividade agrícola pode provocar algum tipo de degradação nos solos, mas a intensidade depende do tipo de cultura, das técnicas de uso e do manejo utilizados, bem como dos atributos físico químicos dos mesmos.

IV. O terraceamento, as curvas de nível e a associação de culturas são exemplos de práticas conservacionistas que possibilitam a ampliação das áreas cultivadas em regiões com forte declividade, a redução da velocidade do escoamento superficial e o equilíbrio orgânico do solo.

V. A necessidade de que haja investimento em práticas alternativas, as quais visam à conservação e à preservação dos solos, em detrimento da degradação, contribuiu para a utilização da hidroponia e da aeroponia, que são tecnologias de cultivo de plantas bastante exigentes e economicamente viáveis para inúmeras culturas, inclusive a soja, o milho e o trigo, amplamente cultivados na região Centro-Sul do Brasil. Está correto o que se afirma em:

a) II, III e IV, apenas. b) I, II e IV, apenas. c) I, II, III e IV, apenas. d) III, IV e V, apenas. e) I, II e III, apenas.

(3)

2ª PP de Geografia/2º ano/Edvaldo/ página 3

4ª Questão: Leia os textos a seguir para completar o que se pede: Texto I

A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas.

(Disponível em: <www.mst.org.br>. Acesso em: 25 ago. 2011. Adaptado.)

Texto II

O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária.

(LESSA, C. Disponível em: <www.observadorpolítico.org.br.>Acesso em: 25 ago. 2011. Adaptado.) Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Complete: Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária _____________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

5ª Questão: Analise os perfis de solo a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta informações corretas sobre os perfis de solo.

a) O perfil II é típico do semiárido nordestino. Devido à escassez de chuvas, a ação do intemperismo físico é limitada, o que faz com que o intemperismo químico seja o principal agente de formação do solo.

b) O perfil I é típico do semiárido nordestino. Devido à escassez de chuvas, a ação do intemperismo químico é limitada, o que faz com que o intemperismo físico seja o principal agente de formação do solo. Em consequência, o horizonte A é pouco profundo e se apoia diretamente sobre a rocha-mãe.

c) O perfil I é típico das terras baixas amazônicas. Devido à abundância de chuvas, a ação do intemperismo químico é muito intensa, o que faz com que o intemperismo químico seja o principal agente de formação do solo. Em consequência, o horizonte A é muito profundo e se apoia diretamente sobre rochas calcárias. d) O perfil II é típico da Zona da Mata Nordestina. Devido à abundância de chuvas, a ação do intemperismo biológico é muito intenso, o que faz com que seja rico em material orgânico. Em consequência, o horizonte C é muito profundo e rico em húmus.

e) O perfil II é típico do semiárido nordestino. Devido à escassez de chuvas, a ação do intemperismo biológico é limitada, o que faz com que o mesmo seja ácido, pedregoso e salino.

(4)

2ª PP de Geografia/2º ano/Edvaldo/ página 4

6ª Questão: Observe a tabela a seguir.

% de participação na produção de alimentos por tipo de propriedade, em 2006

(Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 19 abr.2012.Adaptado.) A agricultura familiar é muito importante para a economia brasileira. Apresente três situações que justifiquem a sua importância.

1)__________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 2)__________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 3)___________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

(5)

2ª PP de Geografia/2º ano/Edvaldo/ página 5 No mapa, estão assinaladas:

a) as áreas de maior produção de minério de ferro, com exportações voltadas, principalmente, para o mercado chinês.

b) as regiões onde se concentra a pecuária melhorada ou semi-intensiva, com destacável participação nas exportações do país.

c) as áreas com maior produção de soja.

d) as principais áreas produtoras e consumidoras de gás natural. e) as áreas de maior produção de etanol.

8ª Questão: A agricultura contemporânea tem passado por grandes mudanças, como a submissão ao

grande capital, industrialização do processo agrícola, aumento de produção, alterações na estrutura fundiária, entre outros. Em razão de tantas mudanças, os impactos sociais são claros. Identifique e comente três impactos decorrentes do êxodo rural.

1)__________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 2)__________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 3)__________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

9ª Questão: Na alimentação, a carne bovina é fonte de fósforo, ferro e de vitaminas do complexo B. As

regiões Norte e Centro-Oeste, onde se situam a Floresta Amazônica e o Cerrado, são as que apresentam as maiores taxas de expansão do rebanho bovino no Brasil.

A criação de pastagens para a prática da pecuária, nas regiões mencionadas, tem como consequência(s) a) a contaminação dos lençóis freáticos, já que descompacta os solos.

b) o agravamento da poluição de rios e a diminuição das áreas de assoreamento. c) o aumento das já elevadas taxas de queimadas e de desmatamento.

d) a proteção das florestas, já que se evitam problemas como o da desertificação. e) a diminuição de problemas urbanos, como as ilhas de calor e o aquecimento global.

(6)

2ª PP de Geografia/2º ano/Edvaldo/ página 6

10ª Questão: O agronegócio, cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária, apresenta

um grande dinamismo econômico e faz do Brasil um dos maiores produtores agropecuários do mundo. Com relação ao agronegócio, assinale a alternativa correta.

a) A expansão monocultora de árvores contribui para a intensificação do agronegócio, uma vez que está comprovado que essa expansão não trará consequências socioambientais.

b) O café, a soja, o milho e a mandioca podem ser considerados a força do agronegócio. Esses produtos garantem um volume elevado na pauta de exportações do país.

c) A expansão do agronegócio no Brasil não provocou mudanças no campo, mas gerou riquezas e contribuiu para a desconcentração de rendas e terras.

d) O agronegócio é o conjunto da cadeira produtiva, incluindo todas as atividades da indústria e de serviços de antes, durante e depois da produção.

e) A soja, cultivo irrigado e mecanizado, é cultivada nas planícies litorâneas e próxima dos rios.

11ª Questão: Observe os gráficos a seguir.

Os gráficos revelam:

a) pequena quantidade de propriedades, com até 100 ha, ocupando a maior parcela da área, o que significa uma distribuição desigual da terra.

b) grande quantidade de propriedades, com mais de 1000 ha, correspondendo à maior parcela da área ocupada, o que significa uma distribuição equitativa da terra.

c) grande quantidade de propriedades, com até 100 ha, correspondendo às menores parcelas da área ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra.

d) pequena quantidade de propriedades, de 100 a 1000 ha, ocupando a maior parcela da área, o que significa uma distribuição equitativa da terra.

e) pequena quantidade de propriedades, com mais de 1000 ha, correspondendo à menor parcela da área ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra.

12ª Questão: Sobre a agricultura brasileira, considere as afirmações a seguir.

I. A modernização do campo provoca a subordinação crescente do campo à cidade e à indústria, destino da produção agrícola e de onde recebe insumos e equipamentos.

II. A modernização do campo reduz a população rural, mas contribui para a formação de uma população agrária, que, além dos boias-frias, inclui agrônomos, tratoristas, mecânicos que, mesmo morando nas cidades, dedicam-se às atividades agrárias.

III. O campo torna-se cada vez mais autossuficiente, em função de ser o espaço que mais rapidamente

absorve as modernizações do meio técnico-científico-informacional.

IV. A modernização da agricultura torna as paisagens homogeneizadas, por meio da especialização produtiva, para atender ao mercado urbano-industrial.

(7)

2ª PP de Geografia/2º ano/Edvaldo/ página 7 Escolha dois itens corretos e apresente suas justificativas.

1)__________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 2)__________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

(8)

2ª PP de Geografia/2º ano/Edvaldo/ página 8 A economia rural brasileira avança gradativamente na direção de práticas agrícolas modernas, envolvendo a utilização de adubos, a conservação dos solos e a assistência técnica, o que implica uma certa renovação do campo, no qual persistem contradições inerentes à sociedade nacional.

A leitura comparada dos mapas anteriores permite concluir que essa renovação ainda é marcada por uma clara associação entre:

a) a amenização das tensões agrárias e a redução do número de assentamentos rurais no país. b) a concentração de grandes propriedades e o declínio de culturas agrícolas especializadas. c) a capitalização das empresas rurais e o decréscimo de práticas agrícolas sustentáveis.

d) a colonização oficial de áreas de fronteira e a expansão de pequenos produtores exportadores. e) a apropriação monopolista da terra e a difusão desigual da modernização agrícola.

14ª Questão: Os conflitos gerados pela posse da terra ainda continuam agitando o meio rural brasileiro,

haja vista a atuação do MST, que reivindica mais assentamentos e reforma agrária.

O lado mais visível e cruel dos conflitos sociais no campo é o da violência. Damos conta, no noticiário, de inúmeros atos de violência física praticados contra trabalhadores rurais que reivindicam a posse de terras, vinculados ou não ao MST. Esses atos envolvem violência física, constrangimentos, discriminação, ameaça, destruição de bens e lavouras, invasão de terras indígenas, aliciamento de menores para o trabalho, prostituição, entre outros.

Avaliando as informações apresentadas, conclui-se que

a) as invasões cresceram, mas os assentamentos não aumentaram.

b) os assentamentos aumentaram e as invasões também, mas a participação familiar diminuiu.

c) o número de famílias sem-terra é cada vez maior; que os assentamentos aumentaram, mas não o suficiente para solucionar o problema; e que os conflitos aumentaram, envolvendo mais famílias.

d) os assentamentos cumpriram com sua finalidade, envolvendo todas as famílias, que não participaram mais de conflitos.

e) os conflitos são bem menores proporcionalmente e que as famílias envolvidas são cada vez menos numerosas.

(9)

2ª PP de Geografia/2º ano/Edvaldo/ página 9

15ª Questão: Observe o mapa a seguir.

A alternativa que indica, corretamente, o tipo climático e o respectivo gênero agrícola cultivado em larga escala, hoje é:

a) 2 – Tropical típico, Trigo. b) 3 – Árido, Cacau.

c) 4 – Tropical úmido, Soja.

d) 5 – Subtropical, Fruticultura de irrigação. e) 6 – Tropical de altitude, Café.

Referências

Documentos relacionados

Serviço de Nomes e encaminhamento de RPCs Máquina A cliente Máquina B servidor rpcbind Cliente stub stub call ( binding handle n° interface , n° função , parâmetros )

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a composição e estrutura de comunidade vegetal de quatro fitofisionomias no Pantanal de Poconé, estado de Mato Grosso, partindo do

Entidade Sede Social Actividade Principal Detentores de Capital % do Capital Detido em 2014 Obs. Explora os dois aterros sanitários para onde são encaminhados os

“A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza.”

Este trabalho consistiu na elaboração de um banco de dados cartográfico que abarque informações referentes às pesquisas desenvolvidas na Península Potter,

Este trabalho teve como objetivos principais a caracterização do resíduo de manga (Mangífera índica L.) avaliando sua viabilidade como substrato na fermentação em estado

O modelo GL (GLobal solar radiation) de estimativa de radiação solar por satélite roda operacionalmente no CPTEC/INPE. Até 2009 foi realizada uma primeira tarefa

Ao usar a notação de parentesco, tendo como referência as demais atividades, as alunas e alunos passaram a indagar as noções de família e as relações de gênero