• Nenhum resultado encontrado

SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE TUTORES A DISTÂNCIA. EDITAL Nº 130/2012 de 31 de maio de 2012 Resolução nº 80, 17 de maio de 2012 Conselho Superior

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE TUTORES A DISTÂNCIA. EDITAL Nº 130/2012 de 31 de maio de 2012 Resolução nº 80, 17 de maio de 2012 Conselho Superior"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROJETOS ESPECIAIS COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSOS PÚBLICOS

SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE TUTORES A DISTÂNCIA

EDITAL Nº 130/2012 de 31 de maio de 2012 Resolução nº 80, 17 de maio de 2012 – Conselho Superior

1. DA ABERTURA

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, usando das atribuições que lhe confere a Portaria MEC nº 902, de 09/07/2010 publicada no DOU de 12/07/2010, faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, com vistas à contratação temporária de TUTORES A DISTÂNCIA, para o Curso Técnicos em Segurança no Trabalho subsequente ao Ensino Médio, modalidade a distância, ofertado pelo Campus Patos, para atuação no IFPB em regime de 20 (vinte horas), observadas as normas estabelecidas na Lei nº 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, na Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007, na Resolução CD/ FNDE Nº 18 de 16 de junho de 2010, que estabelece orientações e diretrizes para concessão e pagamento de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do Sistema Rede e-TEC Brasil bem como nas disposições contidas nesse Edital.

1.1 DAS VAGAS 1.1.1 Serão oferecidas 36 vagas de Tutores a distância, sendo 18 no segundo semestre de 2012 e mais 18 no primeiro semestre de 2013, distribuídas por disciplina, segundo os dados apresentados nos quadros a seguir:

NOTA:

Os símbolos (+), (*), (**) e (***) constantes nos quadros abaixo estão explicados abaixo.

(+) Para cada denominação de Curso Superior de Tecnologia, considerar incluídos todos os cursos vinculados à referida

denominação, segundo a tabela de convergência do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (MEC).

(*) Conforme Resolução CNE/CP Nº 2, de 26 de junho de 1997.

(**) Conforme Resolução CNE/CP Nº 8, de 2 de dezembro de 2008.

TUTORES A DISTÂNCIA 2012.2

CURSO DISCIPLINA TOTAL DE

VAGAS FORMAÇÃO BÁSICA REQUERIDA

Curso Técnico em Segurança no Trabalho

2012.2

Introdução à Informática

3

Bacharelado em Ciência da Computação ou em Sistemas de Informação, ou Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores (+) ou de Tecnologia em Sistemas para Internet (+) ou de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (+) ou de Tecnologia em Sistemas de Informação (+) ou de Tecnologia em Telemática (+), ou Licenciatura em Computação ou em Informática, ou Engenharia Elétrica ou Engenharia Eletrônica, reconhecidas ou revalidadas nos termos da Lei nº 9.394/1996 e alterações subsequentes, ou legislação anterior quando cabível.

(2)

Introdução à Higiene e

Segurança no Trabalho 3

Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho ou em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico, reconhecidas ou revalidadas nos termos da Lei nº 9.394/1996 e alterações subsequentes; ou qualquer Engenharia ou Arquitetura ou Arquitetura e Urbanismo ou Medicina ou Enfermagem ou Fisioterapia ou Psicologia, reconhecidas ou revalidadas nos termos da Lei nº 9.394/1996 e alterações subsequentes, ou legislação anterior quando cabível, com pós-graduação relacionada à subárea do conhecimento Higiene e Segurança no Trabalho, conforme Tabela de Áreas do Conhecimento (CAPES).

Inglês Instrumental 3

Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Inglesa, ou Licenciatura em Língua Inglesa, ou Licenciatura em Letras Vernáculas com Língua Inglesa, ou Segunda Licenciatura em Língua Inglesa (**), reconhecidas ou revalidadas nos termos da Lei nº 9.394/1996 e alterações posteriores, ou legislação anterior quando cabível.

Redação 3

Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, ou Licenciatura em Língua Portuguesa, Licenciatura em Letras Vernáculas ou Segunda Licenciatura em Língua Portuguesa , reconhecidas ou revalidadas nos termos da Lei nº 9.394/1996 e alterações posteriores, ou legislação anterior quando cabível.

Ética e Cidadania 3

Licenciatura em Filosofia ou Curso de Graduação com Formação Pedagógica para as disciplinas de Filosofia no Ensino Médio ou Segunda Licenciatura em Filosofia; ou Licenciatura em História ou Curso de Graduação com Formação Pedagógica para as disciplinas de História no Ensino Médio ou Segunda Licenciatura em História; ou Licenciatura em Sociologia ou em Ciência Sociais ou Curso de Graduação com Formação Pedagógica para as disciplinas de Sociologia ou de Ciências Sociais no Ensino Médio ou Segunda Licenciatura em Sociologia ou em Ciências Sociais, reconhecidas ou revalidadas nos termos da Lei nº 9.394/1996 e alterações subsequentes, ou legislação anterior quando cabível.

Estatística Aplicada 3

Licenciatura em Matemática ou em Estatística ou Curso de Graduação com Formação Pedagógica para disciplinas Matemática no Ensino Médio ou Segunda Licenciatura em Matemática ou em Estatística, reconhecidas ou revalidadas nos termos da Lei nº 9.394/1996 e alterações subsequentes, ou legislação anterior quando cabível.

(3)

TUTORES A DISTÂNCIA 2013.1

2. DOS CANDIDATOS

Para o cargo de tutor a distância é exigida a formação mínima indicada no quadro do item 1.1.1 deste Edital, bem como experiência de pelo menos 01 (um) ano no magistério, de acordo com o Art. 1º da Resolução CD/FNDE nº 18, de 16 de junho de 2010. Além disso, o candidato não deve ser recebedor de qualquer bolsa custeada pelos recursos CAPES/FNDE. 3. DAS INSCRIÇÕES A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, dos quais não se poderá alegar desconhecimento. O Período de Inscrição será de 01 a 22 de junho de 2012, no dia 22 de junho de 2012, às 23h59min, impreterivelmente, estarão encerradas as inscrições.

3.1 PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

3.1.1 Preencher, eletronicamente, todos os itens do Formulário de Inscrição, no endereço eletrônico

http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos

, ambiente da Comissão Permanente de Concursos Públicos (COMPEC).

3.1.2 O endereço do Campus João Pessoa do IFPB estará disponibilizado no endereço eletrônico

http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos

, ambiente da Comissão Permanente de Concursos Públicos (COMPEC). O telefone para contato/informação é: (83) 3208-3084.

3.1.3 Após preencher a ficha de inscrição o candidato deve imprimir o boleto bancário e, a seguir, recolher preferencialmente no Banco do Brasil o valor de – R$ 30,00 (trinta reais).

CURSO DISCIPLINA TOTAL DE

VAGAS FORMAÇÃO BÁSICA REQUERIDA

Curso Técnico em Segurança no Trabalho

2013.1

Segurança no Trabalho I 3

Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho ou em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico, reconhecidas ou revalidadas nos termos da Lei nº 9.394/1996 e alterações subsequentes; ou qualquer Engenharia ou Arquitetura ou Arquitetura e Urbanismo ou Medicina ou Enfermagem ou Fisioterapia ou Psicologia, reconhecidas ou revalidadas nos termos da Lei nº 9.394/1996 e alterações subsequentes, ou legislação anterior quando cabível, com pós-graduação relacionada à subárea do conhecimento Higiene e Segurança no Trabalho, conforme Tabela de Áreas do Conhecimento (CAPES).

Introdução à Administração 3

Bacharelado em Administração ou em Administração de Empresas ou Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (+), reconhecidos ou revalidados nos termos da Lei nº 9.394/1996 e alterações subsequentes, ou legislação anterior quando cabível.

Psicologia do Trabalho 3

Graduação em Psicologia, reconhecida ou revalidada nos termos da Lei nº 9.394/1996 e alterações subseqüentes, ou legislação anterior quando cabível.

Primeiros Socorros 3

Graduação em Medicina ou em Enfermagem ou em Fisioterapia, reconhecidas ou revalidadas nos termos da Lei nº 9.394/1996 e alterações subsequentes, ou legislação anterior quando cabível.

Desenho Técnico 3

Graduação em Arquitetura ou em Arquitetura e Urbanismo ou em Engenharia Civil ou em Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores ou em Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios, reconhecidas ou revalidadas nos termos da Lei nº 9.394/1996 e alterações subsequentes, ou legislação anterior quando cabível.

Metodologia da Pesquisa

Científica 3

Qualquer curso de graduação, reconhecido ou revalidado nos termos da Lei nº 9.394/1996 e alterações subsequentes, ou legislação anterior quando cabível, com pós-graduação.

(4)

3.1.4 O candidato deverá, durante o período de inscrição de 01 a 22 de junho de 2012, protocolar, presencialmente,

no

Protocolo dos CAMPI da Instituição, no horário correspondente a cada Campus conforme subitem 3.2.3.3

, declaração comprovando o exercício de docência no ensino.

3.1.5 A entrega do documento a que se refere o item anterior deverá ser realizada presencialmente pelo candidato. Caso o candidato não possa se fazer presente no ato da entrega do documento comprobatório, deverá nomear procurador legal por meio de procuração particular ou pública.

3.2. Pagamento da Taxa

Após o preenchimento do Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico

http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos

, ambiente da Comissão Permanente de Concursos Públicos (COMPEC), o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa, através de boleto bancário impresso, preferencialmente, no Banco do Brasil. O pagamento da taxa será feito somente em dinheiro e/ou débito em conta corrente.

3.2.1 O IFPB não se responsabilizará por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados ou impressão do comprovante do requerimento de inscrição ou do boleto bancário.

3.2.2 O candidato deverá observar atentamente o Edital, visto que o IFPB não tem autonomia para estornar/ressarcir valores depositados na conta única da União Federal.

3.2.3 Poderão ser aceitas solicitações de ISENÇÃO, no período de 04 a 08 de junho de 2012, quando baseadas no Decreto nº 6.593, de 02/10/2008, publicado no DOU de 03/10/2008, para tanto o candidato deverá abrir um processo, nesse período no Protocolo dos CAMPI da Instituição, no horário correspondente a cada Campus conforme subitem 3.2.3.1, anexando o boleto bancário e documentação comprobatória previstas na Lei. O resultado das solicitações será divulgado até 11 de junho de 2012.

3.2.3.2 Essa abertura poderá ser feita pelo candidato ou por meio de procuração outorgada pelo candidato por instrumento particular, com firma reconhecida em cartório, ou por instrumento público, dando poderes para tal fim.

3.2.3.3 Endereço dos Campi:

IFPB – Campus JOÃO PESSOA

Horário: 08h às 11h – 13h30 mim às 17h

Av. Primeiro de Maio, 720 – Jaguaribe - João Pessoa – PB

IFPB – Campus CAJAZEIRAS

Horário: 07h30mim às 11h30mim – 13h30mim às 17h30 mim

Rua José Antonio da Silva, nº 300 – Jardim Oásis - Cajazeiras – PB

IFPB – Campus SOUSA

Horário: 07h15 mim às 10h45 mim – 13h15 mim às 16h45 mim

Rua Presidente Tancredo Neves, s/n, Bairro Jardim Sorrilândia

IFPB – Campus CAMPINA GRANDE

Horário: 07h30 mim às 11h30 mim – 13h30 mim às 17h30 mim

Rua Tranqüilino Coelho Lemos, 671 – Jardim Dinamérica I - Campina Grande - PB

IFPB – Campus PRINCESA ISABEL

Horário: 09h às 11h30 mim – 14h às 17h

Rua: São Roque, nº 108 – Centro - Princesa Isabel – PB

IFPB – Campus MONTEIRO

Horário: 09h às 11h30 mim – 14h às 17h

Acesso a Rodovia PB 264, s/n - Bairro Vila Santa Maria – Monteiro - PB

IFPB – Campus PICUÍ

Horário: 07h30 mim às 11h30 mim – 14h às 17h

Acesso a Rodovia PB 151, s/n – Bairro Cenecista - Picuí - PB

IFPB – Campus PATOS

Horário: 08h às 11h – 18h às 21h

Escola Agrícola

Rua: Acesso Rodovia PB 110, s/n – Bairro Jatobá – Alto da Tubiba - Patos – PB

IFPB – Campus CABEDELO

Horário: 08h às 11h – 14h às 17h

(5)

IFPB – Núcleo Avançado de GUARABIRA

Rua José Epaminondas, nº7 573 – Bairro Novo – CEP: 58000-000 - Guarabira

Horário: 08h às 11h30mim – 14h às 17h

3.2.3.4 No dia 18 de junho de 2012, os candidatos poderão interpor recursos quanto ao resultado dos pedidos de

isenções deferidos no Protocolo dos CAMPI da Instituição, no horário correspondente a cada Campus conforme

subitem 3.2.3.3.

3.2.3.5 No dia 19 de junho de 2012, será divulgado o resultado da interposição dos recursos dos pedidos de isenções

no endereço eletrônico do IFPB (http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos/).

3.3 PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

3.3.1 Todas as informações prestadas são de total responsabilidade do candidato.

3.3.2 A constatação de informação incorreta de dados implicará em cancelamento automático da inscrição.

3.3.3 O simples preenchimento do Formulário de Inscrição NÃO ASSEGURA que o candidato esteja inscrito e apto para realizar a prova. Faz-se necessário confirmar a inscrição por meio do pagamento do valor da taxa de inscrição até a data do vencimento do boleto bancário e verificar a relação de inscritos que será publicada a partir do dia 02 de julho.

3.3.4 Caso o candidato erre ao preencher o cadastro, esse poderá solicitar a correção de dados no dia 03 de julho no

Protocolo dos CAMPI da Instituição, no horário correspondente a cada Campus conforme subitem 3.2.3.3.

, devidamente datado e assinado pelo candidato.

3.4 DA DOCUMENTAÇÃO

3.4.1 No ato do preenchimento do Formulário de Inscrição, o candidato precisará do número do CPF e da Cédula de Identidade ou documento equivalente, com foto, expedido por Órgão Oficial e com validade nacional.

3.4.2 A entrega do documento a que se refere o item 3.1.4 deverá ser realizada presencialmente pelo candidato. Caso o candidato não possa se fazer presente no ato da entrega do documento comprobatório, deverá nomear procurador legal por meio de procuração particular ou pública.

3.4.3 O candidato enfermo poderá realizar a prova em seu domicílio ou em ambiente hospitalar em município da Paraíba. Para isso deverá:

Protocolar requerimento no

Protocolo dos CAMPI da Instituição, no horário correspondente a cada Campus conforme

subitem 3.2.3.3.,

com antecedência de 72h (setenta e duas horas) antes da realização da prova;

 Anexar ao Requerimento o Atestado Médico com o Código Internacional de Doença – CID;

 No Atestado, o médico responsável deverá informar se o paciente está em condições físicas e psicológicas para deslocar-se e realizar a prova, sem causar prejuízo ao tratamento a que está se submetendo.

3.5 DA CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO

3.5.1 A partir do dia 02 de julho de 2012, a Coordenação Permanente de Concursos Públicos (COMPEC) do IFPB disponibilizará para os candidatos a confirmação de Inscrição, contendo nome, o código do curso e nome do polo no endereço eletrônico

http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos

, ambiente da Comissão Permanente de Concursos Públicos.

3.5.2 Caso o candidato erre ao preencher o cadastro, esse poderá solicitar a correção de dados no dia 03 de julho no

Protocolo dos CAMPI da Instituição, no horário correspondente a cada Campus conforme subitem 3.2.3.3.

, devidamente datado e assinado pelo candidato.

4. DAS PROVAS 4.1 DOS CRITÉRIOS PARA A PROVA

4.1.1 Prova para seleção de tutor a distância

DISCIPLINAS QUANTIDADE DE QUESTÕES

Língua Portuguesa 20

Informática 20

4.1.1.1 A prova para seleção de tutores contará de único teste que avaliará conhecimentos de Língua Portuguesa e Informática abrangendo os conteúdos programáticos que constam deste Edital.

4.1.1.2 Será eliminado do processo seletivo o candidato que obtiver 0 (zero) em qualquer uma das prova.

4.1.1.3 A classificação para cada disciplina obedecerá, rigorosamente, à ordem decrescente dos resultados obtidos pelos candidatos, observando o limite total de vagas.

4.1.1.4 A prova objetiva constará de 40 (quarenta) questões, sendo atribuídos 2,5 (dois pontos e meio) a cada questão correta.

4.1.1.5 A prova terá questões objetivas, cada uma delas com 05 (cinco) alternativas, com uma única opção correta. 4.1.1.6 A correção da prova será feita por processo de leitura óptica do Cartão-Resposta personalizado.

(6)

4.1.1.8 As respostas das questões da prova deverão, obrigatoriamente, ser transcritas para o Cartão-Resposta, sendo este o único documento válido utilizado na correção eletrônica.

5. DA DATA E HORÁRIO DA PROVA

5.1. A prova para as vagas de tutoria a distância será realizada no dia 08 de julho 2012 (Domingo) das 8h às 11h. 5.2 LOCAL

5.2.1 O local da prova será divulgado na listagem a ser publicada a partir do dia 02 julho de 2012, no endereço eletrônico

http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos

, ambiente da Comissão Permanente de Concursos Públicos (COMPEC).

5.2.2 Caso o candidato compareça ao local errado para realização da prova, será desclassificado. 6. DA APLICAÇÃO DA PROVA

6.1. A prova terá duração de 3 (três) horas.

6.1.1 O tempo mínimo de permanência na sala de Prova será de 01 (uma) hora.

6.1.2 O candidato deverá estar no local de realização da prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido de documento oficial com foto.

6.1.3 O portão do prédio, onde será realizada a prova será aberto às 7h20 mim (sete horas e vinte minutos) e fechado às 8h (oito horas), impreterivelmente. Após ter fechado o portão, não será permitida a entrada de nenhum candidato no prédio. Impedido de realizar a prova, o candidato estará automaticamente desclassificado do Processo Seletivo.

6.1.4 Não será permitido ao candidato realizar a prova fora do local estabelecido na Lista de Confirmação, salvo os casos previstos no item 3.4.3.

6.1.5 O caderno de prova só poderá ser levado pelo candidato depois de decorridas 01 (uma) hora do início da prova. 6.1.6 No dia 08 de julho 2012, o IFPB divulgará o gabarito no endereço eletrônico

http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos

, ambiente da Comissão Permanente de Concursos Públicos (COMPEC).

6.2 O candidato poderá interpor recurso do gabarito da prova objetiva no dia 09 de julho de 2012, no

Protocolo dos CAMPI

da Instituição, no horário correspondente a cada Campus conforme subitem 3.2.3.3.

O gabarito final será divulgado, por meio do endereço eletrônico

http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos

, ambiente da Comissão Permanente de Concursos Públicos (COMPEC), no dia 12 de julho de 2012.

6.3 No dia 02 de agosto de 2012, no endereço eletrônico

http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos

, ambiente da Comissão Permanente de Concursos Públicos (COMPEC), serão divulgadas as notas da Prova Objetiva.

7 DA CLASSIFICAÇÃO

7.1 Os candidatos serão classificados obedecendo a ordem decrescente, de acordo com a somatória dos pontos obtidos, considerando-se o desempenho dos concorrentes na prova.

7.2 No caso de empate será classificado o candidato que obtiver o maior número de pontos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Informática respectivamente. Permanecendo o empate, será considerado o mais idoso conforme artigo 27, parágrafo único da Lei nº. 10.741/03;

7.3. O processo seletivo poderá classificar até três vezes o número de vagas por disciplina; e a convocação e a contratação obedecerão à necessidade do processo de ensino e aprendizagem dentro do prazo de validade do concurso.

8 DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1 A relação dos candidatos aprovados obedecendo ao limite de vagas, será divulgada até o dia 02 de agosto de 2012, no endereço eletrônico

http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos

, ambiente da Comissão Permanente de Concursos Públicos (COMPEC). Se existirem vagas não preenchidas após o término da matrícula de 1ª Chamada, a Pró Reitoria de Ensino do IFPB lançará Editais de chamadas divulgados no portal da Instituição http://www.ifpb.edu.br, ambiente da Pró-reitoria de Ensino, até que sejam preenchidas as vagas existentes.

7. DAS ATRIBUIÇÕES 7.1 O TUTOR A DISTÂNCIA tem como função auxiliar o professor formador no desenvolvimento da disciplina, na interação com o estudante, por meio de diversas mídias, compreendendo as seguintes atribuições:

 acompanhar as atividades do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA;  mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e o cursista;

 colaborar com o professor formador nas discussões teóricas desenvolvidas na plataforma de aprendizagem;

 assistir aos alunos nas atividades do curso;

 apoiar o professor da disciplina nas atividades do curso;  participar, quando convocado, das atividades presenciais;

 participar das capacitações e reuniões pedagógicas que acontecerão no Campus João Pessoa;

 participar do planejamento e/ou da execução dos encontros presenciais que acontecerão aos sábados nos Polos de Patos, Sousa , Picuí, Guarabira, Monteiro ou Cajazeiras.

(7)

 elaborar, juntamente com o professor formador, os relatórios de regularidade dos alunos;

 elaborar, juntamente com o professor formador, os relatórios de desempenho dos alunos nas atividades desenvolvidas;

 estabelecer e promover contato permanente com os alunos;

 elaborar e corrigir, juntamente com o professor formador, as atividades avaliativas.

Para cumprir as funções discriminadas, é necessário ter disponibilidade de 20 (vinte) horas de atividades semanais de tutoria para a disciplina a que está concorrendo das quais 08 (oito) horas serão presenciais no Polo do IFPB.

8. DA REMUNERAÇÃO 8.1. Conforme Resolução FNDE CD nº 36/2009, Art. 8º, o pagamento da bolsa será feito diretamente ao tutor, por meio de depósito bancário em conta aberta pelo FNDE especificamente para esse fim 8.2. Os tutores somente farão jus ao recebimento de 01 (uma) bolsa mensal.

8.3 Os tutores a distância somente farão jus ao recebimento de 01 (uma) bolsa mensal, mesmo que venham a exercer a função em mais de uma turma, ou polo.

8.4 A duração das bolsas para tutor a distância será referente ao período de acompanhamento da disciplina específica para o qual foi classificado.

8.5 O valor da bolsa a ser concedida é de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais), de acordo com a Resolução CD/FNDE Nº18, de 16 de junho de 2010, por 20 horas de carga horária semanal de tutoria para a disciplina a que está concorrendo das quais 08 (oito) horas serão presenciais no Polo do IFPB.

9 DA CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS 9.1 Os candidatos aprovados serão contratados de acordo com o número de vagas descrito no item 1 deste Edital para atuar especificamente na disciplina para a qual foi classificado.

9.2 O tutor poderá ser desligado do Programa, a qualquer tempo, por solicitação ou por descumprimento da função.

9.3 O candidato que prestar informação falsa ou inexata, em qualquer documento, ainda que verificada posteriormente, será excluído do processo seletivo, e, caso tenha sido aprovado, terá seu contrato rescindido.

9.4 Depois de todas as etapas concluídas, o candidato aprovado, assinará Termo de Compromisso no período de 11 a 13 de julho de 2012.

10 DO INÍCIO DAS ATIVIDADES 10.1 As atividades de tutoria terão início conforme calendário acadêmico a ser divulgado posteriormente.

11 DOS IMPEDIMENTOS 11.1 Será vedado o pagamento de bolsas pela Rede e-Tec ao participante que possuir vinculação a outro programa de bolsa de estudo cujo pagamento tenha por base a Lei Nº. 11.273/2006 e a Lei Nº 11.502/2007, conforme a Resolução CD/FNDE Nº 36/2009, Art. 9º, parágrafo 4º.

12. DA VALIDADE 12.1. O processo seletivo terá validade de até 02 (dois) anos.

13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 13.1 A aprovação do candidato a tutor não caracteriza vínculo empregatício com o IFPB.

13.2 A aprovação no Processo Seletivo assegurará apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do interesse e conveniência da administração da Rede e-Tec e do IFPB, por meio da Diretoria de Educação a Distância e Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Ensino (PRE).

13.3 A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente, eliminará o candidato do processo seletivo, declarando-se nulos todos os atos decorrentes de sua inscrição.

13.4 Após a publicação do Resultado Final deste Processo Seletivo, os candidatos aprovados, classificados e convocados deverão apresentar-se à Diretoria de Educação a Distância e Projetos Especiais (PRE), no Campus João Pessoa, para assinatura do termo de compromisso, entre os dias 03 e 04 de agosto de 2012. Os candidatos aprovados e classificados que não comparecerem na data prevista perderão o direito à vaga.

13.5 A inscrição do candidato implicará o conhecimento destas normas e o compromisso de cumpri-las. 13.6 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação dos resultados parciais deste Edital.

13.7 Em qualquer m o m e n t o do processo seletivo será excluído o candidato que utilizar meio fraudulento, meio ilícito, proibido ou atentar contra a disciplina.

13.8 Se o candidato estiver portando telefone celular, boné, máquina de calcular, walkman, pager, dicionário ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico, deverá entregar ao fiscal de sala antes do início da prova, sob pena de sua eliminação no Processo Seletivo.

13.9 Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que, durante a realização da prova, comunicar-se com outros candidatos, efetuar empréstimos, for apanhado em flagrante utilizando-se de qualquer meio na tentativa de burlar a prova, usar outros meios ilícitos, for responsável por falsa identificação pessoal, ou ainda praticar atos contra as demais normas contidas neste Edital e nas instruções fornecidas ao candidato.

(8)

13.10 Também será eliminado, em qualquer época, o candidato que houver realizado prova usando documentos ou informações falsas ou outros meios ilícitos.

13.11 O candidato deficiente/portador de necessidades especiais deverá protocolar, no período de inscrição, além dos documentos exigidos no item 3.1.4, Atestado Médico indicando o tipo, grau ou nível de necessidade, com referência ao código correspondente à Classificação Internacional de Doença – CID.

13.14 Se o número de vagas inicialmente previsto inviabilizar a reserva acima, será aplicado o mesmo índice considerando-se as vagas que vierem a surgir nas chamadas subsequentes.

13.15 No caso do subitem 13.14, o primeiro candidato portador de deficiência classificado no processo será convocado para ocupar a 2ª vaga aberta, relativa a vaga para o qual concorreu, enquanto os demais candidatos portadores de deficiência classificados, serão convocados para ocupar a 10ª, 15ª, 20ª vagas e, assim sucessivamente, observada a ordem de classificação, referente ao surgimento de novas chamadas.

13.16 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

13.17 Será publicado, no Diário Oficial da União (DOU), o extrato do presente Edital, contendo obrigatoriamente:  Cursos, disciplinas e vagas;

 Local de inscrição;

 Documentação para Inscrição.  Data e horário de realização da prova;

14. Do Calendário

Período de inscrição 01 a 22 de junho de 2012

Entrega da documentação 01 a 22 de junho de 2012

Isenção

04 a 08 de junho de 2012

Divulgação dos pedidos de isenção deferidos

Até 11 de junho de 2012

Recurso pertinente ao resultado de isenção deferido 18 de junho de 2012 Resultado do recurso pertinente ao resultado de isenção

deferido

19 de junho de 2012

Relação dos inscritos 02 de julho de 2012

Divulgação dos locais de prova 02 de julho de 2012

Prova 08 de julho de 2012

Divulgação do gabarito preliminar 08 de julho de 2012

Recurso do gabarito 09 de julho de 2012

Divulgação do gabarito final 12 de julho de 2012

Resultado final 02 de agosto de 2012

Assinatura do Termo de Compromisso 03 a 04 de agosto de 2012

João Pessoa, 31 de maio de 2012. João Batista de Oliveira Silva

(9)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROJETOS ESPECIAIS COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSOS PÚBLICOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Informática

1. Sistema operacional Windows 7

2. Microsoft Office 2007: Word, Excel e PowerPoint

3. Internet: correio eletrônico, navegadores web, ferramentas de pesquisa na Internet e sua utilização 4. Moodle

Língua Portuguesa

1. Compreensão e interpretação de textos

2. Textualidade: progressão temática, coesão, coerência e informatividade. 3. Variedades linguísticas: registros de diferentes usos da língua.

4. Denotação e conotação. 5. Pontuação.

6. Aspectos morfossintáticos das classes de palavras. 7. Relações sintático-semânticas entre orações. 8. Sintaxe de concordância e de regência.

Referências

Documentos relacionados

A tabela 25 apresenta os resultados brutos desta avaliação em relação à característica busca e a tabela 26 exibe o resultado ponderado para esta característica.. A tabela 27

Lelo amarelo belo – Filosofia para crianças Volume II – 03 a 04 anos de idade.. Projeto editorial

Escreva uma história sobre um menino que não gosta de mentir e faça um desenho... Meus pais estão disponíveis para mim à Meus pais estão disponíveis para mim à Meus pais

Cada professor aplicará as lições dessa coleção da sua maneira, por isso ela não tem caderno do professor (exceto o do quinto ano), no entanto estarei sempre

Cada professor aplicará as lições dessa coleção da sua maneira, por isso ela não tem caderno do professor (exceto o do quinto ano), no entanto estarei sempre

Para não tornar aquela ociosidade coisa chata na sua vida, decidiu pensar um pouco em si, no cuidado que devia ter para consigo, como deveria voltar-se para dentro de si

do outro lado da porta tem uma vassoura para espantar as visitas que não querem mais ir embora; do outro lado da porta tem uma cantiga de ninar para menino que não quer dormir;

Este trabalho reflete o estudo de dez currículos de especialização em Gestão de Serviços de TI, sendo cinco de outros países e cinco nacionais, partindo da hipótese