• Nenhum resultado encontrado

ANOTAÇÕES: Você sonha. A gente ajuda a realizar. 01. Você sonha. A gente ajuda a realizar. 20

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANOTAÇÕES: Você sonha. A gente ajuda a realizar. 01. Você sonha. A gente ajuda a realizar. 20"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

A Escola Superior de Marketing-ESM/FAMA sente-se honrada em participar ativamente de mais um compromisso acadêmico dos seus alunos: a COLAÇÃO DE GRAU.

Este manual tem por objetivo normatizar os procedimentos para o planejamento, a organização e a execução das cerimônias de Colação de Grau da Escola Superior Marketing-ESM/FAMA, orientando as comissões de formatura quanto aos procedimentos acadêmicos e protocolares.

A cerimônia de Colação de Grau é um ato oficial, de caráter obrigatório, público e solene, pelo qual os concluintes dos cursos de graduação da Escola Superior de Marketing-ESM/FAMA são diplomados pelo Diretor, que poderá delegar competência em sua falta ou impedimento. Com observância das exigências no Estatuto e no Regimento Geral, a Escola Superior de Marketing-ESM/FAMA confere grau e expede o correspondente diploma.

ÍNDICE

1. FORMATURA ... pág. 03 1.1 Colação de Grau ... pág. 03 1.2 Colação de Grau Especial ... pág. 03 2. ORIENTAÇÕES ESSENCIAIS PARA OS FORMANDOS... pág. 04 2.1 Solicitação de Colação de Grau... pág. 04 2.2 Confirmação de status de formando ... pág. 04 2.3 Documentação para a Colação de Grau... pág. 04 2.4 ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ... pág. 04 3. INFORMAÇÕES PRELIMINARES... pág. 05 3.1 Organização da Colação de Grau... pág. 05 3.2 Local para solenidade ... pág. 05 3.3 Composição das turmas para a solenidade ... pág. 05 3.4 Períodos do sorteio ... pág. 05 3.5 Horário das solenidades ... pág. 05 3.6 O ato formal das solenidades de Colação de Grau ... pág. 06 3.7 Protocolo e Cerimonial ... pág. 06 3.7.1 Atribuições dos setores da Faculdade ... pág. 06 3.7.2 Responsabilidades dos Formandos ... pág. 07 3.8 Comissão de Formatura ... pág. 08 3.9 Paraninfo ... pág. 08 3.10 Convite ... pág. 09

Você sonha. A gente ajuda a realizar.

01

ANOTAÇÕES:

(3)

3.11 Paraninfo e Homenageados ... pág. 10 3.12 Juramento ... pág. 10 3.13 Discursos ... pág. 11 3.14 Indumentária ... pág. 11 3.15 Orientações para reprovados no último período ... pág. 11 4. SOLENIDADE DE FORMATURA ... pág. 12 4.1 No dia da Colação de Grau... pág. 12 4.2 Protocolo da solenidade ... pág. 12 4.3 Não é permitido nas solenidades de Colação de Grau... pág. 13 4.4 Procedimentos pós Colação de Grau... pág. 13 5. SERVIÇOS OFERECIDOS PELA ESM/FAMA ... pág. 13 5.1 Serviços, equipamentos e espaços que a ESM/FAMA oferece ... pág. 13 6. SONORIZAÇÃO ... pág. 14 6.1 Apresentações Musicais ... pág. 14 6.2 No Auditório Central ... pág. 14 6.3 Mensagem dos Formandos ... pág. 14 7. PRODUTORAS ... pág. 14 7.1 Empresas Produtoras ... pág. 14 7.2 Informações Técnicas ... pág. 14 7.2.1 Iluminação ... pág. 14 7.2.2 Verificação da mensagem sonora dos formandos ... pág. 15 7.2.3 Vídeo ... pág. 15 7.2.4 Projeções no Auditório Central ... pág. 16 7.2.5 Estúdio de fotografia ... pág. 16 7.2.6 Apresentações artísticas ... pág. 16 7.2.7 Decoração do ambiente solene ... pág. 16 7.2.8 Recolhimento de materiais das produtoras ... pág. 17 7.3 Penalidades ... pág. 17 8. CASOS OMISSOS E/OU ESPECIAIS ... pág. 17 9. INFORMAÇÕES DAS CORES DOS CURSOS DA ESM/FAMA ... pág. 18 10. RELAÇÃO DOS CONSELHOS E ENTIDADES DE CLASSES .... pág. 18

(4)

,

9. INFORMAÇÕES SOBRE AS CORES DOS CURSOS DA ESM/FAMA

Administração com Hab. em Marketing – Pedra Safira Azul

Comunicação Social com Hab. em Pub. e Propaganda – Pedra Safira Azul Gestão em Recursos Humanos – – Pedra Safira Azul

Gestão Comercial – – Pedra Safira Azul

10. RELAÇÃO DOS CONSELHOS E ENTIDADES DE CLASSE Gestão Comercial – CORE

Av.: Conselheiro Rosa e Silva nº 2175, Jaqueira – Recife – PE. CEP: 52050-020 Fone: (81) 2127-1400 / Fax: (81) 2127-1424

Administração / Gestão de Recursos Humanos

Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA/PE)

Rua Marcionilo Pedrosa, 20 – Casa Amarela – Recife/Pernambuco – 52051-330 Telefone(s): (0xx81) 3268-4414 / 3441-4196 Fax: (0xx81) 3268-4414

Sindicato dos Publicitários de Pernambuco

Rua Bulhões Marques, nº 19 Sala 101 – Boa Vista – Recife/PE

Fone: 81 3231-1636

Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco - Sinapro

Rua Nobre de Lacerda, 246 - Conjunto 205 - Madalena - Recife/PE

Cep: 50 720 040 - Fone/Fax: 81 3227.3061

Você sonha. A gente ajuda a realizar.

18

7

1. FORMATURA 1.1 Colação de Grau

Em nenhuma hipótese, haverá dispensa da Colação de Grau, visto ser imprescindível para a emissão do diploma.

Somente pode participar da Colação de Grau o aluno que cumpriu todo o seu currículo (carga horária, disciplinas e atividades complementares), bem como o prazo mínimo de duração fixado pela legislação para o seu curso.*

Alunos com ingresso no curso por transferência (interna ou externa), ou na condição de detentores de diploma de nível superior, que registrem um significativo número de créditos aproveitados em disciplinas já cursadas em período anterior ao da efetivação de vínculo no curso, podem requerer formatura sem cumprir o tempo mínimo do curso, desde que tenham cumprido a integralidade dos créditos e que recebam parecer favorável da Coordenação de Curso e Diretoria Acadêmica.

1.2 Colação de Grau Especial

Em casos especiais, os alunos, que por motivos diversos não tenham participado da Colação de Grau solene, podem solicitar, mediante requerimento com justificativa, a Colação de Grau Especial. Nesse caso, os formandos devem preencher requerimento e aguardar o agendamento do evento.

A Colação de Grau Especial é realizada em data, local e horário definidos pela ESM-FAMA, reunindo formandos de vários cursos. Nessa modalidade de colação, os formandos não vestem beca para colar o grau.

O período de Colação de Grau Especial ocorrerá após o término do calendário de Colação de Grau de cada semestre, exceto em hipóteses devidamente justificadas e aprovadas pela Diretoria Acadêmica.

* Em hipótese alguma o aluno que tiver alguma dependência de disciplina poderá assinar o livro de colação de grau.

(5)

Não é permitido no palco:

- uso de tachinhas, pregos, pistolas de grampo, fita plástica (exceção feita à fita crepe), em poltronas, mesas, paredes e no piso do palco;

- ornamentação ou colunas muito grandes no palco que dificultem o espaço de circulação atrás da mesa de honra e visibilidade dos componentes;

- colocação de estátua viva; - cobrir o banner da ESM/FAMA.

Importante: antes do início da cerimônia, no hall, devem ficar apenas os professores homenageados, os funcionários da ESM/FAMA, os formandos e a produtora. A produtora deve reservar as cadeiras centrais do auditório para familiares e convidados especiais, desde que previamente combinado com a Comissão de Formatura e reservado o espaço para os formandos.

7.2.8 Recolhimento de materiais das produtoras

Os materiais usados no ambiente externo e interno devem ser recolhidos no término do evento.

7.3 PENALIDADES

A não-observância dos aspetos anteriormente citados acarretam penalidades que consistem em suspensão temporária ou definitiva da produtora na realização de formaturas na ESM/FAMA.

O acompanhamento destas orientações fica sob responsabilidade do Setor de Áudio e Vídeo e da Secretaria Geral, com a colaboração do Setor de Vigilância da ESM/FAMA.

8. CASOS OMISSOS E/OU ESPECIAIS

Casos omissos e/ou especiais são apreciados pelo(a) Diretor(a) da Faculdade.

2. ORIENTAÇÕES ESSENCIAIS PARA OS FORMANDOS 2.1 Solicitação de Colação de Grau

Para ter seu nome incluído na lista dos formandos, o aluno, no ato de sua última rematrícula, deve também solicitar sua participação na Colação de Grau, utilizando o requerimento disponível na secretaria, juntamente com a solicitação de rematrícula. Não existe a inclusão automática: quem não requerer, ficará excluído da lista.

2.2 Confirmação do status de formando

Após a solicitação, o formando deve comparecer à Coordenação de seu Curso, para confirmação da sua situação de formando. Compete ao acadêmico certificar-se quanto à integralização das disciplinas do seu currículo. Em caso de dúvida, pode procurar informações junto à Secretaria Geral.

2.3 Documentação para a formatura

Os documentos listados abaixo são obrigatoriamente necessários para a participação na Colação de Grau. Caso haja pendência o formando ou representante da Comissão de Formatura deverá resolvê-las até 30 (trinta) dias antes da Colação de Grau.

- cópia da carteira de identidade;

- cópia Ficha 19 autenticada ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio; - cópia do CPF;

- cópia do título eleitoral e comprovante da última votação; - cópia do documento de quitação militar (se for o caso); - cópia da certidão de casamento ou nascimento.

O aluno não participará da Colação de Grau sem que sua documentação esteja rigorosamente em dia.

2.4 ENADE – Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes

Se o curso está relacionado entre os participantes do exame obrigatório, não é expedido o Diploma nem o Histórico Escolar, para quem for convocado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais) e não comparecer à prova do ENADE.

Compete ao formando obter informações junto à Coordenação de seu curso e manter-se atento aos prazos de inscrição para a realização do Exame e à confirmação de seu cadastramento, através das listas do INEP, afixadas nos murais da Instituição, ou no próprio site do INEP http://www.inep.gov.br

(6)

7.2.4 Projeções no Auditório

Dimensões máximas da tela – altura: 2,80 metros / comprimento: 3 metros.

Posicionamento da tela – logo após o palco, no lado esquerdo. Quanto à altura, ela deve ficar um pouco abaixo da caixa de som instalada nesse local.

Posicionamento do projetor – à frente da tela, fixado entre as cadeiras localizadas na esquerda do auditório.

7.2.5 Estúdios de Fotografias

Quantidade permitida – dois estúdios no pátio interno da Faculdade.

Importante: Não é permitido estúdio de fotografias e registro fotográfico

no hall ou dentro do Auditório em nenhum momento do evento.

7.2.6 Apresentação Artística

A ESM/FAMA permite, na Colação de Grau, a apresentação de talentos artísticos, quando informada e deferida previamente, desde que respeitado o previsto no item 6.1.

No hall não são permitidas apresentações.

Nos dias em que houver atividades acadêmicas, especialmente somente são permitidas apresentações de solistas.

7.2.7 Decoração do ambiente solene

A decoração do ambiente solene é de responsabilidade das produtoras, com a observância da posição da mesa de honra, conforme determinação da ESM, não podendo haver alterações no palco.

Não é permitido: na área interna e externa do Auditório – hall e marquise e junto ao público.

- geradores de bolhas; - fogo;

- tochas;

- máquinas de fumaça ou gelo seco.

Você sonha. A gente ajuda a realizar.

16

Você sonha. A gente ajuda a realizar.

05

3. INFORMAÇÕES PRELIMINARES 3.1 Organização da Colação de Grau

A organização da Colação de Grau é de responsabilidade da Comissão de Formatura que conta com o apoio da Secretaria Geral e, ainda, com a colaboração da Coordenação do Curso. Em caso de dúvidas, o formando pode procurar a Secretaria Geral, pessoalmente ou pelos fones: 3081-0596 / 3227-0982 ou pelo e-mail: coordenacao.secretaria@gmail.com

3.2 Local para a solenidade

Para a solenidade com até 25 (vinte e cinco) alunos a colação deverá ser realizada no Auditório José da Costa Lemos, no campus I da IES, que será cedido gratuitamente. Outras reivindicações deverão ser encaminhadas à Coordenação de Curso.

3.3 Composição das turmas para a solenidade

As turmas de concluintes com, no mínimo, 25 (vinte e cinco) formandos podem realizar solenidade de colação de grau exclusiva, devendo as turmas com número inferior a 25 (vinte e cinco) formandos serem agrupadas entre os cursos da IES (não realizaremos colação com menos de 25(vinte e cinco) alunos). 3.4 Calendário das Solenidades

O calendário com as datas propostas para as formaturas é estabelecido pela Secretaria Geral. Se ocorrer choque na escolha da data, a segunda comissão escolherá nova data dentro do calendário estabelecido, observando que para a realização da Colação de Grau das turmas concluintes no:

- 1º semestre (julho) disponibilizaremos os meses de setembro e outubro; - 2º semestre (janeiro) disponibilizaremos os meses de março e abril. As solenidades de Colação de Grau não podem coincidir com os processos seletivos/vestibular, períodos de matrícula de vestibulandos, períodos de ajuste de matrículas e férias coletivas.

* As Comissões de Formatura deverão comparecer a Secretaria Geral para agendar a data da Colação de Grau com antecedência de 01(um) ano.

(7)

a) disposição das lâmpadas;

- em tripés – nas laterais do palco, sem obstruir o trânsito; - presas nas varas de alumínio – no alto, próximas ao teto;

e) não é permitida a iluminação no nível do palco, na região do púlpito, em um raio de três metros;

f) não são permitidas, na área interna do Auditório, incluindo o hall e a marquise e junto ao público, estruturas de alumínio, lâmpadas em movimento, como canhão seguidor e moving, ou lâmpadas piscando, como strobo.

7.2.2 Verificação da qualidade sonora da mensagem dos formandos Com no mínimo duas horas de antecedência é analisada a qualidade do sinal de áudio da mensagem dos formandos pelo Setor de Áudio e Vídeo. Após verificação, é autorizada ou não a sua reprodução.

7.2.3 Vídeo

A gravação e a reprodução são de responsabilidade das produtoras. A ESM/FAMA permite o uso de:

- telões de projeção que devem ser trazidos pela produtora; - um projetor no Auditório e um projetor no Centro de Convivência; - televisores no palco do Auditório;

Quantidade permitida de televisores:

- quatro aparelhos com espessura máxima de 24 cm, modelos em LCD, plasma.

Localização dos televisores:

- um televisor dever ser posicionado na frente da mesa das autoridades - outro na frente dos formandos.

No caso de mais televisores, um deve ficar de frente para os formandos e outro de frente para a platéia ao lado direito.

A ESM/FAMA não permite o uso de: - gruas (guindastes);

- imagem isolada da logomarca da produtora nos telões; - reprodutores de imagem no hall (televisões, telões, etc).

Na frente do Auditório, ao lado ou embaixo da marquise, não é permitida a instalação de telões, televisores, telas ou qualquer tipo de disposiçãode imagem. 3.5 Horários das solenidades

As solenidades serão realizadas de segunda a quinta-feira, às 19 horas. 3.6 O ato formal das solenidades de Colação de Grau inclui:

1. Composição da Mesa de Honra 2. Entrada dos(as) formandos(as)

3. Abertura da Solenidade, pelo(a) Diretor(a) ou seu Representante 4. Hino Nacional

5. Discurso do Orador 6. Juramento

7. Outorga do grau aos(as) formandos(as) 8. Entrega dos diplomas simbólicos 9. Discurso do Paraninfo

10. Discurso do(a) Diretor(a) ou seu Representante 11. Hino de Pernambuco

12. Encerramento pelo(a) Diretor(a) ou seu Representante 3.7 Protocolo e Cerimonial

Todas as solenidades de Colação de Grau devem ser organizadas de acordo com as orientações estabelecidas neste Manual. A solenidade oficial é dirigida, por roteiro que será elaborado pela Secretaria Geral de acordo com as informações fornecidas pelas Comissões de Formatura. As demais atribuições serão divididas entre setores.

3.7.1 ATRIBUIÇÕES DOS SETORES DA FACULDADE - Efetuar o cadastro das Comissões de Formatura;

- Marcar reuniões com as comissões 1(um) ano antes da data da formatura para orientações gerais para a Colação de Grau;

- Recolher amostras dos convites para a Direção fazer a conferência; - Recolher das Comissões 4 (quatro) convites e encaminhar aos

seguintes setores: Registro Acadêmico, Coordenação, Diretor e Secretaria Geral;

- Organizar ensaios, se necessário, com presença da comissão de formatura pelo menos com sete dias de antecedência do evento;

(8)

6. SONORIZAÇÃO

A ESM/FAMA, através do Setor de Áudio e Vídeo, dispõe de serviços de sonorização para as solenidades de formatura.

6.1 Apresentações Musicais

A critério da Comissão de Formatura, sendo o tempo de no máximo 15 (quinze) minutos.

6.2 No Auditório Central

A operação do sinal de áudio transmitido no auditório é de responsabilidade do Setor de Áudio e Vídeo.

6.3 Mensagem dos Formandos

Quando gravada pelas produtoras, a mensagem é reproduzida trinta minutos antes do início da colação de grau.

7. PRODUTORAS

7.1 Empresas Produtoras

Cada Comissão de Formatura será responsável pela contratação de profissionais que se ocupem com decoração, iluminação e vídeo da solenidade.

7.2 Informações Técnicas 7.2.1 Iluminação

A iluminação é de total responsabilidade das produtoras, com a observância dos seguintes aspectos:

b) potência máxima permitida para ligação dos equipamentos e iluminação cênica: 18.000 watts;

c) cores: luz branca e da cor que representa o curso; d) tipos de lâmpadas: par, ímpar, spot;

Você sonha. A gente ajuda a realizar.

14

- Conferir a listagem de prováveis formandos e entrega de documentos para expedição de diploma.

- Reservar o Auditório para a solenidade, incluindo providências referentes ao serviço de iluminação e som. *(Quando a Solenidade ocorrer no auditório da Faculdade); - Convocar membros da mesa de honra.

-Realizar a conferência de integralização de curso (notas/frequência/dependências) providenciando pasta do(a)

aluno(a) com sua documentação legal necessária. - providenciar a lista de formandos(as), Ata de Colação de

Grau e documentação necessária para o dia da Colação de Grau. 3.7.2 Responsabilidades dos Formandos

Os formandos são responsáveis pelas seguintes providências: - Eleição da Comissão de Formatura;

- Eleição de 1(um) Juramentista; - Eleição de 1 (um) Orador;

- Eleição do(a) recebedor(a) do grau; - Eleição de 1 (um) Patrono;

- Eleição de 1 (um) Paraninfo;

- Eleição de, no máximo, 2 (dois) professores homenageados; - Eleição de 1 (um) funcionário homenageado;

- Despesas com Espaço Físico;

- Despesas com Becas, Canudos, Capelos;

- Despesas com a Criação, Produção e Distribuição de Convites; - Despesas com Decoração;

- Despesas com Sonorização;

- Despesas com Projetor de Vídeo e Tela; - Despesas com Produção de Vídeos;

- Despesas com Presentes para Homenageados; - Despesas com Recepcionistas;

- Despesas com Cerimonialistas; - Despesas com Fotografia; e, - Despesas com Filmagem.

Os formandos são responsáveis, também, por quaisquer despesas decorrentes da Colação de Grau.

(9)

4.3 Não é permitido nas solenidades de Colação de Grau

- alteração do cerimonial de Colação de Grau ou das determinações gerais da Faculdade;

- entoação de músicas que ofendam a moral e os bons costumes ou que ensejem discriminação de qualquer ordem;

- manifestação com bandeiras de time de futebol;

- o deslocamento do formando até a área dos convidados;

- música na hora do juramento e dos discursos – para que todos possam ouvir claramente os pronunciamentos;

- circulação de fotógrafos e cinegrafistas atrás da mesa de honra e entre a mesa e o púlpito;

- chuva de prata, papéis picados e semelhantes, fogos de artifício (quando a colação for realizada no auditório da ESM/FAMA);

- uso de bebida alcoólica em coquetéis oferecidos aos formandos nas dependências da ESM/FAMA; e

- apresentação de conduta inadequada, por parte do formando, podendo ser impedido de participar da cerimônia.

4.4 Procedimentos pós Colação de Grau

A declaração de Conclusão deverá ser solicitada através de requerimento na Secretaria Geral, obedecendo os trâmites e prazos previstos.

Se for o caso, o diplomado pode requerer, junto ao Conselho ou à entidade de classe de sua categoria, o registro profissional.

5. SERVIÇOS OFERECIDOS PELA ESM/FAMA

5.1 Serviços, equipamentos e espaços que a ESM/FAMA oferece - auditório climatizado com capacidade para 200 pessoas sentadas; - imagens e/ou mensagem institucional para edição do vídeo de formatura, quando solicitadas pelos formandos;

- sinalização e iluminação do campus;

- disponibilização de vigilância com orientações prévias referentes às formaturas;

- limpeza geral. 3.8 COMISSÃO DE FORMATURA

A turma de formandos de cada curso deve constituir uma Comissão de Formatura integrada por alunos, escolhidos, preferencialmente, por voto, à qual compete:

- comparecer à Secretaria Geral para registrar a data da Colação de Grau; - realizar reuniões com os formandos;

- oficializar convites ao paraninfo, aos homenageados e às autoridades acadêmicas;

- manter informada a Coordenação de Curso sobre a escolha do paraninfo e dos homenageados;

- manter informada a Secretaria Geral sobre todas as questões referentes à formatura, oficializando através de email o nome do paraninfo, dos homenageados, do orador, do juramentista, do recebedor do grau e da empresa que trabalhará

durante a solenidade, até 30(trinta) dias antes da data prevista para a solenidade;

- providenciar a confecção dos convites, submetendo a sua arte-final à apreciação da Direção Acadêmica;

- orientar o aluno dependente a procurar a Secretaria Geral para assinar termo de compromisso.

3.9 PARANINFO(A)

O(a) paraninfo(a) deverá ser escolhido(a) pelos alunos. Sugere-se que o(a) paraninfo(a) seja alguém que tenha forte relação com o curso ou com a Instituição.

Caberá à Comissão de Formatura comunicar ao(à) paraninfo(a) escolha do seu nome.

Somente um(uma) paraninfo(a) de cada curso comporá a mesa no dia da Colação de Grau e lhe serão concedidos 5 minutos para o discurso. (Cabe à Comissão de Formatura informá-lo(a) a respeito por ocasião do convite).

(10)

4. SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU 4.1 No dia da Colação de Grau

O formando deve comparecer ao local da solenidade com uma hora de antecedência.

4.2 Protocolo da solenidade

A Colação de Grau é um ato oficial e público, realizado sob a presidência do Diretor ou seu representante.

No protocolo da solenidade, cabe ao Diretor ou seu representante tomar as seguintes providências:

- ingressar com as autoridades para a constituição da mesa da presidência dos trabalhos;

- dar abertura à solenidade e convidar para cantar o Hino Nacional Brasileiro;

- solicitar que os acadêmicos procedam o juramento;

- o mestre de cerimônia deverá fazer a chamada nominal dos formandos para a entrega dos certificados;

- fazer a imposição de grau a um acadêmico; estendido a todos;

o mestre de cerimônia deverá convidar para os discursos, sendo um discurso por segmento e por curso: orador e paraninfo ou Coordenador de Curso, conforme acordado;

- fazer o discurso de encerramento; - declarar encerrada a solenidade.

Mesa dos trabalhos: a organização da mesa de honra da solenidade de formatura é de responsabilidade exclusiva da Faculdade.

Chamada nominal: a chamada dos formandos é feita em ordem alfabética pelo Mestre de Cerimônia.

Entrega do certificado simbólico: é feita pelos componentes da mesa, ficando vedada a possibilidade de negociação para que outra pessoa o faça.

Fotos e filmagens no palco: é permitida a circulação de apenas 2 fotógrafos e 2 cinegrafistas no palco.

Você sonha. A gente ajuda a realizar.

12

ORADOR(A)

Cada Comissão de Formatura, juntamente com a turma, deverá escolher, por intermédio de votação, o(a) orador(a). O(A) orador(a) deverá elaborar seu discurso com antecedência e submetê-lo à aprovação da Secretaria Geral, até 15(quinze) dias antes da Colação de Grau.

O texto do discurso poderá ser enviado para o e-mail: Coordenação da Secreta ria:

coordenacao.secretaria@gmail.com e

A duração do discurso deverá ser de, no máximo, 5 minutos. 3.10 Convite

A confecção e a impressão dos convites ficam a critério dos formandos. Após a decisão a respeito do modelo, esse deve ser apreciado pela Diretoria Acadêmica no prazo de 8(oito) dias, antes de ser impresso em definitivo.

Dados que devem constar, obrigatoriamente, no convite: - identificação da Faculdade;

- nome do curso;

- data e local da colação de grau; - nome das autoridades acadêmicas:

* Diretor Geral; * Diretora Acadêmica;

* Representante da Sociedade Mantenedora-SORECH * Coordenador(a) Geral;

* Coordenador(a) do Curso; * Secretária Acadêmica; - nome da turma;

- paraninfo e homenageados (professores/funcionários); - patrono;

- orador e juramentista;

- nome de todos os formandos, em ordem alfabética; - juramento.

OBS: o convite à Coordenação e professores homenageados deverá ser feito pela Comissão de Formatura com antecedência de pelo menos 15(quinze) dias,

(11)

3.13 Discursos

Os discursos não devem ter duração superior a cinco minutos. Quem faz uso da palavra:

- o orador da turma: - o paraninfo da turma;

- o Diretor ou seu representante.

É permitido apenas um discurso por segmento e curso: orador, paraninfo. Se, eventualmente, houver solicitação especial para 2 (dois) oradores, só será autorizada quando for solenidade de mais de um curso.

3.14 Indumentária

A indumentária adotada para cerimônia de formatura será a beca (togas, faixa, capelo) na cor e especificações do curso, de responsabilidade do(a) aluno(a). A Instituição não se responsabiliza em hipótese alguma pelas becas alugadas (indumentária incompleta, cor errada etc.), assim como a arrumação dos(das) alunos(as). O aluno deverá estar com sapato fechado, pois o uso de sandálias ou tênis implicará na proibição de sua participação no evento.

3.15 Orientações para reprovados em até 02(duas) disciplinas que já estão com despesas pagas para a colação de grau simbólica junto a empresa organizadora

 Assinar o termo de compromisso e reconhecer a firma em cartório;  Assinar carta e reconhecer firma em cartório direcionada à Direção

Acadêmica solicitando a participação na colação de grau simbólica;  Pegar uma declaração com a empresa que organizará o evento, onde

conste que pagou as despesas para a colação de grau e entregá-la na secretaria Geral;

 Preencher requerimento até a data determinada (trinta dias antes da Colação de grau) pela secretaria solicitando a participação na colação de grau simbólica e anexar a carta, a declaração da empresa e o termo de compromisso;

 Aguardar o deferimento da Direção.

OBS: o aluno dependente que não entregar os documentos acima, será impedido de participar da Colação de Grau.

Dados opcionais: -agradecimentos; - mensagens; - lema;

- identificação dos integrantes da Comissão de Formatura;

- data e local da cerimônia religiosa e outras cerimônias, se for opção da turma;

- recebedor do grau;

É imprescindível entregar, até 15(quinze) dias antes do evento,um convite Para a Secretaria Geral (que, após organizar o cerimonial, encaminhará esse convite à Direção da ESM/FAMA).

3.11 Paraninfo e Homenageados

É permitida a escolha de um paraninfo para cada curso, desde que a turma de formandos seja igual ou superior a 25(vinte e cinco) alunos.

O paraninfo é escolhido dentre membros da comunidade acadêmica interna da Faculdade e, em caso de escolha de patrono de turma, esse pode ser da comunidade externa.

A Comissão de Formatura deve combinar o número (máximo dois por turma) de homenageados com as Coordenações, especialmente no casos de turmas unidas.

3.12 Juramento

Durante a solenidade, o juramentista será convidado para proferir o juramento, momento em que fará a leitura pausadamente do texto oficial, que será repetido por todos(as) os(as) demais formandos(as).

O texto-padrão do Juramento, colocado a seguir deverá ser lido pausadamente permitindo que os(as) demais formandos(as) repitam suas palavras. PROMETEMOS HONRAR/ EM TODA E QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA/ O GRAU QUE SOLENEMENTE RECEBEMOS/ COM VERDADE E JUSTIÇA/ SEGUNDO OS DITAMES DA NOSSA CONSCIÊNCIA/E OS PRINCÍPIOS IMUTÁVEIS DA NOSSA RAZÃO/ E DA ÉTICA PROFISSIONAL.

Referências

Documentos relacionados

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Muitos desses fungos podem ser encontrados nos grãos de café durante todo o ciclo produtivo, porém sob algumas condições especificas podem causar perda de

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o