• Nenhum resultado encontrado

O Evangelho Segundo o Espiritismo Capítulo XI Amar ao próximo como a si mesmo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Evangelho Segundo o Espiritismo Capítulo XI Amar ao próximo como a si mesmo"

Copied!
42
0
0

Texto

(1)
(2)

O Evangelho Segundo

o Espiritismo

Capítulo XI

Amar ao próximo

como a si mesmo

(3)

Item 3:

Servo cruel

ou

(4)
(5)
(6)
(7)
(8)
(9)

“O que é uma parábola?

Parábola é uma história que se conta tendo por finalidade um ensinamento moral. Cristo era um exímio contador de parábolas.” (Sérgio Biagi Gregório).

(10)

“Qual o elemento chave nesta parábola?

A tônica desta parábola é o perdão. É extre-mamente fácil fazer teoria, propor soluções para os outros. E quando tivermos de aplicar a nós mesmos esses ensinamentos? Quanto nos custa de esforço e sacrifício?” (Sérgio Biagi Gregório).

(11)
(12)

Cálculos

1 denário 4g de prata 1 talento 6000/denários 24,0kg de prata

10.000 talentos x 6000/denários = 60.000.000 (sessenta milhões de denários).

(13)

Cálculos

1 denário 4g de prata 1 talento 6000/denários 24,0kg de prata

10.000 talentos x 6000/denários = 60.000.000 (sessenta milhões de denários).

1 denário correspondia a um dia de trabalho

O operário que ganhasse 1 denário/dia teria que trabalhar por volta de 164.400 anos para juntar toda essa quantia.

(14)

Ideia principal:

“Os fariseus, tendo sabido que ele tapara a

boca dos saduceus, reuniram-se; e um deles, que era doutor da lei, para o tentar, propôs-lhe esta questão: - 'Mestre, qual o manda-mento maior da lei?' - Jesus respondeu: 'Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro manda-mento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. - Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.' (S.

MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40).” (ESE, Cap. XI, item 1).

(15)

Lv 19,17-19: “Não terás no teu coração ódio pelo teu irmão. […] Não te vingarás e não

guardarás rancor contra os filhos do teu

po-vo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou Iahweh.”

(16)

Mt 5,43-48: “Ouvistes que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.' Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; desse modo vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o seu sol igual-mente sobre maus e bons e cair a chuva so-bre justos e injustos. Com efeito, se amais aos que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem também os publicanos a mesma coisa? E se saudais apenas os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem também os gentios a mesma coisa? Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfei-to.”

(17)

Ideia principal:

“Fazei aos homens tudo o que queirais que

eles vos façam, pois é nisto que consistem a Lei e os Profetas.” (Mt 7,12).

“Tratai todos os homens como quereríeis que

eles vos tratassem.” (Lc 6, 31).

(18)

No item 3, do cap. X – Bem-aventurados os

que são misericordiosos, ESE, Kardec

anali-sa o trecho bíblico anterior ao passo do cre-dor incompassivo, vale a pena mencioná-lo:

“Se contra vós pecou vosso irmão, ide fazer-lhe sentir a falta em particular, a sós com ele; se vos atender, tereis ganho o vosso ir-mão. Então, aproximando-se dele, disse-lhe Pedro: 'Senhor, quantas vezes perdoarei a meu irmão, quando houver pecado contra

mim? Até sete vezes?' Respondeu-lhe Jesus:

'Não vos digo que perdoeis até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes.'” (Mt

(19)

“Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o teu nome! Venha o teu reino! Faça-se a tua vontade, assim na Terra como no Céu.

Dá-nos o pão de cada dia. Perdoa as nossas

dívi-das, como perdoamos aos que nos devem. Perdoa as nossas ofensas, como perdoamos aos que nos ofenderam. Não nos deixes en-tregues à tentação, mas livra-nos do mal. Assim seja.” (Mt 6,9-13).

(20)

Da narrativa do credor incompassivo se des-tacam dois momentos:

1º pede perdão pela sua dívida →

2º exige do outro o pagamento Qual foi o móvel dessas duas ações?

(21)

Da narrativa do credor incompassivo se des-tacam dois momentos:

1º pede perdão pela sua dívida →

2º exige do outro o pagamento Qual foi o móvel dessas duas ações?

(22)

O egoísmo

11. O egoísmo, chaga da Humanidade, tem que desaparecer da Terra, a cujo progresso moral obsta. Ao Espiritismo está reservada a tarefa de fazê-la ascender na hierarquia dos mundos.

(23)

O egoísmo é, pois, o alvo para o qual todos os verdadeiros crentes devem apontar suas armas, dirigir suas forças, sua coragem. Di-go: coragem, porque dela muito mais neces-sita cada um para vencer-se a si mesmo, do que para vencer os outros.

(24)

Que cada um, portanto, empregue todos os esforços a combatê-lo em si, certo de que esse monstro devorador de todas as inteli-gências, esse filho do orgulho é o causador de todas as misérias do mundo terreno. É a negação da caridade e, por conseguinte, o maior obstáculo à felicidade dos homens.

(25)

Jesus vos deu o exemplo da caridade e Pôn-cio Pilatos o do egoísmo, pois, quando o pri-meiro, o Justo, vai percorrer as santas esta-ções do seu martírio, o outro lava as mãos, dizendo: “Que me importa!” Animou-se a di-zer aos judeus: “Este homem é justo, por que o quereis crucificar?” Entretanto, deixa que o conduzam ao suplício.

(26)

É a esse antagonismo entre a caridade e o egoísmo, à invasão do coração humano por essa chaga moral que se deve atribuir o fato de não haver ainda o Cristianismo desempe-nhado por completo a sua missão.

(27)

Cabem a vós, novos apóstolos da fé, que os Espíritos superiores esclarecem, o encargo e o dever de extirpar esse mal, a fim de dar ao Cristianismo toda a sua força e desobstruir o caminho dos pedrouços que lhe embaraçam a marcha.

(28)

Expulsai da Terra o egoísmo para que ela pos sa subir na escala dos mundos, porquanto já é tempo de a Humanidade envergar sua ves-te viril, para o que cumpre que primeiramen-te o expilais dos vossos corações. –

(29)

12. Se os homens se amassem com mútuo amor, mais bem praticada seria a caridade; mas, para isso, mister fora vos esforçásseis por largar essa couraça que vos cobre os co-rações, a fim de se tornarem eles mais sensí-veis aos sofrimentos alheios.

(30)

A rigidez mata os bons sentimentos; o Cristo jamais se escusava; não repelia aquele que o buscava, fosse quem fosse: socorria a mu-lher adúltera, como o criminoso; nunca te-meu que a sua reputação sofresse por isso. Quando o tomareis por modelo de todas as vossas ações? Se na Terra a caridade

reinas-se, o mau não imperaria nela; fugiria enver-gonhado; ocultar-se-ia, visto que em toda parte se acharia deslocado. O mal então

(31)

Começai vós por dar o exemplo; sede carido-sos para com todos indistintamente; esfor-çai-vos por não atentar nos que vos olham com desdém e deixai a Deus o encargo de fazer toda a justiça, a Deus que todos os dias separa, no seu Reino, o joio do trigo.

(32)

O egoísmo é a negação da caridade. Ora, sem a caridade não haverá descanso para a sociedade humana. Digo mais: não haverá segurança. Com o egoísmo e o orgulho, que andam de mãos dadas, a vida será sempre uma carreira em que vencerá o mais esperto, uma luta de interesses, em que se calcarão aos pés as mais santas afeições, em que nem sequer os sagrados laços da família merecerão respeito. – Pascal. (Sens, 1862.)

(33)
(34)
(35)
(36)
(37)
(38)

“A ação do mal pode ser rápida, mas nin-guém sabe quanto tempo exigirá o serviço da reação, indispensável ao restabelecimento da harmonia soberana da vida, quebrada por nossas atitudes contrárias ao bem…” (Assistente Silas, em Ação e reação, psicografia Chico Xavier).

(39)

Mt 26,52: “Então Jesus lhe disse: Mete a

tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.”

Jo 8,34: “Replicou-lhes Jesus: Em verdade,

em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.”

Ap 20,12: “[…] E vi os mortos, grandes e

pequenos, em pé diante do trono; e abri-ram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julga-dos pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.”

(40)

Referência bibliográfica

KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capivari, SP: EME, 2004.

Sérgio Biagi Gregório:

https://sites.google.com/site/aprofundamentodoutrinario/parabola-do-credor-incompassivo

(41)

Imagens:

Jesus:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/96/Bloch-SermonOnTheMount.jpg/375px-Bloch-SermonOnTheMount.jpg

O ESE

http://idespirita.com.br/livrariafeeb/wp-content/uploads/sites/7/2013/04/capa-evangelho-historica.jpg

Parábola credor incompassivo: http://slideplayer.com.br/slide/68826/ Peso e medidas: http://www.nt.batistas.net/pesosemedidas/Quanto

%20%28Pesos%20e%20Medidas%29%20-%20Banco%20de%20Dados%20-%20Beta%20Estudos.htm Pássaro: http://slideplayer.com.br/slide/65746/# O egoísmo: http://slideplayer.com.br/slide/65746/# Kardec: http://kdfrases.com/frases-imagens/frase-o-egoismo-e-a-fonte-de- todos-os-vicios-como-a-caridade-e-a-fonte-de-todas-as-virtudes-allan-kardec-91650.jpg

Madre Tereza:

http://kdfrases.com/frases-imagens/frase-a-raiz-de-todos-os-males-e-o-egoismo-madre-teresa-130266.jpg

Aristóteles:

http://kdfrases.com/frases-imagens/frase-o-egoismo-nao-e-amor- por-nos-proprios-mas-uma-desvairada-paixao-por-nos-proprios-aristoteles-120456.jpg

Egoísmo não leva...:

http://www.mensagenscomamor.com/images/jpgs/hd/e/egoismo-lugar-ajudar-volta.jpg

(42)

Site:

www.paulosnetos.net

Email:

paulosnetos@gmail.com

Referências

Documentos relacionados

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

O motor de indução tem conjugado igual a zero à velocidade síncrona. À medida que a carga vai aumentando, a rotação do motor vai caindo gradativamente, até um ponto em que o

O teste de caminhada de seis minutos (TC6’), pela sua ampla disponibilidade, segurança e facilidade de execução, está sendo utilizado, cada vez mais, como uma alternativa

Foram convidados para participar como investigado- res neste estudo 334 cardiologistas das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil e o estudo realizado em seus consultóri- os durante

Item 1 - Reagente de Kovac´s p/ Teste de Indol (solução alcoólica 5% p-dimetilaminobenzaldeído) reagente p/ prova bioquímica, teste de indol. Não confundir com regente de Kovac´s

• quatro formas principais de entrada de dados: - caderneta de campo - digitalização em mesa - digitalização ótica - leitura de dados Arquitetura de um SIG Interface com o

O objetivo do curso é promover conhecimentos sobre as técnicas de gerenciamento de projetos, melhorando assim a qualidade do planejamento e controle de obras, visando proporcionar

(Joystick para baixo) Consulte a impressão na embalagem para ver as especificações da resolução. Ícone (Joystick