• Nenhum resultado encontrado

Introdução: POR QUE FICAR MUITO TEMPO SENTADO É RUIM?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Introdução: POR QUE FICAR MUITO TEMPO SENTADO É RUIM?"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)
(2)

Um estilo de vida sedentário, em que o movimento físico se torna seriamente restrito, pode levar a resultados nada bons. Mas antes de prosseguirmos, vamos dar uma boa olhada no que significa sedentarismo. Por definição, um estilo de vida sedentário é aquele em que há muito sentar e deitar, com muito pouco ou nenhum exercício. Alguns especialistas até consideram esse tipo de posição crônica tão mortal quanto fumar. Além de afirmar o óbvio, que um estilo de vida sedentário obviamente trará malefícios, como problemas de saúde e ganho de peso, há uma infinidade de outros aspectos ruins de se sentar por períodos prolongados, que não só prejudicam a saúde como também aceleram a mortalidade.

É difícil dividir as razões pelas quais os comportamentos sedentários são tão ruins para a saúde, uma vez que muitas das razões estão todas interligadas. Por exemplo, ser sedentário ajuda no ganho de peso, o que, por sua vez, afeta a saúde geral de várias maneiras. Ou, um estilo de vida inativo retarda o metabolismo, que também pode levar a uma série de riscos para a saúde. Da mesma forma, os estilos de vida sedentários também têm sido associados à saúde mental precária, outro fator que pode desencadear sintomas de doenças debilitantes e prejudicar a boa saúde como um todo.

Existem muitas razões que estão por trás do sedetarismo estar de fato associado a uma saúde precária, e todas se conectam, e nós tentaremos olhar para o mais evidente dentre elas, separadamente, e estabeleceremos como podem realmente levar sua saúde embora,

Introdução:

POR QUE FICAR MUITO TEMPO

SENTADO É RUIM?

(3)

Talvez o resultado mais perceptível de quem passa muito tempo sentado seja o ganho de peso. Isso ocorre porque o ganho de peso externo é facilmente visível, tanto no corpo quanto na maneira como suas roupas vestem. Está lá para todo mundo ver, e você não pode mais culpar a câmera pelos quilos extras.

Internamente, no entanto, o ganho de peso causa muito mais danos do que simplesmente tornar suas roupas mais justas. Isso é especialmente verdade para indivíduos que passam pela meia- idade, pois durante esse período, a proporção de gordura para o peso corporal tende a aumentar. E na maior parte, os quilos extras gostam de se estacionar em torno da seção intermediária. Jogue um estilo de vida sedentário na mistura e isso se torna uma receita para o desastre.

RAzão

LIGAÇÃO do GANHO DE PESO com

SÍNDROME METABÓLICA

(4)

Existem dois tipos de gordura que levam ao ganho de peso indesejado. A primeira, conhecida como gordura subcutânea, também pode ser chamada de “muffin top”, já que esse tipo de

gordura é fácil de segurar com as mãos. O segundo tipo, chamado de gordura visceral, é invisível e fica profundamente dentro da cavidade abdominal. A gordura visceral não só fica fora do alcance dos órgãos internos de revestimento, como também tem sido associada a

vários distúrbios metabólicos e a um risco aumentado de doença cardiovascular e diabetes tipo 2. Nas mulheres, o mesmo também foi relacionado ao câncer de mama.

Das duas, a gordura subcutânea pode ser muito difícil de se livrar, mas muitas vezes não é considerada uma séria ameaça à saúde em indivíduos de peso normal. A gordura visceral, por outro lado, é a mais perigosa e precisa ser controlada, para evitar que a saúde se deteriore. Ambas podem acontecer como resultado de levar um estilo de vida sedentário, que envolve muito tempo sentado.

Dito isto, a boa notícia é que ambas também podem mostrar

evolução com exercícios e um estilo de vida ativo. E combinar isso com uma dieta saudável multiplicará os benefícios. Como um bônus, a gordura visceral responde muito bem ao exercício e dieta, e oferece benefícios como pressão arterial mais baixa e níveis de colesterol favoráveis.

Nesse sentido, o efeito do movimento, até mesmo o movimento vagaroso, pode ser significativo. No que diz respeito ao controle de peso, a movimentação ajuda a queimar calorias extras que podem promover perda de peso e aumento de energia. Em média, uma pessoa pode queimar 30% a mais de calorias quando está em pé do que sentada. E embora não seja uma quantidade enorme, pode aumentar com o tempo e contribuir para a perda de peso.

Melhor ainda, a atividade muscular envolvida em pé parece

trazer importantes processos que afetam a quebra de açúcares e gorduras no corpo. Enquanto estão sentados, esses processos são

(5)

interrompidos e os riscos de saúde associados aumentam. Mas quando em pé ou se movimentando, os processos são retrocedidos.

LIGAÇÃO COM SÍNDROME METABÓLICA

Intimamente relacionada ao ganho de peso devido a um estilo de vida sedentário, está síndrome metabólica. A condição é encontrada em todo o mundo, com sua prevalência diretamente relacionada à atividade física, raça e estilo de vida. É um dos marcadores mais utilizados de risco cardiovascular metabólico, incluindo pressão alta, colesterol elevado e obesidade abdominal. Por sua vez, estes podem se tornar precursores para o desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Um metabolismo lento foi ligado a muitas coisas antes. Os

causadores típicos incluem restringir exageradamente a ingesta de calorias, restringir demais o consumo de proteínas, não dormir o suficiente e não fazer treino de resistência, apenas para citar alguns. Além disso, quem não sabe que a idade também tem um papel

nisso? Mas agora novas evidências também sugerem que sentar-se por longos períodos é tão danoso ao desacelerar o metabolismo quanto qualquer uma das outras razões.

Sentar-se por tempo demais retarda o metabolismo, queimando aproximadamente 50 calorias menos por hora do que em pé. Isso afeta significativamente a capacidade do corpo de regular o nível de açúcar no sangue, a pressão arterial e metabolizar a gordura. Além disso, também pode fazer ossos e músculos ficarem mais fracos. Os músculos queimam menos gordura e o fluxo sanguíneo torna-se lento, permitindo que os ácidos graxos obstruam as artérias mais facilmente. Um metabolismo lento tem sido associado ao ganho de peso, diabetes, obesidade, doença cardíaca e até a morte.

(6)

A vida moderna é toda sentada. Nós sentamos no trabalho, sentamos quando dirigimos e depois voltamos para casa e nos

sentamos um pouco mais. Tal facilidade poderia facilmente ocorrer à custa da longevidade, uma vez que ficar sentado por longos períodos aumenta as chances de uma morte prematura.

Até recentemente, fazia-se a prevenção de doenças crônicas

diminuindo o colesterol, abstendo-se de fumar, reduzindo a pressão arterial e praticando exercícios moderados. Mas mais e mais estudos estão apontando agora para outro culpado na equação: a quantidade de tempo que um indivíduo passa sentado. O comportamento

sedentário está intimamente associado a um aumento do risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e até mesmo alguns tipos de câncer.

Grande parte desse comportamento sedentário vem de mudanças contemporâneas no transporte, ocupações, tarefas domésticas

RAzão

LIGAÇÃO com DOENÇAS CRÔNICAS

(7)

e atividades de lazer, como o tempo assistindo TV. Uma grande

porcentagem dessas atividades diárias é feita sentada, o que envolve baixo gasto de energia. Historicamente, o primeiro estudo sobre

sentar e ficar em pé foi feito na década de 1950, e comparou os

motoristas de ônibus em Londres com seus colegas mais fisicamente ativos, os condutores. Os resultados revelaram que os colegas não sedentários apresentaram menores taxas de doença cardíaca e eram menos propensos a ganho de peso indesejado.

O número de doenças crônicas também aumenta em proporção direta à duração do tempo sentado. O problema causado por tal inatividade é que a interrompe a circulação da lipase. Esta é uma enzima que absorve gordura e ajuda na quebra de gorduras na dieta em moléculas menores, chamadas ácidos graxos e glicerol. Com a inércia da lipase, a gordura não é facilmente queimada pelos músculos, mas recircular de volta para a corrente sanguínea.

Esta inatividade ajuda ainda mais no armazenamento de gordura como gordura corporal, que pode levar ao entupimento das artérias e ao desencadeamento de várias doenças. Por outro lado, mesmo as mais simples das atividades, como ficar de pé em vez de sentar, envolve a participação muscular, e ajuda o corpo a processar

o colesterol e a gordura de maneira positiva. De acordo com a

Organização Mundial de Saúde, a inatividade física pode causar mais de 25% dos casos de câncer de mama e cólon, 27% de diabetes e 30% de doença cardíaca.

DOENÇA CARDIOVASCULAR

As doenças cardiovasculares não ocorrem durante da noite para o dia, mas são na verdade um grupo de condições relacionadas à saúde do coração, que se desenvolvem ao longo de um período de tempo. Em outras palavras, o termo “doença cardiovascular” é aplicado a condições de longo prazo, nas quais o coração não

(8)

consegue bombear sangue de forma eficaz por todo o corpo.

Muitas pessoas vivem com essas condições, desconhecendo-as até experimentarem algum problema.

O risco aumenta quando os indivíduos também mantêm um estilo de vida sedentário ao mesmo tempo. Embora muitas dessas condições possam ser mantidas sob controle com medicamentos, a ausência de um estilo de vida saudável pode até impedir que os medicamentos façam sua parte. É por isso que tanto a dieta quanto o exercício são recomendados para encorajar os indivíduos a reduzir o risco de problemas cardíacos. Um artigo científico recentemente publicado pela American Heart Association, estabelece o elo entre sentar-se por muito tempo e o risco aumentado de doença cardiovascular.

DIABETES TIPO 2

Ficar sentado por longos períodos pode elevar os níveis de glicose no sangue. Um estudo realizado em 2012 na Austrália exigiu que os participantes diabéticos sentassem por um longo período de 5 horas sem intervalo no primeiro dia. No segundo dia, os mesmos participantes fizeram uma pausa de 2 minutos andando suavemente na esteira a cada 20 minutos de sessão. E no terceiro, eles andaram em um ritmo moderado por 2 minutos, depois de 20 minutos

sentados.

Os resultados do estudo revelaram que, quando os participantes caminhavam entre os períodos sentados, houve uma melhoria de 30% na resposta do indivíduo às refeições. Isso indica que o corpo é mais capaz de metabolizar alimentos quando há períodos regulares de movimento dentro de um período sedentário.

Resultados semelhantes também foram observados em outro estudo, onde os obesos sentaram-se em uma longa sessão

(9)

braço, sentando a cada 30 minutos. Quando os resultados das duas sessões foram comparados, a sessão com a ergometria do braço mostrou melhora nos níveis de glicose no sangue. Assim, até mesmo sentar-se e se envolver em curtos períodos de movimento pode ser benéfico para manter os níveis de glicose no sangue sob controle.

CÂNCER

Estudos também associaram muito tempo sentado com risco maior de desenvolver câncer de cólon, mama e endométrio. O Instituto Americano para Pesquisa do Câncer apresentou estimativas de

49.000 casos de câncer de mama e 43.000 casos de câncer de cólon ligados à falta de atividade física. As estatísticas não se limitam aos indivíduos que se sentam apenas por períodos prolongados, mas também incluem outros que se exercitam diariamente e passam uma grande parte do seu dia sentado.

Essa associação de câncer com um estilo de vida sedentário pode estar ligada à resistência à insulina, aos níveis de inflamação e à

gordura corporal, entre outros fatores. A maioria desses importantes indicadores biológicos de risco de câncer pode ser combatida por práticas cotidianas, como uma caminhada rápida diária ou algum outro exercício aeróbico. Com base nos resultados dessas pesquisas, o AICR recomenda que você reserve tempo para a atividade física, e faça uma pausa de alguns minutos após cada hora sentado.

(10)

Degeneração razoável dos músculos e óssea pode acontecer quando uma pessoa continua sentada por um longo tempo. Por exemplo, você pode começar a apresentar o abdômen flácido se você ficar sentado por um longo tempo durante o dia. Isso acontece porque, quando uma pessoa se levanta, ou se endireita, os músculos

abdominais mantêm-na ereta. No entanto, quando a mesma pessoa se afunda na posição sentada, os mesmos músculos ficam sem uso. A posição sentada também coloca grande estresse nos músculos das costas, pescoço e coluna. Todo o cenário se torna pior se o indivíduo senta de qualquer jeito também.

Os músculos tensos resultantes disso e o abdômen flácido, devido à má postura, podem danificar o arco natural da coluna e levar a uma condição conhecida como hiper lordose. Se a maior parte do

RAzão

LIGAÇÃO com PROBLEMAS

MUSCULOESQUELÉTICOS

(11)

pescoço para a frente ou segurar o telefone no pescoço pode esticar as vértebras cervicais e levar a desequilíbrios permanentes. Nessa posição, não é apenas o pescoço que se abaixa, mas também o alongamento para frente também estende demais os músculos do ombro e das costas.

Movendo-se, os quadris flexíveis podem ajudar a manter o equilíbrio quando estão sentados, mas quem só fica sentado dificilmente estica os flexores do quadril os quais tornam-se tensos e encurtados. Isso resulta na limitação do comprimento da passada e da amplitude de movimento do indivíduo. Além disso, a redução da mobilidade do quadril pode facilmente se tornar a principal razão para quedas em idade avançada. Então, enquanto os músculos sofrem em um sentido, os ossos o fazem em outro. Quando as pessoas se mantêm sentadas por muito tempo, os ossos também ficam inativos. Oposto a isso, atividades como correr e caminhar estimulam os ossos do quadril e da parte inferior do corpo a se tornarem mais fortes, mais grossos e mais densos. Caso contrário, a inatividade pode fazer com que os ossos se tornem moles, levando a doenças graves, como a osteoporose.

Some a isso pobre ou lenta circulação de longos períodos sentado, e isso resultará em líquidos nas pernas que precisarão ser removidos. Os problemas de circulação prejudicada podem resultar em

tornozelos inchados, varizes e trombose venosa profunda, para citar alguns. Essas veias varicosas são veias alargadas e podem causar dor e desconforto para algumas pessoas. Nos casos menos graves, isso não representa um problema, mas casos prolongados de veias varicosas podem indicar um risco maior de outros problemas

circulatórios.

Trombose venosa profunda (TVP) é um coágulo que se forma na perna, muitas vezes porque as pessoas ficam paradas por muito tempo. Pode ser grave se o coágulo se soltar e se alojar no pulmão. Algumas pessoas podem notar inchaço e dor, mas outras não

(12)

Se uma pessoa se senta demais, seu cérebro pode parecer

exatamente com o de alguém com demência. Uma possível razão para isso pode ser porque os músculos em movimento bombeiam oxigênio e sangue através do cérebro. Mas quando um indivíduo permanece sentado, tudo fica mais lento, incluindo o cérebro.

Assim como o resto do corpo, o cérebro também depende do fluxo sanguíneo ininterrupto e da oxigenação, bem como do metabolismo da glicose para funcionar de maneira ideal.

ANSIEDADE E DEPRESSÃO

A conexão entre ficar sentado por longos períodos com ansiedade e depressão, é talvez menos compreendida do que os efeitos físicos da pessoa sentada. No entanto, permanece uma conexão, já que as

RAzão

LIGAÇÃO com o ESGOTAMENTO

MENTAL

(13)

pessoas que seguem um estilo de vida sedentário também correm maior risco de desenvolver ansiedade e depressão.

A conexão óbvia a esse respeito poderia ser a ausência dos

benefícios mentais da boa forma, quando a pessoa passa a maior parte do tempo sentada em vez de se mover. Estudos também mostram que menos tempo gasto sentado correlaciona-se melhor com o bem-estar psicológico e melhor qualidade de vida relacionada à saúde. Ao mesmo tempo, mais tempo sentado é associado a

sintomas depressivos.

Alguns estudos descobriram que quanto mais tempo o indivíduo gasta em comportamentos sedentários, maior a probabilidade de ter ansiedade. Certos comportamentos sedentários também podem ser especificamente prejudiciais à saúde mental. O videogame, por exemplo, pode ativar o sistema nervoso central e elevar os níveis de ansiedade. As atividades baseadas na tv também podem atrapalhar o sono, o que muitas vezes leva à ansiedade. Como tal, as razões para ligar a saúde mental e um estilo de vida sedentário podem ser perturbações nos padrões de sono, isolamento social e saúde metabólica deficiente.

Embora os distúrbios do sono possam facilmente dificultar o

funcionamento do cérebro, a teoria da abstinência social sugere que o comportamento sedentário prolongado, como o tempo de tv, pode levar à desistência das relações sociais. Esse recurso em si tem sido associado ao aumento da ansiedade. Pesquisadores revisaram nove estudos separados que analisaram profundamente a ansiedade em relação ao tempo total de sessão para atividades de baixa energia, como assistir TV e jogar jogos eletrônicos. Destes, sete estudos incluíram participantes adultos, enquanto os outros dois incluíram crianças e adolescentes.

O resultado desses estudos estabeleceu uma ligação entre o estilo de vida sedentário e o aumento da ansiedade em cinco dos nove

(14)

A quantidade total de tempo sentado também pareceu levar em consideração quatro dos nove estudos. Outro estudo feito com funcionários que permaneceram parados por longos períodos no trabalho apresenta resultados igualmente alarmantes. Os dados foram coletados de 3.367 funcionários do governo, que revelaram que a sessão ocupacional e níveis moderados de sofrimento

psicológico foram predominantes na maioria dos participantes. Os resultados também renderam a possibilidade de oferecer benefícios para a saúde mental, reduzindo o tempo da jornada. Curiosamente, o mesmo estudo também indicou que frequentar a academia depois do trabalho não protegia os trabalhadores dos efeitos negativos

da posição sentada prolongada. Mesmo quando as pessoas se

sentavam durante a maior parte do dia de trabalho e permaneciam fisicamente ativas no período de folga, elas ainda demonstravam taxas mais altas de ansiedade e depressão do que outras que se sentavam por menos horas.

(15)

Como resultado de períodos sentados prolongadamente, órgãos

importantes do corpo são afetados de maneiras diferentes. Aqui está uma breve olhada no que acontece com diferentes órgãos internos quando submetidos a longos períodos de inatividade.

CORAÇÃO

Por exemplo, os músculos queimam menos gordura e o sangue começa a fluir mais lentamente quando o indivíduo fica sentado por muito tempo. Essa inatividade também facilita a obstrução dos ácidos graxos no coração. Como resultado, a muito tempo sentado foi associado ao aumento dos níveis de colesterol, bem como à pressão alta. Consequentemente, indivíduos com um estilo de vida

RAzão

LIGAÇÃO com PROBLEMAS NOS

ÓRGÃOS

(16)

cardiovasculares do que outros que fazem do movimento regular parte de sua vida diária.

PÂNCREAS

Uma menção ao pâncreas também é muito importante, pois esse órgão produz insulina. A insulina transporta glicose para as células, fornecendo energia. No entanto, quando o corpo permanece em estado sedentário por muito tempo, as células dos músculos ociosos não respondem tão prontamente à insulina. Isso resulta no pâncreas produzindo muita insulina e se tornando um precursor do diabetes.

RINS

Ficar sentado por longos períodos de tempo nunca é recomendado em qualquer cenário, e isso pode se tornar especialmente

importante para pessoas com maior risco de desenvolver doença renal.

Isso porque, como novas evidências advertem, a pesquisa indica que ficar sentado por períodos prolongados pode elevar o fator de risco para doença renal crônica, particularmente em mulheres. As mulheres que se sentaram por menos de 3 horas todos os dias apresentaram 30% menos probabilidade de adquirir doença renal crônica do que outras que declararam passar mais de 8 horas sentadas diariamente.

(17)

Indivíduos sedentários são mais propensos a desenvolver incapacidades relacionadas ao envelhecimento à medida que avançam na idade. A probabilidade de isso aumentar vem de

uma vida de inatividade, ou de um ambiente em que apenas uma atividade moderada é buscada. Os adultos mais velhos que podem ter vidas relativamente sedentárias, podem ter problemas com tarefas simples, como se vestir e comer. Alguns também podem relatar como tendo problemas com coisas rotineiras, como entrar e sair da cama, caminhar, ou outras que afetem a independência pessoal.

Um estudo de 2014, o primeiro de seu tipo, explorou como o

comportamento sedentário se tornou seu próprio fator de risco para incapacidade em indivíduos com mais de 60 anos de idade. O estudo

RAzão

LIGAção com a dificuldade crônica

em mover-se na idade avançada

(18)

Os resultados revelaram que, independentemente de seu nível de atividade, se os indivíduos passassem a maior parte do dia sedentários, eles também estariam mais propensos a serem

incapacitados em determinadas funções. Em média, os indivíduos gastaram cerca de nove horas diárias sendo sedentários durante as horas acordados. Destes, cerca de quatro por cento relataram estar incapacitados, sendo a incapacidade definida como tendo problemas ou enfrentando uma incapacidade de realizar tarefas cotidianas.

O estudo também constatou que apenas uma hora adicional sentado todos os dias aumentava consideravelmente o risco de incapacidades. E como os resultados de alguns outros estudos, isso também indicou que os efeitos de ficar sentado por períodos prolongados não parecem ser compensados por visitas regulares à academia.

Como resultado, ser sedentário não era apenas sinônimo de ser inativo neste caso. Ainda mais, períodos prolongados de sentar-se acabaram dificultando atividades cotidianas simples para estes adultos mais velhos. Assim como qualquer outro grupo etário, os adultos mais velhos também precisam limitar o tempo que passam sentados. Outro estudo explorou o mesmo fenômeno de vincular tempo sedentário e atividade física com incapacidade de mobilidade na idade avançada.

O estudo acompanhou essas pessoas ao longo de dez anos, onde o comportamento sedentário, incluindo assistir TV, era monitorado. Os resultados revelaram que aqueles que se engajaram no aumento do hábito de assistir TV por 5 ou mais horas todos os dias eram,

surpreendentemente, 65% mais propensos a ter uma deficiência do andar, nos 10 anos seguintes. Outros que assistiam TV por 2 horas ou menos todos os dias eram menos propensos a desenvolver essa deficiência. Como resultado, altos níveis de tempo total sentado, combinados com 3 ou menos horas de atividade física semanal,

tiveram um efeito particularmente negativo em adultos mais velhos. Juntas, essas práticas sedentárias aumentaram significativamente o

(19)

Até agora, todo o foco de anular o comportamento sedentário tem sido em sentar-se menos e se mover mais. Mais especificamente, envolva-se em algum tipo de exercício, para que os músculos e articulações sejam mantidos em movimento, e não sejam

prejudicados por ficar ocioso. Dito isto, também foi estabelecido que o exercício não é necessariamente um antídoto por sentar-se demais. Embora seja altamente benéfico, as pessoas também precisam

descobrir uma maneira de limitar o tempo de sedentarismo.

Os efeitos de muito tempo parado são difíceis de combater apenas com exercícios. Mesmo que as pessoas se exercitem todos os

dias da semana, muito acima das 2-3 horas sugeridas, elas ainda não poderão reverter os efeitos de se sentar 7 horas seguidas. Na verdade, até mesmo algo como sentar por duas horas pode apagar os benefícios de saúde obtidos de 20 minutos de exercícios. Exercícios definitivamente irão atenuar o efeito de muito tempo sentado, mas não completamente.

RAzão

Desfaz o efeito dos exercícios

(20)

Em termos de números, as pessoas que passam sentadas por cerca de 8 horas ao dia, mas que são fisicamente ativas, têm um risco muito menor de morte quando comparadas a outras que permaneceram por um período mais curto, mas não são

necessariamente fisicamente ativas. Isso deve mostrar a importância da atividade física, não importa quantas horas por dia um indivíduo se sente.

Simplesmente sentar-se é apenas parte do problema. É como um indivíduo se senta que pode estar agravando o problema. Por exemplo, um fisioterapeuta observa que quando uma pessoa se senta em uma cadeira por muito tempo, ela se transforma na cadeira. Como nenhum movimento ocorre enquanto sentado, os órgãos tendem a sair de sua posição ideal, o que pode levar ao desenvolvimento de dores e tensão.

Por outro lado, sentar-se com uma boa postura pode melhorar um pouco a situação. No entanto, ainda é crucial que os períodos sentado sejam interrompidos por breves períodos de atividade. A maioria dos especialistas recomenda fazer uma pausa a cada hora. A recomendação é levantar e caminhar por cinco minutos antes de voltar para a cadeira novamente.

E mesmo sentado, tente mudar de posição a cada quinze minutos para manter-se em movimento. Apenas lembre-se de que o corpo humano foi projetado para se mover, a fim de alcançar o seu melhor desempenho. E qualquer coisa com menos movimento que o

esperado colocará em risco e prejudicará seu desempenho de muitas maneiras.

(21)

EMAGRECER

que impressiona

todo mundo! Tão simples, que

você pode começar hoje!

(22)

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

a) política nacional de desenvolvimento do turismo; b) promoção e divulgação do turismo nacional, no país e no exterior; c) estímulo às iniciativas públicas e privadas de

Nesse contexto, quando o indivíduo age de acordo com o princípio da utilidade, ele cuida de si mesmo através do cultivo da sua natureza humana esse cultivo é a expressão do amor

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia

O TBC surge como uma das muitas alternativas pensadas para as populações locais, se constituindo como uma atividade econômica solidária que concatena a comunidade com os

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de