• Nenhum resultado encontrado

Câmara de Linhares realiza primeira sessão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Câmara de Linhares realiza primeira sessão"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

LINHARES-ES | TERÇA-FEIRA, 02 DE FEVEREIRO DE 2021 | ANO XVI | EDIÇÃO Nº4.020: 8 PÁGINAS - WWW.CORREIODOESTADOONLINE.COM.BR

CMYK

Câmara de Linhares realiza primeira sessão

ordinária do ano nesta terça-feira (2)

R$ 1,00

Devido à pandemia de Covid-19, o acesso do público ao

plenário continua restrito.

(pág. 03)

Nesta legislatura, a Câmara de Linhares passou a contar com 17 vereadores.

DIVULGAÇÃO/CML DIVULGAÇ TATI BELING

Erick Musso é

reconduzido pela 3ª

vez à presidência

da Assembleia

Legislativa

05

Carnaval: Prefeitura de

Aracruz cancela eventos, mas

mantém ponto facultativo

03

Preso suspeito de cometer

crimes de furtos com

arrombamentos em Rio

Bananal

04

Dary Pagung e Coronel Alexandre

Quintino ficaram com 1ª e 2ª

(2)

Fundado em 25/janeiro/2005 Diretor: Itagildo Marques

redacao@correiodoestadoonline.com.br/comercial@correiodoestadoonline.com.br/correiodoestado@correiodoestadoonline.com.br Redação, administração e gráfica: Avenida Cachoeiro de Itapemirim, 2161, CEP 29.901-617, bairro Shell - Linhares - ES

(27) 3371-3743 / 99984-0041 Conselho Editorial: Itagildo Marques Vanessa Bergamaschi Jornalistas: Caroline Pereira Gerente Comercial: Vanessa Bergamaschi Diagramação/Finalização:

Márlinton dos S. de Oliveira

Impressão Off-Set

Carlos César Socorro Soeiro

Periodicidade:

Diário

Uma publicação de:

Editora e Gráfica Notícias CE Correio do Estado EPP CNPJ: 13. 085.524/0001-74

A Quatro Mãos

Faceli divulga resultado final do Vestibular 2021 A Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) di-vulgou na última sexta-feira (29) o re-sultado final, após recursos, do Vestibu-lar 2021, que oferta 150 vagas para cursos gratuitos de Adminis-tração, Direito e Peda-gogia, para ingresso no 1º semestre, no tur-no matutitur-no. A lista dos classificados está disponível no site da instituição, em www. faceli.edu.br. Reunião com diretores escolares A Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Educa-ção (Semed) e Saúde (Semsa), se reuniu com diretores da rede municipal de ensino na tarde dessa segun-da-feira (1º), na EMEF Placidino Passos, para traçar planos diante de um possível retor-no às aulas. A ideia é que no mês de feve-reiro as aulas ocorram

por meio do ensino remoto, com aulas on-line na plataforma “Google Education”, que recentemente aprovou a participa-ção do município no “Class room”, que é uma ferramenta que ajuda os professores a gerenciar as

ativida-des, criar turmas, dis-tribuir tarefas, dar no-tas, enviar feedbacks e ver tudo em um único lugar.

Reunião com diretores escolares II

Para o mês de mar-ço existe a possibili-dade de se iniciar as

aulas de forma esca-lonada, ou seja, para atender, primeira-mente, um grupo de alunos que não tem acesso à internet em casa. Todas as esco-las foram orientadas a seguirem o protocolo das Secretarias de Es-tado da Saúde (Sesa)

FELIPE TOZATTO/PML

Repórter de Plantão

Gostou

Não Gostou

D

e saber que ma-teriais de pro-teção foram adquiridos para as 110 escolas da rede munici-pal de Linhares, que se preparam para iniciar o ano letivo no próxi-mo dia 8 de fevereiro. A entrega dos materiais já foi iniciada e a previsão é que até o dia 12 de fe-vereiro todas as escolas estejam abastecidas.

D

e saber que o ES registrou, entre domingo (31) e essa segunda-feira (1º), mais 30 mor-tes em decorrência do coronavírus, segundo informações do Pai-nel Covid-19 ES. Com isso, o total de óbitos causados pela doença no estado, desde o iní-cio da pandemia, che-gou a 5.888.

Pela primeira vez, Linhares terá um representante no Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS). Trata-se da secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, eleita conselheira titular por unanimidade durante uma reunião com o Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social – COGEMASES, realizada na última sexta-feira (29). Luciana foi uma das três eleitas pelo Colegiado para o biênio 2020/2022.

e Educação (Sedu), e os professores tam-bém tiveram uma for-mação virtual para se capacitarem e ficarem mais aptos a lidar com a pandemia nas esco-las. Instituições se unem para fiscalização da vacinação contra Covid-19 Auditores do Tri-bunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) se re-uniram, na tarde de quinta-feira (28), com a Subsecretaria de Es-tado de Vigilância em Saúde (SSVS) para ob-ter informações sobre o processo de vacina-ção no estado. Repre-sentantes do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público Estadual também par-ticiparam do encon-tro virtual. Os órgãos de controle fizeram questionamentos aos integrantes da Sesa sobre condições de armazenamento e se-gurança das doses de vacina, dos registros das doses aplicadas,

da verificação dos postulantes a vaci-nação prioritária, da oferta de profissionais de saúde qualificados, do detalhamento dos grupos prioritários, entre outras questões. Também foram dis-cutidos riscos e boas práticas relativas ao processo de vacina-ção.

Acompanhamento

TCE-ES, TCU e MPES estão reali-zando o acompanha-mento das ações de imunização no esta-do e nos municípios, cada um dentro de suas competências e respectivas áreas de atuação. “Devemos realizar mais reuniões como essa para que os órgãos de controle possam interagir para trocar informações e atuar de forma inte-grada. O objetivo é aumentar a efetivida-de efetivida-de nossas ações”, explicou o secretário de Controle Externo de Avaliação de Políti-cas PúbliPolíti-cas da Corte capixaba, Bruno Faé.

(3)

A

Câmara Mu-nicipal de Li-nhares reali-za nesta terça-feira (2), a partir das 18 horas, a primeira sessão ordinária de 2021. Devido à pan-demia da Covid-19, o acesso do público ao plenário continua restrito. Porém, as sessões serão trans-mitidas ao vivo no Facebook e no canal do YouTube da Câ-mara Municipal de Linhares. A data da primei-ra sessão segue o Re-gimento Interno da Casa, no seu artigo 10, de abertura da le-gislatura 2021-2024. “Também configu-ra o fim do recesso parlamentar que ter-mina no dia 1º de fe-vereiro”, explicou o secretário legislativo Walace Tureta.

Após a primeira sessão, as reuniões serão realizadas nas segundas-feiras, às 18 horas, no plenário da Casa. Parlamentares Nesta legislatura, a Câmara de Linhares passou a contar com 17 vereadores – qua-tro a mais, na compa-ração com o exercício anterior. São eles: Roque Chile (PSDB): presidente

Therezinha de Rio Quartel (Rede): vice -presidente Egmar (PSC): 1° se-cretário Alysson Reis (DC): 2º secretário Juarez Donatelli (PV) Gilson Gatti (MDB) Valdir Maciel (Pode-mos)

Fabrício Lopes (MDB) Dr Carlos Almeida (PDT)

Edimar Vitorazzi (Re-publicanos)

Roninho Na Urna (DC)

Professor Antônio Ce-sar (PV) Waldeir de Freitas (PTB) Tarcisio Silva (PSB) Juninho Buguiu (PV) Messias Caliman (REDE) Vicentini (REDE)

CIDADES

A

Prefeitura de Aracruz deci-diu não realizar nenhuma festa no mu-nicípio, mas manteve o ponto facultativo do Carnaval. Por conta da pandemia da Covid-19, a cidade não terá ne-nhuma programação de Carnaval e contará com os serviços da fis-calização e a parceria da Polícia Militar para conter aglomerações. A prefeitura fica-rá fechada ao público nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Apenas os serviços considerados essenciais à população permanecem em fun-cionamento normal, em especial os servi-dores públicos requisi-tados para atender de-mandas relacionadas à prevenção e combate a Covid-19.

O Governo Munici-pal também recomen-da que a população fi-que em casa se puder, e em caso de alguém sair, deve-se usar más-cara e o álcool.

Decisão vale para os dias

15, 16 e 17 de fevereiro.

Câmara de Linhares realiza primeira sessão

ordinária do ano nesta terça-feira (2)

Carnaval: Prefeitura de Aracruz cancela

eventos, mas mantém ponto facultativo

Sede da Prefeitura Municipal de Aracruz

Devido à pandemia de Covid-19, o acesso do público ao plenário continua restrito.

Nesta legislatura, a Câmara de Linhares passou a contar com 17 vereadores.

DIVULGAÇÃO/CML

(4)

Preso suspeito de cometer crimes de furtos

com arrombamentos em Rio Bananal

A

Polícia Civil, em um traba-lho conjunto com a Polícia Militar, cumpriu ontem (1º) mandados de prisão em desfavor de R. R dos R, de 29 anos de idade, por suspeita de envolvimento com dois crimes de furtos com arrombamentos na cidade de Rio Bana-nal. Um dos crimes foi registrado no dia 13 de outubro de 2019 e o outro em 9 de feverei-ro do ano passado.

Após a prática desses atos, R.R dos R fugiu da região de Rio Bananal e retor-nou há pouco tempo,

crendo que não havia mandados de prisão em seu desfavor. “No momento em que foi preso, R estava traba-lhando em uma mar-moraria no bairro São Sebastião. Ele já foi preso por roubo e trá-fico em Cariacica e es-tava cumprindo pena. Surpreendido, não es-boçou reação”, relata o titular da Delegacia Regional de Linhares, delegado Fabrício Lu-cindo.

Após a prisão, o suspeito foi encami-nhado à Penitenciária Regional de Linhares, onde permanece à dis-posição da Justiça.

Suspeito chegou a

fugir da região, mas

retornou e foi detido

enquanto trabalhava

em uma marmoraria.

Após a prisão, o suspeito foi encaminhado à Penitenciária Regional de Linhares.

REPRODUÇÃO/BRUNELA ALVES/ GAZETA ONLINE

LINHARES

A

s equipes da Secretaria Mu-nicipal de Saú-de Saú-de Linhares vaci-naram 1.781 pessoas contra a Covid-19 até a manhã dessa segun-da-feira (1º), número que representa 97,4% das 1.827 doses distri-buídas pelo Governo do Estado. Esta é a pri-meira das duas doses previstas no calendá-rio do Plano Nacio-nal de Imunização do Ministério da Saúde. O Estado já tem no es-toque as outras 1.827 doses da segunda eta-pa, que serão dispo-nibilizadas após os 28 dias de aplicação da

primeira.

Já as 1.825 doses da vacina Oxford/Astra-Zeneca, que também imunizam contra a Covid-19, chegaram ao município na últi-ma quinta-feira (28) e foram distribuídas às equipes da secretaria municipal de Saúde para a continuidade da vacinação nos pro-fissionais de saúde. Esta etapa irá contem-plar os profissionais da Atenção Primária, incluindo os Agen-tes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias e Atenção Especializa-da Ambulatorial (USL,

Em Linhares, 1.781 pessoas do grupo prioritário

já foram vacinadas contra Covid-19

Linhares concluiu a primeira etapa da imunização entre idosos

FELIPE TOZATTO/PML

Cefil, Caps, Naps, Casa Rosa e Central de Ambulâncias).

Quanto ao imuni-zante da Oxford/As-traZeneca, o Estado recebeu o quantita-tivo para a aplicação da primeira dose, ten-do garantiten-do o rece-bimento da segunda dose pela Fiocruz, esti-mada para ser aplicada até 12 semanas após a primeira dose, ou seja, três meses.

Linhares concluiu a primeira etapa da imu-nização entre idosos e pessoas com deficiên-cia severa que vivem em Instituições de Longa Permanência.

(5)

Erick Musso é reconduzido pela 3ª vez à

presidência da Assembleia Legislativa

C

om 28 dos 30 votos, a chapa única enca-beçada pelo depu-tado Erick Musso (Repu-blicanos) foi eleita ontem (1º) para conduzir a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) de fevereiro de 2021 a 31 de janeiro de 2023. Apenas Iriny Lo-pes (PT) e Sergio Majeski (PSB) votaram contra a composição.

Além da recondução de Musso pela terceira vez à cadeira de presiden-te, o deputado Marcelo Santos (Podemos) segue como 1º vice-presidente. Dary Pagung (PSB) e Co-ronel Alexandre Quinti-no (PSL) ficaram com a 1ª e 2ª secretarias da Mesa, respectivamente. O 2º vi-ce-presidente é o deputa-do Dr. Rafael Favatto (Pa-tri). Já 3ª secretaria ficou

com Raquel Lessa (Pros) e o 4º secretário é Adilson Espindula (PTB).

Em seu discurso de posse, o presidente ree-leito falou com pesar sobre os quase seis mil óbitos causados pela Co-vid-19 no Espírito Santo e o quadro ainda preocu-pante gerado pela pande-mia no estado.

Musso reforçou a importância da respon-sabilidade dos chefes de órgãos públicos diante do cenário desafiador e o papel do Parlamento. “Independente das con-cepções ideológicas, es-tamos mostrando uma grande capacidade de enfrentar todo esse de-safio. O protagonismo que todos vocês, meus amigos deputados e de-putadas, tiveram no ano passado e estão tendo

Dary Pagung e Coronel Alexandre Quintino ficaram com 1ª e 2ª secretarias da Mesa, respectivamente

Em seu discurso de posse, o presidente reeleito falou com pesar sobre os quase seis mil óbitos causados pela Covid-19 no Espírito Santo.

ELLEN CAMPANHARO

agora, é algo digno de prestígio”, disse. E acres-centou: “ (...) a essência de nossa missão é repre-sentar o povo capixaba, representar a nossa so-ciedade. Estamos aqui em nome de nossa gente, tão diferente, tão ampla, com o mesmo desejo: ver o Espírito Santo no rumo do desenvolvimento”, disse.

O presidente reeleito também resgatou ações de sua gestão no biênio anterior, como a cam-panha realizada pelo Legislativo para arreca-dação de donativos para a população atingida pelas chuvas no interior do estado, no início de 2020, além da aprovação de matérias importantes para a sociedade, como a que criou o Cartão Re-construção.

O

Departamento Es-tadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) publicou no Diário Oficial do Estado, dessa segunda-feira (1º),

medidas que visam a apoiar os transportado-res escolatransportado-res no retorno às aulas nas escolas do Estado. As normativas, dispostas na Instrução

Categoria estará isenta da vistoria referente ao segundo semestre de 2020. Órgão fixou

cronograma excepcional de vistorias de acordo com o final da placa do veículo.

Detran-ES flexibiliza medidas para apoiar

trabalhadores do Transporte Escolar

Veículos de transporte escolar que emitiram autorização no ano de 2020 terão direito a emissão automática da autorização para o primeiro semestre de 2021.

REPRODUÇÃO/INTERNET

de Serviço Normativa Nº 005, dispõem sobre a autorização para o trans-porte escolar no Espírito Santo e atendem ao pleito do Sindicato dos

Trans-portadores Escolares do Espírito Santo (Sintees) diante da situação ex-cepcional decorrente da pandemia de novo Coro-navírus (Covid-19), que tem afetado milhares de trabalhadores do setor.

Após reunião reali-zada na última semana com representantes do Sintees, o Detran|ES pu-blicou a Instrução de Ser-viço Normativa que esta-belece que a categoria de transporte escolar estará isenta da necessidade de realizar a vistoria refe-rente ao segundo semes-tre de 2020 e fixa o cro-nograma excepcional de vistorias para veículos de transporte escolar para 2021, de acordo com o final da placa do veículo.

Além disso, os veícu-los que emitiram autori-zação para o transporte escolar no ano de 2020

te-rão direito a emissão au-tomática da autorização para o primeiro semestre de 2021; os cursos de con-dutores de veículos de transporte escolar ven-cidos entre os dias 13 de março de 2020 e 30 de ju-nho de 2021 permanecem válidos; e o certificado de verificação dos cronota-cógrafos deixará de ser exigido enquanto estiver em vigor a Portaria IN-METRO 101/2020.

“Ouvimos os trans-portadores escolares e adotamos esse conjun-to de medidas que será muito importante para apoiar o empreendedor de transporte escolar nes-te retorno às aulas, já que a categoria ficou muitos meses sem poder exer-cer suas atividades e com dificuldades na sua re-muneração. Vale lembrar que, ainda em abril de

2020, decidimos por isen-tar os trabalhadores de transporte escolar da ne-cessidade de realizar as vistorias previstas para o primeiro semestre do ano passado, bem como fize-mos outras concessões para apoiar a categoria”, disse o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Viei-ra.

O Detran|ES determi-nou também que, com a volta gradual às aulas, os proprietários dos veícu-los autorizados a realizar transporte escolar que optarem por não circu-lar com a finalidade do transporte de estudantes poderão requerer a sus-pensão temporária de tal autorização para ficarem isentos de vistoria no pe-ríodo, ficando sujeitos, em caso de não cumpri-mento à suspensão, à fis-calização.

(6)

RESULTADO DE LICITAÇÃO

O Município de Linhares-ES, através de

sua Pregoeira, torna público o resultado

do PREGÃO ELETRÔNICO Nº 004/2021,

visando a contratação de empresa

especia-lizada para prestação de serviços, na área

de apoio de serviços médico veterinário ao

qual se constitui de exames pré-cirúrgico,

intervenção cirúrgica (castração de macho e

fêmea das espécies felina e canina),

acom-panhamento pós-cirúrgico no que se refere

única e exclusivamente a cirurgia até a

reti-rada dos pontos do animal atendido, tornou

se DESERTA.

Cód.

CidadES

Contratações:

2021.042E0600010.01.0001

Linhares, 01 de fevereiro de 2021.

Gesiani Araújo Pereira

Pregoeira Oficial

Encontrando a paz nos seus pensamentos

REPRODUÇÃO/INTERNET

bagunça” “não posso fa-zer isso”, “não consigo ter controle”, “nunca vou ser feliz”, “uma pessoa como eu não terá sucesso”, “isso não vai dar certo”, “minha vida acabou... ” e imagine que mesmo que você acor-de acor-de manhã e diga para você mesmo: ― ”hoje não vou pensar” já é tarde de-mais: você já está pensan-do!

Pensamentos simples-mente aparecem. É aquela conversa, aquelas pala-vras que você diz a você mesmo. Eles vêm e vão do nada. São como as folhas das árvores caindo. São como o pulsar do coração, acontecem independen-temente de você ter cons-ciência ou não deles.

Não há nada de mal neles até nos apegarmos como se eles fossem verda-deiros. Quando dizemos que “você é o que pensa”,

é porque passamos a agir de acordo com eles.

Porém há uma saída para parar de sofrer pelo excesso de pensamentos negativos que interferem nos resultados que temos na vida: através da investi-gação, nós podemos torná -los nossos amigos.

Uma vez que um pen-samento hostil e doloroso é investigado com enten-dimento, da próxima vez que ele aparecer, talvez você até o ache interes-sante. O que costumava ser um pesadelo, agora é só interessante. E da outra vez que ele aparecer, tal-vez você ache engraçado. E depois, talvez você nem note.

Esse é o poder da in-vestigação de um pensa-mento. De amar o que é. Ou seja, aceitar o que é e como é com uma nova perspectiva.

U

m pensamento é inofensivo a não ser que nós acre-ditemos nele. Não são os nossos pensamentos, mas o apego a eles que causam sofrimento. Apego a um pensamento significa acre-ditar que é verdadeiro, sem investigação. A crença sobre algo ou alguma coi-sa é um pencoi-samento a que nós estamos apegados e frequentemente, por anos. A maioria das pessoas pensa que os pensamen-tos delas dizem quem são. Isso não é verdade. Ima-gine tendo pensamentos como: “não consigo ser feliz” “eu sou um fracas-so”, “minha vida está uma

Margareth Marsalha – Coach e Terapeuta Holística

Mente Performance

Não é possível deixar os pensamentos, mas é possível encará-los com entendimento, então, eles é que te deixam.

Há várias técnicas para

obter esse entendimento. Se seus pensamentos estão tirando a sua paz, saiba que isso é apenas um pen-samento e não quem você é.

Busque ajuda para en-tender e ressignificar esses conflitos internos. Verá que a vida pode ser bem mais prazerosa e em paz do que imagina.

Acham-se neste Cartório, na Av. Comendador Rafael, 1440, Cen-tro – Linhares/ES, CEP: 29.900-052, Tel: (27) 3264-1091, títulos de responsabilidade das seguintes pessoas:

* ALANDIONES GOMES DA SILVA - CPF/CNPJ: 118.877.267-80 * ANALIA BRANCO GAMA LISBOA - CPF/CNPJ: 141.576.957-55

* ANDREIA FERREIRA DA SILVA - CPF/CNPJ: 107.895.407-03 * ANTONIO CONCEICAO PAIXAO - CPF/CNPJ: 931.258.445-68 * BENEDITO PISSINATE VASSOLER - CPF/CNPJ: 031.834.817-90 * BENEDITO PISSINATE VASSOLER - CPF/CNPJ: 031.834.817-90 * CILENI BARROS DADALTO - CPF/CNPJ: 007.943.727-32 * DELMA PASSOS OLIVEIRA - CPF/CNPJ: 652.521.877-20 * ELIAS CALIMAN - CPF/CNPJ: 071.613.367-91 * ELIAS CALIMAN - CPF/CNPJ: 071.613.367-91 * ELIAS CALIMAN - CPF/CNPJ: 071.613.367-91 * ELIAS CALIMAN - CPF/CNPJ: 071.613.367-91 * ELIAS CALIMAN - CPF/CNPJ: 071.613.367-91 * ELIAS CALIMAN - CPF/CNPJ: 071.613.367-91 * ELIAS CALIMAN - CPF/CNPJ: 071.613.367-91

* ELIETE DOS SANTOS QUARESMA - CPF/CNPJ: 043.689.157-39

* ERMOR DE SA ALMEIDA JUNIOR - CPF/CNPJ: 948.109.317-49 * FRANCISCO DE ASSIS VIEIRA PROCOPIO - CPF/CNPJ: 742.531.826-15

* GEOVANA CORREA DAS NEVES - CPF/CNPJ: 152.137.977-76 * GIVANILDO MARTINS SERENE - CPF/CNPJ: 110.300.337-22 * IVANETE GOMES DOS SANTOS BRAUN - CPF/CNPJ: 086.109.107-84

* JEFERSON ALEXANDRE - CPF/CNPJ: 106.839.797-79 * JEOVANI PIAL TRASPADINI - CPF/CNPJ: 125.619.817-03

CARTÓRIO DO 1º OFÍCIO DA COMARCA DE LINHARES Tabelionato de Protesto de Títulos e Documentos de Dívida

EDITAL DE INTIMAÇÃO

* JOELSON DOS SANTOS SOUZA - CPF/CNPJ: 117.028.207-50 * LIDIA BAIOCO DA CONCEICAO - CPF/CNPJ: 132.225.477-00 * LIDIA BAIOCO DA CONCEICAO - CPF/CNPJ: 132.225.477-00 * MARGARETH DE CASTRO OLIVEIRA - CPF/CNPJ: 146.366.327-70

* MARIA DA PAIXAO SILVA DE JESUS - CPF/CNPJ: 095.597.397-00

* MARIA LUCIA DE JESUS SILVA - CPF/CNPJ: 043.692.777-28 * MAURICIO FALCAO - CPF/CNPJ: 074.155.828-96

* MIRIAN DOS SANTOS FERREIRA - CPF/CNPJ: 130.957.627-04 * PAULO SERGIO BOLDRINE - CPF/CNPJ: 015.164.057-22 * PEDRO JOSE DIAS - CPF/CNPJ: 704.927.197-72 * RONISSON LUIZ SIMOES - CPF/CNPJ: 091.622.027-31 * ROSIMARA DE SOUZA - CPF/CNPJ: 112.887.637-00

* ROSIMERE SANTANA FERREIRA - CPF/CNPJ: 034.970.877-00 * SERGIO RODRIGUES DE SOUZA - CPF/CNPJ: 058.776.457-06 * TEREZA OLIVEIRA - CPF/CNPJ: 658.506.887-49

* TEREZA OLIVEIRA - CPF/CNPJ: 658.506.887-49 * TEREZA OLIVEIRA - CPF/CNPJ: 658.506.887-49

* VALERIA DOS SANTOS SILVA - CPF/CNPJ: 082.689.477-13 Por não ter sido possível encontrá-la(s), intimo-as para os fins de direito e não sendo atendida a presente até o dia 03/02/2021, noti-fico-a(s) do protesto.

Linhares-ES, 01 de fevereiro de 2021.

Helvécio Lacerda Junior – Tabelião Interino Site: www.1oficiolinhares.com.br Expediente: Seg. a Sex. de 09:00 às 18:00

(7)

Janeiro registrou chuvas abaixo

da média em todo o Espírito Santo

A

s chuvas registra-das nesse mês de janeiro foram abai-xo da média histórica do Espírito Santo, de acordo com a análise da Coorde-nação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Conforme o levantamento de dados, todos os municípios do Estado estão com chuvas abaixo do normal para este mês. Nos municípios onde ocorreram chuvas, os acumulados não foram suficientes para atingir a metade da média para janeiro. Houve ainda mu-nicípios onde não ocor-reu chuva em nenhum dia durante este mês.

Segundo o Incaper, a escassez de chuva é em decorrência do sistema de alta pressão atmosféri-ca (ASAS), que atua sobre a região Sudeste do Bra-sil, o que é normal neste período do ano, confor-me explicou o confor- meteorolo-gista do Incaper, Ivaniel Fôro Maia. “Porém, ele está persistindo por vá-rias semanas, desde o fi-nal de dezembro de 2020.

Além de inibir a forma-ção de nuvens, o ASAS causa um ‘bloqueio na atmosfera’ que dificulta a chegada e o avanço das frentes frias, além do ar polar na região Sudeste. Com isso, aqui no Espí-rito Santo não tivemos a formação de nuvens su-ficientes com potencial para provocar as chuvas volumosas de verão, que normalmente caem so-bre o Estado neste mês”, complementou Maia.

Comparação de chuvas com janeiro de 2020

Os acumulados de chuva ocorridos em janei-ro de 2020 mostraram um cenário favorável, em que foram registradas chuvas com grandes volumes em praticamente todas as re-giões do Estado. Alguns pontos ficaram abaixo da média histórica em janei-ro de 2020, a exemplo de Ecoporanga. Ainda as-sim, a chuva ocorrida no município teve acumu-lado significativo, fican-do apenas -23% abaixo da média esperada para janeiro, explicou Ivaniel Fôro Maia.

Nos municípios onde ocorreram chuvas, os acumulados não foram suficientes para atingir a

metade da média para janeiro. Neste mês de fevereiro, essa tendência deve permanecer.

Mês de fevereiro deve seguir os padrões médios de chuva e de temperatura.

DIVULGAÇÃO

A diferença de chuvas registradas em janeiro, nos anos de 2020 e 2021, foi de grandes propor-ções. Até mesmo o mu-nicípio de Ecoporanga, onde choveu abaixo da média no ano passado, apresentou diferença de chuva em 2020 superior a 83 milímetros, quando comparada a 2021. No ano passado, os demais municípios tiveram chu-va superior a 100 milí-metros, sendo que em algumas cidades a chuva foi superior a 300 milíme-tros. Já neste ano, o maior volume de chuvas regis-trado foi de 115.4 milí-metros, em Iúna, ainda assim abaixo da média. O município também foi o que registrou a princi-pal diferença de ocorrên-cia de chuvas em janeiro, com 396.6 milímetros abaixo da média, compa-rado ao mesmo mês de 2020

Previsão para fevereiro

Fevereiro faz parte do período chuvoso no Es-pírito Santo. No entanto, o mês apresenta uma

ca-racterística particular que a Meteorologia denomi-na de Veranico, confor-me esclarece Ivaniel Fôro Maia. Esse fenômeno é um processo de ausência ou diminuição das chu-vas por um período de, no mínimo, quatro dias consecutivos, em compa-ração aos demais meses

do período chuvoso do ano.

De maneira geral, o mês de fevereiro deste ano deve seguir os pa-drões médios de chuva e de temperatura. Não são esperados grandes volumes de chuva e, por ser um mês em que nor-malmente chove pouco

no Estado, a chuva deve ficar dentro da normali-dade, com acumulados pouco expressivos de precipitação pluviomé-trica. Em relação às tem-peraturas, em todo o Es-tado, a previsão é de que devem seguir elevadas e dentro da normalidade para esta época do ano.

MEIO AMBIENTE

Liberado trecho interditado no

entorno da Linha Verde

E

stão sendo executa-das próximas à Li-nha Verde, entre os bairros Lagoa do Meio e Palmital, as obras do novo complexo de cultu-ra e lazer. Em uma área de 9,3 mil metros qua-drados serão erguidos decks suspensos, campo de areia, quadra de tênis, campo de futebol society e cinema ao ar livre.

E devido às obras no local, um trecho da Linha Verde havia sido interdi-tado para passagem de pedestres a fim de evitar acidentes e acesso ao

can-teiro de obras. No entan-to, com a finalização de uma das etapas do pro-jeto, o acesso ao entorno de um dos mais belos cartões postais da cidade fora liberado.

“Em função das obras de contenção e drenagem do complexo de cultura e lazer, foi necessária a ins-talação de tapumes no lo-cal. Agora, com a conclu-são dessa etapa da obra, o acesso foi liberado”, explica o secretário mu-nicipal de Obras e Servi-ços Urbanos, João Cleber Bianchi.

Devido às obras no local, um trecho da Linha Verde havia sido interditado para passagem de pedestres a fim de evitar acidentes.

FELIPE TOZATTO/SECOM

Sobre a obra

O projeto do novo complexo de cultura e lazer vai atender toda a cidade com diversos equipamentos como campo de areia, qua-dra de tênis, campo de futebol society, cinema aberto com cinco árvo-res solaárvo-res e nove decks suspensos para contem-plação. Também será implantada pista de ca-minhada (calçada cida-dã), iluminação em LED e arquibancada com capacidade total para 1.000 pessoas.

(8)

CMYK

Mais Decor

Arquiteta Gabriela Massucatti - gabrielamassucatti@yahoo.com.br

@gabrielamassucattiarquitetura Gabriela Massucatti Arquitetura e Design de Interiores

REPRODUÇÃO/INTERNET REPRODUÇÃO/INTERNET REPRODUÇÃO/INTERNET

Espelhos orgânicos

O

espelho é

um item

f u n c i o n a l

dentro de uma

casa, mas

tam-bém um grande

elemento

deco-rativo. Ele pode

e deve ser muito

bem aproveitado

nos projetos de

arquitetura, pois

mais do que

re-O espelho orgânico é a estrela do lavabo, resultando num ambiente

marcante e atual, com muita elegância. Decorativo com desenho livre, o espelho orgânico é perfeito para compor qualquer ambiente.

Os espelhos orgânicos são os novos queridinhos. Com um ar retrô, combinam com diversos tipos de decoração, dando um toque bem moderno ao ambiente.

fletir, traz

tam-bém

luminosida-de aos ambientes,

sendo um

ele-mento chave na

decoração de

in-teriores.

Uma das

ten-dências de 2021

são os espelhos

orgânicos, ou

seja, espelhos

que não têm um

padrão fixo ou

formato exato.

Por não terem

uma forma

defi-nida, deixam a

decoração ainda

mais

descontraí-da e

personaliza-da. Eles quebram

o clima sério de

um ambiente com

sua forma

orgâ-nica e o

resulta-do é um layout

fluido, lúdico e

encantador.

Elegante,

mo-derno e

persona-lizado: a

tendên-cia do momento é

ter um lindíssimo

espelho orgânico

em seu ambiente.

Sem dúvida seu

espaço será

ou-tro!

Referências

Documentos relacionados

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) em Programas de atenção

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

para lâmpadas econimizadoras até 160mm de comprimento Cor(luz): Branco Preto Branco Preto Branco Preto Branco Preto Branco Preto Branco Preto Branco Preto Branco Preto Branco

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

It is essential that an overall management strategy is im- plemented in which multiple barriers, including source water protection and appropri- ate treatment processes, as well