• Nenhum resultado encontrado

pedro alecrim

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "pedro alecrim"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

PEDRO

PEDRO ALECRIM ALECRIM António António MotaMota

Texto com supressões Texto com supressões

1 1

Terminaram as aulas e começa a confusão. Parecemos carreiros de formigas a Terminaram as aulas e começa a confusão. Parecemos carreiros de formigas a correr para dentro das camionetas, quase sempre velhas e a largar fumaradas de correr para dentro das camionetas, quase sempre velhas e a largar fumaradas de gasóleo queimado.

gasóleo queimado.

Não há respeitinho por ninguém, como costuma dizer a dona Judite, a contínua Não há respeitinho por ninguém, como costuma dizer a dona Judite, a contínua pl

plantantada ada à à ententrarada da da da esescocola la queque, , dendentrtro o dadaquequele le cucubícbícululo, o, fafaz-z-me me lelembmbrarar r umum pássaro numa gaiola com telefone. O que importa é arranjar lugar sentado. Quem não pássaro numa gaiola com telefone. O que importa é arranjar lugar sentado. Quem não chega a tempo faz a viagem de regresso a casa de pé.

chega a tempo faz a viagem de regresso a casa de pé.

O Luís nunca corre e é o último a chegar. Vem com muita calma porque sabe que O Luís nunca corre e é o último a chegar. Vem com muita calma porque sabe que tem sempre lugar nos bancos de trás. Há um grupinho que se encarrega de lhe marcar  tem sempre lugar nos bancos de trás. Há um grupinho que se encarrega de lhe marcar  o assento.

o assento.

Muito alto, sempre bem vestido, de cabelos compridos e encaracolados, o Luís Muito alto, sempre bem vestido, de cabelos compridos e encaracolados, o Luís pesa o dobro de mim e nunca está calado. Não sei onde aprendeu tantas anedotas e pesa o dobro de mim e nunca está calado. Não sei onde aprendeu tantas anedotas e adivinhas, nem como consegue inventar tantas piadas.

adivinhas, nem como consegue inventar tantas piadas.

Em dias de prova de avaliação aparece sempre de gravatinha e cinto largo. A Em dias de prova de avaliação aparece sempre de gravatinha e cinto largo. A principio era uma grande risota vê-lo assim encadernado. Havia piadas. Mas o Luís principio era uma grande risota vê-lo assim encadernado. Havia piadas. Mas o Luís não se aborrecia. E avisava:

não se aborrecia. E avisava:

– Podem rir mais, muito mais! Riam muito!... Mas fiquem sabendo que tenho muito – Podem rir mais, muito mais! Riam muito!... Mas fiquem sabendo que tenho muito respeitinho pelas avaliações…

respeitinho pelas avaliações…

Não demorei muito tempo a descobrir a razão daquela estranha forma de vestir em Não demorei muito tempo a descobrir a razão daquela estranha forma de vestir em dias de prova escrita. O Luís serve-se da gravata, do cinto e das mangas da camisa dias de prova escrita. O Luís serve-se da gravata, do cinto e das mangas da camisa para colocar copianços.

para colocar copianços.

Ontem começámos a rir quando a professora de Português ameaçou que se Ontem começámos a rir quando a professora de Português ameaçou que se descobrisse alguém a copiar, o punha logo fora da sala e lhe dava zero.

descobrisse alguém a copiar, o punha logo fora da sala e lhe dava zero. E o Luís, o gordo Luís, com o ar mais sério do mundo:

E o Luís, o gordo Luís, com o ar mais sério do mundo:

––Ó stôraÓ stôra! Copiar? Nós?!... Era o que faltava… A gente não sabe fazer destas! Copiar? Nós?!... Era o que faltava… A gente não sabe fazer destas coisas… Ainda somos muito novinhos…

coisas… Ainda somos muito novinhos…

Não gosto muito do Luís porque, um dia, já lá vão alguns meses, resolveu por toda Não gosto muito do Luís porque, um dia, já lá vão alguns meses, resolveu por toda a gente a rir na camioneta, afirmando que eu andava ali por engano. Que o meu lugar  a gente a rir na camioneta, afirmando que eu andava ali por engano. Que o meu lugar  era na escola primária, junto dos copinhos de leite, a fazer redacções sobre as era na escola primária, junto dos copinhos de leite, a fazer redacções sobre as

(2)

estações do ano. Não gostei nada da piada. E cantei-lhe, enervado, tudo o que me estações do ano. Não gostei nada da piada. E cantei-lhe, enervado, tudo o que me veio à cabeça.

veio à cabeça.

Claro que levei uns sopapos, que nem doeram muito, fiquei com o olho esquerdo Claro que levei uns sopapos, que nem doeram muito, fiquei com o olho esquerdo inchado e dois botões da camisa arrancados. Por acaso uma camisa novinha a inchado e dois botões da camisa arrancados. Por acaso uma camisa novinha a estrear…

estrear…

Quando entrei em casa, a minha mãe afligiu-se. Queria saber pormenores. Mas eu Quando entrei em casa, a minha mãe afligiu-se. Queria saber pormenores. Mas eu não lhe disse nada. Então ela começou uma conversa que nunca mais terminava. A não lhe disse nada. Então ela começou uma conversa que nunca mais terminava. A minha mãe, quando começa a barafustar, é assim como uma trovoada em Abril: Fala, minha mãe, quando começa a barafustar, é assim como uma trovoada em Abril: Fala, fala, fala, fala e, de repente, cala-se.

fala, fala, fala e, de repente, cala-se.

A partir desse dia nunca mais quis conversas com o Luís nem me juntei ao A partir desse dia nunca mais quis conversas com o Luís nem me juntei ao grupinho que costuma acompanhá-lo.

grupinho que costuma acompanhá-lo.

2 2

A camioneta vai ficando vazia, paragem após paragem. Quando eu e o Nicolau, e A camioneta vai ficando vazia, paragem após paragem. Quando eu e o Nicolau, e também a Rita, a Joana e o Martinho, descemos, o motorista tem a acompanhá-lo também a Rita, a Joana e o Martinho, descemos, o motorista tem a acompanhá-lo apenas o silêncio da camioneta, que arranca aos solavancos, engasgada em fumo apenas o silêncio da camioneta, que arranca aos solavancos, engasgada em fumo negro.

negro.

A Joana não se cansa. Entra logo em casa, que fica rente à estrada. Espera-a um A Joana não se cansa. Entra logo em casa, que fica rente à estrada. Espera-a um cão minúsculo, o Belói, que nos cumprimenta com meia dúzia de ladridos.

cão minúsculo, o Belói, que nos cumprimenta com meia dúzia de ladridos.

Já com a motorizada a trabalhar, bem acelerada, sem guarda-lamas e bastante Já com a motorizada a trabalhar, bem acelerada, sem guarda-lamas e bastante amolgada, o Afonso, irmão da Rita, aguarda-a com impaciência, prestes a começar  amolgada, o Afonso, irmão da Rita, aguarda-a com impaciência, prestes a começar  uma corrid

uma corrida louca. Não sei como é a louca. Não sei como é que a que a Rita ainda não nos apareceu com um braçoRita ainda não nos apareceu com um braço engessado, ou com a cara toda pintada com tintura! O Afonso Dora correr. Só não engessado, ou com a cara toda pintada com tintura! O Afonso Dora correr. Só não treina a sério para campeão nacional de motocrosse porque não tem dinheiro para treina a sério para campeão nacional de motocrosse porque não tem dinheiro para comprar uma máquina potente.

comprar uma máquina potente.

O Martinho entra na loja da mãe, um pomar ali perto da paragem da camioneta, O Martinho entra na loja da mãe, um pomar ali perto da paragem da camioneta, sempre cheio de abelhas que se fartam de reinar sobre a fruta.

sempre cheio de abelhas que se fartam de reinar sobre a fruta.

Ficámos eu e o Nicolau. Para chegarmos a casa temos de andar um bom pedaço Ficámos eu e o Nicolau. Para chegarmos a casa temos de andar um bom pedaço por entre campos e

por entre campos e montesmontes. De . De vez em quando, vez em quando, assustassustamo-noamo-nos quando, s quando, saído dumasaído duma lura, salta um coelho bravo e foge a grande velocidade, ou vemos as perdizes a lura, salta um coelho bravo e foge a grande velocidade, ou vemos as perdizes a levantar voo, assustadas com a nossa presença.

levantar voo, assustadas com a nossa presença.

E lá vamos nós a subir, sempre a subir. Que ideia tola foi essa dos nossos pais em E lá vamos nós a subir, sempre a subir. Que ideia tola foi essa dos nossos pais em te

tererem m reresosolvlvidido o momorarar r numnuma a alaldeideia a tão tão peqpequenuena! a! SãSão o vivintnte e cacasasas, s, cocontantadas das ee reconta

(3)

um lavadouro público, uma capela e uma venda onde há de tudo, desde fósforos a um lavadouro público, uma capela e uma venda onde há de tudo, desde fósforos a panelas.

panelas.

Felizmente que a luz eléctrica chegou ao Pragal quando eu andava na escola Felizmente que a luz eléctrica chegou ao Pragal quando eu andava na escola primária. Lembro-me que, nesse dia, estoiraram foguetes e o tio Zé Maria Coxo, o primária. Lembro-me que, nesse dia, estoiraram foguetes e o tio Zé Maria Coxo, o dono da venda, ligou a televisão a cores e fartou-se de vender bebidas e rebuçados. dono da venda, ligou a televisão a cores e fartou-se de vender bebidas e rebuçados. O Nicolau e eu sabemos os caminhos de cor. Sabemos o sítio onde fica uma pedra O Nicolau e eu sabemos os caminhos de cor. Sabemos o sítio onde fica uma pedra mais escura

mais escura, onde , onde brota a mais pequenina nascente, o brota a mais pequenina nascente, o local exacto dum buraco maislocal exacto dum buraco mais avantajado. E somos amigos das rãs, que vivem descansadas nas poças de água, avantajado. E somos amigos das rãs, que vivem descansadas nas poças de água, cobertas por uma manta de limos verdes.

cobertas por uma manta de limos verdes.

Um dia apareceu, numa poça de água, sempre coberta por mosquitos, uma grande Um dia apareceu, numa poça de água, sempre coberta por mosquitos, uma grande quantidade de cabeçudos. O Nicolau disse que estávamos com sorte, pois o que nós quantidade de cabeçudos. O Nicolau disse que estávamos com sorte, pois o que nós tínhamos descoberto na poça eram peixinhos acabados de nascer. Qualquer dia tínhamos descoberto na poça eram peixinhos acabados de nascer. Qualquer dia ficariam grandes; depois era só ter o trabalho de os agarrar e levá-los para casa. ficariam grandes; depois era só ter o trabalho de os agarrar e levá-los para casa. Custou-me a acreditar, mas calei-me.

Custou-me a acreditar, mas calei-me.

– Não duvides, tu vais ver! – dizia o Nicolau, todas as vezes que parávamos junto – Não duvides, tu vais ver! – dizia o Nicolau, todas as vezes que parávamos junto da poça.

da poça.

– Como é que vieram aqui nascer? – perguntei um dia, farto de esperar pelos – Como é que vieram aqui nascer? – perguntei um dia, farto de esperar pelos peixes.

peixes.

Nicolau pôs-se a olhar o céu, a ver se a resposta caía das nuvens. Daí a Nicolau pôs-se a olhar o céu, a ver se a resposta caía das nuvens. Daí a pedacinho, íamos já a subir a encosta, explicou muito sério:

pedacinho, íamos já a subir a encosta, explicou muito sério: – Tão fácil! Um

– Tão fácil! Um pássaro apanhou um peixe no rio. pássaro apanhou um peixe no rio. O peixe estava cheio de O peixe estava cheio de ovos.ovos. Pois! O pássaro ia levá-lo para cima de um penedo para o comer com muita calma, Pois! O pássaro ia levá-lo para cima de um penedo para o comer com muita calma, mas o espertalhão do peixe escapou-se-lhe do bico!... Foi isso!

mas o espertalhão do peixe escapou-se-lhe do bico!... Foi isso! – E depois? – perguntei sem perceber nada.

– E depois? – perguntei sem perceber nada.

– Põe a cabeça a funcionar, rapaz! O peixe veio aos trambolhões por ali abaixo, – Põe a cabeça a funcionar, rapaz! O peixe veio aos trambolhões por ali abaixo, por acaso caiu na poça cheio de susto e desovou. Quando o pássaro apanhou o por acaso caiu na poça cheio de susto e desovou. Quando o pássaro apanhou o peixe, claro que não viu os ovos!

peixe, claro que não viu os ovos! Aquela explicação convenceu-me. Aquela explicação convenceu-me.

E já eu sonhava com os olhares admirados de meus irmãos ao verem a sacalhada E já eu sonhava com os olhares admirados de meus irmãos ao verem a sacalhada de peixes, quando o encanto se quebrou. Um dia fomos à poça espreitar e vimos uma de peixes, quando o encanto se quebrou. Um dia fomos à poça espreitar e vimos uma grande quantidade de rãs pequeninas, com aqueles olhos muito abertos!...

grande quantidade de rãs pequeninas, com aqueles olhos muito abertos!...

Ficámos calados, desanimados. E depois desatámos a rir como loucos. Só Ficámos calados, desanimados. E depois desatámos a rir como loucos. Só parámos quando as barrigas nos começaram a doer.

parámos quando as barrigas nos começaram a doer.

– Ai, Pedro, é tão triste ser analfabeto! — costuma agora dizer o Nicolau quando – Ai, Pedro, é tão triste ser analfabeto! — costuma agora dizer o Nicolau quando passamos na poça e ouvimos o coaxar das rãs.

(4)

3 3

Para que a mãe possa tratar da lida da casa, o Martinho toma conta do pomar até Para que a mãe possa tratar da lida da casa, o Martinho toma conta do pomar até serem horas de fechar a porta. À noite apetece-lhe muito quieto a ver televisão. Mas a serem horas de fechar a porta. À noite apetece-lhe muito quieto a ver televisão. Mas a mãe, que não é para brincadeiras, começa a ralhar e obriga-o a estar em frente dela, mãe, que não é para brincadeiras, começa a ralhar e obriga-o a estar em frente dela, sentado à mesa, com os livros abertos.

sentado à mesa, com os livros abertos.

A mãe do Martinho mal sabe ler, mas de contas percebe ela! Faz mais depressa A mãe do Martinho mal sabe ler, mas de contas percebe ela! Faz mais depressa uma conta de cabeça que o freguês com uma máquina de calcular. De vez em uma conta de cabeça que o freguês com uma máquina de calcular. De vez em quando, deita uma olhadela ao livro que o filho está a ler, a ver se ainda não virou a quando, deita uma olhadela ao livro que o filho está a ler, a ver se ainda não virou a página. Na ideia dela um quarto de hora é mais que suficiente para se estudar uma página. Na ideia dela um quarto de hora é mais que suficiente para se estudar uma página…

página…

O Martinho conta essas coisas rindo muito. E eu calo-me. A minha vida é diferente. O Martinho conta essas coisas rindo muito. E eu calo-me. A minha vida é diferente. Mal entro em casa, pouso a pasta e corro para o campo cortar erva tenra para os Mal entro em casa, pouso a pasta e corro para o campo cortar erva tenra para os vitelos, que se fartam de reclamar no estábulo. Vou a outro campo buscar as ovelhas e vitelos, que se fartam de reclamar no estábulo. Vou a outro campo buscar as ovelhas e as cabras que me aguardam, presas a estacas. Corto lenha e acarreto-a para a as cabras que me aguardam, presas a estacas. Corto lenha e acarreto-a para a cozinha; vou à fonte buscar regadores de água, e encho as pias dos porcos que não cozinha; vou à fonte buscar regadores de água, e encho as pias dos porcos que não param de foçar no estrume, sempre sujos e esfomeados.

param de foçar no estrume, sempre sujos e esfomeados.

Só depois do jantar é que começo a fazer os deveres de casa. Só depois do jantar é que começo a fazer os deveres de casa.

Apesar dessas canseiras, não me tenho saído mal. Claro que não sou bom aluno; Apesar dessas canseiras, não me tenho saído mal. Claro que não sou bom aluno; de vez em quando, tenho negativas, mas lá me vou aguentando.

de vez em quando, tenho negativas, mas lá me vou aguentando.

Difícil foi o primeiro ano. Eu ia da escola primária com os olhos tapados, e toda Difícil foi o primeiro ano. Eu ia da escola primária com os olhos tapados, e toda aquela barafunda confundiu-me. Sobretudo as salas de aula. Sala A, pavilhão C, Sala aquela barafunda confundiu-me. Sobretudo as salas de aula. Sala A, pavilhão C, Sala D no pavilhão A, agora numa, depois noutra, em baixo, em cima… que grande D no pavilhão A, agora numa, depois noutra, em baixo, em cima… que grande confusão para entender aquilo!

confusão para entender aquilo!

Numa parede estava afixada uma lista com os nomes dos livros e dos materiais Numa parede estava afixada uma lista com os nomes dos livros e dos materiais que era preciso comprar. Quanto tempo não estive ali a passar para um caderno, com que era preciso comprar. Quanto tempo não estive ali a passar para um caderno, com a letra muito bem feitinha, aquele batalhão de palavras intermináveis?!…

a letra muito bem feitinha, aquele batalhão de palavras intermináveis?!… Depois o dinheiro não chegava para tudo. E a mãe dizia, aflita:

Depois o dinheiro não chegava para tudo. E a mãe dizia, aflita:

– Já estou arrependida de te pôr a estudar. Se ficasses aqui talvez fosse melhor; – Já estou arrependida de te pôr a estudar. Se ficasses aqui talvez fosse melhor; podias aprender uma profissão. Então fica assim tudo tão caro? Não andarás a jogar  podias aprender uma profissão. Então fica assim tudo tão caro? Não andarás a jogar  numas máquinas que só sabem comer moedas?

numas máquinas que só sabem comer moedas?

Eu jurava que não, que era mesmo assim: tudo caro. Eu jurava que não, que era mesmo assim: tudo caro.

O meu pai suspirava fundo uma série de vezes. E em seguida desabafava: O meu pai suspirava fundo uma série de vezes. E em seguida desabafava:

– Está muito bem! O baile anda a ficar cada vez mais lindo! Hum, se continua – Está muito bem! O baile anda a ficar cada vez mais lindo! Hum, se continua as

assisim, m, acacababa-a-se se dedeprpresessa sa a a dadançnça… a… E E didizezem m eleles es quque e o o enensisino no é é de de grgraçaça.a. Conversas… Só conversas…

(5)

Eu entendia-os, mas não podia fazer nada. E por mais voltas que desse à cabeça, Eu entendia-os, mas não podia fazer nada. E por mais voltas que desse à cabeça, também não conseguia perceber para que eram precisos tantos livros, tantas coisas e também não conseguia perceber para que eram precisos tantos livros, tantas coisas e coisinhas.

coisinhas.

Mas tudo se foi arranjando. Meu pai vendeu um bezerro na feira e o dinheiro Mas tudo se foi arranjando. Meu pai vendeu um bezerro na feira e o dinheiro apareceu. E quando disse que precisava de um fato de treino e sapatilhas para as apareceu. E quando disse que precisava de um fato de treino e sapatilhas para as aulas de Educação Física, meu pai irritou-se:

aulas de Educação Física, meu pai irritou-se:

– Que pouca vergonha! Na escola aprende-se, não se joga! Francamente, é de – Que pouca vergonha! Na escola aprende-se, não se joga! Francamente, é de ma

maisis! ! PaPara ra que que seservrvem em esestas tas momoderderniniceces?!s?!... . AnAnda da tutudo do mamaluluco!co!... . PaPaciciênêncicia,a, enquanto andares lá, não te vou deixar ficar mal.

enquanto andares lá, não te vou deixar ficar mal.

E não deixou. Comprou-me um fato de treino e umas sapatilhas, coisas fracas, E não deixou. Comprou-me um fato de treino e umas sapatilhas, coisas fracas, baratinhas…

baratinhas…

Agora, pensando nesse primeiro mês de aflições, apetece-me rir. Agora, pensando nesse primeiro mês de aflições, apetece-me rir.

E não posso esquecer a falta que a professora de Português me marcou logo na E não posso esquecer a falta que a professora de Português me marcou logo na segunda aula.

segunda aula.

Tocou a campainha e eu, não sei por que razão, deixei-me ficar no recreio. Tocou a campainha e eu, não sei por que razão, deixei-me ficar no recreio. Quando dei conta que os meus colegas de turma tinham desaparecido, desatei a Quando dei conta que os meus colegas de turma tinham desaparecido, desatei a correr. Com a pressa, baralhei portas, salas e pavilhões. Finalmente bati na porta correr. Com a pressa, baralhei portas, salas e pavilhões. Finalmente bati na porta certa, aflitíssimo.

certa, aflitíssimo.

O Luís escancarou um sorriso trocista na porta aberta e a professora perguntou O Luís escancarou um sorriso trocista na porta aberta e a professora perguntou com espinhos na voz:

com espinhos na voz:

– Que aconteceu, rapaz? – Que aconteceu, rapaz?

– Perdi-me, senhora doutora. Não sabia qual era a sala. – Perdi-me, senhora doutora. Não sabia qual era a sala.

Uma gargalhada de toda a turma bateu-me em cheio na cara. Uma gargalhada de toda a turma bateu-me em cheio na cara.

– Que engraçadinho! O menino pode entrar, mas fica já a saber que não lhe vou – Que engraçadinho! O menino pode entrar, mas fica já a saber que não lhe vou tirar a falta. Olha o espertinho!

tirar a falta. Olha o espertinho!

A professora tem um feitio esquisitíssimo. Até parece que não gosta de estar  A professora tem um feitio esquisitíssimo. Até parece que não gosta de estar  naquela escola a dar aulas! Como é que se pode gostar de Português com uma naquela escola a dar aulas! Como é que se pode gostar de Português com uma professora assim?

professora assim?

44

Por causa da falta de dinheiro, eu e o Nicolau fizemos uma sociedade que durou Por causa da falta de dinheiro, eu e o Nicolau fizemos uma sociedade que durou três meses. Infelizmente não deu os resultados previstos e agora, quando nos

três meses. Infelizmente não deu os resultados previstos e agora, quando nos lembramos dessa loucura, dá-nos vontade de gargalhar.

lembramos dessa loucura, dá-nos vontade de gargalhar.

Quem teve a ideia foi o Nicolau. Em meados de Outubro, andávamos já no sexto Quem teve a ideia foi o Nicolau. Em meados de Outubro, andávamos já no sexto ano, o Nicolau, depois de muitos rodeios, perguntou-me:

ano, o Nicolau, depois de muitos rodeios, perguntou-me: – Ó Alecrim, não queres ficar rico?

(6)

Claro que essa pergunta não tem resposta. Quem me dera! Claro que essa pergunta não tem resposta. Quem me dera! – T

– Tenho andado enho andado a pensar e acho a pensar e acho que com alguma que com alguma sorte podemos ser ricos! Bem,sorte podemos ser ricos! Bem, não pode ser já, ainda

não pode ser já, ainda temos de esperar algum tempo. temos de esperar algum tempo. Se tu quisesses, fazíamosSe tu quisesses, fazíamos uma sociedade… É que para ficarmos milionários temos de gastar algum dinheiro… uma sociedade… É que para ficarmos milionários temos de gastar algum dinheiro…

Eu não estava a perceber nada, mas agradava-me ouvir aquela estranha conversa. Eu não estava a perceber nada, mas agradava-me ouvir aquela estranha conversa. Sentámo-nos num penedo e o Nicolau, cada vez mais entusiasmado com as

Sentámo-nos num penedo e o Nicolau, cada vez mais entusiasmado com as

próprias palavras, contou-me pormenorizadamente o plano que não havia de demorar  próprias palavras, contou-me pormenorizadamente o plano que não havia de demorar  muito tempo a pôr-nos a nadar em dinheiro.

muito tempo a pôr-nos a nadar em dinheiro.  – Bem, a nossa socied

 – Bem, a nossa sociedade tem de ser ade tem de ser secreta, ninguém pode secreta, ninguém pode saber. Tsaber. Tem de ser umem de ser um segredo entre nós, um segredo tão bem guardado que nem a nossa sombra pode segredo entre nós, um segredo tão bem guardado que nem a nossa sombra pode saber. Por isso, temos de jurar. Juras, Pedro?

saber. Por isso, temos de jurar. Juras, Pedro?

E eu, concordando em absoluto com as palavras de Nicolau, jurei de olhos bem E eu, concordando em absoluto com as palavras de Nicolau, jurei de olhos bem fechados e com os dedos em cruz encostados à boca:

fechados e com os dedos em cruz encostados à boca:

– Juro, pelas alminhas do outro mundo, que vou guardar este segredo. E se falar, – Juro, pelas alminhas do outro mundo, que vou guardar este segredo. E se falar, ceguinho seja eu!

ceguinho seja eu!

O Nicolau repetiu as mesmas palavras. E nessa noite, alvoroçado com a riqueza O Nicolau repetiu as mesmas palavras. E nessa noite, alvoroçado com a riqueza que não tardaria, custou-me a adormecer. Revirava-me na cama e sorria com os olhos que não tardaria, custou-me a adormecer. Revirava-me na cama e sorria com os olhos fechados. Imaginava o espanto de toda a gente quando eu e o Nicolau anunciássemos fechados. Imaginava o espanto de toda a gente quando eu e o Nicolau anunciássemos com grande solenidade: “Pois é verdade! Nós somos ricos!”

com grande solenidade: “Pois é verdade! Nós somos ricos!”

No dia seguinte, acordei mais cedo e corri pelos atalhos para encurtar caminho. No dia seguinte, acordei mais cedo e corri pelos atalhos para encurtar caminho. Esbaforido com a correria, encontrei o Nicolau junto de uma ribeira onde cresciam Esbaforido com a correria, encontrei o Nicolau junto de uma ribeira onde cresciam agriões em barda .

agriões em barda .

– És sempre a mesma lesma! – disse o Nicolau. – És sempre a mesma lesma! – disse o Nicolau.

Pusemo-nos a cortar e a escolher com mil cuidados os agriões e metemo-los em Pusemo-nos a cortar e a escolher com mil cuidados os agriões e metemo-los em duas sacas de plástico.

duas sacas de plástico.

Como o Nicolau tinha previsto, quando chegámos ao pomar da mãe do Martinho, Como o Nicolau tinha previsto, quando chegámos ao pomar da mãe do Martinho, conseguimos vendê-los.

conseguimos vendê-los.

– Para começar não está nada mal! – regozijou-se o Nicolau, metendo no bolso – Para começar não está nada mal! – regozijou-se o Nicolau, metendo no bolso amoeda que a mãe do Martinho nos dera, recomendando que lhes levássemos mais. amoeda que a mãe do Martinho nos dera, recomendando que lhes levássemos mais.

À tarde, pelo caminho, achámos que era melhor guardarmos o dinheiro num À tarde, pelo caminho, achámos que era melhor guardarmos o dinheiro num esconderijo seguro. Assim não havia tentações de o gastar.

esconderijo seguro. Assim não havia tentações de o gastar.

Arranjámos uma lata vazia de leite em pó, metemos lá dentro o dinheiro e demos Arranjámos uma lata vazia de leite em pó, metemos lá dentro o dinheiro e demos voltas e mais voltas à procura de um sítio seguro. Depois de muitas hesitações, voltas e mais voltas à procura de um sítio seguro. Depois de muitas hesitações, acabámos por enfiar a lata no buraco do troco de um carvalho velho que ficava rente acabámos por enfiar a lata no buraco do troco de um carvalho velho que ficava rente ao caminho. E sem nunca abrirmos a boca, fomos metendo na lata o dinheiro que ao caminho. E sem nunca abrirmos a boca, fomos metendo na lata o dinheiro que íamos ganhando com a venda dos agriões.

(7)

E para termos a certeza de que não estávamos a ser roubados, todos os dias E para termos a certeza de que não estávamos a ser roubados, todos os dias enfiávamos os braços no buraco do carvalho, retirávamos a lata, sacávamos a tampa enfiávamos os braços no buraco do carvalho, retirávamos a lata, sacávamos a tampa e contávamos o dinheiro acumulado.

e contávamos o dinheiro acumulado.

Um dia ficámos desolados! Os agriões tinham desaparecido, alguém os cortara Um dia ficámos desolados! Os agriões tinham desaparecido, alguém os cortara para dar ao gado.

para dar ao gado.

– Lá se foi a nossa mina, acabou-se o nosso tesouro! – lamuriou-se o Nicolau. – Lá se foi a nossa mina, acabou-se o nosso tesouro! – lamuriou-se o Nicolau.

Mas como tínhamos de continuar a juntar dinheiro para ganharmos a fortuna, e Mas como tínhamos de continuar a juntar dinheiro para ganharmos a fortuna, e depois de darmos muitas voltas ao miolo, resolvemos levar para o pomar da mãe do depois de darmos muitas voltas ao miolo, resolvemos levar para o pomar da mãe do Martinho molhos de nabos sempre bem atados quatro a quatro com folhas de piteira. Martinho molhos de nabos sempre bem atados quatro a quatro com folhas de piteira. Nabos era coisa que não faltava nos campos do Nicolau, tantos eles eram que até os Nabos era coisa que não faltava nos campos do Nicolau, tantos eles eram que até os arrancavam para dar aos animais.

arrancavam para dar aos animais.

Vendemos castanhas mais serôdias, grelos e pencas. E fartámo-nos de juntar  Vendemos castanhas mais serôdias, grelos e pencas. E fartámo-nos de juntar  dinheiro com os cogumelos comestíveis que achávamos nas bordas dos campos e dinheiro com os cogumelos comestíveis que achávamos nas bordas dos campos e entre as bouças.

entre as bouças.

Um dia, contámos e recontámos o dinheiro – algumas notas já tresandavam a mofo Um dia, contámos e recontámos o dinheiro – algumas notas já tresandavam a mofo  – e começámos a saltar, loucos de a

 – e começámos a saltar, loucos de alegria.legria.

– Eu não disse? Conseguimos! O dinheiro chega e sobra! – Eu não disse? Conseguimos! O dinheiro chega e sobra!

E o meu coração batia com muita força quando entrámos na papelaria Sandra e E o meu coração batia com muita força quando entrámos na papelaria Sandra e pedimos que nos vendesse quatro fracções do bilhete da lotaria do Natal que estava pedimos que nos vendesse quatro fracções do bilhete da lotaria do Natal que estava exposto na montra.

exposto na montra.

–São para o meu tio! – disse o Nicolau, para não haver desconfianças. –São para o meu tio! – disse o Nicolau, para não haver desconfianças.

– Calha bem ter mandado estes trocadinhos todos! – disse a empregada, toda – Calha bem ter mandado estes trocadinhos todos! – disse a empregada, toda contente.

contente.

Sobraram duas moedinhas. Sobraram duas moedinhas.

– Duas chicletes? – perguntou o Nicolau. – Duas chicletes? – perguntou o Nicolau.

– Manda vir! – sussurrei eu, admirando os papelinhos mágicos que tinha na mão. – Manda vir! – sussurrei eu, admirando os papelinhos mágicos que tinha na mão. Entretanto, começaram as férias e eu esperei ansiosamente que o dia do sorteio Entretanto, começaram as férias e eu esperei ansiosamente que o dia do sorteio chegasse.

chegasse.

Na noite em que o sonho se desfez, senti-me o mais infeliz de todos os rapazes do Na noite em que o sonho se desfez, senti-me o mais infeliz de todos os rapazes do mundo! Inventei uma dor de barriga e deitei-me cedíssimo.

mundo! Inventei uma dor de barriga e deitei-me cedíssimo.

Tanto trabalho para nada! Que grande injustiça! Pensava eu, amargurado, com Tanto trabalho para nada! Que grande injustiça! Pensava eu, amargurado, com uma vontade muito grande de chorar o mais possível, de gritar até ficar rouco, de uma vontade muito grande de chorar o mais possível, de gritar até ficar rouco, de ferrar as mãos!

ferrar as mãos!

Que grande desilusão! Que grande desilusão!

Claro que a sociedade se desfez. Eu e o Nicolau nunca mais levámos nada para o Claro que a sociedade se desfez. Eu e o Nicolau nunca mais levámos nada para o pomar da mãe do Martinho. Ela, de vez em quando, dizia:

pomar da mãe do Martinho. Ela, de vez em quando, dizia: – Então?! Agora nem salsa trazem?!...

(8)

– Não temos tempo… Não temos tempo!...—inventávamos nós. – Não temos tempo… Não temos tempo!...—inventávamos nós.

55

Se não chove, o Nicolau, antes de chegarmos ao Pragal, deixa de me fazer  Se não chove, o Nicolau, antes de chegarmos ao Pragal, deixa de me fazer  companhia. Mete por uns atalhos e desaparece por entre um matagal de giestas que companhia. Mete por uns atalhos e desaparece por entre um matagal de giestas que no Verão fica infestado de cobras e das peles que elas largam. Os pais esperam-no no Verão fica infestado de cobras e das peles que elas largam. Os pais esperam-no para os ajudar nas lides do campo.

para os ajudar nas lides do campo.

Sozinho, continuo a caminhada. Vou sempre devagarinho e ainda mais devagar  Sozinho, continuo a caminhada. Vou sempre devagarinho e ainda mais devagar  quando é o tempo dos ninhos.

quando é o tempo dos ninhos.

–Vem aí o Pedro! Vem aí o Pedro! – avisa minha irmã Rosália. –Vem aí o Pedro! Vem aí o Pedro! – avisa minha irmã Rosália.

Estranho vê-la ali. Geralmente, quando chego a casa, encontro-a a fazer os Estranho vê-la ali. Geralmente, quando chego a casa, encontro-a a fazer os deveres da escola.

deveres da escola.

Jacinto, meu irmão mais novo meio gago, sai de casa a correr com os pés metidos Jacinto, meu irmão mais novo meio gago, sai de casa a correr com os pés metidos nas galochas do meu pai. É sempre isto: mal a gente se descuida, lá está ele a mudar  nas galochas do meu pai. É sempre isto: mal a gente se descuida, lá está ele a mudar  de calçado. Não adiantam os ralhos e os pequenos tabefes que às vezes a minha mãe de calçado. Não adiantam os ralhos e os pequenos tabefes que às vezes a minha mãe lhe dá.

lhe dá.

Jacinto tropeça, cai, levanta-se, corre novamente e volta a tropeçar. Jacinto tropeça, cai, levanta-se, corre novamente e volta a tropeçar.

Levanto-o e ponho-o às cavalitas. E começo a correr, imitando o cavalo ruço do tio Levanto-o e ponho-o às cavalitas. E começo a correr, imitando o cavalo ruço do tio Zé Maria Coxo. Faço-lhe cócegas na barriga e ele, agarrado ao meu cabelo, ri muito Zé Maria Coxo. Faço-lhe cócegas na barriga e ele, agarrado ao meu cabelo, ri muito feliz.

feliz.

– Pedro! Pedro!, espera, espera! – grita Rosália. – Pedro! Pedro!, espera, espera! – grita Rosália. – Que foi?! – pergunto, sem grandes amabilidades. – Que foi?! – pergunto, sem grandes amabilidades.

– O pai está doente. Vomitou a tarde inteira. Há tanto tempo que a mãe está a olhar  – O pai está doente. Vomitou a tarde inteira. Há tanto tempo que a mãe está a olhar  para o caminho a ver quando chegavas. Nunca mais vinhas!

para o caminho a ver quando chegavas. Nunca mais vinhas!

Pego na pasta, deixo o Jacinto a choramingar, e corro para dentro de casa. Entro Pego na pasta, deixo o Jacinto a choramingar, e corro para dentro de casa. Entro na sala e vejo a porta do quarto dos meus pais aberta. Um cheiro bastante enjoativo na sala e vejo a porta do quarto dos meus pais aberta. Um cheiro bastante enjoativo invade todos os cantos.

invade todos os cantos.

Se virar as costas, minha mãe recrimina-me suavemente: Se virar as costas, minha mãe recrimina-me suavemente:

– Gostava de saber para que tens as pernas, meu marmanjão!... – Gostava de saber para que tens as pernas, meu marmanjão!...

Faço de conta que não ouço e entro no quarto. Vejo meu pai estendido na cama, Faço de conta que não ouço e entro no quarto. Vejo meu pai estendido na cama, pálido, com os olhos fechados. Fico especado a olhar para aquela cara que me faz pálido, com os olhos fechados. Fico especado a olhar para aquela cara que me faz lembrar azeitonas verdes.

lembrar azeitonas verdes.

Correu-te bem o dia? – pergunta meu pai. Correu-te bem o dia? – pergunta meu pai.

– Sim. Tive um três no teste de Matemática, mas houve muitas negativas. – Sim. Tive um três no teste de Matemática, mas houve muitas negativas.

(9)

– E o Nicolau? – quer saber minha mãe. – E o Nicolau? – quer saber minha mãe. – T

– Teve negaeve negativa.tiva.

– Vê lá o que andas a fazer…– insiste minha mãe. – Vê lá o que andas a fazer…– insiste minha mãe. – Que é que o pai tem?

– Que é que o pai tem?

– Uma pequena indisposição, passa já! – responde o pai. – Uma pequena indisposição, passa já! – responde o pai.

– Não quer ir ao médico. Então se a gente tem a Caixa, porque é que não há-de – Não quer ir ao médico. Então se a gente tem a Caixa, porque é que não há-de aproveitar?! Mas não, sua excelência não quer ser incomodado… Trata do gado, filho! aproveitar?! Mas não, sua excelência não quer ser incomodado… Trata do gado, filho! — diz minha mãe.

— diz minha mãe.  – Pois sim!  – Pois sim!

Não digo mais nada. Saio de casa a apertar as calças velhas, pego numa corda, na Não digo mais nada. Saio de casa a apertar as calças velhas, pego numa corda, na gadanha e vou direito ao lameiro, ao fundo do Pragal.

gadanha e vou direito ao lameiro, ao fundo do Pragal.

Quando entro no campo não vejo nada. Limpo os olhos às mangas da camisa, Quando entro no campo não vejo nada. Limpo os olhos às mangas da camisa, endireito o gume da gadanha com a lima que trago no bolso e começo a cortar erva : endireito o gume da gadanha com a lima que trago no bolso e começo a cortar erva : zupa, zupa, zupa!

zupa, zupa, zupa!

Pouco depois, tenho os braços cansados. Sento-me junto de um rego de água, Pouco depois, tenho os braços cansados. Sento-me junto de um rego de água, reparo que tenho uma bota encharcada, não ligo grande importância e ponho-me a reparo que tenho uma bota encharcada, não ligo grande importância e ponho-me a pensar, incomodado com a algazarra das pegas.

pensar, incomodado com a algazarra das pegas.

Já não é a primeira vez que o pai fica doente durante semanas seguidas. Nunca Já não é a primeira vez que o pai fica doente durante semanas seguidas. Nunca quer ir ao médico. A mãe trava grandes batalhas verba

quer ir ao médico. A mãe trava grandes batalhas verbais para que ele, is para que ele, finalmente,finalmente, ceda. E enquanto isso não acontece, a capoeira vai ficando cada vez mais vazia de ceda. E enquanto isso não acontece, a capoeira vai ficando cada vez mais vazia de galos e galinhas para as canjas. Quando meu pai recupera, parece um esqueleto galos e galinhas para as canjas. Quando meu pai recupera, parece um esqueleto ambulante, só pêlos, pele e ossos.

ambulante, só pêlos, pele e ossos.

Enfeixo a erva, ato-a com a corda, ponho às costas o molho e carrego-o até às Enfeixo a erva, ato-a com a corda, ponho às costas o molho e carrego-o até às manjedouras dos animais.

manjedouras dos animais.

Distribuo o último braçado aos coelhos e vou espreitar a ninhada que nasceu há Distribuo o último braçado aos coelhos e vou espreitar a ninhada que nasceu há uma semana. Estão lindos,

uma semana. Estão lindos, os láparos, muito gordos, os láparos, muito gordos, brincalhões. A brincalhões. A mãe detesta quemãe detesta que lhe mexam nos filhotes e, sem avisar, de vez em quando, ataca à dentada, que não é lhe mexam nos filhotes e, sem avisar, de vez em quando, ataca à dentada, que não é assim tão pequena e inofensiva. O Jacinto ainda tem na mão direita marcas de uma assim tão pequena e inofensiva. O Jacinto ainda tem na mão direita marcas de uma ferradela que ela lhe pregou. Muito chorou o meu irmão quando isso aconteceu! Mas a ferradela que ela lhe pregou. Muito chorou o meu irmão quando isso aconteceu! Mas a coelha teve razão: quem o mandou espetar a ponta de um arame ferrugento nos olhos coelha teve razão: quem o mandou espetar a ponta de um arame ferrugento nos olhos dos laparinhos, cegando dois, que acabaram por morrer?

dos laparinhos, cegando dois, que acabaram por morrer?

O Jacinto é muito curioso! Um dia, fui encontrá-lo estendido no galinheiro, muito O Jacinto é muito curioso! Um dia, fui encontrá-lo estendido no galinheiro, muito quieto e calado, com a mão a levantar com jeitinho as penas duma galinha aninhada quieto e calado, com a mão a levantar com jeitinho as penas duma galinha aninhada no caixote para pôr (...)

no caixote para pôr (...)

--- ---Já escurece quando solto as cabras e ovelhas que, presas a estacas, correm, Já escurece quando solto as cabras e ovelhas que, presas a estacas, correm, impacientes, para casa.

(10)

E se o lobo aparece? Ah! Que mania essa – de nos meterem medo com os lobos, E se o lobo aparece? Ah! Que mania essa – de nos meterem medo com os lobos, mal nascemos! Não digo isto ao Nicolau, nem a ninguém, mas a verdade é esta: vem mal nascemos! Não digo isto ao Nicolau, nem a ninguém, mas a verdade é esta: vem a noite e eu fico com medo. Só me lembro dos lobos.

a noite e eu fico com medo. Só me lembro dos lobos.

Pelo caminho conto e reconto as cabeças de gado. Depois fico preocupado porque Pelo caminho conto e reconto as cabeças de gado. Depois fico preocupado porque faltam dois anhos.

faltam dois anhos.

É noite cerrada quando entro em casa. Pergunto pelos borregos à mãe. É noite cerrada quando entro em casa. Pergunto pelos borregos à mãe.

– Vendi-os esta manhã. Já estavam criados, só davam trabalho… e sabes meu – Vendi-os esta manhã. Já estavam criados, só davam trabalho… e sabes meu filho, uma casa sem dinheiro é como um rio sem água!

filho, uma casa sem dinheiro é como um rio sem água!

77

E o esforço que eu fiz para compreender as palavras novas que ouvia pela E o esforço que eu fiz para compreender as palavras novas que ouvia pela primeira vez, aula após aula!

primeira vez, aula após aula! Os professores diziam: Os professores diziam:

– É muito fácil, não é verdade? – É muito fácil, não é verdade? T

Toda a gente oda a gente acenava com a cabeça. acenava com a cabeça. Mas não, não Mas não, não era nada fácil. Até o dicionárioera nada fácil. Até o dicionário eu não sabia

eu não sabia consultar. O tempo que eu demorei consultar. O tempo que eu demorei para descobrir que ALP ficava antespara descobrir que ALP ficava antes de ALT…

de ALT…

Muitas vezes apeteceu-me desistir, ou então fazer de conta que as aulas e a escola Muitas vezes apeteceu-me desistir, ou então fazer de conta que as aulas e a escola não me diziam respeito.

não me diziam respeito.

– Hoje não tens nada para estudar? – perguntava minha mãe, depois de desligar o – Hoje não tens nada para estudar? – perguntava minha mãe, depois de desligar o televisor.

televisor.  – Já v

 – Já vou, já vou… ou, já vou… – – dizia eu, aturdido dizia eu, aturdido por um por um sono pesado que não sono pesado que não queriaqueria

desaparecer. Era a caminhada que me punha assim, descobri mais tarde em conversa desaparecer. Era a caminhada que me punha assim, descobri mais tarde em conversa com o Nicolau que se queixava do mesmo mal.

com o Nicolau que se queixava do mesmo mal.

Aquela caminhada estafava-nos. E quando chovia, ou a neve cobria a serra, ainda Aquela caminhada estafava-nos. E quando chovia, ou a neve cobria a serra, ainda era pior.

era pior.

E não posso esquecer também os primeiros almoços na cantina, com a senha na E não posso esquecer também os primeiros almoços na cantina, com a senha na mão, fechando os olhos para deixar passar à frente os grandalhões e os zaragateiros. mão, fechando os olhos para deixar passar à frente os grandalhões e os zaragateiros. Nos primeiros dias de aula nem cheguei a almoçar porque não acertava com a hora Nos primeiros dias de aula nem cheguei a almoçar porque não acertava com a hora de comprar a senha. E ninguém me avisara que era necessário comprá-la com

de comprar a senha. E ninguém me avisara que era necessário comprá-la com antecedência.

antecedência.

Para que não se rissem da minha ignorância, preferia calar-me e ficar sem almoço. Para que não se rissem da minha ignorância, preferia calar-me e ficar sem almoço. Não tinha relógio. O pai prometera-me um, se passasse de ano, como de facto Não tinha relógio. O pai prometera-me um, se passasse de ano, como de facto aconteceu.

(11)

Recordo estes tempos com vontade de dar gargalhadas e não consigo Recordo estes tempos com vontade de dar gargalhadas e não consigo concentrar-me (…)

me (…)

99

Quando a campainha atordoa todos os sítios, ninguém corre para dentro das salas. Quando a campainha atordoa todos os sítios, ninguém corre para dentro das salas. O senhor Inácio, o contínuo, costuma dizer que parecemos bichos gordos a caminho O senhor Inácio, o contínuo, costuma dizer que parecemos bichos gordos a caminho do açougue.

do açougue.

E é verdade. No princípio do ano, corremos para as salas para conhecer os E é verdade. No princípio do ano, corremos para as salas para conhecer os professores. Mas, à medida que o tempo vai passando, a vontade esmorece. Cada professores. Mas, à medida que o tempo vai passando, a vontade esmorece. Cada professor tem a sua mania, um tique especial.

professor tem a sua mania, um tique especial.

E há colegas meus que passam todo o ano a fazer provocações. Lembro, por  E há colegas meus que passam todo o ano a fazer provocações. Lembro, por  exemplo, o dia em que o Luís levou para a sala um rato de borracha. Pô-lo em cima da exemplo, o dia em que o Luís levou para a sala um rato de borracha. Pô-lo em cima da mesa, escondido entre os livros. A professora de matemática, que tem por hábito mesa, escondido entre os livros. A professora de matemática, que tem por hábito passar a aula de pé, percorrendo mesa por mesa, pôs uma mão na mesa do Luís. E passar a aula de pé, percorrendo mesa por mesa, pôs uma mão na mesa do Luís. E ele não perdeu tempo: com a ponta da esferográfica empurrou o rato devagarinho, ele não perdeu tempo: com a ponta da esferográfica empurrou o rato devagarinho, devagarinho…Quando chegou aos dedos da mão da professora, esta deu um grito devagarinho…Quando chegou aos dedos da mão da professora, esta deu um grito muito forte e, tresloucada, abriu a porta e desapareceu.

muito forte e, tresloucada, abriu a porta e desapareceu.

Voltou pouco depois, branca como a cal e, secamente, informou que o Luís tinha Voltou pouco depois, branca como a cal e, secamente, informou que o Luís tinha que ir ao Conselho Executivo da escola.

que ir ao Conselho Executivo da escola.

O Luís lá foi e, mais tarde, não quis contar o que lá tinha dito. Na aula seguinte, O Luís lá foi e, mais tarde, não quis contar o que lá tinha dito. Na aula seguinte, muito sério, pediu desculpa à professora e explicou que lhe tinha passado aquela ideia muito sério, pediu desculpa à professora e explicou que lhe tinha passado aquela ideia pela cabeça: gostava de ver como as pessoas reagiam ao verem de repente um pela cabeça: gostava de ver como as pessoas reagiam ao verem de repente um inocentíssimo rato de borracha…

inocentíssimo rato de borracha…

Confesso que em algumas aulas sinto o coração a bater com mais rapidez. Há Confesso que em algumas aulas sinto o coração a bater com mais rapidez. Há disciplinas que não são lá muito do meu agrado, e eu detesto tirar negativas.

disciplinas que não são lá muito do meu agrado, e eu detesto tirar negativas.

Se eu fosse professor, explicava sempre o porquê das coisas, com palavras fáceis Se eu fosse professor, explicava sempre o porquê das coisas, com palavras fáceis para que toda a gente compreendesse.

para que toda a gente compreendesse.

Se eu fosse professor não dizia “isto é azul”. E ponto final. Não, eu tentava explicar  Se eu fosse professor não dizia “isto é azul”. E ponto final. Não, eu tentava explicar  “porque é que isto é azul”. Ou será que há coisas que não têm explicação?

“porque é que isto é azul”. Ou será que há coisas que não têm explicação?

Nos intervalos, a afluência ao bar da escola é grande. As empregadas não têm Nos intervalos, a afluência ao bar da escola é grande. As empregadas não têm mãos para tantos braços levantados, tanta gritaria, tanta confusão.

mãos para tantos braços levantados, tanta gritaria, tanta confusão.

Raras vezes lá apareço. Fico a um canto a falar com o Nicolau, agarrado ao pão Raras vezes lá apareço. Fico a um canto a falar com o Nicolau, agarrado ao pão com marmelada, queijo ou manteiga que minha mãe nunca se esquece de meter na com marmelada, queijo ou manteiga que minha mãe nunca se esquece de meter na pasta.

pasta.

O Nicolau nunca come fora das refeições. E ri: O Nicolau nunca come fora das refeições. E ri:  –

(12)

Não conseguimos perceber como há colegas com tanto dinheiro no bolso. E alguns Não conseguimos perceber como há colegas com tanto dinheiro no bolso. E alguns até maços de tabaco compram e fumam às escondidas.

até maços de tabaco compram e fumam às escondidas.

Às vezes ninguém pode estar num quarto de banho com o fumo e o cheirete a Às vezes ninguém pode estar num quarto de banho com o fumo e o cheirete a tabaco.

tabaco.

10

10

Chego a casa e não encontro ninguém. Pouso os livros em cima da mesa. Vou Chego a casa e não encontro ninguém. Pouso os livros em cima da mesa. Vou espreitar ao quarto e fico contente por não ver meu pai deitado na cama.

espreitar ao quarto e fico contente por não ver meu pai deitado na cama.  –

 – O pai já O pai já não está aqui! – diz-mnão está aqui! – diz-me a mãe.e a mãe. – Para onde é que foi?

– Para onde é que foi? –

– Para o hospital. A Para o hospital. A meio da manhã, resolvi telefonar ao dr. Vmeio da manhã, resolvi telefonar ao dr. Vasco. Quando ele cáasco. Quando ele cá chegou, disse que era melhor interná-lo imediatamente no hospital.

chegou, disse que era melhor interná-lo imediatamente no hospital. – Quero ir vê-lo!

– Quero ir vê-lo! –

– Está bem, está bem… Está bem, está bem… mas agora ajuda-me… mas agora ajuda-me… Ainda tenho o gado em Ainda tenho o gado em jejum!jejum! – Sempre o gado, sempre o gado, sempre o gado, sempre o gado, que porcaria de – Sempre o gado, sempre o gado, sempre o gado, sempre o gado, que porcaria de vida!

vida! –

– O gado não O gado não em culpa. em culpa. Come qualquer coisa!Come qualquer coisa! –

– Não Não tenho tenho fome!fome!

Saio de casa com a gadanha às costas. Saio de casa com a gadanha às costas.

– Pe--Pedro! Dei—dei—deixa-me ir Pe--Pedro! Dei—dei—deixa-me ir con-con-conti-go! – Pede con-con-conti-go! – Pede meu irmão meu irmão Jacinto.Jacinto. – Anda!

– Anda!

A meio do caminho, Jacinto senta-se no chão, faz birra, insiste para que eu o leve A meio do caminho, Jacinto senta-se no chão, faz birra, insiste para que eu o leve às cavalitas. Acedo, bastante contrariado.

às cavalitas. Acedo, bastante contrariado. –

– O-o pai vai O-o pai vai mo—mo—morrer, mo—mo—morrer, pois vai? – pergunta-me ele pois vai? – pergunta-me ele de repente.de repente. Ponho-o no chão, dou-lhe uma chapada:

Ponho-o no chão, dou-lhe uma chapada: –

– Isso não se Isso não se diz, ouviste? diz, ouviste? Isso não se Isso não se diz!diz! Jacinto choraminga:

Jacinto choraminga:

– Mas-mas ele foi pró—pró—hospital… – Mas-mas ele foi pró—pró—hospital…

– És muito inocente! Então?! Quem vai para o hospital é quem se vai curar. Quem – És muito inocente! Então?! Quem vai para o hospital é quem se vai curar. Quem te disse que o pai ia morrer?

te disse que o pai ia morrer?

– Ouvi dizer… Mas—mas eu cor—cortei um dedo e—e não fui pró—pro— – Ouvi dizer… Mas—mas eu cor—cortei um dedo e—e não fui pró—pro— hospital…

hospital…  –

 – Ó moço, que inocência! Ó moço, que inocência! Tu não cTu não cortaste dedo nenhum, foi só ortaste dedo nenhum, foi só um golpezinho deum golpezinho de nada. E foi muito bem feito para aprenderes a não pegar na faca da cozinha!

nada. E foi muito bem feito para aprenderes a não pegar na faca da cozinha! – Pedro, co—co—como é um hos—hos—hospital?

(13)

– Sei lá! Depois o pai explica. E chega de fazer perguntas, que eu tenho muito – Sei lá! Depois o pai explica. E chega de fazer perguntas, que eu tenho muito para fazer e não estou nada bem disposto, nem com paciência para te aturar, está para fazer e não estou nada bem disposto, nem com paciência para te aturar, está bem?

bem?

13

13

À noite, depois de jantar, eu, minha mãe e meus irmãos sentámo-nos à porta de À noite, depois de jantar, eu, minha mãe e meus irmãos sentámo-nos à porta de casa a comer as cerejas que fomos apanhar a uma cerdeira muito alta.

casa a comer as cerejas que fomos apanhar a uma cerdeira muito alta. De repente, o Jacinto apareceu com o cavaquinho.

De repente, o Jacinto apareceu com o cavaquinho. –

– Ah, maroto! VAh, maroto! Vai lá arrumar ai lá arrumar isso!isso! –

– Mas Mas eu eu que-que-quero tocar!que-que-quero tocar! – Quando cresceres…

– Quando cresceres…

Jacinto começou a choramingar e foi arrumar o cavaquinho que o pai costuma Jacinto começou a choramingar e foi arrumar o cavaquinho que o pai costuma guardar em cima do guarda-fato, dentro de uma saca de pano.

guardar em cima do guarda-fato, dentro de uma saca de pano. – Que-que-quero o pai! – disse o Jacinto a chorar.

– Que-que-quero o pai! – disse o Jacinto a chorar. –

– Não chores, Não chores, amanhã ele está amanhã ele está aqui.aqui. Mas não era verdade.

Mas não era verdade.

Nas noites de calor, às vezes, meu pai pegava no cavaquinho, afinava-lhe as Nas noites de calor, às vezes, meu pai pegava no cavaquinho, afinava-lhe as co

cordrdas as e e cocomemeçaçava va a a toctocar ar múmúsisicacas. s. PoPoucuco o temtempo po depdepoiois, s, atratraídaído o pelpelos os sosonsns,, aparecia o tio Trindade, com a viola braguesa debaixo do braço. E começava a festa. aparecia o tio Trindade, com a viola braguesa debaixo do braço. E começava a festa.

Nas noites de Inverno, sobretudo nas semanas do Carnaval, iam tocar a bailes. Nas noites de Inverno, sobretudo nas semanas do Carnaval, iam tocar a bailes. Distraíam-se e ganhavam algum dinheiro, o suficiente para a mãe não barafustar. É Distraíam-se e ganhavam algum dinheiro, o suficiente para a mãe não barafustar. É que ela detesta que o pai se deite tão tarde – muitas vezes quando começa a raiar um que ela detesta que o pai se deite tão tarde – muitas vezes quando começa a raiar um novo dia. Entra em casa cansado mas contente. E logo a sala fica a cheirar a perfume, novo dia. Entra em casa cansado mas contente. E logo a sala fica a cheirar a perfume, a tabaco e suor.

a tabaco e suor.

No Inverno passado fui com o meu pai a um baile, depois de ter vencido os No Inverno passado fui com o meu pai a um baile, depois de ter vencido os protestos da mãe, que achava que eu ainda não tinha idade para andar fora de casa protestos da mãe, que achava que eu ainda não tinha idade para andar fora de casa até de madrugada. Era Carnaval, não havia aulas e eu no dia seguinte podia dormir  até de madrugada. Era Carnaval, não havia aulas e eu no dia seguinte podia dormir  até mais tarde. E lá fomos.

até mais tarde. E lá fomos.

A sala para onde entrámos era um alpendre espaçoso, com uma mesa comprida no A sala para onde entrámos era um alpendre espaçoso, com uma mesa comprida no topo. Meu pai, o tio Trindade, que é ferreiro, e os outros músicos subiram para a mesa topo. Meu pai, o tio Trindade, que é ferreiro, e os outros músicos subiram para a mesa e sentaram-se nos bancos que lá puseram. E o baile começou com muitas serpentinas e sentaram-se nos bancos que lá puseram. E o baile começou com muitas serpentinas ee confetti confetti espalhados pelo chão.espalhados pelo chão.

A meio da noite, já eu tinha aberto a boca não sei quantas vezes, dois grupos de A meio da noite, já eu tinha aberto a boca não sei quantas vezes, dois grupos de rapazes começaram a discutir a um canto da sala. De repente, um velho levantou a rapazes começaram a discutir a um canto da sala. De repente, um velho levantou a bengala de lódão e bateu com ela na lâmpada. Ouviram-se pedacinhos de vidros a bengala de lódão e bateu com ela na lâmpada. Ouviram-se pedacinhos de vidros a cair no chão e a sala ficou às escuras. Gritavam mulheres, gritavam raparigas e cair no chão e a sala ficou às escuras. Gritavam mulheres, gritavam raparigas e crianças de colo de repente despertas, ouvia-se pancadaria, as portas não abriam e crianças de colo de repente despertas, ouvia-se pancadaria, as portas não abriam e

(14)

eu, cheio de medo, não fosse uma bengalada cair-me em cima da cabeça, escondi-me eu, cheio de medo, não fosse uma bengalada cair-me em cima da cabeça, escondi-me debaixo da mesa! Mas não tinha sido ideia só minha porque dei conta que estava lá debaixo da mesa! Mas não tinha sido ideia só minha porque dei conta que estava lá mais gente, sentia-lhes a respiração…

mais gente, sentia-lhes a respiração…

Mal as portas abriram, a sala ficou de repente vazia. Puseram outra lâmpada. E eu Mal as portas abriram, a sala ficou de repente vazia. Puseram outra lâmpada. E eu re

repaparerei i quque e os os múmúsisicocos, s, inindidifefererentntes es ao ao quque e se se titinhnha a papassssadado, o, afafininavavam am osos instrumentos com muita atenção.

instrumentos com muita atenção.

Daí a nada, o baile recomeçou sem se saber ao certo o que tinha acontecido. Daí a nada, o baile recomeçou sem se saber ao certo o que tinha acontecido.

Ah, que noite! Nunca lho disse, mas eu gostava tanto que o meu pai me ensinasse Ah, que noite! Nunca lho disse, mas eu gostava tanto que o meu pai me ensinasse a tocar cavaquinho. Ou então a viola braguesa do tio Trindade.

a tocar cavaquinho. Ou então a viola braguesa do tio Trindade.

Na escola há aulas de música, mas não me entusiasmam. A professora queixa-se Na escola há aulas de música, mas não me entusiasmam. A professora queixa-se que há falta de instrumentos. Não sei se estou a ser injusto, mas nunca vi ninguém que há falta de instrumentos. Não sei se estou a ser injusto, mas nunca vi ninguém interessado naquelas aulas de bater palminhas a compasso: interessado naquelas aulas de bater palminhas a compasso: um-dois-três-quatro-um-um-dois-três-quatro…

um-dois-três-quatro…

14

14

A mãe e eu fomos visitar o pai ao hospital. A nossa vizinha, a Fatinha, que se casou A mãe e eu fomos visitar o pai ao hospital. A nossa vizinha, a Fatinha, que se casou há pouco tempo e tem o marido a trabalhar em Lisboa, ficou a tomar conta da Rosália há pouco tempo e tem o marido a trabalhar em Lisboa, ficou a tomar conta da Rosália e do Jacinto.

e do Jacinto.

Saímos de manhã e fomos a pé pouco tempo porque a mãe do Martinho deu-nos Saímos de manhã e fomos a pé pouco tempo porque a mãe do Martinho deu-nos boleia.

boleia.

Encontrámos o pai, depois de termos passado por corredores compridos, estendido Encontrámos o pai, depois de termos passado por corredores compridos, estendido numa cama de ferro, muito bem pintada de branco, com rodas no fundo. Não estava numa cama de ferro, muito bem pintada de branco, com rodas no fundo. Não estava sozinho, a enfermaria estava cheia de doentes, todos vestidos com pijamas cor de sozinho, a enfermaria estava cheia de doentes, todos vestidos com pijamas cor de tijolo.

tijolo. –

– Olá – disse Olá – disse o pai, contente por nos vo pai, contente por nos ver.er. –

– Está melhor? – perguntei. Depois Está melhor? – perguntei. Depois arrependi-me, era uma pergunta tola. E arrependi-me, era uma pergunta tola. E ele:ele: –

– Breve vou Breve vou para casa, para casa, vais ver!vais ver!

Pôs-me a mão esquerda sobre os cabelos e eu senti que a sua pele estava Pôs-me a mão esquerda sobre os cabelos e eu senti que a sua pele estava diferente – era muito mais macia. Reparei que tinha na mão direita um penso por onde diferente – era muito mais macia. Reparei que tinha na mão direita um penso por onde saía um tubo estreito, ligado a uma garrafa presa nas grades da cabeceira da cama. saía um tubo estreito, ligado a uma garrafa presa nas grades da cabeceira da cama.

– O O que é que é isso?isso? – Soro.

– Soro. – Dói? – Dói? –

– Não Não dói dói nada.nada.

Mudámos rapidamente de conversa. O pai quis saber tudo. Perguntou pelos Mudámos rapidamente de conversa. O pai quis saber tudo. Perguntou pelos animais, quis saber se as pencas já nasciam nos talhos, se os texugos não andavam a animais, quis saber se as pencas já nasciam nos talhos, se os texugos não andavam a

(15)

arrombar as presas de água, se o milho crescia bem, se os gaios não tinham comido arrombar as presas de água, se o milho crescia bem, se os gaios não tinham comido as cerejas todas… (…)

as cerejas todas… (…)

Queria dizer muitas coisas ao meu pai. Queria dizer-lhe que ele fazia falta em casa, Queria dizer muitas coisas ao meu pai. Queria dizer-lhe que ele fazia falta em casa, que os testes de avaliação estavam a correr bem, que não podia trabalhar mais, que que os testes de avaliação estavam a correr bem, que não podia trabalhar mais, que andava cansado e cheio de sono. (…)

andava cansado e cheio de sono. (…)

17

17

Acabaram as aulas. Acabaram as consumições com o dinheiro contado e Acabaram as aulas. Acabaram as consumições com o dinheiro contado e recontado.

recontado.

Acabaram os retinidos de despertador e da campainha. Acabaram os retinidos de despertador e da campainha. Acabaram as caminhadas!

Acabaram as caminhadas!

Fui à escola no último dia, embora soubesse que não ia haver aulas. Fui à escola no último dia, embora soubesse que não ia haver aulas.

De resto, tudo está definido, sei que vou passar de ano. O Nicolau passou De resto, tudo está definido, sei que vou passar de ano. O Nicolau passou tremidinho e o Luís gordo foi reprovado, como a maioria dos alunos da minha turma. tremidinho e o Luís gordo foi reprovado, como a maioria dos alunos da minha turma. Deitei uns baldes de água à tília que eu e o Nicolau plantámos no Dia da Árvore. Deitei uns baldes de água à tília que eu e o Nicolau plantámos no Dia da Árvore.

Gosto da tília. É a mais forte de todas as árvores que foram plantadas. Oxalá Gosto da tília. É a mais forte de todas as árvores que foram plantadas. Oxalá ninguém se lembre de a partir.

ninguém se lembre de a partir.

O Dia da Árvore foi um dos mais bonitos da escola. Os funcionários da Câmara O Dia da Árvore foi um dos mais bonitos da escola. Os funcionários da Câmara trouxeram as plantas e fizeram os buracos. Nós não quisemos que nos ajudassem, trouxeram as plantas e fizeram os buracos. Nós não quisemos que nos ajudassem, estávamos habituados a fazer buracos com um metro de largura e outro de fundo para estávamos habituados a fazer buracos com um metro de largura e outro de fundo para plantar videiras.

plantar videiras.

Gosto da tília. Sei que vai demorar muitos anos a ficar vistosa. Mas quando for alta Gosto da tília. Sei que vai demorar muitos anos a ficar vistosa. Mas quando for alta e grossa e quando os pássaros fizerem ninhos nos seus ramos, deve ser bom dizer: “ e grossa e quando os pássaros fizerem ninhos nos seus ramos, deve ser bom dizer: “ esta tília foi plantada por mim!”.

esta tília foi plantada por mim!”.

Na brincadeira, pusemos-lhe um nome: Nicopede, nome maluco, que quer dizer  Na brincadeira, pusemos-lhe um nome: Nicopede, nome maluco, que quer dizer  tília do Nicolau e do Pedro.

tília do Nicolau e do Pedro. (…

(… ) ) ---

---18

18

Reguei o batatal com a água que fui buscar à ribeira e passei o resto da manhã a Reguei o batatal com a água que fui buscar à ribeira e passei o resto da manhã a procura

procurar o r o sítio onde se sítio onde se escondiescondia uma a uma perdiz com a perdiz com a ninhada. Mas encontreininhada. Mas encontrei-os! Doze-os! Doze perdigões, todos deitados de pernas ao ar, se calhar pensando que eu não estou farto perdigões, todos deitados de pernas ao ar, se calhar pensando que eu não estou farto de saber ess

(16)

agarrei nenhum. Ainda estavam pequeninos, deviam ter saído dos ovos há pouco agarrei nenhum. Ainda estavam pequeninos, deviam ter saído dos ovos há pouco tempo.

tempo.

Quando cheguei a casa, estranh

Quando cheguei a casa, estranhei ver a ei ver a mãe vestida de roupa nova, a correr paramãe vestida de roupa nova, a correr para todos os lados, sem saber muito bem o que queria.

todos os lados, sem saber muito bem o que queria. –

– Que Que aconteceu? – aconteceu? – perguntei.perguntei. –

– Estão a operar o teu pai. Fica a tomar conta de tudo. Estão a operar o teu pai. Fica a tomar conta de tudo. A A Fatinha dá-te uma ajuda.Fatinha dá-te uma ajuda. Logo depois, apareceu o táxi do senhor Azevedo. Atarantada, minha mãe nem Logo depois, apareceu o táxi do senhor Azevedo. Atarantada, minha mãe nem conseguia abrir a porta. E falava coisas que ninguém entendia.

conseguia abrir a porta. E falava coisas que ninguém entendia.

Jacinto começo a chorar quando o táxi desapareceu, envolto numa nuvem de Jacinto começo a chorar quando o táxi desapareceu, envolto numa nuvem de poeira.

poeira. –

– Que-que-quero Que-que-quero ir!ir! –

– Para onde éque Para onde éque queres ir queres ir a esta hora?a esta hora? – À-à-à operação!

– À-à-à operação! –

– Amanhã, Amanhã, está está bem?bem?

E à noitinha, quando pensava as galinhas, os porcos, os bezerros, as vacas, os E à noitinha, quando pensava as galinhas, os porcos, os bezerros, as vacas, os coelhos, as rolas e os pombos, meu irmão perguntou:

coelhos, as rolas e os pombos, meu irmão perguntou: –

– Ó-ó-ó Pedro, Ó-ó-ó Pedro, o que o que é uma é uma o-op-op-operação?o-op-op-operação? –

– Sei lá!... É Sei lá!... É cortar as cortar as feridas… Sei feridas… Sei lá!...lá!...  – E-e-e dói?

 – E-e-e dói? –

– Não! Não! As pessoas estão a As pessoas estão a dormir e não sentem dormir e não sentem nada.nada. – E-e-e-dei-deitam sangue?

– E-e-e-dei-deitam sangue? –

– Pois Pois claro!claro! –

– E-e-e E-e-e suja suja o-o-o o-o-o chão?chão? –

– Chega de perguntas! AChega de perguntas! Ah! Depois o pai h! Depois o pai diz como foi!diz como foi! – Mas-mas ele está-está a-a dormir…

– Mas-mas ele está-está a-a dormir…

Antes de me deitar, perguntei à Fatinha o que tinha acontecido. Porque é que a Antes de me deitar, perguntei à Fatinha o que tinha acontecido. Porque é que a mãe, sempre tão calma, tão prática, ficou assim baralhada, sem se perceber muito mãe, sempre tão calma, tão prática, ficou assim baralhada, sem se perceber muito bem o que dizia?

bem o que dizia?

– Sabes, Pedro; o Antoninho Alecrim, quer dizer, o teu pai, está muito doente. – Sabes, Pedro; o Antoninho Alecrim, quer dizer, o teu pai, está muito doente. Telefonaram do hospital antes de o mandarem para a cidade. Quer dizer, foi um amigo Telefonaram do hospital antes de o mandarem para a cidade. Quer dizer, foi um amigo que telefonou para a loja do Zé Maria. Pois é, tens de estar preparado para tudo… que telefonou para a loja do Zé Maria. Pois é, tens de estar preparado para tudo…

Calei-me. E pus-me a pensar: Calei-me. E pus-me a pensar:

Estar “preparado para tudo”… para tudo… Que frase tão estúpida! Estar “preparado para tudo”… para tudo… Que frase tão estúpida!

Tranquei as portas por dentro e mandei deitar a Rosália que queria adormecer a Tranquei as portas por dentro e mandei deitar a Rosália que queria adormecer a ver televisão. Não deixei. O Jacinto já dormia e eu estava cansado.

ver televisão. Não deixei. O Jacinto já dormia e eu estava cansado. E agora aqui estou a pensar.

E agora aqui estou a pensar.

“Preparado para tudo”… Preparado para quê? “Preparado para tudo”… Preparado para quê?

(17)

19

19

Tiraram mesa, cadeiras, caixas e a sala ficou espaçosa. Puseram quatro bancos Tiraram mesa, cadeiras, caixas e a sala ficou espaçosa. Puseram quatro bancos compridos no meio da sala e abriram as portas.

compridos no meio da sala e abriram as portas.

Trouxeram a urna, que cheirava a verniz, e colocaram-na por cima dos bancos. Trouxeram a urna, que cheirava a verniz, e colocaram-na por cima dos bancos. Acenderam círios e espalharam a toda a volta coroas de flores.

Acenderam círios e espalharam a toda a volta coroas de flores. Vestir

Vestiram-me sem eu dar am-me sem eu dar conta e puseram-me à conta e puseram-me à entrada da salaentrada da sala. A . A seguir a mimseguir a mim estávamos tios, os primos, os homens de toda a família.

estávamos tios, os primos, os homens de toda a família. E vieram muitas pessoas apertar-me a mão.

E vieram muitas pessoas apertar-me a mão. T

Todas diziam a odas diziam a mesma coisa:mesma coisa: –

– Lamento muito, Lamento muito, os meus os meus sentimentos.sentimentos.

Algumas mãos eram calosas, outras tinham suor e pele fina. Muitas cheiravam a Algumas mãos eram calosas, outras tinham suor e pele fina. Muitas cheiravam a estrume e a terra, outras a perfume.

estrume e a terra, outras a perfume.

Foi interminável aquele desfile de mãos, que eu não tinha vontade de apertar. Foi interminável aquele desfile de mãos, que eu não tinha vontade de apertar. Vieram o Luís, o Martinho, a Rita, a Joana, o Nicolau. Abraçaram-me e eu não Vieram o Luís, o Martinho, a Rita, a Joana, o Nicolau. Abraçaram-me e eu não disse nada.

disse nada.

Apareceu o padre Leandro, abriu o breviário e leu baixinho, mas eu não ouvi nada. Apareceu o padre Leandro, abriu o breviário e leu baixinho, mas eu não ouvi nada. Tinha os ouvidos a

Tinha os ouvidos a zumbirzumbir..

Empurraram-me devagarinho para fora da sala. Então ouvi gritar. Seria a mãe? Empurraram-me devagarinho para fora da sala. Então ouvi gritar. Seria a mãe?

(… (… ) ) ---

---20

20

Detesto toupeiras! Detesto toupeiras!

Ah, como elas me põem nervoso! Infelizmente é difícil encontrá-las, e é a sorte Ah, como elas me põem nervoso! Infelizmente é difícil encontrá-las, e é a sorte delas… Porque se apanho uma, traço-lhe logo o destino sem pensar duas vezes: delas… Porque se apanho uma, traço-lhe logo o destino sem pensar duas vezes: levanto a enxada e esmigalho-a. E só descanso depois de a ter enterrado num buraco levanto a enxada e esmigalho-a. E só descanso depois de a ter enterrado num buraco bem fundo!...

bem fundo!...

Se eu fosse Deus, não inventava as toupeiras. Bem se eu fosse Deus não Se eu fosse Deus, não inventava as toupeiras. Bem se eu fosse Deus não inventava muitos outros bichos!(… )

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Na realidade, o dossiê, no seu conjunto, poderia ser entendido em um duplo movi- mento: de um lado, há o exercício de definição do fenômeno geracional como uma situação

Número de visitas, horário e duração das ondas de atividade de Phyllostomus discolor (Phyllostomidae) em 13 inflorescências (28 flores) de um indivíduo de Caryocar villosum

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

As IMagens e o texto da Comunicação (com as legendas incluídas) devem ser enviadas por correio eletrônico. Comitê

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes