• Nenhum resultado encontrado

Toyota no 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Toyota no 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Capítulo I - Introdução

Toyota no 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

• Estande tem como base o slogan Pensando Mais longe, formado pelos

pilares visão de produto, visão de futuro e crescimento sustentável;

• Púbico verá toda a linha da marca; destaque para o novo RAV4 4x2; • Carros conceitos serão: Prius Plug-in, FT-EV e FINE-S;

• Nova fábrica de Sorocaba será mostrada de forma interativa;

• Nova família de compactos da Toyota será exibida em imagens teaser A Toyota participa da 26ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, que comemora 50 anos em 2010, com um estande de 2.100 metros quadrados, que tem com base o slogan Pensando Mais Longe, fundamentado em três pilares: visão de produto, visão de futuro e crescimento sustentável. A mostra abre ao público de 27 de outubro a 07 de novembro, e os visitantes poderão conferir toda a linha de produtos da marca. Destaque para o lançamento da versão com tração 4x2 do utilitário esportivo compacto RAV4 e para a introdução da linha 2011 da picape Hilux e do utilitário esportivo médio SW4.

A visão de produto será representada pela linha de veículos da marca comercializada no Brasil e também pelos carros conceitos da Toyota, que mostram o comprometimento da montadora com relação ao desenvolvimento de fontes de energia limpas. Os carros conceitos exibidos serão os seguintes: Prius Plug-in, FINE-S e FT-EV.

A visão de futuro será representada no estande da Toyota pela nova fábrica da montadora em Sorocaba. Quem for ao Anhembi verá uma maquete dessa nova fábrica e, por meio de mesas com painéis interativos, também poderá acessar informações sobre a nova planta, bem como conhecer um pouco mais

(2)

A nova fábrica da Toyota começou a ser construída no mês de setembro e entrará em operação a partir do segundo semestre de 2012. De lá, sairá uma nova família de carros compactos. A unidade da Toyota em Sorocaba está recebendo investimentos de US$ 600 milhões e irá gerar 1.500 empregos diretos. Produzirá, inicialmente, 70 mil unidades por ano.

Como início da preparação para o lançamento dessa nova família de carros compactos, a Toyota exibirá, nos painéis luminosos de seu estande, algumas imagens teaser do modelo.

Outro pilar do estande da Toyota no 26º Salão do Automóvel de São Paulo é o crescimento sustentável, representado pelo espaço interativo da Fundação Toyota do Brasil, que comemora seu primeiro ano de atividades em 2010. Os principais projetos da Fundação Toyota do Brasil mostrados serão: a criação da Floresta Toyota em Ilhéus, na Bahia, onde foram plantadas quinze mil mudas de árvores nativas em sua primeira fase; o Projeto Ambientação, que levou educação e conscientização ambiental a mais de 40 mil estudantes da rede pública da cidade de Indaiatuba; e o fortalecimento da parceria com o Projeto Arara Azul, apoiado pela Toyota há 21 anos no Pantanal, que resultou na exclusão dessas aves da lista de espécies em extinção no Brasil.

O aspecto visual e o entretenimento também têm forte presença no espaço da Toyota na exposição. O estande contará com um Corolla totalmente cromado, que reforça o aspecto jovial do modelo campeão de vendas da marca. Na linha Hilux, as atrações serão ainda mais evidentes. Sucesso na exposição de 2008, a Hilux Invincible volta ao Salão de São Paulo em duas versões: a já conhecida picape vermelha, que fez uma expedição ao Pólo Norte Magnético, enfrentando temperaturas de até 30º C negativos, e a nova Invincible azul, que esteve em uma aventura ainda mais radical, no Pólo Sul. Também haverá uma Hilux pendurada em uma parede de mais de cinco metros de altura. Nessa picape, acrobatas farão performances que prometem tirar o fôlego do público.

(3)

Capítulo II – COROLLA

Sedã médio, líder em seu segmento, destaca versões com motor 2.0 16V

O Corolla, sedã médio líder do seu segmento, terá como destaque no Salão de São Paulo as versões XEi e Altis, ambas equipadas com motor 2.0 16V Dual VVT-i e que foram lançadas em março deste ano.

A linha Corolla é composta por seis opções, considerando versão de

acabamento e tipo de transmissão. São elas. XLi 1.8 VVT-i Flex manual, XLi 1.8 VVT-i Flex automático, GLi 1.8 VVT-i Flex manual, GLi 1.8 VVT-i Flex automático, XEi 2.0 Dual VVT-i Flex automático e Altis 2.0 Dual VVT-i Flex automático.

A lista de equipamentos da linha Corolla oferece tudo o que motorista e passageiro precisam para uma vida confortável a bordo, sendo uma das mais completas do segmento.

Desde a versão de entrada XLi, o Corolla traz, de série, entre outros equipamentos, airbag duplo frontal, direção com assistência elétrica, ar-condicionado com controle manual e filtro de poeira, travas, espelhos

retrovisores externos e vidros elétricos (com acionamento por um toque para o motorista), apoio de braço central deslizante, volante de três raios regulável em altura (até 20mm) e profundidade (até 40mm), tomada de 12 volts localizada no console central - dentro do descanso de braços -, luzes de leitura dianteira e traseira, computador de bordo com cinco funções (relógio, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e velocidade média), pára-sol do motorista com espelho e porta-documento, além de comando interno para a abertura do tanque de combustível e porta-malas.

Destaque na lista de conveniência, também disponível na versão de entrada, para o sistema de som integrado ao painel, com rádio e CD Player, que

(4)

reproduz arquivos de MP3 e WMA. Nesta versão, quatro alto-falantes de última geração garantem uma acústica perfeita.

A versão GLi é ainda mais recheada, agregando equipamentos perceptíveis na hora da compra. Traz complementarmente vidros elétricos com acionamento por um toque nas quatro portas, além de travas e retrovisores elétricos. O computador de bordo aqui oferece, ao invés de cinco, seis funções: relógio, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia. O ar-condicionado, além do filtro de poeira, é também automático e digital. Já o volante possui o comando de todos os controles do computador de bordo e do sistema de som, o que garante conveniência e segurança ao motorista. O modelo também trava automaticamente as portas com o veículo em movimento (após 20 km/h). Como itens de segurança, além do airbag duplo frontal há sistema ABS de freios.

Outros itens importantes compõem a lista do Corolla GLi, como painel de instrumentos com iluminação Optitron (que regula a intensidade das luzes do painel de acordo com a iluminação externa), alarme, fechamento de vidros e abertura do porta-malas com controle na chave, espelho retrovisor externo com recolhimento elétrico e banco traseiro bipartido (60/40) com porta-copo e

descansa braço central.

O Corolla XEi 2.0 16V Dual VVT-i Flex oferece o pacote da versão GLi,

acrescido de airbags laterais, acendimento automático dos faróis (assim que o modelo detecta insuficiência na luminosidade externa), luzes repetidoras das setas nos espelhos retrovisores externos, bancos em couro e Cruise Control.

O Corolla mais requintado é o novíssimo Altis 2.0 16V VVT-i Flex, que agrega os equipamentos das demais versões e traz acabamento interno bege

Premium, regulagem elétrica do banco do motorista, sensor de estacionamento, acabamento do painel central das portas em padrão madeira, sensor de chuva, sistema de som que reproduz MP3 e WMA com quatro alto-falantes, dois twiters e capacidade para seis CDs e faróis de xenônio com regulagem automática de altura e lavador.

(5)

A grande novidade na linha Corolla 2011 é o motor 2.0 litros 16V Dual VVT-i Flex, um dos mais modernos aplicados em um veículo fabricado no Brasil. Trata-se de uma nova família de motores, denominada ZR (os motores 1.8 16V VVT-i Flex pertencem à família ZZ). De construção leve e compacta e com alta rigidez, esse propulsor tem um desenho totalmente novo e adota bloco e cárter de alumínio. A potência máxima é de 153 cv, com álcool, a 5.800 rpm e de 142 cv a 5.600 rpm, com gasolina, enquanto o torque atinge 20,7 kgf.m a 4.800 rpm com álcool e 19,8 kgf.m a 4.000 giros com gasolina. A taxa de compressão é 12,0:1, que otimiza a performance com álcool.

(6)

Capítulo III – HILUX e SW4 2011

Picape e utilitário esportivo apresentam novidades

A picape Hilux e o utilitário esportivo SW4 chegam ao Salão de São Paulo como linha 2011 e trazem novidades. Na linha da picape, destaque para a introdução das novas rodas de liga leve, nas versões top de linha SRV, que antes eram cromadas e agora apresentam aparência fosca, mais esportiva.

As versões SRV 3.0 D-4D diesel e V6 gasolina, ambas com câmbio automático, do utilitário esportivo médio SW4 receberam, também como item de série,

sensor de estacionamento traseiro.

A novidade comum à Hilux e ao SW4 é o travamento automático das portas com o veículo em movimento a 25 km/h programado de fábrica (até a linha 2010, a programação deveria ser feita por meio da chave do veículo no concessionário ou pelo próprio cliente).

A Hilux e o SW4 são sucesso de público. Entre os principais atributos dos modelos estão o desenho moderno e elegante, a robustez característica dos veículos Toyota, a excelente dirigibilidade - equivalente aos carros de passeio - e listas de equipamentos que oferecem máximo conforto aos ocupantes.

São 10 versões da picape movidas a diesel, considerando motorização, tipo de cabine e sistema de tração: Standard Cabine Simples 4x4 Chassi/Cabine, Standard Cabine Simples 4x4, Standard Cabine Simples 4x2, Standard Cabine Dupla 4x2 com Pacote de Segurança, Standard Cabine dupla 4x4, Standard Cabine Dupla 4x4 com Pacote de Segurança, SR Cabine Dupla 4x4, SRV Cabine Dupla 4x2 Manual, SRV Cabine Dupla 4x4 Manual e SRV Cabine Dupla 4x4 Automática.

(7)

A linha SW4 apresenta três versões com tração 4x4 integral, bloqueio de diferencial e capacidade para sete passageiros distribuídos em três fileiras de bancos: SRV Diesel Manual, SRV Diesel Automática e SRV Gasolina V6.

A Toyota oferece dois tipos de motorização na picape Hilux, ambas a diesel. Para a linha Standard, que tem vocação para o trabalho, o motor é o 2.5L 16V D-4D, que gera 102 cv de potência a 3.600 e torque plano de 26,5 kgf.m, entre 1.600 e 2.400 rpm. O propulsor que equipa a Hilux nas versões SR e SRV é moderníssimo 3.0L 16V D-4D, com potência de 163 cv a 3.400 rpm e torque plano de 35 kgf.m disponível a partir de 1.400 rpm até 3.200 rpm.

O SW4 diesel também é equipado com o motor 3.0L 16V D-4D nas versões diesel. Para quem privilegia desempenho e um uso mais urbano do utilitário esportivo, a Toyota dispõe da versão de motorização V6 a gasolina, com 238 cv de potência a 5.200 rpm e torque de 38,3 kgf.m a 3.800 giros.

A linha Hilux e SW4 traz dois tipos de transmissão: manual de cinco

velocidades para todas as versões da picape e para uma versão SRV a diesel do SW4; e automática de quatro velocidades com gerenciamento eletrônico de troca de marchas nas versões SRV da Hilux e nas demais versões do utilitário esportivo SW4.

Com relação à lista de equipamentos, a Hilux oferece, desde a versão

Standard, direção hidráulica e ar-condicionado de série. O destaque, entretanto, fica para as versões top de linha da Hilux e do SW4 (gasolina e diesel) que agregam como itens de fábrica equipamentos que privilegiam o conforto máximo dos passageiros como ar-condicionado digital, bancos com

revestimento em couro, Cruise Control, computador de bordo e sistema de áudio com capacidade para seis CDs que reproduz arquivos em MP3 e WMA.

(8)

Capítulo IV – RAV4

Versão 4x2 do SUV compacto estreia no Salão de São Paulo

A Toyota apresenta ao público no Salão de São Paulo a linha 2011 do RAV4, que traz como principal novidade o lançamento da versão com tração 4x2 do utilitário esportivo compacto da marca. Até então, o modelo estava disponível na versão com tração 4x4 integral.

O RAV4 com tração 4x2 apresenta a mesma estética da versão já consagrada pelo público e oferece um pacote de equipamentos que priorizam o conforto aos ocupantes. São itens de série, entre outros, vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado digital com controle individual para motorista e passageiro, controles do sistema de som no volante, direção eletroassistida progressiva, coluna de direção regulável em altura e profundidade, banco do motorista ajustável em altura, sistema de som com conexão para iPod, iPhone e MP3/WMA, banco traseiro rebatível e reclinável e oito porta-copos.

No item segurança, a versão 4x2 vem equipada com airbag duplo e sistema de freios com dispositivo antitravamento ABS, com distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD – Electronic Brake-force Distribution) e assistência a

frenagens de emergência (BA – Brake Assist), além de barras de proteção lateral nas quatro portas, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força e ainda fixação especial para cadeira de bebês.

A versão 4x4 do RAV4 também chega à linha 2011 mais recheada. A Toyota agregou ao modelo, além do airbag duplo frontal já disponível, bolsas infláveis laterais e também do tipo cortina. Outras inovações foram a introdução de aquecimento para os bancos dianteiros e a inclusão da regulagem elétrica para o assento do motorista. Os demais equipamentos relacionados a conforto e segurança do RAV4 4x4 são os mesmos descritos na versão 4x2, mais o teto-solar elétrico acionado com acionamento one touch.

(9)

Visualmente, a diferença entre as versões 4x2 e 4x4 é que, no modelo com tração integral há parabarro na traseira.

As linhas modernas do RAV4 ressaltam sua robustez, com pára-choques salientes e rodas de alumínio, equipadas com pneus de medida P225/65 R17. O modelo, em ambas as versões, traz motor 2.4 16V VVT-i de 4 cilindros, que gera 170 cv a 6.000 rpm, com torque de 22,8 kgf.m a 4.000 rpm. A transmissão é automática de 4 velocidades com controle eletrônico, que seleciona a marcha mais adequada baseado nas condições de inclinação, aceleração, curvas e aderência, proporcionando melhor relação entre tração, segurança e consumo. A suspensão independente nas quatro rodas é do tipo McPherson na dianteira e braços duplos na traseira. Este sistema propicia completo controle do veículo em terrenos irregulares, além de economia de combustível e total conforto dos passageiros no asfalto.

Na versão 4x4, o RAV4 possui também bloqueio da tração 4x4 por controle elétrico no painel, para uso em condições de menor aderência. Este sistema distribui o torque disponível entre os eixos dianteiro e traseiro do veículo, em 50%, para cada um, proporcionando assim uma melhor condição de tração para transpor obstáculos e terrenos de baixa aderência ou sair de atoleiros. O sistema mantém essa configuração em velocidades de até 40 Km/h. Acima dessa velocidade, o controle inteligente volta a funcionar no modo automático, distribuindo o torque entre os eixos traseiro e dianteiro, baseado nas

informações obtidas por meio de sensores de inclinação, ângulo de curva e velocidade de cada roda.

O estepe com roda de alumínio é coberto com uma capa rígida na cor do veículo, que só pode ser destravada e retirada mediante a abertura da porta traseira, garantindo segurança total contra furtos.

(10)

Capítulo V – CAMRY 2011

Sedã mais sofisticado da categoria também está na mostra de São Paulo

O Camry, sedã top de linha da Toyota no Brasil, também marca presença no 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Sinônimo de requinte e sofisticação, a sexta geração do modelo estabeleceu um novo padrão global entre os carros de luxo, com altos níveis de conforto e desempenho, aliado a um design incomparável.

Equipado com um motor V6 de 3.5 litros, 24 válvulas e 284 cv de potência, o Camry é um dos sedãs mais potentes da categoria. O desempenho do propulsor, combinado com as rápidas respostas da caixa de câmbio automática de 6 velocidades, com o conforto da suspensão e com a excelente manobrabilidade, fazem com que o modelo se destaque pelo prazer em dirigir.

O Camry também vem equipado com a primeira transmissão de seis marchas da Toyota, com comando seqüencial (SHIFTRONIC) e controle eletrônico (Super ECT), que proporciona trocas suaves das marchas.

Os ocupantes ainda contam com todos os elementos necessários para garantir o máximo conforto e prazer. No interior, há equipamentos como climatizador automático com regulagem independente para o motorista e passageiros e sistema de purificação do ar, além de sistema de Áudio AM/FM e CD Player com capacidade para seis discos no painel. Tanto o áudio quanto o

climatizador podem ser controlados a partir do volante.

O modelo possui também aquecimento e ajuste elétrico dos bancos dianteiros, com ajuste lombar no banco do motorista. O console central – com descanso de braço integrado – pode ser deslizado longitudinalmente. A poltrona do motorista tem regulagem vertical de altura e a coluna de direção pode ser ajustada em altura e profundidade.

(11)

O painel de instrumentos é do tipo Optitron e, no quadrante do velocímetro, há um display digital do computador de bordo. Este sistema – também comandado a partir do volante – oferece dados instantâneos e precisos de temperatura externa, autonomia, média de consumo e velocidade e hodômetros parcial e total. Na cabine, também se encontram diversos consoles, porta-copos, bandejas e espaçosos portaobjetos para comodidade dos ocupantes.

O modelo também vem equipado com rodas de liga de alumínio, na medida e 16 polegadas, de desenho esportivo e elegante. O novo Camry possui ainda duas saídas de escapamento cromadas, nos dois lados da traseira, o que lhe confere uma aparência mais esportiva.

Para proteger a integridade dos passageiros e minimizar as conseqüências em caso de acidente, diversos dispositivos compõem o sistema de segurança do Camry. O modelo traz freios a disco nas quatro rodas, com ABS e distribuição eletrônica e assistência de frenagem e incorpora também o controle de estabilidade (VSC) e o controle de tração (TRC).

Em relação aos equipamentos externos, o Camry V6 possui faróis de Xenon, com um mecanismo automático de regulagem de altura, e acendimento automático dos faróis, de acordo com a intensidade da iluminação externa.

O Camry possui ainda uma carroceria que dispersa o impacto dentro de toda a estrutura, reduzindo a deformação do habitáculo e contribuindo com a

preservação do espaço dos passageiros. No interior – sobre a lateral do teto e na parte superior das colunas – são utilizados materiais de revestimento absorventes de impacto que ajudam a diminuir lesões aos ocupantes em caso de acidente. É importante destacar que o novo Camry dispõe de airbags dianteiros para o motorista e passageiro e airbags laterais e de cabeça, que oferecem nível de proteção superior.

(12)

Capítulo VI – HILUX INVINCIBLE

Picapes aventureiras chegam diretamente dos extremos da Terra

Sucesso na edição de 2008 do Salão do Automóvel de São Paulo, a Hilux Invincible está de volta na mostra de 2010 em duas unidades: uma vermelha, que realizou expedição de 1.000 quilômetros ao Pólo Norte Magnético, e uma azul, que fez uma aventura ainda mais radical no Pólo Sul.

Para suportar as situações extremas de terreno (neve) e temperatura (até de 30° C negativos) foram feitas diversas modificações na mecânica e carroceria das picapes, o que também conferiu um visual imponente ao modelo.

As modificações vão desde a instalação de aquecedores no motor e no tanque de combustível, até rodas de 15 polegadas e pneus especiais para neve de 38 polegadas, além de acessórios. Para viabilizar esta aventura, foi realizada uma parceria entre a Toyota, o programa Top Gear – da televisão britânica BBC – e a empresa Artic Trucks, responsável pela preparação das Hilux.

Vale ressaltar que o motor que equipa as Hilux Invincible é o mesmo 3.0 D-4D, com 163 cv de potência que equipa as picapes Hilux à venda no Brasil.

(13)

Capítulo VII – PRIUS PLUG-IN

Hibrido mais vendido do mundo ligado na tomada

O híbrido mais vendido do mundo chega ao Salão de São Paulo como conceito em sua versão Plug-in - possibilidade de recarregar as baterias em uma

tomada comum A diferença do Prius exibido para a versão comercial do modelo é que, neste caso, as baterias de íon de lítio - cuja tecnologia permite tamanhos menores e que se recarregam de forma mais rápida - que equipam o veículo podem receber carga diretamente de uma fonte do tipo tomada,

permitindo ao veículo rodar por até 21 quilômetros apenas no modo elétrico, a uma velocidade máxima de 96 km/h.

O tempo para carregar a bateria também é mais curto em comparação com outros conceitos do tipo Plug-in. São necessárias apenas 3 horas, em fontes de energia de 110 volts, ou uma hora e quarenta minutos, quando a alimentação se dá em 220 volts.

Para percorrer longas distâncias, o Prius Plug-in é automaticamente revertido para o modo híbrido, quando entra em ação o motor a gasolina. Entretanto, pesquisas da Toyota mostraram que a maioria dos motoristas percorre menos de 20 quilômetros por dia em deslocamentos urbanos, o que possibilita a

utilização do Prius Plug-in no modo elétrico praticamente em tempo integral. De acordo com os estudos no qual a Toyota se baseou, o veículo cobre mais de 80% dos deslocamentos realizados no dia a dia de um motorista comum na Europa

Ficha Técnica Versões: Plug-in

Tipo: Hatchback híbrido Motor: Elétrico/Gasolina Cilindrada: 1.7 litros

(14)

Capítulo VIII – FT- EV

Conceito subcompacto mostra a visão da Toyota para os carros do futuro O conceito FT-EV é um veículo elétrico que mostra o comprometimento da Toyota em construir automóveis em consonância com a sustentabilidade do meio ambiente. O modelo, que compartilha a mesma plataforma com o

subcompacto iQ, é equipado com um motor alimentado por baterias de íon de lítio e mede menos de três metros de comprimento. Pode transportar quatro passageiros adultos em bancos individuais e foi pensado em atender um

motorista que roda menos de 80 quilômetros por mês entre a casa e o trabalho.

Versão: Conceito

Tipo: Hatchback subcompacto Motor: Elétrico

Potência: 45 KWatt

Velocidade Máxima: 112 km/h

Dimensões: Comprimento, 2,74 metros; Largura, 1,68m; Altura, 1,49m; Distância entre eixos, 1,9m

(15)

Capítulo IX – FINE-S

Conceito superesportivo movido a célula de hidrogênio

O FINE-S é um conceito alimentado por células de hidrogênio, concebido para alta performance. O veículo é uma amostra de como, no futuro, modelos abastecidos com fontes alternativas de energia poderão incorporar excelência em desenho e desempenho. Sua célula de combustível-pilha é o único

desenvolvido e construído pela Toyota.O FINE-S apresenta longa distância entre-eixos. O interior conta com habitáculo para quatro lugares, com design criativo que proporciona excelente espaço e conforto.

Versão: Conceito Tipo: Superesportivo

Motor: Elétrico a célula de hidrogênio

Dimensões: Comprimento, 4,41 metros; Largura, 1,87m; Altura, 1,25m; Distância entre eixos, 3m

(16)

Capítulo X – Novo Land Cruiser Prado

Toyota apresenta nova geração do Land Cruiser Prado

Com mais de cinco milhões de unidades comercializadas, a nova geração do Land Cruiser Prado é apresentada ao público brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo. O veículo é um sucesso e se destaca por exceder às exéctativas dos clientes que querem um veículo com o DNA Toyota, seja para o uso

urbano ou mesmo para percorrer os caminhos mais inóspitos.

O desenho do Novo Land Cruiser Prado combina estética elegante com a robustez de um veículo todo-terreno. O visual, mais arrojado em comparação com a geração anterior, destaca farós alongados e capô proeminente. Na lateral, a linha de cintura foi elevada em 20 milimetros, o que aumenta a sensação de conforto dos ocupantes, principalmente os do banco traseiro.

Sob o capô, o Novo Land Cruiser Prado conta com o motor 3.0 D-4D 16V da Toyota, com 163 cv de potência a 3.400 rpm e torque plano de 35 kgf.m entre 1.400 e 2.800 giros. Acoplado ao propulsor, está uma moderna transmissão de cinco velocidades com controle eletrônico de troca de marchas.

A versão VX-L, que está presente no Salão de São Paulo, é a top de linha e conta com uma lista de equipamentos que inclui acabamento em padrão madeira no painel e nas laterais das portas, ar-condicionado digital automático com controle individual para motorista e passageiro, teto solar elétrico,

refrigerador no console central, sistema de som com capacidade para seis CDs e interface para conexão de USB, Bluetooth e nove altofalantes, bancos

dianteiros com revestimento em couro, entre outros.

Entre os itens de segurança estão dois airbags frontais, airbags laterais, airbags do tipo cortina e airbags para o joelho do motorista. Também equipam o modelo controle de estabilidade (VCS), controle de tração (ETC) e freios com sistema ABS e controle eletrônico de frenagem nas quatro rodas. Para facilitar as manobras, o motorista conta com sensores de estacionamento na dianteira

(17)

e traseira e também com uma câmera de visão traseira, que tem imagem do espaço exibida no painel central.

A tração do Novo Land Cruiser Prado é do tipo 4X4 permanente, com

diferencial Torsen de deslizamento limitado e opção de reduzida, com controle automático para aclives e declives.

A Toyota comercializou o Land Cruiser Prado no Brasil entre 2003 e 2009. As vendas do modelo foram temporariamente suspensas em 2010. A

apresentação da nova geração do modelo no Salão do Automóvel é um sinal que o consumidor brasileiro poderá ver o utilitário esportivo nas

concessionárias Toyota em breve.

A Toyota do Brasil Ltda conta com mais de 3.200 colaboradores em suas unidades de Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Guaíba (RS). Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 26 países e regiões e vendas em mais de 170 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 285.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br

Informações para a Imprensa

Toyota do Brasil Ltda – RP/Comunicação

George Costa e Silva – Gerente de Relações Públicas – gcostaesilva@toyota.com.br Printer Press Comunicação Corporativa

Erick Boccia – (11) 5502-9168 – eboccia.printerpress@toyota.com.br Rodrigo Barnabé – (11) 5502-9171 – rbarnabe.printerpress@toyota.com.br www.toyotaimprensa.com.br

Referências

Documentos relacionados

A iniciativa parti- cular veiu em auxílio do govêrno e surgiram, no Estado, vá- rios estabelecimentos, alguns por ventura falseados em seus fins pelos defeitos de organização,

[r]

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Fig. Jurassic-Cretaceous geological evolution for the West Gondwana and its relationship with zeolite-cemented sandstone. A) During the Jurassic, quiescence periods without

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

Os deslocados são juridicamente protegidos Esses movimentos dentro de fronteiras existentes são atualmente protegidos pelo Direito Internacional Humanitário IHL, pelo