• Nenhum resultado encontrado

Técnico Integrado de Nível Médio PROEJA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Técnico Integrado de Nível Médio PROEJA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Pró-Reitoria de Ensino

ORIENTAÇÕES

Verifique se seu caderno de provas contém 01 texto, 20 questões (10 de Língua Portuguesa e 10 de

Matemática) e uma orientação para produção textual.

Leia com bastante atenção o Texto 1 deste caderno.

Leia com bastante atenção cada questão antes de responder.

Lembre-se de que para cada questão existe apenas uma resposta certa.

Transfira suas respostas para o Cartão de Respostas somente quando não for mais modificá-las.

Leia com bastante atenção os textos motivadores.

Leia as orientações para a produção textual antes de redigir sua resposta.

Março, 2013

Técnico Integrado de Nível Médio

PROEJA

EDITAL Nº. 03/2013-PROEN/IFRN

Candidato:

(2)

TEXTO 1

O PARAÍSO DOS EMPREGOS

1

Com taxa de desocupação em queda livre e o número recorde de contratações, o país se prepara para retomada forte do crescimento.

Por Mariana Queiroz Barboza

Quem apostou nos efeitos negativos que a desaceleração da economia brasileira traria para os índices de emprego errou feio. Embora a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) tenha sido tímida em 2012, próxima de 1%, a taxa de desocupação fechou o ano em apenas 5,5%. Melhor ainda: o índice registrado em dezembro, de 4,6%, significa o menor patamar de toda a série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em março de 2002. Mesmo na indústria, onde a produção caiu 2,7%, o nível de emprego não recuou e o setor criou mais de 86 mil novas vagas. A título de comparação, o desemprego na zona do euro atingiu, no ano passado, o recorde de 11,4%. Nos Estados Unidos, ficou em 7,8%. Além disso, o estudo International Business Report, da Grant Thornton, mostrou que 42% das empresas brasileiras contrataram nos últimos 12 meses – o maior nível desde 2009 –, enquanto a média global foi de 24%. A explicação para esse cenário está essencialmente na perspectiva de recuperação dos agentes econômicos. “Os empresários não estariam mantendo seus empregados se não houvesse expectativa de crescimento da economia”, afirma Fernando Sarti, professor do Instituto de Economia da Unicamp. “Ninguém gosta de perder dinheiro e o custo de não estar preparado para a retomada é mais elevado.” A rápida recuperação do país na crise internacional de 2009 – quando o PIB caiu 0,2% para depois apresentar o resultado vigoroso de 2010, 7,5% – pode ter servido de lição para os empresários.

De acordo com o IBGE, nos últimos dez anos, o percentual de trabalhadores com carteira assinada passou de 39,7% para 49,2%. A formalização dos empregos foi acompanhada por um salto de 27,2% no poder de compra dos brasileiros, especialmente, nos setores de serviços domésticos e de construção. Na abertura de vagas, o setor de serviços (que abrange comércio, restaurantes e escolas) destacou-se como um todo, beneficiado principalmente pela expansão da renda e do consumo. Segundo especialistas, essa situação deve permanecer. A pesquisa da Grant Thornton mostra que 24% dos empresários pretendem reajustar os salários de seus funcionários acima da inflação nos próximos 12 meses. “Para o Brasil, onde há cada vez mais uma escassez de mão de obra qualificada, a tendência é de aumentos acima da inflação para

funções e cargos mais qualificados”, diz Paulo Sergio Dortas, sócio-diretor da Grant Thornton do Brasil. A contratação desses profissionais disputados pelo mercado é fundamental para a melhora da competitividade do País. Ainda que a proporção de trabalhadores, com 11 anos ou mais de estudo, tenha subido de 34,3% (em 2003) para 47,2% (em 2012), no curto prazo, o Brasil terá de importar mão de obra qualificada para suprir a defasagem de alguns setores, implantando uma série de medidas para facilitar a entrada

de estrangeiros. Se ele existe, o paraíso dos empregos é aqui.

Fonte: Revista Isto é, nº edição: 2256, 13/02/13. Disponível em <http://www.istoe.com.br/reportagens/274222_O+PARAISO+DOS+EMPREGOS>. Acesso em: 14 fev.2013.

(3)

1. O Texto 1 prioriza a a) informação e o comentário. b) crítica e o comentário. c) informação e a ironia. d) diversão e a ironia.

2. Quanto ao gênero, o Texto 1 se configura como a) notícia.

b) resenha. c) reportagem. d) editorial.

3. Sobre o título do Texto 1, é correto afirmar que ele

a) desvela o despreparo do país na retomada do crescimento econômico. b) antecipa uma opinião não confirmada pelos dados apresentados. c) ironiza o atual quadro econômico do país.

d) apresenta a ideia central do texto. 4. A leitura do Texto 1 permite afirmar que

a) na última década, em consequência da crise internacional, o Brasil não atingiu uma taxa de ocupação positiva que

pudesse colocá-lo na condição de um país que está em fase de amplo desenvolvimento econômico.

b) em termos de oferta de vagas, apesar da crise internacional, o Brasil tem alcançado melhores índices na taxa de

ocupação na última década. Isso o coloca numa condição confortável, aproximando-o dos países mais desenvolvidos.

c) de acordo com o IBGE, na última década, o Brasil tornou-se autossuficiente em termos de mão de obra qualificada

para suprir as demandas de alguns setores, o que dispensa a entrada de estrangeiros no país.

d) de acordo com o IBGE, a informalidade no mercado de trabalho tem aumentado, na última década, em decorrência

do baixo nível de escolaridade dos trabalhadores brasileiros de alguns setores estratégicos.

5. Segundo o Texto 1, a

a) falta de qualificação profissional dos trabalhadores pode contribuir para o aumento da inflação no país.

b) crescente informalização dos empregos tem garantido ao trabalhador brasileiro maior poder de consumo e de

renda.

c) contratação de profissionais qualificados tem por fim evitar a competitividade entre os trabalhadores inseridos no

mercado de trabalho.

d) qualificação profissional pode garantir ao trabalhador sua contratação para o mercado de trabalho e aumento

salarial acima da inflação.

6. No Texto 1, predomina a) a norma culta.

b) a norma popular. c) o dialeto regional. d) o registro informal.

Considere o trecho a seguir para responder às questões 7, 8, 9 e 10.

Ainda que a proporção de trabalhadores, com 11 anos ou mais de estudo, tenha subido de 34,3% (em 2003) para

47,2% (em 2012), no curto prazo, o Brasil terá de importar mão de obra qualificada para suprir a defasagem de alguns setores, implantando uma série de medidas para facilitar a entrada de estrangeiros. Se ele existe, o paraíso dos

empregos é aqui.

7. A expressão “ainda que”, destacada no trecho, expressa ideia de a) condição.

b) proporção. c) concessão. d) adição.

(4)

MATEMÁTICA

8. Os elementos linguísticos destacados no trecho, “com” e “aqui”, têm, respectivamente, valor de a) advérbio - advérbio.

b) preposição – advérbio. c) advérbio – preposição. d) preposição – preposição.

9. No período “Se ele existe, o paraíso dos empregos é aqui.”, a opção em que a oração destacada está adequadamente reescrita sem alteração do sentido é

a) Caso ele exista, o paraíso dos empregos é aqui. b) Como ele existe, o paraíso dos empregos é aqui. c) Para que ele exista, o paraíso dos empregos é aqui. d) Desde que ele existe, o paraíso dos empregos é aqui.

10. No trecho acima, a expressão “dos empregos”, simultaneamente, é a) locução verbal e adjunto adverbial.

b) locução adverbial e adjunto adverbial. c) locução prepositiva e adjunto adnominal. d) locução adjetiva e adjunto adnominal.

ATENÇÃO: Para as questões 11 e 12, suponha uma população economicamente ativa de 100.000.000 (cem milhões) de pessoas.

11. Segundo o Texto 1, “De acordo com o IBGE, nos últimos dez anos o percentual

de trabalhadores com carteira assinada passou de 39,7% para 49,2%”. Quantas pessoas a mais, nesse período, tiveram a carteira assinada?

a) 49.700.000. b) 39.700.000. c) 10.000.000. d) 9.500.000.

12. Segundo o Texto 1, “embora a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) tenha sido tímida em 2012, próxima de 1%, a taxa de desocupação fechou o ano em apenas 5,5%”. Em média, quantos brasileiros, na faixa economicamente ativa, encontravam-se empregados em 2012?

a) 90.000.000. b) 94.500.000. c) 95.500.000. d) 99.000.000.

13. Veja o trecho: “Os empresários não estariam mantendo seus empregados se não houvesse expectativa de

crescimento da economia”, afirma Fernando Sarti, professor do Instituto de Economia da Unicamp. “Ninguém gosta de perder dinheiro e o custo de não estar preparado para a retomada é mais elevado.” A rápida recuperação do país na crise internacional de 2009 – quando o PIB caiu 0,2% para depois apresentar o resultado vigoroso de 2010, 7,5% – pode ter servido de lição para os empresários. Perceba que há um recuo e depois uma elevação no PIB (Produto

Interno Bruto – Soma de todas as riquezas do país). Usando essa mesma lógica, se, no seu salário, houver uma diminuição de 20% em certo ano, mas, no ano seguinte, você tiver um aumento de 25% para melhorar a situação, então, pode-se dizer que você

a) não teve alteração em seu salário ao final dos dois anos. b) aumentou seu salário em 10% ao final dos dois anos. c) aumentou seu salário em 5% ao final dos dois anos. d) diminuiu seu salário em 5% ao final dos dois anos.

14. Na lojinha do seu João, uma caneta custa R$2,00, contudo na compra de quatro canetas, o cliente paga apenas o preço relativo a três delas. Qual o desconto aplicado pela loja nessa situação?

a) 10%. b) 25%. c) 33,33%.

(5)

15. Um comerciante de Mossoró, que vende frutas e verduras no Mercado Público, adquiriu caixas de madeira para acondicionar laranjas. Uma dessas caixas, quando completamente cheia de laranjas, pesa 10 Kg. Ao ser retirada metade das laranjas, a caixa passa a pesar 5,6 Kg. Qual o peso da caixa vazia?

a) 1,200 Kg. b) 2,000 Kg. c) 4,400 Kg. d) 5,000 Kg.

16. Um reservatório com capacidade de 50.000 litros será construído em um dos câmpus do IFRN. A construtora pretende realizar o serviço com 16 trabalhadores, prevendo que a obra durará 120 dias. Se a construtora utilizasse 24 trabalhadores, em quanto tempo a obra seria concluída?

a) 180 dias. b) 100 dias. c) 90 dias. d) 80 dias.

17. Recentemente um jornal publicou que em uma cidade da China a temperatura atingiu -5°C em um dia e, no dia seguinte, chegou a 13°C. Diante dessa constatação, qual foi a variação de temperatura ocorrida na citada cidade nesses dois dias?

a) 5°C. b) 8°C. c) 13°C. d) 18°C.

18. Em Caicó, o proprietário de uma residência resolveu verificar se a sua conta de água estava correta. Para isso, observou os valores indicados pela CAERN em sua fatura,

conforme o quadro referente a tarifas de água. O proprietário concluiu que a sua conta estava certa e, portanto, deveria pagar o valor de

a) R$25,24. b) R$55,94. c) R$59,69. d) R$74,69.

19. Em uma cidade do interior do RN, a população feminina representa 70% do total de habitantes. Nessa cidade, a média de idade entre as mulheres é de 50 anos e, entre os homens, a média é de 30 anos. Qual a média de idade da população de referida cidade?

a) 35 anos.

b) 40 anos.

c) 44 anos.

d) 45 anos.

20. Uma das salas de aula de um dos câmpus do IFRN corresponde a um retângulo que mede 6,0x11,0 metros e deve ter seu piso revestido com peças de cerâmica quadradas. Qual deve ser a medida máxima do lado de cada cerâmica, para que sejam utilizadas apenas peças inteiras no piso?

a) 0,20 metro. b) 0,30 metro. c) 0,50 metro. d) 1,00 metro.

TARIFAS DE ÁGUA CONSUMO

Residencial (1 Unidade)

Até 10 m3: R$ 25,24 por unidade 10 m3 11 m3 a 15 m3: R$2,81 por m3 5 m3 16 m3 a 20 m3: R$3,33 por m3 5 m3 21 m3 a 30 m3: R$3,75 por m3 1 m3

(6)

Baseando-se nos seus conhecimentos prévios e nos textos motivadores desta prova, escreva uma DISSERTAÇÃO

ARGUMENTATIVA, defendendo um ponto de vista sobre a seguinte questão: o uso das redes sociais contribui para

melhorar ou para fragilizar as relações de trabalho?

INSTRUÇÕES

Seu texto deverá, obrigatoriamente, atender aos seguintes requisitos:  ser redigido no espaço destinado ao texto definitivo;

 apresentar explicitamente um ponto de vista fundamentado;  ser redigido na variedade padrão da língua portuguesa;  não ser escrito em versos;

Além disso,

 identifique-se apenas no local indicado, não assine seu texto (nem mesmo com pseudônimo) e não faça desenhos e/ou marcas na Folha de Resposta da questão discursiva;

 use caneta esferográfica azul ou preta;  escreva com letra legível;

 use as informações presentes na prova, sem, no entanto, copiar trechos desta avaliação. A produção textual só será avaliada quando se apresentar com, no mínimo, 08 (oito) linhas.

Lembre-se de que seu texto será avaliado, levando-se em consideração os seguintes critérios:

 abordagem do tema proposto sob o enfoque solicitado no comando da questão (o uso das redes sociais nas relações de trabalho);

 presença de ponto de vista e consistência argumentativa;

 produção do gênero textual proposto no comando da questão, observando-se sua adequação à situação de comunicação

 presença de marcas características do gênero textual solicitado;

Disponível em:

<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid= 17&orderby=dateD>. Acesso em: 22/02/2013.

Texto 2

TEXTO 3

Parece não haver mais dúvidas de que as redes sociais mudaram terminantemente o estado das coisas. Tanto nas relações pessoais como nas relações profissionais. Mas enquanto as mudanças são perceptíveis e tangentes no tocante às relações pessoais. No que se refere às relações profissionais, a nuvem de fumaça ainda não se dissipou completamente. Porém, já é possível dimensionar o tamanho da revolução desencadeada pelas redes sociais no mercado de trabalho. Elas estão inseridas no planejamento de

marketing de grandes e pequenas empresas, no centro das análises que recrutadores fazem dos candidatos e se configuraram rapidamente como poderosa ferramenta de comunicação corporativa.

Disponível em: <http://jcconcursos.uol.com.br/Concursos/Noticiario/r edes-sociais-mercado-de-trabalho-4664>.

Acesso em: 22/02/2013.

PRODUÇÃO TEXTUAL

(7)

 uso adequado de elementos linguístico-textuais responsáveis pelos processos de progressão, informatividade, coesão e coerência textuais e pela construção da argumentação.

– R A S C U N H O –

(8)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A partir da análise dos questionários, utilizados como instrumento de pesquisa referente à atividade desenvolvida em sala de aula com o auxílio da cartilha “Sensoriamento Remoto: os

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Sintomas adicionais na parte aérea, tais como, nanismo das plantas, amarelecimento, cabeças de alface meno- res, mais leves e folhas mais soltas e murchas podem ocorrer.. Massas

Epistemologicamente falando, hoje atravessamos uma crise paradigmática que tem sido problematizada por pesquisadores de diferentes matrizes teóricas, mais recentemente, com

Para que a produtividade da empresa não seja afectada pela utilização destes sistemas, já que terá que haver um tempo de trabalho extra dispendido pelos funcionários, a

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e