• Nenhum resultado encontrado

provaexemplo_ 10 11

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "provaexemplo_ 10 11"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

© AR E AL ED IT O R ES Grupo I

As consequências da acumulação de CO2 na atmosfera, devido à ação antrópica, têm grande impacte no futuro da Humanidade e de todos os seres vivos da Terra.

Os oceanos absorvem anualmente até ¼ do CO2 atmosférico. Este gás reage com as moléculas de água e, durante o processo, forma-se ácido carbónico (H2CO3) e libertam-se iões de hidrogénio (H+).

Em 1995, iniciou-se uma monitorização, regular e global, do pH da água dos oceanos. Vários estudos indiciam que, nos últimos 200 anos, a acidificação dos oceanos tem sido permanente e terá aumentado, aproximadamente, 30%.

Investigadores preveem que, em 2100, o pH dos oceanos terá descido 0,4 unidades; a quantidade de iões de hidrogénio livres será, então, quatro vezes superior aos valores atuais.

Alguns organismos marinhos, como os corais, incorporam carbonato de cálcio (CaCO3). No entanto, para que os minerais, que constituem as estruturas destes seres vivos, possam precipitar é necessário que a água dos oceanos esteja saturada com os seus iões. A taxa de calcificação depende, portanto, da saturação da água do oceano em minerais carbonatados.

O carbonato de cálcio (CaCO3) dissolve-se em soluções ácidas e, como tal, os organismos marinhos com concha calcária e os corais são os seres vivos mais afetados pela acidificação das águas marinhas.

(2)

© AR E AL ED IT O R ES

1. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços de modo a obter afirmações corretas. As zonas polares do nosso planeta apresentam _______________ ao das zonas equatoriais. No futuro, com o incremento de iões de hidrogénio, estes valores tenderão a ______________, em todos os oceanos.

A – pH superior […] subir B – pH inferior […] descer C – acidez inferior […] subir D – acidez superior […] descer

2. Observe, com atenção, os seguintes gráficos (I, II, III, IV, V).

2.1. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços de modo a obter uma afirmação correta.

O gráfico ______________ representa a taxa de formação de carbonato de cálcio pelos seres vivos e o gráfico ______________ representa a taxa de degradação deste, pelos oceanos acidificados, entre 1995 e 2100.

A – I […] II B – V […] IV C – II […] III D – II […] V

2.2. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços de modo a obter uma afirmação correta.

O gráfico I pode representar ______________ e o gráfico V representa ______________, entre 1995 e 2100.

A – o pH dos oceanos […] o número de seres vivos com concha

B – a biodiversidade dos oceanos […] a quantidade de CO2 absorvido da atmosfera

C – a quantidade de CO2 absorvido da atmosfera […] a taxa de formação de barreiras de corais

(3)

© AR E AL ED IT O R ES

3. Colocou-se a seguinte hipótese: o aumento da temperatura da água, pelo aquecimento global, atrasa a acidificação das águas oceânicas.

Faça corresponder S (sim) ou N (não) a cada uma das letras que identificam as afirmações seguintes, de acordo com a possibilidade de serem utilizadas como argumentos a favor da hipótese mencionada.

A – O pH médio das águas oceânicas situa-se perto dos 5,5.

B – O pH dos oceanos Ártico e Antártico é inferior ao pH do oceano Atlântico e Pacífico. C – Nos locais de maior temperatura, a diminuição do pH ocorre de uma forma mais lenta. D – A temperatura média dos oceanos tem aumentado nos últimos anos.

E – Os corais formam-se apenas em águas quentes e pouco profundas. F – O teor em H+

dos oceanos tem aumentado nos últimos anos.

G – As conchas de seres vivos de zonas frias apresentam marcas de degradação ácida. H – Existe maior variabilidade de seres vivos em zonas quentes.

4. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços de modo a obter uma afirmação correta.

Segundo Darwin, a acidificação dos oceanos, resultante do excesso de dióxido de carbono, vai ___________________ e, assim, ____________________ .

A – privilegiar certos genótipos […] alterar o sentido da seleção natural B – promover a adaptação de cada indivíduo […] contrariar a seleção natural

C – aumentar a frequência de certos indivíduos […] alterar o fundo genético das populações D – constituir uma alteração do meio […] condicionar a frequência de certas características nas populações

5. A influência do ser humano sobre o ambiente natural é evidente. No decurso dos últimos séculos, as ações antrópicas têm alterado o meio de forma significativa.

Indique de que forma o ser humano pode influenciar o processo evolutivo das espécies.

(4)

© AR E AL ED IT O R ES Grupo II

Cientistas avaliam perigos vulcânicos no arquipélago

O projeto PLUSYS, orçado em 190 mil euros, tem a duração inicial de três anos e envolve investigadores das Universidades dos Açores, de Perugia e Siena (Itália) e da Agência para as Ciências da Terra e Tecnologia (Japão). No âmbito deste projeto, serão realizados vários trabalhos de campo e análises laboratoriais, com base nas amostras colhidas dos vulcões mais importantes dos Açores. Pretende-se, assim, aumentar o conhecimento sobre o comportamento vulcânico da região e melhorar o sistema de resposta rápida em caso de erupção.

PLUSYS vai traçar o percurso do magma e a sua desgaseificação, desde o manto até à superfície, com a finalidade de obter um modelo da estrutura interna de cada um dos vulcões analisados. A temperatura, a pressão e o conteúdo em gases do magma são parâmetros fundamentais para a modelação das erupções e para uma correta parametrização do risco vulcânico.

No projeto, serão ainda recolhidas informações sobre as condições de génese e evolução dos basaltos, nomeadamente no que diz respeito à quantidade de Flúor, Cloro, Iodo e Bromo, elementos gasosos que podem ser libertados durante uma erupção e causar contaminação dos pastos e das águas.

DN Ciência, 02 de novembro de 2009 (adaptado)

1. As rochas que se formam ao largo dos Açores assumem características alcalinas, variando entre o básico e o ultrabásico nos diversos grupos de ilhas, o que é determinado, em parte, pela sua posição geotectónica, próximo do rifte médio oceânico.

1.1. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços de modo a obter uma afirmação correta.

As rochas que se formam nos Açores são ____________, uma vez que provêm de um magma ___________ sílica e __________ em minerais ferromagnesianos.

A – melanocratas […] rico […] rico B – melanocratas […] pobre […] rico C – leucocratas […] rico […] pobre D – leucocratas […] pobre […] pobre

1.2. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços de modo a obter uma afirmação correta.

Este magma, quando solidifica _______________, pode formar _______________. A – em profundidade […] riólitos

B – à superfície […] granitos C – à superfície […] basaltos D – em profundidade […] andesitos

1.3. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correta. Uma rocha de textura afanítica apresenta minerais _____________ desenvolvidos, uma vez que _______________.

A – pouco […] a solidificação magmática ocorre rapidamente B – pouco […] contém grandes quantidades de sílica

C – muito […] a solidificação lenta e gradual permitiu a correta diferenciação dos minerais D – muito […] a elevada percentagem de minerais ferromagnesianos impede a deposição de quartzo

(5)

© AR E AL ED IT O R ES

2. Classifique como verdadeira [V] ou falsa [F] cada uma das seguintes afirmações, relativas à génese de rochas magmáticas.

A – Os magmas máficos são mais viscosos do que os félsicos. B – A olivina é um mineral típico das rochas vulcânicas.

C – As rochas máficas tendem a ser leucocratas, o que não se verifica com as rochas félsicas. D – O gabro tem génese num magma comum ao granito e a sua textura é afanítica.

E – Geralmente, os magmas máficos contêm mais cálcio do que os félsicos. F – Os magmas ácidos apresentam elevada percentagem de sílica.

G – O riólito é característico de zonas de subducção.

H – O andesito é uma rocha resultante de um magma com acidez intermédia.

3. Analise as formulações que se seguem, relativas à formação de uma rocha magmática, segundo a série de Bowman.

A – Formação de quartzo

B – Arrefecimento progressivo do magma, com formação de biotite e albite C – Formação de moscovite

D – Cristalização de feldspato

E – Início das séries descontínua e contínua, com formação de olivina e de anortite

Reconstitua a sequência temporal dos acontecimentos mencionados, segundo uma relação de causa-efeito, colocando por ordem as letras que os identificam.

4. Explique a importância do projeto PLUSYS e de outros semelhantes para a diminuição das consequências nocivas do vulcanismo central.

(6)

© AR E AL ED IT O R ES Grupo III

O combate a doenças tem, desde sempre, sido uma das prioridades da Ciência.

A filariose ou elefantíase é a doença causada pelos nemátodes parasitas Wuchereria bancrofti,

Brugia malayi e Brugia timori, também designados filária. Os vetores destes nemátodes são os

mosquitos dos géneros Mansonia e Aedes, presentes nas regiões tropicais e subtropicais.

Os vermes parasitas alojam-se nos vasos linfáticos, causando linfedema. Quando o nematoide obstrui o vaso linfático, o edema é irreversível, daí a importância da prevenção.

Recentes estudos realizados na Universidade de Oxford, com a bactéria Wolbachia (parasita natural de alguns insectos), indicam um futuro promissor no combate a esta doença.

O quadro que se segue apresenta alguns dos resultados obtidos nesses estudos.

Ciclo de vida dos insetos Sem Wolbachia wMelPop Com Wolbachia wMelpop

Drosophila melanogaster 26 a 33 dias 15 a 26 dias

Aedes aegypti 14 a 30 dias 7 a 15 dias

Mansonia uniformis 12 a 25 dias 8 a 15 dias

1. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços de modo a obter uma afirmação correta.

Analisando a tabela pode afirmar-se que, na _____________ da estirpe Wolbachia wMelPop, ____________ .

A – presença […] a filariose não infeta o ser humano

B – presença […] os mosquitos apresentam uma diminuição do tempo de vida

C – ausência […] existe uma redução do tempo necessário à incubação e metamorfose D – ausência […] os mosquitos possuem maior resistência aos pesticidas

2. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços de modo a obter uma afirmação correta.

A introdução, no meio ambiente, da estirpe Wolbachia wMelPop poderá _______________ e ______________.

A – controlar a população de Aedes aegypti […] destruir os responsáveis pela filariose B – impedir a infeção do ser humano […] a morte dos portadores da doença

C – diminuir a taxa reprodutiva dos insetos […] provocar uma alteração das relações bióticas D – alterar o tempo de vida dos insetos […] transformar o ecossistema

3. São necessários cerca de 12 dias, desde que o nemátode entra no organismo do mosquito, até poder ser transmitida a filariose ao ser humano.

Explique de que forma a introdução desta bactéria em diversos ambientes naturais poderá controlar esta epidemia.

4. Neste momento, equaciona-se a introdução do gene responsável pela diminuição do tempo de vida dos mosquitos noutros parasitas que os infectam.

(7)

© AR E AL ED IT O R ES

5. A mitose e a meiose são processos celulares que ocorrem com finalidades distintas.

5.1. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços de modo a obter uma afirmação correta.

A mitose difere da meiose, já que ____________ e _____________.

A – nesta a profase tem uma duração maior do que na mitose […] a divisão celular é realizada por estruturas especializadas – os pontos de quiasma

B – na mitose os cromossomas homólogos não são emparelhados […] não ocorre redução cromossómica

C – nesta o ser vivo torna-se haplonte […] ocorre a formação de quatro células-filhas

D – na meiose ocorre duplicação dos cromossomas na fase S […] não se forma placa metafásica ou equatorial

5.2. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços de modo a obter uma afirmação correta.

A mitose pode ser considerado um tipo de reprodução ___________, uma vez que ____________.

A – sexuada […] formam-se células clones B – sexuada […] intervêm ambos os progenitores

C – assexuada […] apenas se formam células sexuais masculinas D – assexuada […] intervém um único progenitor

6. Colocou-se a hipótese de Wolbachia wMelPop afetar diretamente o sistema imunológico dos mosquitos vetores de filária, provocando o hiperfuncionamento daquele sistema e, assim, encurtando a esperança de vida do inseto.

Faça corresponder S (sim) ou N (não) a cada uma das letras que identificam as afirmações seguintes, de acordo com a possibilidade de serem utilizadas como argumentos a favor da hipótese mencionada.

A – Os mosquitos infetados apresentam falhas na resposta imunológica a certas bactérias. B – Hospedeiros infetados por Wolbachia wMelPop apresentam maior número de proteínas antibacterianas.

C – O gasto energético com os processos imunitários reduz o tempo de vida dos insetos infetados.

D – O processo metabólico relaciona-se diretamente com a velocidade de reprodução de um inseto.

E – A resposta imunitária de insetos infetados com outras estirpes de Wolbachia não apresenta alterações significativas.

F – Mosquitos da espécie Aedes aegypti, após contacto com bactérias Wolbachia wMelPop, apresentam uma forte resposta imunitária.

G – A Drosophila não é um inseto parasita de seres humanos.

(8)

© AR E AL ED IT O R ES Grupo IV

Com o fim anunciado dos produtos petrolíferos, a Humanidade tem procurado, nos últimos anos, substitutos eficazes e eficientes destes combustíveis.

Por baixo das calotes polares e dos oceanos, encontra-se uma fonte de energia com capacidade energética semelhante a todo o gás natural, petróleo e carvão que resta no planeta – os hidratos de metano – água congelada com gás de metano, que entra em combustão em contacto com o fogo. Este combustível fóssil encontra-se espalhado um pouco por todo o planeta, nas bordas continentais, mas concentra-se sobretudo no anel de fogo do Pacífico.

Novas tecnologias estão a ser pensadas para a extração deste recurso, nomeadamente no que diz respeito a formas de armazenamento, transporte e utilização comercial.

Apesar de menos poluente que o carvão, o gás natural ou o petróleo, este combustível não será a solução perfeita, uma vez que a sua queima liberta igualmente gases com efeito de estufa.

1. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correta. Os combustíveis fósseis consideram-se ____________, tendo, no entanto, a sua extração, um impacto ____________ no meio ambiente.

A – recursos minerais […] negativo B – recursos energéticos […] negativo C – recursos geológicos […] positivo D – recursos naturais […] positivo

2. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correta. A extração destes hidratos de metano deverá obedecer a rigorosos testes de segurança, uma vez que é dificultada pela_______________ e poderá provocar __________________.

A – localização dos hidratos […] a desvalorização do petróleo

B – baixa temperatura a que se encontra […] o derretimento das calotes polares C – localização dos hidratos […] danos nos ecossistemas marinhos

D – baixa temperatura a que se encontra […] o aquecimento das águas dos oceanos

3. A extinção do final do Pérmico levou à formação de grandes depósitos de combustíveis fósseis, disseminados por todo o planeta.

3.1. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correta. A existência de grandes catástrofes naturais está _____________ a linha de pensamento uniformitarista, que se rege pela ______________ das leis físicas e químicas.

A – de acordo com […] imutabilidade

B – de acordo com […] transformação gradual C – em contradição com […] imutabilidade

(9)

© AR E AL ED IT O R ES

3.2. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correta. Exploração sustentada de recursos, é um conceito muito em voga, hoje em dia, que diz respeito à _____________ e à _____________.

A – extração de recursos minerais […] exploração nos países em vias de desenvolvimento

B – manutenção de reservas de recursos energéticos fósseis […] despoluição de recursos marinhos C – adequação da extração relativamente às necessidades das gerações futuras […] segurança dos trabalhadores destes locais

D – adequação da quantidade utilizada, relativamente às necessidades de gerações futuras […] proteção das reservas atuais

4. A indústria, num futuro próximo, terá de apostar em novas tecnologias, nomeadamente no que diz respeito à produção de energia. A legislação atual contempla a obrigatoriedade de certificados energéticos de edifícios novos e o aproveitamento de energias renováveis.

Explique de que forma a indústria terá que se adaptar no futuro, relativamente às energias.

5. Com a crise económica, que culminou em 2009, muitas minas e extrações mineiras encerraram, por falta de rentabilidade, deixando no terreno toneladas de escombreiras.

(10)

© AR E AL ED IT O R ES Proposta de Soluções Grupo I

1. B. Através da análise da figura, é possível observar que as regiões polares apresentam uma coloração mais clara, que indica valores de pH inferiores. Devido ao aumento do CO2 na atmosfera, e ao consequente aumento da absorção deste gás pelos oceanos, o pH tenderá a diminuir, tornando-se as águas cada vez mais ácidas.

2.1. A. À medida que as águas se tornam cada vez mais ácidas, devido à poluição atmosférica, aumenta a degradação das conchas dos moluscos (o que pode ser representado pelo gráfico II), dificultando deste modo os processos de secreção de conchas carbonatadas por estes seres vivos (gráfico I).

2.2. A. O gráfico I ilustra uma diminuição gradual de uma variável ao longo do tempo, podendo corresponder à descida de pH no processo de acidificação dos oceanos. Por outro lado, a

acidificação dos oceanos levará à diminuição rápida e eventual extinção dos organismos com concha, o que pode ser representado pelo gráfico V.

3.

A – N. A indicação de um valor médio de pH para as águas dos oceanos não pressupõe qualquer variação deste parâmetro, não sendo argumento a favor da hipótese apresentada.

B – S. Este argumento mostra que as águas mais frias (Círculos Polares) são mais ácidas, remetendo para a noção de que um aumento de temperatura dos oceanos poderia favorecer valores de pH mais elevados, o que reforça a hipótese apresentada.

C – S. Este argumento demonstra a influência direta do aumento do fator temperatura na menor acidificação das águas, sendo um forte argumento a favor da hipótese adiantada.

D – N. Embora este argumento defenda a ocorrência do aquecimento global, não implica qualquer relação entre este aquecimento e o pH das águas dos oceanos, não constituindo, assim, argumento válido para a hipótese em causa.

E – N. Embora este argumento relacione os revestimentos corporais carbonatados dos seres vivos com a temperatura do seu habitat, não estabelece qualquer relação com o valor de pH dessas águas, não sendo válido, isoladamente, para validação da hipótese que se está a considerar.

F – N. Este argumento defende a progressiva acidificação dos oceanos (aumento de iões H+, não evidenciando, de forma alguma, que o aquecimento global atrase essa acidificação).

G – S. Este argumento evidencia, inequivocamente, que a temperatura reduzida das águas implica a degradação das conchas dos moluscos devido à acidez destas mesmas águas, implicando que águas mais tépidas serão menos ácidas e, logo, menos corrosivas para as conchas, o que valida a hipótese considerada.

H – N. Este argumento, demasiado vago, não implica qualquer relação entre a acidez das águas e a temperatura das mesmas.

4. D. Darwin considerava que as populações eram heterogéneas ao nível das características dos seus elementos constituintes, existindo alguma variabilidade, sobre a qual atuava a seleção natural exercida pelo meio. Noções de património genético são-lhe posteriores, introduzidas pelo

Neodarwinismo.

5. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos:

 O ser humano introduziu múltiplas alterações nas condições ambientais (nomeadamente através da poluição, dos medicamentos, dos biocidas) influenciando fortemente a seleção exercida pelo meio adulterado sobre as populações.

 A evolução científica e tecnológica permitiu ao Homem manipular o património genético de certos indivíduos (OMG – organismos manipulados geneticamente), a fim de obter espécies mais resistentes, mais produtivas.

 Através da manipulação dos cruzamentos, o ser humano conseguiu selecionar características desejáveis e eliminar outras características, levando ao surgimento de determinadas raças de gatos e cães, bem como variedades de plantas ornamentais, por exemplo.

(11)

© AR E AL ED IT O R ES Grupo II

1.1. B. Os magmas básicos e ultrabásicos são ricos em minerais máficos (ferro-magnesianos) e pobres em sílica (minerais félsicos), conferindo às rochas magmáticas, que neles têm origem, uma coloração escura.

1.2. C. Os fundos oceânicos, que se expandem a partir dos riftes, são compostos em grande parte por basaltos, rochas vulcânicas resultantes do rápido arrefecimento dos magmas básicos, que ascendem nestas zonas da crusta.

1.3. A. A textura afanítica ou agranular é caracterizada pela presença de alguns minerais cristalizados muito pouco desenvolvidos envoltos numa matriz. Esta textura resulta da rápida solidificação do magma, indisponibilizando o tempo necessário ao desenvolvimento da cristalização de todos os minerais.

3.

A – F. A viscosidade de um magma varia na razão direta da percentagem de sílica presente no mesmo. Os magmas máficos (básicos) são pobres em sílica, logo são pouco viscosos (originam lavas mais fluidas).

B – F. A olivina é o primeiro mineral da série descontínua dos minerais ferro-magnesianos, cristalizando a altas temperaturas e sendo, por este motivo, frequente nas rochas vulcânicas máficas (ricas em minerais ferromagnesianos).

C – F. As rochas máficas são maioritariamente constituídas por minerais ferromagnesianos, que lhes conferem tonalidades mais escuras (melanocratas e holomelanocratas); pelo contrário, as rochas félsicas são ricas em silicatos, minerais de cor clara (leucocratas).

D – F. O granito tem origem na lenta solidificação de magmas félsicos; a rápida solidificação destes mesmos magmas origina uma rocha afanítica (vulcânica) designada por riólito.

E – V. Normalmente os magmas máficos são mais ricos em minerais escuros como a anortite (plagioclase cálcica) e os magmas félsicos são mais ricos em minerais claros como a albite (plagioclase sódica), devido à maior percentagem de sílica destes últimos.

F – V. A maior percentagem de sílica confere acidez aos magmas (magmas félsicos).

G – F. Os riólitos são rochas félsicas características de zonas de colisão continente-continente, em que o magma ascendente, originado da fusão da placa subductada, sobre um enriquecimento em sílica, ao longo do seu percurso através da crusta continental.

H – V. O andesito é uma rocha de composição intermédia, rica em plagioclase, biotite e anfíbola, que resulta de magmas formados em zonas associadas a processos de subducção.

3. E, B, D, C, A. Os primeiros minerais a cristalizar são os minerais de altas temperaturas, biotite e anortite, respetivamente da série descontínua dos minerais ferromagnesianos e da série contínua das plagioclases (E); posteriormente, à medida que a temperatura do magma decresce, cristalizam os últimos minerais das referidas séries, biotite e albite (B). Com a diminuição da temperatura, vão então cristalizar o felspato potássico (D), depois a moscovite (C) e, finalmente, o quartzo (A), cujo ponto de fusão é o mais reduzido de todos os minerais referidos. Cada mineral cristaliza quando a temperatura do magma desce abaixo do seu ponto de fusão, no decurso do arrefecimento do magma.

(12)

© AR E AL ED IT O R ES

4. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos:

 As regiões vulcânicas apresentam atrativos para a instalação de populações na sua proximidade, devido aos solos férteis, paisagens pitorescas e exploração de atividades ligadas ao turismo (trilhos pedestres, observação de manifestações de vulcanismo secundário) ou a tratamentos estético-terapêuticos (termas, argilas).

 A ocupação desordenada destas regiões aumenta o risco geológico das mesmas, devido à instabilidade das zonas vulcânicas e relativa imprevisibilidade das erupções.

 O conhecimento do aparelho vulcânico (vertentes e direções de avanço de nuvens ardentes, canais de escorrência de lava) e do tipo de erupção que lhe está subjacente (efusiva, explosiva, mista) é fundamental para a consecução de um mais seguro ordenamento do território e de planos de emergência eficazes, assim como para a determinação do momento em que as medidas de emergência, ou mesmo a evacuação, deverão ser despoletadas, permitindo salvaguardar as construções e as populações.

Grupo III

1. B. Como a tabela evidencia, o período de sobrevivência destes insetos é reduzido de forma significativa (podendo chegar a cerca de 50%) na presença da estirpe Wolbachia wMelPop.

2. D. A introdução da estirpe Wolbachia wMelPop nos ecossistemas levaria a uma redução do tempo de vida destes insetos, reduzindo consequentemente a sua taxa de reprodução, o que seria vantajoso para o ser humano, pois diminuiria a incidência da infeção por estes vetores. Contudo, a redução das populações destes insetos iria desequilibrar as cadeias alimentares e as relações bióticas em que estes seres vivos estão envolvidos. Também não estão ainda avaliadas as consequências da introdução da estirpe Wolbachia wMelPop nas restantes espécies de insetos, uma vez que a tabela mostra que uma espécie não prejudicial ao ser humano no que respeita à filariose, a Drosophila

melanogaster, vê igualmente reduzido o seu tempo de vida.

3. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos:

 A introdução desta estirpe nos ecossistemas leva a uma redução do ciclo de vida dos vetores da filariose.

 Os nemátodes necessitam de um período de incubação nos vetores de transmissão de cerca de 12 dias, no decurso dos quais os vetores não podem induzir a infeção no ser humano.  No caso das espécies Aedes aegypti e Mansonia uniformis, o período de possível

transmissão ao ser humano seria encurtado de tal forma que restariam, no máximo, 3 a 4 dias para a infeção ocorrer (15 dias de vida – 12 dias de incubação), o que permitiria reduzir significativamente a incidência desta infeção.

4. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos:

 No núcleo da célula, ocorre a transcrição, sendo produzida uma molécula de mRNA, que vai conter a transcrição do gene responsável pela diminuição do tempo de vida dos insetos.  No decurso da maturação, são retirados os intrões e unidos os exões, tornando o mRNA

funcional.

 O mRNA funcional, contendo o referido gene, migra então para o citoplasma, onde se irá associar aos ribossomas e promover a tradução dos genes que contém permitindo a sua expressão no organismo.

5.1. B. Através da mitose são produzidas duas células, iguais entre si e iguais à célula que lhes deu origem. Cada cromossoma é duplicado na Fase S da Interfase, passando a ser formado por 2 cromatídeos, que migram, na Anafase da Mitose, para pólos opostos, não ocorrendo redução do número de cromossomas.

(13)

© AR E AL ED IT O R ES

5.2. D. Sendo a mitose um processo de clonagem celular, é o método de reprodução assexuada de muitos seres unicelulares, sendo todos os descendentes geneticamente iguais à célula progenitora. 6.

A – N. Este argumento refuta a hipótese avançada, uma vez que a existência de falhas na resposta imunitária aponta para uma inibição do funcionamento do sistema imunitário e não para o seu hiperfuncionamento.

B – S. Este argumento remete para a estimulação da resposta imunitária dos insetos que contactaram com a estirpe Wolbachia wMelPop, quantificada através do aumento da produção de anticorpos, o que reforça a hipótese considerada.

C – N. Este argumento relaciona o esforço metabólico da resposta imunitária dos insetos com a sua sobrevivência, não estabelecendo uma relação de causalidade entre a infeção pela estirpe W olbachia

wMelPop e o hiperfuncionamento do sistema imunitário dos insetos.

D – N. Este argumento não se relaciona com a hipótese avançada, uma vez que não faz qualquer referência à intensificação da resposta imunitária face a uma infeção por Wolbachia wMelPop.

E – N. Este argumento refuta parcialmente a hipótese considerada, embora o facto de outras estirpes de Wolbachia não provocarem alterações significativas no sistema imunitário dos insetos, não implica que o mesmo se passa com a estirpe em causa, pelo que este argumento não é válido.

F – S. O aumento do número de leucócitos, células de defesa do organismo, após a infeção, quantifica uma hiperatividade ao nível do sistema imunitário em resposta à Wolbachia wMelPop, comprovando a hipótese em análise.

G – N. Este argumento não tem qualquer relação com a hipótese avançada, uma vez que o facto de não ser parasita dos seres humanos não implica que a Wolbachia wMelPop tenha, ou não tenha, impacto sobre os seu sistema imunitário.

H – S. Este argumento evidencia uma relação direta de estímulo entre a infeção do inseto por Wolbachia wMelPop e o aumento do funcionamento do seu sistema imunitário.

Grupo IV

1. B. Os combustíveis fósseis são utilizados pela Humanidade como fonte de energia, sendo classificados como recursos energéticos. A sua utilização enquanto combustível leva à libertação de gases nocivos, tendo impactos nefastos no meio ambiente, de que são exemplos a poluição atmosférica, o aquecimento global, as chuvas ácidas e a acidificação dos oceanos.

2. C. Devido à sua localização particular, sob as calotes polares e no fundo dos oceanos, a extração deste novo combustível não será fácil de executar. Por outro lado, dada a extensão destas reservas e a particularidade dos ecossistemas em que se inserem, a sua extração em massa poderá conduzir à ameaça das espécies que aí encontram o seu habitat.

3.1.C. O Uniformitarismo é uma linha de pensamento que defende que as grandes modificações ocorridas no planeta, ao longo do tempo geológico, são lentas, graduais e semelhantes aos processos físico-químicos que, ainda hoje, continuam a afetar a Terra.

3.2. D. A gestão sustentada dos recursos naturais procura gerir a velocidade de exploração e consumo das diferentes matérias-primas fornecidas pela natureza, de modo a garantir às gerações vindouras a possibilidade do suprimento das suas próprias necessidades.

4. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos:

 A produção industrial representa, atualmente, um dos setores responsáveis por um elevado consumo energético, a nível mundial.

 Atualmente, as principais fontes de energia continuam a ser as energias fósseis, cujas reservas começam a escassear.

 Os países procuram reduzir a fatura energética da indústria, através do aproveitamento das energias renováveis, inesgotáveis e menos poluentes e do uso mais eficiente da energia nos edifícios, pela certificação energética dos mesmos.

(14)

© AR E AL ED IT O R ES

5. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos:

 O abandono das minas é realizado de forma abrupta, através da cessação da sua atividade extrativa e do despedimento dos seus funcionários.

 O desemprego é um flagelo que afeta diretamente a sobrevivência das famílias dos mineiros, remetendo para a precariedade social os dependentes dos rendimentos destes trabalhadores.

 As empresas responsáveis pelas extrações mineiras em falência obviamente não investem na limpeza dos resíduos perigosos das escombreiras a céu aberto, que são uma importante fonte de poluição para o meio ambiente.

(15)

© AR E AL ED IT O R ES COTAÇÕES Grupo I 1 6 2.1 6 2.2 6 3 Tabela A1 4 6 5 Tabela B1 Grupo II 1.1 6 1.2 6 1.3 6 2. Tabela A1 3. 5 4. Tabela B1 Grupo III 1. 6 2. 6 3. Tabela B1 4. Tabela B1 5.1 6 5.2 6 6. Tabela A1 Grupo IV 1. 6 2. 6 3.1 6 3.2 6 4. Tabela B1 5. Tabela B1

Referências

Documentos relacionados

Para iniciar o trabalho com este recurso, você pode apresentar uma situação conheci- da relacionada a ocorrência de osmose para os alunos, perguntando, por exemplo, o que

Montar 3 placas de petri (Figura 2): Colocar algodão (ou papel de filtro) no fundo das placas de Petri e rotulá-las de acordo com o tratamento que será realizado (água, ácido

O cruzamento é uma propriedade fundamental para definirmos enti- dades biológicas reais pois é o cruzamento que promove a disseminação de características para todos os membros do

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

(MODELO ENEM) – Os transplantes de órgãos salvam a vida de muitos pacientes, tornando-se necessário despertar nas pessoas a importância da doação. Também é difícil

Após avaliado o desempenho do Benchmark implementado, o Capítulo 5 inclui a avaliação de desempenho das principais metodologias para compartilhamento de

Assim, a cada geração existem indivíduos que apresentam uma combinação original das características presentes em seus pais, acrescidas de características inteiramente novas..

• Hoje, ao analisarmos a bioquímica dos seres vivos, vemos a importância da água, presente entre 70% a 90% nos seres vivos... 4º - A importância química dos demais