• Nenhum resultado encontrado

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Cirurgia Laboratório de Cirurgia Experimental

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Cirurgia Laboratório de Cirurgia Experimental"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal do Ceará

Faculdade de Medicina

Departamento de Cirurgia

Laboratório de Cirurgia Experimental

PROJETO - RADIOISÓTOPOS E CIRURGIA ONCOLÓGICA

TÍTULO:

Estudo experimental das cadeias linfáticas e das estações específicas de

drenagem das várias regiões anatômicas (linfonodos sentinelas) em animais de

laboratório.

EQUIPE:

Luiz Gonzaga Porto Pinheiro- Prof. Dr. Adjunto do Depto. de Cirurgia do HUWC.

Pesquisador Responsável

Manoel Odorico de Moraes- Prof. Dr. Adjunto do Depto. de Farmacologia do HUWC.

Chefe do Lab . Cir. Experimental

Adriano Jorge Teixeira Lopes- Médico. Especialista em Medicina Nuclear.

Dir. do Instituto de Medicina Nuclear

Maria Amélia S. Pessoa Noguéres- Médica. Especialista em Medicina Nuclear

Francisco Átila de Lira Gondim- Prof. Adjunto do Curso de Méd. Veterinária da UECE.

Veterinário responsável.

Aléssia Holanda Soares – Residente do 20 ano de Cirurgia Geral; aluna do curso de Especi cialização em Mastologia. Pesquisadora Assistente.

Carla Barbosa Brandão- Aluna do 20 ano de Medicina; monitora do GEEON

Daiana Ciléa Honorato Nascimento- Aluna do 20 ano de Medicina; monitora do GEEON

João Paulo Holanda Soares- Aluno do 6o ano de Medicina

João Marcos de Meneses e Silva- Aluno do 6o ano de Medicina; monitor do GEEON

INSTITUIÇÕES

:

Departamento de Cirurgia – Faculdade de Medicina - UFC Grupo de Educação e Estudos em Oncologia (GEEON)

Pós-Graduação Dep. Cirurgia – Laboratório de Cirurgia Experimental (Labcex). Instituto de Medicina Nuclear (IMN)

(2)

INTRODUÇÃO:

O estudo da drenagem linfática no planejamento terapêutico do câncer de mama começou com Henry François Le Dran que nos meados do Séc. XVIII descreveu a progressão da doença por via linfática. Aplicando estes conhecimentos W. S. Halsted no Séc. XIX desenvolveu a mastectomia com ressecção dos músculos peitorais e o esvaziamento dos linfonodos axilares (ressecção em monobloco). Foi o primeiro tratamento que permitiu a curabilidade desta neoplasia (1). Os princípios halstedianos aplicam-se a outros tumores malignos (melanomas, neoplasias uterinas, gástricas, intestinais etc), repetindo-se os resultados de curabilidade num percentual significativo de pacientes. Os estudos das cadeias linfáticas por Sappey (1) e posteriormente por Haagensen (2) dão o suporte anatômico para o entendimento do processo de disseminação linfática dos cânceres. A estratégia do tratamento cirúrgico dos tumores baseados nestes princípios perdurou por aproximadamente um século.Veronesi, por volta de 1970, além de demonstrar a viabilidade de cura através de ressecções mamárias parciais, associadas a esvaziamento axilar, radioterapia e quimioterapia (QUART), chamou a atenção também para o alto número de esvaziamentos axilares desnecessários em pacientes portadores de câncer de mama, quando clinicamente não se palpavam linfonodos. Mostrou ainda que havia um princípio de progressão escalonada da colonização dos linfonodos axilares nas neoplasias mamárias (níveis um, dois e três) e opcionais para cadeia da mamária interna. Cabanas (3) no mesmo período, chamava atenção para a progressão de câncer de pênis que, a partir do órgão de origem, compromete os linfonodos inguinais e posteriormente ao linfonodo de Coclet, embaixo da arcada inguinal. Do linfonodo de

Coclet, alcança os linfonodos pélvicos. A proposta de esvaziamento de níveis inferiores da axila

no estadiamento de câncer de mama e dos linfonodos inguinais superficiais até o Coclet,no câncer de pênis, quando estes estivessem livres, fracassou parcialmente pela possibilidade de vias alternativas de drenagem linfática. Na mama, pela passagem direta à cadeia da mamária interna ou “by-pass” dos níveis um e dois com a colonização do nível três da axila. No câncer de pênis pela possibilidade de progressão direta para os linfonodos pélvicos. A utilização de métodos anátomos-funcionais proposta por Krag, em 1995, utilizando azul patente injetado no sítio tumoral, demonstrou que havia de fato a possibilidade de identificar uma via preferencial linfática para drenagem de células melanomatosas para um linfonodo específico (Sentinela). Giuliano4, utilizando o mesmo sistema associado ao corante o emprego de substância radioativa (Tecnécio),

(3)

aplicado na região tumoral, demonstrou a possibilidade de se identificar o sítio de drenagem inicial das neoplasias mamárias (linfonodo sentinela) permitindo o estudo prévio deste para a indicação ou não do esvaziamento axilar. Posteriormente Morton e Giuliano sugerem a mesma técnica para outros tumores sólidos. São sabidas as complicações advindas de um esvaziamento linfonodal radical de qualquer cadeia anatômica. Nas regiões axilares provoca às vezes edema gigantesco do braço16 e até a indução de tumores malignos (angiossarcomas)10 têm sido reportados associados a este procedimento. Nas regiões inguinais o edema do membro inferior e os processos infecciosos de repetição são a regra na maioria dos pacientes. Ora, a identificação do sítio preferencial de drenagem, que quando não colonizado tem se associado à ausência de neoplasia em todos os linfonodos do restante da cadeia (4,5,6) reforça a posição de que é desnecessária a retirada de toda a cadeia nesta circunstância. O resumo de condutas do último Congresso da

American Cancer Society (ASCO) chama a atenção também para o emprego de técnicas

semelhantes em tumores do aparelho digestivo (7). No Brasil, o advento recente da técnica e a sua avaliação em seminários definiram em consenso que há uma curva de aprendizagem de pelo menos vinte casos para tornar o cirurgião habilitado a empregar o método.Trabalhos nacionais estudando a aplicabilidade do método começam a estimular sua utilização em mastologia, Galeb, Barros13 e15 e melanomas cutâneos, Santos14 Em relação ao câncer de mama a técnica é aplicada nos casos iniciais com a axila negativa, fato relativamente incomum no nosso Estado, pois a maioria das pacientes procura serviços de saúde em fase avançada. Inviabiliza-se então o treinamento de nossos mastologistas, com prejuízo patente para aquelas mulheres com tumores iniciais. Tentando resolver este impasse, em modelo piloto11, programamos a exploração de linfonodos sentinelas que drenam a região papilar da mama da cadela. O modelo se presta a estudos de anatomia comparada permitindo treinamento para cirurgiões que operam câncer, pelo que propomos uma linha de pesquisa no Laboratório de Cirurgia Experimental do Departamento de Cirurgia da UFC.

No modelo piloto utilizou-se três cadelas pesando em média seis quilogramas, sendo estudadas após injeção de um mililitro de azul patente e tecnécio (30 MBq), ligado a fitato ou dextran, em 6 mamas (pares mamários dianteiros e traseiros), mostrando que a identificação dos linfonodos nas regiões de drenagem da mama da cadela é facilmente realizada pela coloração e pela fixação do tecnécio, permitindo identificação dos mesmos por exploração visual (coloração azul) e detecção com “Navigator GPS” (contador Gyger-Muller) fabricado pela Tycos.

(4)

OBJETIVOS GERAIS:

- Estudar drenagem linfática da mama em cadelas, com o objetivo de identificar linfonodos que drenam preferencialmente àquela região;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Estudar a drenagem preferencial de linfáticos da mama em cadelas; - Identificar o linfonodo sentinela de cada local anatômico determinado.

- Habilitar cirurgiões oncologistas para aplicação de cirurgia radio-guiada nos tumores mais comuns no Ceará;

- Desenvolvimento de teses de mestrado e doutorado pelos profissionais participantes do projeto.

(5)

MATERIAL E MÉTODOS:

Doze cadelas, com aproximadamente dez a vinte quilos e seis meses de idade, cedidas pelo Centro de Controle de Zoonoses, serão estudadas, uma a cada sessão, quinzenalmente.

No dia anterior ao experimento, será contactado o Centro de Zoonoses para o fornecimento do animal, que deverá vir higienizado, com material cedido para tal fim. O Instituto de Medicina Nuclear (IMN)é contactado sobre o preparo do material radioativo, que é recolhido na manhã do experimento. É checado todo o material necessário ao experimento (material cirúrgico, anestésico, capa de vídeo, etc).

Na manhã do experimento o animal será recolhido e levado em uma caixa apropriada, disponível no LABCEX, sendo acomodado em uma sala vizinha à destinada ao experimento.

O animal será anestesiado por via intramuscular, com Ketamin-S (Cloridato de Cetamina 50 mg/ml, em solução injetável de 10 ml, sendo 05-10 mg/Kg de peso), imediadamente antes do experimento. Suas mamas serão estudadas por exames de imagem, linfocintilografia transoperatória, após a aplicação de Corante Azul Patente V(Guerbert 2,5% - 0,5 ml) e tecnécio (Tc99, substância radioativa a ser detectada pelo medidor “Gyger”), diluído em 0,8 ml de solução de fitato, com total de 0,8 milicurrie em cada área em estudo. A aplicação do tecnécio será realizada em quatro pontos na região areolar das mamas superiores e inferiores da cadela (dois pares de mamas) duas horas antes da realização do experimento, e o azul patente será injetado subpapilar, em ponto único, de cada mama, quando do início do mesmo. Cada animal terá a mama direita superior submetida à incisão para-areolar e a mama contralateral, ou seja, a esquerda, submetida à incisão radial antes da aplicação do corante azul patente. No par de mamas inferior será aplicado o corante antes da realização das incisões, neste caso, parareolar. Posteriormente à aplicação, será captada a radiação no ponto de injeção de cada mama e do(s) prováveisl(l) locais(l) de drenagem, com seus específicos linfonodos, utilizado o aparelho “GPS Navigator”, através de seu contador Gyger-Muller, com expressão em “Counts” na unidade de tempo. Quanto a identificação das vias de drenagem e do linfonodo com o azul patente, este será feito a olho nu.

O animal será enviado de volta ao Centro de Zoonoses,logo após o experimento,onde será sacrificado.

(6)

O aparelho será alocado mediante indenização por sessão do Instituto de Medicina Nuclear. O Centro Integrado Regional em Oncologia – CRIO financiará o projeto inclusive com bolsa de pesquisa para residente e estudantes de medicina envolvidos neste projeto.

Infraestutura Disponibilizada pelo Departamento de Cirurgia/

(LABCEX) / GEON / Instituto de Medicina Nuclear (IMN):

1.1.1 Equipamentos:

TIPO DE EQUIPAMENTO QUANTIDADE

GPS Navigator 01

Sala de cirurgia equipada 01

Computador 01 Impressora 01

Instrumental 1 01 jogo de biópsia

Instrumental 2 03 conj.cirúrgicos

1.1.2 Área Física:

ÁREA 300m2

Sala para a Chefia 12m2

Secretaria 12m2

1.1.3 Cronograma de execução:

ATIVIDADE PRAZO RESPONSÁVEL Elaboração do projeto 01 semana Prof. Luiz Porto Montagem do biotério 02 meses ADM.Labcex Execução dos procedimentos 06 meses Prof. Luiz porto Avaliação dos resultados 01 mês Prof. Luiz Porto

(7)

1.1.4 Orçamento: ITEM

RECURSOS HUMANOS QUANTIDADE VALOR/PERÍOD

O TOTAL Pesquisador responsável 01 6.000,00 Pesquisador assistente 01 3.000,00 Instrumentador 01 1.200,00 Bolsista da graduação 04 3.600,00 Secretária e Acompanhamento financeiro do projeto 01 1.200,00 SUB-TOTAL 15.000,00

MATERIAL CONSUMO QUANTIDADE TOTAL

Papel Chamex (resma) 1

Cartucho de Tinta HP 1 93,00

SUB-TOTAL 102,28

SERVIÇOS TERCERIZADOS QUANTIDADE TOTAL

Linfocintilografia 40 4.000,00

SUB – TOTAL 4.000,00

TOTAL GERAL 23.102,28

(8)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1 – MOULIN D: The short history of Breast Cancer. Kluwer Academic Publishers.

2 – HAAGENSEN CD, FEIND CR, HERTER FP, SLANETZ CA, et al: The lymphatics in Cancer. W.B. Saunders Company. Philadelphia, 1972

3 - CABANAS RM: An approach for the treatment of penile carcinoma. Cancer 39:456-466, 1997 4 - GIULIANO AE, JONES RC, BRENNAN M, et al: Sentinel lymphadenectomy in breast cancer. J Clin Oncol 15:2345-2350, 1997

5 - MORTON DL, GIULIANO AE, REINTGEN DS, et al: Symposium Lymphatic mapping and sentinel mode biopsy in patients with breast cancer and melanomas. Contemp Surg 53:281-298

6 – VERONESI U, ADOMUS J, BANDIERA, DC, et al: Delayed region lymph node dissection in stage I melanoma of the skin of the lower extremities.

Cancer 49:2420-2430, 1982

7 - MORTON DL, BILCHILK AJ, TSIOULIAS GJ, WOOD TF, et al: Lymphatic Mapping and Sentinel Lymphadenectomy: A Novel Technique to Improve Staging in Patients with Gastrointestinal Neoplasms. American Society of Clinical Oncology (ASCO), 2001 Educational Book: 535-540.

8 – FREEMAN LM and BLAUFOX MD: Sentinel Node localization. W.B. Saunders Company Seminars in Nuclear Medicine, January 2000.

9 – PORT ER, FEY JV, CODY HS and BORGEN PI: Sentinel Lymph Node Biopsy in Patients with Male Breast Carcinoma. Cancer (American Cancer Society) January 15, 2001 p.319-323 10 - PINHEIRO, LUIZ GONZAGA PORTO. Linfangiossarcoma Pós-Mastectomia (Síndrome de Stewart-Treves). Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. XXIV, p. 191-191, 1997

(9)

11 -- PINHEIRO, LUIZ GONZAGA PORTO. Demonstração Experimental de Linfonodo Sentinela em Mamas de Cadela.VII Congresso Nacional da SOBRADPEC, Recife-Pe Resumo ACTA Cirurgia Brasileira,v.17.Fascículo 1,p. 79-79 ISEIN – 0102-8650.

12- FREITAS R, HAMED H, MILLIS R, TOMAZ N, et al: Punção Aspirativa por agulha fina de lesões mamárias usando dispositivo de auto-vácuo. Revista Brasileira de Mastologia, Dezembro 1996, p.126-128.

13 – GALEB Jr. N, GARRIDO M, LUCA L, OSÓRIO C, COSTA R, et al: Estudos das técnicas para pesquisa do linfonodo sentinela no câncer de mama. Revista Brasileira de Mastologia, Setembro 2000, p.107-114.

14 – OLIVEIRA R, SANTOS I, FERREIRA L, SABINO M, GÁRCIA E, et al: Melanoma Cutâneo de mamasubmetido á Biópsia de Linfonodo Sentinela e Tratamento Cirúrgico com Reparação Imediata. Revista Brasileira de Mastologia, Março 2000, p.49-52.

15- BARROS A: Linfonodo Sentinela no Câncer de mama: Tarde para ignorar, cedo para concluir. Revista Brasileira de Mastologia, Junho 2000, p.53-54.

16 – NESI J: Mastectomia e suas Complicações: Uma Abordagem Fisioterápica. Revista Brasileira de Mastologia, Abril 1995, p.19-21.

Referências

Documentos relacionados

(2013 B) avaliaram a microbiota bucal de oito pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço através de pirosequenciamento e observaram alterações na

Inicialmente, até que as ações estejam bem delineadas, a proposta é de que seja realizada apenas uma reunião geral (Ensino Fundamental e Educação Infantil)

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é