• Nenhum resultado encontrado

O DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA POR MEIO DA MONTAGEM DE KITS EXPERIMENTAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA POR MEIO DA MONTAGEM DE KITS EXPERIMENTAIS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA

POR MEIO DA MONTAGEM DE KITS EXPERIMENTAIS

Kátia de Cássia Moreia, Lígia Bueno; Marília Soares, Luiz Roberto de Assis Jr.,

Andréia C. S. Wiezzel, Marcos F. S. Teixeira

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente

RESUMO: O objetivo da pesquisa consiste em discutir a importância de atividades

práticas como forma de proporcionar uma melhor aprendizagem em Química, aos alunos do ensino médio. Escolheu-se este tema porque a partir de experiências no convívio com alunos, puderam-se perceber dificuldades em compreender conteúdos de Química. Constatou-se que esses problemas podem ser superados/minimizados por meio da introdução de atividades experimentais, demonstrando as aplicações cotidianas. Até o momento pode-se concluir que independentemente das perspectivas construtivas do processo de aprendizagem, tem sido proposto que as atividades de ensino empregadas nas aulas de diferentes disciplinas escolares sejam planejadas de modo a aproveitar, complementar, desenvolver e transformar as idéias, teorias e conhecimentos que os alunos trazem consigo.

Palavras-Chaves: ensino de química, aprendizagem, aulas práticas, laboratório.

Introdução

O ensino, de forma geral, deve oferecer igualdade de condições de acesso à escola, bem como valorizar o profissional da educação escolar. E este deve se incumbir de zelar pela aprendizagem dos alunos, elaborando e cumprindo o plano de trabalho proposto pelo estabelecimento de ensino.

As finalidades básicas da educação são a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos para que os estudos possam prosseguir; a preparação para o trabalho e cidadania; a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos e a relação teoria-prática, no ensino de cada disciplina [1].

Na Química, podemos distinguir duas atividades: a prática e a teoria. A atividade prática ocorre no manuseio e transformação de substâncias nos laboratórios

(2)

e nas indústrias, quando então se trabalha em nível macroscópico, isto é, em coisas visíveis. A atividade teórica se verifica quando se procura explicar a matéria, em nível microscópico.

Por ser uma disciplina escolar, fica mais fácil introduzir seus conceitos a todos e é neste ponto que se encontra o problema: os professores da área de exatas, principalmente Física e Química, muitas vezes não estão preparados para mostrar aos alunos a grandiosidade dos conteúdos e estes acabam aceitando tudo que lhes é ensinado (apenas teoricamente) por obrigação de ser aprovado nesta matéria [2].

Dada sua importância, se não houver uma articulação entre os dois tipos de atividades, os conteúdos não serão relevantes à formação do indivíduo. Porém, ao que parece, o ensino de química não tem oferecido condições para que o aluno a compreenda enquanto conceitos e nem quanto a sua aplicação no dia-a-dia [3].

O ensino de química por meio de aulas práticas

Ao longo das últimas décadas a pesquisa sobre o ensino de ciências (Biologia, Física e Química no ensino médio e fundamental) tem dado enfoque a diversos elementos relacionados com o mesmo, alguns mais específicos, como o papel das atividades práticas, o livro didático e as diferentes formas de abordagem dos conteúdos; outros ainda que poderíamos classificar como sendo de caráter mais geral, ou seja, os fundamentos de uma educação científica, seus objetivos, seus condicionantes sócio-culturais, políticos e econômicos, entre outros.

As perspectivas constitutivas do processo de aprendizagem se caracterizam de forma bem ampla por três aspectos:

a) cada pessoa constrói individualmente seus próprios significados para as experiências que vivencia;

b) por ser individual, essa construção é diferente para cada pessoa guardando, contudo, certa comunalidade;

c) muitas dessas construções envolvem a ligação das novas idéias e experiências com outras, que a pessoa já sabe e acredita.

Independentemente das construtivas do processo de aprendizagem tem sido proposto que as atividades de ensino empregadas nas aulas de diferentes disciplinas escolares sejam planejadas de modo a aproveitar, complementar, desenvolver e

(3)

transformar as idéias, teorias e conhecimentos que os alunos trazem consigo, explorando as atividades práticas.

É importante também que os professores estejam atentos à enorme distância que tende a se estabelecer entre o mundo da ciência e o mundo do cotidiano, distância esta que o academismo exagerado da escola pode tornar ainda maior. Convenções, enunciados, conceitos, teorias, modelos e leis podem, à primeira vista, ser tão incompreensíveis quanto palavras e frases de uma língua estrangeira.

O professor precisa considerar este problema e encontrar pontos de contato entre o conteúdo a ser ministrado e os conhecimentos atuais do aluno. Tais pontos de contato se localizam, geralmente, em temáticas do cotidiano e da atualidade.

Embora seja importante, a existência de um espaço adequado, uma sala preparada ou um laboratório, é condição necessária mas não suficiente para uma boa proposta de ensino de química. Quando este espaço existe nas escolas e não é utilizado como depósito, por exemplo, é muitas vezes mal aproveitado pelos professores, talvez por conta, dentre outros aspectos, de sua preparação inicial. Não preparação técnica específica de atuação de laboratórios de química, mas preparação profissional para o magistério, para atuar em laboratórios de ensino e dentro das realidades das escolas. Esta já é uma das conseqüências do distanciamento entre as instâncias da formação do professor e as instâncias de atuação profissional do professor.

Para a realização de um curso prático, diversos fatores precisam ser considerados: as instalações da escola, o material e os reagentes requeridos e, principalmente, as escolhas das experiências. Estas precisam ser perfeitamente visíveis, para que possam ser observadas pelos alunos; precisam não apresentar perigo de explosão, de incêndio ou de intoxicação, para a segurança dos jovens; precisam ser atrativas para despertar o interesse dos mais indiferentes; precisam ter explicação teórica simples, para que possam ser induzidas pelos próprios alunos[4].

Esta ultima condição é de grande importância, para unir a teoria à prática. As observações feitas devem ser associadas aos conhecimentos anteriores, conforme preconiza Ausubel e explicadas racionalmente [5]. Consegue-se essa importante etapa da aprendizagem fazendo-se, logo após a experiência um questionário sobre o trabalho executado. Com perguntas bem dirigidas, leva-se o aluno a raciocinar sobre o que observou e tirar suas próprias conclusões. [4]

Após pesquisas na área, percebeu-se a falta de um manual simples que pudesse servir de guia dos trabalhos dos alunos. Esta foi a motivação para a criação do projeto em questão, já que envolve a criação de alternativas à prática experimental nas aulas de Química por meio da elaboração de materiais de fácil reprodução, a

(4)

maioria deles feitos a partir de matéria prima de baixo custo, como incentivo aos professores em sua prática docente e no intuito de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, despertando nos alunos interesse em adquirir conhecimento. Pois, quando se trata de fazer experiências de Química, mesmo em nível elementar, ou há dificuldades sérias na seleção das experiências, ou se corre o risco de dar um tratamento absolutamente inadequado ao trabalho de abstração de forma tal que não tenha aproveitamento futuro [6].

A experimentação permite que os alunos manipulem objetos e idéias e negociem significados entre si e com o professor durante a aula. É importante que as aulas práticas sejam conduzidas de forma agradável para que não se torne uma competição entre os grupos e, sim, uma troca de idéias e conceitos ao serem discutidos os resultados. Muitas vezes, os professores comentam a falta de aulas experimentais como conseqüência das dificuldades cotidianas, como ausência de local apropriado (o laboratório), de material e equipamento [7].

Com o objetivo de auxiliar professores e, principalmente alunos, na melhoria da aprendizagem de Química, no ensino médio, este projeto está sendo desenvolvido perpassando-se as seguintes fases:

a) levantamento e análise bibliográfica específica;

b) levantamento e análise de experimentos já existentes na literatura, no sentido de se verificar se contemplam as condições necessárias para proporcionar aprendizagem significativa aos alunos;

c) desenvolvimento de experimentos selecionados e/ou adaptados em salas de aula de ensino médio em escolas públicas;

d) confecção de roteiros para realização das práticas; e) aplicação dos experimentos em escolas da rede pública; f) avaliação da metodologia aplicada.

Desejando-se comprovar que o laboratório não é essencial, inserimos em nosso roteiro uma prática que pode ser realizada em qualquer ambiente, até mesmo em sala de aula.

Na prática sobre cinética, o aluno poderá comprovar que a velocidade das reações pode ser influenciada por diversos fatores, dentre eles a temperatura, a superfície de contato, o uso de catalisadores, a concentração dos reagentes.

Os materiais podem ser utensílios do cotidiano: no lugar de béqueres podem-se utilizar copos de acrílico; como reagente pode-podem-se utilizar comprimidos efervescentes e assim por diante.

(5)

É importante apresentar ao aluno fatos concretos, observáveis e mensuráveis, uma vez que os conceitos que o aluno traz para a sala de aula advêm principalmente de sua leitura do mundo macroscópico. Dentro dessa óptica macroscópica, podem ser entendidas também as relações quantitativas de massa, energia e tempo que existem nas transformações químicas.

Esse entendimento exige e pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento e habilidades referentes aos reconhecimentos de tendências e relações a partir de dados experimentos, de raciocínio proporcional, bem como de leitura e construção de tabelas e gráficos.

A perspectiva de ensinar Química ligada à sobrevivência e ao desenvolvimento sócio-ambiental sustentável oferece a oportunidade do não estabelecimento de barreiras rígidas entres as assim chamadas áreas de Química, ou seja, a Orgânica, a Físico-Química, a Bioquímica, a Inorgânica e etc [8].

CONCLUSÃO

A formação pedagógica – profissional é o conjunto de saberes, conhecimentos, competências e atividades que o docente deve possuir para ser capaz de desenvolver a habilidade de aprender e o incentivo à aprendizagem.

O que os docentes precisam reconhecer é que não é só passar adiante o que se sabe e sim, que existem diversas formas para que esta comunicação aconteça efetivamente. O fato de o aluno receber diversas informações não quer dizer que necessariamente adquiriu conhecimento. O aluno deve ser estimulado a raciocinar, a buscar informações, desenvolver capacidades, porque assim ele alcançará o espírito crítico necessário à vida acadêmica e posteriormente profissional. O primeiro passo para a mudança é a valorização da formação pedagógica do docente pelas universidades, que devem reconhecer a importância dela na respectiva área e assim proceder de forma conseqüente.

O processo de ensino e aprendizagem em Química não deve ser desenvolvido somente de forma teórica, mas na forma prática também, sempre havendo uma ligação entre a prática e a teoria, entre a escola e a vida. [9].

Dado este quadro discutir a relevância do desenvolvimento de atividades práticas no processo de ensino de aprendizagem no ensino médio, de forma que estas contribuam para a efetiva aprendizagem dos alunos, pode auxiliar os professores em suas reflexões e ainda, viabilizar as atividades práticas como alternativa pedagógica a estes.

(6)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre normas para a educação nacional. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas, Campinas, p.163-164, 2003.

[2] NARDI, Roberto Pesquisa em Ensino de Física São Paulo: Escrituras, 1998. [3] NARDI, Roberto Questões Atuais no Ensino de Ciências São Paulo: Escrituras, 1998.

[4] MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

[5] AMARAL, Luciano do; Trabalhos práticos de química. São Paulo. Livraria Nobel, 1966; Volume 2.

[6] DOMINGUEZ, Sérvulo Folgueras; As experiências em química. São Paulo, Edart, 1975.

[7] Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v57n4/a13v57n4.pdf

[8] Brasil. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio/ Ministério da Educação, Secretária de Educação Média e Tecnológica. – Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.

[9] CACHAPUZ, Antônio F. – A Universidade e a Valorização do Ensino e a Formação de seus Docentes. In: MACIEE, Lizete S. B. Reflexões sobre a formação de professores – Campinas, SP; Papirus, 2002 – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

(7)

AFFONSO, Armando Experiências de Química São Paulo: Didática Irradiante S.A., 1970, 1.

FELTRE, Ricardo Química Geral São Paulo: Moderna, 1995, 1.

LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Mariana de Andrade Fundamentos de Metodologia Científica São Paulo: Atlas, 1985.

MALDANER, Otávio Aloísio A Formação Inicial e Continuada de professores de Química Rio Grande do Sul: Unijuí, 2003.

NÓVOA, António – Formação de professores e profissão docente. In: Nóvoa, A. – Os professores e sua formação. Portugal. Editora Dom Quixote, 1995. Papirus, 2002 – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

RUSSELL, John Blair Química Geral São Paulo: Mc Graw Hill do Brasil Ltda, 1981, volume 1.

SANTOS, Lucíola L. D. P. – Formação de Professores e Saberes Docentes. In: MACIEE, Lizete S. B. Reflexões sobre a formação de professores – Campinas, SP; SOUZA, Maria Helena Soares de Guia Prático para Curso de Laboratório São Paulo: Scipione, 2002.

THERRIEN, Jacques – O saber do trabalho docente e a formação do professor. In: MACIEE, Lizete S. B. Reflexões sobre a formação de professores – Campinas, SP; Papirus, 2002 – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

se poderia partir para questões de cunho mais prático, onde o como.. fazer se constituiria num problema a

A referida pesquisa está dividida em quatro partes: na primeira, apresentamos uma reflexão sobre o uso do vídeo na sala de aula e os aspectos cognitivos e dificuldades de

Além disso, é relevante informar que os cenários das médias das taxas de captura em função das bandeiras para cada fase de vida são similares, pois as bandeiras que configuram entre

Durante o período de realização deste trabalho foram identificados quatro tipos de Resultados Negativos associados a Medicamentos RNM’s, sendo RNM de um problema de saúde não

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

A reinserção, nesta perspectiva, convoca um papel mais activo da sociedade e, nesta medida, é preferível, enquanto conceito que encerra um programa de acção para a

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,