• Nenhum resultado encontrado

CONVOCATÓRIA. Ordem de Trabalhos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONVOCATÓRIA. Ordem de Trabalhos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

49ª

30.ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

CONVOCATÓRIA

Nos termos do disposto na alínea e) do n.º 1 do artigo 25.º, no artigo 37.º, no artigo 43.º e

no nº 2 do artigo 44.º do Regimento da AML, convoco uma sessão extraordinária da

Assembleia Municipal de Lisboa para o dia 18 de novembro de 2014 (3.ª feira), pelas

15 horas, a realizar-se na sua Sede, sita na Av. de Roma nº 14 L - Lisboa, com a

seguinte:

Ordem de Trabalhos

Período de Intervenção do público (15m)

POD - Período da Ordem do Dia

1. Apreciação da Proposta 643/CM/2014 - 2.º Relatório de Monitorização do Processo

da Reforma Administrativa de Lisboa (2x grelha base – 2 horas)

 Pareceres da 1ª e da 5ª Comissões Permanentes

2. Perguntas à Câmara Municipal sobre matérias relativas às Juntas de Freguesia,

nos termos do disposto no artigo 43.º do Regimento da Assembleia Municipal. (Grelha I

do Anexo I – 4 horas)

Assembleia Municipal de Lisboa, 12 de novembro de 2014.

A Presidente

(2)

2

Anexo

Temas das perguntas à Câmara sobre matérias relativas às Freguesias para a Sessão de 18 de Novembro de 2014

(Nota: O destinatário da pergunta e a Freguesia estão assinalados a bold quando foram indicados pelo Grupo Municipal que fará a pergunta. O PCP não indicou o destinatário. O PSD, o BE e o PAN não indicaram o destinatário nem a Freguesia. O MPT, o PNPN e os Deputados Independentes não apresentaram perguntas.)

PS

1. Freguesia de Campolide – Ponto de situação do processo de intervenção da CML na Rua Eduardo Malta – Vereador Manuel Salgado

2. Freguesia de Marvila – Em que ponto de situação está a construção da nova sede de Freguesia de Marvila – Vereador Jorge Máximo

3. Freguesia de Benfica – Na rua Maria Lalande com a Rua Amélia Rey Colaço está uma antiga fábrica de tinta desactivada cuja cobertura tem amianto. Em Julho, através da comunicação social soube-se que pertenciam ao BCP e que irem proceder muito em breve à sua demolição. Até ao momento não ocorreu a demolição estando o edifício ocupado por sem-abrigo e toxicodependentes criando problemas de insalubridade e insegurança no local – Vereador Manuel Salgado / Vereador Carlos Castro / Vereador João Afonso

4. Freguesia de Benfica – Quando se resolverá o problema da rua vila e S.Martinho (hortas junto à linha de caminho de ferro) onde se encontra um ribeiro que continua a céu aberto que representa grande perigo – Vereador Jorge Máximo

5. Freguesia de Benfica – A freguesia de Benfica viu aprovado um OP em 2013, no valor de €500.000,00 para rebaixar todas as passadeiras da Freguesia. Até ao momento a obra ainda não começou. Estará a CML disponível para delegar a competência na Junta de Freguesia de Benfica à semelhança do OP CML 2011 (criação de estacionamento em Benfica) - Presidente / Vereador João Afonso / Vereador Jorge Máximo

6. Freguesia de Benfica – Em Março de 2010 o departamento de planeamento estratégico elaborou os critérios base que servem para definir as necessidades ao nível dos equipamentos para idosos e, de acordo com os cálculos da população deste documento, para a Junta de Freguesia de Benfica, foram identificados 7 equipamentos em falta, entre lares de idosos e centros de dia. Qual a estratégia da CML para suprir estas necessidades? – Vereador Fernando Medina / Vereador João Afonso

_____________________________________________________________________________________ PSD

1. Regularização do trânsito do cruzamento da Avª da Torre de Belém com a Rua Bartolomeu Dias/Rua de Pedrouços;

(3)

3

3. Asfaltamento das Ruas de Pedrouços, Bartolomeu Dias, dos Cordoeiros a Pedrouços, Padre Luís

Fróis, Sam Levy e Estrada de Caselas;

4. Regularização do trânsito da Avª da Ilha da Madeira e da Rua Tristão Vaz;

5. Definição/regularização do sentido único do trânsito na Rua do Galvão, Rua de Santo António a Belém, Tv. de Santo António a Belém, Tv. da Silva, Largo do Galvão e Rua da Correnteza; 6. Ligação das Ruas Rodrigo Reinel e Capitão-Mor Pedro Teixeira e execução do parque de

estacionamento;

7. Possibilidade de estacionamento em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, aos fins de semana, durante o horário de algumas Missas já indicadas por ofício.

8. Obras na Luciano Cordeiro 9. Estacionamento

10. Higiene Urbana

11. Protocolo para assumir apoio aos Ecopontos e os Licenciamentos 12. Repavimentação das ruas se há programa.

13. Limpeza de colectores

14. Concessões do espaço público já assinadas ou programadas. 15. Competência dos licenciamentos

__________________________________________________________________________________ PCP

1. Freguesia do Parque das Nações

a) Iluminação Pública – A zona nascente da Freguesia e a área envolvente da Gare do Oriente têm vindo a ficar privadas de iluminação pública durante muito tempo, causando naturais problemas de segurança.

Pergunta: Qual a origem do problema e para quando a sua resolução?

b) Obras nos Parques infantis do passeio de Neptuno e da Quinta das Laranjeiras – No auto de transferência de competências, a passagem da gestão destes equipamentos para a Junta de Freguesia, ficou dependente da sua reabilitação por parte da CML.

(4)

4

2. Freguesia dos Olivais

a) Obra suspensa no lote 31 da Rua Cidade de Bolama – Obra suspensa há meses com a licença a terminar em 2015.

Pergunta: O que se prevê construir neste lote? Porque está suspensa a obra? 3. Freguesia de Avenidas Novas

a) As obras no bloco do Jardim de Infância da Escola n.º 44, no Bairro de Santos, ao Rego, que começaram há vários meses, encontram-se paradas. Esta situação cria prejuízos às crianças abrangidas mas também às que frequentam o primeiro ciclo, uma vez que o estaleiro ocupa uma parte importante da área total. A Junta de Freguesia informou que a responsabilidade desta obra é da CML, que já fora contactada e que não deu qualquer justificação para a paralisação da obra.

Pergunta: Para quando está previsto o final desta obra? 4. Freguesia do Areeiro

a) Na área residencial que integra as ruas João Vilaret, Augusto Gil, David Sousa, Capitão Ramires e ainda as Avenidas Sacadura Cabral e Óscar Monteiro Torres, têm ocorrido atropelamentos e os peões não se sentem seguros nas passadeiras devido ao excesso de velocidade de alguns veículos.

Pergunta: Que medidas pretende a CML tomar para evitar os acidentes e a travessia dos peões nas passadeiras, em segurança?

5. Freguesia de Arroios

a) Largo do Leão – Foram arrancadas árvores sob o pretexto de que se encontravam doentes, apesar de terem voltado a florescer. Fala-se de que a CML terá um projecto para aquela zona.

Perguntas: Que projecto? Para quando?

b) Casal de Santa Luzia (Rua da Escola de Medicina Veterinária), propriedade da Bragaparques. O terreno que se encontra desocupado, confina com os campos de andebol do Liceu Camões (sem utilização actual por questões de segurança), levanta problemas de salubridade.

Pergunta: Que medidas tonou a CML junto da Bragaparques para que proceda à limpeza do terreno e ao arranjo do muro enquanto o projecto previsto para aquele espaço não avança?

6. Freguesia de Alvalade

a) Passagem pedonal de Entrecampos – Pelo menos desde Janeiro de 2010 que o PCP e os utentes têm vindo a levantar os problemas da má concepção da passagem pedonal aérea de Entrecampos e das dificuldades ou mesmo impossibilidade de mobilidade de cidadãos deficientes, idosos, carrinho de bebés, sendo também um obstáculo ao desenvolvimento do comércio local. Às questões levantadas a CML respondeu que “as

(5)

5

soluções técnicas para estes problemas estão a ser equacionadas com a EMEL”. Embora o senhor Vereador Manuel Salgado tenha dito na reunião descentralizada da CML na freguesia de Alvalade que a obra estava adjudicada, o que pretendemos saber é: Pergunta: Para quando está previsto o início da obra e qual a sua duração?

b) Muro da Escola 24 Bairro São Miguel – Apesar de ter sido dito pela CML na reunião descentralizada na freguesia de Alvalade que o assunto do muro da referida escola “estava resolvido”, a situação mantém-se.

Pergunta: Para quando prevê a CML resolver mesmo este problema? 7. Freguesia da Penha de França

a) Terreno desocupado entre a Rua Paio Peres Correia e a Rua Cruzado Osberno – No terreno (ravina) desocupado entre a Rua Paio Peres Correia e a Rua Cruzado Osberno, para além da acumulação de lixos, não existe nenhuma barreira física (apenas alguns pilaretes e uma série de baias colocadas pela Câmara Municipal no dia 20 de Outubro de 2011), situação que pode por em risco a segurança das pessoas que ali circulam, em particular das crianças. O PCP levantou esta questão em várias ocasiões sem que tenha havido resposta ou solução.

Pergunta: Para quando está prevista a resolução deste problema?

b) Chafariz da Avenida Afonso III – O Chafariz da Avenida Afonso III, para além da necessidade de requalificação, carece de limpeza regular.

Pergunta: Para quando a requalificação do Chafariz?

c) Lixo junto à Escola Patrício Prazeres – Nos terrenos mesmo ao lado da Escola Patrício Prazeres cresce o lixo das mais variadas proveniências situação que é inadmissível e particularmente perigosa, dado que estamos a falar de uma lixeira junto a uma escoa básica integrada.

Pergunta: Sendo este um problema recorrente, que medidas vão ser tomadas para o resolver?

8. Freguesia de Campolide

a) Bairro do Tarujo – O estado de degradação e abandono do Bairro do Tarujo é preocupante.

Pergunta: Que solução prevê a CML para este bairro? 9. Freguesia de Santa Maria Maior

a) Convento do Salvador – Estão a decorrer obras no Convento do Salvador, consta que será para um hotel.

Pergunta: Qual o uso que a CML vai dar ao Convento do Salvador? b) Miradouro de Santa Luzia

Pergunta: Qual o ponto de situação do projecto de Requalificação do Miradouro de Santa Luzia?

(6)

6

10. Freguesia de Carnide

a) Orçamentos Participativos – Parque Infantil e Requalificação da via pública da Quinta da Luz, projecto vencedor do OP de 2012. - Parque Infantil da Quinta das Camareiras, projecto vencedor do OP de 2013

Pergunta: Para quando o início das obras? b) Bairro Padre Cruz

Pergunta: Para quando um cronograma para o processo de reabilitação do bairro Padre Cruz. No auto de transferência para a Junta de Freguesia de Carnide (anexo D – identificação de equipamentos) estão identificados os três únicos parques infantis no bairro Padre Cruz, completamente destruídos. A Junta de Freguesia informou que só assumiria a gestão e manutenção destes equipamentos após a intervenção necessária por parte da CML.

Pergunta: Qual a previsão da CML de resolução deste problema que se considera de natureza urgente?

11. Freguesia da Ajuda

a) Obras no Bairro 2 de Maio

Pergunta: Ponto de situação das obras no Bairro 2 de Maio 12. Várias Freguesias

a) Na sequência da Recomendação de 21 de Janeiro de 2014, do grupo municipal do PCP, sobre a responsabilidade do estado das instalações transferidas pela CML para as Juntas de freguesia e constatando-se o estado crítico em que se encontram os postos de limpeza urbana, nomeadamente na Rua 1ª Maio (Alcântara), mercado do Rato e Restauradores (Santo António), Travessa do Forno e Av. Infante D. Henrique (Sta. Maria Maior), Sete Rios (São Domingos de Benfica), São Sebastião (Avenidas Novas), Charneca (Santa Clara), Junta de Freguesia do Beato (novo posto), etc.

Pergunta: Qual a intervenção prevista por parte da CML para estas instalações? ___________________________________________________________________________________ BE

1. Reforma Administrativa de Lisboa, qual o ponto da situação?

__________________________________________________________________________________ CDS-PP

1. Todas as Freguesias - Descentralização de competências - Vereador Duarte Cordeiro / Vice-Presidente Fernando Medina

2. Freguesia de Santa Maria Maior – Insalubridade na praça da Figueira - Vereador Duarte Cordeiro 3. Expansão das zonas tarifadas pela EMEL – Presidente

(7)

7

4. Obras na Calçada da Ajuda - Vereador Jorge Máximo / Vereador Manuel Salgado / Vereador Carlos Castro

5. Freguesia de Santo António – Intervenção profunda nas Ruas de Santa Marta, São José e das Pretas - Vereador Jorge Máximo

6. Freguesia de Santa Clara – Instalações degradadas no Complexo do Alto do Lumiar – Vereador Manuel Salgado

7. Freguesia de Arroios – Ponto de situação dos processos relativos aos Hospitais do Desterro e de Arroios – Vereador Manuel Salgado

_________________________________________________________________________________ PEV

1. Várias Freguesias – Recursos Humanos e Equipamentos – Vereador Fernando Medina / Vereadora Graça Fonseca

2. Freguesia de Alvalade – Equipamentos e acessos do Jardim do Campo Grande – Vereador José Sá Fernandes / Vereador João Afonso

3. Freguesia de Campolide – Bairro do Tarujo – Vereadora Paula Marques 4. Freguesia do Lumiar – Bairro da Cruz Vermelha – Vereadora Paula Marques

5. Freguesia do Lumiar – Espaço público - Praça Central de Telheiras – Vereador José Sá Fernandes 6. Freguesia da Penha de França – Subestação eléctrica no Alto de São João – Vereador Jorge Máximo _____________________________________________________________________________________ PAN

1. No âmbito do Plano Especial de emergência para o risco Sísmico na Área Metropolitana de Lisboa e Concelhos Limítrofes – PEERS_AML_CL, o PAN vem por este meio questionar qual o ponto de situação em cada junta de freguesia quanto às seguintes matérias:

a) Pergunta: Se estão definidos responsáveis/coordenadores em cada junta, em caso de catástrofe;

b) Pergunta: Se estão definidos os pontos de concentração de feridos e população ilesa (conforme previsto no ponto 3.1.3 do PEERS_AML_CL);

c) Pergunta: Onde se localizam;

d) Pergunta: Se tais locais contêm armazenados medicamentos e alimentos /( e outros bens fundamentais), para o caso de catástrofe;

e) Pergunta: Os locais têm comprovadamente resistência sísmica;

f) Pergunta: Quem é que sabe da existência desses locais quando eles existem, designadamente entre a população?

(8)

8

2. Na grande maioria do bairro de Campo de Ourique, principalmente nas zonas comerciais, concentradas em torno do jardim da Parada e do Mercado de Campo de Ourique, há enormes problemas de mobilidade pedonal, sobretudo para os denominados utilizadores vulneráveis. Um passeio em Campo de Ourique equivale a uma prova de obstáculos. Quando se tenta caminhar em Campo de Ourique somos confrontados com o estacionamento anárquico, designadamente nas passadeiras e curvas, estacionamento em cima do passeio, estacionamento em segunda fila, nas paragens de autocarro, nos locais para cargas e descargas, e mesmo em frente às garagens dos moradores. O PAN gostaria que nos informassem quanto ao seguinte:

a) Pergunta: Quais as medidas que se tomou no sentido de por cobro a esta situação, nomeadamente através da colocação de elementos impeditivos de mau estacionamento (ex. pilaretes);

b) Pergunta: Quais as diligências que foram efectuadas junto das entidades fiscalizadoras, nomeadamente PSP e Policia Municipal, dado que não é usual ver qualquer destas forças policiais a atuar neste território no que concerne à matéria aqui referida.

Referências

Documentos relacionados

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

como enfoque o processo da reforma educativa em curso em Angola. Para isso, será realizada a análise à percepção dos professores e directores de escola face à

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar as características e o potencial do Resíduo de Mármore como material de substituição parcial do cimento Portland em concreto tanto no

O construto estilo e qualidade de vida é explicado pelos seguintes indicadores: estilo de vida corrido realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, realização

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva