• Nenhum resultado encontrado

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD TERMO DE REFERÊNCIA. 1. Título do Projeto Fortalecimento do Controle de Precursores Químicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD TERMO DE REFERÊNCIA. 1. Título do Projeto Fortalecimento do Controle de Precursores Químicos"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD

TERMO DE REFERÊNCIA

1. Título do Projeto

Fortalecimento do Controle de Precursores Químicos

2. Número do Projeto

UNODC/AD/BRA/98/D33

3. Objetivo

Contratação de serviços de consultoria para apoio à equipe do sistema SIPROQUIM na customização e otimização dos produtos com tecnologia Oracle instalados no DPF.

4. Justificativa

Os produtos Oracle anteriormente adquiridos pelo DPF para o Sistema SIPROQUIM apresentam alta complexidade em sua implantação e configuração/customização. Desta forma, é necessária a contratação de serviços de consultoria especializados para garantir a alta disponibilidade, alto desempenho e melhor aproveitamento de toda a suíte de tecnologia adquirida, visando minimizar alguns dos riscos descritos a seguir:

• a arquitetura instalada prevê o balanceamento entre os servidores; se essa configuração não for realizada, essa funcionalidade não será utilizada. Além disso, o balanceamento é importante para distribuir processamento entre servidores, evitando sobrecarga.

• a Oracle recomenda uma série de patches básicos para cada ambiente; se tais patches não forem aplicados, o DPF pode enfrentar problemas de erros e instabilidades.

• a arquitetura prevê autenticação via OID; se o produto não for configurado, os usuários não forem carregados no OID e o ambiente não for devidamente configurado para esse uso, não será possível realizar essa autenticação.

• caso não sejam efetuados testes com o Oracle RAC e correção dos problemas que porventura ocorram, o Departamento de Polícia Federal poderá incorrer em problemas de indisponibilidades e instabilidades no ambiente.

• caso o banco de dados do OID não seja instalado em Real Application Cluster (RAC), não haverá alta disponibilidade desse banco.

(2)

• as documentações proverão subsídios para que a equipe interna entenda o ambiente e os procedimentos de administração necessários no dia-a-dia, de forma a estarem aptos a dar continuidade no suporte ao ambiente.

Assim sendo, torna-se, portanto, imprescindível a contratação de serviços com o escopo abaixo descrito:

a) Documentação da arquitetura técnica e especificações para atividades posteriores;

b) Conclusão de instalação e testes do ambiente Oracle/RAC; c) Criação dos bancos de dados para o Datawarehouse;

d) Instalação de servidor Oracle Application Server Java Edition;

e) Aplicação de patches e orientação para administração dos ambientes Oracle Application Server existentes;

f) Instalação do banco de dados do Oracle Internet Directory em Real Application Cluster (RAC);

g) Instalação do Oracle Application Server 10g Enterprise para ambiente de intranet;

h) Configuração dos balanceamentos de HTTP Server e WebCache; i) Configuração do OID como LDAP, incluindo carga de usuários;

j) Criação de uma árvore (Grupos, Usuários e Aplicações) única no OID para o SIPROQUIM e outras aplicações do DPF e configurar o DAS de forma que permita a manutenção desta;

k) Instalação e configuração do Oracle Warehouse Builder;

l) Instalação e configuração do Oracle Discover Administration e Desktop; m) Deploy inicial e testes da aplicação;

n) Protótipo de utilização da aplicação SIPROQUIM com OID e SSO; o) Definição de política de backup & recovery para os ambientes do projeto; p) Implementação de piloto da política de backup & recovery para os ambientes

do projeto;

q) Acompanhamento dos testes de homologação; r) Acompanhamento de entrada em produção; s) Documentações;

t) Gerência.

6. Objetivo dos serviços contratados

A contratação dos serviços de consultoria tem como objetivo dar suporte à equipe técnica do sistema SIPROQUIM na customização e otimização dos produtos já adquiridos, transferência de conhecimento para que a equipe esteja capacitada para manter e atualizar o sistema.

7. Condições Gerais

Para este tipo de serviço é fundamental que a empresa a ser contratada comprove a capacidade técnica de seus consultores. Para isso, solicita-se para habilitação à

(3)

a) Comprovação de que possui 01 (um) ou mais técnico(s) com especialização em administração da plataforma Oracle AS 10g, mediante apresentação de certificação de conclusão em treinamento oficial da Oracle Education “Oracle Application Server 10g: New Features for Administrators” ou “Oracle Application Server 10g: Administration I e Administration II”;

b) Comprovação de que possui 01 (um) ou mais técnico(s) com especialização em administração de banco de dados Oracle10g, mediante apresentação de certificação Oracle9i Database Administrator Certified Professional e de certificado de conclusão de treinamento oficial da Oracle Education “Oracle Database10g: New Features for Administrators”;

c) Comprovação de que possui 01 (um) ou mais técnico(s) com especialização em administração de banco de dados em Oracle Real Application Cluster, mediante apresentação do certificado de conclusão de treinamento oficial da Oracle Education “Oracle9i: Real Application Clusters”

Os documentos deverão ser apresentados em cópia autenticada.

Os documentos relacionados nas alíneas “a” a “c ” deverão vir acompanhadas do comprovante de vínculo, CLT ou contrato de trabalho dos respectivos técnicos, com a licitante, sob pena de não serem considerados válidos para efeito de habilitação na presente licitação.

8. Qualidade dos serviços contratados

a) A Contratada proverá ao Departamento de Polícia Federal direcionamento técnico relativo ao software Oracle e transferirá o conhecimento técnico ao redor dos problemas e ações tratadas durante o atendimento que será conduzido através de sua assistência.

b) No início do contrato, a Contratada deverá organizar uma reunião com o Departamento de Polícia Federal para planejar e organizar o fornecimento e período de entrega dos serviços contratados. Os serviços e a equipe contratados, bem como período de tempo ao qual os mesmos estarão definidos e serão controlados através do Plano de Consultoria.

c) Para entrega dos serviços de Consultoria, a contratada designará o(s) consultor(es) técnico(s) , que atuarão nas seguintes atividades do Departamento de Polícia Federal:

• Documentação da arquitetura técnica e especificações para atividades posteriores;

• Conclusão de instalação e testes do ambiente Oracle/RAC; • Criação dos bancos de dados para o Datawarehouse;

• Instalação de servidor Oracle Application Server Java Edition;

• Aplicação de patches e orientação para administração dos ambientes Oracle Application Server existentes;

• Instalação do banco de dados do Oracle Internet Directory em Real Application Cluster (RAC);

(4)

• Instalação do Oracle Application Server 10g Enterprise para ambiente de intranet;

• Configuração dos balanceamentos de HTTP Server e WebCache; • Configuração do OID como LDAP, incluindo carga de usuários;

• Criação de uma árvore (Grupos, Usuários e Aplicações) única no OID para o SIPROQUIM e outras aplicações do DPF e configurar o DAS de forma que permita a manutenção desta;

• Instalação e configuração do Oracle Warehouse Builder;

• Instalação e configuração do Oracle Discover Administration e Desktop; • Deploy inicial e testes da aplicação;

• Protótipo de utilização da aplicação SIPROQUIM com OID e SSO; • Definição de política de backup & recovery para os ambientes do projeto; • Implementação de piloto da polít ica de backup & recovery para os ambientes

do projeto;

• Acompanhamento dos testes de homologação; • Acompanhamento de entrada em produção; • Documentações;

• Gerência.

d) A Contratada e o Departamento de Polícia Federal irão trabalhar no sentido de produzirem toda a documentação necessária relativa aos serviços prestados.

9. Detalhamento dos serviços a serem contratados

a) Documentação da arquitetura técnica e especificações para atividades posteriores

No início do projeto, a Contratada deverá efetuar a documentação da arquitetura técnica dos servidores envolvidos na solução SIPROQUIM, apontando os requisitos que deverão ser cumpridos previamente ao começo de cada uma das atividades subseqüentes, de forma a não ocorrerem atrasos no cronograma de projeto.

b) Conclusão de instalação e testes do ambiente Oracle/RAC

A DPF possui um ambiente Oracle/RAC instalado com um banco de dados criado. Dentro dessa atividade, a Contratada deverá efetuar a atualização do Oracle/RAC para a última versão disponível do software; revisar a configuração e realizar teste de funcionalidade do produto, corrigindo eventuais erros. Por teste de funcionalidade, entende-se a “queda” forçada de uma das instâncias Oracle e/ou de um dos servidores do cluster, com correta continuidade de funcionamento do servidor restante e retomada de conexões dentro de um tempo adequado. Investigação e definição de possíveis soluções caso a reconexão das aplicações tenham tempo superior a 1 minuto. c) Criação dos bancos de dados para o Datawarehouse

Criação de um banco de dados de produção para o Datawarehouse, no ambiente do Oracle Real Application Cluster. Nessa atividade, o banco será

(5)

criado e configurado a partir de definições de necessidade de armazenamento entregues pela equipe DPF. Criação de um banco de dados de desenvolvimento para o Datawarehouse, em stand alone.

d) Instalação de servidor Oracle Application Server Java Edition

Instalação do Oracle Application Server Java Edition, em sua versão mais recente e respectivos PatchSet, em 2 (dois) servidores.

e) Aplicação de patches e orientação para administração dos ambientes Oracle Application Server existentes

O ambiente atualmente já instalado para o sistema SIPROQUIM contempla 3 (três) servidores de aplicação com Oracle Application Server10g Java Edition. De forma a evitar os problemas conhecidos mais frequentes e prover maior estabilidade ao ambiente, essa atividade deve realizar, para esses servidores, a aplicação do PatchSet mais recentes do produto. Além disso, deve contemplar a disponibilização dos scripts de startup e shutdown e a orientação, através de documentação, dos procedimentos para administração desses ambientes.

f) Instalação do banco de dados do Oracle Internet Directory em Real Application Cluster (RAC)

O ambiente do sistema SIPROQUIM contemplará autenticação da aplicação via Oracle Internet Directory. De forma a provar alta disponibilidade, nessa atividade, o banco de dados (repositório) do Oracle Internet Directory deverá ser instalado no cluster de Oracle Real Application Cluster e as devidas configurações realizadas para o correto funcionamento da solução.

g) Instalação do Oracle Application Server 10g Enterprise para ambiente de intranet

Nessa atividade será efetuada a instalação do Oracle Application Server 10g Enterprise em servidor da intranet e a configuração básica do J2EE, Oracle Portal, Discover Viewer e Discover Plus, com a instalação do repositório do Oracle Portal no mesmo banco de dados do Oracle Internet Directory.

h) Configuração de HTTP Server e WebCache

Essa atividade deve contemplar a configuração dos Oracle WebCaches e HTTP Servers da DMZ e da rede interna, prevendo a passagem das requisições pelos firewalls.

i) Configuração do OID como LDAP, incluindo carga de usuários

Para que o Oracle Internet Directory possa ser utilizado para a autenticação, é necessário que os usuários sejam carregados no produto. Essa atividade deve contemplar um piloto dessa carga,a partir do recebimento de um arquivo .ldf (formato LDAP). Além disso, deve incluir a configuração do OID para atualizações automáticas a partir da base de dados Oracle corporativa.

(6)

j) Criação de uma árvore (Grupos, Usuários e Aplicações) única no OID para o SIPROQUIM e outras aplicações do DPF e configurar o DAS de forma que permita a manutenção desta;

k) Instalação e configuração do Oracle W arehouse Builder

Instalação dos softwares Oracle Warehouse Builder e Oracle Workflow nos servidores do cluster. Instalação do Oracle Warehouse Builder Desktop em 1 (uma) estação cliente. Criação do repositório do Oracle Workflow e do runtime do Oracle Warehouse Builder nos bancos de dados de produção e desenvolvimento do Datawarehouse. Criação do repositório do Oracle Warehouse Builder no banco de dados de desenvolvimento do Datawarehouse.

l) Instalação e configuração do Oracle Discover Administration e Desktop

Instalação do Oracle Discover Administration em 1 (uma) estação cliente. Criação do repositório do produto nos bancos de dados de produção e desenvolvimento do Datawarehouse.

m) Deploy inicial e testes da aplicação

Atividade de deploy da aplicação SIPROQUIM no Oracle Application Server 10g Enterprise e em 1 (um) dos Oracle Application Server Java Edition e realização das configurações necessárias. Testes iniciais de utilização da aplicação; incluindo os 4 servidores Oracle Application Server Java Edition. n) Protótipo de utilização da aplicação SIPROQUIM com OID e SSO

Essa atividade objetiva demonstrar como a aplicação deve interagir para autenticação com o SSO e OID e prover as configurações necessárias de Oracle Application Server para isso. Deve incluir também um pequeno protótipo, com a própria aplicação SIPROQUIM, para demonstração de como trabalhar autorização com OID.

o) Definição de política de backup & recovery para os ambientes do projeto A partir das necessidades de disponibilidade apresentados pela equipe DPF e dos recursos disponíveis, devem ser definidas políticas de Backup & Recovery para os ambientes do projeto, a saber: servidores Oracle Application Server Java Edition; servidor Oracle Application Server Enterprise Edition; servidor Oracle Aplication Server com OID; cluster de banco de dados Oracle RAC (utilizando RMAN e Shell scripts com Veritas Net Backup).

p) Implementação de piloto da política de backup & recovery para os ambientes do projeto

Com base na política de Backup & Recovery previamente definida, essa atividade deverá implementar um piloto de tais políticas para cada um dos tipos de ambiente citados no item 15.

q) Acompanhamento dos testes de homologação

(7)

um teste conjunto desses módulos. Essa atividade contemplará, durante o período de 15 dias, o acompanhamento desses testes e execução dos devidos ajustes de parametrização dos produtos Oracle, objetivando o alcance dos objetivos de desempenho.

r) Acompanhamento de entrada em produção

Devido a complexidade do ambiente sendo trabalhado e visando agilidade na resolução de problemas que ocorram durante a entrada em produção, esta deverá ser acompanhada por profissionais especializados pelo período de 10 dias, período este a ser definido.

s) Documentações

A atividade deve incluir a documentação de todos os itens citados anteriormente.

t) Gerência

Atividades de gerência de projeto, realizadas de forma local e remota, de acordo com planejamento da Contratada. Visa o acompanhamento diário das atividades realizadas, feedback, relatórios de acompanhamento e replanejamentos, se necessário.

10. Duração do contrato

O projeto estima que a realização de todas as atividades descritas no item 9 será no prazo aproximado de 4,5 meses, distribuído em 17 semanas, conforme cronograma abaixo. Previsão de 1 a 3 consultores alocados para as atividades, dependendo de planejamento do gerente do projeto.

(8)

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD

11. Cronograma de atividades:

Atividades 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

1. Documentação da arquitetura técnica e especificações para atividades

posteriores x

2. Conclusão de instalação e testes do ambiente Oracle/RAC x 3. Criação do banco de dados para o Datawarehouse x 4. Instalação de servidor Oracle Application Server Java Edition x 5. Aplicação de patches e orientação para administração dos ambientes

Oracle Application Server existentes x 6. Instalação do banco de dados do Oracle Internet Directory em Real

Application Cluster (RAC) x x

7. Instalação do Oracle Application Server 10g Enterprise para ambiente

de intranet x

8. Configuração dos balanceamentos de HTTP Server e WebCache x 9. Configuração do OID como LDAP, incluindo carga de usuários x x 10. Criação de uma árvore (Grupos, Usuários e Aplicações) única no OID

para o SIPROQUIM e outras aplicações do DPF e configurar o DAS de forma que permita a manutenção desta;

x x 11. Instalação e configuração do Oracle Warehouse Builder x x

12. Instalação e configuração do Oracle Discover Administration e Desktop x

13. Deploy inicial e testes da aplicação x

(9)

9 15. Definição de política de backup & recovery para os ambientes do projeto x x

16. Implementação de piloto da política de backup & rec overy para os

ambientes do projeto. x x x

17 . Acompanhamento dos testes de homologação x x x

(10)

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD

12. Cronograma de Pagamentos

Atividades Valor aproximado

- Documentação da arquitetura técnica e especificações para atividades posteriores

- Conclusão de instalação e testes do ambiente Oracle/RAC - Criação dos bancos de dados para o Datawarehouse -.Instalação do Oracle Application Server 10g Java Edition - Aplicação de patches e orientação para administração dos ambientes Oracle Application Server existentes

- Instalação do Oracle Discover Administration e Desktop

20%

-Instalação do banco de dados do Oracle Internet Directory em Real Application Cluster (RAC)

- Instalação do Oracle Application Server 10g Enterprise - Configuração de HTTP Server e WebCache

- Configuração do OID como LDAP, incluindo carga de Usuários -Criação de uma árvore (Grupos, Usuários e Aplicações) única no OID para o SIPROQUIM e outras aplicações do DPF e configurar o DAS de forma que permita a manutenção desta; - Instalação e configuração do Oracle Warehouse Builder

- Protótipo de utilização da Aplicação SIPROQUIM com OID e SSO

40%

- Deploy inicial e testes de aplicação

- Definição de política de backup & recovery para os ambientes do projeto

10% - Implementação de piloto da política de backup & recovery para os

ambientes do projeto 10%

- Acompanhamento de testes de homologação 10%

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

(essencialmente toalhas adamascadas, damasquilho de linho e algodão, panos de linho e lenços de linho e algodão, desenvolvidos essencialmente em 17 freguesias do concelho

Assentadas referidas premissas, cumpre enfatizar que o regimental não prospera, porquanto a interpretação almejada pelo agravante, que se coaduna com aquela adotada pelo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Posteriormente, em Junho de 1999, ingressei no grupo Efacec, onde fui responsável pela elaboração de projetos e propostas para a construção de Estações de Tratamento

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação