• Nenhum resultado encontrado

PRODUTOS INDUSTRIAIS PARA MANUTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA SUA EMPRESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRODUTOS INDUSTRIAIS PARA MANUTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA SUA EMPRESA"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)

PRODUTOS INDUSTRIAIS

PARA MANUTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO

(2)

2

A Empresa

Ao longo dos 19 anos de sua existência, a

PRIMEIRA LINHA COMERCIAL DE ROLAMENTOS LTDA,

tem direcionado seu crescimento e desenvolvimento para novas tecnologias e criação de produtos e serviços que agregam valor para seus clientes.

Como Distribuidor Autorizado SKF, a PRIMEIRA LINHA detém longa experiência no ambiente industrial e educacional, como provedora de produtos, treinamentos e serviços de elevado grau tecnológico. Adicionalmente, procuramos contribuir para a operação e organização das empresas, na atualização das mais novas técnicas de montagem, desmontagem de rolamentos, lubrificação e monitoramento, focando sempre no aumento da performance de máquinas/equipamentos e capacitação de profissionais do setor.

A SKF, que, em seus mais de 100 anos de história, se consolida como uma empresa de soluções de engenharia integrada em 5 plataformas: Vedações, Rolamentos e Acessórios, Sistemas de Lubrificação, Mecatrônica e Serviços.

A Primeira Linha, no seu papel de Distribuidor Autorizado CMP certificado pela SKF e Especialista do Segmento Educacional, tem o

compromisso de oferecer soluções viáveis para problemas reais em seus clientes, focando sempre no aumento do período entre falhas de rotativos (MTBF) e

consequentemente no aumento da produtividade e confiabilidade de máquinas e equipamentos.

(3)

3

Linha de Produtos

Instrumentos

Alinhador de Eixos 05

Calços Calibrados para Máquinas 09

Alinhador de Polias 10

Alinhador de Correias 11 Medidor de Tensão de Correia 12

Câmera Termográfica 13

Tacômetro Multifuncional 15 Caneta Detectora de Descarga Elétrica 17

Endoscópio 18

Estetoscópio Eletrônico 19

Caneta de Vibração 20

Sensor Ultrassônico 20

Estroboscópio 21

Indicador de Condição de Máquina 22

Montagem e Desmontagem de Rolamentos

Extratores 24

Aquecedores de Indução 29

Chaves de Gancho 30

Kit de Montagem de Rolamentos 31

Bombas Hidráulicas 32

Porcas Hidráulicas 32

Calibradores de Folga 33

Lubrificação

Lubrificadores Automáticos 35 Graxas para Rolamentos 37

Bombas de Graxa 39

Medidor de Graxa 41

KIT de Análise de Graxa 41 Monitor para verificação de Óleo 42

(4)

4

Instrumentos

Essenciais para obter o máximo em vida útil

dos rolamentos e desempenho das

máquinas

Alinhador de Eixos

Alinhador de Polias

Calços Calibrados para Máquinas

Alinhador de Correias

Medidor de Tensão de Correia

Câmera Termográfica

Tacômetro Multifuncional

Caneta Detectora de Descarga Elétrica

Endoscópio

Estetoscópio Eletrônico

Caneta de Vibração

Sensor Ultrassônico

Estroboscópio

Indicador de Condição de Máquina

(5)

5

TKSA 11

Ferramenta para Alinhamento de Eixos

A nova tecnologia torna o alinhamento

de eixos fácil e econômico

A ferramenta TKSA 11 é a precursora de uma nova geração de ferramentas para alinhamento de eixos. Usando dispositivos móveis, o instrumento guia o usuário de modo intuitivo ao longo de todo o processo de alinhamento. Com foco nas principais tarefas de alinhamento, foi projetada para ser um instrumento de uso fácil que resulte em um

alinhamento preciso e que seja especialmente adequado para alinhamentos de eixos de nível básico.

É o primeiro instrumento do mercado que usa sensores de proximidade indutivos, permitindo que um alinhamento de eixo preciso e confiável seja economicamente viável para todos os orçamentos.

Características e vantagens

 O modo de visualização ao vivo do aparelho e a posição do motor tornam a medição e o alinhamento horizontal fácil e intuitivo.

 O aplicativo TKSA 11 oferece um modo de demonstração totalmente funcional que permite experimentar o processo completo de alinhamento, sem que seja necessário comprar a TKSA 11.  A TKSA 11 foi projetada para permitir um rápido

retorno do investimento, além de ser

economicamente viável para todos os orçamentos.  Dispositivos móveis permitem gráficos de alta

resolução, uso intuitivo, atualizações de software automáticas e escolher a unidade do mostrador.

 Com a utilização dos sensores indutivos de

proximidade, a medição não é mais afetada pela luz solar, e a influência da folga é reduzida, o que torna o instrumento mais robusto. Tudo isso permite que a TKSA 11 proporcione um alinhamento altamente preciso e confiável

 Relatórios de alinhamento automáticos dão uma visão geral do processo de alinhamento e dos resultados. Os relatórios podem ser facilmente compartilhados por e-mail ou por serviços em nuvem

(6)

TKSA 31

Ferramenta para Alinhamento de Eixo TKSA 31

O sistema intuitivo e acessível de alinhamento de eixo

a laser

A TKSA 31 é a solução mais acessível da SKF para fácil alinhamento de eixo a laser. O display ergonômico com tela sensível ao toque faz com que seja muito fácil usar o instrumento e a biblioteca integrada da máquina ajuda a armazenar os relatórios de alinhamento de várias máquinas.

Os detectores a laser grandes nos cabeçotes de medição reduzem a necessidade de pré-alinhamentos e a ferramenta incorporada de pé manco estabelece a base para um alinhamento bem-sucedido.

Outras funções como visualização em tempo real e a medição automática dão suporte a tarefas de alinhamento rápidas e eficazes e fazem da TKSA 31 uma ferramenta para alinhamento de eixo inovadora, que cabe em praticamente qualquer orçamento.

 Podem ser feitas medições fáceis, usando a famosa medição de três posições (9-12-15 horas) com flexibilidade extra de posicionamento de 40° ao redor de cada posição de medição.

 O preço é bastante acessível devido ao enfoque no processo de alinhamento padrão e nas funções essenciais que permitem alinhamentos de eixo rápidos e eficazes.

 A "medição automática" permite medições sem o uso das mãos, detectando a posição dos cabeçotes e fazendo uma medição somente quando os cabeçotes são girados na posição correta.  Os relatórios automáticos são

gerados após cada alinhamento e podem ser personalizados com observações sobre a aplicação. Todos os relatórios podem ser exportados como arquivos PDF.

 A visualização em tempo real dá suporte a medições intuitivas e facilita as correções de posição vertical e horizontal da máquina.

 A biblioteca da máquina oferece uma visão geral de todas as máquinas e dos relatórios de alinhamento. Ela simplifica a identificação da máquina e melhora o fluxo de trabalho de alinhamento.

(7)

7

TKSA 41

Alinhador de Eixos

A nova tecnologia torna o alinhamento de eixos fácil e econômico

A TKSA 41 é uma solução de alinhamento a laser avançada para obter alinhamentos de eixo precisos. Com duas unidades de medição sem fio, detectores grandes e laser poderosos, o instrumento realiza medições precisas, mesmo nas condições mais difíceis.

A unidade de tela ergonômica com navegação intuitiva em tela sensível ao toque torna seus alinhamentos mais rápidos e fáceis, ao mesmo tempo em que os recursos inovadores, como a “medição livre”, aumentam o desempenho do alinhamento. Com o foco em melhorar as práticas de alinhamento, a Ferramenta de Alinhamento de Eixo SKF TKSA 41 é uma das soluções de alinhamento de melhor valor no setor.

 A comunicação sem fio melhora o manuseio do instrumento e permite o alinhamento de aplicações de difícil alcance de uma posição segura.

 A medição livre permite que as medições de alinhamento comecem de qualquer ângulo e terminem com uma varredura angular de apenas 90°.

 A medição automática permite medições sem o uso das mãos, ao detectar a posição do cabeçote e fazer uma medição quando os cabeçotes são girados para a posição correta.

 Relatórios automáticos são gerados após cada alinhamento. Os relatórios podem ser

personalizados com observações e imagens da câmera incorporada para uma visão geral bastante ampla. Todos os relatórios podem ser exportados como arquivos PDF.

 A visualização em tempo real dá suporte a medições intuitivas e facilita alinhamentos verticais e horizontais.

Alinhamento do eixo é recomendado para quase todos os setores, uma vez que permite a disponibilidade da máquina para ser significativamente melhorada e os custos de manutenção deve ser reduzida. A simplicidade do TKSA 41 fornece maior confiança para o desempenho das tarefas de alinhamento em todos os tipos de máquinas rotativas horizontais.

(8)

TKSA 51

Ferramenta para Alinhamento de Eixo

Alinhamento de eixo intuitivo e abrangente

utilizando tablets e smartphones

A ferramenta para alinhamento de eixo TKSA 51 oferece alta flexibilidade de medição e desempenho apropriado para trabalhos de alinhamento do nível básico ao avançado. Desenvolvida para trabalhar com alinhamento de eixos para o aplicativo TKSA 51 em um tablet ou smartphone, essa ferramenta intuitiva é fácil de usar e não requer treinamento especial. Os acessórios incluídos permitem utilizar a TKSA 51 para uma ampla variedade de aplicações de alinhamento, como motores, acionamentos, ventiladores, bombas, caixas redutoras e muito mais. O aplicativo móvel da ferramenta inclui vídeos de instruções para mostrar aos operadores como realizar medições precisas.

Flexibilidade de medição - a conhecida medição de três posições tem flexibilidade adicional, uma vez que as medições

podem começar em qualquer ângulo e exigem uma rotação total mínima de apenas 40 graus. Isso permite que os operadores realizem alinhamentos em aplicações com espaços limitados.

Relatórios automáticos - os relatórios de alinhamento são gerados automaticamente e, por meio da tela sensível ao

toque, podem ser personalizados com observações, a foto de uma máquina e a assinatura. Esses relatórios podem ser exportados como arquivos PDF e compartilhados com outros aplicativos móveis.

Abrangente e compacto - uma série de componentes incluídos, como suportes magnéticos de montagem e correntes e

hastes de extensão, aumentam a versatilidade da TKSA 51; ainda assim, ela permanece compacta, leve e fácil de transportar.

Visualização 3D em tempo real -

esse recurso permite o posicionamento intuitivo de cabeçotes para rápidas medições de alinhamento e exibe em tempo real quando a correção de alinhamento horizontal/vertical é atingida. O aplicativo permite rotação 3D do motor virtual para corresponder à posição real da máquina.

(9)

9

TMAS

Calços Calibrados da série TMAS para Máquinas

Para alinhamentos verticais precisos de máquinas

O ajuste preciso das máquinas é um elemento essencial de qualquer processo de alinhamento. Os calços pré-cortados de fenda única SKF estão disponíveis em cinco dimensões diferentes e em dez espessuras distintas.

 Fabricados em aço inoxidável de alta qualidade, sendo, portanto, reutilizáveis

 Fáceis de ajustar e remover

 Tolerâncias precisas para alinhamentos de alta qualidade  As espessuras estão nitidamente gravadas nos calços  Completamente isentos de rebarbas

 Os calços pré-cortados são fornecidos em embalagens de 10 unidades e em kits completos Para obter mais detalhes, como dimensões e conteúdo do kit, selecione um dos links a seguir:

TMAS 50/KIT

TMAS 75/KIT

Tam (mm) 50 x 50 Quantidade 20 10 Espessura 0,05 0,40 2,00 0,10 0,50 0,20 0,70 0,25 1,00 Tam (mm) 75 x 75 Quantidade 20 10 Espessura 0,05 0,40 2,00 0,10 0,50 0,20 0,70 0,25 1,00

(10)

10

TKBA 10 e TKBA 20

Ferramenta de Alinhamento de Polias

Ferramentas versáteis para alinhamento de polia e

roda dentada

As ferramentas SKF TKBA 10 e TKBA 20 permitem o alinhamento de polias e rodas dentadas na face lateral. A unidade é anexada magneticamente à face interna ou externa de quase toda polia de correia ou roda dentada e não possui peças pequenas ou alvos que possam ser perdidos.

Uma linha de laser é projetada da unidade transmissora para a unidade refletora montada na polia oposta. A linha de referência na unidade refletora indica diretamente o deslocamento e desalinhamento angular vertical. A linha de laser refletida exibida na unidade transmissora mostra o desalinhamento angular horizontal de todos os três.

Características e vantagens

 Ímãs potentes permitem uma fixação fácil e rápida;

Facilita o ajuste simultâneo de tensão e de alinhamento;

Pode ser usada em praticamente todas as máquinas com correias em V, correias trapezoidais múltiplas, correias estriadas e a maioria das outras correias, bem como rodas dentadas;

 A SKF TKBA 10 utiliza um laser vermelho e pode ser usada em distâncias de até 3 metros;

 A SKF TKBA 20 utiliza um laser verde claramente visível e pode ser usada em distâncias de até 6 metros. Ela também pode ser

utilizada em ambientes externos quando houver sol;

(11)

11

TKBA 40

Ferramenta para Alinhamento de Correia

Ferramenta altamente precisa para alinhamento de

polia de correia em V

A ferramenta SKF TKBA 40 alinha as polias de correias em V nas ranhuras. Guias em V e poderosos imãs permitem que a ferramenta TKBA 40 seja colocada nas ranhuras da polia. Com apenas dois componentes, uma unidade emissora de laser e uma unidade receptora, a ferramenta para alinhamento de correia é fácil e rápida de instalar. A área-alvo tridimensional na unidade receptora permite a detecção fácil do desalinhamento, bem como sua natureza (seja ele horizontal, vertical, paralelo ou uma combinação dos três).

Características e benefícios e vantagens?

Ímãs potentes permitem uma fixação fácil e rápida

A área tridimensional de destino simplifica o

processo de alinhamento

Facilita o ajuste simultâneo de tensão e de alinhamento

Guias em V facilitam o alinhamento de uma ampla variedade de polias de correias em V

Alinhar as ranhuras da polia de correia em V em vez de sua face, permitindo o alinhamento ideal das polias de largura desigual ou com faces diferentes

A distância operacional máxima de 6 metros suporta

várias aplicações

O adaptador especial lateral, que permite o alinhamento de polias de múltiplas correias, e rodas dentadas estão disponíveis como acessório

(12)

PHL FM 10/400

Ferramentas para Medição de Tensão de Correia

Um dos métodos mais preciosos de medição de

tensão de correias

A tensão correta de correias é fundamental para todo o sistema de transmissão e para sua vida útil e dos rolamentos associados. Portanto, é importante obter um resultado preciso e confiável na medição da tensão de correias.

O medidor por frequência da SKF é uma das ferramentas de maior precisão para medir a tensão de correias em uma transmissão. Os resultados são rapidamente obtidos, confiáveis e o mais importante é que a medição pode ser repetida. O medidor é extremamente fácil de usar, uma vez que o minimiza o risco de erros humanos. Portanto o medidor de tensão de correias SKF é a ferramenta ideal para a medição de tensão de correias. As leituras são rapidamente, confiáveis, e mais importante é extremamente fácil de usar e minimizar o risco de erros.

Ampla variedade de aplicações:

O medidor de Frequência de Correias SKF consiste de um medidor manual e de um sensor ótico para propiciar medições de tensão de correia sem contato para a maioria dos seguintes tipos de correia, mesmo em um ambiente ruidoso:

 Correias em V (revestidas, dentadas, com nervuras)

 Correias em V agrupadas

 Correias Sincronizadas

Medidor de Tensão de Correias por Frequência SKF é capaz de medir frequências de vibração de correia de 10 a 400 Hz. Com base na frequência de correia medida, o Medidor de Tensão de Correia por Frequência SKF calcula as tensões de correia de até 9.900 N (2 200 Ibs).]

Fácil e rápido para usar:

 Basta introduzir o intervalo de comprimento e os dos de massa. Os dados também podem ser salvos e recuperados para o uso repetido, caso seja necessário;

 Aponte o sensor para o centro do local de medição da correia selecionada e examine ou teste a correia;

 O display exibirá a frequência medida que pode ser apresentada em forças de valores em Newton ou libras;

 Reajuste a tensão da correia, se necessário, e faça uma nova medição para confirmar a tensão correta.

(13)

13

TKTI 21

Câmera termográfica TKTI 21

Câmera termográfica de fácil uso simplifica as

inspeções de máquinas

Os técnicos de manutenção e termógrafos experientes podem detectar, de maneira rápida e fácil, pontos quentes problemáticos com a Câmera Termográfica SKF TKTI 21 de interface amigável. Com um detector térmico de 160 x 120 pixels e uma câmera visual, a TKTI 21 é adequada para muitas aplicações de inspeção de manutenção mecânica e elétrica. Uma ampla faixa de medição de temperaturas, de –20 a +350 °C, torna a TKTI 21 indicada para diversos programas de manutenção proativa.

Função de alarme de limite de temperatura sonoro e visual chama a atenção do usuário para condições anormais.

Cursores automáticos para pontos quentes e frios indicam rapidamente os extremos em uma cena

Até cinco cursores/áreas de temperatura móveis com configurações de emissividade individuais para análise de cenas complexas.

É possível exibir a diferença de temperatura entre dois cursores na tela, permitindo comparações de temperatura rápidas e fáceis.

Gráficos isotérmicos, gradientes de temperatura

e caixas de análise de área permitem análises avançadas das cenas.

Tabelas internas de emissividade permitem um ajuste fácil do valor de emissividade.

Onze paletas de cores selecionáveis para facilidade de uso.

Imagens visuais e térmicas totalmente

radiométricas são armazenadas no cartão micro SD fornecido.

As imagens podem receber anotações de voz para exame posterior com o software para PC.

A função de saída de vídeo permite exibir a

imagem ao vivo em um display externo; útil para exibições para grupos de pessoas.

Fornecida com duas baterias padrão para

câmeras e um carregador independente, possibilitando um tempo de uso prolongado em campo.

Construção resistente e com uma classificação IP 54, permitindo o uso em praticamente qualquer lugar.

Pacote de software abrangente para PC para um número ilimitado de usuários e que permite análises avançadas de imagens e geração de relatórios profissionais.

(14)

14

TKTI 31

Câmera Termográfica

Detecte pontos quentes, antes que eles causem problemas

Inspetores de fábrica e prédios podem rápida e facilmente detectar pontos quentes e frios problemáticos com a câmera termográfica SKF TKTI 31. Equipada com um detector térmico de alta resolução de 380 ™ 280 pixels e câmera visual, a TKTI 31

atende a uma ampla variedade de aplicações. A sensibilidade térmica de apenas 0,06 °C permite que pequenas diferenças de temperatura sejam claramente exibidas.

Robusta e Prática

 Projetado para uso em ambientes de trabalho severos.

 Ampla faixa de temperatura operacional de -15 a +50ºC (5 a 122 ºF)

 Aparelho fornecido com duas baterias que podem ser recarregadas pelo usuário, que permitem um uso praticamente constante

Fácil de usar

 Botão feedback t´tail permite usar o aparelho com luvas;

 Estrutura de menu simples e abrangente;  O equilíbrio de peso da câmara reduz a fadiga do

usuário;

 As imagens térmicas ao vivo podem ser exibidas em um monitor de TV normal

Pacote de software de análise e relatório

 Gera resultados profissionais com facilidade;  As opções abrangentes de análise e relatórios

(15)

15

TKRT 10

Tacômetro Multifuncional á Laser

Grande precisão associada à versatilidade de medição

Equipamento preciso e de fácil utilização que utiliza laser ou contato para medir a velocidade de rotação e linear. Equipado com adaptador de contato e laser, capaz de medir a velocidade em 5 modos

diferentes: rpm, rps, m, pés ou jardas por minuto ou por segundo em distâncias ou revoluções, ou em um intervalo de tempo.

Permite uma grande amplitude de mais ou menos 80 graus até o alvo onde torna a medição fácil onde o acesso em linha reta for difícil.

Características e Vantagens:

 O usuário pode escolher a medição:

- em rpm, rps, m, pés ou jardas por minuto ou por segundo

- em distancias ou revoluções ou - em um intervalo de tempo

 A grande faixa de velocidades e os diversos modos e medição tornam a série TMRT apropriada para medição de velocidade em muitas aplicações  A grande amplitude de ± 80º até o alvo torna a

medição fácil onde o acesso em linha reta for difícil  O sistema óptico a laser permite medições rápidas e

fáceis a uma distância segura das máquinas rotativas

 O grande mostrador reversível de cristal líquido ajuda a torna a leitura fácil, mesmo quando a unidade estiver aprontando para dentro da maquina  Instrumento de desenho compacto, fácil de ser

usado e operando com uma só mão.  Fornecido em uma maleta para proteção e

(16)

16

TKRT 20

Tacômetro Digital Multifuncional

Alta precisão aliada à versatilidade de medição

O tacômetro digital multifuncional TKRT 20 é um tacômetro digital preciso e fácil de usar que emprega laser ou contato para medir velocidades lineares e de rotação. Equipado com laser e um adaptador de contato, ele oferece uma grande versatilidade de medição de velocidade em cinco modos diferentes.

Além disso, a grande faixa angular de ± 80° ao alvo propicia medições fáceis em áreas, nas quais o acesso em linha reta é difícil. O sistema ótico do laser permite medições rápidas e fáceis de velocidade a uma distância segura das máquinas rotativas.

 Com esse tacômetro digital, o usuário pode selecionar medições de:

- rpm, rps, m, pés ou jardas por minuto ou segundo, - contagem de voltas ou de comprimento ou - intervalo de tempo

 Uma ampla faixa de velocidades e vários modos de medição tornam o TKRT 20 indicado para medição de velocidade em diversas aplicações

 A grande faixa angular de ± 80° ao alvo propicia medições fáceis em áreas, nas quais o acesso em linha reta é difícil  O display LCD grande e reversível permite leituras fáceis, mesmo quando a unidade é apontada para baixo, dentro das máquinas

 Design compacto e operação com apenas uma mão  Fornecido em um estojo para proteção e portabilidade  O tacômetro digital TKRT 20 também pode ser equipado

(17)

17

TKED 1

Caneta Detectora de Descarga Elétrica

Um modo exclusivo, confiável e seguro de detectar descargas

elétricas em rolamentos instalados em motores elétricos

Instrumento portátil e simples de usar que detecta as descargas elétricas que ocorrem nos rolamentos instalados em motores elétricos sem contato físico com os mesmos o que ajuda a proteger o usuário contra acidentes envolvendo partes móveis. O instrumento permite ajudar a identificar os rolamentos mais suscetíveis à falha e evitar de modo significativo as interrupções não planejadas de funcionamento das máquinas.

Características:

 Uma solução remota exclusiva que permite sua operação sem contato físico com os motores. Esse recurso ajuda a proteger o usuário contra acidentes envolvendo partes móveis.

 Não necessita nenhum treinamento especial  Capaz de detectar descargas elétricas em lapsos de

tempo de 10 segundos, 30 segundos ou indefinidos  Tela com iluminação por LED permite o uso do

instrumento em ambientes escuros  Fornecido de fábrica com pilhas, antenas

sobressalente e instruções universais baseadas em figuras, acomodado em um estojo

(18)

18

TKES 10

Endoscópio série TKES

Inspeção rápida e fácil, incorporando funções

de vídeo

Instrumento compacto e portátil que permite ao usuário visualizar as aplicações em ambientes em difícil acesso que normalmente não poderiam ser visualizados a olho nu. A unidade de exibição com tela de cristal líquido TFT, grande angular com dimensão de 3,5”, permite visualizar, armazenar e examinar fotos e imagens de vídeo.

As imagens podem também ser exibidas diretamente em uma tela de TV ou armazenadas e transferidas a um PC para uso posterior. O tubo flexível de inserção usa uma câmera em miniatura, equipada com poderosa iluminação por LED, de intensidade variável, o que possibilita que a imagem seja exibida na tela.

Vantagens:

 O Endoscópio compacto e do tamanho da palma da mão permite uma verdadeira portabilidade;

 Fácil de montar e usar, sem que seja necessário nenhum treinamento especial  Avançado sistema ótico, de elevada qualidade, propicia uma excelente; imagem,

de tela inteira, de boa resolução, em comparação com endoscópios de fibra ótica;  O cartão de memória SD de 1 GB incluído pode armazenar até 30.000 fotos ou

4-5 horas de vídeo;

 O tubo flexível resistente á água pode ser usado em aplicações onde há presença de umidade;

 A iluminação incorporada por LED e ajustável de modo continuo ajuda a evitar a exposição insuficiente ou excessiva do alvo.

Tipos: TKES 10A Unidade mostradora com ponta articulada TKES 10S Unidade mostradora com tudo semirrígido TKES 10F Unidade mostradora com tubo flexível

(19)

19

TMST 3

Estetoscópio Eletrônico

Detecta facilmente e com grande precisão ruídos de

rolamentos e máquinas

Instrumento de alta qualidade que possibilita a determinação de peças problemáticas através da detecção de ruídos da máquina. O instrumento é composto de: 1 fone de ouvido, 2 sensores de comprimentos diferentes (70 e 220 mm), e 1 CD de áudio pré-gravado demonstrando os ruídos de máquinas problemáticas mais comumente encontrados, tudo isso fornecido dentro de um resistente estojo para transporte.

Vantagens:

 Fácil de usar e de operar, não requer treinamento especial

 Projeto ergonômico leve o torna fácil de operar com uma mão

 A excelente qualidade de som ajuda a identificar de forma confiável a causa possível do ruído  Fone de ouvido de alto rendimento para uma ótima qualidade de som, mesmo em ambientes extremamente ruidosos

 Controle digital de volume ajustável até 32 níveis para alcançar o volume desejado

 Volume de saída ajustável em 32 níveis  Duração das pilhas em 30 horas (uso continuo)

(20)

20

CMAS 100-SL

Caneta de Vibração

O monitoramento da máquina ficou simples e prático

Tanto os usuários novatos como os experientes podem verificar as condições do equipamento rotativo de forma fácil, rápida e precisa por toda a instalação.

O Equipamento fornece uma leitura geral da vibração de

“velocidade” que mede os sinais de vibração da máquina causados por problemas rotativos e estruturais tais como desbalanceamento, desalinhamento, partes frouxas e compara-os automaticamente com as diretrizes ISO pré-programadas.

Benefícios:

 Medir simultaneamente a velocidade, envelope de aceleração e a temperatura economiza tempo  Avaliar a vibração em máquinas industriais não alternadas

 Leve, compacto, ergonomicamente projetado e cabe perfeitamente em um cinto, no bolso ou em um kit de ferramentas  Excepcionalmente durável, a unidade tem classificação IP 54 para uso em ambientes industriai

 Mensagens de alerta e perigo fornecem maior confiança no diagnostico

CMIN 400-K

Sensor ultrassônico Inspector

Detecção fácil de sons de alta frequência

Aparelho capaz de detectar sons de alta frequência produzidos por equipamentos em

funcionamento, vazamentos de sistemas pressurizados ou a vácuo, inclusive de ar comprimido, verificação rápida e precisa da condição de válvulas a vapor, detecção de arco voltaico, trilhamento e descarga de superfície em dispositivos elétricos, além de testes em rolamentos, bombas, motores e compressores. Capaz de traduzir eletronicamente esses sinais por meio de um processo heteródino, tornando-os audíveis de modo que o usuário pode ouvi-los através de um fone de ouvido e vê-los à medida que o aumento da intensidade dos sons é captado pelo medidor.

Características:

 Detecta vazamentos de sistemas pressurizados ou a vácuo, inclusive de ar comprimido  Verifica rápida e precisamente a condição de válvulas de sistemas a vapor

 Detecta arco voltaico, trilhamento e descarga de superfície em dispositivos elétricos  Testa rolamentos, bombas, motores e compressores

(21)

21

TKRS 10

Estroboscópio

Inspeção fácil e com boa relação custo benefício em um

piscar de olhos

Dispositivo portátil e compacto de fácil utilização que faz com que o movimento de máquinas rotativas ou alternativas pareçam estar congeladas.

Eles permitem que aplicações como pás de ventiladores, acoplamentos e engrenagens, fusos de máquinas ferramentas, acionamentos por correias sejam inspecionadas enquanto estão em funcionamento. Deverá possuir recurso de alternância em fase para permitir ao usuário avançar ou retardar o tempo de emissão de luz.

 Taxas de acendimento do flash de até 12.500 flashes por minuto abrangem uma ampla faixa de aplicações

 Mostrador de LCD de fácil leitura

 A fonte de xenônio do tudo de flashes dura pelo menos 100 milhões de flashes

 Fornecido com um tubo de flashes adicional para minimizar o tempo de parada da unidade

 A bateria recarregável permite até 2,5 horas de uso antes de precisar ser recarregada

TKRS 20

Estroboscópio

Permitem inspeções econômicas em uma fração de segundo

 A fonte de luz a LED com baixo consumo de energia permite que a bateria recarregável opere normalmente por, pelo menos, doze horas  Flashes brilhantes e fortes proporcionam uma boa iluminação do alvo à

distância, com uma área de visualização concentrada, sendo ideal para uso em ambientes externos

 Frequências de até 300 mil flashes por minuto abrangem a maioria das aplicações de alta velocidade. Para inspeções de rotina, o modo de lâmpada de alta intensidade é útil

 Um sensor óptico remoto é incluído, possibilitando que a taxa de acendimento do flash seja disparada facilmente, além de permitir que o estroboscópio seja utilizado como tacômetro

(22)

22

CMSS 200

Indicador de Condição de Máquina

Confiabilidade e viabilidade indicador de condição de máquina

O SKF Machine Condition Indicator (MCI) é um indicador e sensor de vibração econômico para o monitoramento de máquinas não críticas. Ele é ideal para máquinas com condições operacionais constantes que não eram monitoradas anteriormente nas fábricas. Pode ser comparado a luz indicadora de mau funcionamento do motor de um carro para as máquinas industriais: ele alerta que algo está errado e que uma análise mais detalhada é necessária. O papel dessa luz indicadora em um carro é o mesmo desempenhado pelo SKF Machine Condition Indicator em máquinas industriais. Os sensores internos medem a velocidade, o envelope de aceleração (vibração impulsiva de rolamento ou engrenagem) e a temperatura de superfície da máquina.

A chave de leitura magnética incluída é utilizada para ativar o SKF Machine Condition Indicator, mudar os modos de operação e ajustar as linhas de base de vibração e os alarmes de confirmação.

A unidade apresenta três LEDs para indicar as condições da máquina e do rolamento. Assim que a unidade fica acesa, ela alerta o técnico de manutenção preditiva para que uma análise de causa-raiz seja realizada.

Além disso, ela conta com um código de barras com número de série para fins de identificação da máquina e para facilitar a incorporação em um programa de confiabilidade dirigida pelo operador (ODR), as rotinas de manutenção ou as verificações programadas.

 Operação autônoma;

 Medições de velocidade para a saúde geral da máquina;

 Medições de aceleração envelopada para a detecção antecipada de falhas de rolamento;  Medições de temperatura para indicar

aquecimentos anormais;

 Dois modos de operação para atender muito tipos diferentes de máquinas;

(23)

23

Montagem

e Desmontagem

de Rolamentos

Evite mais de 60% das falhas prematuras dos

rolamentos com as ferramentas certas

Extratores

Aquecedores de Indução

Chaves de Gancho

Kit de Montagem de Rolamentos

Bombas Hidráulicas

Calibradores de Folga

(24)

24

EasyPull

Equipado com braços acionados por mola e um projeto resistente, o sistema patenteado Easypull da SKF é uma faz ferramentas de uso mais amigável e seguro disponíveis no mercado. Projetado ergonomicamente, o braço acionado por mola permite ao usuário posicionar o extrator por detrás do componente com um único movimento o EasyPull da SKF está disponível em versões mecânicas ou hidraulicamente assistidas, bem como em kits completos com uma placa extratora de três seções e uma manta de proteção do extrator.

TMMA

Extrator Mecânico

Desmontagem de rolamento segura e fácil

 O projeto robusto permite a desmontagem de componentes de uma maneira segura mesmo em aplicações que tenham sofrido um forte aperto  O exclusivo mecanismo de abertura com anel

vermelho acionado por mola permite que o EasyPull seja posicionado por trás do componente com um só movimento das mãos

 O braço de autotravamento ajuda a evitar o risco de o extrator deslizar sob a ação de carga

 As duplas cabeças hexagonais permitem uma fácil aplicação da força de extração

 A capacidade de autocentralização e o bico protetor ajudam a prevenir danos ao eixo

 Economia de tempo eficiente devido à rápida desmontagem

 Disponível em três tamanhos com uma força de extração de 60, 80 ou 120 kN (6,7, 9,0 ou 13,5 t – EUA), permitindo uma fácil escolha

 Geradores de força hidráulica disponíveis como acessório para as versões de 80 e 120 kN

.

 Prontos para uso, incluindo cilindro hidráulico, bomba e extrator integrados - o que torna, portanto, desnecessária a montagem e a compra de peças em separado

 A válvula de segurança protege os eixos-árvore e os extratores contra sobrecarga, caso seja aplicada uma força excessiva

 O ponto central carregado por mola do eixo-árvore hidráulico permite uma fácil centralização do extrator sobre o eixo, sem causar danos

 O extrator TMMA 100H tem uma força de extração máxima de 100 kN (11,2 t – EUA) e um curso longo de 80 mm (3,1 pol.) que facilita a maioria das tarefas de desmontagem em uma única operação

 Para tarefas de desmontagem que necessitam de força menor, a SKF oferece a versão de 75 KN (8,4 t – EUA), o EasyPull hidráulico TMMA 75H com o curso máximo de 75 mm (3 pol.)

 Fornecidos com peças de extensão e um bico protetor

.

TMMA..H

Extrator Mecânico

(25)

25

TMMD 100

Extrator de Rolamentos Rígidos de Esferas

Facilita a desmontagem de rolamentos em mancais cegos

O extrator é apropriado para uso em aplicações com mancais cegos e aplicações de eixos. Além de desmontar rolamentos abertos, o TMMD 100 pode ser usado para desmontar rolamentos vedados, após a remoção da vedação. O kit extrator contém seis conjuntos de braços extratores de diferentes tamanhos, dois eixos-árvore e um cabo, todos acomodados em uma maleta para transporte. O TMMD 100 é ideal para desmontar até 71 tipos diferentes de rolamentos rígidos de esferas SKF de eixos com diâmetro de 10 a 100 mm (0.4 to 3.9 in.).

 As garras foram especialmente projetadas para facilitar o ajuste preciso nas pistas do rolamento, proporcionando boa aderência e permitindo a aplicação de maior força na desmontagem  Os braços do extrator são feitos de uma peça em aço

temperado, cortada a laser, para proporcionar mais resistência e durabilidade

 Os braços com tamanhos 4, 5 e 6 são equipados com chapas de entrada para acomodar uma ampla gama de rolamentos  O ângulo de rotação da garra foi limitado para proporcionar

fácil inserção

TMBP 20E

Kit Extrator de Mancal Cego

Remove o rolamento sem desmontar toda a máquina

O TMBP 20E é um extrator do tipo adaptador para desmontagem de rolamentos rígidos de esferas em mancais cegos (ou seja, não é possível acessar o rolamento de esferas pelo anel externo ou pelo furo) com dimensões de eixo entre 30 mm e 160 mm (1.18 in. and 6.3 in.). O uso de hastes de extensão permite um longo alcance de até 583 mm (23 in.).

 Uma ampla variedade de rolamentos rígidos de esferas pode ser desmontada com seis conjuntos de adaptadores  Os novos adaptadores de esferas são mais duráveis

 Função de parada de chave no eixo-árvore para um manuseio fácil e seguro

(26)

26

TMMP

Extratores de Garra Padrão

Extratores mecânicos versáteis de duas e três garras

Um dos mais fáceis e eficientes meios de desmontagem de rolamentos pequenos ou médios é o emprego de extratores mecânicos. O uso de um extrator de garra SKF garante que, durante a desmontagem, não sejam causados danos ao rolamento nem ao eixo do rolamento. Os extratores de garras padrão SKF proporcionam uma operação de extração fácil e segura.

TMHP

Kit Extrator de Garra Hidráulico

Fácil desmontagem de rolamentos de até 11,2 toneladas

O kit extrator de garra SKF TMHP 10E está equipado com um eixo-árvore hidráulico que elimina o esforço na desmontagem de rolamentos de até 100 kN (11,2 t – EUA). O versátil kit extrator inclui três diferentes tamanhos de braços e pode ser montado em forma de extrator de dois ou de três braços, dependendo do espaço e das exigências da aplicação.

 A elevada classificação de cargas de 100 kN (11,2 t – EUA) torna o extrator apropriado para uma grande variedade de tarefas de desmontagem

 Os três diferentes tamanhos de braços, com o alcance máximo de 200 mm (7,8 pol.) tornam o TMHP 10E apropriado para o uso em uma grande variedade de aplicações

 Os braços com autotravamento minimizam o risco de o extrator escorregar do aplicativo quando estiver sob a ação de carga

 O eixo-árvore hidráulico facilita a desmontagem sem nenhum esforço  O eixo-árvore hidráulico é equipado com uma válvula de segurança

que minimiza o risco de sobrecarga, limitando a força aplicada em 100 kN (11,2 t – EUA)

 O eixo-árvore hidráulico de curso longo, 80 mm (3,1 pol.), facilita as operações de desmontagem

(27)

27

TMHC 110E

Extratores Posteriores Fortes

Fácil desmontagem de rolamentos, mesmo em

espaços restritos

Os fortes extratores posteriores SKF TMBS E SKF facilitam a desmontagem de rolamentos nas aplicações nas quais o emprego de extratores de garra tradicionais é restrito devido à falta de espaço ou quando se exige uma extensão mais longa. Os extratores TMBS 100E e TMBS 150E estão equipados com um eixo-árvore hidráulico, que permite fácil aplicação de força de até 100 kN (11,2 t – EUA). O TMBS 50E é equipado com um eixo-árvore mecânico para geração de força.

TMMR F

Extratores de Garra Reversível

Extratores versáteis e robustos para tarefas de extração

interna e externa

Os extratores de garra reversíveis multiuso SKF para extração interna e externa de rolamentos e outros componentes, como engrenagens e polias. A linha padrão de oito extratores pode acomodar uma ampla gama de tamanhos de rolamentos e componentes. Adicionando mais versatilidade ao programa do extrator TMMR..F, os quatro tamanhos maiores também estão disponíveis com braços mais longos como opção padrão (TMMR….XL).

Os braços mais longos ajudam a desmontar rolamentos e componentes posicionados longe da extremidade do eixo. Para oferecer mais versatilidade, os braços longos podem ser estendidos ainda mais adicionando as peças de extensão.

(28)

28

TMIP

Extratores Internos

Desmontagem fácil e rápida de rolamentos

Os extratores de rolamentos internos SKF TMIP foram especialmente projetados para desmontagem de rolamentos de mancais, onde o rolamento está encaixado ou ajustado no anel externo.

Projetados pela SKF, os extratores de rolamento exercem uma força de extração otimizada com o emprego de extratores operados por molas e um martelo deslizante de projeto exclusivo, sem a necessidade de ferramentas adicionais.

 Fácil remoção dos rolamentos dos mancais, redução do tempo de desmontagem do rolamento

 Projetados especialmente para se adaptar aos diâmetros do furo dos rolamentos, tornando fácil a escolha do extrator.

 Aço de alta resistência revestido com cromo, usado na fabricação dos extratores, proporciona uma ótima resistência e durabilidade.

 Extratores operados por molas ajudam a obter uma fácil expansão do extrator para se ajustar ao anel interno.

 O martelo deslizante ergonômico propicia a facilidade de uso  Projetados pela SKF, patente pendente.

 O projeto otimizado de garras proporciona uma fixação firme por trás do anel interno, gerando forças de tração mais elevadas com menor esforço.

Conteúdo do kit

TMIP 7-28 TMIP 30-60

Martelo deslizante Martelo deslizante

Extratores 7 - 9 mm (0.28 - 0.35 in.) 10 - 12 mm (0.39 - 0.47 in.) 15 - 17 mm (0.59 - 0.67 in.) 20 - 28 mm (0.79 - 1.1 in.) Extratores: 30 - 40 mm (1.2 - 1.6 in.) 45 - 60 mm (1.8 - 2.4 in.)

Cartão IFU Cartão IFU

(29)

29

TIH 030M

Aquecedor de Indução

Aquecedor de indução pequeno com capacidade

para aquecimento de rolamentos com até 40 kg

Aquecedor pequeno de indução que combina a alta capacidade de aquecimento com a praticidade de ser portátil.

O aquecedor é equipado com um dispositivo de proteção contra o superaquecimento para reduzir o risco de danos à bobina de indução e aos componentes eletrônicos. Além do modo de temperatura, o aquecedor é equipado com o modo de tempo para o aquecimento de outros componentes, além de rolamentos.

Vantagens:

 Projeto compacto e leve, apenas 21 kg, facilitando a portabilidade;  Capaz de aquecer um rolamento de 28 kg em apenas 20 minutos;  Fornecido de fábrica com três jugos magnetizadores, possibilitando

o aquecimento de rolamento com diâmetros de furo a partir de 20mm até um peso máximo de 40 kg (90 lb).

TIH 100m

Aquecedor de indução médio com

capacidade de aquecimento de

rolamentos de 120 kg

 Capaz de aquecer um rolamento de 97 kg (215 Ib) em menos de 20 minutos

 Fornecido de fábrica com três jugos magnetizadores, possibilitando o aquecimento de rolamentos com diâmetros de furo a partir de 20 mm (0.8 pol.) até um peso máximo de 120 Kg (265 Ib)

 Disponível em duas versões: 230 V/ 50 e 60 Hz e 400 a 460 V/50 a 60Hz

TIH 220m

Aquecedor de indução grande com

capacidade de aquecimento de

rolamentos de 300 kg

 Capaz de aquecer um rolamento de 220 kg (480 Ib) em apenas 20 minutos

 Fornecido de fábrica com três jugos magnetizadores, de furo a partir de 60 mm (2.3 pol.) até um peso máximo de 300 kg (660 Ib)

 Braço deslizante para jugo

magnetizador de grandes dimensões

 Disponível em duas versões: 203 V/50 a 60 Hz e 400 e 460V/50 a 60Hz.

TMBH 1

Aquecedor de indução portátil, pesando apenas 4.5 kg

 Portátil, leve, este aquecedor de alta eficiência é indicado para rolamentos com diâmetro interno variado entre 20 a 100 mm (0.8 a 4 pol.) e peso máximo de 5 kg (11 Ib)

 Equipado com controle de tempo e temperatura e desmagnetização automática

 Fornecido em uma caixa para transporte

 Ampla faixa de tensões de operação

(30)

30

CHAVES DE GANCHO HN 4-16/SET

Conjunto de Chaves de Gancho

Os tamanhos de chaves de gancho mais populares

combinados em um só conjunto.

O SKF HN 4-16/SET consiste de 9 chaves apropriadas para apertar ou afrouxar porcas de fixação nos tamanhos 4 até 16 e são baseadas na norma DIN 1810. As chaves de gancho foram projetadas para serem usadas com porcas KM, tanto da SKF quanto de terceiros, e estão em conformidade com a norma DIN 981. Além disso, são apropriadas para uso com as porcas N, AN, KMK, KMFE e KMT, bem como as porcas fabricadas de acordo com a norma DIN 1804.

 Contém chaves de gancho do tipo HN 4 e inclui as HN 16 da série SKF HN

 9 tamanhos diferentes de chaves para os tamanhos de porcas de fixação mais usados  Fácil identificação do tamanho correto da chave

 Fornecidas em um estojo resistente

CHAVES DE GANCHO HN

Quatro tamanhos para apertar ou soltar porcas de

até 24 tamanhos diferentes

As chaves de gancho ajustáveis SKF da série HNA facilitam o trabalho de apertar ou soltar porcas das séries KM, KML, N, AN, KMK, KMFE e KMT com segurança. As chaves são fabricadas em aço temperado especial para proporcionar durabilidade.

Uma chave de gancho serve para porcas de vários tamanhos, o que a torna adequada para muitas aplicações.

 Solução econômica: 4 chaves de gancho servem para porcas de 24 tamanhos diferentes

 Designação gravada a laser, que representa a faixa de tamanhos de porcas indicada para a chave, proporciona fácil identificação da chave correta

 Versatilidade: adequada para porcas das séries KM, KML, N, AN, KMK, KMFE e KMT  O furo no cabo da chave facilita o armazenamento da ferramenta

(31)

31

KIT TMFT 36

Kit para Montagem de Rolamentos

Ajuda a evitar a falha prematura de rolamentos

A montagem deficiente, geralmente usado força bruta, é responsável por 16% das falhas apresentadas pelos rolamentos. O Kit de ferramentas de montagem de rolamentos TMFT 36 da SKF foi projetado para proporcionar a montagem rápida e precisa de rolamentos, ao passo que reduz o risco de danos ao rolamento. A combinação ideal do anel e da bucha de impacto permite a transmissão eficiente da força de montagem ao anel de rolamento responsável pela fixação, reduzindo o risco de danos ás postas ou aos corpos rolantes do rolamento.

O kit contém 36 anéis de impacto, 3 buchas de impacto e um martelo de baixo impacto acomodados em uma maleta leve. Além do uso na montagem de rolamentos, o uso do kit TMFT 36 também é apropriado na montagem de outros componentes, tais como buchas, vedantes e polias.

 O kit TMFT 24 facilita a montagem de rolamentos diversos com diâmetros de furo de 15 a 45 mm

 O kit TMFT 36 facilita a montagem de rolamentos diversos com diâmetros de furo de 10 a 55 mm

 Facilita a montagem correta em aplicações com eixos, mancais e aplicações com dificuldade de acesso

 O diâmetro do anel de impacto ajusta-se precisamente ao diâmetro interno e externo do rolamento

 O diâmetro menor da área de impacto na parte superior da bucha permite a transmissão e distribuição eficazes da força de montagem

 Os anéis e as buchas de impacto são fabricados com um material resistente a alto impacto para proporcionar vida útil longa

 O encaixe fácil do anel de impacto na bucha fornece estabilidade e durabilidade

 Os anéis de impacto são adequados para uso sob uma prensa

 Os anéis de impacto contêm a identificação clara do tamanho do anel para fácil seleção

 A superfície uniforme do corpo da bucha de impacto fornece excelente aderência no manuseio  A cabeça dupla de nylon do martelo sem retrocesso ajuda a evitar danos aos componentes  O cabo de borracha do martelo fornece excelente aderência no manuseio

(32)

32

729124

Bomba Hidráulica de 100 MPa

100 MPa (14.500 psi)

A bomba 729124 é indicada para uso com porcas hidráulicas (menores ou iguais a HMV 54E) para montagem e desmontagem Lde rolamentos ou componentes em que a pressão máxima exigida é de 100 MPa (14.500 psi). A bomba é fornecida com uma mangueira de pressão de 1.500 mm (59 pol.), acoplamento de conexão rápida, pino graxeiro conjugado e manômetro. A bomba é preenchida com fluido de montagem SKF LHMF 300 e é fornecida com um litro adicional de fluido. Para aplicações em que o espaço não permite utilizar o acoplamento de conexão rápida ou o pino graxeiro, como buchas AOH, um modelo especial de bomba (729124 A) está disponível.

Aplicações:

 Porcas hidráulicas SKF menores ou iguais a HMV 54E

 Todas as outras aplicações com injeção de óleo em que a pressão máxima exigida for de 100 MPa (14.500 psi)

HMV

Porcas Hidráulicas

Aplicação fácil de forças amplas de deslocamento

A montagem de rolamentos em assentos cônicos pode ser difícil e demorada. O uso de uma porca hidráulica SKF facilita a aplicação fácil e rápida das forças de deslocamento necessárias para montar rolamentos. Desmontar os rolamentos montados nas buchas de fixação ou de desmontagem também costuma ser uma tarefa difícil e demorada.

Esses problemas podem ser reduzidos com o uso de uma porca hidráulica SKF.

O óleo é bombeado para a porca, e o pistão é empurrado para fora com uma força suficiente para liberar a bucha. Todas as porcas HMV ..E são fornecidas com um acoplamento de conexão rápida para ajuste em bombas hidráulicas SKF.

(33)

33

729865

Calibradores de Folga

Para uma medição precisa da folga do rolamento

Os calibradores de folga SKF foram projetados para medir a folga interna durante o ajuste de rolamentos autocompensadores de rolos. Há dois tipos disponíveis: um com 13 lâminas de 100 mm (4 pol.) de comprimento e outro com 29 lâminas de 200 mm (8 pol.) de comprimento.

 Alta precisão nas medições  O 729865 A é fornecido com tampa

protetora plástica

 O 729865 B é fornecido com gaiola protetora de aço

(34)

34

Lubrificação

A lubrificação inadequada causa

mais de 36% das falhas prematuras

de rolamentos

Lubrificadores Automáticos

Graxas para Rolamentos

Bombas de Graxa

Medidor de Graxa

KIT de Análise de Graxa

(35)

35

TLMR

Lubrificador Automático

Lubrificador automático por ponto único eletromecânicos

O Lubrificador Automático SKF – TLMR – é um lubrificador automático por ponto único projetado para fornecer graxa para um ponto único. Com uma pressão relativamente alta de 30 bar, esse lubrificador pode operar a longas distâncias, propiciando ótimos resultados em locais de lubrificação de difícil acesso e inseguros. Com uma ampla faixa de temperatura e um design robusto, o lubrificador TLMR é adequado para condições operacionais com vários níveis de temperatura e vibração.

 Preenchido com graxas SKF de alta qualidade  Taxa de dosagem independente da temperatura

 Pressão de descarga máxima de 30 bar durante todo o período de distribuição  Taxa de distribuição disponível em várias configurações

 Disponível em duas versões: TLMR 101 alimentada por baterias  (tipo AA padrão lítio) e TMRL 201 alimentação CC 12 -24 V  Disponível em cartuchos sem refil em dois tamanhos: 120 e 380 ml

Aplicações características:

 Aplicações que requerem um alto consumo de lubrificante  Aplicações com alto nível de vibração em operação

 A excelente proteção contra a água e a poeira torna o TLMR adequado para aplicações de máquinas em geral e para máquinas de processamento de alimentos

 O excelente desempenho sob altas temperaturas torna o TLMR adequado para salas de máquinas e aplicações de ventilação quentes

 O excelente desempenho sob baixas temperaturas torna o TLMR adequado para aplicações de turbinas eólicas

(36)

36

TLSD

Lubrificadores Automáticos

Lubrificador eletromecânico e automático por ponto

único, proporcionando lubrificação direta ou remota.

Os novos lubrificadores são confiáveis, fáceis de ajustar e são indicados para uma ampla variedade de aplicações de lubrificação, para utilização em equipamentos que vão desde bombas, ventiladores e ventoinhas até transportadores, escadas rolantes e guindastes.

A construção resistente do novo lubrificador TLSD é especialmente adequada para uso em aplicações com altos níveis de vibração ou temperaturas operacionais flutuantes; uma versão especial também está disponível para uso em temperaturas baixas.

LAGD

Lubrificador Automático System 24

Lubrificadores automáticos por ponto único acionados a gás

As unidades são fornecidas prontas para uso e são preenchidas por uma ampla gama de lubrificantes de alto desempenho da SKF. A ativação sem ferramentas e a determinação de tempo permitem o ajuste fácil e preciso do fluxo de lubrificação.

Aplicações típicas:

 Aplicações em locais restritivos e perigosos  Lubrificação de caixas de mancal

 Motores elétricos  Ventiladores e bombas  Esteiras transportadoras  Guindastes

 Correntes (óleo)

 Elevadores e escadas rolantes (óleo) O reservatório pode ser fornecido

em dois tamanhos (125 ml e 250 ml) preenchido com óleos e graxas SKF específicos de alto desempenho. A pressão operacional máxima é 5 bar.

O produto oferece uma solução eficaz em cada caso para lubrificação de rolamentos, eixos e eixos-árvore, ajudando a prolongar a vida útil e a reduzir os custos de manutenção das máquinas.

O lubrificador TLSD é um produto confiável e fácil de usar. O reservatório transparente agiliza a verificação do status geral, enquanto a unidade de acionamento programável oferece mais opções e maior flexibilidade

(37)

37

Graxas para Rolamentos

A lubrificação inadequada causa mais de 36%

das falhas prematuras de rolamentos

A importância de uma lubrificação e limpeza adequada é evidente para a determinação da vida útil dos rolamentos

LGHB 2

Aplicações rigorosas exigem graxas rigorosas

Arranjos de rolamentos robustos precisam de lubrificantes com excelente estabilidade mecânica como a SKF LGHB 2. Essa graxa é de alto desempenho, com um complexo de cálcio e à base de sulfonato, desenvolvida para condições de

funcionamento rigorosas.

LGEV 2

Graxa à base de óleo mineral de qualidade premium e viscosidade extremamente alta com sabão de lítio como espessante contendo dissulfeto de molibdênio e grafite.

Aplicações:

 Rolamentos de munhões em tambores rotativos  Rolos axiais e de apoio em

secadores e fornos rotativos  Escavadeiras rotativas  Britadores

LGMT 2

Graxa à base de óleo mineral espessada com sabão de lítio, que apresenta excelente estabilidade térmica em sua faixa de temperaturas operacionais. Aplicações:  Equipamentos agrícolas  Rolamentos automotivos de roda  Esteiras transportadoras  Motores elétricos pequenos  Ventiladores industriais

LGWA 2

Graxa totalmente à base de óleo sintético que usa sabão de lítio. A sua tecnologia exclusiva de espessante e o óleo de baixa viscosidade (PAO) proporcionam um excelente desempenho de lubrificação em baixas temperaturas

de até –50 °C e velocidades extremamente altas (podem ser atingidos valores de n dm de 1,6 x 106).

(38)

38

LGEM 2/5

Graxa para rolamento de alta viscosidade com

lubrificantes sólidos

A SKF LGEM 2 é uma graxa à base de óleo mineral de alta viscosidade que usa sabão de lítio. Seu conteúdo de bissulfeto de molibdênio e grafite proporciona proteção extra para aplicações difíceis, sujeitas a altas cargas, vibrações fortes e rotações baixas.

 Alta estabilidade de oxidação

 O bissulfeto de molibdênio e o grafite proporcionam lubrificação mesmo se o filme de óleo se decompor

Aplicações típicas:

 Corpos rolantes do rolamento operando em velocidade baixa e com cargas muito altas

 Britadores de mandíbulas

 Máquinas para a instalação de trilhos  Rodas de mastros de levantamento

 Máquinas de construção, como macacos mecânicos, braços de guindastes e ganchos de guindaste

LGWM

A SKF LGWM 1 é uma graxa à base óleo mineral de baixa consistência que usa um sabão de lítio e contém aditivos para pressão extrema. Ela é altamente indicada para a lubrificação de rolamentos que operam em cargas radiais e axiais.

 Boa formação de filme de óleo em baixas temperaturas de até –30 °C (-20 °F)  Boa capacidade de bombeamento sob baixas

temperaturas

 Boa proteção contra a corrosão  Boa resistência à água

LGET

A SKF LGET 2 é uma graxa baseada em óleo fluorado sintético com espessante PTFE. É especialmente adequada para aplicações sob temperaturas extremamente altas, de 200 °C (390 °F) até 260 °C (500 °F).

 Vida longa em ambientes agressivos, como áreas muito reativas ou áreas com presença de oxigênio gasoso de alta pureza e hexano

 Excelente resistência à oxidação  Boa resistência à corrosão

(39)

39

LAGG

Bombas de Graxa

Atendem a todas as suas necessidades de graxa lubrificante

Uma linha completa de bombas de graxa manuais e pneumáticas, projetadas para drenar os tambores de graxa lubrificante padrão de 18, 50 ou 180 Kg (39, 110 ou 400 lb). Podem ser ligadas diretamente aos pontos de lubrificação; também são adequadas para os sistemas centralizados de graxa lubrificante. As bombas de graxa SKF têm uma pressão máxima de 50 MPa e 42 MPa (7.250 e 6.090 psi) respectivamente. Elas foram testadas e aprovadas para graxas lubrificantes SKF. São fáceis de instalar e prontas para uso, visto que são fornecidas com todos os componentes necessários, incluindo um tubo de 3,5 m (137,8 pol.).

 Linha completa; bombas disponíveis para tambores de graxa lubrificante padrão de 18, 50 ou 180 Kg (39, 110 ou 400 lb)  Alta pressão; máximo de 50 MPa (7.250 psi)

 Fácil de instalar: todos os itens necessários estão incluídos, inclusive um tubo de 3,5 m (137,8 pol.)  Confiabilidade: testadas e aprovadas para Graxas lubrificantes SKF

 Podem ser usadas em conjunto com o Obturador para Rolamentos SKF série VKN 550

Dados Técnicos

Designação LAGG 18M LAGG 50AE LAGG 180AE LAGT 180

Descrição Bomba de graxa para tambores de 18 kg Bomba de graxa para tambores de 50 kg Bomba de graxa para tambores de 180 kg Bomba de graxa para tambores de 200 kg

Fonte de alimentação Ferramentas Pressão do ar Pressão do ar n.a.

Pressão máxima 500 bar (7 250 psi) 420 bar (6 090 psi) 420 bar (6 090 psi) n.a.

Tambor adequado 265-285 mm 350-385 mm 550-590 mm n.a.

Mobilidade Estacionário Estacionário Estacionário Móvel

Vazão máxima 1,6 cm³/curso (0.05 onças líquidas dos EUA) 200 cm³/min. (6.8 onças líquidas dos EUA) 200 cm³/min. (6.8 onças líquidas dos EUA)

-

Graxa apropriada

(40)

40

LAGD 1000

Lubrificador Automático MultiPoint

Lubrificação centralizada para até 20 pontos

O lubrificador automático SKF MultiPoint LAGD 1000 é um sistema de lubrificação centralizado e confiável que oferece soluções de lubrificação para rolamentos e maquinário. O LAGD 1000 usa uma bomba de alta pressão e um alimentador progressivo para lubrificar entre 10 e 20 pontos de lubrificação. Fornecido como um kit completo pronto para uso, todos os acessórios necessários estão incluídos na caixa.

 Apropriado para graxas de NLGI 000 a NLGI 2, oferece alta flexibilidade nos tipos de lubrificantes que podem ser empregados

 Projeto resistente e robusto com classificação IP65, apropriado para a maioria dos ambientes industriais  Reservatório transparente, o que permite o

monitoramento visual do nível de lubrificante  Divisor progressivo para que a quantidade idêntica de

graxa chegue a cada um dos pontos de lubrificação  Recipiente de graxa recarregável de 1 litro (33,8 US fl.

oz), o que amplia os intervalos entre os reabastecimentos

 Diversas opções de programação, o que oferece flexibilidade na adaptação na maioria das aplicações  Alarme de reservatório vazio, o que ajuda a reduzir os

riscos associados à falta de lubrificação

 Ampla faixa de temperaturas, o que ajuda a atender a diversas condições operacionais, o ano inteiro

 Função de alteração do ciclo que avisa o operador em caso de entupimento de saídas para que ações imediatas possam ser tomadas

 O programa SKF DialSet ou o LubeSelect para graxas SKF pode ser usado para calcular a quantidade de graxa necessária por um determinado período de tempo.

Aplicações típicas

 Séries de pontos de lubrificação com requisitos semelhantes

 Componentes que exigem grandes quantidades de graxa

 Aplicações críticas que exigem monitoramento contínuo ou direcionamento por máquina

Fácil de instalar e usar

 Reservatório transparente permite inspeção visual  Preenchido por encaixe de graxa

 Função de alarme para linhas de alimentação bloqueadas e reservatório vazio

 Direcionamento por máquina (ou seja, o lubrificante opera enquanto a máquina está em funcionamento)  Ajuste eletrônico e leitura de parâmetros de controle

(41)

41

LAGM 1000E

Medidor de Graxa

Medição precisa da quantidade de graxa para lubrificação adequada

Geralmente, é difícil detectar a quantidade correta de graxa, ao fazer a lubrificação manual em um rolamento, porque mesmo com a utilização de pistolas ou bombas de graxa, a quantidade de lubrificante no rolamento pode resultar excessiva ou

insuficiente. Isso pode afetar negativamente a vida útil dos rolamentos e causar quebras na máquina.

O medidor de volume de graxa LAGM 1000E SKF mede precisamente a descarga de graxa em volume ou peso. As medições podem ser métricas (cm³ e g) ou em unidades dos EUA (fl. oz ou oz). A pressão máxima do medidor é de 700 bar (10 mil psi), o que o torna ideal para o uso em conjunto com vários tipos de bombas e pistolas de graxa.

TKGT 1

Kit de Análise de Graxa SKF TKGT 1

Teste de lubrificante rápido e confiável

A análise de lubrificação realizada em laboratórios externos pode descobrir valiosas informações de desempenho. Contudo, a demora para obter respostas pode atrasar a tomada de decisões, limitando o valor da análise.

Faça a análise internamente com a SKF

O kit de teste SKF TKGT 1 permite que a equipe de manutenção da planta realize internamente avaliações básicas de desempenho da graxa.

Ele ajuda a capacitar os operadores on-line e acelera o processo de tomada de decisões. Com o TKGT 1, você pode analisar três propriedades da graxa:

 Consistência da graxa  Separação de óleo  Contaminação

(42)

42

TME 1

Monitor para Verificação de Óleo

Detecta mudanças nas condições do óleo

O SKF TMEH 1 é um instrumento portátil que exibe informações imediatas sobre a condição do óleo, o que, em muitos casos, torna desnecessária uma investigação laboratorial longa. A unidade detecta e mede a constante dielétrica do óleo. Comparando as medições obtidas em óleos da mesma marca, usados ou novos, o monitor de verificação de óleo consegue determinar o grau de alteração na constante da condição do óleo.

A alteração dielétrica está diretamente relacionada à degradação e ao nível de contaminação do óleo e permite ao usuário obter intervalos otimizados entre as mudanças de óleo e detectar maior desgaste mecânico assim como a perda de propriedades lubrificantes do óleo. Para facilitar a obtenção da tendência, o aparelho está equipado com visor de leitura numérica.

 O monitor de verificação de óleo SKF não é um analisador. Trata-se de um aparelho para detectar apenas alterações na condição do óleo. As leituras ópticas e numéricas são apenas um guia que permite obter tendências das leituras comparativas entre um óleo bom e um óleo usado do mesmo tipo e marca. Não confie apenas nas leituras numéricas.  Indica mudanças nas condições de óleo, afetadas por

condições como:  Conteúdo de água

 Contaminação por combustível  Conteúdo metálico

 Oxidação

 Portátil e de fácil uso

 Leitura numérica para fácil determinação de tendências  Pode armazenar calibração (óleo bom) na memória

(43)
(44)

44

PU

B

-2015

Informações Técnicas e Comerciais

Primeira Linha Comercial de Rolamentos Ltda

SIA Sul Quadra 04C Bloco “D” Loja 84 - Brasília-DF Telefone (61) 3462-5042 - (61) 3462-5048 E-mail educacional@1linha.com.br educacional2@1linha.com.br service@1linha.com.br

Site

www.1linha.com.br

Site

www.1linha.com.br

Referências

Documentos relacionados

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

After this matching phase, the displacements field between the two contours is simulated using the dynamic equilibrium equation that bal- ances the internal

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

P reocupados com a segurança dos trabalhadores de bares, lanchonetes e restaurantes a Fetrhotel (Federação Interes- tadual dos Trabalhadores Hoteleiros de São Paulo e Mato Grosso

Trata-se de pesquisa que tem como objetivo realizar análise comparativa entre a legislação Europeia (Diretivas do Parlamento Europeu e regulamentações de alguns países

 Rendimentos de trabalho por conta própria, os quais são os auferidos no exercício, de forma independente, de profissão em que predomine o carácter